You are on page 1of 11

WILLIAN ALVES DA COSTA

QUESTIONRIO EPIDEMIOLOGIA E DOENAS TRANSMISSVEIS CURSO: TCNICO EM ENFERMAGEM Prof.. EMLIA

1) Escreva a definio dos termos descritos abaixo: A) Demografia


o estudo das populaes no que diz respeito a seu tamanho, composio, distribuio e as causas e consequncias das alteraes ocorridas em suas caracterstica.

B) Densidade
a quantidade de indivduos de determinada espcie num determinado tempo e espao.

C) Censo o clculo de densidade demogrfica, pode ser local ou regional. D) Coeficiente geral de natalidade (CNG)
Exprime o nmero de nascimento por mil habitantes durante uma unidade de tempo considerada.

E) Coeficiente geral de mortalidade (CMG)


a relao entre o nmero de indivduos mortos durante um determinado tempo e o nmero mdio de indivduos existentes nesse mesmo perodo.

F) Variaes de carter meteorolgico


So variaes irregulares que independem da estao do ano e interferem abruptamente nas condies climticas, favorecendo ou dificultando a manuteno do tamanho da populao.

G) Variaes cclicas
Compreendem mudanas ocorridas em intervalos maiores que um ano e no se relacionam com as estaes.

H) Variaes desordenadas
Caracterizam-se por flutuaes supostamente aleatrias no tamanho da populao.

I) Comunidade ecolgica

um agrupamento de espcies que ocorre na mesma localidade, interagindo umas com as outras, com vrios graus de intensidade e de maneira diversa.

J) Recursos
Fatores consumidos pelos elementos da comunidade e que aumentam a taxa de crescimento quando so mais disponvel no meio ambiente.

K) Nicho
a utilizao dos recursos da comunidade, cada espcie tem sua funo, seu trabalho.

L) Diversidade
a caracterizao de uma comunidade em relao sua composio em termos das espcies e das presenas (abundncias) relativas destas.

M) Ecossistema antrpico
o ecossistema modificado pelo ser humano com a finalidade de favorecer sua utilizao.

N) Ao antrpica ou antropognica
A ao do homem sobre o ecossistema com a finalidade de mant-lo em determinado ambiente.

O) Ecossistema produtor
o ambiente rural-agrcola e se caracteriza com a proximidade e o contato com o meio natural, baixa densidade populacional, a distribuio da populao em amplo espao, a predominncia da atividade agropecuria e a soluo de problemas em nvel mais individual do que coletivo.

P) Ecossistema consumidor
o ambiente urbano-industrial, modifica profundamente o ambiente natural do ecossistema e estilo de vida do homem, atingindo um alto grau de artificialidade desvinculando o homem de sua relao com a natureza.

2) Qual a maneira de se esquematizar o ecossistema resultante da urbanizao?


Ambiente abitico, bitico e social.

3) Explique a domesticao e a domiciliao, na transformao do ecossistema natural.


Domesticao a adaptao econmica ou alimentar feita pelo homem. Domiciliao decorre de alteraes provocadas pelo homem no ambiente natural.

4) Escreva quais so os objetivos de desenvolvimento do milnio que tem relao com a epidemiologia.
Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino fundamental de 1 a 4 srie;

Promover a igualdade de gnero e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade na infncia; Melhorar a sade materna; Combater o HIV/aids, a malria e outras doenas; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

5) Explique o que populao de risco.


Grupo de indivduos, doentes ou sos, que pode ser considerado caso se apresenta a doena em estudo.

6) D exemplos de fatores de risco (ou causas) e fatores de proteo.


Fatores de risco exposio a agentes hereditariedade, agressores ambientais, hbitos. biolgicos patognicos,

Fatores de proteo podem ser estudados e controlados antes mesmo de atingirem determinada populao.

Obs.: Um fator de risco pode ser eliminado antes que atinja a populao e um fator de proteo pode ser estimulado.

7) O processo doena pode ser dividido em dois grandes perodos: pr-patolgico e patolgico. Explique como se desenvolvem estas etapas.
Pr-patognico compreende a etapa que se inicia com a agresso ao organismo e se estende at o momento em que ocorre reao do organismo agresso. Patognico compreende a fase em que ocorrem alteraes fsicas ou psquicas, evoluindo para cura, incapacidade (defeito, sequela) ou morte.

8) Explique os nveis de preveno da doena.


Preveno primria consiste em aes aplicadas no perodo prpatognico, com a finalidade de promover a sade ou protege-la contra agresses. Divide-se em: Promoo da sade conjunto de aes que aumentam o nvel de sade e bem estar geral. Ex.: nutrio, moradia, recreao e etc. Proteo especfica preveno de uma doena ou de um grupo de doenas especficas. Ex.: vacinas, combate a vetores, soros profilticos. Preveno secundria preveno da evoluo das enfermidades atravs da execuo de procedimentos, diagnsticos ou teraputicos. Ex.: diagnstico laboratorial precoce, tratamento imediato. Preveno terciria engloba aes voltadas reabilitao do indivduo aps a cura ou controle da doena, a fim de reajust-lo a uma nova condio de vida. Ex.: fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional, reeducao fsica, psquica e social, colocao de prtese.

9) Uma doena pode ser controlada, eliminada ou erradicada. Explique a diferena entre elas.

Controle reduz a incidncia da doena para nveis compatveis com o estado de sade da populao. Eliminada reduz a incidncia da doena para nveis desprezveis, at que ela deixe de ser um problema de sade pblica. Erradicada elimina a doena e o agente causal.

10) Explique as variveis ou fatores populacionais, relacionados com o meio, com a populao o com o tempo e o espao.
Meio fatores fsicos, qumicos e biolgicos. Populacional idade, gnero, ocupao e situao, grupos especficos, aspecto geral de sade Tempo e espao a ocorrncia de doenas pode variar de local para local em um mesmo tempo ou de poca para poca num mesmo local.

11) Explique qual a finalidade dos estudos epidemiolgicos e como podem ser classificados.
Comparar uma varivel; Quantificar a comparao em termos absolutos e em termos relativos; Determinar em que circunstncia o fator de risco e a doena ocorrem e determinar a sequncia no tempo; Minimizar os erros, a confuso e outros problemas que interferem na interpretao dos dados; Estudos observacionais; Estudos experimentais; Screening; Estudos ecolgicos (descritivos); Estudos transversais ou de prevalncia (cross-sectional); Estudos de coorte ou longitudinais; Estudos caso-controle.

12) Defina mtodo epidemiolgico.


O estudo epidemiolgico segue um mtodo chamado de cientfico ou epidemiolgico, que tem a finalidade de controlar o desenvolvimento da pesquisa para evitar erros ou distores que interferem no seu resultado. Definir o tamanho da amostra; Coletar dados adequados; Tabular dados; Elaborar tabelas e grficos; Analisar a associao entre exposio e doena; Testar hipteses; Verificar a significncia estatstica. A estatstica traduz a linguagem terica da epidemiologia para uma linguagem operacional, probabilstica.

13) Explique o papel da estatstica para a epidemiologia.


14) Defina os termos descritos abaixo. a) Endemia


Refere-se ocorrncia de uma doena ou agravo sade em uma rea ou grupo populacional, mantendo nveis de incidncia praticamente estveis ao longo do tempo.

b) Epidemia

Refere-se elevao acentuada da incidncia de uma doena ou agravo sade, em uma rea ou grupo populacional, alm do esperado dentro de seu nvel endmico. Penetrao, no organismo de um homem ou de um animal, de um agente que ai se desenvolve ou se multiplica, podendo resultar ou no em doena, aparente ou inaparente, chamada de infecciosa.

c) Infectividade

d) Dose infectante a quantidade de agente necessria para iniciar a infeco. e) Poder invasivo
a capacidade do agente de se difundir atravs do organismo do hospedeiro. a capacidade do agente de provocar sintomas. a capacidade do agente de provocar resposta imunolgica especfica no hospedeiro. a caracterstica de uma espcie, humana ou no, de inviabilizar o desenvolvimento ou multiplicao do agente infeccioso. a capacidade do indivduo de inviabilizar o desenvolvimento e multiplicao do agente infeccioso em seu organismo (indivduo resistente), por meio de algum mecanismo natural ou por imunizao artificial. a capacidade do indivduo (pessoa, animal ou espcie) de, em condies naturais, viabilizar o desenvolvimento e a multiplicao do agente infeccioso em seu organismo (hospedeiro suscetvel). o ser responsvel pela existncia do agente etiolgico na natureza, onde ele vive e se reproduz, sendo capaz de transmiti-lo a um hospedeiro, diretamente ou com mediao do ambiente, dando incio ao processo infeccioso. o local onde o agente fica albergado, aguardando o hospedeiro. Contgio direto ou contato direto; Contaminao ambiental passivo ou ativo; Contgio mediato ou contato indireto.

f) Patogenicidade g) Virulncia h) Refratariedade

i) Resistncia

j) Suscetibilidade

k) Fonte primria de infeco

l) Fonte secundria de infeco


15) Explique os meios, pelo o qual uma doena pode se estabelecer.

16) Escreva os quatros elementos que esto envolvidos no processo infeccioso.


Agente infeccioso; Fontes de infeco; Hospedeiro; Processo de transmisso.

17) Escreva as caractersticas das doenas no infecciosas e cite o nome de algumas delas.
Causam incapacidade residual; So decorrentes de alteraes patolgicas irreversveis; Requerem envolvimento pessoal do paciente para a reabilitao; Exigem um longo perodo de superviso, observao ou tratamento; Tumores malignos; Doenas de fundamento psicossocial alcoolismo, toxicomanias, doenas mentais.

18) Escreva o que necessrio para a preveno e o controle de doenas no trabalho.


Notificao compulsria; Correo da fonte produtora de insalubridade; Isolamento ou enclausuramento da insalubridade; Uso de equipamentos de proteo o individual.

19) Defina o sistema de vigilncia epidemiolgica (SVE) e explique a sua finalidade.


SVE um conjunto de atividades que permitem reunir a informao indispensvel para conhecer em todo momento a histria natural da doena, detectar ou prever qualquer mudana que possa ocorrer devido a alteraes nos fatores determinantes da doena ou agravo, com o fim de recomendar as medidas adequadas para a preveno e o controle das enfermidades. Finalidade SVE recomendar medidas de ao baseadas em dados objetivos, colhidos cientificamente, para serem aplicadas em curto, mdio e longos prazos.

20) Escreva as funes bsicas do sistema de vigilncia epidemiolgica (SVE).


Reunir toda a informao; Processar, analisar e interpretar os dados colhidos; Fazer as recomendaes adequadas, resultantes das funes anteriores, para realizar as aes de controle imediato ou a longo prazo; Dependendo da estrutura, do grau de desenvolvimento e entrosamento do SVE, ele poder assumir, com as unidades de sade, funes de decises e controle, ou seja, decidir sobre as aes a serem executadas pelas unidades bsicas de sade e coordenar a execuo delas. Coleta de informaes atualizadas; Processamento; Analise e interpretao; Recomendaes e informes; Aes de controle.

21) Escreva as atividades realizadas pelo (SVE).


22) Escreva os tipos de dados coletados pelas unidades bsicas, pelos servios e profissionais de sade e pela populao.
Demogrficos; De morbidade; De mortalidade; De notificao de epidemias; De notificao de agravos inusitados; De laboratrio; De farmcias; De imprensa; De leigos.

23) Escreva as caractersticas fundamentais de um SVE, segundo Rouquayrol.


Oportuno, a fim de detectar o problema no momento em que ele surge; Aceitvel por todas as pessoas que dele participam; Representativo da opinio dos que dele participam; Sensvel, detectando os casos verdadeiros; Especfico, excluindo os falsos-positivos; Simples, fcil de entender; Flexvel, adaptando-se facilmente a mudanas; Capaz de prevenir, detectando e prevendo a ocorrncia de epidemias;

Capaz de propor solues, isto , baseado em informaes adequadas, respondendo aos problemas levantados e distribuindo para o seu equacionamento; Componente imprescindvel para os programas de controle de doenas; Parte integrante de todos os nveis institucionais (local, regional e central).

DOENA Febre tifoide ou tifo Salmoneloses Shigelose Clera epidmica ou asitica

AGENTE ETIOLGICO Salmonela typhi ou bacilo de eberth Salmonela typhimurium Bacilo do grupo shigella Vibrio cholerae, grupo, que tem dois principais bitipos: o clssico e o Eltor. Streptococcus pyogenes do grupo A (40 tipos diferente), beta-hemoltico. Estreptococo beta-hemoltico do grupo A de lancefield. Neisseria meningitidis, que se encontra comumente entre os meningococos dos grupos A, B, C ou D de lancefield. Leptospira icterohaemorrhagiae.

CARACTERSTICA Doena infecciosa aguda, sistmica, que se caracteriza por um quadro txico infeccioso prolongado. So doenas caracterizadas por gastrenterite alimentar aguda. Doena bacteriana aguda do tubo digestivo. Infeco aguda que acomete todo o intestino delgado, caracterizado por diarreia aquosa profusa, vmitos, cibras musculares, desidratao, oligria e choque. Molstia caracterizada por inflamao da mucosa oral e farngea. Doena aguda que se caracteriza por febre, leucocitose, mal-estar, leso cutnea. Processos inflamatrios das membranas que envolvem o sistema nervoso central (meninges), causados por inmeros microorganismos. Caracteriza-se por um conjunto de manifestaes agudas, febris, que acomete homens e animais, constituindo zoonose de ocorrncia elevada. Infeco bacteriana, frequentemente a primoinfeco passa clinicamente despercebida e evolui para a tuberculose pulmonar ou para a extra pulmonar, causadas pela a disseminao de microbactrias pelas as vias circulatrias (sangue e linfa). Molstia infecciosa crnica, de transmissibilidade moderada, caracterizada por leses cutneas anestsicas. Intoxicao com manifestaes clnicas predominantemente neurolgicas, provocadas por ingesto de alimentos previamente contaminados pela toxina do clostdio. De aparecimento sbito, a doena de evoluo rpida e alta letalidade. Alm do botulismo alimentar clssico, existem botulismo de ferimento e o botulismo do lactente, que so raros. Necrose muscular anaerbia, que afeta os msculos esquelticos, causado por vrias

Escarlatina ou angina estreptoccica Erisipela

Meningite meningoccica

Leptospirose ou molstia de weil

Tuberculose

Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Hansenase ou mal de Hansen

Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen

Botulismo

Clostridium botulinum

Gangrena gasosa

Clostridium welchii (perfungens)

Ttano

Clostridium tetani

Difteria Coqueluche

Corynebacterium diphteriae Bordetella pertussis

espcies de bactrias do gnero clostridium. Doena infecciosa causada pela exotoxina do clostridium tetani, caracterizada por contraturas e espasmos musculares e por leso do SNC. Provocada por bacilo aerbio, produtor de toxina, uma doena infecciosa aguda, contagiosa, tipicamente toxmica. Doena bacteriana aguda que afeta a traqueia, os brnquios e os bronquolos.

24) Liste as doenas infecciosas bacterianas, com seu respectivo agente etiolgico e explique como se caracteriza cada doena. 25) Liste as doenas infecciosas micticas, com seu respectivo agente etiolgico e explique como se caracteriza cada doena.
DOENA Criptococose Paracoccidioidomicose ou blastomicose sul-americana Histoplasmose Cromomicose AGENTE ETIOLGICO Filobasidiella neoformans Paracoccidioides brasiliensis Histoplasma capsulatum Pedrosoi e cladosporuium carrionii CARACTERSTICA Doena subaguda ou crnica, com leses que atingem vrios rgos internos, em especial o SNC e os pulmes. Doena infecciosa da pele, mucosas, linfonodos e rgos internos. Doena infecciosa caracterizada por leso pulmonar e disseminao hematognica ocasional. Apresenta grandes semelhanas com a esporotricose. Caracteriza-se por uma leso ulcerada no local da inoculao, seguida de ndulos e abscessos ao longo dos gnglios linfticos adjacentes. So ocasionadas por fungos que infectam somente a epiderme e seus anexos, estruturas em que a queratina abundante. Fungos que vivem habitualmente (como saprfitos) na flora superficial humana, sem causar doenas. Podem transformarse em agentes patognicos para indivduos imunodeprimidos.

Esporotricose Micoses superficiais ou dermatomicoses

Sporotrichum schenkii Trichophyton - T. tonsurans, T. mentagrophytes, T. rubrum e T. shoenleinii. Microsporum - M. audouinii, M. canis, M. gypseum. Epidermophyton - E. floccosum.

Micoses oportunistas

Cndida albicans e cndida tropicalis

26) Liste as doenas infecciosas virticas, com seu respectivo agente etiolgico e explique como se caracteriza cada doena.
DOENA Aids (ou sida) AGENTE ETIOLGICO HIV CARACTERSTICA uma sndrome decorrente de uma imunodeficincia secundria, causada por vrus Papilomavrus humano um vrus comum, que infecta tanto mulheres quanto homens em todo o mundo. Grupo de doenas infecciosas agudas que podem atingir o crebro, a medula e/ou meninges. Infeco produzida por arbovrus, vrus transmitido por um mosquito, mais comum em pases tropicais. Infeco aguda do fgado, habitualmente de evoluo benigna e curta. Infeco do fgado, mais comum entre pessoas que recebem ou manipulam sangue ou seus derivados e as que recebem injees parentais com seringas e agulhas contaminadas. Infeco do fgado que se parece clnica e epidemiologicamente com a hepatite B, porm de evoluo mais benigna e mais crnica, o que no significa que possa para um carcinoma hepatocelular. Infeco heptica muito parecida com a hepatite C. Infeco heptica viral muito parecida com a hepatite tipo A. uma infeco aguda de uma ou mais glndulas salivares, geralmente nas partidas. uma infeco aguda que pode ocorrer com manifestaes paralticas ou no. O vrus acomete o SNC, lesando nervos motores, principalmente da medula, com consequente paralisia flcida dos msculos correspondente. Doena infecciosa de mamferos, especialmente carnvoros,

HPV

HPV 115 diferentes tipos de arbovrus Vrus 1, 2, 3 e 4 antigenicamente distintos HVA

Encefalite

Dengue

Hepatite A

Hepatite B

HVB

Hepatite C

Vrus no A e no B, ou vrus da hepatite C

Hepatite D ou delta

Hepatite E Caxumba ou parotidite

Vrus delta (HDV), um vrus RNA, defectivo e que necessita do vrus B para a sua sobrevivncia. Vrus da hepatite E (EEV) tipo RNA. Vrus da caxumba

Poliomielite anterior aguda (PAA) ou paralisia infantil

Vrus da poliomielite, vrus tipo 1,2 e 3.

Raiva ou hidrofobia

Vrus rbico ou vrus da raiva (neurotrpico)

Herpes simples

Herpes vrus hominis ou vrus do herpes simples (HSV), HSV-1 (herpes labial) e HSV2 (herpes genital)

Herpes zster ou cobreiro

Vrus da varicela zster

Varicela ou catapora Sarampo

Vrus varicela zster Vrus do sarampo

Rubola ou Sarampo Alemo

Vrus da rubola

Sndrome da rubola congnita

Vrus da rubola

Gripe aviria

H5N1

Influenza pandmica A (H1N1) Gripe suna

Vrus tipo A (H1N1)

caracterizado por irritao do SNC, seguido de paralisia. Infeco recorrente, na pele ou nas mucosas, caracterizada pelo aparecimento de agrupamentos de pequenas vesculas preenchidas por liquido claro, em bases inflamatrias. Doena infecciosa do SNC que acomete primeiramente os gnglios da raiz dorsal e caracteriza-se por erupo vesicular. Infeco aguda, com exantema generalizado sob a forma de vescula. Virose exantemtica aguda, altamente infecciosa, mais frequente no final do inverno e no comeo da primavera. Doena exantemtica, geralmente benigna, que pode, porm, provocar aborto ou defeitos congnitos em crianas nascidas de mes infectadas durante os primeiros meses de gestao. Infeco do feto por via transplacentria, resultante da infeco materna primria durante o incio da gravidez at trs meses antes da concepo. uma enfermidade veterinria contagiosa provocada por vrus, que normalmente s infectam as aves e somente em raras ocasies atravessam a barreira entre espcies para infectar o ser humano. Doena respiratria aguda (gripe) causada pelo vrus H1N1 de distribuio global de elevada transmissibilidade.

You might also like