You are on page 1of 12

Suponha um aluno se dirigindo a um colega de classe nestes termos: Venho respeitosamente solicitar-lhe se digne emprestar-me o livro.

A atitude desse aluno se assemelha atitude do indivduo que: a) comparece ao baile de gala trajando smoking. b) vai audincia com uma autoridade de short e camiseta. c) vai praia de terno e gravata. d) pe terno e gravata para ir falar na Cmara dos Deputados. e) vai ao Maracan de chinelo e bermuda. EXERCCIOS SOBRE VARIAES LINGSTICAS Os amigos F.V.S., 17 anos, M.J.S., 18 anos, e J.S., 20 anos, moradores de Bom Jesus, cidade paraibana na divisa com o Cear, trabalham o dia inteiro nas roas de milho e feijo. No ganhamos salrio, de meia. Metade da produo fica para o dono da terra e metade para a gente. (Folha de So Paulo, 1 jun. 2002) Os jovens conversam com o reprter sobre sua relao de trabalho. Utilizam a expresso de meia e, logo em seguida, explicam o que isso significa. Ao dar a explicao, eles a) alteram o sentido da expresso. b) consideram que o reprter talvez no conhea aquele modo de falar. c) dificultam a comunicao com o reprter. d) desrespeitam a formao profissional do reprter. Texto para as questes de 2 a 5. A, galera Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? A, campeo. Uma palavrinha pra galera. Minha saudao aos aficionados do clube aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. Como ? A, galera. Quais so as instrues do tcnico? Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo da ao. Ahn? pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? Pode. Uma saudao para a minha genitora. Como ? Al, mame! Estou vendo que voc um, um...

Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao? Estereoqu? Um chato? Isso. (VERISSIMO, Luis Fernando. In: Correio Brasiliense, 12/maio/1998.) 2) Luis Fernando Verissimo constri o humor por apresentar um jogador de futebol que no corresponde imagem que normalmente se faz desse tipo de atleta. a) Qual essa imagem? b) Que tipo de linguagem se esperaria que um jogador de futebol utilizasse? 3) (Enem-MEC) O texto retrata duas situaes relacionadas que fogem expectativa do pblico. So elas: a) A saudao do jogador aos fs do clube, no incio da entrevista, e a saudao final dirigida a sua me. b) A linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c) O uso da expresso galera, por parte do entrevistador, e da expresso progenitora, por parte do jogador. d) O descobrimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir ao meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. 4) (Enem-MEC) O texto mostra uma situao em que a linguagem usada inadequada ao contexto. Considerando as diferenas entre lngua oral e lngua escrita, assinale a opo que representa tambm uma inadequao da linguagem usada ao contexto: a) O carro bateu e capot, mas num deu pra v direito. (Um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.) b) E a, meu! Como vai essa fora? (Um jovem que fala para um amigo.) c) S um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observao. (Algum comenta em um reunio de trabalho.) d) Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de secretria executiva desta conceituada empresa. (Algum que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.) e) Porque se a gente no resolve as coisas como tm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro prximo, muito pouca comida nos lares brasileiros. (Um professor universitrio em um congresso internacional.) 5) (Enem-MEC) A expresso peg eles sem cala poderia ser substituda, sem comprometimento de sentido, em lngua culta, formal, por peg-los a) na mentira b) desprevenidos c) em flagrante d) rapidamente e) momentaneamente O texto a seguir circulou pela internet como uma piada.

Utilize-o como base para responder s questes 6 e 7. CORREO ORTOGRFICA O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: Seo Gomis, O criente de belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa. Abrasso, Nirso Aproximadamente uma hora depois recebeu outro. Seo Gomis, Os relatrio di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que manda treiz mil pessa. Amanha to xegando. Abrasso Nirso No dia seguinte: Seo Gomis, Num xeguei pucausa de que vendi mais deis mil em Beraba. To indo pra Brazilha. No outro: Seo Gomis, Brazilha fexo 20 mil. Vo pra Frolinoplis e de l pra Sum Paulo no vinho das cete hora. E assim foi o ms inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionrios, escutou atentamente o gerente e disse: Deixa comigo que eu tomarei as providncias necessrias. E tomou. Redigiu de prprio punho um aviso que afixou no mural da empresa, juntamente com os faxes do vendedor.: A parti de oje nois tudo vamo faz feito o Nirso. Si priocup menos em iscrev serto mod a vend maiz. Acinado, O Presidenti" (Autoria desconhecida, set. 2001) 6) Geralmente, as piadas manifestam uma postura preconceituosa e nos permitem refletir sobre como so avaliadas as pessoas a partir do uso que fazem da lngua, seja na sua forma oral ou escrita. a) Embora os erros ortogrficos chamem imediatamente a ateno de quem l o texto, o problema percebido pelo gerente nos textos do Nirso pode ser entendido de outra maneira. Explique. b) Por que a piada reflete uma viso lingstica preconceituosa? 7) O comportamento do gerente deixa implcita sua opinio sobre diferentes variantes da Lngua Portuguesa. a) Que opinio essa?

b) De que maneira a atitude tomada pelo presidente da empresa demonstra que o uso de uma variante no pode ser associado ao modo de avaliar o falante que a utiliza? 1. Assinale a alternativa que traz exemplo de variedade lingustica que exemplifique variao de estilo (ou seja, diafsica, ou de registro). A) urgente que os gringos se comprometam a manter o aquecimento global abaixo de 2C em relao aos nveis de 1990. B) Estudos revelam que Barack Obama fez mais pelo meio ambiente do que os governos americanos anteriores nos ltimos 30 anos. C) Japo e Itlia liberam pouca quantidade de gases do efeito estufa, mas carecem de uma poltica climtica para alcanar as metas fixadas pela ONU. D) Os Estados Unidos mantm o maior nvel de emisso per capita de poluentes no mundo todo. 2. Assinale a alternativa que contm uma informao FALSA em relao ao fenmeno da variao lingustica. A) A variao lingustica consiste num uso diferente da lngua, num outro modo de expresso aceitvel em determinados contextos. B) A variedade lingustica usada num texto deve estar adequada situao de comunicao vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interao. C) As variedades que se diferenciam da variedade considerada padro devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas. D) As lnguas so heterogneas e variveis e, por isso, os falantes apresentam variaes na sua forma de expresso, provenientes de diferentes fatores. 3. Leia o texto abaixo para responder as duas primeiras questes. pampa, truta? A gria o elemento mais intercambivel entre as tribos. Ela se dissemina rapidamente e acaba se incorporando ao vocabulrio de todas elas. (Revista Ana Maria, 22 de maio 2005, p. 36) A partir do texto apresentado, assinale o que for correto. ( ) As grias so expresses que marcam a lngua coloquial, ou seja, uma variante mais espontnea, utilizada nas relaes informais entre os falantes. ( ) O emprego intensivo de grias entre os falantes faz com que essa variedade lingstica se propague rapidamente. ( ) O autor do texto expe sobre um processo lingstico que sofre influncia de inmeros fatores entre eles: a relao entre falantes e ouvintes. ( ) pampa, truta so expresses resultantes de variao lingstica, empregadas entre falantes, marcadas por uma poca e o grupo social de que fazem parte. ( ) O vocbulo tribos est empregado em um sentido denotativo, isto , real. 4. () Como no ter Deus?! Com Deus existindo, tudo d esperana: sempre um milagre possvel, o mundo se resolve. Mas, se no tem Deus, h-de a gente perdidos no vaivem, e a vida burra. o aberto perigo das grandes e pequenas horas, no se podendo facilitar todos contra os acasos. Tendo Deus, menos grave se descuidar um pouquinho, pois, no fim d certo. Mas, se no tem Deus, ento, a gente no tem licena de coisa nenhuma! Porque existe dor. E a vida do homem est presa, encantoada erra rumo, d em aleijes como esses, dos meninos sem pernas e braos. ()

(Guimares Rosa, Grande serto: veredas.) Uma das principais caractersticas da obra de Guimares Rosa sua linguagem artificiosamente inventada, barroca at certo ponto, mas instrumento adequado para sua narrao, na qual o serto acaba universalizado. a) Transcreva um trecho do texto apresentado, onde esse tipo de inveno ocorre.

b) Transcreva um trecho em que a sintaxe utilizada por Rosa configura uma variao lingstica que contraria o registro prescrito pela lngua padro.

5. Assinale a opo que identifica a variao lingstica presente nos textos abaixo. Assaltante Nordestino Ei, bichin Isso um assalto Arriba os braos e num se bula nem faa muganga Arrebola o dinheiro no mato e no faa pantim se no enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdo, meu Padim Cio, mas que eu to com uma fome da molstia Assaltante Baiano meu rei (longa pausa) Isso um assalto (longa pausa). Levanta os braos, mas no se avexe no (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado Vai passando a grana, bem devagarinho (longa pausa). Num repara se o berro est sem bala, mas pra no ficar muito pesado No esquenta, meu irmozinho (longa pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada Assaltante Paulista Orra, meu Isso um assalto, meu Alevanta os braos, meu Passa a grana logo, meu Mais rpido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu P, se manda, meu (A) (B) (C) (D) (E) variao social variao regional variao cultural variao histrica variao padro

6. O uso da linguagem nos quadros abaixo sofre variao lingstica.

(A) regional (B) literria (C) grupal tcnica (D) padro (E) social Leia o texto para responder s questes 7, 8, 9 e 10. Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? A, campeo. Uma palavrinha pra galera. Minha saudao aos aficionados do clube e os demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. Como ? A, galera. Quais so as instrues do tcnico? Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendonos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo da ao. Ahn? pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? Pode. Uma saudao para a minha progenitora.

Como ? Al, mame! Estou vendo que voc um, um Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao. Estereoqu? Um chato? Isso. Lus Fernando Verssimo (In: Cor reio Brasiliense, 13/05/1998) 7. O texto retrata duas situaes relacionadas que, fogem expectativa do pblico: a. A saudao do jogador aos fs do clube, no incio das entrevistas e saudao final dirigida sua me. b. A linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c. O uso da expresso galera por parte do entrevistador e da expresso progenitora, por parte do jogador. d. O desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. e. O fato de os jogadores de futebol serem vtimas de estereotipao e o jogador entrevistado no corresponder ao esteretipo. 8. A expresso peg eles sem cala pode ser substituda sem comprometimento de sentido, em lngua culta, formal, por: a. Peglos na mentira. b. Peglos desprevenidos. c. Peglos em flagrante. d. Peglos rapidamente. e. Peglos momentaneamente. 9. O texto mostra uma situao em que a linguagem usada inadequada ao contexto. Considerando as diferenas entre lngua oral e lngua escrita, assinale a opo que representa tambm uma inadequao da linguagem usada ao contexto: a) o carro bateu e capot, mas num deu pra v direito - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando b) E a, meu! Como vai essa fora? - um jovem que fala para um amigo. c) S um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observao - algum comenta em uma reunio de trabalho. d) Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretria Executiva desta conceituada empresa - algum que escreve uma carta candidatando-se a um emprego. e) Porque se a gente no resolve as coisas como tm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro prximo, muito pouca comida nos lares brasileiros - um professor universitrio em um congresso internacional.

10. Analise as seguintes asseres a respeito do texto A, galera I. O efeito cmico do texto deriva do contraste entre a idia preconcebida do entrevistador sobre um jogador de futebol e as caractersticas do jogador entrevistado. II. O cronista satiriza a classe de jogadores, uma vez que, para ele, nenhum jogador apresenta domnio da variante padro da lngua portuguesa em entrevistas. III. O termo inclusive, sublinhado no texto, indica que as ligaes entre o jogador e a me dele no so apenas sangneas. Sentido este que seria perdido, caso o termo fosse substitudo por preponderantemente. Esto corretas apenas as afirmativas (a) II e III. (b) I e III. (c) I e II. (d) I, II e III. (e) I.R. 11. Infelizmente, em nossas relaes sociais, a estereotipao ganha contornos bem menos leves e divertidos do que no inteligente texto de Verssimo. Embora sejam considerados como oriundos da sabedoria popular, os provrbios expressam um conjunto de valores que, por vezes, preconceituoso. Leia os provrbios abaixo e assinale a alternativa em que tanto o termo sublinhado remete a um antecedente como h um preconceito implcito. (a) Gacho que gacho no come mel; masca abelha. (b) Negro que furta ladro; branco que furta baro. (c) Da laranja e da mulher, o que ela der. (d) Mais vale rico e com sade que pobre e doente. (e) Quando a bolsa est magra, aceitam-se as mulheres gordas. (f) I.R. 12. Leia o texto a seguir para responder a questo. Voc pode dar um rol de bike, lapidar o estilo a bordo de um skate, curtir o sol tropical, levar sua gata pra surfar. Considerando-se a variedade lingstica que se pretendeu reproduzir nessa frase, correto afirmar que a expresso proveniente de variedade diversa : a. dar um rol de bike. b. lapidar o estilo. c. a bordo de um skate d. curtir o sol tropical. e. levar sua gata pra surfar. 13. As manchetes a seguir foram publicadas em jornais diferentes, mas referem-se a um mesmo fato: a falsificao de remdios. Observe: I. Cmara torna fraude de remdio crime hediondo.

II. Falsificao de remdios ser crime hediondo. III. Agora pena pesada. Percebe-se que h uma diferena entre a qualidade da linguagem utilizada pelos dois primeiros jornais e pelo ltimo. Essa situao provocada pelo seguinte fato: a. Os jornais I e II tm redatores de alto gabarito profissional, que no se preocupam se seu pblico entende a linguagem formal. b. O jornal III dirigese a um pblico mais formal e erudito. c. O jornal III tem redatores menos experientes no uso da linguagem formal e erudita. d. Os jornais II e III dirigemse a um pblico menos exigente e, por isso, utilizam a linguagem informal e no erudita. e. O jornal III usa uma linguagem menos formal, para atingir um pblico mais informal e menos erudito. 14. Embora haja em nossa sociedade toda uma atitude que rechace o preconceito, ele ainda est presente, de forma subjacente ou explcita, em muitas de nossas prticas sociais. Observe o sentido da palavra preconceito, de acordo com o dicionrio Houaiss em formato eletrnico. Datao 1817-1819 cf. EliComp Acepes substantivo masculino 1 opinio ou sentimento, quer favorvel quer desfavorvel, concebido sem exame crtico. 1.1 opinio ou sentimento desfavorvel formado a priori, sem maior conhecimento, ponderao ou razo. 2 sentimento ou parecer insensato, esp. de natureza hostil, assumido em conseqncia da generalizao apressada de uma experincia pessoal ou imposta pelo meio; intolerncia Obs.: cf. esteretipo (padro fixo, idia ou convico) . Ex.: <p. contra um grupo religioso, nacional ou racial> <p. racial> 3 conjunto de tais atitudes Ex.: combater o p. () Locues p. lingstico Rubrica: lingstica. qualquer crena sem fundamento cientfico acerca das lnguas e de seus usurios, como, p.ex., a crena de que existem lnguas desenvolvidas e lnguas primitivas, ou de que s a lngua das classes cultas possui gramtica, ou de que os povos indgenas da frica e da Amrica no possuem lnguas, apenas dialetos Etimologia pre- + conceito; ver 1capSinnimos antepaixo, cisma, implicncia, prejuzo, prejulgamento, prenoo, xenofobia, xenofobismo; ver tb. sinonmia de repulso http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?ver Baseando-se no dicionrio, assinale a alternativa correta.

(a) A palavra preconceito tem um sentido sempre negativo ao contrrio de seu sinnimo discriminao, o qual pode no apresentar essa pejorao, como em: a nota fiscal fazia a discriminao de todas as mercadorias que ele comprou. (b) A idia de que um idioma como o ingls tenha um sistema mais evoludo do que o de uma lngua indgena um exemplo de preconceito avalizado pela cincia lingstica. (c) Os sinnimos so palavras de sentido igual que podem ser cambiadas entre si sem prejuzo de sentido em quaisquer contextos, conforme notamos na relao dada pelo dicionrio. (d) Na frase ele adora aqueles queijos s porque so uruguaios, segundo o dicionrio, est definido um preconceito sobre esse produto do pas platino. (e) O preconceito revela apenas um juzo de valor formado a priori, sendo menos grave do que a discriminao, uma vez que discriminar abrange um ato hostil. (f) I.R.

15. Na tira a seguir, o personagem da esquerda est indignado com o fato de a filha dele estar namorando um homem bem mais velho do que ela.

a) A fala do namorado confirma ou contradiz a hiptese do pai da jovem? Justifique. b) A que tipo de variao lingustica o autor da tirinha recorre para criar o humor? As questes 16 e 17 referem-se ao texto a seguir: Vcio na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mi Para pior pio Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vo construindo telhados. (Oswald de Andrade. Obras Completas) 16. A que tipo de variao lingustica o autor faz referncia no poema? Por qu?

17. O autor est criticando as pessoas a quem ele se refere ou revela respeito em relao a elas? Justifique. 18. So vrias as diferenas lingsticas das diversas regies e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porm, fazem parte de nossa realidade e so compreensveis por seus falantes. Como exemplo disso, podem-se verifcar as variantes lingsticas para as palavras tangerina e mandioca. Considerando essas informaes acerca das variaes lingsticas da lngua portuguesa, assinale a opo correta. (A) As palavras tangerina, mexerica e bergamota so sinnimas, assim como mandioca e macaxeira. (B) So corretas apenas as formas mandioca e tangerina, uma vez que so palavras mais bem aceitas na lngua culta. (C) O uso da palavra macaxeira no correto, pois faz parte da lngua indgena do nordeste do Pas. (d) quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca, demonstra pertencer a uma classe social baixa. (e) Os brasileiros falam o Portugus mais corretamente na regio Sul do que na regio Nordeste. 19. Texto: Que boa idia Empresa americana usa jatos Que s tm primeira classe Uma pequena companhia area americana abriu as portas no ms passado com uma novidade que est despertando a curiosidade dos passageiros e intrigando as empresas concorrentes. Na nova empresa, Legend Airlines, com sede em Dallas, os avies s tm primeira classe. Todos os passageiros que embarcam em seus vos viajam em poltronas de couro de 75 centmetros de largura, tomam champanhe francs a bordo e assistem TV por assinatura em monitores individuais. Tudo pela tarifa econmica. () Num mercado em que as companhias esto na pindaba no mundo todo, a experincia da Legend Airlines vem sendo acompanhada com lupa, pois pode apontar um caminho de sobrevivncia para o setor () Veja. 10 de maio de 2000 Considerando a variedade lingstica que prevalece no texto, correto afirmar que a expresso proveniente de variedade diversa : a. a bordo b. champanhe francs c. assistem TV d. esto na pindaba e. Tudo pela tarifa econmica 20. Considerando a enorme e inegvel importncia que a escrita tem nos povos e civilizaes letradas, continuamos, povos orais. A partir deste entendimento assinale a alternativa que NO completa corretamente a afirmativa: A oralidade A) nunca desaparecer e sempre ser, ao lado da escrita, o grande meio de expresso e de atividade comunicativa.

B) enquanto prtica social inerente ao ser humano e no ser substituda por nenhuma outra tecnologia. C) ser sempre a porta da iniciao racionalidade e fator de identidade social, regional, grupal dos indivduos. D) deve ser trabalhada pela escola, mostrando as diferenas e semelhanas entre as duas modalidades lingsticas, a fala e a escrita. E) elimina a necessidade de se trabalharem em sala de aula os estudos gramaticais.

GABARITO 1. 2. 3. 4. A C VVVVF a) a vida do homem est presa, ENCANTOADA d em ALEiJES como esses b) A GENTE no tem licena de coisa nenhuma Se no TEM Deus h-de A GENTE perdidos no vaivm .. todos contra 5. B 6. E 7. B 8. B 9. E 10. B 11. D 12. B (a nica que no contm gria) 13. E 14. B 15. a) Confirma, pois a linguagem do namorado no corresponde a uma linguagem atualizada, ou tpica das pessoas de pouca idade. b) Variao diacrnica, ou seja, aquela ligada poca, no caso. 16. variao social, ou seja, diastrtica. 17. O autor revela respeito em relao a essas pessoas, pois mostra que sua competncia para o que fazem (plantar, construir), independe de falar de acordo com o padro da norma culta. 18. A 19. D (variedade popular (pindaba) e no culta) 20. E (poder-se usar da oralidade e isso ser inerente aos falantes, no elimina a necessidade de ser aprender gramtica!)

You might also like