You are on page 1of 4

Acautelai-vos do orgulho

Presidente Ezra Ta Benson 1 de abril de 1989


Meus amados irmos, alegro-me por estar convosco em mais uma gloriosa conferncia geral da Igreja. Sou profundamente grato pelo amor, oraes e servio dos devotados membros da Igreja no mundo inteiro. Gostaria de elogiar os santos is que se empenham por inundar a terra e a prpria vida com o Livro de Mrmon. Precisamos no s distribuir de forma monumental mais exemplares do Livro de Mrmon, mas temos de promover corajosamente mais de suas maravilhosas mensagens em nossa prpria vida e por toda a terra. Esse sagrado livro foi escrito para ns para os nossos dias. Suas escrituras destinam-se a ser aplicadas por ns. O livro Doutrina e Convnios nos diz que o Livro de Mrmon o registro de um povo decado. E por que ele caiu? Esta uma das principais mensagens do Livro de Mrmon. Nos derradeiros captulos desse registro, Mrmon d a resposta nestes termos: Eis que o orgulho desta nao, ou seja, do povo neta, ser a causa de sua destruio. E depois, para que no ignoremos esta signicativa mensagem do Livro de Mrmon a respeito do povo decado, o Senhor nos adverte em Doutrina e Convnios: Precavei-vos contra o orgulho, para que no vos torneis como os netas de outrora. Peo sinceramente o benefcio de vossa f e oraes ao procurar lanar luz sobre esta mensagem do Livro de Mrmon o pecado do orgulho mensagem esta que me vem acabrunhando a alma j h certo tempo. Sei que o Senhor quer que esta mensagem seja transmitida agora. No conselho pr-mortal, foi o orgulho que derVide I N 19:23. Vide D&C 20:9. Morni 8:27. D&C 39:39.

rubou Lcifer, o lho da manh. No m deste mundo, quando Deus puricar a terra pelo fogo, os orgulhosos sero queimados qual restolho e os mansos herdaro a terra. Em Doutrina e Convnios, o Senhor por trs vezes usa a frase acautelai-vos do orgulho, inclusive falando o segundo lder da Igreja, Oliver Cowdery, e Emma Smith, esposa do profeta. O orgulho um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorncia. Nas escrituras, o orgulho nunca considerado justo sempre pecado. Portanto, no importa como o mundo empregue o termo, temos que compreender o sentido que Deus lhe d para entendermos a linguagem dos escritos sagrados e deles tirar proveito. Muitos de ns consideramos o orgulho egocentrismo, convencimento, jactncia, arrogncia ou soberba. Tudo isto faz parte do pecado, mas continua faltando a essncia, o cerne. O cerne do orgulho a inimizade inimizade para com Deus e para com o prximo. Inimizade quer dizer dio, hostilidade ou oposio. o poder pelo qual Satans quer reinar sobre ns. O orgulho essencialmente competitivo por natureza. Lanamos nossa vontade contra a de Deus. ando lanamos nosso orgulho contra Deus, no sentido de seja feita a minha vontade e no a tua. Conforme dizia Paulo, eles buscam o que seu, e no o que de Cristo Jesus. Nosso desejo de competir com a vontade de Deus, d vazo desenfreada aos desejos, apetites
2 N 24:12-15; vide tambm D&C 76:25-27; Moiss 4:3. Vide 3 N 12:5, 25:1; D&C 29:9; Joseph Smith 2:37; Malaquias 4:1. D&C 23:1; vide tambm 25:14; 38:39. Vide Mosiah 3:11; 3 N 6:18. Vide 2 N 4:15; Mosiah 1:3-7; Alma 5:61. Filipenses 2:21.

Ezra Ta Benson

Acautelaivos do Orgulho

e paixes. O orgulhoso no consegue aceitar que sua vida seja dirigida pela autoridade de Deus. Ele ope sua percepo da verdade ao conhecimento maior de Deus, sua capacidade ao poder do sacerdcio de Deus, suas realizaes s poderosas obras dele. Nossa inimizade para com Deus assume muitos rtulos, como rebeldia, corao endurecido, obstinao, impenitncia, soberba, suscetibilidade e incredulidade. Os orgulhosos querem que Deus concorde com eles. No esto interessados em mudar de opinio para concordar com Deus. Outro componente importante desse pecado predominante a inimizade para com nossos semelhantes. Somos tentados diariamente a considerar-nos melhores que os outros e a diminu-los. Os orgulhosos fazem de todos os homens seus adversrios, lanando seu intelecto, opinies, obras, posses, talentos ou qualquer outro mecanismo de medida contra seus semelhantes. Nas palavras de C. S. Lewis: O orgulho no se compraz em ter alguma coisa, somente em ter mais que o prximo a comparao que vos torna orgulhosos: o prazer de sentir-se acima dos outros. Tirando-lhe o elemento competitivo, desaparece o orgulho. No conselho pr-terreno, Lcifer apresentou sua proposta contra o plano do Pai, defendido por Jesus Cristo. eria ser honrado mais que todos os outros. Em suma, desejava em sua soberba destronar a Deus. As escrituras esto repletas das graves conseqncias que o pecado do orgulho causou a pessoas, grupos, cidades e naes. A soberba precede a runa. Causou a destruio do povo neta e da cidade de Sodoma. Foi o orgulho que provocou a crucicao de Cristo. Os fariseus se enfureceram por Jesus
Vide Alma 38:12; 3 N 12:30. Vide Helam 12:6. Vide Helam 6:17; D&C 58:41. Mere Christianity, New York: Macmillan, 1952, pp. 109110. Vide Moiss 4:1-3. Vide 2 N 24:13. Vide D&C 29:36; 76:28. Provrbios 16:18. Vide Morni 8:27; Ezequiel 16:4950.

declarar-se o Filho de Deus, o que ameaava sua posio, e por isso tramaram sua morte. Saul tornou-se inimigo de Davi por orgulho. Ficou enciumado porque as mulheres israelitas saram ao seu encontro cantando: Saul feriu os seus milhares, porm Davi os seus dez milhares. O orgulhoso teme mais o julgamento humano que o julgamento de Deus. O que os homens pensaro de mim? pesa mais do que: O que Deus pensar de mim? O Rei No estava disposto a libertar o Profeta Abindi, mas o apelo ao seu orgulho da parte dos sacerdotes inqos mandou Abindi para a fogueira. Herodes aigiu-se quando a esposa pediu que Joo Batista fosse decapitado, mas seu desejo orgulhoso de sobressair aos olhos dos que estavam mesa com ele causou a morte de Joo. O temor do julgamento dos homens se manifesta na luta pela aprovao deles. O orgulhoso ama mais a glria dos homens, do que a glria de Deus. O pecado se manifesta nos motivos pelos quais agimos. Jesus disse que fazia sempre o que agradava a Deus. No faramos melhor em ter o agrado de Deus por estmulo, do que procurar sobressair e fazer melhor que outra pessoa? Certas pessoas orgulhosas esto mais preocupadas com o fato de seu salrio ser superior ao de outra pessoa do que se o mesmo atende suas necessidades. Sua recompensa estar um grau acima dos outros. Esta a inimizade do orgulho. ando o orgulho toma conta de nosso corao, deixamos de ser independentes do mundo e escravizamos nossa liberdade ao julgamento humano. O mundo brada mais alto que os sussurros do Esprito Santo. O raciocnio humano prevalece sobre as revelaes de Deus, e o orgulhoso larga a barra de ferro. Orgulho o pecado que vemos facilmente nos outros, mas raramente reconhecemos em ns mesmos. ase todos ns consideramos o orgulho como pecado de pessoas eminentes, como os riVide Joo 11:53. I Samuel 18:6-8. Vide D&C 3:6-7; 30:1-2; 60:2. Vide Mosiah 17:11-12. Mateus 14:9; vide tambm Marcos 6:26. Joo 12:42-43. Vide Joo 8:29. Vide 1 N 8:19-28; 11:25; 15:23-24.

Ezra Ta Benson

Acautelaivos do Orgulho

cos e os instrudos, olhando de cima para o resto de ns. Existe, porm, um mal muito mais comum entre ns: o orgulho dos que de baixo olham para cima. Este se manifesta de inmeras maneiras, como crticas, maledicncia, difamao, resmungos, viver acima das posses, inveja, cobia, recusar gratido e louvor capaz de edicar outra pessoa, e mostrar-se insensvel e invejoso. A desobedincia basicamente o orgulhoso desao a alguma autoridade superior. Pode ser a de um pai ou me, lder do sacerdcio, professor ou, sobretudo, Deus. A pessoa, orgulhosa detesta o fato de que algum esteja acima dela, achando que isto a rebaixa. O egosmo um dos aspectos mais comuns do orgulho. Como isto me afeta o centro de tudo que importa presuno, autocomiserao, auto-realizao mundana, satisfao prpria e egosmo. O orgulho resulta em combinaes secretas destinadas a obter poder, proveito e a glria do mundo. Esse fruto do pecado do orgulho, isto , as combinaes secretas, derrubou a civilizao jaredita e a neta, e tem sido e ainda ser a causa da runa de muitas naes. Outro aspecto do orgulho a contenda. Discusses, disputas, domnio injusto, divergncias entre geraes, divrcios, maus tratos conjugais, motins e tumultos enquadram-se todos nessa categoria de orgulho. Contendas na famlia afastam o Esprito do Senhor, como tambm muitos membros de nossa famlia. A contenda varia de uma palavra ofensiva a conitos mundiais. Dizem-nos as escrituras que da soberba s provm a contenda. As escrituras testicam que o orgulhoso se ofende facilmente e guarda ressentimento. Ele se nega a perdoar a m de manter o outro em dbito e justicar sua mgoa. Os orgulhosos no aceitam facilmente conselho ou repreenso. Usam a atitude defensiva para justicar e racionalizar suas fraquezas e falhas.
Vide 2 N 9:42. Vide Helam 7:5; ter 8:9, 16, 2223; Moiss 5:31. Vide ter 8:18-25. Provrbios 13:10; vide igualmente Provrbios 28:25. Vide I N 16:1-3. Vide Provrbios 15:10; Ams 5:10. Vide Mateus 3:9; Joo 6:30-59.

Os orgulhosos dependem do mundo para dizerlhes se tm valor ou no. Sua auto-estima depende de onde se encontram, pretensamente, na escala do sucesso mundano. Sentem-se dignos de mrito como pessoa se houver um nmero suciente de indivduos abaixo deles em termos de realizaes, talento, beleza ou inteligncia. O orgulho feio e diz: Se tens sucesso, sou um fracasso. Se amarmos a Deus, zermos sua vontade e temermos seu julgamento mais que o dos homens, teremos autoestima. O orgulho um pecado amaldioador no verdadeiro sentido da palavra. Ele limita ou impede o progresso. Os orgulhosos no se deixam ensinar. No mudam de idia para aceitar verdades porque faz-lo implicaria admitir seu erro. O orgulho afeta negativamente todas as nossas relaes nossas relaes com Deus e seus servos, entre marido e esposa, pais e lhos, empregador e empregado, professor e aluno, e toda a humanidade. Nosso grau de orgulho determina como tratamos nosso Deus e nossos irmos. Cristo quer elevar-nos at onde ele se encontra. Ser que desejamos fazer o mesmo com os outros? O orgulho debilita nosso sentimento de liao para com Deus e fraternidade para com o homem. Ele nos separa e divide em classes de acordo com nossas riquezas e oportunidades de instruo. impossvel haver unidade num povo orgulhoso, e se no formos um, no somos do Senhor. Pensai no que o orgulho nos tem custado no passado e nos est custando hoje em nossa vida, nossa famlia e na Igreja. Pensai no arrependimento possvel em termos de vidas transformadas, casamentos preservados e lares fortalecidos, se o orgulho no nos impedir de confessar os pecados e abandon-los. Pensai nos numerosos membros que se tornaram menos ativos na Igreja, porque foram ofendidos, e o orgulho no lhes permitiu perdoar ou fartar-se plenamente mesa do Senhor. Pensai nas dezenas de milhares a mais de jovens
Vide Alma 12:10-11. Vide I N 15:3, 7-11. 3 N 6:12. Vide Mosiah 18:21; D&C 38:27; 105:2-4; Moiss 7:18. Vide D&C 58:43.

Ezra Ta Benson

Acautelaivos do Orgulho

Podemos ser humildes voluntariamente prestando servio abnegado. Podemos ser humildes voluntariamente saindo em misso e pregando a palavra capaz de tornar outros humildes. Podemos ser humildes voluntariamente indo mais freqentemente ao templo. Podemos ser humildes voluntariamente confessando e abandonando o pecado, e nascendo de Deus. Podemos ser humildes voluntariamente amando a Deus, fazendo sua vontade e dando-lhe prioridade em nossa vida. Sejamos humildes por opo. Ns podemos slo. Sei que podemos. Meus queridos irmos, temos de nos preparar para redimir Sio. Foi essencialmente o pecado do orgulho que nos impediu de estabelecer Sio nos dias do Profeta Joseph Smith. Foi o mesmo pecado que decretou o m da consagrao entre os netas. O orgulho a grande pedra de tropeo no camiMorrem os gritos e o clamor, nho de Sio. Repito. O orgulho a grande pedra Passa dos reis o vo poder, de tropeo no caminho de Sio. Temos de limpar Mas teu divino esplendor, o vaso interior vencendo o orgulho. H de viver, h de viver. Temos de ceder aos sussurros do EspTeus mandamentos, Senhor, rito Santo, despojar-nos do homem natural, No nos permitas esquecer! santicando-nos pela expiao de Cristo, o Se(Deus de Meus Pais, Hinos, n. 58.) nhor, e tornando-nos como a criana, submisso, Deus ter um povo humilde. Podemos escolher manso, humilde. ser humildes ou podemos ser compelidos humile assim procedamos e sigamos avante para dade. Diz Alma: Abenoados so os que se hu- cumprir nosso divino destino, minha fervorosa milham sem a isso serem compelidos. orao em nome de Jesus Cristo. Amm. Sejamos humildes por opo. Podemos ser humildes voluntariamente vencendo a inimizade para com nossos irmos, estimando-os como a ns prprios e alando-os Relatrio da 159 Conferncia Geral Anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias Sesso at onde estamos, ou mais alto ainda. Matutina de Sbado 1 de abril de 1989. A Liahona, Podemos ser humildes voluntariamente acei- julho de 1989, p. 36.). tando conselhos e punio. Ttulo original: Beware of Pride, disponvel em Podemos ser humildes voluntariamente perdo- http://www.lds.org/general-conference/ 1989/04/beware-of-pride. ando os que nos ofenderam.
Vide Alma 10:6; Helam 3:34-35. Vide 1 N 8:26, 33; 11:35-36. Alma 32:16. Vide D&C 38:24; 81:5; 84-106. Vide Jac 4:10; Helam 15:3; D&C 63:55, 101:4-5, 108:1, 124:61, 84; 136:31; Provrbios 9:8. Vide 3 N 13:11, 14; D&C 64:10. Vide Mosiah 2:16-17. Vide Alma 4:19; 31:5; 48:20. Vide D&C 58:43; Mosiah 27:25-26; Alma 5:7-14, 49. Vide 3 N 11:11, 13:33; Morni 10:32. Vide 4 N 1:2425. Vide Alma 6:2-4; Mateus 23:25-26. Mosiah 3:19; vide tambm Alma 13:28.

e casais que poderiam estar cumprindo misso, se o orgulho no os impedisse de entregar seu corao a Deus. Pensai no crescimento da obra do templo, se o tempo dedicado a esse servio sublime fosse mais importante que muitos interesses orgulhosos que reclamam nosso tempo. O orgulho afeta todos ns em diversas ocasies e vrios graus. Agora podeis ver que o edifcio representativo do orgulho no sonho de Lhi era grande e espaoso, e enorme a multido que nele entrava. Orgulho o pecado universal, o grande vcio. Sim, o orgulho o pecado universal, o grande vcio. O antdoto para o orgulho humildade mansido, submisso. (Vide Alma 7:23.) o corao quebrantado e esprito contrito. (Vide 3 N 9:20; 12:19; D&C 20:37, 59:8; Salmos 34:18; Isaas 57:15, 66:2.) Conforme to bem o colocou Rudyard Kipling:

You might also like