You are on page 1of 1

Anarquismo

O anarquismo foi um movimento contemporneo s teorias socialistas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels. Um dos primeiros a lanar as primeiras idias anarquistas foi William Godwin (1756 1836), que props uma radical transformao nas bases organizacionais da sociedade. Ele acreditava na criao de uma organizao comunitria fundada na abolio da propriedade privada e o repdio a qualquer tipo de lei ou governo. A razo seria o guia maior dessa nova sociedade e a total liberdade tica e poltica deveriam ser garantidas. Pierre-Joseph Proudhon (1809 1865) foi outro importante pensador anarquista. Em sua principal obra O que propriedade?, props crticas contundentes ao sistema capitalista que seria guiado por. Inspirado por alguns pressupostos do socialismo utpico, ele defendia a criao de um regime poltico uma repblica de pequenos proprietrios. Bancos e cooperativas deveriam ser criadas para fornecer, sem juro s, recursos a toda e qualquer atividade produtiva realizvel em pequenas propriedades. O termo anarquismo tem origem grega, e no consiste em um sinnimo de desordem ou baderna. Sua significao mais simples sem governo e, na verdade, resume a oposio poltica a qualquer forma de poder que limite as liberdades individuais. Os indivduos na sociedade anarquista devem adotar formas de cooperao voluntria e autodisciplina, capazes de estabelecer um equilbrio ideal entre a ordem social e as liberdades do indivduo. Mikhail Bakunin (1814 1876) foi um dos maiores seguidores das teses de Proudhon. Discordante das teorias marxistas, Bakunin no aceitava a idia de que o alcance de uma sociedade comunista passava pela manuteno de um Estado transitrio. Para Bakunin, a abolio do Estado deveria ser imediata. Por isso, ele defendeu o uso da violncia para que os governos fossem rapidamente extinguidos. Nem mesmo os partidos polticos eram vistos como vias de representao da liberdade de pensamento humano. Essa oposio do anarquismo s instituies se inspira na idia de que o homem precisa ser completamente livre para o alcance da liberdade. Em outras palavras, o anarquismo defende que a liberdade humana parte dos prprios homens e no de suas instituies. A responsabilidade do indivduo deveria tomar o lugar das regras dos lderes e governos. Inspirando diversos trabalhadores pelo mundo, a ideologia anarquista atuou fortemente nos sindicatos e mobilizaes trabalhistas, entre o fim do sculo XIX e o incio do sculo XX.

Anarquismo: pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princpios polticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominao (poltica, econmica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porm responsvel.O anarquismo contrrio a existncia de governo, polcia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituio que envolva relao de autoridade. Defendem tambm o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivduos, solidariedade (apoio mtuo), coexistncia harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogesto.O movimento anarquista surgiu na metade do sculo XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi o terico Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra "Que a propriedade?" (1840).

Quando falamos em anarquia, muitos acreditam que a expresso tem a ver com qualquer evento ou lugar carente de organizao. Contud o, essa apropriao contempornea est bem distante das teorias que integram o chamado pensamento anarquista, estabelecido logo depois que as contradies e injustias do sistema capitalista j se mostravam visveis no sculo XVIII. Um dos precursores do anarquismo foi William Godwin (1756 - 1836) que, j naquela poca, propunha um novo tipo de arranjo social em que as pessoas no estivessem subordinadas fora dos governos e leis. Em sua perspectiva, acreditava ser possvel que em um contexto dominado por princpios racionais e equilibrado entre as necessidades e vontades, seria possvel conduzir a vida em sociedade. Alm disso, tambm defendia o fim da propriedade privada. J no sculo XIX, notamos que outros pensadores passam a aprofundar as discusses de natureza anrquica. Entre essa nova leva de tericos podemos citar as contribuies dadas por Mikhail Bakunin, Joseph Proudhon, Enrico Malatesta, Leon Tolstoi, Max Stirner e Peter Kropotkin. Em geral, todos eles tentaram trilhar caminhos que pudessem conceber uma sociedade plenamente libertria. Conforme j salientado, os anarquistas concordavam que toda instituio dotada de poderes impedia o alcance da liberdade. Dessa forma, o Estado, a Igreja e muitos costumes so criticados na condio de verdadeiros entraves para o alcance de um mundo regido por pessoas livres. Paralelamente, as diferenas que identificam as classes sociais tambm seriam combatidas por meio da extino das propriedades privadas. Em uma sociedade desprovida de Estado, a produo e o gerenciamento das riquezas seriam estipulados por meio de aes cooperativistas. Nesse contexto, todos alcanariam condies de possurem uma vida minimamente confortvel e ningum teria sua fora de trabalho explorada em benefcio de um terceiro. Logo, a violncia e a misria dariam lugar para um novo mundo regido pela felicidade da ampla maioria. Assim como os socialistas, os anarquistas acreditavam na expressa necessidade de se realizar um movimento revolucionrio que combatesse as autoridades vigentes. Apesar de tal concordncia, os anarquistas no acreditavam que uma ditadura do proletariado fosse realmente necessria para que a sociedade comunista fosse alcanada. Em sua viso, a substituio de um governo por outro somente fortaleceria novas formas de represso e desigualdade.

You might also like