You are on page 1of 5

Onze novas dicas para ficar rico

clube-do-dinheiro.com /2011/10/20/onze-novas-dicas-para-f icar-rico/


admin Ol a todos os amigos e leitores do nosso querido Clube do Dinheiro ! No artigo de hoje, trarei mais algumas dicas para quem deseja ficar rico. Sim, eu sei, ns j temos um artigo aqui com um ttulo parecido, Dez dicas sobre como ficar rico, mas as onz e dicas que vou publicar aqui hoje vm complementar o que fora discutido aqui naquele artigo. Na verdade, as onz e novas dicas para f icar rico que publicarei aqui foram selecionadas para faz er parte do meu projeto 100 dicas para f icar rico , uma Squidoo Lens que mantenho e que, com estas 11 novas dicas, possui 40 dicas no total. Sim, ainda faltam outras 60! Muito caminho pela frente! Sendo assim, estas novas dicas complementam o que j fora apresentado l e acredito que tambm ser bastante til aqui, para os nossos leitores. Bem, sem mais demora, vamos falar delas?

1. Conhea e use corretamente as tecnologias necessrias em seu negcio


s vez es, temos um negcio que est dando certo e ouvimos de outras pessoas sobre ferramentas que poderiam ser interessantes para alavanc- lo. A reao correta seria a de avaliar aquela ferramenta, elaborar uma projeo de fluxo de caixa incluindo o custo da mesma e quanto esperamos ter como crescimento do faturamento por meio da mesma. Se realmente vale a pena financeiramente, por que no a usarmos? Entretanto, muitas pessoas no adquirem as ferramentas e servios certos para o seu negcio, acreditando que, reduz indo desta forma os custos estaro a ganhar mais. Entretanto, essa reduo pode lhe ser muito prejudicial, pois se essa ferramenta representar uma vantagem competitiva, sua concorrncia muito provavelmente a usar! Boas ferramentas so aquelas que podem ajudar- nos a controlar melhor as foras de trabalho empregadas ou que permitem- nos automatiz ar parte do processo. J falamos anteriormente aqui sobre a importncia de delegar tarefas (outsourcing) a fim de poder executar outras mais importantes, no? Ento, a nossa frmula para o sucesso cresce mais um pouco, ficando assim: Outsourcing + Automao + BOA Superviso = Sucesso Perceba que inclu tambm a BOA superviso. De que adianta delegar tarefas e automatiz ar tudo se, no final, o produto/servio no tiver boa qualidade?

2. No f ique a reclamar por que mexeram no seu queijo, corra atrs de outro!
Isso eu aprendi h pouco tempo atrs, quando tive uma boa queda nos ganhos de meus blogs. Fiquei por alguns dias muito frustrado, com raiva, pois mexeram no meu queijo. To logo eu percebi o erro que eu estava cometendo, decidi mudar de ideia (claro, ainda no me sentia feliz , mas precisava faz er algo, pois o queijo antigo no voltar). Hoje, j fiz alguma reestruturao no processo e o rendimento est aos poucos voltando ao normal (ainda vai demorar um pouco para atingir o patamar em que j estvamos, mas estamos caminhando para isso). Ficar a reclamar porque mexeram no seu queijo no trar o mesmo de volta! Voc precisa entender que coisas assim podem acontecer na sua vida e, ento, ser hora de agir, de procurar um queijo novo! Obs: Se voc no entendeu nada do que foi dito aqui, ento est na hora de ler o livro Quem mexeu no meu queijo? e nosso artigo Quem mexeu no meu queijo aplicado ao dinheiro.

3. Verif ique sempre se seus negcios atendem da melhor f orma possvel uma demanda e so rentveis
s vez es, depois de algum tempo, algum negcio que parecia invivel financeiramente pode passar a ser vivel. Infeliz mente, o contrrio tambm pode acontecer e algo que representava um bom retorno financeiro pode passar a no ser.

Muitas vez es isso acontece porque no mais estamos atendendo demanda de forma correta, sendo assim, a fim de que seu negcio seja realmente slido e interessante, ele precisa estar sempre responder positivamente a duas perguntas: Seu negcio at ende da melhor f orma possvel uma demanda? Se seu negcio no cumpre isso, ento ele no bom para o cliente, e se no bom para o cliente, por que ele deveria gastar dinheiro com um produto ou servio seu? Seu negcio est sendo rent vel? Se seu negcio no cumpre isso, ento ele no est sendo bom para voc, e se no est sendo bom para voc, por que continuar a investir tempo e dinheiro nisso? Se o seu negcio negcio falhou em um dos dois pontos, calma, ainda h soluo. Estude- o e tente descobrir como ele pode ser melhorado a fim de retornar um sim. Confie em mim, muito provvel que haja uma soluo! Em uma ltima instncia, caso realmente no tenha como corrigi- lo, ento est na hora de pensar em um novo tipo de negcio e reduz ir seus investimentos de dinheiro e tempo no velho e passar a investir em algo que possa ter um melhor retorno.

4. Construa uma boa base de ativos que possam lhe traz er rendimentos passivos
Primeiro, aprendi com Harv Eker (Os Segredos da Mente Milionria) os conceitos de rendimentos passivos e rendimentos ativos. Mais tarde, com Robert Kiyosaki (Pai Rico Pai Pobre) aprendi a diferena entre ativo e passivo. No incio pareciam contrrias as afirmaes, hoje, tudo est bem mais claro (at porque a disciplina Contabilidade ajudou- me a fortalecer os conceitos de ativo, passivo e outros mais valeu, curso de especializ ao!). Rendiment os at ivos x rendiment os passivos Rendimento, como todos j devem presumir, trata- se de todo dinheiro ganho. Um rendimento ativo quando ele provm de uma atividade que exigiu nosso esforo ativo. Por exemplo, o salrio: voc trabalha X horas mensais para receber o seu salrio. Outro exemplo, quando um escritor freelancer pago de acordo com a sua produo. H muitas formas de rendimentos ativos e geralmente elas nos ajudam a aumentar nosso capital a curto praz o, mas como percebemos, exigem de ns muito de nosso tempo e dedicao. Um rendimento passivo aquele proveniente de algo que no est mais exigindo nosso empenho de forma ativa. Por exemplo, se eu tenho um website que vende um determinado produto automaticamente (o usurio paga e recebe o produto, sem minha interveno), ento aquele website est gerando para mim rendimentos passivos. Outro exemplo pode ser um investimento em ttulos pblicos, que aps dois anos iro retornar- me um rendimento de acordo com a quantidade de dinheiro que eu investi, e no de acordo com o tempo e esforo que empenhei nisso. s vez es as pessoas pensam que um rendimento passivo ir gerar dinheiro da noite para o dia e sem esforo algum, torn- las ricas instantaneamente. Esto muito enganadas! Inicialmente, voc ter um bom trabalho para conseguir que a fonte de rendimento passivo esteja bem elaborada (no caso do website, por exemplo, voc precisar construir todo o website, ter produtos para vender e cuidar de todo o marketing) e os ganhos geralmente so melhores a longo praz o. A vantagem dos rendimentos passivos que, a longo praz o, eles no exigiro tanto de seu tempo e ateno quanto os rendimentos ativos. Entende agora por que interessante criar oportunidades para rendimentos passivos? At ivos x Passivos J o conceito de ativo e passivo um pouco diferente e acredito que Robert Kiyosaki desenvolveu- o baseado em ativos e passivos da contabilidade empresarial. Bem, vamos aplicar esses conceitos na esfera da gesto do dinheiro a nvel pessoal Um ativo ser tudo aquilo que voc possui que o ajuda a ganhar mais dinheiro, j o passivo tudo aquilo que somente lhe gera mais despesa. Sendo assim, uma casa que voc compra financiada um passivo, pois todo ms voc precisar pagar uma prestao do financiamento. J a mesma casa, se completamente paga e ento passa a ser alugada ir gerarlhe algum dinheiro mensalmente, tornando- se assim um ativo.

Ativos podem ser imveis para alugar ou vender, investimentos financeiros, negcios e commodities (ouro e prata, por exemplo). Combinando ento os dois conceitos, ativos que geram rendimentos passivos so realmente a melhor opo para focarmos na construo de nossa estrada para a riquez a, no ?

5. Esteja sempre aprendendo sobre investimentos


Este um ponto importante! Como voc j deve ter percebido, em nossa jornada para ficarmos ricos precisaremos optar por coisas que nos ajudem a ganhar mais dinheiro. As duas mais apontadas so os investimentos e os negcios. Falando ento do mundo dos investimentos, um erro comum achar que basta ler dois ou trs artigos sobre o assunto ou somente perguntar e ento aplicar naquilo que foi respondido e tudo estar bem. O mercado financeiro bastante mutvel, de tal forma que aquilo que uma excelente opo de investimento hoje pode no ser to boa amanh! Sendo assim, aqui esto trs dicas sobre como vocs podem preparar- se mais e mais para investirem melhor: Aprenda mais sobre investimentos em renda fixa; Aprenda mais sobre investimentos em renda varivel; Acompanhe o mercado financeiro periodicamente (pelo menos 15 minutos por dia antes de ir para o trabalho, pode ser?)

6. Fique atento inf lao!


Essa dica principalmente para quem est a investir Com o tempo, os preos de muitas coisas do mercado sobem, o que gera a inflao. Assim, aquilo que podamos comprar com R$ 1.000,00 h um ano atrs bem provvel que hoje esteja custando mais. Se os rendimentos dos seus investimentos financeiros no ficarem sempre acima dos juros da inflao, eles podem sofrer o que chamamos de uma desvaloriz ao, pois o seu poder aquisitivo acaba sendo reduz ido. Ento, j sabe, esteja atento ao rumo que a inflao est tomando, bem como os rendimentos de seus investimentos, a fim de saber se est sendo uma boa opo ou se hora de procurar um novo tipo de investimento.

7. Busque orientaes do seu gerente de conta bancria para investir melhor, mas tome cuidado com elas!
O gerente de seu banco conhece os melhores investimentos, esteja certo disso. Ele lida diariamente com os nmeros da caderneta de poupana, do CDI, CDB e diversos fundos de investimentos e aes. Provavelmente, ele tambm sabe como esto os principais indicados inflacionrios, como o IPCA e o IGP- M (bem, se ele no souber, ele deve ter ferramentas para acessar tal informao facilmente). Sendo assim, ele uma excelente pessoa para falar- lhe a respeito de oportunidades de renda fixa e varivel. Entretanto, um grande problema que os gerentes de bancos adoram oferecer- nos ttulos de capitaliz ao! Quem j foi a uma agncia bancria com algum dinheiro j deve ter ouvido ao menos uma vez como um ttulo de capitaliz ao pode ser uma boa ideia, pois voc concorre a prmios e no final recebe seu dinheiro de volta, corrigido pelos juros da poupana (ele s esquece de lhe diz er que haver incidncia de imposto de renda, portanto o valor ser menor do que se estivesse aplicado na caderneta de poupana at ento!). Mas, por que essa fixao em nos oferecer ttulos de capitaliz ao? Simples, eles recebem bnus de acordo com o nmero de novos clientes (e montantes) que eles conseguem captar mensalmente para tais ttulos. H outros tipos de investimentos em que eles tambm recebem bonificaes, tambm, sendo assim, bom pr todas as contas no papel e ver se aquele tipo de investimento realmente valer (ah, e ttulo de capitaliz ao no investimento!). Faa as contas lembrando de descontar IOF (caso efetue o resgate em um perodo menor que 30 dias), imposto de renda, taxa de administrao, taxa de carregamento e o que mais houver. Se depois de tudo, o rendimento ainda lhe parece atraente, timo, v em frente e invista seu dinheiro.

8. Planeje, execute o plano e mantenha o f oco


A oitava dica fala essencialmente sobre a importncia de planejar, de seguir cada um dos passos planejados e de manter o foco todo o tempo. Sem um bom planejamento, voc no saber quais passos tomar, estar navegando como um barco deriva, sem rumo. E eu acho que voc tem um rumo certo, no ? Voc quer ficar rico, oras! Muita gente at planeja (eu no meio! ), mas na hora de executar, acaba esquecendo do planejamento (eu no meio ). Quando isso acontece, praticamente como se voc jogasse fora o mapa para a mina de ouro, vendasse os olhos e caminhasse desnorteado, esperando um dia encontr- la. No faa isso, se voc acredita que o seu planejamento est bem elaborado, siga- o, se no est, refaa- o! E, por fim, mantenha o foco, caso contrrio voc vai acabar esquecendo- se do seu planejamento e no cumprindo tudo o que era previsto. Na vida, precisamos de planos para muitas coisas, mas aqui vo algumas dicas de quando voc precisar de um plano: Na hora de pensar em sua independncia financeira; Na hora de investir; Na hora de ter seu prprio negcio. E, claro, esses planos devem ser revistos periodicamente, a fim de garantir que estamos no curso certo e que ele est ajustado para as atuais condies de mercado.

9. No mundo dos negcios, esteja sempre um passo f rente de sua concorrncia!


Analise sua concorrncia Sem uma boa anlise da mesma, como garantir que seu negcio est oferecendo a melhor opo possvel? Sua concorrente est oferecendo um produto de melhor qualidade? Estude como. Sua concorrente consegue reduz ir os custos de produo? Estude como. Sua concorrente consegue explorar melhor seu marketing? Estude como. Sua concorrente Estude como! Pegou a ideia? Of erea aos seus client es algo que a concorrncia ainda no of erece Quanto mais voc estudar a concorrncia, provavelmente comear a perceber pontos em que ela est a deixar a desejar, talvez por no conseguir suprir todo o mercado, talvez por negligncia. Tais oportunidades podem representar- lhe um grande ganho, se bem aproveitadas. Ento no tenha medo, busque atender aquele pblico esquecido e tente sempre oferecer algo melhor do que a concorrncia j oferece.

10. Esteja sempre aprendendo, mas evite a overdose de inf ormao!


No h como negar a importncia de aprendermos mais e mais todo dia. desta forma que nos adaptamos para as novas situaes por vir e que encontramos novas oportunidades se voc no tivesse procurado por mais informaes, talvez nunca encontrasse este artigo! Entretanto, to ruim quanto pode ser a falta de informao o excesso de informao o que chamamos de overdose de informao. Isso acontece, por exemplo, quando voc gasta horas e horas do seu dia a ler artigos na Internet, livros e revistas em vez de finalmente pr em prtica tudo o que aprendeu. Por mais que voc aprenda novos conceitos, tcnicas e ideias, a execuo delas em um plano bem coordenado que ir gerar- lhe oportunidades de ganhar dinheiro, entende? Em outras palavras, cuidado para no se distrair e ficar todo o tempo a somente ler, quando deveria estar a

trabalhar, a planejar, a executar aes que iro traz er- lhe algum retorno financeiro positivo.

11. Faa um acordo pr-nupcial


Pensei muito antes de incluir ou no essa dica aqui, mas sim, um tema importante. Muitas vez es, um dos dois est muito empenhado em conquistar uma vida financeira melhor, enquanto que o outro no est muito preocupado com isso. Tudo bem, voc pensa. O problema que mais tarde, se por algum motivo o relacionamento no der certo e vocs terminarem, a onde comearo os problemas. Por diversos motivos a outra parte ir querer agora parte de tudo o que vocs (ou voc, como pode acontecer muitas vez es) conseguiram. Talvez somente por vingana, pois se sente magoado(a) com o fim do relacionamento, talvez porque essa pessoa no quer perder todo o estilo de vida que tinha antes quando estava com voc ou talvez porque, de alguma forma, essa pessoa sente que tambm possui direitos sobre aquilo. Para evitar tais problemas, um bom acordo pr- nupcial pode ajudar. Muitas pessoas no o faz em, com medo de que a outra pessoa pense que no h confiana mtua. Simples, explique outra pessoa que se no houvesse confiana, no estariam nem mesmo casando, pois quem quer ir para a cama com o inimigo? Explique que, desta forma, ambos estaro a proteger- se e isso uma prova de amor (d trabalho, mas s faz er um bom discurso que funciona ). Por fim, lembre- se que ao menos um casamento com separao total de bens pode j ser uma boa opo para evitar os problemas futuros. E ento, tomaram nota das onz e novas dicas para ficar rico? Alguma dvida? s comentar!

Se voc gostou deste artigo, que tal...


A melhor hora para sua educao financeira? Agora! Como tornar o seu negcio online Ganhar dinheiro no basta - voc precisa faz er dinheiro!

Share and Enjoy


Quer receber nossos art igos em seu e- mail e "de quebra" baixar nosso e- book "Manual do Invest idor"? E- mail:

You might also like