You are on page 1of 3

Alunos - Ensino Bsico (2 e 3 Ciclos) e Secundrio Maro 2010 Desafio 5 Fontes de Referncia

Pergunta n 1 Ao pesquisar informao na Internet, qual a atitude correcta a adoptar? a. Comparar a informao encontrada com outras fontes; b. Tomar como certa toda a informao encontrada; c. No confiar na informao disponvel na Internet. Pergunta n 2 Ao utilizar informao recolhida na Internet devemos a. ...assumir que a informao da nossa autoria. b. ...mencionar sempre as fontes de referncia c. ...fazer copiar/colar (copy/paste) da informao encontrada. Pergunta n 3 Ao utilizares fontes de informao existentes na Internet, podes: a. Utilizar livremente o que necessitares sem ter de referir de onde retiraste a informao; b. Utilizar pequenos excertos de texto indicando sempre o autor, a data e o stio na Internet de onde os retiraste; c. Modificar o texto sem referir de onde tiraste a ideia nele contida. Pergunta n 4 Tens de realizar um trabalho escolar recorrendo Internet. Qual dos seguintes procedimentos correcto? a. Utilizar vrias fontes de informao, citando-as, e resumindo as ideias principais por palavras tuas. b. Copiar informaes exactamente como as encontra, sem citar as fontes. c. A utilizao de software de partilha de ficheiros peer-to-peer para aceder a ficheiros sem consentimento dos seus autores. d. d) Fazer o download de uma msica sem autorizao do detentor dos Direitos de Autor. Pergunta n 5 Quando usas no teu trabalho um pequeno extracto de uma obra deves... a. Coloc-lo entre aspas. b. Coloc-lo entre aspas seguido da respectiva referncia bibliogrfica. c. Colocar o texto sem nenhum procedimento em especial.

Alunos - Ensino Bsico (2 e 3 Ciclos) e Secundrio Abril 2010 Desafio 6 Jogos e Consolas Pergunta n 1 Que tipo de cuidados deves ter com a tua consola de jogos? a. Tentar jogar sempre que possvel com amigos offline, evitando conversar com desconhecidos. b. Nunca revelar informaes pessoais (por exemplo, o nome, a idade, ou o endereo de casa). c. No mostrar fotografias pessoais ou de amigos e familiares. d. Escolher nomes de ecr ou de personagens adequados. Estes nomes no devem ser reveladores de nenhuma informao pessoal, nem ser um convite a potencial assdio. e. Todas as anteriores. Pergunta n 2 Se fores confrontado por um griefer, que atitude deves adoptar? a. Conversar com aos meus pais sobre o que aconteceu e explorar a possibilidade de o silenciar ou de bloquear as suas mensagens. Se for possvel, denunci-lo aos administradores do jogo. b. Utilizar tambm tcticas de intimidao para o fazer parar. c. Tentar uma aproximao dando-lhe, por exemplo, o meu e-mail pessoal como demonstrao de confiana. Pergunta n 3 Qual destes comportamentos pode indiciar que ests a lidar com um griefer? a. Censura os outros jogadores, especialmente os newbies. b. Usa linguagem inadequada. c. Faz batota. d. Todas as anteriores. Pergunta n 4 Se um jogador desconhecido mostrar interesse em conhecer-te pessoalmente, que atitude deves adoptar? a. Nunca aceitar encontrar-me com algum pessoalmente. Se algum me fizer essa proposta, aviso os meus pais. b. Todos os jogadores so de confiana. Por isso, no h risco em conhecer algum pessoalmente. c. Se verificar atravs da conversao por voz (voice chat) que a pessoa de confiana, no haver problema em conhec-la pessoalmente. Pergunta n 5 Qual destes nomes consideras mais adequado como nome de ecr (nickname)? a. anabento; b. ana; c. abento; d. Nenhum dos anteriores.

Alunos - Ensino Bsico (2 e 3 Ciclos) e Secundrio Maio 2010 Desafio 7 Telemveis

Pergunta n 1 Das seguintes situaes, qual a correcta? a. Nos telemveis no existe o perigo de spam (mensagens de texto ou outras contendo informao/publicidade no solicitada). b. Os vrus no se propagam nos telemveis com ligao Internet, pelo que no necessrio nenhum cuidado especial na transferncia de dados. c. Com o Bluetooth ligado, possvel a terceiros aceder sem autorizao s informaes do nosso telemvel. Pergunta n 2 Se receberes uma chamada no identificada: a. No deves atender, porque se for uma pessoa conhecida vai deixar uma mensagem. b. Deves atender a chamada porque o assunto pode ser urgente. c. Deves atender a chamada, porque se algum nos quer contactar devemos responder. Pergunta n 3 Qual das seguintes frases a correcta? a. Se algum tirar uma fotografia com o telemvel a uma pessoa sem a sua autorizao e a colocar na Internet, isso constitui um acto de cyberbullying. b. O envio de uma SMS com o propsito de intimidar, incomodar ou ameaar algum, no constitui um acto de cyberbullying. c. A realizao de uma chamada telefnica com o propsito de intimidar, incomodar ou ameaar algum, no constitui um acto de cyberbullying. Pergunta n 4 Quando vamos a espectculos, devemos a. Atender apenas as chamadas urgentes. b. Manter o telemvel ligado, mas no atender chamadas. c. Desligar o telemvel antes do incio do espectculo. Pergunta n 5 Se receberes uma SMS com este contedo: Ol, no nos vemos j h imenso tempo e tenho imensas saudades tuas, vamos marcar um caf para um dia destes e matar saudades. Que atitude deves adoptar? a. Responderia de imediato "Desculpe mas no reconheci o seu nmero, eu chamo-me xxxx, no se ter enganado?". b. No respondo porque posso ser vtima de phishing (subscrever algum servio ou receber respostas automticas pagas). c. No respondo porque tenho que economizar o meu saldo.

You might also like