You are on page 1of 4

Exerccios: 1. Podemos afirmar que a Revoluo Liberal do Porto em 1820 tinha um duplo carter liberal e antiliberal! "ustifique.

No. Foi uma revolta de carter majoritariamente liberal, baseada nas idias iluministas e desde a sua primeira manifestao com forte apoio dos setores conservadores da sociedade entendidos como: a bur uesia, a nobre!a, o exrcito e o clero.

2. #$plique porque afirmamos que a independ%ncia do &rasil foi resultado de uma pol'tica de concilia(es.

" #ue a revoluo do $rasil se deu por meio de diversos acordos % o $rasil teria #ue pa ar uma exorbitante #uantia a &ortu al, como indeni!ao' ( rei de &ortu al manteria o ttulo de imperador no $rasil %, ento pode ser considerada, de fato, uma rande conciliao. ). *nalise o processo de independ%ncia do &rasil sobre a +tica da perman%ncia de estruturas econ,micas e sociais do per'odo colonial.

)evido * independ+ncia do $rasil, sua estrutura administrativa deveria ter sido modificada, mas no foi bem isso #ue ocorreu. &ra ter eficcia e le itimidade, esse Estado precisava operar a efetiva transfer+ncia de poder dos anti os detentores portu ueses para a classe dominante brasileira. ).&edro , aliou-se cada ve! mais a elementos portu ueses comprometidos com o anti o Estado do perodo joanino e afastou a aristocracia a rria brasileira das decis.es polticas /mesmo #ue tivesse reali!ado al umas de suas reivindica.es como: manuteno do livre comrcio e da escravido0.

-. .omente a con/untura pol'tica e$terna que reconhecimento da independ%ncia do &rasil por Portu0al.

levou

&ortu al, financeiramente abalado, dependente do apoio econ1mico e diplomtica in l+s, no tardou em abrir mo da absurda idia de invadir o $rasil. Em 23 de a osto de 4526, assinou finalmente o acordo de recon7ecimento, em troca de uma indeni!ao de 2 mil7.es de libras e da perman+ncia do ttulo 7onorrio de 8,mperador do $rasil9 para ). "oo :,. ; ,n laterra foi a <nica beneficiada, j #ue manteve o controle sobre dois pases e ainda se deu ao luxo de levar al um din7eiro. =omo o $rasil no possua a #uantia necessria, a ,n laterra l7e emprestou' como &ortu al devia muito mais #ue dois mil7.es de libras a sua majestade brit>nica, a #uantia nem se#uer saiu dos cofres. ?aram apenas, do $rasil, os juros e pa amentos de servios da divida o #ue en rossou ainda mais o crescente endividamento externo #ue nos manteria preso * ,n laterra durante todo o sculo @,@. 1. *nalise os motivos que levaram ao fechamento da *ssembl2ia .onstituinte.

)evido a uma constituio #ue limitava seus poderes absolutistas e contin7a medidas antilusitanas /por exemplo, tirou-l7e o direito ao :eto e isentou os atos da constituinte da sanso monarca0 ).&edro no as aceitou e acabou fec7ando tal assemblia. 3. Podemos afirmar que com a criao do poder moderador ficavam claras as tend%ncias absolutistas de 4 Pedro 5! "ustifique ?im, o poder moderador estava acima de todos os outros, ou seja, podia interferir em suas a.es e decis.es % mantendo-se soberano, como no absolutismo. 6. *nalise os motivos que desencadearam a confederao do equador. ;l umas de suas causas principais foram: a dissoluo da =onstituinte e a imposio de uma =onstituio, #ue evidenciaram o autoritarismo de ). &edro ,. 8. Relacione 7uerra de 8ucesso ao trono portu0u%s com a abdicao de 4 Pedro 5.

=om a morte de ). "oo ,:, o trono portu u+s seria disputado entre dois 7erdeiros, ). Ai uel e ). &edro. " #ue ). &edro era imperador do $rasil, no podia assumir diretamente os dois tronos' mesmo sem anunciar sua deciso a respeito, os brasileiros comearam a contestar contra o peri o de recoloni!ao implcito nessa unio de coroas. &ara continuar influindo em Bisboa, nomeou como 7erdeira sua fil7a Aaria da Cloria, de 6 anos, e permitiu #ue ). Ai uel ficasse como re ente, porm submetido a uma constituinte. Em 4525, ). Ai uel deu um olpe, destituiu Aaria da ClDria e anulou a =onstituio, proclamando-se rei absolutista, com apoio austraco. ,n<meros constitucionalistas lusos refu iaram-se no Eio de "aneiro, #ue passou a ser o centro de reor ani!a.es de foras para o combate a ). Ai uel. ,niciava-se a Cuerra de ?ucesso portu uesa em #ue ). &edro se empen7ou a fundo, des astando ainda mais as finanas nacionais e mostrando-se mais preocupado com #uest.es lusas #ue com as nossas. =omo ). Ai uel 7avia destitudo Aaria da ClDria, dando inicio assim a Cuerra da ?ucesso, ). &edro voltou a &ortu al deixando seu fil7o &edro ,, como imperador do $rasil. )eve-se levar em considerao tambm o fortalecimento da aliana do ,mperador com o partido portu u+s, j #ue, com os complexos problemas administrativos brasileiros, ). &edro 7avia

entre ue uma srie de setores vitais da administrao, como os setores fa!endrios aos portu ueses.

You might also like