You are on page 1of 2

O descobrimento da regio hoje formada pelos Estados do Amazonas e Par foi de responsabilidade do espanhol Francisco de Orelhana.

A viagem foi descrita apontando as belezas e possveis riquezas do local, com os fatos e atos mais provveis de chamar a ateno da coroa espanhola. Durante essa expedio (ocorrida poca 1541-42), os espanhis teriam encontrado as mulheres amazonas guerreiras, sobre as quais h muita fantasia, mitos e folclores. Aps tantas aventuras e descobertas, a regio acabou ficando abandonada e caiu no esquecimento, at que os frades Domingos de Brieba e Andr Toledo, realizando uma nova descida para o rio Amazonas, alcanassem Belm do Par, despertando o interesse de outros capites portugueses. Quem assumiu a empreitada foi Pedro Teixeira, um dos maiores matadores de ndios daqueles tempos, mesmo depois de a Cmara Municipal de Belm do Par ter se manifestado contra a sada dos soldados. A viagem com destino aos confins da Amaznia feita em 1637, arrastando mais de 2 mil ndios e tomando posse da regio de Paianino a 16 de agosto de 1639. Desse modo foi justificada a expedio da Carta Rgia, que criaria a capitania do Cabo do Norte, em 1637, por Felipe IV da Espanha. Todo o gasto empreendido pela expedio, no entanto, no era suficiente para salvar a Amaznia daquele tempo do abandono, principalmente o espao fsico enorme que ia da foz do rio Amazonas provncia de Quito e dos altiplanos guianenses Bacia do Mamor Guapor.

A Capital

A capital do Amazonas foi, talvez, a cidade que mais conheceu a riqueza, os encantos e o glamour do primeiro mundo no Brasil, somando a seus rios e florestas o ouro e a sofisticao importadas da Europa. Localizada margem esquerda do rio Negro, Manaus teve origem em um pequeno arraial formado em torno da fortaleza de So Jos do Rio Negro, criada para guarnecer a regio de possveis investidas dos inimigos, em 1669. Erguida a base de pedra e barro, sem fosso e quadrangular, a construo foi chamada de Forte de So Joo da Barra do Rio Negro e ficava a trs lguas da foz do rio. Durante 114 anos, o forte manteve suas atividades de defesa da regio. O arraial foi fundado em 1669, passando a ser o Lugar da Barra e tornando-se sede da capitania de So Jos do Rio Negro (ano de 1758). No princpio do sculo XIX, em 1833, foi elevado categoria de vila com o nome de Manas, em homenagem tribo de mesma denominao que se recusava a ser dominada pelos portugueses e negava ser mo-deobra escrava (para militares e religiosos). Quando recebeu o ttulo de cidade em 24 de outubro de 1848, era um pequeno aglomerado urbano, com cerca de 3 mil habitantes, uma praa, 16 ruas e quase 250 casas. O apogeu da capital do Amazonas aconteceu com o achado, por parte dos estrangeiros: o ltex. Apoiada na revoluo financeira e econmica proporcionada pela borracha, a antiga Manaus foi a cidade mais rica do Pas por muito tempo, conforme relata o escritor amazonense Mrcio Souza em Uma Breve Histria do Amazonas. A metrpole da borracha tem incio em 1900. Nessa poca, o crescimento e desenvolvimento da capital acontecem com traos culturais, polticos e econmicos herdados dos portugueses,

espanhis e franceses. A riqueza do latx proporcionou uma reviravolta estrutural, implantando servio de transporte coletivo de bondes eltricos, sistema de telefonia, eletricidade e gua encanada, alm de um porto flutuante, que passou a receber navios de diversas bandeiras e tamanhos. Depois da borracha veio a Zona Franca de Manaus. A cidade ganhou um comrcio de importados e depois um plo industrial onde se concentram centenas de fbricas. Com a ZFM a capital voltou a experimentar um sbito crescimento demogrfico: a populao passa de 200 mil habitantes na dcada de 60, para 900 mil nos anos 80 e, finalmente, 1,5 milho em 2002, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). O parque industrial de Manaus hoje abriga mais de 400 empresas mundialmente conhecidas que geram mais de 50 mil empregos diretos; 350 mil indiretos, somente na cidade de Manaus e outros 20 mil nos demais Estados da regio. Atualmente, o volume de capital gerado pela ZFM superior a US$ 10 bilhes.

You might also like