You are on page 1of 60

O Manual do Candidato uma publicao da Universidade Federal de Alagoas, distribudo gratuitamente aos candidatos do Processo Seletivo Seriado 2005.

. Tiragem: 45.000 exemplares. Impresso pela ESDEVA INDSTRIA GRFICA S/A. Projeto Grfico: Oznio Digital - (82) 9941-0384

Universidade Federal de Alagoas Pr-Reitoria de Graduao Comisso Permanente do Vestibular

PSS
UFAL

2007
Universidade Federal de Alagoas Endereo: Av. Lourival Melo Mota, s/n, Campus A. C. Simes, Tabuleiro do Martins, Macei/Alagoas CEP: 57.072-900 Telefones : (82) 3214-1006 / 3214-1100 / 3214-1077(FAX) E-mail : gr@reitora.ufal.br www.ufal.br

PSS
Universidade Federal de Alagoas
Reitora: Prof. Ana Dayse Rezende Dorea Vice-Reitor: Prof. Eurico de Barros Lobo Filho Pr-Reitor de Gesto Institucional: Prof. Joo Carlos Cordeiro Barbirato Pr-Reitora de Graduao: Prof. Maria das Graas Medeiros Tavares Pr-Reitor de Ps-Graduao e Pesquisa: Prof. Jos Niraldo de Farias Pr-Reitor Estudantil: Prof. Eduardo Silvio Sarmento de Lyra Pr-Reitor de Extenso: Prof. Jos Roberto Santos Pr-Reitora de Gesto de Pessoas e Trabalho: Slvia Regina Cardeal Chefe de Gabinete: Prof. Maria Jos Menezes Messias

UFAL

2007

Comisso Permanente do Vestibular-COPEVE


Presidente: Prof. Jos Carlos Almeida de Lima Membros: Prof. Maria do Rosrio de Oliveira Prof. Maria Ceclia Bello de Lima Prof. Jos Carlos Pereira Silva Prof. Jaime Evaristo dos Santos Prof. Cid Cavalcanti de Albuquerque Prof. Francisco de Assis Farias Equipe Tcnica: Hudson Coelho Esmeraldo Zeuxis Emanuel de Morais Costa Stefany Cavalcante Gomes

PSS
UFAL
NT SCIE
IA AD SAP

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


IENTIAM

2007
Palavra da Reitora
Caro (a) Estudante, Bem-vindo(a) Universidade Federal de Alagoas! A Universidade Federal de Alagoas recebe seus novos estudantes de braos abertos, preparada para lhes oferecer um ambiente que favorece, alm da aprendizagem de seu curso especfico, uma formao integral que visa a humanizao do conhecimento e o compromisso com a tica e o bem-estar social. Na UFAL, voc encontrar um ambiente que respira um novo estado de esprito e que espera a sua contribuio e participao para torn-lo ainda mais vivo e dinmico, pois so os estudantes, com sua juventude, alegria e criatividade, que constituem um elemento imprescindvel a esse momento histrico que est sendo vivenciado por toda comunidade acadmica. Quer voc tenha optado por cursar o Bacharelado ou a Licenciatura, esteja certo(a) de que encontrar nos anos seguintes um ambiente estimulante sob os aspectos intelectual e humano. Temos a certeza de que este convvio lhe trar novos amigos, competncia profissional e um engrandecimento como cidado atuante em nossa sociedade. Ns, professores e tcnicos-administrativos estamos trabalhando com satisfao e alegria para fazer dessa Universidade um ambiente propcio troca de conhecimentos e desenvolvimento humano. Venha construir a nossa UFAL e desfrute do que ela tem e pode oferecer! Prof. Ana Dayse Rezende Dorea Reitora

Sumrio
Perodo das Inscries Descrio do Processo Seletivo Taxa, Reserva de Vagas e Inscries no Processo Seletivo 2006/2007 Cursos e Vagas Para Ingresso em 2007 Provas e Datas de Realizao Critrios de Eliminao dos Candidatos Mdias e Critrios de Classificao Final Prazos para Recursos Divulgao dos Resultados Finais Matrcula Institucional Regulamento do Processo Seletivo Seriado Disposies Finais Programas das Disciplinas Programa do Teste Especfico para o Curso de Msica Concorrncia por Curso em 2005
Mdia Final dos ltimos Candidatos Classificados na 2 Fase em 2005

17 18 19 26 28 33 33 35 35 35 36 36 37 53 54
56

PSS
UFAL

2007

Desde a sua fundao em 1961, a UFAL tem desempenhado importante papel para a sociedade alagoana, assumindo o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extenso em todas as reas de conhecimento, inclusive com estudos pioneiros no pas. Sua estrutura atual conta com 45 cursos de graduao, distribudos em Unidades Acadmicas, nas reas de Cincias Humanas, Exatas e Tecnolgicas, e da Sade. Na Ps-Graduao, a UFAL conta com 18 cursos de Mestrado e 03 de Doutorado, alm das inmeras especializaes.
As atividades da UFAL so distribudas em dois Campus principais: Campus A.C. Simes, localizado na Avenida Lourival de Melo Mota, Tabuleiro do Martins, onde fica a reitoria, prreitorias e a maior parte dos cursos de graduao, psgraduao e suas respectivas coordenaes.

Campus A.C. Simes

Campus Delza Gita, localizado em Rio Largo, no Km 85, BR-105, onde funciona o Centro de Cincias Agrrias CECA, conta com os cursos de Agronomia e Zootecnia.

7
Campus Delza Gita

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Alm disso, temos ainda outras unidades, situadas fora desses Campus: Hospital Universitrio - HU
Localizado ao lado do Campus A.C. Simes, onde funcionam alguns Departamentos do Centro de Sade, como os de Propedutica Mdica - PRM, Clnica Cirrgica - CLC e Clnica Mdica - CLM.

CCBI
Localizado na Praa Afrnio Lages, no Bairro do Prado, onde funcionam os Departamentos do Centro de Cincias Biolgicas e o curso de Biologia.

Espao Cultural Salomo Barros


Localizado na Praa Visconde de Sinimb, 206, no Centro, onde funciona a sede da Comisso P e r m a n e n t e d o Ve s t i b u l a r ( C O P E V E ) , Departamento de Artes e seus respectivos cursos, bem como, as Casas de Cultura Estrangeira, alm de outros cursos de Extenso.

Usina Cincia, Museu de Histria Natural e os Laboratrios Integrados de Cincias do Mar e Naturais - LABMAR Localizados no Espao Cientfico, Rua Aristeu de Andrade, no Bairro do Farol, onde so realizados projetos de pesquisas.

PSS
UFAL

2007

Campus Arapiraca
O maior propsito da gesto da reitora Ana Dayse Rezende Dorea, ao assumir os destinos da UFAL em dezembro de 2003, tem sido o fortalecimento da instituio pblica, gratuita e inovadora, considerando o quadro de mudanas relacionado s novas dinmicas globais e aos avanos cientficos, bem como o seu compromisso com a sociedade que lhe d suporte e contexto. Arapiraca representa importncia estratgica no processo de interiorizao da UFAL. Localizada no centro do Estado, na sub-regio Agreste, e distante 136 km de Macei, trata-se do mais importante municpio do interior, estendendose por 614 k m.

Demanda A regio possui elevado nmero de estudantes egressos do ensino mdio, pobres e com baixa ou mesmo nula capacidade de deslocamento ou transferncia para Macei, ao tempo em que reafirma o papel da UFAL enquanto importante instrumento de desenvolvimento estadual e regional. Por se tratar de projeto onde convergem os interesses da UFAL e o poder municipal e de bases locais, o Campus de Arapiraca recebeu importantes apoios: da bancada federal de Alagoas, dos polticos de base local, do prprio poder municipal e da comunidade em geral. O novo Campus Arapiraca tem uma rea de 3.500 m, 24 salas de aula, dez laboratrios, auditrio, biblioteca e salas administrativas.
Fonte: ASCOM/UFAL

Plos da UFAL
Nos prximos dois anos, os cursos de Engenharia de Pesca e Turismo de Penedo vo funcionar na escola de pesca senador Freitas Cavalcante. O Curso de Engenharia de Pesca ser tambm instalado na Estao de Piscicultura de Itiba, no municpio de Penedo, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do So Francisco (Codevasf), dotada de infra-estrutura fsica, laboratrios e tanques de criao de peixes que se encontram em funcionamento.

O primeiro passo para a implantao dos cursos de Servio Social e Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Palmeira dos ndios foi dado com a assinatura do convnio que prev a cesso de uso do prdio Caic Graciliano Ramos. Para Palmeira dos ndios foram destinadas oitenta vagas para os dois cursos, e a meta da Ufal que nos prximos anos mais cursos possam ser implantados no municpio.

Para o Plo Viosa, a UFAL dispe das instalaes da Fazenda So Luis, situada a 4 Km da sede municipal, onde funcionavam os seus cursos de Agronomia e Zootecnia. Alm dos edifcios que abrigavam os referidos cursos, o Estado de Alagoas construiu em suas terras, a Escola de Primeiro Grau Alfredo Brando, atualmente desativada. Sua infraestrutura fsica ser utilizada para a expanso das instalaes do curso de Medicina Veterinria.

10

PSS
UFAL

2007

AGRONOMIA

Cursos de Graduao
ADMINISTRAO
PERFIL DO PROFISSIONAL: O administrador ser um profissional capacitado e apto a compreender as questes cientficas, tcnicas, sociais e econmicas da produo e de seu gerenciamento, observados nveis graduais do processo de tomada de deciso, bem como, desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilao de novas informaes e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situaes diversas, presentes ou emergentes, nos vrios segmentos do seu campo de atuao. CAMPO DE ATUAO: O profissional atuar nas reas de recursos humanos, finanas, organizao e mtodos, sistemas na informao, relaes industriais, mercadologia e comrcio exterior, em rgos governamentais, empresas privadas e de ensino superior.

PERFIL DO PROFISSIONAL: O engenheiro agrnomo ser preparado para coordenar atividades tcnicas no setor agropecurios, nas reas de fitossanidade e microbiologia agrcola, engenharia agrcola, solos, fitotecnia, zootecnia, tecnologia de produtos agropecurios, planejamento agrcola, transferncia de tecnologia e meio ambiente. CAMPO DE ATUAO: Empresas agropecurias pblicas e privadas, instituies de ensino, pesquisa e extenso, assessoramento tcnico a agropecuaristas, instituies financeiras, e ainda, como profissional autnomo.

BIBLIOTECONOMIA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O Bibliotecrio um profissional da informao qualificado para interagir com o processo de transferncia da informao, da gerao ao uso, e dos registros do conhecimento, capacitado para atuar na organizao e disseminao da informao. CAMPO DE ATUAO: Sistema educacional e cultural, escolas, museus, arquivos, centros de pesquisa, instituies de ensino superior, indstrias, organizaes classistas, entidades de apoio empresas e indstrias, alm de empresas de prestao de servio.

ARQUITETURA E URBANISMO
PERFIL DO PROFISSIONAL: Os arquitetos sero profissionais que atuaro de forma apropriada no planejamento fsico, local e urbano, nas edificaes, nos conjuntos arquitetnicos e monumentos, arquitetura paisagista e de interiores, servios afins e correlatos nas diversas atividades profissionais pertinentes a essas reas de conhecimento. CAMPO DE ATUAO: Indstrias, rgos pblicos, escritrios, comrcio especializado e profissional autnomo.

CINCIAS BIOLGICAS - Bacharelado


PERFIL DO PROFISSIONAL: O Bilogo bacharelado qualificado para atender demanda nas reas de pesquisa e laboratorial, preparado para o pleno exerccio profissional. CAMPO DE ATUAO: Instituies de pesquisa, meio ambiente, laboratrios e consultorias.

11

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas

CINCIAS BIOLGICAS - Licenciatura CINCIAS ECONMICAS


PERFIL DO PROFISSIONAL: Professores para atuar na educao bsica, mais especificamente a disciplina Cincias no ensino fundamental e biologia no ensino mdio, que tenham um amplo conhecimento de sua rea de formao, que sejam capazes de refletir sobre a sua prtica pedaggica e de intervir na realidade regional buscando transformala. CAMPO DE ATUAO: Instituies de educao pblicas e privadas. PERFIL DO PROFISSIONAL: Profissional voltado e comprometido com o estudo da realidade brasileira, com nfase no senso tico de responsabilidade social e capacitado a intervir nas relaes entre produo, distribuio, circulao e consumo de bens e servios. CAMPO DE ATUAO: O economista atuar em atividades de docncia e pesquisa, rgos governamentais de planejamento, programao e de estudos econmicos. Atuar ainda em assessorias econmicas a entidades de classe e departamentos de economia de empresas pblicas.

CINCIAS CONTBEIS
PERFIL DO PROFISSIONAL: Trata-se de um profissional capaz de compreender e analisar a realidade scio-econmica, o contexto institucional onde se processa a prtica contbil, visando o patrimnio das organizaes. CAMPO DE ATUAO: O Contador atuar em rgos pblicos, organizaes industriais e comerciais, exercendo atividades de planejamento oramentrio, poltica econmica, percia contbil, auditoria, anlise de dados, anlise das demonstraes contbeis e ensino superior.

CINCIAS SOCIAIS - Licenciatura


PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Cincias Sociais estar apto para educao bsica, no ensino superior, nas reas de sociologia, antropologia e poltica, oferecendo a seus alunos alm dos contedos especficos s bases culturais, permitindo identificar e posicionar-se frente s transformaes sociais e vida produtiva. CAMPO DE ATUAO: Instituies de educao pblicas e privadas.

DANA - Licenciatura CINCIA DA COMPUTAO - Bacharelado


PERFIL DO PROFISSIONAL: O profissional atuar na rea de informtica, voltado para a pesquisa, aplicao e desenvolvimento de recursos computacionais. CAMPO DE ATUAO: O bacharel em cincia da computao poder atuar tanto no setor pblico como no setor privado, atividades de projeto, desenvolvimento de sistemas para aplicaes comerciais, aplicaes cientficas, projeto e desenvolvimento de softwares bsicos e desenvolvimento de pesquisas em instituies de ensino superior, institutos de pesquisa e centros de pesquisa de empresas. PERFIL DO PROFISSIONAL: O Curso de Licenciatura em Dana investir na formao de um profissional que seja capaz de detectar, propor e vencer desafios, interagindo no cenrio das perspectivas de mudanas e inovaes. Tem como princpio o ensino na atualidade, procurando adequar-se s mudanas ocorridas na sociedade e que devem ser acompanhadas pela escola, sobretudo, na retomada de uma viso no compartimentada do saber. CAMPO DE ATUAO: Instituies pblicas e privadas de educao bsica, ensino profissionalizante, instituies de educao informal, movimentos sociais, propaganda, rgos de entretenimento pblicos e privados, e produo teatral em geral.

DIREITO CINCIAS SOCIAIS - Bacharelado


PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharel em Cincias Sociais ser um profissional capaz de elaborar anlises crticas, organizar e interpretar pesquisas sociais, de opinio pblica, entre outras, no campo da sociologia. CAMPO DE ATUAO: Empresas pblicas e privadas, universidades e equipes de pesquisa social. PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharel em Direito ter habilitao para o exerccio das profisses jurdicas, aptos para desenvolver o relacionamento crtico entre a organizao do Estado, os sistemas de controle adotados pela sociedade, na perspectiva da defesa da cidadania. CAMPO DE ATUAO: Exercer as prerrogativas de Advogado, Juiz, Promotor de Justia, Delegado de Carreira, Defensor Pblico, Procurador da Unio, do Estado e dos Municpios, Consultor Jurdico e professor de ensino superior.

COMUNICAO SOCIAL
PERFIL DO PROFISSIONAL: O profissional de comunicao social ter capacidade tcnica adequada, viso crtica do relacionamento social e habilitado para atuar nas reas de Relaes Pblicas ou Jornalismo. CAMPO DE ATUAO: Setor pblico: assessorias de imprensa, propaganda ou relaes pblicas de rgos governamentais ou empresas estatais. Setor privado: jornais, agncias de publicidade e relaes pblicas, alm de rgo de comunicao de empresas, sindicatos e associaes.

12

PSS
UFAL

2007

NT SCIE

IA AD SAP

IENTIAM

EDUCAO FSICA - Bacharelado


PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharel em Educao Fsica ser um profissional qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestaes e expresses do movimento humano. Visando com isso, a formao, a ampliao e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoo de um estilo de vida fisicamente ativo e saudvel. CAMPO DE ATUAO: Academias, clubes, centros comunitrios, clnicas, hotis, balnerios, reas tursticas, e equipes multidisciplinares de sade.

EDUCAO FSICA - Licenciatura


PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Educao Fsica ser um profissional que apresente competncia tcnica e cientifica, senso crtico necessrio ao desempenho da docncia na educao bsica, bem como, nas atividades de coordenao e assessoramento pedaggico, alm da participao em equipes interdisciplinares em programas de educao comunitria. CAMPO DE ATUAO: Instituies de educao pblicas e privadas.

ENFERMAGEM
PERFIL DO PROFISSIONAL: O profissional em Enfermagem ter o conhecimento cientfico e habilidade tcnica, cuja funo especfica cuidar do ser humano em sua realidade de vida, e apto para interferir criticamente no processo sade-doena em uma perspectiva de mudana social. CAMPO DE ATUAO: Sistema nico de Sade - rede pblica e privada, hospitais gerais e especializados, clnicas, postos e centros de sade, Secretarias de Sade, rgos do Ministrio da Sade, escolas de Enfermagem, escolas de ensino bsico, e como autnomo em diversas reas.

ENGENHARIA CIVIL
PERFIL DO PROFISSIONAL: O engenheiro ser um profissional capacitado ao desempenho tcnico das diversas atividades da construo civil, concepo de projeto, execuo, anlise de viabilidade tcnico-econmica, estudos e especificaes de materiais, vistoria, fiscalizao, percia, dentre outras. Envolvendo ainda edificaes, pontes e grandes de estruturas, sistemas de transportes, de abastecimento de gua, de saneamento, barragens, drenagem e irrigao e servios afins e correlatos. CAMPO DE ATUAO: Indstrias, rgos pblicos, escritrios, comrcio especializado e profissional autnomo.

ENGENHARIA DE AGRIMENSURA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O engenheiro em Agrimensura um profissional capacitado ao desempenho tcnico das diversas atividades da mensurao: levantamentos topogrficos, batimtricos, geodsicos e aerofotogramtricos; locao de loteamentos, sistemas de saneamento, irrigao e drenagem, traado de cidades, estradas, servios afins e correlatos. CAMPO DE ATUAO: Indstrias, rgos pblicos, escritrios, comrcio especializado e profissional autnomo.

ENGENHARIA AMBIENTAL
PERFIL DO PROFISSIONAL: O engenheiro ambientalista um profissional com capacidade de aptido de pesquisar, elaborar e prover solues que permitam a harmonizao das diversas atividades humanas como o meio fsico e os ecossistemas, com slida formao em engenharia. CAMPO DE ATUAO: Empresas pblicas ou privadas, rgos governamentais nas trs esferas de governo (municipal, estadual e federal), alm de associaes da sociedade civil e organizaes no governamentais.

ENGENHARIA QUMICA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O engenheiro qumico ser um profissional habilitado para atuar no ramo da Engenharia Qumica e contribuir para seu desenvolvimento, guardando compromisso com o bem estar da sociedade. CAMPO DE ATUAO: Indstrias, rgos pblicos e privados.

FARMCIA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O Farmacutico ser um profissional capaz de exercer a prtica direta ou indireta relacionada preservao, manuteno e recuperao da sade, bem como, o desenvolvimento, prioritariamente, nas reas do medicamento, do alimento e das anlises clnicas. CAMPO DE ATUAO: Sistema nico de Sade, rede pblica e privada, Hospitais gerais e especializados, clnicas, postos e centros de sade, secretarias de sade, rgos do Ministrio da Sade, escolas de farmcia, farmcias, entre outros.

13

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas

HISTRIA - Bacharelado
PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharelado em Histria um profissional capaz de criticar a realidade social atual, no sentido de identificar as defasagens entre as estruturas sociais vigentes e o ideal de uma sociedade democrtica. Deve, sobretudo, conscientizar-se da necessidade de assumir o processo de transformao da sociedade, no sentido de orientar essas transformaes para a melhoria do conjunto social. CAMPO DE ATUAO: rgos do Governo Estadual, Municipal e Federal na qualidade de pesquisador.

FILOSOFIA - Licenciatura
PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Filosofia estar apto para educao bsica, enquanto profissional capaz de elaborar anlises crticas em relao ao homem, natureza e a realidade cotidiana. CAMPO DE ATUAO: Instituies educacionais pblicas e privadas.

HISTRIA - Licenciatura FSICA - Licenciatura


PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Fsica um profissional que trabalha os contedos de fsica da educao bsica, em escola voltada para a construo de uma cidadania consciente e ativa, oferecendo aos seus alunos as bases culturais que lhes permitam identificar, posicionar-se frente s transformaes sociais e vida produtiva. CAMPO DE ATUAO: IInstituies de educao pblicas e privadas. PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Histria ser preparado para a educao bsica, com capacidade de criar novas formas educacionais que levem formao de uma conscincia crtica. Ter uma atuao como profissional eficiente e consciente, oferecendo a seus alunos as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente s transformaes sociais e vida produtiva. CAMPO DE ATUAO: Instituies educacionais pblicas e privadas.

FSICA - Bacharelado
PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharel em Fsica ter capacidade de dirigir trabalhos de experimentao, de laboratrio para obter, comparar dados quantitativos sobre as propriedades da matria, aplicar os princpios fundamentais da Fsica na soluo de problemas industriais em campos como engenharia eletrnica, sistemas automticos de controle de energia nuclear, fsica de lasers, eletrnica quntica, comunicao atravs de fibras pticas, supercondutores, dentre outros. CAMPO DE ATUAO: Laboratrios e indstrias, instituies de pesquisa.

LETRAS - Licenciatura
PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Letras estar apto para atuar na educao bsica, com fundamentao adequada rea especfica e habilitado ao exerccio do magistrio. Sua linha de atuao oferecer aos seus alunos as bases culturais que lhes permitam identificar, posicionarse frente s transformaes sociais e vida produtiva. CAMPO DE ATUAO: Instituies educacionais pblicas e privadas.

MATEMTICA - Bacharelado GEOGRAFIA - Bacharelado


PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharel em Geografia um profissional capaz de suprir as deficincias em rgos e instituies que atuam em estudos ambientais, planejamento e aproveitamento de recursos naturais. Sua misso executar a pesquisa geogrfica, com a finalidade de atender s mudanas scio-econmico-ambientais para o Estado de Alagoas. CAMPO DE ATUAO: rgos que tratam de planejamento, recursos naturais, pesquisa ambiental e empresas de assessoria, no setor pblico e privado. PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharel em Matemtica ter fundamentao bsica adequada para participar em programas de ps-graduao e atividades de pesquisa. CAMPO DE ATUAO: Poder atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa em Instituies de Ensino Superior e Centros de Pesquisa, em Matemtica e reas afins.

GEOGRAFIA - Licenciatura
PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Geografia estar apto para a educao bsica, ter atuao consciente e crtica, pautada em uma formao cientfica que lhe faculta condies para exercer influncia construtiva no ensino, segundo os princpios da cidadania e do equilbrio scioambiental. CAMPO DE ATUAO: Instituies educacionais pblicas e privadas.

14

NT SCIE

IA AD SAP

IENTIAM

MATEMTICA - Licenciatura
PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Matemtica so professores para atuar na educao bsica, com fundamentao adequada, habilitados ao exerccio do magistrio, oferecendo aos seus alunos as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente s transformaes sociais e vida produtiva. CAMPO DE ATUAO: IInstituies de educao pblicas e privadas.

MSICA - Licenciatura
PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Msica estar apto para atuar na educao bsica, capaz de oferecer aos seus alunos, alm dos contedos especficos, as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente s transformaes sociais e vida produtiva. CAMPO DE ATUAO: Instituies educacionais pblicas e privadas.

MEDICINA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O mdico um profissional comprometido com a promoo da sade e preveno das doenas, capaz de resolver os problemas de sade da populao de sua regio. CAMPO DE ATUAO: Sistema nico de Sade: rede pblica e privada: rede pblica e privada. Ambulatrios; Postos de sade; Consultrios; Hospitais; Clnicas; Cooperativas Mdicas, dentre outros setores.

NUTRIO
PERFIL DO PROFISSIONAL: O Nutricionista um profissional competente na realizao de sua ao especfica. Com uma viso crtica, ser habilitado e disposto a intervir na realidade em que se insere seu objeto de trabalho, na alimentao do homem, nas suas dimenses individual (biolgica) e coletiva (social). CAMPO DE ATUAO: Sistema nico de Sade: rede Pblica e Privada; Empresas; Indstrias; Hospitais; Laboratrios de anlise de alimentos; Consultrios de nutrio e diettica.

METEOROLOGIA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O tcnico especializado em Meteorologia ser capaz de exercer as seguintes atribuies: dirigir, orientar, controlar projetos cientficos, pesquisa, planejamento e dirigir a aplicao da meteorologia, alm de dirigir rgos, servios ou setores em entidade pblica ou privada e executar pesquisas em Universidades e ncleos especficos. CAMPO DE ATUAO: Instituies Pblicas ou Empresas Privadas de Ensino, de Pesquisa, de Agropecuria, de Planejamento e de Comunicao.

ODONTOLOGIA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O Odontlogo um profissional capacitado a exercer a profisso de Cirurgio-Dentista nos nveis de atendimento primrio, secundrio e tercirio, de acordo com a realidade detectada, dentro de um sistema hierarquizado de referncia e contra-referncia. Para tanto, ter uma slida formao biolgica, social-preventiva, tcnicocientfica, que o capacite a desenvolver aes visando ao diagnstico, preveno e ao tratamento de doenas bucodentrias, prevalentes na regio, promovendo a sade bucal no seu todo e no contexto coletivo. CAMPO DE ATUAO: Sistema nico de Sade, rede Pblica e Privada; Consultrios; Hospitais; Empresas e Instituies de Ensino Superior.

MSICA - Canto Bacharelado


PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharelado em Msica profissional capaz para atuar como cantores profissionais, com conhecimento de solfejo, histria da msica, boa influncia na dico de cinco lnguas estrangeiras (italiano, alemo, francs, ingls e espanhol) cujo repertrio, em grande parte, encontra-se para elas composto. Alm desses conhecimentos bsicos, conhecimento em harmonia, contrapondo e anlise musical, tendo na disciplina piano complementar a base de apoio meldico-harmnica para que sejam efetuados os estudos e desenvolvido o repertrio especfico. CAMPO DE ATUAO: Como cantor profissional autnomo ou vinculado a entidades artstico-culturais, integrando-se a orquestras, conjuntos, corais, madrigais.

PEDAGOGIA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O Pedagogo ser um profissional habilitado para exercer funes de magistrio na educao Infantil, ensino fundamental, nos cursos de ensino mdio, na modalidade normal, de educao profissional na rea de servios, apoio escolar e em reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedaggicos. CAMPO DE ATUAO: Instituies educacionais pblicas e privadas, em todos os nveis, rgos administrativos como MEC, SEC, CEE e outros, assessoria a movimentos sociais e entidades no-governamentais.

15

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas

SERVIO SOCIAL
PERFIL DO PROFISSIONAL: O Assistente Social ser um profissional capaz de compreender, analisar a realidade social e o contexto institucional onde se processa a prtica do Servio Social. CAMPO DE ATUAO: O Assistente Social pode atuar em Instituies de Servio Social (SESI, SESC, SENAI, SENAC), em rgos governamentais ou do setor privado, e em Instituies de Ensino Superior.

PSICOLOGIA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O perfil bsico do Psiclogo implica em investigar, avaliar e intervir preventivamente e/ou terapeuticamente a nvel individual, grupal e institucional, dentro de um enfoque terico especifico, considerando o contexto onde se situam os conflitos os limites e as possibilidades CAMPO DE ATUAO: rgos do governo nas esferas federal, estadual e municipal, rede particular de ensino, pesquisa, instituies privadas ou estatais no mbito da sade, educao, trabalho, justia e comunidades.

TEATRO - Licenciatura
PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Teatro ter capacidade para atuar em educao bsica, na difuso e produo teatral, trabalhando arte como parte do desenvolvimento integral do indivduo, seja nos planos social, cultural, tico ou esttico. CAMPO DE ATUAO: Instituies educacionais pblicas e privadas, ensino profissionalizante, movimentos sociais.

QUMICA - Bacharelado
PERFIL DO PROFISSIONAL: O bacharel em Qumica ter capacidade de atender s necessidades do desenvolvimento da indstria qumica e de pesquisa. CAMPO DE ATUAO: Em Indstrias Qumicas e empresas governamentais: em instituies de pesquisa e de ensino superior.

ZOOTECNIA
PERFIL DO PROFISSIONAL: O Zootecnista ser um profissional capaz de planejar, dirigir, realizar pesquisas que informem e orientem a criao de animais domsticos, fomentando a produo agropecuria, utilizando as tecnologias mais avanadas com competncia tcnica e postura tica, preservando o meio ambiente e os recursos naturais. CAMPO DE ATUAO: Empresas privadas de agropecuria, Institutos de pesquisas, Laboratrios, Instituies pblicas do setor agropecurio. Consultoria tcnica ou gerenciamento com empresas agropecurias e indstrias de raes, de laticnios e carnes, matadouros, estaes de produo e inseminao artificial, entre outros.

QUMICA - Licenciatura
PERFIL DO PROFISSIONAL: O licenciado em Qumica ser preparado para atuar na educao bsica, com fundamentao adequada, habilitado ao exerccio do magistrio, oferecendo aos seus alunos alm dos contedos especficos as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente s transformaes sociais e vida produtiva. CAMPO DE ATUAO: Instituies de educao pblicas e privadas.

16

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Perodo das Inscries


Inscries nas Escolas ou Colgios Candidatos
PSS 1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral 24/10/2006 04/09/2006 a 15/09/2006 19/10/2006
Enfermagem; Pedagogia e Cincias da Informao - Biblioteconomia Geografia*; Histria*; Zootecnia; Licenciatura em Cincias Sociais e Engenharia Ambiental Medicina e Qumica* Cincias Econmicas; Licenciatura em Letras; Matemtica* e Nutrio Odontologia; Educao Fsica* e Engenharia Qumica Fsica*; Agronomia; Farmcia; Psicologia; Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Teatro e Dana Direito, Meteorologia e Comunicao Social - Habilitao Relaes Pblicas Curso de Formao de Oficiais, CBM/AL e PM/AL

Perodo
20/10/2006

23/10/2006

Inscrio Via Internet


30/09/2006 a 30/10/2006

25/10/2006 26/10/2006 27/10/2006

Inscries na Sede da COPEVE


Candidatos PSS 1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral

Perodo
30/10/2006 16/10/2006 a 30/10/2006 Conforme o calendrio de inscries por Curso no quadro abaixo:

* Licenciatura e Bacharelado.

Inscries na Sede da COPEVE Retardatrios Perodo Modalidade


Hora

Inscries na Sede da COPEVE Data


16/10/2006 17/10/2006

Cursos
Cincias da Computao e Servio Social Arquitetura e Urbanismo; Administrao e Cincias Contbeis Biologia*; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Comunicao Social-Habilitao Jornalismo; Msica / Bacharelado em Canto e Licenciatura em Msica

31/10, 01/11 e 03/11/2006

PSS Seriado e PSS Geral

08h s 16h

18/10/2006

Ateno: O Horrio de atendimento para realizao das inscries na sede da COPEVE ser das 08h00 s 16h00.

17

PSS
UFAL

2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PR-REITORIA DE GRADUAO COMISSO PERMANENTE DO VESTIBULAR EDITAL N 03/2006

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL, Instituio de Ensino Superior integrante do Sistema Federal de Ensino, por meio da sua Comisso Permanente do Vestibular - COPEVE e Pr-Reitoria de Graduao PROGRAD, torna pblico que estaro abertas as inscries para o Processo Seletivo 2006/2007 - Campus Macei - para o preenchimento das vagas ofertadas nos Cursos de Graduao desta Autarquia Federal, nos anos de ingresso de 2007, 2008 e 2009, conforme o disposto nas clusulas, sub-clusulas e condies adiante estabelecidas. 1 DESCRIO DO PROCESSO SELETIVO O Processo Seletivo da Universidade Federal de Alagoas tem por objetivo selecionar os candidatos aos Cursos de Graduao em funo dos conhecimentos e habilidades que demonstrem nas reas do conhecimento que constituem a Base Comum Nacional dos Currculos do Ensino Mdio. O Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL ser realizado em duas fases para os candidatos com ingresso no ano de 2007. Os candidatos com ingresso no ano de 2008 passaro a disputar uma das vagas oferecidas nos Cursos de Graduao da UFAL em uma nica fase, conforme Resoluo N 18/2005-CEPE, de 11 de julho de 2005. 1.1 Formas de Ingresso via Processo Seletivo O candidato que se inscrever no Processo Seletivo 2006/2007 da Universidade Federal de Alagoas poder optar por uma das modalidades: Processo Seletivo Seriado Geral (PSS Geral) ou Processo Seletivo Seriado (PSS). 1.2 Processo Seletivo Seriado Geral Os candidatos que optarem em concorrer a uma das vagas do Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL, por meio da modalidade PSS Geral, realizar as provas da Primeira e da Segunda Fase do Processo Seletivo, em dias consecutivos. A Primeira Fase consiste de provas da 1 srie (PSS 1), 2 srie (PSS 2) e 3 srie (PSS 3) do Ensino Mdio. A Segunda Fase consiste de 1 (uma) Prova de Redao e 2 (duas) Provas Especficas. As provas da Primeira e Segunda Fase do PSS Geral sero realizadas, respectivamente, em dezembro de 2006 e em janeiro de 2007. 1.2.1 O candidato para inscrever-se no Processo Seletivo Seriado Geral dever ter concludo o Ensino Mdio ou equivalente ou estar cursando a 3 srie do Ensino Mdio em 2006. 1.2.2 Os candidatos que se inscreverem para o Processo Seletivo Seriado Geral concorrero s vagas ofertadas no Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL, simultaneamente com os candidatos inscritos no PSS 3. 1.2.3 O candidato que se inscrever no Processo Seletivo Seriado Geral dever fazer, no momento da inscrio, sua opo por um dos Cursos de Graduao oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas, assim como, definir a sua opo para a prova de lngua estrangeira que valer para as avaliaes referentes s trs sries do Ensino Mdio. 1.3 Processo Seletivo Seriado O Processo Seletivo Seriado consistir na realizao de provas da 1 srie (PSS 1), 2 srie (PSS 2) e 3 srie (PSS 3) do Ensino Mdio, em 03 (trs) anos consecutivos a partir da inscrio do candidato no PSS 1. 1.3.1 O Processo Seletivo 2006/2007 da Universidade Federal de Alagoas, para candidatos que se inscreverem para o PSS 1 ou para o PSS 2, ser regulamentado pela Resoluo N 18/2005-CEPE, de 11 de julho de 2005, e passar a ser disputado em uma nica fase, com Provas de Mltipla Escolha e Provas Discursivas em todos os anos do Ensino Mdio. Para candidatos que se inscreverem no PSS 3 ou PSS GERAL, o Processo Seletivo 2006/2007 ser realizado em duas fases e ser regulamentado pela Resoluo N 20/99-CEPE, de 24 de fevereiro de 1999. 1.3.1.1 No Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL, o candidato que j tiver concludo o Ensino Mdio ou equivalente tambm poder inscrever-se no Processo Seletivo Seriado (PSS). 1.3.2 O candidato ser inscrito no Processo Seletivo Seriado para a avaliao correspondente srie do Ensino Mdio que estiver cursando, ou caso j tenha concludo o ensino mdio ou equivalente no PSS 1. 1.3.3 No momento da inscrio para o Processo Seletivo Seriado, referente avaliao da 1 srie (PSS 1), o candidato definir a sua opo para a prova de lngua estrangeira que obrigatoriamente ser a mesma opo para as avaliaes referentes ao PSS 2 e PSS 3. 1.3.4 Ao inscrever-se para a avaliao referente ao PSS 1, o candidato dever realizar as avaliaes seguintes nos 02 (dois) anos subseqentes, sob pena de seu desligamento do Processo Seletivo Seriado. 1.3.4.1 Caso o candidato descumpra o item 1.3.4, no poder mais se inscrever no PSS. Este candidato somente poder voltar a inscrever-se para o Processo Seletivo Seriado Geral, quando estiver cursando a 3 srie do Ensino Mdio. 1.3.5 Somente sero aceitas as inscries no PSS 2,

18

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

dos candidatos que realizaram as provas do PSS 1 no ano anterior. 1.3.6 As inscries no PSS 3 esto condicionadas realizao, pelo candidato, da prova do PSS 2 no ano anterior. 1.3.7 A opo do curso, para o candidato que se inscrever no Processo Seletivo Seriado, ser feita no momento da inscrio no PSS 3. 1.4 Anos de Ingresso na UFAL Os candidatos que concorrero ao Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL tero seu ano de ingresso estabelecido pelo quadro a seguir:
Modalidade PSS 1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral Ingresso 2009 2008 2007 2007

2 TAXA, RESERVA DE VAGAS E INSCRIES NO PROCESSO SELETIVO 2006/2007 2.1 Taxa de Inscrio A Taxa de Inscrio para o Processo Seletivo 2006/2007 da Universidade Federal de Alagoas obedecer aos valores discriminados na tabela a seguir:

Processo PSS1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral PSS Geral via Internet

Taxa de Inscrio R$ 30,00 R$ 30,00 R$ 30,00 R$ 90,00 R$ 90,00

2.1.1 Pagamento da Taxa de Inscrio O pagamento da Taxa de Inscrio, para os candidatos que se inscreverem nos Estabelecimentos de Ensino Credenciados ou na Sede da COPEVE, poder ser efetuado em qualquer agncia da rede bancria, no perodo de 04/09/2006 a 03/11/2006, respeitando-se o calendrio de inscrio. 2.1.1.1 Devolues das Taxas de Inscrio A Taxa de Inscrio, uma vez recolhida ao banco, no ser devolvida, sob hiptese alguma, ao candidato. 2.1.2 Iseno ou Reduo da Taxa de Inscrio A reduo ou iseno da Taxa de Inscrio para o Processo Seletivo 2006/2007 da Universidade Federal de Alagoas regulamentada pelas Resolues N 16/2002-CONSUNI, de 5 de agosto de 2002, N 20/2003-CONSUNI, de 15 de agosto de 2003 e N 22/2005-CONSUNI, de 5 de setembro de 2005. De acordo com essas Resolues, os candidatos tero Iseno ou Reduo do pagamento da Taxa de Inscrio, conforme especificado no quadro a seguir, desde que se inscrevam no perodo normal de inscrio.

19

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Iseno Iseno ou ou Reduo Reduo da da Taxa Taxa de de Inscrio Inscrio


Candidatos Tipo
PSS 1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral PSS 1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral PSS Geral

Iseno ou Reduo

Alunos devidamente matriculados em Escolas Pblicas do Estado de Alagoas Alunos devidamente matriculados no curso mdio tcnico do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Alagoas e suas unidades descentralizadas e na Escola Agrotcnica de Satuba/AL. Alunos do 3 ano da Rede Cenecista do Estado de Alagoas Alunos do Programa de Incentivo Docncia da Secretaria Executiva de Educao do Estado de Alagoas Alunos do Centro Educacional de Jovem e Adulto Paulo Freire CEJA Servidores Tcnicos Administrativos da UFAL ocupantes de cargos dos nveis intermedirios NI (2 grau) e de Apoio NA (1 grau)

Reduo da taxa em 2/3 (*)

R$ 15,00 R$ 15,00 R$ 15,00 R$ 45,00 R$ 60,00

PSS Geral

R$ 30,00

PSS Geral PSS 1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral PSS 1 PSS 2 PSS 3 PSS Geral

R$ 30,00

Isento

Dependentes legais de servidores (docentes e tcnicos) Ativos, Aposentados e Pensionistas da UFAL

R$ 10,00 R$ 10,00 R$ 10,00 R$ 30,00

(*) Conforme Convnio n 024/2003, firmado entre a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria Executiva de Educao do Estado de Alagoas, e suas regulamentaes posteriores, os candidatos devidamente matriculados em Escolas Pblicas do Estado de Alagoas no pagam a taxa de inscrio; porm, a Secretaria repassa para a UFAL 1/3 (um tero) do valor integral da Taxa de Inscrio desses candidatos inscritos no Processo Seletivo 2006/2007.

2.2 Reserva de Vagas para Populao Negra Ser estabelecida uma cota de 20% (vinte por cento) das vagas de cada Curso de Graduao ofertado pela UFAL, para a populao negra, segundo a metodologia do IBGE, oriunda exclusiva e integralmente de Escolas de Ensino Mdio Pblicas. O percentual acima definido ser distribudo da seguinte forma: 60% (sessenta por cento) para as mulheres negras e 40% (quarenta por cento) para os homens negros. Para concorrer reserva de vagas, o candidato dever assinalar em seu requerimento de inscrio se opta pelo sistema de cotas ou no. 2.2.1 Declarao para Reserva de Vagas No momento da inscrio, o candidato que optar por concorrer no Processo Seletivo 2006/2007 pela reserva de vagas, dever declarar-se preto ou pardo,

conforme a metodologia adotada pelo IBGE nas pesquisas do censo populacional, assinando obrigatoriamente a auto-declarao no verso do Requerimento de Inscrio. 2.2.1.1 No ato da matrcula o candidato que optar por concorrer no Processo Seletivo 2006/2007 pela reserva de vagas, dever comprovar que Cursou ou Cursa o Ensino Mdio exclusiva e integralmente em Escola Pblica. 2.2.2 Candidatos Oriundos do Supletivo A inscrio dos candidatos que se enquadram no item 2.2 e concluram o Ensino Mdio por meio dos Exames Supletivos, somente ser aceita caso comprovem, mediante declarao, que tenham feito curso preparatrio para os referidos exames em Escola Pblica.

20

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

2.2.3 O candidato que optar por concorrer no Processo Seletivo 2006/2007 pela reserva de vagas e deixar de cumprir o disposto no item 2.2 e seus subitens ter sua opo pela reserva de vagas automaticamente cancelada. 2.3 Inscrio no Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL 2.3.1 I n s c r i e s n o s E s ta b e l e c i m e n t o s Credenciados pela COPEVE Os candidatos que ainda esto cursando o Ensino Mdio ou que esto matriculados em Cursos Preparatrios para o Processo Seletivo 2006/2007, previamente credenciados pela COPEVE, podero realizar sua inscrio nos estabelecimentos de ensino a que pertencem, no perodo compreendido entre 04/09/2006 a 15/09/2006. 2.3.1.1 Devoluo das Inscries Efetuadas nos Estabelecimentos Credenciados Os Estabelecimentos de Ensino Credenciados devero efetuar a entrega da documentao recebida nas inscries de seus alunos, no perodo de 18/09/2006 a 27/10/2006, na sede da COPEVE, obedecendo rigorosamente programao de atendimento das Escolas, informada pela COPEVE a cada instituio de ensino. 2.3.2 Inscrio via Internet O candidato que ir inscrever-se no Processo Seletivo 2006/2007 da Universidade Federal de Alagoas, modalidade PSS Geral, poder inscrever-se via Internet no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br, entre s 08h00, do dia 30 de setembro e s 00h00, do dia 30 de outubro de 2006, considerando-se o horrio local de Macei-AL. 2.3.2.1 A COPEVE disponibilizar o Manual do Candidato no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br a partir do dia 30 de setembro de 2006. 2.3.2.2 No perodo especificado no item 2.3.2, os procedimentos para que o candidato se inscreva no Processo Seletivo Seriado Geral, via Internet, so os seguintes: a) Preencher o Requerimento de Inscrio on-line existente no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br e imprimi-lo. b) Imprimir o boleto bancrio e efetuar o pagamento da taxa de inscrio, at o dia 31 de outubro de 2006, em postos de auto-atendimento, via internet banking ou em qualquer agncia bancria do Territrio

Nacional. No sero aceitos pagamentos via envelopes em caixa-rpido. c) Encaminhar, obrigatoriamente, para a Sede da COPEVE, at o dia 01 de novembro de 2006, o requerimento de inscrio impresso e assinado, juntamente com a documentao citada no item 2.4 e seus subitens e no item 2.6 (para candidatos portadores de necessidades especiais). O encaminhamento poder ser feito da seguinte forma: pessoalmente, na sede da COPEVE, no horrio das 8h00 s 16h00, ou ento, poder ser enviado atravs dos Correios, com Aviso de Recebimento (AR), com data de postagem at 01 de novembro de 2006. 2.3.2.3 Sero indeferidas as inscries, via internet, dos candidatos que no cumprirem rigorosamente o estabelecido no item 2.3.2.2. 2.3.2.3.1 A COPEVE disponibilizar no endereo www.copeve.ufal.br, no dia 10 de novembro de 2006, a relao nominal dos candidatos com a Inscrio via Internet Indeferida por falta de cumprimento do subitem c, do item 2.3.2.2. 2.3.2.3.2 Os candidatos com o nome na Relao do que trata o subitem anterior devero comparecer a sede da COPEVE at o dia 14 de novembro de 2006, trazendo os dados/documentos que motivaram o indeferimento ou envi-los pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR) e data de postagem at 14 de novembro de 2006. Caso o motivo do indeferimento seja causado pela falta de pagamento, o candidato poder reimprimir seu boleto e efetuar o pagamento at o dia 14 de novembro de 2006. 2.3.2.4 No caso da inscrio via internet, o candidato que optar por concorrer reserva de vagas destinada populao negra, dever declarar-se preto ou pardo, conforme a metodologia adotada pelo IBGE, nas pesquisas do censo populacional, no momento da assinatura do requerimento de inscrio. 2.3.2.5 O Carto de Inscrio dos candidatos ao PSS Geral inscritos pela Internet sero disponibilizados na internet, no perodo compreendido entre 30/11 e 16/12/2006. O candidato dever imprimi-lo e apresentlo em cada dia de prova do Processo Seletivo 2006/2007. 2.3.2.6 Ter negado definitivamente a Solicitao de Inscrio via Internet o candidato com a inscrio indeferida e que no seguir o disposto no subitem 2.3.2.3.2. 2.3.2.7 A COPEVE no se responsabiliza por inscrio via Internet no recebida por fatores de ordem tcnica,

21

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferncia de dados, falhas de comunicao ou congestionamento das linhas de comunicao, bem como por falta de envio da documentao no prazo estabelecido no item 2.3.2.2 ou por extravio da documentao pelos Correios. 2.3.2.8 Orientaes e procedimentos adicionais a serem seguidos para Inscrio via Internet estaro disponveis no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br. 2.3.3 Inscries na Sede da COPEVE As inscries realizadas na sede da COPEVE, situada na Praa Visconde de Sinimb, 206, Centro, Macei-AL, sero realizadas ininterruptamente das 08h00 s 16h00, conforme cronograma especificado abaixo.

Candidatos
PSS 1 e PSS 2 PSS 3 e PSS Geral

Perodos de Inscrio
16/10 a 30/10/2006

Horrio
08h00 s 16h00

As inscries dos candidatos do PSS 3 e do PSS Geral sero realizadas de acordo com o Curso pretendido, juntamente com os candidatos que j concluram o Ensino Mdio, conforme o item 2.3.3.1

2.3.3.1 Candidatos que Concluram ou esto Concluindo o Ensino Mdio As inscries para os candidatos que j concluram ou esto concluindo o Ensino Mdio ou equivalente e que faro o PSS 3 ou PSS Geral, sero realizadas na sede da COPEVE, obedecendo ao seguinte cronograma de inscrio:

Inscries na Sede da COPEVE


Cursos Cincias da Computao e Servio Social Arquitetura e Urbanismo, Administrao e Cincias Contbeis Biologia*, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Comunicao Social (Habilitao- Jornalismo), Msica/ Bacharelado em Canto e Licenciatura em Msica. Enfermagem, Pedagogia e Cincias da Informao Biblioteconomia Geografia*, Histria*, Zootecnia, Cincias Sociais e Engenharia Ambiental Medicina e Qumica* Cincias Econmicas, Letras, Matemtica* e Nutrio Odontologia, Educao Fsica* e Engenharia Qumica Fsica*, Agronomia, Farmcia, Psicologia, Filosofia, Teatro e Licenciatura em Dana Direito, Comunicao Social (Habilitao- Relaes Pblicas) e Meteorologia Curso de Formao de Oficiais CBMAL PMAL. *Licenciatura e Bacharelado Data 16/10/2006 1710/2006 18/10/2006 08h00 19/10/2006 20/10/2006 23/10/2006 24/10/2006 25/10/2006 26/10/2006 27/10/2006 30/10/2006 s 16h00 Horrio

22

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

2.3.3.2 Candidatos Retardatrios Os candidatos que no efetuarem suas inscries para o PSS SERIADO ou para o PSS GERAL nas datas previstas para inscries nos estabelecimentos de ensino previamente cadastrados, na sede da COPEVE ou pela internet, podero efetu-las mediante o pagamento de uma taxa adicional no valor de R$ 20,00 (vinte reais), conforme calendrio a seguir:
Retardatrios PSS 1, PSS 2, PSS 3 e PSS Geral (Todos os Cursos) Data 31/10/2006 01/11/2006 03/11/2006 Horrio 08h s 16h

2.3.3.3 As inscries de candidatos no Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL podero ser realizadas por quaisquer pessoas, sem necessidade de procurao, desde que sejam observados os prazos previstos nos subitens 2.3.3.2 e 2.3.3.3, assim como, no ato da inscrio, seja apresentada a documentao necessria do candidato exigida no item 2.4.3 e seus subitens, assumindo total e inteira responsabilidade pelas informaes prestadas. 2.3.4 Inscries Simultneas no PSS 3 e no PSS Geral Os candidatos que simultaneamente se inscreverem no PSS 3 e no PSS Geral, tero as suas inscries no PSS 3 canceladas automaticamente pelo sistema informatizado do Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL. 2.3.5 Inscries para o Curso de Msica Os candidatos que se inscreverem no Processo Seletivo 2006/2007 da Universidade Federal de Alagoas para o Curso de Msica devero ser previamente avaliados em um Teste Terico e em um Teste de Habilidade Especfica. 2.3.5.1 No ato da inscrio, os candidatos que optarem pelo Curso de Msica, devero obrigatoriamente escolher uma segunda opo, para o caso de no serem aprovados no Teste Terico e no Teste de Habilidade Especfica do referido curso. 2.3.5.2 Os programas do Teste Terico e do Teste de Habilidade Especfica do Curso de Msica sero divulgados no Manual do Candidato e estaro disponveis no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br. 2.3.6 Cancelamento das Inscries pela COPEVE Todas as inscries tm carter condicional, podendo ser canceladas quando forem verificadas irregularidades na documentao, nas informaes ou nas declaraes apresentadas pelo candidato. 2.3.7 Alterao do Curso Escolhido No permitido alterar, em hiptese alguma e

sob qualquer alegao, a opo do Curso especificada pelo candidato no seu Requerimento de Inscrio. 2.3.8 Curso de Formao de Oficiais A Polcia Militar do Estado de Alagoas ou o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, em Convnios firmados com a Universidade Federal de Alagoas, podero utilizar o Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL, modalidade PSS Geral, como processo seletivo para o ingresso em 2007 no Curso de Formao de Oficiais. O candidato que se inscrever no PSS Geral e que optar pelo Curso de Formao de Oficiais dever observar as exigncias constantes do(s) Edital(is) especfico(s) para o referido Curso de Formao, que estar(o) anexo(s) a este Instrumento. 2.3.9 Escolha da Lngua Estrangeira O candidato ao inscrever-se no PSS 1 ou no PSS Geral, dever fazer, no ato da inscrio, a escolha da Lngua Estrangeira, optando por Ingls, Espanhol ou Francs. Uma vez escolhida a opo do idioma, no ser permitida a sua alterao posterior sob nenhum pretexto. Caso o candidato no indique no formulrio de inscrio a sua opo de Lngua Estrangeira, ser atribuda, como opo padro, a lngua inglesa. 2.4 Documentao Obrigatria Exigida na Inscrio do Processo Seletivo 2006/2007 2.4.1 Todo candidato dever possuir, obrigatoriamente, poca de sua inscrio, Documento de Identificao que dever estar legvel, sem rasura ou violao e em bom estado de conservao e com fotografia que permita identificar o candidato, assim como possuir obrigatoriamente inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica CPF. 2.4.1.1 Para efeito de inscrio, sero considerados Documentos de Identificao: Carteira ou Cdula de Identidade expedida por Secretarias de Segurana Pblica, Institutos de Identificao, Foras Armadas, Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal e controladores do exerccio profissional ou Comandos Militares; Passaporte; Certificado de Reservista; Carteira

23

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Nacional de Habilitao com Foto, conforme Lei Federal n 9.503/97 e Carteiras Funcionais expedidas por rgo pblico que, por Lei Federal, tenham validade como Documento de Identidade. 2.4.1.2 No momento da Inscrio, no ser aceito Documento de Identificao rasurado, danificado, com prazo de validade vencido, ou cuja fotografia no permita identificar claramente o candidato. 2.4.1.3uPara candidatos estrangeiros, os Documentos de Identificao vlidos so: Carteira de Estrangeiro ou Passaporte visado. 2.4.1.4 Na inscrio no sero aceitos Protocolos de pedido de inscrio do Documento de Identificao ou do Cadastro de Pessoa Fsica CPF. 2.4.1.5 Somente poder inscrever-se com o nome de casada ou solteira (no caso de divorciada ou desquitada), a candidata que apresentar o Documento de Identificao j ajuizado. 2.4.2 Documentao Exigida para Inscries Efetuadas nos Estabelecimentos de Ensino Cadastrados pela COPEVE Os candidatos cujas inscries sero realizadas nos estabelecimentos de ensino credenciados pela COPEVE, devero entregar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: Documentao Exigida para Inscries nos Estabelecimentos de Ensino Credenciados
-Requerimento de Inscrio devidamente preenchido e assinado. -Recibo original de pagamento da Taxa de Inscrio fornecido pelas instituies de ensino, devidamente autenticado. (*) -Uma foto 3x4 recente. -Uma fotocpia do Documento de Identificao juntamente com o original para ser autenticado pelo estabelecimento de ensino. -Uma fotocpia do CPF juntamente com o original para ser autenticado pelo estabelecimento de ensino. (*) O recibo no necessrio para candidatos matriculados no ano letivo de 2006 em Escolas Pblicas do Estado de Alagoas.

2.4.3 Documentao Exigida para Inscries Efetuadas na Sede da COPEVE Os candidatos cujas inscries sero realizadas na Sede da COPEVE devero comparecer no perodo estabelecido no item 2.3.3 e seus subitens, e entregar os documentos necessrios para efetivar sua inscrio. O quadro a seguir estabelece os documentos necessrios e obrigatrios para cada grupo de candidatos:

Documentos necessrios para inscrio na sede da COPEVE


Comprovante original de pagamento da respectiva Taxa de Inscrio 1 Fotocpia do R.G. e 1 Fotocpia do CPF autenticadas(*)

Candidatos das seguintes Instituies

Requerimento de Inscrio

1 Foto 3x4 recente

Declarao

Alunos devidamente matriculados em Escolas Pblicas do Estado de Alagoas

SIM

NO

SIM

SIM

Declarao original da escola informando a srie que o aluno est cursando em 2006 Declarao original da escola informando qual a srie o aluno est cursando em 2006 Declarao original da escola informando a srie que o aluno est cursando em 2006

Alunos devidamente matriculados no Centro Federal de Educao Tecnolgica de Alagoas e suas unidades descentralizadas e na Escola Agrotcnica de Satuba/AL. Alunos devidamente matriculados no 3 ano da Rede Cenecista do Estado de Alagoas

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

SIM

24

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Alunos do Programa de Incentivo Docncia da Secretaria Executiva de Educao do Estado de Alagoas PIDSEE / AL Alunos do Centro Educacional de Jovem e Adulto Paulo Freire CEJA

SIM

SIM

SIM

SIM

Declarao informando que o candidato aluno do PIDSEE / AL em 2006 Declarao informando que o candidato aluno do CEJA em 2006

SIM

SIM

SIM

SIM

Servidores Tcnicos Administrativos da UFAL ocupantes de cargos dos nveis intermedirios NI (2 grau) e de Apoio NA (1 grau) Dependentes legais de servidores (docente e tcnico) Ativos, Aposentado e Pensionista da UFAL

SIM

NO

SIM

SIM

Declarao dada pelo PROADRH informando que o candidato Servidor Tcnico Administrativo NI ou NA da UFAL Declarao dada pelo PROADRH informando que o candidato dependente legal de servidor da UFAL

SIM

SIM

SIM

SIM

Demais Candidatos

SIM

SIM

SIM

SIM

NO

(*) A cpia dos documentos exigidos poder ser autenticada pela COPEVE, desde que o candidato apresente o original dos documentos.

2.4.3.1 No ato da matrcula na Universidade Federal de Alagoas, os candidatos que fizerem a opo pela reserva de vagas, devero apresentar a documentao exigida no item 2.2 e seus subitens. 2.4.3.2 Os candidatos aprovados se comprometem a comprovar a escolaridade exigida no momento da Matrcula Institucional na Universidade Federal de Alagoas, assumindo total responsabilidade por quaisquer informaes prestadas de forma inverdica. 2.5 Instrues sobre a Documentao Exigida Os candidatos devero observar as instrues no quadro abaixo no que diz respeito documentao que dever ser entregue no ato da inscrio:

-O Requerimento de Inscrio dever ser preenchido com letras maisculas e assinado. -O Comprovante de Pagamento dever estar autenticado com o valor correto da respectiva Taxa de Inscrio. -O Documento de Identificao do candidato dever estar legvel, sem rasura ou violao, em bom estado de conservao e com fotografia que permita identificar o candidato. -As Declaraes que constam no item 2.4.3 devero ser impressas em papel timbrado do estabelecimento de ensino ou setor responsvel pela emisso das declaraes, com a data de emisso e assinatura do responsvel. -As cpias do Documento de Identificao e do CPF podero ser autenticadas pelo funcionrio do estabelecimento de ensino ou pelo funcionrio da COPEVE, mediante apresentao do documento original.

2.5.1 Os documentos entregues no ato da inscrio no sero devolvidos e ficaro de posse da Comisso Permanente do Vestibular COPEVE/UFAL, que dar a eles, passados 60 (sessenta) dias da data do ltimo dia de matrcula dos candidatos aprovados no processo seletivo 2006/2007 da UFAL, a destinao que lhe convier. 2.6 Portadores de Necessidades Especiais O candidato portador de necessidades especiais poder solicitar condio especial para a realizao das provas, mediante Requerimento prprio fornecido pela COPEVE, em sua sede, e disponibilizado tambm no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br, o qual dever ser protocolado na sede da COPEVE, at o dia 14/11/2006. necessrio, ainda, anexar cpia do comprovante de inscrio, laudo mdico com indicao do tipo de deficincia do qual portador (Cdigo CID) e com especificao de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. O portador de deficincia que no o fizer at a data mencionada ficar impossibilitado de realizar as provas em condies especiais. 2.6.1 Os candidatos portadores de deficincia auditiva, que desejarem Intrprete de Libras nos dias de provas, devero

25

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

realizar as provas da Primeira Fase exclusivamente em Macei. 2.6.2 O tempo de realizao de provas para os portadores de necessidades especiais ser o observado na Lei N 7.853, de 24 de outubro de 1989, regulamentada pelo Decreto N 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Esse tempo ser acrescido em at 1 (uma) hora a mais que o tempo estabelecido para os demais candidatos no portadores de deficincia. 2.7 Escolha do Municpio de Realizao da Prova 2.7.1 Os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo Seriado (PSS) podero optar por fazer a prova em Municpios do Estado de Alagoas, conforme especificado na quadro a seguir:

Modalidade
PSS 1 PSS 2 PSS 3

Municpios de Realizao
Macei, Arapiraca, Palmeira dos ndios, Penedo, Santana do Ipanema, Unio dos Palmares e Porto Calvo.

2.7.2 Os candidatos do Processo Seletivo Seriado Geral (PSS Geral) somente podero optar por fazer a prova no municpio de Macei-AL. 2.7.3 As provas da Segunda Fase do Processo Seletivo 2006/2007 sero realizadas apenas em Macei-AL. 2.7.4 Caso seja necessrio, a COPEVE reserva-se o direito de alterar o local do Municpio escolhido pelo candidato para a realizao da prova. 3 CURSOS E VAGAS PARA INGRESSO EM 2007

3.1 Distribuio de Vagas por Semestre A distribuio de vagas para os Cursos de Graduao da Universidade Federal de Alagoas e que possuem entradas no Primeiro Semestre e no Segundo Semestre, observados rigorosamente os critrios de classificao, sero distribudos da seguinte forma: 50% (cinqenta por cento) no Primeiro Semestre e 50% (cinqenta por cento) no Segundo Semestre. 3.1.1 Cursos Diurnos Os candidatos que desejarem concorrer a uma das vagas ofertadas no Turno Diurno para os Cursos de Graduao da Universidade Federal de Alagoas, tero disponvel o quantitativo e a distribuio de vagas, conforme quadro a seguir:
Distribuio das Vagas 1 Semestre 2 Semestre Manh 13 21 22 23 16 55 14 03 Administrao Agronomia Arquitetura e Urbanismo Bacharelado em Biologia Licenciatura em Biologia Cincias da Computao Cincias Contbeis Cincias Econmicas 80 70 60 30 25 60 50 50 40 35 30 30 30 50 50 Tarde Diurno* Manh 40 35 30 25 30 Tarde Diurno*

Cd. Cursos Diurnos

Vagas

26

PSS
UFAL

2007
67 35 34 28 02 24 25 79 04 78 54 19 60 62 06 07 29 42 27 09 43 53 57 36 10 11 68 61 12 51 48

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Cd. Cursos Diurnos Bacharelado em Cincias Sociais Comunicao Social (Habilitao Jornalismo) Comunicao Social (Habilitao Relaes Pblicas) Licenciatura em Dana Direito Licenciatura em Educao Fsica Enfermagem Engenharia Ambiental Engenharia Civil Engenharia de Agrimensura Engenharia Qumica Farmcia Bacharelado em Fsica Bacharelado em Geografia Licenciatura em Geografia Bacharelado em Histria Licenciatura em Letras Bacharelado em Matemtica Licenciatura em Matemtica Medicina Meteorologia Msica /Bacharelado em Canto Licenciatura em Msica Nutrio Odontologia Pedagogia Psicologia Bacharelado em Qumica Servio Social Licenciatura em Teatro Zootecnia

Vagas 40 30 30 35 100 60 60 40 80 30 40 60 30 30 30 40 60 20 40 80 30 10 12 40 60 80 40 40 70 40 60

Distribuio das Vagas 1 Semestre 2 Semestre Manh Tarde Diurno* Manh Tarde Diurno* 40 30 30 35 50 30 60 40 40 30 20 30 30 30 30 40 30 20 40 40 30 10 12 40 30 40 40 20 35 40 30 30 20 35 40 30 40 30 20 40 50 30

30

(*) Cursos Diurnos - Cursos que podero ser ministrados nos turnos matutinos e vespertinos.

3.1.2 Cursos Noturnos Os candidatos que desejarem concorrer a uma das vagas ofertadas no Turno Noturno para os Cursos de Graduao da Universidade Federal de Alagoas, tero disponvel o quantitativo e a distribuio de vagas, conforme quadro a seguir:
Cd. Cursos Noturnos 63 18 64 20 49 15 77 Administrao Licenciatura em Biologia Cincias Contbeis Cincias da Informao Biblioteconomia Licenciatura em Cincias Sociais Cincias Econmicas Comunicao Social (Habilitao Jornalismo) 76 Comunicao Social (Habilitao Relaes Pblicas) 69 Direito 46 Bacharelado em Educao Fsica 40 Engenharia Qumica 59 Licenciatura em Fsica 05 Licenciatura em Filosofia 56 Bacharelado em Geografia Vagas 40 25 40 30 40 50 20 20 50 60 20 30 40 30 Distribuio das Vagas 1 Semestre 2 Semestre 40 25 40 30 40 50 20 20 50 30 30 40 30

30 20

27

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Cd. Cursos Noturnos 65 66 45 44 39 37 41 17 Licenciatura em Geografia Licenciatura em Histria Licenciatura em Letras Licenciatura em Matemtica Meteorologia Pedagogia Licenciatura em Qumica Servio Social

Vagas Distribuio das Vagas 1 Semestre 2 Semestre 30 40 60 40 30 40 60 70 30 40 30 40 30 40 30 35

30

30 35

3.1.3 O aluno aprovado no Curso de Letras dever escolher no primeiro perodo 1 (uma) entre as opes de lngua oferecidas, concluindo ao final do curso apenas 1 (uma) habilitao.

4 PROVAS E DATAS DE REALIZAO 4.1 Teste de Habilidade Especfica para os Cursos de Msica Os candidatos inscritos nos Cursos de Msica/Canto Bacharelado e Msica Licenciatura devero submeter-se ao Teste Terico e ao Teste de Habilidade Especfica, nos dias 16 e 17/11/06, a partir das 08h00, no Departamento de Artes Prdio do Espao Cultural da UFAL, situado na Praa Visconde de Sinimb, 206, Centro, Macei-AL. 4.2 Provas da Primeira Fase para Candidatos do PSS Geral 4.2.1 As provas da Primeira Fase do Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL para os candidatos inscritos para o PSS GERAL ou PSS 3, sero compostas por questes de proposies mltiplas. A distribuio de questes, a durao das provas e as datas de realizao de cada prova esto especificadas no quadro a seguir:

PSS PSS GERAL GERAL


Prova Disciplinas Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira Matemtica Fsica Biologia Qumica Estudos Sociais Lngua Estrangeira Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira Matemtica Fsica Biologia Qumica Estudos Sociais Lngua Estrangeira
Distribuio de Questes

Durao da Prova

Data

Incio da Prova

04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 3 horas 3 horas

PSS 1

17/12/06

13 horas

PSS 2

18/12/06

13 horas

28

PSS
UFAL
Prova

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Disciplinas Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira Matemtica Fsica Biologia Qumica Estudos Sociais Lngua Estrangeira

Distribuio de Questes

Durao da Prova

Data

Incio da Prova

PSS 3

04 04 04 04 04 08 04

3 horas e 30 min

19/12/06

13 horas

4.2.2 Para os candidatos do Processo Seletivo Seriado 2006/2007, as provas referentes ao PSS 1 e PSS 2, sero composta de 04 (quatro) questes discursivas, valendo 2 (dois pontos) cada uma e 40 (quarenta) questes de mltipla escolha. 4.2.2.1 A prova de mltipla escolha constar de questes com 5 (cinco) alternativas, contendo 1 (uma) nica alternativa correta. 4.2.2.2 O calendrio, o nmero de questes, a durao e as datas de realizao das provas para os candidatos do Processo Seletivo Seriado (PSS), sero especificados no quadro a seguir

PROCESSO PROCESSO SELETIVO SELETIVO SERIADO SERIADO (PSS (PSS 1, 1, PSS PSS 2 2e e PSS PSS 3) 3)
Prova Disciplinas Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira Matemtica Fsica Biologia Qumica Estudos Sociais Histria Estudos Sociais Geografia Lngua Estrangeira
Distribuio de Questes

Durao da Prova

Data

Incio da Prova

05 05 05 05 05 05 05 05

Mltipla escolha

3 horas e 40 min

17/12/06

13 horas

Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira, Discursiva Matemtica, Fsica, Biologia, Qumica,Estudos Sociais, Lngua Estrangeira Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira Matemtica Fsica Biologia Qumica Estudos Sociais Histria Estudos Sociais Geografia Lngua Estrangeira

04

05 05 05 05 05 05 05 05

Mltipla escolha

PSS 2

3 horas e 40 min

18/12/06

13 horas

Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira, Discursiva Matemtica, Fsica, Biologia, Qumica,Estudos Sociais, Lngua Estrangeira

04

29

PSS
UFAL
Prova

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Disciplinas

Distribuio de Questes

Durao da Prova

Data

Incio da Prova

Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira Matemtica Fsica Biologia Qumica Estudos Sociais Lngua Estrangeira

04 04 04 04 04 08 04 3 horas e 30 min 19/12/06 13 horas

4.3 Grupos de Cursos, Pesos e Provas da Segunda Fase 4.3.1 Os Cursos de Graduao oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas no Processo Seletivo 2006/2007 so classificados por Grupos, conforme quadro abaixo: GRUPOS CURSOS
Arquitetura e Urbanismo, Cincias da Computao, Engenharia Qumica, Bacharelado em Qumica, Licenciatura em Qumica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Fsica, Bacharelado em Fsica, Licenciatura em Matemtica, Bacharelado em Matemtica, Meteorologia e Formao de Oficiais do CBM/AL*.

PSS 3

II

Agronomia, Farmcia, Zootecnia, Bacharelado em Biologia, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Educao Fsica, Bacharelado em Educao Fsica, Enfermagem, Medicina, Nutrio e Odontologia.

III

Administrao, Cincias da Informao Biblioteconomia, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Direito, Licenciatura em Filosofia, Formao de Oficiais da PMAL*, Comunicao Social (Habilitao Jornalismo), Comunicao Social (Habilitao Relaes Pblicas), Msica/ Bacharelado em Canto, Licenciatura em Msica, Licenciatura em Teatro, Licenciatura em Dana, Bacharelado em Cincias Sociais, Licenciatura em Cincias Sociais, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geografia, Bacharelado em Histria, Licenciatura em Histria, Servio Social, Licenciatura em Letras, Pedagogia e Psicologia.

*No fazem parte do quadro de graduao da UFAL.

4.3.2 Disciplina Especfica e seus Respectivos Pesos O quadro a seguir lista quais as disciplinas especficas de cada Curso, assim como os seus respectivos pesos.

Disciplinas e Pesos por Prova para Cursos do Grupo I


Cursos
Arquitetura e Urbanismo Cincias da Computao, Engenharia Qumica, Bacharelado em Qumica e Licenciatura em Qumica Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Fsica, Bacharelado em fsica, Licenciatura em Matemtica, Bacharelado em Matemtica, Meteorologia, Formao de Oficiais do CBMAL

Redao
2 2 2

Matemtica
2 4 4

Fsica
4 3 4

30

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Disciplinas e Pesos por Prova para Cursos do Grupo II


Cursos
Agronomia, Farmcia e Zootecnia. Licenciatura em Biologia, Bacharelado em Biologia, Licenciatura em Educao Fsica, Bacharelado em Educao Fsica, Enfermagem, Medicina, Nutrio e Odontologia.

Redao
2 2

Qumica
4 3

Biologia
3 4

Disciplinas e Pesos por Prova para Cursos do Grupo III


Cursos
Administrao, Cincias da Informao - Biblioteconomia, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Direito, Licenciatura em Filosofia, Formao de Oficiais da PMAL, Comunicao Social (Habilitao Jornalismo), Msica/Bacharelado em Canto, Licenciatura em Msica, Comunicao Social (Habilitao Relaes Pblicas), Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dana. Licenciatura em Cincias Sociais, Bacharelado em Cincias Sociais, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Histria, Bacharelado em Histria e Servio Social. Licenciatura em Letras. Pedagogia Psicologia

Redao

Portugus

E.Sociais

3 3 3 3

3 4 4 2

4 2 3 3

4.3.3 A Segunda Fase do Processo Seletivo 2006/2007 constar de 1 (uma) Prova de Redao e 2 (duas) Provas Discursivas, respeitando-se a rea no qual o Curso escolhido pelo candidato est inserido. 4.3.4 As Provas Discursivas da Segunda Fase, com exceo da Prova de Redao, sero compostas de 10 (dez) questes discursivas, valendo 2 (dois) pontos cada uma. 4.3.5 Nenhuma das Folhas de Respostas das provas da Segunda Fase dever ser assinada, nem conter nenhum sinal identificador, tal como: nome, pseudnimo, rubrica, desenhos, rabiscos etc., sob pena de ser anulada, atribuindo-se a nota zero. 4.3.6 A questo da Prova Discursiva que for respondida na Folha de Respostas fora do espao reservado resposta, no ter sua correo efetuada. 4.3.7 A Prova de Redao dever ser respondida na Folha de Respostas fornecida pela COPEVE e ser corrigida de acordo com os critrios estabelecidos a seguir:

Critrios Critrios para para Correo Correo da da Prova Prova de de Redao Redao
Critrio 1 Estrutura 2 Contedo 3 Expresso do Candidato Pontuao da Redao Valor Mximo de Pontos

02 08 10 20

31

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

4.3.8 As provas da Segunda Fase, o calendrio da realizao e o nmero de questes de cada prova, esto especificados no quadro a seguir:

PSS GERAL
Grupo Todos I II III Disciplinas Redao Matemtica Fsica Qumica Biologia Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira Estudos Sociais Distribuio de Questes 10 10 10 10 10 10 Durao da Prova 2 horas 3 horas 3 horas 2 horas 2 horas Data 07/01/07 08/01/07 09/01/07 08/01/07 09/01/07 08/01/07 09/01/07 Incio da Prova 13h00 13h00 13h00 13h00

4.4 Contedo Programtico para o Processo Seletivo 2006/2007 4.4.1 Os programas das disciplinas das provas do Processo Seletivo 2006/2007 sero divulgados no Manual do Candidato e no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br. 4.5 Instrues Gerais sobre a Realizao das Provas 4.5.1 Nos Cadernos de Questes das provas, os candidatos encontraro as instrues para a sua realizao. 4.5.2 Ao trmino do tempo de durao de cada prova, o candidato dever devolver mesa de fiscalizao, a Folha de Respostas e o Caderno de Provas. 4.5.3 Em todas as provas da Primeira Fase e da Segunda Fase, o candidato somente poder sair da sala onde estar fazendo a prova, depois de decorrido o tempo total de durao da prova. 4.5.4 Os portes dos locais de provas sero abertos s 12 (doze) horas e fechados s 12h50min (doze horas e cinqenta minutos), no sendo permitida a entrada dos candidatos atrasados. 4.5.5 Para todos os dias de provas do Processo Seletivo 2006/2007, os candidatos devero ter consigo: o original do Documento de Identificao, o Carto de Inscrio e uma caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 4.5.6 As Folhas de Respostas de todas as provas contm o nmero de inscrio de cada candidato, no sendo, portanto, necessrio fazer qualquer identificao adicional. Caso haja algum erro de marcao ou riscos desnecessrios na folha, em nenhuma hiptese ser fornecida outra Folha de Respostas ao candidato. 4.5.7 A COPEVE poder, a qualquer momento, para garantir a segurana do Processo Seletivo, proceder

rigorosa vistoria dos candidatos, durante todo o perodo das provas. 4.5.8 Durante a realizao das provas, a COPEVE poder filmar ou fotografar os participantes nos locais de prova, para fins de identificao posterior dos candidatos presentes. 4.5.9 Ainda durante a realizao das provas, a COPEVE proceder, como forma de identificao, coleta de impresso digital de todos os candidatos. 4.5.10 As Coordenaes de Curso procedero, no ato da Matrcula Institucional, como forma de confirmao da identificao, a coleta de impresso digital dos candidatos classificados e matriculados, podendo tambm faz-lo em matrculas subseqentes. 4.5.11 No ser permitido ao candidato, portar qualquer tipo de arma no local de realizao das provas. 4.5.12 Durante a realizao das provas do Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL no ser permitido o uso de bon ou chapu, de culos escuros, de telefone celular, de beep, de mquina de calcular, de agenda eletrnica, de fones de ouvido, de relgio com calculadora, de Pager, de walkman e de quaisquer outros equipamentos eletrnicos ou similares. 4.5.13 Durante a realizao das provas o Fiscal no poder fornecer explicaes individuais aos candidatos sobre o contedo das provas. Em caso de necessidade, o candidato dever levantar o brao e aguardar ser atendido. 4.5.14 Qualquer palavra com o colega de sala, qualquer material alm da caneta e do Documento de Identificao, quaisquer tipos de comunicao, mesmo por sinais, sero interpretados como tentativas de "cola", o que implicar na excluso do candidato do Processo Seletivo 2006/2007.

32

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

5 CRITRIOS DE ELIMINAO DOS CANDIDATOS O candidato ser eliminado do Processo Seletivo 2006/2007 se for comprovado em qualquer uma de suas folhas respostas, que fez marcaes, riscos, rasuras, sujeiras, ou sinais similares, que invalidem o processo de identificao, leitura e correo das respostas, no tendo a COPEVE qualquer responsabilidade pelo ato cometido. 5.1 Critrios de Eliminao na Primeira Fase 5.1.1 O candidato que, nas trs provas da Primeira Fase (PSS 1, PSS 2 e PSS 3) obtiver nota zero numa mesma disciplina, ser eliminado do Processo Seletivo 2006/2007, independentemente das notas obtidas nas demais disciplinas. 5.1.2 Sero, tambm, eliminados, os candidatos que faltarem a qualquer uma das provas aplicadas na Primeira Fase. 5.2 Critrios de Eliminao na Segunda Fase 5.2.1 Os candidatos que obtiverem nota inferior a 20% (vinte por cento) do valor integral em qualquer uma das provas da Segunda Fase do Processo Seletivo 2006/2007, sero eliminados. Este critrio de eliminao denominado Corte-2. 5.2.2 Tambm sero eliminados os candidatos que faltarem a qualquer uma das provas aplicadas na Segunda Fase. 5.3 Critrio de Eliminao para Candidatos que esto Ingressando no PSS 2007 Os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo Seriado a partir de 2005, ao final do Processo Seletivo, sero eliminados, caso obtenham resultado inferior a 40% (quarenta por cento) de acertos nas 120 questes propostas na prova de mltipla escolha do PSS 1, PSS 2 e PSS 3. 5.4 Eliminao do Candidato por Fraude ou Indisciplina Ser excludo do Processo Seletivo 2006/2007, em qualquer momento, o candidato que tiver utilizado qualquer processo fraudulento ou ilcito na inscrio ou na realizao das provas, por si ou com outro ou por outro, ou ainda atentado contra a disciplina ou a ordem dos trabalhos, no local de realizao das provas, quer dentro, quer nas imediaes, quer em qualquer lugar, podendo ainda a COPEVE solicitar outras providncias cabveis, junto s autoridades competentes, em relao ao candidato excludo.

6 MDIAS E CRITRIOS DE CLASSIFICAO FINAL 6.1 Clculo das Notas Padronizadas Para obter-se a nota padronizada (NP) do candidato em uma disciplina qualquer, utilizar-se- a seguinte frmula: NP = 100(n - m) /s + 500, onde "n" corresponde nota bruta do candidato na disciplina, "m" a mdia aritmtica das notas brutas de todos os candidatos na disciplina e "s" o desvio padro destas notas. 6.2 Mdias da Primeira Fase do Processo Seletivo 2006 / 2007 6.2.1 Candidatos do Processo Seletivo Seriado 6.2.1.1 A mdia padronizada para candidatos do Processo Seletivo Seriado (PSS), referente s provas do PSS 1 e do PSS 2, ser dada pela mdia aritmtica entre a nota padronizada da prova de mltipla escolha e a nota padronizada da prova discursiva de cada candidato no respectivo dia de prova. 6.2.1.2 A mdia padronizada referente ao PSS 3 ser dada pela mdia aritmtica das notas padronizadas de cada disciplina que compe o respectivo dia de prova. 6.2.2 Candidatos do Processo Seletivo Seriado Geral 6.2.2.1 A mdia padronizada por dia de prova para candidatos do PSS Geral ser dada pela mdia aritmtica das notas padronizadas de cada disciplina que compe o respectivo dia de prova. 6.2.3 Mdia Final da Primeira Fase 6.2.3.1 A mdia final da Primeira Fase para candidatos do Processo Seletivo Seriado (PSS) ser dada pela mdia aritmtica entre as mdias padronizadas do candidato referente ao PSS 1, PSS 2 e PSS 3. 6.2.3.2 A mdia final da Primeira Fase para candidatos do PSS Geral ser dada pela mdia aritmtica entre as mdias padronizadas do candidato referente a cada dia de prova. 6.3 Classificao Para Segunda Fase Aps o clculo da mdia final da Primeira Fase, candidatos do PSS 3 e do PSS Geral sero classificados rigorosamente em ordem decrescente da mdia padronizada final e, em seguida, ser selecionado para a Segunda Fase do Processo Seletivo 2006/2007, um nmero de candidatos correspondente a, no mximo, 3 (trs) vezes o nmero total de vagas ofertadas para cada Curso de Graduao da UFAL.

33

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

6.3.1 Empate na Pontuao da Primeira Fase Caso ocorra empate entre candidatos que disputam a ltima colocao de um Curso, todos os candidatos empatados sero classificados para a Segunda Fase. 6.4 Mdia Final da Segunda Fase A mdia final de cada candidato na Segunda Fase do Processo Seletivo 2006/2007, observado os respectivos pesos das disciplinas, ser calculada pela mdia ponderada das notas padronizadas de cada disciplina da Segunda Fase. 6.5 Mdia Final do Processo Seletivo 2006/ 2007 Aplicando-se os critrios de corte, a mdia final (MF) de cada candidato para fins de classificao ser calculada como sendo a mdia aritmtica entre as mdias finais da Primeira e da Segunda Fase, isto , ser obtida pela expresso:

, onde X a mdia final da Primeira Fase e Y a mdia final da Segunda Fase. 6.6 Ordem de Classificao Final A classificao final dos candidatos ser efetuada rigorosamente pela ordem decrescente das suas Mdias Finais, obtidas pelos critrios estabelecidos no item 6.5, at o limite de vagas de cada Curso. 6.7 Critrios de Desempate na Classificao Final Havendo empate no ltimo lugar de um Curso, ser escolhido um s candidato, de acordo com os seguintes critrios:

Critrios de Desempate na Classificao Final


1 Apresentar maior mdia final da Segunda Fase (Y). 2 Apresentar maior nota na prova especfica da Segunda Fase especificado como a seguir: a) Matemtica para os candidatos aos Cursos do Grupo I; b) Biologia para os candidatos aos Cursos do Grupo II; c) Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira para os candidatos aos Cursos do Grupo III.

6.7.1 Persistindo o empate, aps a aplicao destes critrios, ser assegurada a classificao de todos os candidatos empatados. 6.8 Critrio de Aproveitamento de Vagas Para os Cursos que no sejam preenchidas todas as vagas, em decorrncia da aplicao do critrio de eliminao de candidatos com escores brutos inferiores a 20% (vinte por cento) na Segunda Fase (Corte-2), descrito no item 5.2.1, sero reaproveitados os candidatos daqueles Cursos, classificados na Segunda Fase, que tenham obtido notas brutas superiores a zero, nas disciplinas da Segunda Fase. Este critrio denominado Corte-0. 6.8.1 O preenchimento dessas vagas restantes ser realizado pela aplicao dos mesmos critrios de classificao e de desempate finais descritos nos itens 6.6 e 6.7.

6.8.2 Aproveitamento de Vagas por Reopo Se depois de aplicados todos os critrios mencionados, houver ainda vagas a serem preenchidas num Curso, sero aproveitados os candidatos da Segunda Fase que no tenham sido eliminados pelo critrio do Corte-2 e que no tenham obtido ainda uma vaga nos seus respectivos Cursos iniciais. 6.8.2.1 Este aproveitamento somente poder ocorrer entre candidatos, cujo Curso inicial seja do mesmo Grupo do Curso no preenchido. 6.8.2.2 Os candidatos assim habilitados sero listados numa relao publicada no quadro de avisos da COPEVE e no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br, no dia 12/02/2007, visando concorrer s vagas nos Cursos no preenchidos. 6.8.2.3 Os candidatos habilitados devero comparecer Sede da COPEVE nos dias 13/02/2007 e 14/02/2007, para fazer uma nova opo por esses Cursos, por ordem

34

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

de preferncia (2, 3 e 4 opes, dependendo do nmero de Cursos no preenchidos). 6.8.2.4 A classificao final no Curso da nova opo ser feita aps a aplicao dos pesos das disciplinas da Segunda Fase do novo Curso optado, recalculando-se a mdia ponderada das notas padronizadas de cada disciplina da Segunda Fase e a Mdia Final para obter-se a classificao final dos candidatos nestes novos Cursos. 6.8.2.5 Esses mesmos critrios sero utilizados no preenchimento das vagas restantes nos Cursos de 3 ou 4 opo de cada candidato habilitado. 7 PRAZOS PARA RECURSOS As contestaes ao gabarito das provas devero ser feitas apenas pelos candidatos inscritos no Processo Seletivo, por meio de requerimento prprio disponvel no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br ou na sede da COPEVE, que conter o nome e o n de inscrio do c a n d i d a t o , f a z e n d o - s e a c o m p a n h a r, imprescindivelmente, das respectivas razes, especfica para cada questo contestada, sob pena de no ser analisado. O recurso dever ser entregue na Sede da COPEVE, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir da divulgao do Gabarito Oficial, no quadro de avisos, na sede da COPEVE. 7.1 Na hiptese de ser anulado qualquer item ou questo das provas, a pontuao do item ou da questo ser computada a favor de todos os candidatos que tenham comparecido quela prova. 7.2 As demais reclamaes ou Recursos pertinentes ao Processo Seletivo 2006/2007 devero ser feitos por escrito e entregues no Protocolo-Geral da Reitoria, das 08h00 s 12h00 e das 13h00 s 17h00, situado na Avenida Lourival Melo Mota, s/n, Campus A. C. Simes, Tabuleiro do Martins, Macei-AL, endereados a COPEVE, sem efeito suspensivo, nos 5 (cinco) dias seguintes publicao dos Resultados no quadro de avisos da COPEVE e no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br. 7.3 A Comisso Permanente do Vestibular examinar os Recursos no prazo de 7 (sete) dias, a contar das datas das suas entregas ao Protocolo-Geral da Reitoria. 7.4 Da deciso da Comisso Permanente do Vestibular caber Recurso Magnfica Reitora, no prazo de 5 (cinco) dias, a partir da data de cincia da referida deciso pelo interessado. 7.5 Da deciso da Reitora, caber Recurso ao Conselho Superior competente, no prazo de 5 (cinco) dias, a partir da data de cincia da referida deciso pelo interessado.

8 DIVULGAO DOS RESULTADOS FINAIS Os Resultados da Classificao Final de cada Curso e da Reopo sero publicados no quadro de avisos da COPEVE, no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br e disponibilizados aos meios de comunicao, para divulgao posterior. 8.1 As listagens de classificao sero impressas por ordem alfabtica de candidatos, constando apenas os nmeros de inscrio, os nomes e a ordem de classificao dos candidatos classificados nos Cursos de Graduao. Estas listagens sero divulgadas no endereo eletrnico www.copeve.ufal.br e no quadro de avisos da COPEVE, de acordo com cronograma estabelecido abaixo.

Especificao Resultado da Primeira Fase Resultado da Segunda Fase Listagem de candidatos habilitados para reaproveitamento de vagas Resultado dos candidatos habilitados para o reaproveitamento de vagas Resultado do PSS 1 e PSS 2

Datas 29/12/2006 09/02/2007 12/02/2007 16/02/2007 13/04/2007

9 MATRCULA INSTITUCIONAL Aps a publicao dos resultados finais do Processo Seletivo 2006/2007, os candidatos classificados devero comparecer Matrcula Institucional nas Coordenaes de Curso, obedecendo s normas e instrues do Edital de Matrcula expedido pelo Departamento de Assuntos Acadmicos (DAA) da UFAL e publicado no quadro de avisos do DAA e no endereo eletrnico www.prograd.ufal.br. 9.1 O candidato que no comparecer Matrcula Institucional ou que no apresentar no ato da matrcula todos os documentos exigidos, no dia e hora definidos pelo Edital de Matrcula, ser considerado desistente para todos os efeitos, sendo convocado o candidato seguinte, em observncia com o processo classificatrio descrito neste Edital. 9.2 Os documentos exigidos para a Matrcula Institucional so os seguintes:

35

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Documentos exigidos na Matrcula Institucional


1 (uma) foto 3x4 Os originais e duas fotocpias para serem autenticadas na matrcula, dos seguintes documentos: a) Carteira de Identidade b) CPF c) Ttulo de Eleitor d) Comprovante de votao na ltima eleio e) Carteira de Reservista (para candidatos do sexo masculino) f) Histrico Escolar e Certificado de Concluso do Ensino Mdio ou Diploma de Graduao

9.3 A equivalncia dos Cursos Militares, de Seminaristas e dos Cursos realizados no Estrangeiro entre outros, para fins de comprovao da concluso do Ensino Mdio ou equivalente, dever ser feita por meio de resoluo, deciso ou parecer do Conselho Estadual de Educao do Estado de Alagoas, at a data prevista para a Matrcula Institucional. 9.4 O candidato classificado no Processo Seletivo 2006/2007 que j esteja cursando um outro curso na UFAL, ao efetuar a Matrcula Institucional ter a sua matrcula anterior automaticamente cancelada, pois no permitida a matrcula simultnea em mais de um Curso de Graduao na Universidade Federal de Alagoas. 10 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SERIADO O Processo Seletivo 2006/2007 da Universidade Federal de Alagoas obedece regulamentao especfica estabelecida pelo Ministrio da Educao e do Desporto e s Resolues de Nos 20/1999, 03/2000 e 18/2005 do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFAL. 11 DISPOSIES FINAIS

vistas ou recontagem de pontos em quaisquer provas. 11.4 Alteraes no Presente Edital Na hiptese de serem alteradas quaisquer disposies aqui estabelecidas, sero expedidos editais retificadores, os quais passaro a constituir parte integrante deste. 11.5 Validade da Classificao Podero ser convocados candidatos classificados para o Ano de Ingresso de 2007 at a data de incio do Perodo Letivo de 2007 da UFAL, encerrando-se, aps esta data, a validade dos resultados do presente Processo Seletivo. 11.6 Os anexos a este Edital constituem parte integrante deste como se nele estivessem transcritos. 11.7 Casos Omissos Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Permanente do Vestibular - COPEVE. Macei, 01 de setembro de 2006. Prof. Dr. Jos Carlos Almeida de Lima Presidente da COPEVE

11.1 Concordncia com os Termos deste Edital Ao inscrever-se, o candidato automaticamente aceita as condies e disposies constantes deste Edital e as demais publicadas ou divulgadas em Editais retificadores, no Manual do Candidato, nos Cadernos de Questes e nas Folhas de Respostas, sob pena de ser eliminado do Processo Seletivo 2006/2007 da UFAL 11.2 As disposies e instrues contidas na Folha de Rosto dos Cadernos de Provas constituem normas que passam a integrar o presente Edital. 11.3 Reviso de Provas Em nenhuma hiptese haver reviso de provas,

36

Programas das Disciplinas


1 ano
Portugus e Literatura Brasileira
A relao de tpicos a seguir no pressupe uma proposta de estudos lineares e estanques. Antes, entendemos que devem ser tratados a partir de contextos de leitura, produo de textos e, sobretudo, reescrita dos textos, de acordo com as necessidades de ensino-aprendizagem em sala de aula. Isto quer dizer que, no processo de leitura e produo de textos, o professor poder trabalhar as sugestes de contedos gramaticais da 1 Srie do Ensino Mdio. Tpicos Caractersticas da lngua escrita/lngua falada (estudo comparativo de texto); Tipos de textos: Descritivo; Narrativo; Dissertativo; Figuras de Linguagem; Conotao e Denotao; Ortografia; Cognatos, Homnimos e Parnimos; Sinnimos e Antnimos; Relao entre a Classificao de Palavras quanto Slaba Tnica; Encontros Voclicos; Acentuao Grfica; Diviso Silbica; Encontro Consonantal e Dgrafo; Radicais Gregos e Latinos (Noes); Morfologia: Reconhecimento das Classes Gramaticais; Pontuao; Funes da Linguagem. SUGESTES DE TEMAS LITERRIOS Literatura Do Prosico ao Literrio: A questo da Literariedade. Conceitos, Caractersticas e Funes. Distino entre Prosa e Poema. Exemplificaes. Gneros Literrios: - Lrico; - Dramtico; - Narrativo; - Exemplificao. Periodizao Literria Quinhentismo Brasileiro: Perodo de Formao - Literatura dos Viajantes - Literatura dos Jesutas Barroco Arcadismo Romantismo (Poesia): - 1 gerao; - 2 gerao; - 3 gerao.

Espanhol

(Continuao)

2.2. Produo de textos escritos ou orais tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura, uma propaganda, uma experincia pessoal etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.); 3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos mas no expressadas por eles; b) Comprovao do que significativo para a compreenso e produo de textos; 3.3. Saudaes e despedidas. Apresentao. Endereo. Hotel ou estabelecimento pblico. Meses, dias da semana, estaes do ano. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: Os mesmos assuntos listados abaixo reaparecero nos programas do 2 e do 3 ano de forma mais ampla e abrangente. 4.1. Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; 4.2. Identificao de palavras chave; 4.3. Afixao; 4.4. Uso do dicionrio; 4.5. Identificao de relaes lxicas: sinnimos e antnimos; 4.6. Identificao de palavras compostas; 4.7. Cuidado especial com as palavras cognatas (grande maioria). Estratgias para evitar o surgimento de uma lngua hbrida, mistura de espanhol e portugus 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. . Grupos nominais; . Referncia lexical e gramatical; . Verbos. Modos. Vozes; . Tempos verbais; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; . Marcadores de Seqncia Cronolgica; . Imperativo.Comandos; . Partitivos; .Substantivos; .Quantificadores (pronomes indefinidos); .Locues perifrsticas; .Comparaes; .Marcadores de concesso, condio, conseqncia, resultado; .Oraes. Ordem e colocao de elementos da orao; .Preposies. Indicao de lugar, posio, direo, distncia; . Indicadores de obrigao, permisso, explicao, reformulao e concluso; . Discurso indireto; . Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais); . Infinitivos e gerndios; . Advrbios; . Pronomes Pessoais. Colocao de Pronomes Complemento; . Pronomes reflexivos; . Verbos irregulares. Mudanas de Radical; . Demonstrativos e possessivos; . Adjetivo; . Nmeros; .Conjunes. Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa, etc.

Espanhol
1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais, propagandas e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos e a relevncia do tema; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto base da unidade;

37

1 ano
Francs
1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais, propagandas e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos e a relevncia do tema; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade; 2.2. Produo de textos escritos ou orais, tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura, uma propaganda, uma experincia pessoal etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.) 3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos mas no expressados por eles; b) Comprovao do que significativo para a compreenso e produo de textos. 3.3. Saudaes e despedidas. Apresentao. Endereo. Hotel ou estabelecimento pblico. Meses, dias da semana, estaes do ano. Profisses e nacionalidades. Descrio fsica e psicolgica de pessoas: adjetivos descritivos e apreciativos. Bebidas e alimentos. A idia de posse. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio. Observao: Os mesmos assuntos listados abaixo reaparecero nos programas do 2 e do 3 ano de forma mais ampla e abrangente. 4.1. Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais 4.2. Identificao de palavras-chave 4.3. Afixao 4.4. Uso do dicionrio 4.5. Identificao de relaes lxicas: sinnimos, antnimos; 4.6. Identificao de palavras compostas. 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. . Grupos nominais; . Referncia lexical e gramatical; . Verbos. Modos. Vozes; . Tempos verbais; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; . Marcadores de seqncia cronolgica; . Imperativo: Comandos; . Partitivos; . Substantivos; . Quantificadores (pronomes indefinidos); . Locues perifrsticas; . Comparaes; . Marcadores de concesso, condio, conseqncia, resultado; . Oraes. Ordem e colocao de elementos da orao; . Preposies. Indicao de lugar, posio, direo, distncia; . Indicadores de obrigao, permisso, explicao, reformulao e concluso; . Discurso indireto; . Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais);

Francs

(Continuao)

.Infinitivos e gerndios; . Discurso indireto; . Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais); . Infinitivos e gerndios; . Advrbios; . Pronomes Pessoais.Colocao de pronomes complemento; . Pronomes reflexivos; .Verbos irregulares. Mudanas de radical; . Demonstrativos e possessivos; . Adjetivo; . Nmeros; .Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa etc; . Ateno especial: Presente indicativo dos verbos etre, avoir e aller; . Conjugao dos verbos do 1 grupo (-ER); . Conjugao dos verbos do 2 e do 3 grupo: venir, sortir, partir, vouloir, pouvoir, savoir; . Construo de frases afirmativas e negativas; . Artigos partitivos, definidos e indefinidos; . A preposio chez e os artigos contrados au, aux; . O futuro prximo futur proche. A interrogao com: est-ce-que, qui, que, quand, o, comment, pourquoi. Atividades Comunicativas e Instrumentais A expresso de nacionalidade e da identidade profissional e civil. Informao sobre as profisses. Pedir ou dar informaes sobre lugares. Informaes sobre a idia de posse. Compreender textos escritos curtos, contendo a unidade programtica recmdiscriminada.

Ingls
1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos pelo tema, sua adequao ao quadro educativo, suas relaes com o contexto social, a adequao das dificuldades lingsticas aos supostos conhecimentos dos alunos e do professor; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade; 2.2. Produo de textos escritos ou orais, tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.); 3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos, mas no expressados por eles; b) Comprovao de que a questo significativa para a compreenso e produo de textos. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio.

38

1 ano
Biologia Ingls
4.1. Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; 4.2. Identificao de palavras-chave; 4.3. Afixao; 4.4. Uso do dicionrio; 4.5. Identificao de relaes lxicas: hipernimos, hipnimos, sinnimos e antnimos; 4.6. Identificao de palavras compostas; 4.7. Identificao de cognatos. 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante o 1 Ano do Ensino Mdio. Observao: a) A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item (3); b) A maioria dos itens listados abaixo constaro do programa do 2 ano e sero gradualmente tratados de forma mais ampla e abrangente. . Grupos nominais: adjetivos atributivos, construes em of e caso genitivo; . Referncia lexical e gramatical; . Tempos verbais: Presente simples, presente contnuo e passado simples; . Tempo futuro; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; . Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa; . Marcadores de seqncia cronolgica; . Modais indicadores de possibilidade; . Imperativo: instrues; . Yes-no questions and answers; . Wh-questions and answers; . Indicao de lugar, posio, direo e distncia. Observaes: A prova a que sero submetidos os alunos ao final do ano avaliar principalmente a compreenso e interpretao de textos. Questes de gramtica estaro relacionadas ao entendimento do texto. Os assuntos podero incluir os itens listados no segmento 3 ou temas de interesse geral, tais como: globalizao, ecologia, desemprego, economia, problemas sociais, educao, esportes e outros. Os textos sero escritos em linguagem comum e de alta freqncia de ocorrncia.

(Continuao)

3.1.1. O incio da Citologia; 3.1.2. A teoria celular; 3.1.3. Microscpia e outros mtodos de estudo em Citologia; 3.1.4. Medidas usadas em Citologia. 3.2. Envoltrios celulares; 3.2.1. Glicoclix; 3.2.2. Parede celular; 3.2.3. Membranas plasmticas; 3.2.4. Transporte atravs da membrana; 3.2.5. Endocitose e exocitose; 3.2.6. Especializaes. 3.3. Citoplasma 3.3.1. Noes gerais; 3.3.2. Componentes; 3.3.3.Sntese, armazenamento e transporte de macromolculas; 3.3.4. Metabolismo energtico das clulas; 3.3.5. Respirao e fermentao; 3.3.6. Fotossntese e quimiossntese; 3.4. Ncleo 3.4.1. Noes gerais; 3.4.2. Carioteca; 3.4.3. Carioplasma; 3.4.4. Nuclolo; 3.4.5. Cromatina e cromossomos; 3.5. Estrutura dos vrus, procariontes e eucariontes; 3.6. Diviso celular 3.6.1. Mitose; 3.6.2. Meiose ; 3.6.3. Gametognese humana; 3.7. Mtodos contraceptivos; 3.8. Doenas sexualmente transmissveis. 4. Histologia Animal 4.1. Tecidos Epiteliais; 4.1.1. De Revestimento; 4.1.2. Glandular; 4.2 Tecidos Conjuntivos 4.2.1. Frouxo; 4.2.2. Denso; 4.2.3. Adiposo; 4.2.4. Cartilaginoso; 4.2.5. sseo; 4.2.6. Sangneo.

4.3. Tecidos Musculares 4.3.1. Estriado esqueltico; 4.3.2. Liso; 4.3.3. Cardaco; 4.4. Tecido Nervoso

Biologia Matemtica
1. Introduo ao Estudo da Biologia 1.1. Conceito de Biologia 1.2. Nveis de organizao dos seres vivos 1.3. Principais subdivises da Biologia 1.4. Caracteres gerais dos seres vivos 2. Qumica Celular 2.1. Componentes inorgnicos 2.1.1. gua 2.1.2. Sais minerais 2.2. Componentes orgnicos 2.2.1. Carboidratos 2.2.2. Lipdios 2.2.3. Protenas 2.2.4. Enzimas 2.2.5. Vitaminas 2.2.6. cidos nuclicos 3. Citologia 3.1. Histrico

1. Conjuntos 1.1.Noes e notaes; 1.2. Relaes de pertinncia e incluso; 1.3. Subconjuntos; 1.4. Operaes elementares com conjuntos. Propriedades; 1.5. Conjunto das partes de um conjunto; 1.6. Conjuntos numricos fundamentais; 1.7. Intervalos. 2. Funes 2.1. Definio. Domnio, Contradomnio e Conjunto-imagem de uma funo; 2.2. Grfico de uma funo; 2.3. Tipos de funes: crescente e decrescente, par e mpar, injetora, sobrejetora e bijetora; 2.4. Composio de funes; 2.5. A inversa de uma funo; 2.6. Funo definida atravs de vrias sentenas.

39

1 ano
Matemtica

(Continuao)

Fsica

(Continuao)

3. Funo Afim 3.1. Definio e grfico; 3.2. Inequao do 1 grau; 3.3. Inequao produto e inequao quociente. 4. Funo Quadrtica 4.1. Definio, grfico e imagem da funo quadrtica; 4.2. Inequao do 2. grau; 4.3. Inequao produto e inequao quociente; 4.4. Mximo ou mnimo de uma funo quadrtica. Aplicaes. 5. Funo Modular 5.1. Definio e grfico; 5.2. Equaes e inequaes modulares. 6. Funo Exponencial 6.1. Definio e grfico; 6.2. Equaes e inequaes exponenciais. 7. Funo Logartmica 7.1. Logaritmo de um nmero real positivo. Propriedades; 7.2. Logaritmo decimal e logaritmo natural; 7.3. Definio e grfico da funo logartmica; 7.4. Equaes e inequaes logartmicas. 8. Seqncias 8.1. Definio e frmula de recorrncia; 8.2. Progresso Aritmtica;. 8.3. Progresso Geomtrica. Observao: Alm dos contedos recm-discriminados, sero cobrados assuntos relativos ao Ensino Fundamental (Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: 1, 2, 3 e 4 Ciclo).

5. Hidrosttica 5.1. Presso e Massa Especfica; 5.2. Presso Atmosfrica; 5.3. Variao da Presso com a Profundidade; 5.4. Princpio de Pascal; 5.5. Empuxo: Princpio de Arquimedes.

Qumica
1. Substncias e Transformaes A histria do desenvolvimento do ser humano, sua luta pela sobrevivncia e a utilizao dos materiais encontrados na natureza para diversos fins devem ser abordadas. Para a conceituao de transformao qumica e fsica, devem ser usados exemplos a partir do cotidiano do aluno. As mudanas de estado so estudadas de modo simples, dentro da anlise de ponto de ebulio e ponto de fuso, com a utilizao de grficos que diferenciem misturas de substncias, aproveitando-se para introduzir o conceito de processos exotrmico e endotrmico. 1.1. Ocorrncia das substncias na natureza; 1.2. Misturas e processos usuais de separao (filtrao, decantao, centrifugao, imantao, sifonao, flotao, destilao simples e fracionada); 1.3. Caracterizao das substncias atravs de propriedades: cor, aspecto, temperatura de fuso, temperatura de ebulio, densidade e solubilidade; 1.4. Transformaes fsicas; estados fsicos da matria e mudanas de estado; variao de energia e do estado de agregao das partculas; 1.5. Transformaes qumicas; evidncias macroscpicas alteraes de cor, aspecto, absoro ou liberao de energia, evoluo de gases, formao de precipitados; 1.6. Lei de Lavoisier (lei de conservao da massa). Lei de Proust (lei das propores definidas). 2. Natureza da Matria 2.1. Os modelos atmicos devero se restringir apenas aos clssicos nos seus aspectos qualitativos, sem preocupao com os modelos qunticos (orbitais atmicos, moleculares, hibridao etc.); 2.2. A utilizao de modelos para representar e explicar a natureza; 2.3. O modelo atmico de Dalton; 2.4. A natureza eltrica da matria: o modelo atmico de Thomson; 2.5. O modelo atmico de Rutherford: o ncleo atmico; 2.6. O nmero atmico e o nmero de massa istopos; 2.7. Noes elementares do modelo atmico de Bohr; 2.8. Linguagem qumica; representao simblica dos elementos e das molculas; equaes qumicas. 3. A Tabela Peridica A Tabela Peridica deve ser tratada dentro de uma perspectiva histrica, sendo entendida como uma forma de sistematizao das propriedades fsicas e qumicas dos elementos e deve ser explorada ao longo de todo o programa, destacando-se sua utilidade. A obteno, utilizao e propriedades dos materiais devem ser abordadas, levando-se em conta aspectos cientficos, tecnolgicos, econmicos e ambientais. 3.1. Evoluo da Tabela Peridica; 3.2. Relao entre propriedades das substncias e posio dos elementos na Tabela Peridica; 3.3. Propriedades peridicas: raio atmico, energia de ionizao, afinidade eletrnica; 3.4. Obteno, utilizao e propriedades dos elementos mais conhecidos e seus compostos; 3.5. Estudo dos principais metais, especialmente Fe, Al, Cu, Au, Hg e Ag; ligas metlicas, suas propriedades; metalurgia.

Fsica
1. Introduo Fsica e Cinemtica Escalar 1.1. Algarismos significativos; 1.2. Sistemas de unidade; 1.3. Notao cientfica; 1.4. Conceitos bsicos de cinemtica; 1.5. Movimento Uniforme; 1.6. Movimento uniformemente variado; 1.7. Queda livre. 2. Cinemtica Vetorial e Movimento Circular 2.1. Operaes com vetores; 2.2. Cinemtica vetorial; 2.3. Composio de movimentos; 2.4. Movimento de um projtil; 2.5. Movimento circular. 3. Dinmica da Partcula 3.1. Leis de Newton; 3.2. Foras de atrito; 3.3. Foras no movimento circular; 3.4. Gravitao: Leis de Kepler; Gravitao Universal; 3.5. Trabalho mecnico, Potncia e Rendimento; 3.6. Energia Mecnica; 3.7. Conservao da Quantidade de Movimento. 4. Esttica 4.1. Momento de uma fora; 4.2. Equilbrio da partcula; 4.3. Equilbrio do corpo rgido.

40

1 ano
Geografia

(Continuao)

(Continuao)
Qumica
4. Ligaes Qumicas O modelo das ligaes qumicas deve ser tratado como uma maneira de explicar a diversidade e propriedade das substncias. Deve ser destacada a influncia dos tipos de interaes intermoleculares nas propriedades fsicas das substncias, temperaturas de fuso e ebulio, solubilidade e condutividade eltrica em solues aquosas. 4.1. O modelo da estabilidade e as limitaes da teoria do octeto; 4.2. Representao de Lewis; 4.3. Modelo inico, covalente e metlico; 4.4. Conceito de eletronegatividade, polaridade e noes de geometria molecular (Teoria da repulso dos eltrons da camada de valncia aplicado a molculas com at 5 tomos); 4.5. Interaes intermoleculares: Van der Waals, dipolo-dipolo e ligao hidrognio; 4.6. Determinao das frmulas de compostos inicos e covalentes mais importantes; 4.7. Estados de oxidao. 5. cidos, Bases, Sais e xidos Devem-se enfatizar as aplicaes prticas no cotidiano e no sistema produtivo e as implicaes ambientais decorrentes do uso dos cidos, bases, sais e xidos, destacando-se: 5.1. cidos: cido clordrico, cido ntrico, cido sulfrico e cido fosfrico; 5.2. Bases: amnia, hidrxido de alumnio, hidrxido de clcio, hidrxido de magnsio e hidrxido de sdio; 5.3. Sais: carbonatos, fosfatos, halogenatos, nitratos e sulfatos. 5.4. xidos: xidos de alumnio, xidos de clcio, xidos de carbono, xidos de enxofre, xidos de ferro, xidos de magnsio e xidos de nitrognio; importante o reconhecimento da acidez e basicidade de solues comuns, tais como, suco de limo, vinagre, gua (chuva cida), sangue etc; 5.5. cidos e bases: propriedades e o conceito de Arrhenius; 5.6. Indicadores cido-base: conceito e utilizao; 5.7. Neutralizao total e parcial; 5.8. pH: conceito, escalas e usos; 5.9. xidos e sais - reconhecimento e propriedades; 5.10. O problema da chuva cida. 6. Reaes Qumicas e Quantidade de Matria importante retomar as evidncias que caracterizam uma reao qumica. No se recomenda a abordagem da classificao usual das reaes em anlise, sntese, dupla-troca, substituio simples. 6.1. Reaes qumicas: conceito e evidncias; 6.2. Balanceamento de equaes qumicas simples pelo mtodo da simples inspeo; 6.3. Massas atmicas e massas moleculares; 6.4. Quantidade de matria (mol), massa molar e constante de Avogadro. 7. Temas sugeridos para uma abordagem contextualizada 7.1. A gua na natureza e tratamento de gua; 7.2. A Qumica na agricultura (adubos e fertilizantes). 3. Problemas ambientais do meio rural e dos centros urbanos 3.1. A modernizao das atividades agrrias; 3.2. A questo agrria e o acesso aos recursos naturais; 3.3. Urbanizao; 3.4. Problemas fsicos e sociais das cidades. 4. A nova ordem mundial e as redefinies no mapa-mundi 4.1. Capitalismo e socialismo; 4.2. O colapso do socialismo estatal; 4.3. O fim do mundo bipolar; 4.4. O mundo multipolar; 4.5. Noes de globalizao.

Histria

1. A Teoria da Histria 1.1. Conceito Cientfico de Histria; 1.2. Diviso da Histria; 1.3. Evoluo do Pensamento historiogrfico: atualidade; 1.4. Disciplinas Auxiliares da Histria; 1.5. Conceito de Modo de Produo; 1.6. O Homem em Comunidades Primitivas. 2. O Mundo Antigo 2.1. Egito; 2.2. Mesopotmia; 2.3. Prsia; 2.4. Hebreus; 2.5. Fencios. 3. O Mundo Asitico 3.1. ndia; 3.2. China; 3.3. Japo. 4. O Mundo Grego 4.1. Creta; 4.2. Perodo Homrico; 4.3. Arcaico; 4.4. Perodo Clssico; 4.5. Hegemonia das Polis; 4.6. Macednicos; 4.7. Helenismo. 5. O Mundo Romano 5.1. Monarquia, Repblica, Principado e Imprio; 5.2. Declnio e Queda do Imprio Romano; 5.3. Cristianismo; 5.4. Reinos Brbaros; 5.5. Imprio Bizantino.

da Grcia

Geografia

1. Noes de Cartografia 1.1. Coordenadas geogrficas; 1.2. Movimentos da terra e suas conseqncias; 1.3. Escalas; 1.4. Projees cartogrficas; 1.5. Interpretao de mapas. 2. Sistemas Naturais e Transformaes 2.1. Os climas e a interferncia do homem; 2.2. O relevo e as alteraes humanas; 2.3. Os domnios vegetais e a ao do homem; 2.4. A rede hidrogrfica e a interferncia humana.

6. O Mundo Medieval 6.1. Imprio Bizantino; 6.2. Islamismo; 6.3. Imprio Carolngio; 6.4. O Modo de Produo Feudal; 6.5. Feudalismo Europeu; 6.6. Cultura e Mentalidade do Mundo Feudal; 6.7. As Cruzadas; 6.8. Renascimento Comercial e Urbano do Sistema Feudal.

Trote - PSS 2003

41

2 ano
Portugus e Literatura Brasileira
A relao de tpicos a seguir no pressupe uma proposta de estudos lineares e estanques. Antes, entendemos que devem ser tratados a partir de contextos de leitura, produo de textos e, sobretudo, reescrita dos textos, de acordo com as necessidades de ensino-aprendizagem em sala de aula. Isto quer dizer que, no processo de leitura e produo de textos, o professor poder trabalhar as sugestes de contedos gramaticais da 2 srie do Ensino Mdio. 1. Tipos de discurso (direto e indireto) 2. Morfologia 2.1. Reconhecimento da classificao morfolgica das palavras, observando o tipo de discurso dos autores; 2.2. Estrutura e Processo de Formao das Palavras (estudo a partir do discurso publicitrio, da informtica, do mercado financeiro etc.); 2.3. Verbos: Funcionamento dos tempos e dos modos verbais (salientar e constatar o uso de algumas formas verbais, assim como: verbos irregulares; defectivos; forma de particpio e gerndio; a forma dos verbos crer,dar, ler,ver; flexes e terminaes dos verbos em: o e am; 2.4. Funcionamento e classificao das conjunes como elementos de integrao e argumentao discursiva; 2.5. Preposies: importncia na articulao semntica dos seus usos como, por exemplo: "Copo de/ou com gua?" "Brinquedo de/ou da criana?" "TV em/ou a cores? 3. Regncia Verbal e Crase 4.Ortografia (o professor poder trabalhar questes ortogrficas a partir das produes textuais dos alunos.). 5. Colocao Pronominal 6. Pontuao SUGESTES DE TEMAS LITERRIOS Romantismo: Prosa; Realismo / Naturalismo; Parnasianismo; Simbolismo; Pr-Modernismo.

Espanhol

(Continuao)

3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos mas no expressadas por eles; b) Comprovao do que significativo para a compreenso e produo de textos; 3.3. Manifestao de necessidades: identificar pessoas, profisses, nacionalidade e alimentos. Como identificar preos numa loja, datas e horas do dia. Identificao de objetos. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio 4.1. Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; 4.2. Identificao de palavras-chave; 4.3. Afixao; 4.4. Uso do dicionrio; 4.5. Identificao de relaes lxicas: sinnimos e antnimos; 4.6. Identificao de palavras compostas; 4.7.Cuidado especial com as palavras cognatas (grande maioria). Estratgias para evitar o surgimento de uma lngua hbrida, mistura de espanhol e portugus. 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. . Grupos nominais; . Referncia lexical e gramatical; . Verbos. Modos. Vozes; . Tempos verbais; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; . Marcadores de seqncia cronolgica; . Imperativo. Comandos; . Partitivos; . Substantivos; . Quantificadores (pronomes indefinidos); . Locues perifrsticas; . Comparaes; . Marcadores de concesso, condio, conseqncia, resultado; . Oraes. Ordem e colocao de elementos (partes) da orao; . Preposies. Indicao de lugar, posio, direo, distncia; . Indicadores de obrigao, permisso, explicao, reformulao e concluso; . Discurso indireto; . Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais); . Infinitivos e gerndios; . Advrbios; . Pronomes Pessoais. Colocao de pronomes-complemento; . Pronomes reflexivos; . Verbos irregulares. Mudanas de radical; . Demonstrativos e possessivos; . Adjetivo; . Nmeros; .Conjunes. Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa etc.

Espanhol
1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais, propagandas e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos e a relevncia do tema; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade; 2.2. Produo de textos escritos ou orais, tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura, uma propaganda, uma experincia pessoal etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.);

42

2 ano
Francs
1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais, propagandas e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos e a relevncia do tema; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade; 2.2. Produo de textos escritos ou orais tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura, uma propaganda, uma experincia pessoal, etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.); 3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos mas no expressadas por eles; b) Comprovao do que significativo para a compreenso e produo de textos; 3.3. Nmeros cardinais e ordinais. Datas. Expresso da hora. Construo de uma agenda, no presente do indicativo, no passado e no futuro. Expresses de preferncia (j'aime, j'adore, je deteste etc). A publicidade e os objetos de consumo. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: Os mesmos assuntos listados abaixo reaparecero nos programas do 2 e do 3 ano de forma mais ampla e abrangente. 4.1. Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; 4.2. Identificao de palavras-chave; 4.3. Afixao; 4.4. Uso do dicionrio; 4.5. Identificao de relaes lxicas: sinnimos e antnimos; 4.6. Identificao de palavras compostas; 4.7. Cuidado especial com as palavras cognatas. 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. . Grupos nominais; . Referncia lexical e gramatical; . Verbos. Modos. Vozes; . Tempos verbais; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; . Marcadores de seqncia cronolgica; . Imperativo. Comandos; . Partitivos; . Substantivos; . Quantificadores (pronomes indefinidos); . Locues perifrsticas; . Comparaes; . Marcadores de concesso, condio, conseqncia e resultado; . Oraes. Ordem e colocao de elementos da orao; . Preposies. Indicao de lugar, posio, direo, distncia; . Indicadores de obrigao, permisso, explicao, reformulao e concluso; . Discurso indireto. . Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais); . Infinitivos e gerndios; . Advrbios; .Pronomes Pessoais. Colocao de pronomes complemento. Pronomes reflexivos; . Verbos irregulares. Mudanas de radical;

(Continuao)

Francs
. Demonstrativos e possessivos; . Adjetivo; . Nmeros; .Conjunes. Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa etc. Ateno especial: Conjugao dos verbos do 1 grupo (em ER), do 2 e 3 grupo nos trs tempos do modo indicativo: presente, pass compos e futuro simples. O pass compos conjugado com os auxiliares tre e Avoir. Os advrbios de tempo: aujourd' hui, hier, demain. Expresses temporais. Os pronomes complementos diretos e indiretos (le,la, les; lui, leur). O modo imperativo em frases afirmativas e negativas. Imperativo e pronomes complemento. A expresso de quantidade (assez, trop, beaucoup). O pass rcent. A idia de causa (pourquoi x parce que). Atividades Comunicativas e Instrumentais Relatar um fim de semana. Relatar projetos para o futuro. Exprimir preferncias (roupa, moda, lazer). Compreender um texto contendo as opes acima referidas. Dar e pedir informaes sobre preos. Utilizar discurso indireto. Ler e compreender anncios publicitrios. Ler e compreender cartas, cartes postais, relatos de viagens e ensaios crticos.

Ingls
1. Leitura 1.1 Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos pelo tema, sua adequao ao quadro educativo, suas relaes com o contexto social, a adequao das dificuldades lingsticas aos supostos conhecimentos dos alunos e do professor; 1.2 Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3 Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1 Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade; 2.2 Produo de textos escritos ou orais, tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1 Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.); 3.2 Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos, mas no expressados por eles, b) Comprovao de que a questo significativa para a compreenso e produo de textos. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio 4.1 Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; 4.2 Identificao de palavras-chave; 4.3 Afixao; 4.4 Uso do dicionrio; 4.5 Identificao de relaes lxicas: hipernimos, hipnimos, sinnimos e antnimos; 4.6 Identificao de palavras compostas; 4.7 Identificao de cognatos; 4.8 Compreenso e uso de palavras como: do/make, say/tell, lie/lay, still/yet, wait/expect/hope, raise/rise, increase/grow, like/as, avoid/prevent, rob/steal, miss/lose, bring/take etc.

43

2 ano
Ingls

(Continuao)

Biologia

(Continuao)

5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante o 2 Ano letivo do Ensino Mdio Observao:
a) A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. b) A maioria dos itens listados abaixo constaro do programa do 3 ano e sero gradualmente tratados de forma mais ampla e abrangente.

drosfilas; 1.8. A 2a Lei de Mendel; 1.9. Interao gnica e pleiotropia; 1.10. Herana quantitativa; 1.11. Ligao, permuta e mapas genticos; 1.12. Engenharia gentica e biotecnologia. 2. Origem da Vida 3. Evoluo 3.1. Conceito; 3.2. Fixismo e evolucionismo; 3.3. As teorias evolucionistas; 3.4. A Teoria Sinttica da evoluo; 3.4.1. Freqncias gnicas e genotpicas; 3.4.2. O teorema de Hardy-Weinberg; 3.4.3. Os fatores evolutivos; 3.5. Convergncia e irradiao adaptativa; 3.6. Aberraes cromossmicas; 3.7. O processo de especiao; 3.8. Mecanismos de isolamento reprodutivo; 3.9. Evoluo do homem. 4. Ecologia 4.1. Conceito; 4.2. Importncia ; 4.3. Biosfera e ecossistemas; 4.3.1. Fatores abiticos; 4.3.2. Fatores biticos; 4.3.3. Cadeias e teias alimentares; 4.3.4. Nveis trficos; 4.3.5. Habitat e nichos ecolgicos; 4.4. Energia e matria nos ecossistemas; 4.4.1. Fluxo energtico; 4.4.2. Produtividade primria e secundria; 4.4.3. Pirmides ecolgicas; 4.4.4. Ciclos do carbono, da gua, do nitrognio e do clcio; 4.5. A dinmica das populaes; 4.5.1. Caractersticas das populaes; 4.5.2. Fatores reguladores do tamanho das populaes; 4.6.Relaes ecolgicas entre os seres vivos de uma comunidade; 4.6.1. Relaes harmnicas; Intra-especficas; Inter-especficas; 4.6.2. Relaes desarmnicas; Intra-especficas; Inter-especficas; 4.6.3. Epidemias e endemias; 4.7. Sucesso ecolgica e comunidade clmax; 4.8. A biosfera e seus biomas; 4.8.1. Os biomas terrestres; 4.8.2. Os biomas aquticos; 4.8.3. As regies fitogeogrficas brasileiras. 4.9. Poluio e degradao ambiental

. Grupos nominais: adjetivos atributivos, construes em of e caso genitivo . Referncia lexical e gramatical; .Tempos verbais: Presente simples, presente contnuo e passado simples; . Tempo futuro; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; .Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa; . Marcadores de seqncia cronolgica ; . Modais indicadores de possibilidade; . Imperativo: instrues; .Yes-no questions and answers; . Wh-questions and answers; . Indicao de lugar, posio, direo e distncia; .Verbos: presente perfeito e passado contnuo; . Partitivos; . Mass nouns; . Quantificadores (pronomes indefinidos); . Verbos preposicionados (prepositional verbs) . Comparaes; . O sufixo -ing como substantivo, adjetivo e verbo; . Marcadores de adio, alternativa, contraste, causa; . Marcadores de concesso, condio, conseqncia, resultado; . Modais indicadores de obrigao, permisso, pedidos, convites, etc.; . Voz passiva; . Marcadores de enumerao, reforo, explicao, reformulao e concluso; . Discurso indireto; . Collocations. Observao: A prova a que sero submetidos os alunos, ao final do ano, avaliar principalmente a compreenso e interpretao de textos. Questes de gramtica estaro relacionadas ao entendimento do texto. Os assuntos dos temas podero ser de interesse geral, tais como: globalizao, ecologia, desemprego, economia, problemas sociais, educao, esportes e outros. Os textos sero escritos em linguagem comum e de alta freqncia de ocorrncia.

Biologia

1. Gentica 1.1. O que estuda a Gentica; 1.2. Histrico das teorias sobre a hereditariedade; 1.3. Termos utilizados em Gentica; 1.4. A 1a Lei de Mendel; 1.4.1. O mtodo de Mendel; 1.4.2. Cruzamentos e retrocruzamentos; 1.4.3. Heredogramas; 1.4.4. Caractersticas humanas regidas pela 1 Lei de Mendel; 1.5. Noes de Probabilidade; 1.6. Outros casos de monoibridismo; 1.6.1. Ausncia de dominncia; 1.6.2. Genes letais; 1.6.3. Polialelia; 1.6.4. Herana dos grupos sangneos: sistemas ABO, Rh, MN, Transfuses Sangneas; 1.6.5. Herana relacionada ao sexo; 1.7. Determinao do sexo em mamferos, em aves e em

Matemtica

1. Trigonometria 1.1. Razes trigonomtricas no tringulo retngulo; 1.2. Conceitos bsicos: Circunferncia orientada, arco orientado, unidades de medidas de arcos; 1.3. Funes trigonomtricas; 1.4. Redues ao 1 quadrante; 1.5. Relaes trigonomtricas; 1.6. Transformaes trigonomtricas; 1.7. Equaes trigonomtricas; 1.8. Resoluo de tringulos. 2. Matrizes 2.1. Definio;

44

2 ano
(Continuao)
Matemtica
2.2. Operaes; 2.3. Matriz transposta, simtrica e anti-simtrica; 2.4. Inversa de uma matriz. 3. Determinantes 3.1. Definio; 3.2. Clculo do determinante de uma matriz; 3.3. Propriedades. 4. Sistemas Lineares 4.1. Definio; 4.2. Resoluo; 4.3. Classificao e discusso de sistemas. 5. Anlise Combinatria 5.1. Princpio fundamental da contagem; 5.2. Arranjos; 5.3. Combinaes; 5.4. Permutaes. 6. Binmio de Newton 6.1. Nmeros binomiais; 6.2. Desenvolvimento de um binmio; 6.3. Expresso do termo geral. 7. Probabilidade 7.1. Espao amostral de um experimento; 7.2. Evento de um espao amostral; 7.3. Probabilidade de um evento. 1. Estudo dos Gases No estudo dos gases, alm de se abordarem suas propriedadades fsicas e qumicas, deve-se tratar o tema atmosfera terrestre no que concerne sua importncia vital, econmica (substncias que so obtidas a partir da atmosfera, tais como: nitrognio, oxignio e gases nobres) e ecolgica, medida que os impactos ambientais provocados pelo homem so difceis de serem revertidos. 1.1. Caractersticas gerais dos gases; 1.2. Relaes entre presso, volume, temperatura e quantidade de matria nos gases ideais; 1.3. Atmosfera: importncia, composio, utilizao dos principais componentes. Problemas ambientais: efeito estufa e destruio da camada de oznio. 2. Clculos Estequiomtricos A necessidade dos clculos estequimtricos deve ser evidenciada, abordando-se como as indstrias controlam a quantidade de reagentes e matria-prima, e o padro de qualidade e rendimento real dos produtos obtidos. 2.1. Clculos estequiomtricos envolvendo massa, quantidade de matria (mol) e volume; 2.2. Clculos estequiomtricos envolvendo pureza dos reagentes e rendimento das reaes. 3. Solues Lquidas e Colides Este item pode ser contextualizado, tratando-se, por exemplo, de teores alcolicos em bebidas, concentrao de produtos de limpeza etc. Quanto ao estudo das propriedades coligativas e colides, devem-se enfatizar as aplicaes prticas no cotidiano e sistema produtivo. 3.1. Solues e solubilidade, efeito da temperatura na solubilidade, o papel das foras intramoleculares nos processos de dissoluo; 3.2. Clculos envolvendo concentrao das solues em g/L, mol/L e percentuais; 3.3. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas. Estado coloidal: caracterizao, propriedades, importncia nos processos biolgicos.. 4 . Termoqumica Sero destacados os aspectos relativos produo de energia, a partir de reaes de combusto e sua utilizao prtica. No sero formuladas questes cuja soluo envolva clculos com a Lei de Hess com abordagem essencialmente mecnica de utilizao de frmulas. 4.1. Aspectos energticos das reaes qumicas: exotrmicas e endotrmicas; 4.2. Calor e temperatura: conceito e diferenciao; 4.3. Grficos de entalpia versus caminho da reao; 4.4. A produo de energia pela queima de combustveis: carvo, lcool e hidrocarbonetos - aspectos qumicos e implicaes ambientais; 4.5. Calor de reao, entalpia e Lei de Hess; 4.6. Variao de energia na formao e quebra de ligaes; 4.7. Energia e organismos vivos: fotossntese, fermentao e oxidao completa da glicose. 5. Cintica e Equilbrio Qumico O tratamento das relaes entre tempo e transformaes qumicas deve ser iniciado pela explorao dos aspectos qualitativos. importante a compreenso da necessidade de se alterar a rapidez de determinados processos qumicos, e como isto pode ser feito. No sero formuladas questes envolvendo clculos de leis de velocidade e clculos de constantes de equilbrio. 5.1. Evidncias de ocorrncia de reaes qumicas: a variao de propriedades em funo do tempo; 5.2. Teoria das colises moleculares; 5.3.Velocidade das transformaes qumicas: fatores que influenciam a velocidade das transformaes qumicas, energia de ativao; 5.4. Catalisadores; 5.5. Reaes qumicas reversveis;

Qumica

Fsica
1. Termologia 1.1. Termometria; 1.2. Dilatao Trmica; 1.3. Calorimetria; 1.4. Trocas de Calor sem e com Mudana de Estado; 1.5. Transmisso de Calor; 1.6. Gases Perfeitos; 1.7. Termodinmica. 2 ptica 2.1. ptica Geomtrica; 2.2. Reflexo da Luz; 2.3. Espelhos Planos e Esfricos; 2.4. Refrao da Luz; 2.5. Lentes Esfricas; 2.6. Instrumentos pticos. 3. Ondulatria 3.1. Movimento Harmnico Simples; 3.2. Ondas; 3.3. Acstica.

45

2 ano
(Continuao)
Qumica
5.6.Equilbrio qumico: caracterizao experimental e natureza dinmica; 5.7.Modificao do estado de equilbrio. O princpio de Le Chatelier; 5.8. O equilbrio qumico e a produo de amnia. 6. Temas sugeridos para uma abordagem contextualizada 6.1. A utilizao das transformaes qumicas na obteno de energia; 6.2. A cintica qumica e a conservao de alimentos.

Histria

(Continuao)

6. As Revolues Burguesas que Marcaram o Mundo Moderno 6.1. As revolues inglesas do sc. XVII; 6.2. A Revoluo Industrial - consolidao do capitalismo industrial; 6.3. Iluminismo e o Despotismo Esclarecido; 6.4. A Revoluo Francesa. 7. As Principais Rebelies Coloniais Brasileiras Dando nfase aos movimentos locais e regionais. 8. A Crise dos Sistemas Coloniais 8.1. Ingls; 8.2. Independncia dos EUA; 8.3. Portugus e o Processo de Independncia do Brasil (1808/1822); 8.4. Espanhol. 9. Brasil Independente 1822/1889 9.1. Primeiro Reinado 1822/1831; 9.2. Perodo Regencial 1831/1840; 9.3. Segundo Reinado 1840/1889; Destacando, nesse perodo, os aspectos econmicos, sociais, polticos e culturais. Reafirmao do modelo burgus e a sua contestao. Dando nfase tambm Alagoas Imperial.

Geografia
1. Comrcio Internacional 1.1. Globalizao; 1.2. Diviso internacional do trabalho; 1.3. Formao dos grandes mercados comuns ou blocos regionais; 1.4. Supremacia dos pases desenvolvidos e dependncia dos pases subdesenvolvidos. 2. Atividades Econmicas 2.1. Extrativismo; 2.2. Fontes de energia; 2.3. Do artesanato revoluo tcnico-cientfica na indstria; 2.4. Produo agropecuria e evoluo dos sistemas agrcolas; 2.5. Comrcio e servios. 3. Populao 3.1. Crescimento demogrfico; 3.2. Movimentos migratrios; 3.3. Populao ativa e inativa; 3.4. Populao ativa e os setores de atividades econmicas; 3.5. Distribuio da renda. 4. Recursos naturais e a questo ambiental 4.1. Ecossistemas e impactos ambientais; 4.2. Conscincia ecolgica; 4.3. Lutas em defesa do meio ambiente; 4.4. Desenvolvimento sustentvel.

Histria
Conceitos de Modo de Produo Capitalista 1. Transio do Feudalismo ao Capitalismo 1.1. A crise do sistema feudal. 2. O Mundo Moderno 2.1. Formao dos Estados Nacionais; 2.2. Absolutismo; 2.3. Expanso martimo-comercial europia; 2.4. Renascimento cultural; 2.5. Reforma e Contra-Reforma. 3. O Mercantilismo e os Sistemas Coloniais 3.1. O modelo espanhol, ingls, francs e holands. 4. A Colonizao da Amrica 4.1. O Brasil Pr-colonial (1500/1530). 5. Brasil Colonial (1530/1808) Dando nfase tambm Alagoas Colonial. 5.1. Formao territorial, econmica, poltica, administrativa, Matrcula dos Feras - Campus / UFAL social e cultural; 5.2. O domnio espanhol; 5.3. Os holandeses no Brasil; 5.4. Ciclo da Minerao.

46

3 ano
Portugus e Literatura Brasileira
A Relao de tpicos a seguir no pressupe uma proposta de estudos lineares e estanques. Antes, entendemos que devem ser tratados a partir de contextos de leitura, produo de textos e, sobretudo, reescrita dos textos, de acordo com as necessidades de ensino-aprendizagem em sala de aula. Isto quer dizer que, no processo de leitura e produo de textos, o professor poder trabalhar as sugestes de contedos gramaticais tanto da 1 , 2 e 3 srie, a partir das necessidades de ensino-aprendizagem. 1. Sintaxe: noes de frases (tipos); oraes e perodos. 2. Reconhecimento dos termos essenciais, integrantes e acessrios da orao. 3.Estudo do funcionamento da relao de coordenao e subordinao de frases em textos. 4. Oraes Subordinadas, Substantivas e Adjetivas. 4.1. Reconhecimentos e possibilidades de reduo e ampliao das oraes a partir da substituio de elementos cognatos: verbos por substantivos e vice-versa e verbos por adjetivos e vice-versa; 4.2.Oraes Subordinadas Adverbais. Estudos das possibilidades das relaes semnticas (de comparao, de conformidade, de causa etc) entre oraes; 4.3. Oraes Reduzidas. 5. Concordncias Verbal e Nominal. 5.1. Estudo comparativo, enfatizando concordncias variantes de prestgio social x variantes estigmatizadas. 6. Pontuao 7. Ortografia 8. Regncias Verbal e Nominal SUGESTES DE TEMAS LITERRIOS Vanguardas Europias Modernismo: Poesia e Prosa Representantes e Obras Ps-Modernismo: Poesia e Prosa Representantes e Obras

Espanhol

(Continuao)

3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.); 3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos mas no expressadas por eles; b) Comprovao de que significativa para a compreenso e produo de textos; 3.3 Transportes e comunicaes. Televiso e cinema. Esportes e lazer. Artes e Literatura. Expresses de opinio. A idia de condio, de oposio, de conseqncia e de finalidade. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio. 4.1 Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais 4.2 Identificao de palavras chaves; 4.3 Afixao; 4.4 Uso do dicionrio; 4.5 Identificao de relaes lxicas: sinnimos e antnimos; 4.6 Identificao de palavras compostas; 4.7 Cuidado especial com as palavras cognatas (grande maioria). Estratgias para evitar o surgimento de uma lngua hbrida, mistura de espanhol e portugus. 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante os trs anos do Ensino Mdio Observao. A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. . Grupos nominais; . Referncia lexical e gramatical; . Verbos. Modos. Vozes; . Tempos verbais; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia ; . Marcadores de seqncia cronolgica; . Imperativo. Comandos; . Partitivos; . Substantivos; . Quantificadores (pronomes indefinidos); . Locues perifrsticas; . Comparaes; . Marcadores de concesso, condio, consequncia, resultado; . Oraes. Ordem e colocao de elementos (partes) da orao; . Preposies. Indicao de lugar, posio, direo, distncia; . Advrbios; . Indicadores de obrigao, permisso, explicao, reformulao e concluso; . Discurso indireto; .Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais). Infinitivos e gerndios; . Advrbios; . Pronomes Pessoais. Colocao de pronomes-complemento. Pronomes reflexivos; . Verbos irregulares. Mudanas de radical; . Demonstrativos e possessivos; . Adjetivo; . Nmeros; .Conjunes. Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa etc; . A partcula se; . Interrogativos; . A ordem das palavras; . Verbo gustar; Ateno Especial: Oraes compostas. Verbos irregulares. Adjetivos. Conjunes. Interrogativos. Locues. Pronomes. Se e que. (Alm dos assuntos de Ateno Especial do 1 e 2 ano)

Espanhol

1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais, propagandas e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos e a relevncia do tema; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade; 2.2. Produo de textos escritos ou orais tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura, uma propaganda, uma experincia pessoal etc.

47

3 ano
(Continuao)
Espanhol
Observao: A prova a que sero submetidos os alunos ao final do ano avaliar principalmente a compreeenso/interpretao de textos. Questes de gramtica estaro relacionadas ao entendimento do texto. Os assuntos podero incluir os listados no item 3.3 ou a temas de interesse geral, tais como globalizao, ecologia, desemprego, economia, problemas sociais, educao, esportes etc. .Wh-questions and answers; .Verbos: presente perfeito e passado contnuo; . Partitivos; . Mass nouns; . Quantificadores (pronomes indefinidos); .Verbos frasais (phrasal verbs); .Verbos preposicionados (prepositional verbs); .Comparaes; . Sufixo (ing) como substantivo, adjetivo e verbo; . Marcadores de adio, alternativa, contraste, causa; . Marcadores de concesso, condio, conseqncia, resultado; . Oraes relativas; . Indicao de lugar, posio, direo, distncia (prepositions and adverbs); .Modais indicadores de obrigao, permisso, explicao reformulao e concluso; . Discurso indireto; . Substituio; .Verbos: passado perfeito e presente perfeito contnuo; . Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais); . Infinitivos e gerndios; . Advrbios de modo e instrumento; . Pronomes reflexivos; Collocations Ateno Especial: Oraes subordinadas. Marcadores de organizao textual (enumerao, reformulao, concluso, etc.); Modais, hipteses, condies e suposies . Sufixo-ing como substantivo, adjetivo ou verbo. Indicadores de lugar, posio, direo e distncia. Verbos. Verbos preposicionados e verbos frasais. Advrbios. Comparaes (superlativos e outras formas). Mass nouns. Infinitivos e gerndios. Observao: A prova a que sero submetidos os alunos ao final do ano avaliar principalmente a compreeenso/interpretao de textos. Questes de gramtica estaro relacionadas ao entendimento do texto. Os assuntos podero incluir os listados no item 3.3 ou a temas de interesse geral, tais como globalizao, ecologia, desemprego, economia, problemas sociais, educao, esportes etc.

Ingls

(Continuao)

Ingls

1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais, propagandas e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos e a relevncia do tema; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade. 2.2. Produo de textos escritos ou orais, tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura, uma propaganda, uma experincia pessoal etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.); 3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos mas no expressadas por eles; b) Comprovao de que esses elementos so significativos para a compreenso e produo de textos; 3.3. Transportes e comunicaes. Televiso e cinema. Esportes e lazer. Artes e Literatura. Expresses de opinio. A idia de condio, de oposio, de conseqncia e de finalidade. 4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio. 4.1. Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; 4.2. Identificao de palavras-chave; 4.3. Afixao; 4.4. Uso do dicionrio; 4.5. Identificao de relaes lxicas: sinnimos e antnimos; 4.6. Identificao de palavras compostas; 4.7. Cuidado especial com as palavras cognatas. 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: A lista abaixo no uma seqncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. . Grupos nominais; . Referncia lexical e gramatical; . Tempos verbais: presente simples, contnuo e passado simples. Futuro; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; .Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa; . Marcadores de seqncia cronolgica; . Construes em of e caso genitivo; . Modais indicadores de possibilidade; . Imperativo. Comandos. Instrues; .Yes-no questions and answers;

Francs
1. Leitura 1.1. Leitura de textos extrados de jornais, revistas, livros (fico e no-fico), brochuras, manuais, propagandas e outras publicaes, considerando o interesse dos alunos e a relevncia do tema; 1.2. Identificao de idias centrais, secundrias, implcitas e intertextuais; 1.3. Identificao e interpretao de referncias culturais. 2. Produo 2.1. Produo de frases, diagramas, tabelas, pargrafos e textos, tendo como ponto de partida o tema ou o texto-base da unidade; 2.2. Produo de textos escritos ou orais, tendo como ponto de partida um texto, um tema, uma discusso, um desenho, um diagrama, um mapa, uma foto, uma pintura, uma propaganda, uma experincia pessoal etc. 3. Vocabulrio e Gramtica 3.1. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais, escolhidos pelos alunos (palavra ou expresso interessante, estrutura de difcil compreenso etc.); 3.2. Reflexo sobre elementos lexicais, gramaticais e textuais escolhidos pelo professor a partir de: a) Dificuldades observadas nos alunos mas no expressadas por eles; b) Comprovao de que significativa para a compreenso e produo de textos. 3.3. Transportes e comunicaes. Televiso e cinema. Esportes e lazer. Artes e Literatura. Expresses de opinio. A idia de condio, de oposio, de conseqncia e de finalidade.

48

3 ano
(Continuao)
Francs
2. O reino Monera 2.1. Caractersticas gerais; 2.2. Importncia das bactrias; 2.3. Bactrias patognicas. 3. O reino Protista 3.1. Caractersticas gerais; 3.2. Protistas heterotrficos. Protozorios. Doenas causadas por protozorios; 3.3.Protistas auttrofos: Euglenophyta, Pyrrophyta e Crysophyta - caractersticas e importncia. 4. O reino Fungi 4.1 Caractersticas gerais e importncia. 5. O reino Vegetal 5.1. Caractersticas gerais; 5.2.Caractersticas gerais e importncia das clorofceas, rodofceas e feofceas; 5.3. Caractersticas gerais das brifitas; 5.4. Caractersticas gerais das pteridfitas; 5.5. Caractersticas gerais das gimnospermas; 5.6.Caractersticas gerais das angiospermas: monocotiledneas e dicotiledneas. 6. O reino Animal 6.1. Caractersticas gerais dos diversos filos; 6.2.As classes dos filos Platyhelminthes. Caractersticas e importncia; 6.3. Importncia do filo Nemathelminthes; 6.4. As classes do filo Annelida, Mollusca e Arthropoda; 6.5. Classes dos cordados vertebrados. II. EMBRIOLOGIA . Tipos de vulos dos animais; . Fecundao: conceito, tipos; . Segmentao ou clivagem: conceito, tipos e sua relao com os tipos de vulos; . Blastulao e gastrulao em anfioxo; . Os folhetos embrionrios e a origem de tecidos e rgos. . Animais diploblsticos e triploblsticos, celomados e acelomados, protostmios e deuterostmios; . Desenvolvimento direto e indireto; . Anexos embrionrios nos vertebrados. III. ESTRUTURA E FUNES DOS SERES VIVOS 1. SISTEMAS DE TROCAS GASOSAS 1.1. Mecanismos de trocas gasosas nos animais; 1.2. Aparelho respiratrio humano: rgos, as trocas gasosas, o transporte de gases e o controle dos movimentos respiratrios; 1.3. Transpirao e gutao em vegetais; 1.4. Estmatos e lenticelas: estruturas e funcionamento. 2. SISTEMAS DE TRANSPORTE 2.1. Tipos de circulao nos animais; 2.2. O corao e os tipos de circulao dos vertebrados; 2.3. Sistema circulatrio humano: estrutura e funcionamento do corao, artrias, veias, capilares e vasos linfticos; fluido intersticial; 2.4. Seiva bruta e seiva elaborada; 2.5. Xilema e floema: estrutura e funcionamento. 3. SISTEMAS DE NUTRIO E DIGESTO 3.1. Tipos de digesto entre os animais; 3.2. O sistema digestrio humano: morfologia e funcionamento dos rgos que o constituem; 3.3. O tubo digestivo nos diversos filos de animais; 3.4. rgos vegetais relacionados sua nutrio: razes, caules e folhas tipos, estrutura e funcionamento; 3.5. Parnquimas clorofilianos e de reserva; 3.6. A absoro de gua e ons.

Biologia

(Continuao)

4. Sugesto de abordagem lexical a ser aplicada durante os trs anos do Ensino Mdio. 4.1. Inferncia de significado de palavras novas a partir do contexto e de elementos gramaticais; 4.2. Identificao de palavras-chaves; 4.3. Afixao; 4.4. Uso do dicionrio; 4.5. Identificao de relaes lxicas: sinnimos e antnimos. 4.6. Identificao de palavras compostas; 4.7. Cuidado especial com as palavras cognatas; 5. Sugesto de temas gramaticais a serem trabalhados durante os trs anos do Ensino Mdio Observao: A lista abaixo no uma sequncia linear. Os assuntos devem ser tratados dentro de contextos de leitura e produo, de forma gradual, recorrente e em conformidade com o que est explicitado no item 3. .Grupos nominais; . Referncia lexical e gramatical; .Verbos. Modos. Vozes; . Tempos verbais; . Palavras e expresses indicadoras de freqncia; . Marcadores de seqncia cronolgica; . Imperativo. Comandos; . Partitivos; . Substantivos; . Quantificadores (pronomes indefinidos); . Locues perifrsticas; . Comparaes; . Marcadores de concesso, condio, conseqncia, resultado; . Oraes. Ordem e colocao de elementos (partes) da orao; . Preposies. Indicao de lugar, posio, direo, distncia; . Advrbios; . Indicadores de obrigao, permisso, explicao, reformulao e concluso; . Discurso indireto; . Hipteses, condies e suposies (oraes condicionais); . Infinitivos e gerndios; . Advrbios; . Pronomes Pessoais. Colocao de pronomes complemento; . Pronomes reflexivos. Verbos irregulares. Mudanas de radical; . Demonstrativos e possessivos; . Adjetivo; . Nmeros; .Conjunes. Conjunes mais comuns indicando adio, alternativa, contraste, causa etc; . A partcula se; . Interrogativos; . A ordem das palavras. Ateno Especial: O contraste pass compos x imperfeito. Valor do imperfeito do indicativo. Expresses temporais: depuis, ds, pendant, combien de temps, dans combien des temps, quand? Subjuntivo exprimindo sentimentos de dvida, de ordem. Subjuntivo em oraes subordinadas (condio, oposio, finalidade). Os

pronomes adverbiais: em e y. Lugar dos pronomes pessoais complementos e adverbiais nas frases afirmativas e negativas. Atividades Comunicativas e Instrumentais. Compreender um texto. Traduzir textos sem obedecer ordem linear.

Biologia
I. A DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS 1. Os vrus 1.1. Caractersticas gerais; 1.2. Doenas causadas por vrus: mecanismos de infeco e preveno.

49

3 ano
(Continuao)
Biologia Matemtica

(Continuao)

4. SISTEMAS DE REVESTIMENTO, SUSTENTAO E LOCOMOO 4.1. Tecidos de revestimento em vegetais: epiderme, sber e periderme; 4.2. A pele e seus anexos em vertebrados; 4.3.Tecidos de sustentao em vegetais: colnquima, esclernquima, xilema (cerne); 4.4. Sustentao em animais: endo-esqueleto e exo-esqueleto; 4.5. Locomoo nos animais. 5. SISTEMAS EXCRETORAS E HOMEOSTASE 5.1. Classificao dos animais com relao ao catablito nitrogenado excretado; 5.2. Mecanismos de excreo nos animais; 5.3. O sistema urinrio humano: estrutura e funcionamento dos rgos que o constituem; 5.4. Homeostase: conceito e importncia para os seres vivos; 5.5.Mecanismos de controle de temperatura nos animais homeotermos; 5.6.Regulao da concentrao dos lquidos orgnicos nos vertebrados; 5.7. Controle da abertura da pupila. 6. SISTEMA ENDCRINO E ESTRUTURAS SECRETORAS 6.1.As glndulas endcrinas humanas: hipfise, tireide, paratireides e adrenais - atuao dos hormnios que produzem; 6.2. O mecanismo de feed-back na regulao hormonal; 6.3.Estruturas secretoras em vegetais: tricomas secretores, hidatdios, clulas secretoras, tubos laticferos e nectrios; 6.4.Hormnios vegetais, suas funes e aplicao na agricultura; 6.5. Tropismos, nastismos e tactismos em vegetais; 6.6. A importncia da luz sobre a germinao de sementes e a florao; 6.7. Hormnios de insetos e sua aplicao no controle de pragas. 7. SISTEMA NERVOSO 7.1. O sistema nervoso nos animais; 7.2. O encfalo dos vertebrados; 7.3. Componentes dos sistemas nervoso central e do perifrico nos vertebrados; 7.4. O sistema nervoso autnomo nos vertebrados; 7.5. O ato reflexo; 7.6. Os receptores nervosos. 8. REPRODUO 8.1. A reproduo sexuada e assexuada: caractersticas e tipos; 8.2. Hermafroditismo, protandria, partenegnese, pedognese, neotenia, metagnese e poliembrionia; 8.3. Os ciclos reprodutivos: haplobionte, diplobionte e haplodiplobionte; 8.4. Sistema reprodutor humano: morfologia e funcionamento dos rgos componentes; 8.5. Regulao hormonal dos processos sexuais; 8.6. Metagnese em celenterados, algas, brifitas e pteridfitas; 8.7.A reproduo nas fanergamas: rgos reprodutores, formao dos gametfitos, processos de polinizao e disperso de sementes e frutos.

2. Geometria Espacial 2.1.Retas e planos no espao: paralelismo e perpendicularismo de retas e planos; 2.2. Poliedros convexos. Teorema de Euler. Poliedros regulares. 2.3.Prismas, pirmides e seus troncos. Clculo de reas e volumes; 2.4. Cilindro, cone e esfera. Clculo de reas e volumes. 3. Geometria Analtica 3.1. Coordenadas cartesianas. Distncia entre dois pontos. Ponto mdio de um segmento. Razo de seco de um segmento. Baricentro de um tringulo; 3.2. Equaes da reta. Intersees de retas. Interpretao geomtrica dos sistemas lineares correspondentes. Retas paralelas e perpendiculares. Feixe de retas. Distncia de um ponto a uma reta. rea de um tringulo. Grficos de sistemas de inequaes lineares. ngulos de duas retas. Equaes das bissetrizes dos ngulos de duas retas; 3.3. Circunferncia: Equaes da circunferncia. Reta tangente a uma circunferncia. Posies relativas entre ponto e circunferncia, reta e circunferncia e duas circunferncias; 3.4. Cnicas: elipse, parbola e hiprbole. Equaes cartesianas e grficos. Identificao da cnica dada pela equao abaixo: 2 Ax + By2 + Cx + Dy + E = 0; 4. Nmeros complexos 4.1. Representaes e operaes nas formas algbricas e trigonomtricas; 4.2. Potncias e razes de um nmero complexo; 5. Polinmios e equaes algbricas 5.1. Operaes com polinmios. Grau de um polinmio; 5.2. Diviso por ax + b. Teorema do resto; 5.3.Identidade de polinmios. Diviso pelo mtodo dos coeficientes a determinar; 5.4. Raiz de um polimnio. Multiplicidade de razes; 5.5.Teorema fundamental da lgebra. Decomposio de um polinmio em fatores irredutveis (do 1 e 2 graus); 5.6. Relaes entre coeficientes e razes; 5.7. Razes reais e complexas de um polinmio.

Fsica
1. ELETROSTTICA 1.1. Cargas eltricas; 1.1.1. Estrutura do tomo; 1.1.2. Condutores e Isolantes; 1.1.3. Processos de Eletrizao; 1.2. Lei de Coulomb; 1.3. Campo Eltrico; 1.4. Lei de Gauss; 1.5. Potencial Eletrosttico; 1.6. Capacitores ; 1.6.1. Capacitncia de Capacitores; 1.6.2. Associao de Capacitores. 2. ELETRODINMICA 2.1. Corrente Eltrica; 2.2. Resistncia Eltrica; 2.3. Lei de Ohm; 2.3.1. Resistores hmico e No-hmicos; 2.4. Associao de Resistores; 2.5. Instrumentos de Medidas; 2.5.1. Galvmetro; 2.5.2. Ampermetro; 2.5.3. Voltmetro; 2.5.4. Ponte de Wheatstone; 2.6. Efeito Joule; 2.7. Geradores e Receptores; 2.8. Leis de Kirchhoff.

Matemtica
1. Geometria plana 1.1. Congruncia de figuras geomtricas; 1.2. Paralelas cortadas por transversais. Teorema de Tales; 1.3. Semelhana de tringulos; 1.4. Relaes mtricas nos tringulos. Teorema dos senos e dos cossenos; 1.5. ngulos no crculo. Relaes mtricas no crculo; 1.6. Polgonos inscritveis e circunscritveis. Comprimento da circunferncia. 1.7. reas de figuras planas: tringulos, quadrilteros, polgonos regulares, crculos e setores circulares.

50

3 ano
(Continuao)

Fisica
3. MAGNETOSTTICA 3.1. Campo Magntico; 3.2. Campo Magntico Produzido por uma Corrente Eltrica; 3.3. Fora Magntica; 3.3.1. Foras sobre Cargas em Movimento dentro de um Campo Magntico; 3.3.2. Fora Magntica em um Condutor Retilneo; 3.3.3. Fora Magntica entre Dois Fios Paralelos. 4. ELETROMAGNETISMO 4.1. Induo Eletromagntica; 4.2. Lei de Faraday; 4.3. Lei de Lenz; 4.4. Indutncia e Anto-Indutncia; 4.5. Ondas Eletromagnticas;

Qumica

(Continuao)

4.1. Caractersticas do carbono e seus compostos; 4.2. Formao e classificao das cadeias carbnicas; 4.3. Frmulas moleculares, estruturais e de Lewis; 4.4. Grupos funcionais: alcanos, alquenos, dienos, alquinos, hidrocarbonetos aromticos, haletos, lcoois, fenis, teres, aminas, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos, steres e amidas; 4.5. Nomenclatura usual e oficial, obteno e propriedades dos compostos orgnicos mais simples e representativos das funes acima mencionadas. 4.6. Isomeria estrutural e estereoisomerismo; 4.7. Reaes orgnicas oxidao de lcoois, combusto completa e incompleta, hidrogenao de alquenos e alquinos, esterificao, saponificao e polimerizao; 4.8. Polmeros sintticos: caracterizao; formao por reao de adio e condensao; utilizao; problemas ambientais associados ao uso dos plsticos e alternativas para minimiz-los. 5. Temas sugeridos para uma abordagem contextualizada

Qumica
1. Equilbrio Qumico em Soluo Aquosa. A gua um bom solvente para muitas substncias, sendo comumente usada como meio de reao. As reaes metablicas que do suporte vida ocorrem em meio aquoso. Neste estudo, deve-se enfatizar a importncia do conceito de pH e da escala de pH e a utilizao destes em diversos aspectos da vida cotidiana. No devero ser formuladas questes com abordagem puramente mecnica de utilizao de frmulas. 1.1. Equilbrio em soluo aquosa envolvendo cidos e bases: constantes de ionizao, fora de cidos e bases, pH e pOH de solues, titulao de cidos e bases fortes; 1.2. Equilbrio heterogneo: solubilidade e produto de solubilidade. 2. Eletroqumica O uso da srie eletroqumica para prever a ocorrncia ou no de reaes redox de metais e minrios mais comuns deve ser enfatizado. No sero formuladas questes envolvendo clculos de fora eletromotriz. As aplicaes prticas no cotidiano e sistema produtivo devem ser abordadas. 2.1. Reconhecimento de um processo de oxidao e reduonmero de oxidao; 2.2. Transformaes qumicas e produo de energia eltrica: pilhas; 2.3. Transformaes qumicas e consumo de energia eltrica: clulas eletrolticas; 2.4. A eletrlise do NaCl e a produo de cloro e hidrxido de sdio. 3. Radioatividade O estudo da radioatividade e reaes nucleares deve enfatizar as aplicaes prticas no cotidiano e no sistema produtivo. Comparao quanto s vantagens e desvantagens da energia nuclear em relao a outras fontes energticas podero ser feitas. 3.1. Transformaes nucleares naturais e artificias; 3.2. Histrico da radioatividade-descoberta e utilizao dos raios X; 3.3. Conceito de meia-vida - aspectos qualitativos; 3.4. Fisso e fuso nucleares; 3.5. Problemas ambientais decorrentes do emprego de materiais radioativos. 4. Qumica orgnica Deve ser dado nfase ao estudo das substncias orgnicas com aplicaes na vida cotidiana e/ou com importncia industrial. No sero formuladas questes que tenham a nomenclatura como objetivo final, nem questes que envolvam mecanismos de reao e classificao de ismeros como de cadeia, funo e posio.

5.1. Sabes e detergentes biodegradabilidade; 5.2. Indstria petroqumica, petrleo e seus derivados e gs natural.

Geografia

1.Organizao do espao geogrfico brasileiro 1.1. A agroindstria do acar, a pecuria, a minerao; 1.2. A cultura do caf; 1.3. A imigrao europia e a asitica; 1.4. A extrao da borracha; 1.5. A industrializao; 1.6. A construo de Braslia; 1.7. A regionalizao do Brasil. 2. Economia e desigualdade social 2.1. Extrativismo; 2.2. Produo de energia; 2.3. Brasil: pas industrializado do Terceiro Mundo; 2.4. A produo agropecuria; 2.5. A questo social no campo; 2.6. O Brasil no processo de globalizao. 3. Populao e urbanizao 3.1. Formao da populao brasileira; 3.2. Crescimento, distribuio espacial, estrutura; 3.3. Mobilidade da populao; 3.4. Urbanizao no Brasil. 4. O espao brasileiro e a questo ambiental 4.1. As bases geolgicas e o relevo do territrio brasileiro; 4.2. Os recursos minerais e impactos ambientais; 4.3. As fontes de energia e impactos ambientais; 4.4. A biosfera e os climas do Brasil; 4.5. Os grandes domnios vegetais e transformaes; 4.6. Problemas ambientais nos espaos rural e urbano. 5. O espao geogrfico de Alagoas 5.1. Organizao do espao alagoano; 5.2. Paisagens naturais e transformaes; 5.3. Atividades econmicas; 5.4. Problemas scio-ambientais.

51

Histria
1. Imperialismo e as transformaes do capitalismo 2. A Primeira Guerra Mundial 3. A Revoluo Russa de 1917 4. A Crise de 1929 5. Nazi-Facismo 6. A Segunda Guerra Mundial 7. Brasil at 1945: 7.1. A Repblica Oligrquica; 7.2. A Era Vargas 8. A Guerra Fria 9. Neo-Imperialismo: Amrica, sia e frica e a luta pela libertao 10. Mundo Capitalista 10.1. A Internacionalizao da economia; 10.2. O Milagre Japons; 10.3. A Unificao Europia e os Blocos Econmicos. 11. Mundo Socialista 11.1. Expanso e mudana; 11.2. A Crise; 11.3. Colapso do socialismo real e seus desdobramentos. 12. A Amrica Latina 12.1. Revolues e reaes. 13. Brasil Atual 13.1. O Processo de Redemocratizao (1946/1964); 13.2. Perodo Militar; 13.3. A Redemocratizao nos anos 80 e 90; 13.4. Quadro Atual do Brasil. 14. Alagoas Republicana (1889 aos dias atuais)

Filosofia
1. O problema do conhecimento 1.1. As questes fundamentais do conhecimento. 1.2. Senso comum. 1.3. O conhecimento mtico e religioso. 1.4. O saber cientfico e filosfico. 2. A filosofia grega 2.1. A origem da Filosofia: os pensadores pr-socrticos. 2.2. Scrates e Plato. 2.3. Aristteles. 3. A filosofia medieval 3.1. Cultura e pensamento medieval. 3.2. Patrstica e Tomismo. 4. A filosofia moderna 4.1. Nascimento do pensamento moderno. 4.2. Noes sobre o Racionalismo e Empirismo. 4.3. Noes sobre o Iluminismo. 4.4. Kant e Hegel. 5. A filosofia contempornea 5.1 O pensamento filosfico na atualidade. 6. A filosofia no Brasil: a problematizao da realidade atual 6.1. tica e Cidadania. 6.2. tica e Cincia. 6.3. tica e Sade (biotica). 6.4. tica e Ecologia.

Sociologia
1. Sociologia e as Escolas Sociolgicas 2. Indivduo e Sociedade 3. Mudana Social e Revoluo 4. Estratificao e Mobilidade Social 5. Agrupamentos Sociais e Classes Sociais 6. Instituies Sociais 7. Movimentos Sociais 8. Globalizao: Questes Econmicas, Polticas e Culturais

52

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Teste Especfico Para o Curso de Msica PSS 2007


Prova escrita: Programa Teoria Musical 1.Notao musical (pentagrama e linhas suplementares). 2.Leitura musical nas claves de sol, f e d. 3.Tom semitom. Alteraes (sustenido, bemol e bequadro). 4.Figuras rtmicas e respectivas pausas. Ponto de aumento e diminuio. 5.Compassos. Unidade de tempo de compasso. 6.Escala diatnica (maiores e menores). 7.Graus da escala. 8.Escala cromtica. 9.Sinais de repetio. 10.Intervalos simples e composto. Meldicos e harmnicos. Classificao. 11.Armaduras de clave. 12.Acorde de trs sons. Inverso. 13.Tons vizinhos e afastados. Notas comuns e diferenciais. 14.Modos. 15.Transposio. 16.Ditado ritmo e meldico. Prova oral: Programa 1.Leitura meldica na clave de sol. 2.Leitura rtmica. Especfico para Licenciatura em Msica: Entrevista e apresentao de uma pea musical escolha do candidato. Especifico para Bacharelado em Canto 1 - Ser sorteada uma das duas peas musicais e um dos dois exercicos indicados abaixo: Peas musicais: Peri Gioite al canto mio (disponvel para voz aguda, mdia e grave) Giordani Caro mio bem (disponvel para voz mdia) Exerccios: Vaccai Lio V (Delira dubbiosa) disponvel para voz aguda e mdia) Vaccai Lio VII Come il candore- (disponvel para a voz aguda e mdia) Recomendamos, para todos os candidatos, os livros: 1- BENNET, Como ler uma partitura. Braslia: Musimed, 1886. 2- MED. Bohumil. Teoria Musical. Braslia: Musimed, 1996. 3- PRIOLLI, Maria Luiza. Princpios Bsicos da Msica para Juventude, Rio de Janeiro: Casa do Msico. Vol. 1 e 2. 4-WILLENS, Edgar. Solfejo Elementar. Braslia: Musimed, 1986. As partituras para o teste de Canto e os livros indicados encontram-se disponveis na Biblioteca Setorial de Msica no Espao Cultural da UFAL, Praa Sinimbu (horrio comercial). EM caso de dvida procure a Coordenao de Msica ou envie e-mail para coordmus@ufal.br Observaes: 1- Todos os candidatos devero se submeter ao teste escrito e oral. 2- O teste oral ser realizado individualmente por ordem alfabtica. 3- Todos os candidatos devero estar pontualmente hora marcada na sala determinada para cada teste. O atraso acarretar na desclassificao do candidato. 4- A entrevista escrita ser entregue junto com a prova escrita apenas para os candidatos ao curso de Msica Licenciatura. 5- A apresentao de uma pea musical de livre escolha ser apenas para os candidatos ao curso de Licenciatura em Msica. 6- A Coordenao de Msica Licenciatura coloca disposio dos candidatos os instrumentos: piano, teclado eletrnico, bateria e caixa de som amplificada (para guitarra e baixo eletrnico) queles candidatos que queiram fazer uso desse instrumentos para a pea de livre escolha. Outros instrumentos devero ser trazidos pelo candidato. 7- A mdia para obter classificao de 7,0 (sete inteiros).

53

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Concorrncia por curso em 2005


Cursos Diurnos
Cursos
Administrao Agronomia Arquitetura Biologia Bacharelado Biologia Licenciatura Cincias Contbeis Cincias Econmicas Cincias Sociais Bacharelado Cincias da Computao Direito Educao Fsica Licenciatura Enfermagem Engenharia Ambiental Engenharia Civil Engenharia de Agrimensura Engenharia Qumica Farmcia Fsica Bacharelado Formao de Oficiais PMAL Geografia Bacharelado Geografia Licenciatura Histria Bacharelado Jornalismo Letras Licenciatura Matemtica Bacharelado Matemtica Licenciatura Medicina Meteorologia Msica - Canto Msica Licenciatura Nutrio Odontologia Pedagogia Psicologia Qumica Bacharelado Relaes Pblicas Servio Social Teatro Licenciatura Zootecnia

Candidatos por Vagas


10,90 10,50 7,25 15,25 3,80 7,50 2,30 4,03 9,87 12,91 12,06 23,37 6,31 5,65 3,75 7,21 7,87 2,91 21,23 3,04 3,50 4,00 9,66 4,31 1,25 3,09 26,35 2,79 0,62 3,30 21,00 9,18 5,28 16,21 2,90 8,66 11,85 3,65 7,22

Candidatos por Vagas - Cota Feminina


9,40 5,25 2,85 6,25 4,00 4,16 1,00 1,40 2,71 9,00 6,14 36,85 2,40 2,20 0,25 0,80 8,28 0,25 2,00 4,25 1,00 5,75 5,00 1,00 1,60 15,80 0,25 1,00 24,60 5,85 7,80 20,20 1,60 3,50 22,75 2,60 3,28

Candidatos por Vagas - Cota Masculina


10,16 17,83 3,20 8,50 3,00 5,50 1,75 1,33 14,40 11,75 24,20 6,80 6,33 9,16 3,50 4,00 4,00 5,00 2,50 4,50 3,00 5,50 2,40 3,09 7,00 14,16 2,00 3,00 5,00 1,50 6,66 1,33 2,50 2,83 3,00 3,60

54

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Concorrncia por curso em 2005

Cursos Noturnos
Cursos
Administrao Biblioteconomia Biologia Licenciatura Cincias Contbeis Cincias Econmicas Cincias Sociais Licenciatura Direito Educao Fsica Bacharelado Engenharia Qumica Filosofia Licenciatura Fsica Licenciatura Geografia Bacharelado Geografia Licenciatura Histria Licenciatura Jornalismo Letras Licenciatura Matemtica Licenciatura Meteorologia Pedagogia Qumica Licenciatura Relaes Pblicas Servio Social

Candidatos por Vagas


16,56 4,66 10,85 7,68 4,62 3,59 13,47 8,96 8,31 4,78 2,37 2,54 5,37 8,96 9,25 6,70 3,65 1,83 9,71 2,25 8,87 14,87

Candidatos por Vagas - Cota Masculina


10,80 6,75 7,66 2,80 2,16 3,20 9,83 4,20 2,50 5,00 0,50 0,75 3,75 8,00 12,50 7,00 1,60 1,50 16,40 1,85 6,50 31,50

Candidatos por Vagas - Cota Feminina


30,33 2,50 11,50 8,00 3,75 1,00 20,25 20,00 8,00 6,00 4,00 3,00 12,00 19,33 8,00 4,00 13,00 6,50 4,66 4,40 2,00 7,66

55

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Mdia Final do ltimo classificado em 2005


Cursos Diurnos
Cursos
Administrao Agronomia Arquitetura Biologia Bacharelado Biologia Licenciatura Cincias Contbeis Cincias Econmicas Cincias Sociais Bacharelado Cincias da Computao Direito Educao Fsica Licenciatura Enfermagem Engenharia Ambiental Engenharia Civil Engenharia de Agrimensura Engenharia Qumica Farmcia Fsica Bacharelado Formao de Oficiais PMAL Geografia Bacharelado Geografia Licenciatura Histria Bacharelado Jornalismo Letras Licenciatura Matemtica Bacharelado Matemtica Licenciatura Medicina Meteorologia Msica - Canto Msica Licenciatura Nutrio Odontologia Pedagogia Psicologia Qumica Bacharelado Relaes Pblicas Servio Social Teatro Licenciatura Zootecnia

Mdia Final
529,35 448,67 520,18 567,59 447,61 520,17 489,37 458,33 583,63 602,36 478,64 574,87 491,50 544,94 457,23 549,69 543,22 501,29 631,86 452,45 492,18 483,10 562,97 458,02 478,50 469,34 721,48 445,95 461,81 419,10 556,41 593,75 442,66 552,61 430,26 539,16 489,23 434,26 445,98

Mdia Final Cota Feminina


486,92 426,70 532,36 478,65 428,68 495,87 518,31 474,94 518,84 558,97 506,10 494,83 485,16 564,51 532,97 472,98 437,34 456,53 471,73 506,72 466,54 492,20 661,41 480,56 477,14 458,24 507,73 457,76 439,27 479,90 431,87 420,75

Mdia Final - Cota Masculina


456,74 447,76 667,81 539,38 457,18 450,11 474,55 509,15 532,74 473,25 510,85 502,50 510,92 465,76 487,93 460,75 468,89 498,69 574,74 474,02 474,83 462,82 675,76 425,73 494,74 505,75 510,12 503,80 496,02 490,50 445,98

56

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Mdia Final do ltimo classificado em 2005

Cursos Noturnos
Cursos
Administrao Biblioteconomia Biologia Licenciatura Cincias Contbeis Cincias Econmicas Cincias Sociais Licenciatura Direito Educao Fsica Bacharelado Engenharia Qumica Filosofia Licenciatura Fsica Licenciatura Geografia Bacharelado Geografia Licenciatura Histria Licenciatura Jornalismo Letras Licenciatura Matemtica Licenciatura Meteorologia Pedagogia Qumica Licenciatura Relaes Pblicas Servio Social

Mdia Final
538,29 450,86 500,04 527,06 458,15 458,56 602,59 463,05 500,52 472,48 465,41 423,72 426,35 490,65 555,11 444,54 432,50 455,29 474,49 457,71 544,31 483,06

Mdia Final - Cota Feminina


479,67 443,11 464,51 482,14 478,61 460,03 498,59 432,51 460,04 454,19 442,39 454,77 498,10 483,37 446,18 480,11 525,35 465,72

Mdia Final - Cota Masculina


505,27 410,81 437,08 437,50 528,95 413,82 538,11 487,76 482,51 495,28 413,59 491,97 521,22 453,62 444,81 505,52 444,67 524,83 467,40

57

PSS
UFAL

2007

Manual do Candidato Universidade Federal de Alagoas


NT SCIE
IA AD SAP

IENTIAM

Anotaes

58

You might also like