You are on page 1of 35

DA (DES) PROPORCIONALIDADE DA PENA - NFASE NO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERVEL UM OLHAR SOBRE A TUTELA (VIOLAO?) DO ESTADO AOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS1.

Aluno da Graduao: Carla da Costa Gambogi. Orientador: Prof. Me. Vitor Antonio Guazzelli Peruchin

RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para examinar a proporcionalidade dos quantitativos penais de condutas especficas nos crimes sexuais, do tipo de estupro com nfase no estupro de vulnervel. Tratam dos aspectos do princpio da proporcionalidade, suas dimenses, relaes com o direito penal, princpios constitucionais e Estado Democrtico de direito. Descreve o momento da violao e a aplicao do princpio, no Legislativo e Judicirio e da possvel violao a direitos. Coloca a desproporcionalidade dos quantitativos penais para determinadas condutas consideradas de menor gravidade o beijo lascivo e toque de cunho sexual demonstrando a posio jurisprudencial e no direito comparado. Pretende demonstrar conceitos do direito material penal do crime de estupro e sua relao ao princpio da proporcionalidade, discorrendo sobre aspectos legislativos da Lei 12.015/2009, assim como conceitos de ofensa ao bem jurdico, conduta (tentada e consumada) e das penas. Examina por fim, as consequncias da violao direitos, aspectos sociolgicos relacionados, a pena como tempo. Apresenta o conceito e papel de poltica criminal e a aplicao Jurisprudencial do instituto da tentativa como soluo a relativizar o rigor penal. Enfim, aborda as solues e a postura do legislador. Este trabalho foi executado sob um prisma Constitucional penal demonstrando que o princpio da proporcionalidade princpio constitucional de adequao tendo como cerne a proibio de excesso de adentrar nos direitos individuais do condenado, que tem direito a ser condenado na medida proporcional ao delito cometido, como um parmetro de justia e de justa medida. Palavras-Chave: Princpio da Proporcionalidade. Estupro de Vulnervel. Penas. Violao direito. Aplicao da Tentativa. Proibio de excesso.

Banca examinadora: Prof. Me.Marcelo Machado Bertoluci e Prof. Me. Atilo Antonio Cerqueira.

1 ASPECTOS DO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE Ronald Dworkin2 consagrou a relevncia do valor do princpio dentro do ordenamento jurdico examinando os parmetros de deciso que os juzes norteamericanos utilizavam na soluo dos chamados hard cases, casos de difcil soluo. O autor sistematizou uma nova leitura da valorao do princpio no conjunto do ordenamento jurdico com o mesmo status de norma jurdica. O sentido de valor na aplicao do princpio faz nascer novo significado de ordenamento jurdico, a Constituio, um sistema aberto de regras e princpios com nfase central na idia de justia e de realizao de direitos fundamentais.3. A fora do princpio no direito atual de aplicao da justia, ferramenta da efetivao em flexibilizar a severidade do modelo unicamente de regras:[...] a superao do modelo de regras implica uma profunda alterao do direito[...] 4. Relevante, que, o princpio como a regra so normas traduzidas em expresses denticas de dever, permisso e proibio. A regra existe e exige o cumprimento do seu contedo ftico. Ao contrrio, no princpio, o seu carter prima facie no contm um mandamento definitivo, mas possibilidades de vir a ser ento, razes definitivas nos casos onde a regra no pode ser aplicada.5 Ento, o peso de deciso dos princpios no caso concreto direo de normao jurdica pautas diretivas e sua fora de convico podem vir a justificar resolues jurdicas, e ser a ratio legis. Assim, participam do sistema jurdico de interpretao reforando a idia de justia, justa medida e equilbrio 6. O princpio da proporcionalidade estabelece um modelo argumentativo e de crtica jurdico-poltica inclusive em matria penal. Aristteles7: [...] justia realiza um certo tipo de proporo [...] proporo uma igualdade de razes, ou a relao entre grandezas da mesma espcie[...]. e o
2

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a srio. Traduo de Nelson Boeira. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. Ttulo original: Taking rights seriously. p. 46-47. 3 BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e aplicao da constituio. 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 330. 4 STRECK, Lnio Luiz. Verdade e consenso. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. p. 229, grifo nosso. 5 ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. de Virglio Afonso da Silva. So Paulo: Malheiros, 2009. p. 85-87, 90, 106- 109. 6 LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do direito . Trad. De Jos Lamengo. 5. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian,1983. p. 577-579. 7 ARISTTELES. Da Justia. In: ARISTTELES. Obra jurdica. So Paulo: cone, 1997. (Coleo fundamentos do Direito: Livro I (livro V de tica e Nicmaco). p. 20-21, grifo nosso.

proporcional [...] meio [...] o justo [...] o proporcional[...] injusto [...]o que nega [...]. Em sentido amplo o princpio da proporcionalidade revela a proibio de excesso em todos os mbitos dos poderes. Em sentido estrito, a representao de um equilbrio, no qual os benefcios atingidos sero, ento, superiores ao nus8. O Princpio da proporcionalidade, nsito no Art. 5 inciso LIV da Constituio Federal, embora no explicito no texto da Constituio Brasileira, valor constitucional vinculante na Carta Magna que define o Estado brasileiro como um Estado Democrtico de Direito. Assim, a sua prpria existncia, tem origem derivada deste, e gera efeitos que vinculam os poderes da Repblica: executivo, legislativo e judicirio, que a ele devem se submeter em suas atribuies constitucionais9. Relevante, o princpio da Proporcionalidade garantia constitucional especial limitando a interveno estatal e possibilitando um debate argumentativo de cunho hermenutico de forma que esta seja adequada e de justa medida e visa a proteger direitos constitucionais fundamentais a exigir que eles tenham a mxima eficcia e otimizao em relao aos demais direitos fundamentais concorrentes10. Ampliado, o princpio da proporcionalidade princpio garantista material junto com o princpio da igualdade e humanidade expressando os aspectos dos fins gerais do direito, onde especificamente no direito penal, surge como os fins de garantia dos direitos do delinqente. Complementando, h -se afirmado, inclusive, que a sua utilizao expressa uma funo social, antes de ser garantia individual11.

1.1 Funo e as dimenses do Princpio da Proporcionalidade O princpio da proporcionalidade assume sua importncia atravs da fora jurdica objetiva e autnoma que atingiu os direitos fundamentais exigindo -os como filtragem constitucional, em todos os nveis, e nas leis infraconstitucionais, vindo a se chamar de mais-valia jurdica12. Assim, os direitos fundamentais exigem do Estado
8

BRAGA, Valeschka S. B. Princpio da proporcionalidade e razoabilidade . 2. ed. Curitiba: Juru, 2008. p. 109. 9 MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais e controle da constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 3. ed. rev. ampl. So Paulo: Saraiva, 2007. p.47-48. 10 BARROS, Suzana de Toledo. O princpio da proporcionalidade e o controle da constitucionalidade das leis restritivas de direitos fundamentais. 2. ed. Brasilia: Braslia Jurdica, 2000. p. 93. 11 SILVA SNCHEZ, Jess Maria. Aproximacin al derecho penal contemporneo. 2. ed. ampl. actual. Buenos Aires: Jlio Csar Faria, 2010. p. 412-413. 12 LUO, Perez. Los derechos fundamentales. 6. ed. Madrid:Tecnos,1995. p.20-21.

um dever de tutela, expressa no dever geral de efetivao e deveres de proteo relativamente a estes direitos, em primeiro lugar, relativo ao legislador13. Duas so as dimenses do princpio da proporcionalidade: a primeira dispor critrios de constitucionalidade, enquanto a segunda atuar no controle das medidas restritivas de direitos fundamentais e na violao a proibio do excesso Estatal em todos os mbitos dos trs poderes a vincular os diversos rgos estatais: o legislador, a Administrao e o Poder Judicirio14. A funo do princpio trazer clareza e segurana jurdica na aplicao do conjunto de valores do ordenamento jurdico, unificando-as, atravs da excluso de quaisquer contradies valorativas15. Dessume-se amplas as funes do princpio da proporcionalidade e parte da seguinte anlise: a) das possibilidades da medida como a menos restritiva aos direitos envolvidos para atingir seu fim, b) verificar se a finalidade pblica justifica tamanha restrio. Ademais, h a exigncia de uma relao de causalidade e o meio empregado e o fim buscado16. 1.2 Princpio da Proporcionalidade -Direito Penal - Estado Democrtico de Direito A viso do direito penal contemporneo a que considera a relao axiolgico-normativa existente entre a Constituio Federal e o Direito. A este respeito, ousa-se dizer que o princpio da proporcionalidade deve ser aplicado como um princpio jurdico constitucional vinculante17.

13

14

15

16

17

HESSE, Konrad. Elementos de Direito Constitucional da Repblica Federal da Alemanha . Trad. (da 20. ed. alem) de Dr. Lus Afonso Heck. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1998. p. 278-279). SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos fundamentais e direito penal: breves notas a respeito dos Limites e possibilidades de aplicao das categorias da proibio de excesso e da insuficincia em matria criminal: a necessidade e permanente busca da superao dos fundamentos hermenuticos. Revista da ESMESC, Florianpolis, v. 15, n. 21, p. 37-74, 2008. Disponvel em: <http://www.esmesc.com.br/upload/arquivos/4-1246972606.PDF>. Acesso em: 10 mar. 2012. p. 57. LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do direito. Trad. De Jos Lamengo. 5. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian,1983. p. 531, 532, grifo nosso. VILA, Humberto. Teoria dos princpios: da definio aplicao dos princpios jurdicos. 7. ed. ampl. atual. So Paulo: Malheiros, 2007. p.162. NEUMANN, Ulfrid. O princpio da proporcionalidade como princpio limitador da pena. Trad. de Antonio Martins. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, v. 16, n. 71, p. 205-232, mar./abr. 2008. p. 210.

Uma trplice relao se forma no direito Penal contemporneo a legitimidade do ius puniendi estatal; a proibio de excesso na punio e a obrigao de penalizar, prevista constitucionalmente. Preconizando, ainda, ser a ultima ratio.18. Ento, a eficincia jurdico-penal do princpio da proporcionalidade residir na potncia argumentativa constitucional com fora para impor uma limitao do direito penal abusivo. Expressa um modelo argumentativo com cunho crtico jurdicopoltico em relao a qualquer regulamentao penal, se j concebida ou no19. Neste sentido, o princpio da proporcionalidade, em matria penal, no tem fora de criar a lei penal incriminadora por si s, norma de cunho valorativo, tendo o papel de gerar normas penais vlidas e de amenizador do rigor da lei existente20. Entendemos, para que haja eficcia ampla do princpio da

proporcionalidade, o direito penal no deve ser um sistema rgido de proteo de bens jurdicos. Assim, ponderar o emaranhado de interesses causadores de tenso a vtima (proteo), o acusado ( liberdade) e a comunidade ( preveno/segurana jurdica), pois absolutizando um destes interesses para criar o direito perde-se a autntica teleologia da lei penal como magna Carta do delinqente21. O Estado Constitucional de Direito culmina do papel central assumido pela Constituio Federal. Afirma-se que, o neoconstitucionalismo a: dplice sujeio do Direito sobre o Direito22. um Estado que tem o foco a pretenso profunda e progressiva de transformao, implementar nveis de igualdades e liberdades23. So dois os subprincpios do princpio da proporcionalidade a serem empregados como critrios no controle dos meios legislativos: a adequao (Geeignetheit) e a necessidade (Notwendigkeit) Ainda, o terceiro critrio o da
18

19

20

21

22

23

FELDENS, Luciano. A conformao constitucional do direito penal. In: WUNDERLICH, Alexandre Lima (Coord.). Poltica criminal contempornea: criminologia, direito penal e direito processual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 207-229. p. 213. NEUMANN, Ulfrid. O princpio da proporcionalidade como princpio limitador da pena. Trad. de Antonio Martins. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, v. 16, n. 71, p. 205-232, mar./abr. 2008. p. 216-217, 227. GOMES, Luiz Flvio; CUNHA, Rogrio Sanches; MOLINA, Antonio Garca-Pablos de (Coord.). Direito penal: parte geral. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. v. 2. p. 46. SILVA SNCHEZ, Jess Maria. Aproximacin al derecho penal contemporneo. 2. ed. ampl. actual. Buenos Aires: Jlio Csar Faria, 2010. p. 305. FELDENS, Luciano. A conformao constitucional do direito penal. In: WUNDERLICH, Alexandre Lima (Coord.). Poltica criminal contempornea: criminologia, direito penal e direito processual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 207-229. p. 207, 229. STRECK, Lnio Luiz. Hermenutica jurdica e(m) crise: uma explorao hermenutica da construo do Direito. 8. ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009. p. 37, , grifo nosso.

razoabilidadeexigibilidade

ou

justa

medida

tambm

chamada
24

de

proporcionalidade em sentido estrito, sendo uma criao jurisprudencial . Vejamos, pois: A adequao examina se as medidas so aptas para atingir o objetivo pretendido. Uma medida apta quando: a tutela jurdico-penal no for constitucionalmente ilegtima e o bem jurdico for constitucionalmente protegido e socialmente relevante. Adequao tem relao com idoneidade, assim, a medida legislativa deve ser idnea para a realizao do interesse pblico e o controle da adequada medida meio-fim aplicada como proteo ao bem jurdico25. A necessidade examina se o meio utilizado o meio menos gravoso e eficaz, ou seja, o meio menos restritivo aos direitos fundamentais.26 A necessidade tem relao com a exigibilidade, entendida como: um meio necessrio (exigvel) e nico eficaz para atingir o fim de proteo proposto, onde o legislador no poderia ter optado por um outro meio distinto, igualmente eficaz. A proporcionalidade em sentido estrito examina o juzo negativo de excesso se a conduta comparada com a sano prevista penalmente possa ser nfima ou sem significncia penal para gerar ofensividade ao bem jurdico tutelado. Na proibio de excesso h o questionamento da legitimidade da ao estatal em confronto com a medida especfica (precisamente aquela que foi adotada). Examinar a justificativa da deciso legislativa, para que se realizasse o dever estatal de proteo e preservao aos direitos fundamentais27. Ao contrrio, a proibio de proteo deficiente a proibio constitucional de que o Estado preste atravs do ordenamento jurdico uma tutela de proteo abaixo de uma exigncia mnima de proteo a certos direitos fundamentais28.
24

25

26

27

28

SCHOLLER, Heirich. O princpio da proporcionalidade do direito constitucional e administrativo da Alemanha. Trad. de Ingo Wolfgang Sarlet. Interesse Pblico: revista bimestral de direito pblico. So Paulo, v. 1, n. 2, p. 93-99, abr. 1999. p.99. FELDENS, Luciano. Direitos fundamentais e direito penal: garantismo, deveres de proteo, princpio da proporcionalidade, jurisprudncia constitucional penal, jurisprudncia dos tribunais de direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 82-83, grifo nosso. PIETROTH/SCHLINK , Grundrechte:Staatsrecht II. Heidelberg: C.F. Mller, 1995. apud MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais e controle da constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 3. ed. rev. ampl. So Paulo: Saraiva, 2007. p. 50, grifo nosso. FELDENS, Luciano. Direitos fundamentais e direito penal: garantismo, deveres de proteo, princpio da proporcionalidade, jurisprudncia constitucional penal, jurisprudncia dos tribunais de direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 84-85, 86-87. FELDENS, Luciano. Direitos fundamentais e direito penal: garantismo, deveres de proteo, princpio da proporcionalidade, jurisprudncia constitucional penal, jurisprudncia dos tribunais de direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 90-91, 93.

2 DO MOMENTO DA VIOLAO AO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADEDA POSSVEL (DES)PROPORCIONALIDADE VIOLAO DIREITOS H dois momentos distintos em que se faz necessrio atuar vinculao ao princpio da proporcionalidade. O primeiro diz respeito ao legislativo, isto , a criao da lei proporcionalidade lato sensu no exame de admissibilidade da interveno jurdico-penal. O segundo diz respeito ao Judicirio proporcionalidade estrito sensu, incumbido que de aplicar a lei. Ento, a inobservncia a este gerar a desproporcionalidade. Verificaremos quais os direitos foram violados nas fases da criao e na aplicao da lei penal de estupro do Art. 213 e 217-A do cdigo penal. Elegemos a Teoria da inefetividade na construo das esferas pblicas de Luigi Ferrajoli29 trazendo o conceito de inefetividade a omisso legislativa significando o no cumprimento do Estado nos seus deveres de efetividade .

2.1 (Des)proporcionalidade -fase legislativa- Violao ao Princpio da Igualdade

O Princpio da Igualdade princpio constitucional que tem trplice finalidade limitadora.Limite de criao de leis que criem tratamento abusivo ou arbitrrio sem uma relao de proporcionalidade entre meios e finalidade perseguida, ou, entre a finalidade e os efeitos das medidas consideradas. Assim, punir com equivalncia e igualdade as condutas delituosas em Direito Penal significa aplicar as penas proporcionais gravidade da leso e da conduta causada ao bem jurdico tutelado30. Ainda, o princpio da igualdade no mbito penal, deve ser a medida do estritamente necessrio dentro das escalas punitivas: de uma pena proporcional a gravidade da leso vinculando a lei31. Deste princpio infere-se que a lei tem o dever de possibilitar autoridade pblica aplic-la de uma maneira igualitria, sem desconsiderar as devidas diferenciaes existentes em cada caso.32
29

FERRAJOLI, Luigi. Por uma teoria dos direitos e dos bens fundamentais. Trad. de Alexandre Salim. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. p. 113-117. Grifo nosso. 30 A desigualdade na lei ocorre:a) a norma distingue de forma no razovel/ arbitrria um tratamento especfico a pessoas diversas, ou um tratamento diverso a pessoas iguais; b) o intrprete, a autoridade pblica aplica a lei de maneira igualitria desconsiderando as devidas diferenciaes existentes.MORAES, Alexandre d. Direito Constitucional.17. ed.So Paulo: Atlas, 2005. p.31-32. 31 GOMES, Marcus Alan de Melo. Princpio da proporcionalidade e extino antecipada da pena . Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. p. 153-154, grifo nosso. 32 MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 17. ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 31-32.

Desta forma, o tipo penal estupro traz a possibilidade de um tratamento igual em casos no idnticos e a violao direitos constitucionais pela igual pena para todas as condutas contidas no tipo traz a idia de insegurana jurdica.33 Entendemos que a desproporo ocorre no momento da criao da Lei 12.015/09 no art. 213 e 4217-A, pois que violou o direito Isonomia e da Igualdade material. Esta desproporo cabe mais ao fato de tratar igualmente as situaes desiguais e menos a unificao dos tipos penais ato libidinoso e estupro.

2.2 (Des)proporcionalidade - fase Judicial- Violao a individualizao da pena

O Princpio da Individuao da Pena, Art. 5, XLVI da Constituio Federal vincula-se ao princpio da proporcionalidade e representa alm da limitao estatal no ius puniendi o direito constitucional do indivduo de ser condenado somente na proporcionalidade daquele fato tpico violado, sempre ressalvada a devida previso legal. A pena abstrata cominada no poder passar da pessoa do condenado pena concreta e justa. garantia constitucional e proporcionalidade em sentido restrito entre gravidade do delito e resposta penal proporcional. Com base neste princpio, a pena deve ser individualizada nos planos legislativo, judicirio e executrio, evitando-se a padronizao da sano penal.34. A Jurisprudncia das Cmaras Criminais do Estado sobre o tipo penal estupro do Cdigo Penal:A previso legal de mesma punio[...]para todas as hipteses viola, efetivamente, o direito, a imperativa observncia da individualizao da pena e particularmente o princpio da proporcionalidade [...]35. Concluimos que nos tipo estupro, em especial de vulnervel nos casos estudados ocorre uma violao a individualizao da pena, pois as penas so iguais e, o indivduo tem direito de ser condenado na proporo do delito cometido.

33

COSTA, Eder Lisboa da. Crimes contra a dignidade sexual: alteraes legislativas: modelo de despachos aplicveis espcie LEI 12.015/09. Belm de Par, 2009. Disponvel em: <http://www.tj.pa.gov.br/juizes/ELDER_LISBOA_FERREIRA_DA_COSTA/Livro_de_Crimes_Sexua is.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011. 34 BARROS, Carmen Silvia de Moraes. A individualizao da pena na execuo penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. p. 133. 35 RIO GRANDE DO SUL, Tribunal de Justia. Cmara Criminal, 7. Apelao Crime n 70043864792. Relator: Des. Jos Conrado Kurtz de Souza. Julgado em 15 set. 2011. Porto Alegre, 15 set. 2011. p. 10. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 1718772>. Acesso em: 08 mar. 2011, grifo nosso.

2.3 DA (DES) PROPORCIONALIDADE- CRIME ESTUPRO VULNERVEL O Princpio da Dignidade da pessoa humana fundamento da Repblica Federativa do Brasil expresso no artigo 1, inciso III36 da Constituio Federal. Desta forma, a proteo da Criana e do Adolescente no Art. 224 da Constituio Federal tem base no princpio da Dignidade da pessoa Humana que se desdobra, protegendo a Dignidade sexual do vulnervel, pessoa em desenvolvimento. Relevante dizer, que a Dignidade da Pessoa Humana est acima da Dignidade sexual, pois que esta uma espcie da primeira. Dito isso, entendido como o direito do ru de ser punido na proporo do seu delito. Colocar a dignidade sexual acima de qualquer outro bem jurdico (direito liberdade) teria o significado de desprestigiar o valor autntico da pessoa humana. Assim, o agente do crime sexual dever ter seus direitos respeitados e os princpios garantistas constitucinalmente previstos. Uma pena proporcional tem o condo de justia, sem desrespeitar a tutela de bem jurdico dignidade sexual37.

2.3.1 Proporcionalidade e condutas menos graves- Objeto do trabalho O enfoque a anlise de determinadas condutas especifica menos graves o beijo lascivo e toque de cunho sexual (sem qualquer forma de penetrao fsica, por qualquer meio) no pode ter a mesma gravidade da penetrao oral, anal, vaginal e da anlise da proporcionalidade e adequao dos quantitativos penais estabelecidos na lei 12.015/09, em especial ao Art. 213 e 217-A do cdigo penal, tipo penal estupro e de vulnervel respectivamente relativamente a estas condutas. A (des) proporcionalidade se fundamenta no seguinte entendimento: as condutas especficas no mostram o mesmo grau de intensidade da violncia fsica corporal. Algumas delas so de menor gravidade se comparadas s demais previstas que contm o elemento penetrao. A violncia fsica, material

36

Artigo 1- A Repblica Federativa do Brasil, formada pela Unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamento:I- a dignidade da pessoa humana. 37 NUCCI, Guilherme de Souza. O crime de estupro sob o prisma da Lei 12.015/09. In: NUCCI, Guilherme de Souza; FRANCO, Alberto Silva (Orgs.). Direito Penal I. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2010. v. 6, pt. esp. 2. p. 59-87. p. 71.

elemento penal relevante. O legislador brasileiro desconsiderou estas situaes especficas e previu igual quantum penal. Entendemos que a desproporcionalidade anterior a unificao da lei que gerou o novo tipo estupro. Porm, esta unificao traz a tona a

desproporcionalidade, torna evidentes a graduao e diferenciao de violncias. Defendemos a falta de previso pelo legislador ptrio de solues jurdicas quanto a estes casos citados. Assim, inferir as mesmas penas onde h um menor grau de violncia fsica, embora presente a ofensa ao bem jurdico. A unificao dos tipos em matria sexual tendncia no mbito internacional. Porm, exige critrios. Assim, na legislao aliengena h previso para os casos mais graves e menos graves dentro do tipo penal estupro e que estabelecem quantitativos penais diferenciados, expressos nos Art.s 177 item 2 e 5 do Cdigo Penal alemo38. Esta previso no a fez o legislador brasileiro. A legislao ptria desprotege os direitos constitucionais quanto s condutas de menor gravidade dentro do tipo, culminando igual pena para todas as condutas. A legislao brasileira estabelece severos e rgidos limites penais partindo de um quantum penal de 6 a 10 anos de recluso em regime fechado tipo estupro e podendo chegar a um mnimo legal de 9 anos e 15 anos respectivamente nas situaes estudadas como de menor gravidade, se o ofensor for parente do ofendido, uma vez feitos os devidos acrscimos legais (artigo 61do cdigo penal). O mnimo penal sobe para 8 anos e mximo de 15 anos, se a vtima for vulnervel. Assim, inegvel, a possvel desproporcionalidade frente variedade de condutas de menor gravidade, estas, passvel de receber a mesma pena. Para Luigi Ferrajoli39 a inefetividade estrutural ser suprida pelo prprio legislador jamais, pelo Poder Judicirio ainda, a inefetividade contingente poder ser suprida pelo Poder Judicirio, enquanto atos que possam ser reparados.
38

Artigo 177. O artigo traz diferenciaes de acesso carnal violento e de violao associado a penetrao do corpo. Aborda penas diferenciadas entre as condutas de maior e de menor gravidade. (ALEMANHA. Cdigo Penal Alemo (StGB): com comentrios de Thomas Fischer. Mnchen: Verlag CH Beck, c2012. v.10. (Vorwort zur 59. Auflage). Ttulo original: Strafgesetzbuch und nebengesetze).

39

Inefetividade estrutural quando falta de garantias e do preenchimento das suas funes estatais, por omissa produo de leis: leis sempre incompleta e imperfeita, mas, aperfeiovel na democracia constitucional, manifestada quando h a indbita omisso do legislador, classificada como lacunas, ou vcio por omisso; A inefetividade contingente trata da violao, por atos invlidos ou ilcitos, das garantias e direitos fundamentais e constitucionais.

10

3 ASPECTOS DE DIREITO MATERIAL DO CRIME DE ESTUPRO COTEJADO COM O PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE

Duas modificaes significativas resultaram da reforma penal e da Lei 12.015/200940 que trata dos crimes sexuais: A primeira a figura jurdica do vulnervel, e a segunda a unificao do conceito de estupro, esta, atravs da concentrao de duas condutas tpicas anteriormente previstas em tipos penais distintos, agora em um tipo penal nico o atentado violento ao pudor e o estupro. A reviso do TITULO VI- Captulo I criou os Arts. 21341 e 217-A42 do Cdigo Penal o crime de estupro e o de estupro de vulnervel, respectivamente como uma nova leitura de resposta penal repressiva do poder legislativo a um dos preocupantes problemas que crescem a assolam a sociedade brasileira que a violncia sexual, especialmente de crianas. Passa a tutelar a Dignidade sexual do vulnervel. O vulnervel, nova figura jurdica o indivduo incapaz de externar seu consentimento racional e seguro de forma plena, na proteo jurdico-penal da Dignidade Sexual o objeto da ampliao da tutela estatal. Equiparado a ele est ainda, todo quele que enfermo ou deficiente mental no possuir o discernimento necessrio para a prtica do ato sexual seja conjuno carnal ou qualquer outro ato libidinoso. Assim, o elemento vontade considerado inexistente. Entende -se,

FERRAJOLI, Luigi. Por uma teoria dos direitos e dos bens fundamentais . Trad. de Alexandre Salim. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. p. 115. 40 BRASIL. Lei n 12.015/2009 de 7 de agosto de 2009. PL n 4850 de 2005, PLS n 253/04 e PL. Relatora: Dep. Maria do Rosrio-PT. Comisso Parlamentar Mista de Inqurito da Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. Braslia, DF, 7 ago. 2009. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12015.htm>. Acesso em: 09 nov. 2011. 41 Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009). Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009). (BRASIL. Decreto-lei n 2.848 de 7 de dezembro de 1940. Cdigo Penal. Rio de Janeiro, 7 jan. 1940. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012). 42 Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: (Includo pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009). 1- Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. (Includo pela Lei n 12.015, de 2009). (BRASIL. Decreto-lei n 2.848 de 7 de dezembro de 1940. Cdigo Penal. Rio de Janeiro, 7 jan. 1940. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012).

11

assim, que a norma protege o incapaz de consentir validamente para o ato sexual, no importando se houve consentimento ou no, pois este no ser vlido 43. O Superior Tribunal Justia entende lei mais benfica, pois interrompe com o concurso material, e no permite somar penas, como dois crimes autnomos44. Na doutrina majoritria entende-se como lei mais benfica ao acusado, porque no mais poder ser utilizada o somatrio penal na combinao como crime Hediondo, agora inserido no prprio tipo45.

3.1 PROPORCIONALIDADE E BEM JURIDICO Bem jurdico todo valor da vida humana protegido pelo direito e como sistema jurdico que estrutura a leitura e interpretao dos tipos penais a estipular quais bens jurdicos passam a ser objeto de tutela.46 O bem jurdico tutelado nos crimes sexuais o valor Dignidade Sexual desdobrado do Princpio da Dignidade Humana47.

3.1.1 Proporcionalidade entre Bens Jurdicos Em comparativo ao bem jurdico maior vida excessivo o mnimo legal para o bem jurdico dignidade sexual. Pois que, no caso de vulnervel, ultrapassa o previsto para o crime de homicdio simples, artigo 120 do Cdigo Penal, que prev um quantum penal mnimo de 6 e 12 (qualificado) e mximo de 20 anos.

43

NUCCI, Guilherme de Souza. O crime de estupro sob o prisma da Lei 12.015/09. In: NUCCI, Guilherme de Souza; FRANCO, Alberto Silva (Orgs.). Direito Penal I. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2010. v. 6, pt. esp. 2. p. 59-87. p. 75, 80. 44 . Em sentido contrrio, isoladamente, a Ministra Laurita Paz entende que, por apresentarem modos de execuo diferentes, no pode haver continuidade delitiva entre ato libidinoso e estupro. (BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Habeas Corpus n 202.540 SP (2011/0073971-7). Relator: Min. Laurita Vaz. Braslia, DF, 13 set. 2011. Disponvel em:<https://ww2.stj.jus.br/processo/jsp/revista/abreDocumento.jsp?componente=ITA&sequencial= 1088438&num_registro=201100739717&data=20110928&formato=PDF>. Acesso em: 05 jan. 2012. p. 3, grifo nosso). 45 NUCCI, Guilherme de Souza. O crime de estupro sob o prisma da Lei 12.015/09. In: NUCCI, Guilherme de Souza; FRANCO, Alberto Silva (Orgs.). Direito Penal I. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2010. v. 6, pt. esp. 2. p. 59-87. p. 63-67. 46 BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal, 4: parte especial. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2011. v. 4. p. 261-262. 47 NUCCI, Guilherme de Souza. Crimes contra a dignidade sexual: comentrios a Lei 12.015, de 7 de ago. de 2009. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. p.14.

12

A Jurisprudncia das Cmaras Criminais do Estado confronta o quantum penal entre os dois bens jurdicos: [...] no ao porte de autorizar uma pena equivalente a pena de um homicdio simples. A desproporo intolervel.48 Outro bem jurdico comparvel protege o bem jurdico Patrimnio extorso mediante restrio de liberdade previsto no Art. 158, 3 do Cdigo Penal. Equiparvel ao estupro, pois previsto igual quantum penal de mnimo de seis (6) e mximo de doze (12) anos. Presentes a leso corporal ou a morte passam para o mnimo de dezesseis (16) anos e de vinte e quatro (24) anos, respectivamente. Ademais, a doutrina majoritria entende que viola o princpio da proporcionalidade, o excesso como o quantum mnimo de seis anos: A violao ao princpio evidente, [...] as penas mnimas cominadas [...] so superiores s penas do homicdio simples [...] evidentemente mais graves[...] dolo de matar [...]49 Conclumos, h desproporcionalidade na tutela do Estado, no ordenamento jurdico ptrio que d valores e quantuns penais similares ou at superiores a determinados bens jurdicos, ultrapassando do quantitativo penal mnimo do valor maior vida,.H desproporo entre os quantitativos penais estabelecidos pelo legislador, entre o bem jurdico vida e o bem jurdico Dignidade sexual. 3.2 CONDUTA ATO LIBIDINOSO A conduta ato libidinoso todo ato de violncia ou ameaa de ato sexual diverso da conjuno carnal sexo oral, anal, masturbao , ou ainda, como toda a manifestao fsica do instinto sexual expressa em todas as formas de contato fsico, menos a penetrao, em que se pode explicitar a libido.50 O tipo objetivo da conduta tem como ncleo o constrangimento (forar, compelir, obrigar), visando conduta diversa da conjuno carnal. Inclui: o beijo lascivo at a penetrao (por qualquer via do corpo fsico da vtima), menos a cpula vagnica, elemento da conduta estupro.

48

Voto do D Aramis Nassif. RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Cmara Criminal, 5. Apelao crime n 70036998797. Relatora: Des. Genacia da Silva Alberton. Julgado em: 20 abr. 2010. Porto Alegre, 20 abr. 2010. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 636456>. Acesso em: 17 set. 2012, grifo nosso. 49 DELMANTO, Celso. Cdigo penal comentado. 8. ed. rev. atual. ampl. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 580, 582, grifo nosso. 50 FHRER, Maximiliano Roberto E. Novos crimes sexuais. So Paulo: Malheiros, 2009. p. 159.

13

O tipo subjetivo o dolo atual no momento em que ocorre a ao de agir com o fim de praticar outro ato libidinoso diferente da conjuno carnal51.. Emerge a discusso se o contato fsico relevante para a configurao de ato libidinoso consumado. So duas posies: A primeira, o ato libidinoso se consuma, no toque fsico eficiente gerar a lascvia ou constrangimento efetivo da vtima, expondo-a a possvel consumao do fim maior estupro.52 H consumao independente de ejaculao do autor53. A segunda, em sentido contrrio, a eliminao da exigncia do contato fsico a inovao trazida pelo novo tipo penal estupro54. No ato libinoso contra vulnervel h consumao na efetiva satisfao da luxria do agente, independente do fator penetrao ou outro, basta alcanar o gozo gensico55. 3.2.1 Condutas de Menor Gravidade Proporcionalidade Anteriormente unificao do novo tipo estupro, o entendimento j era de que as condutas objeto de estudo eram consideradas como menos graves no revogado tipo penal atentado violento (Art. 214 do cdigo penal). Posteriormente Lei 12.015/09, se mantm esse entendimento. A Jurisprudncia majoritria gacha e condutas como de menor gravidade:. [...]quando no h a penetrao na vagina; no caso de menor gravidade, esfregao do pnis, passagem das mos, beijos lascivo [...] No se tem como equiparar a passagem das mos [...] como se tais fatos constitussem um estupro.56
51

52

53

54

55

56

DELMANTO, Celso. Cdigo penal comentado: acompanhado de comentrios, jurisprudncia, smulas em matria penal e legislao complementar. 8. ed. rev. atual. ampl. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 213. NUCCI, Guilherme de Souza. Crimes contra a dignidade sexual: comentrios a Lei 12.015, de 7 de ago. de 2009. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. p. 16-17. DELMANTO, Celso. Cdigo penal comentado: acompanhado de comentrios, jurisprudncia, smulas em matria penal e legislao complementar. 8. ed. rev. atual. ampl. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 692, 706. NUCCI, Guilherme de Souza. Crimes contra a dignidade sexual: comentrios a Lei 12.015, de 7 de ago. de 2009. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. p. 22. DELMANTO, Celso. Cdigo penal comentado: acompanhado de comentrios, jurisprudncia, smulas em matria penal e legislao complementar. 8. ed. rev. atual. ampl. So Paulo: Saraiva, 2010. p. 692, 706. Des. Sylvio Baptista - Voto vencido na 7 Cmara Criminal e mantido pelo Relator. (RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Grupo de Cmaras Criminais, 4. Embargos infringentes e de nulidade n 70040111734. Relator: Jos Conrado Kurtz de Souza. Julgado em: 29 abr. 2011. Porto Alegre, 29 abr. 2011. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 710115>. Acesso em: 20 mar. 2012) , grifo nosso.

14

A proporcionalidade e a conduta de passar a mo no seio, em trecho da sentena do voto vencido (parecer do Ministrio Pblico, e a seguir a sua posio):
[...] no h proporcionalidade na tipificao das condutas[...],consistente em passar a mo no corpo das meninas e sobre suas genitlias, resultaria num apenamento similar a se tivesse consumado a conjuno 57 carnal[...] (parecer MP) . mNo h como se conceber[...] ,condutas consistentes em passadas de mos, pelo agente, no corpo da vtima, ainda que criana, ou mesmo a esfregao do pnis por seu corpo, tenham o mesmo contedo do injusto que na cpula vaginal ou no coito anal, este sabidamente marcado pela expresso/estigma que historicamente transporta de submisso e humilhao, e, portanto, com maior repulsa social, sem se falar no risco objetivo de transmisso de doenas 58 sexualmente transmissveis, tais como a AIDS, Hepatites, etc .

Na doutrina italiana, o beijo foi o primeiro elemento de contradio doutrinal italiano no intuito de saber se este integra ou no o ato sexual. A jurisprudncia italiana entende que zona ergena toda a rea do corpo que desperte o estmulo e afronte a liberdade sexual. O beijo na boca estaria includo no crime sexual de estupro59. A segunda discusso gira em torno de se os apalpamentos sexuais elencavam o rol de ato sexual e qual a sua conotao de violncia. O entendimento que integra o ato sexual, e no importante para a consumao do crime sexual que seja de breve durao ou tenha havido a satisfao da libido60. Concluimos que, ao contrrio da legislao penal ptria, a legislao penal aliengena faz a discusso e a previso legal das condutas de menor gravidade.

57

58

59

60

Parecer do MP no corpo da sentena do voto vencido do Des. Sylvio Baptista. (RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Grupo de Cmaras Criminais, 4. Embargos infringentes e de nulidade n 70041432030. Relator: Jos Conrado Kurtz de Souza. Julgado: 17 jun. 2011. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 1080003> Acesso em: 20 mar. 2012, grifo nosso). Voto do Relator Des. Jos Corado Kurtz de Souza. (RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Grupo de Cmaras Criminais, 4. Embargos infringentes e de nulidade n 70041432030. Relator: Jos Conrado Kurtz de Souza. Julgado: 17 jun. 2011. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 1080003> Acesso em: 20 mar. 2012, grifo nosso). PUZZO, Carmela. I reati sessuali: com ampia rassegna giurisprudenziale. Dogana (Republica di San Marino): Maggioli. (LAttualit Del Diritto). p. 91-92, 97. PUZZO, Carmela. I reati sessuali: com ampia rassegna giurisprudenziale. Dogana (Republica di San Marino): Maggioli. (LAttualit Del Diritto). p. 363.

15

3.3 INSTITUTO DA TENTATIVA O instituto penal tentativa est no Art. 14, inciso II61 do Cdigo Penal. A posio majoritria entende a tentativa como um delito incompleto onde, no esto presentes todos os caracteres do tipo penal previsto, e no produz o resultado porque detida a conduta tpica na sua fase executria. A segunda posio minoritria entende que a tentativa instituto penal independente da descrio da conduta tpica que lhe deu origem.

3.3.1 Conceito- Tentativa de ato libidinoso

O primeiro entendimento que uma vez iniciada a primeira ao de violncia com a finalidade de constranger prtica sexual da conjuno carnal, no caso em que esta no se consuma por motivos de interveno de pessoas ou de uma reao eficaz da vtima. Em relao ao vulnervel a tentativa tambm tem as mesmas caractersticas. Ou seja, quando no se tenta a penetrao vaginal62. No segundo entendimento, a configurao da tentativa no ato libidinoso se relaciona com o iter criminis do estupro consumado, que dever ser analisado na totalidade do tipo penal estupro pela sua complexidade de suas condutas63. No terceiro, h a consumao na prtica do ato de libidinagem mesmo se iniciada a ao libidinosa, esta interrompida por circunstncias alheias a vontade do agente. Contra vulnervel o mesmo entendimento64. A doutrina majoritria entende que desproporcional exigir o dolo especfico para a tipificao do estupro, onde o conceito de que basta a satisfao da lascvia, leva a um resultado incoerente e desproporcional, pois no haveria necessidade de contato fsico corporal, este, seria irrelevante65,

61

Art. 14 - Diz-se o crime:Tentativa: II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente 62 BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal, 4: parte especial. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2011. v. 4. p. 55, 101. 63 NUCCI, Guilherme de Souza. Crimes contra a dignidade sexual: comentrios a Lei 12.015, de 7 de ago. de 2009. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. p.17. 64 CUNHA, Rogrio Sanches; GOMES, Luis Flvio (Coord.). Direito penal: parte especial. 3. ed. rev. atual ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. v. 3. p. 251, 258. 65 NUCCI, Guilherme de Souza. O crime de estupro sob o prisma da Lei 12.015/09. In: NUCCI, Guilherme de Souza; FRANCO, Alberto Silva (Orgs.). Direito Penal I. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2010. v. 6, pt. esp. 2. p. 59-87. p. 64.

16

3.4 PENAS A ofensa ao princpio da proporcionalidade das penas longas uma das caractersticas atuais do sistema penal brasileiro, entre as polticas utilizadas66. A funo da pena tem uma profunda relao axiolgica com a funo que o Estado atribui a esta. A concepo do Estado passa a ser o suporte valorativo e os pilares do sistema do direito penal na aplicao das penas.67 Segundo Winfried Hassemer68 a dificuldade da determinao da pena tem sido h muito tempo o muro de lamentaes dos penalistas, tanto na teoria como a prtica. A funo da pena entendida como forma de castigar ou sancionar dentro de critrios formais e de determinados pressupostos e limitaes. Ainda, coloca-se o carter simblico da pena como um fenmeno de anomalia de fuga do Direito Penal um Direito Penal simblico significando, este, atrelado a um poder poltico que exorcisa seus problemas sem resolv-los, constituindo-se em uma fraude69.

3.4.1 Penas - Direito Penal Ptrio e Direito Comparado

Confrontaremos a legislao penal ptria com a legislao aliengena. Examinaremos somente as condutas de menor gravidade. As reformas aliengenas de forma diferente do legislador brasileiro aplicam a proporcionalidade como um critrio limitador no quantum penal. Eis, que estas abordam os graus de maior e menor gravidade das condutas no crime sexual de estupro, com quantuns penais diferenciados. Ainda formam tipos penais distintos. As condutas de menor gravidade so todos os atos libidinosos que no tenham relao com algum tipo de penetrao fsica, vaginal, anal, oral, realizada

66

67

68

69

GOMES, Luiz Flvio; CUNHA, Rogrio Sanches; MOLINA, Antonio Garca-Pablos de (Coord.). Direito penal: parte geral. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. v. 2. p. 505, grifo nosso. PUIG, Santiago Mir. Funcion de la pena y teoria del delito em el estado social e democratico de derecho. 2. ed. Barcelona: Bosch, Casa Editorial, 1982. p. 15, 17, 40. HASSEMER, Winfried. Introduo aos fundamentos dos direito penal alemo . Trad. (da 2. ed. alem rev. ampl.) de Pablo Rodrigo Alflen da Silva. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2005, p. 149-150, 159. ANTN, Toms S. Vives. Fundamentos del sistema penal: accin significativa y derechos constitucionales: estudio preliminar M. Jimnez R.. 2. ed. Valencia: Tirant lo Blanch, 2011. p. 667.

17

por qualquer meio ou objeto. Ou seja, quando no tratar-se de penetrao sob qualquer via fsica70. O cdigo penal alemo traz as diferenciaes e proporcionalidade do quantum penal dos casos mais graves e menos graves no prprio texto legal, que resultam em penas com quantum penal diferenciado. O tipo penal est no Art. 176 e o Art. 177 do cdigo penal alemo e seus respectivos incisos. Ao contrrio, as condutas de maior gravidade ( Art. 177 nos seu inciso 2) tem como parmetro a existncia de: a) penetrao corporal da vtima.. A conduta de menor gravidade sem penetrao corporal parte de pena mnima de seis (6) meses de pena privativa de liberdade, as especialmente graves a penetrao corporal partem de mnimo penal de dois anos. Assim, as condutas consideradas de menor gravidade so abordadas no: O Art. 177, inciso 571 e ter o mnimo penal de seis (6) meses a cinco (5) anos ou de um (1) ano a dez (10) anos. Deduzimos que, embora no explicitados no texto legal, as hipteses deste inciso venham a incluir os beijos lascivos ou toques sexuais, onde os limites penais mnimos so baixos.. O Art. 17672 do Cdigo Penal alemo dispe sobre ato sexual contra vtima abaixo de quatorze (14) anos, trazidas no inciso I (1) as condutas de menor gravidade para o comparativo objeto de estudo. Contra vtima menor de quatorze anos a pena mnima de seis (6) meses a dez (10) anos, e quando presente a conduta grave, no ser inferior a dois anos. Concluimos assim, que o um quantum penal mnimo no direito alemo baixo fixa um mnimo de seis (6) meses em comparativo aos limites penais do

70

O autor pensa que a unificao do ato libidinoso e estupro e a classificao entre ato sexual penetrante e no penetrante trouxe prejuzos a vtima, onde antes o ato libidinoso o resguardava de exame periciais o que no ocorre agora. (FHRER, Maximiliano Roberto E. Novos crimes sexuais. So Paulo: Malheiros, 2009. p. 155-156). 71 177. Acesso carnal violento; violao associado a penetrao do corpo. Pena no inferior a 1 ano. (2) Em casos especialmente graves, a pena privativa de liberdade no ser inferior a dois anos . (5) Em casos menos grave do pargrafo 1, se aplicar uma pena privativa de liberdade de seis meses at cinco anos. Em casos menos graves dos pargrafos 3 e 4, ser imposta pena privativa de liberdade de um a dez anos. (FHRER, Maximiliano Roberto E. Novos crimes sexuais. So Paulo: Malheiros, 2009. p. 145-146). 72 176- item I- Quem realizar atos sexuais em uma pessoa abaixo de quatorze anos (criana) ou em si permitir que a criana os realize, ser punido com pena privativa de liberdade no inferior a seis meses a at dez anos. (ALEMANHA. Cdigo Penal Alemo (StGB): com comentrios de Thomas Fischer. Mnchen: Verlag CH Beck, c2012. v.10. (Vorwort zur 59. Auflage). Ttulo original: Strafgesetzbuch und nebengesetze. Traduo do Des. Jos Conrado Kurtz de Souza, grifo nosso).

18

Brasil, que partem de 6 anos. Assim como, a forma de legislar mais criteriosa, pois busca abarca as diversas situaes fticas que podero ocorrer, possibilitando ao juiz uma maior margem de limites penais, conforme o caso concreto. Assim, estabelece medidas penais menos severas e de maior adequao e

proporcionalidade para a punio estatal. No cdigo penal espanhol, a diferenciao das condutas de menor gravidade objeto do estudo est prevista no CAPTULO I- Das Agresses sexuais, nos seus artigos. 178, no CAP. II- De los abusos Sexuales art..181 e 182 e, ainda, no CAPTULO II BIS- Dos abusos e agresses contra menores de treze anos, nos seu Art. 183. A Lei Ordinria 5/2010 fez modificaes nos apenamentos e das condutas tpicas e cria o captulo II BIS. O bem jurdico protegido a indemnidad sexual do menor de treze, pois a este no se pode falar em liberdade de consentir sexualmente. A tipicidade subjetiva a ausncia de consentimento em todos os tipos73. A maior proteo penal para a vtima menor de 13 anos. A classificao dos graus de violncia sexual no direito penal espanhol: a) agresso sexual - sem acesso carnal (Art. 178); b) violao sexual com acesso carnal qualquer via (Art. 179); c) abuso sexual (Art.181, 182), d) abuso e agresso sexual a menor de 13 anos (Art. 183). Todos foram modificados em 2010, sendo o ltimo uma inovao74. As condutas e dos seus limites penais so classificadas em tipos que abarcam graus de violncia e quantuns penais diferenciados. A classificao das condutas de menor gravidade beijo e toque lascivo e esto no Art. 17875 do cdigo penal espanhol. Pena contra a vtima maior de dezesseis anos, o seguinte quantum penal: a) pena de um (1) a cinco (5) anos: agresso sexual bsica (Art. 178 do cdigo penal);
73

PUIG, Santiago Mir. Comentarios al cdigo penal-reforma LO 5/2010. Valencia: Edita: Tirant lo Blanch, 2011. p. 427 (Traduo livre). 74 PUIG, Santiago Mir. Comentarios al cdigo penal-reforma LO 5/2010. Valencia: Edita: Tirant lo Blanch, 2011 (traduo livre). 75 TTULO VIII. DELITOS CONTRA LA LIBERTAD E INDEMNIDAD SEXUALES CAPTULO PRIMERO. DE LAS AGRESIONES SEXUALES - Artculo 178- El que atentare contra la libertad sexual de otra persona, utilizando violencia o intimidacin, ser castigado como responsable de agresin sexual con la pena de prisin de uno a cinco aos. (ESPANHA. Cdigo Penal da Espanha. Madrid, 2011. Disponvel em: <http://despachoabogados.fullblog.com.ar/indice-codigo-penal-espanol-2011-actualizado.html>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso).

19

Os elementos tpicos so: violncia (coao/leso) ou intimidao (ameaa) alternativamente sem o acesso carnal considerado grave. No necessita que haja a fora fsica, basta que a resistncia e oposio ao comportamento sexual do agente. A ao a satisfao ertica, necessrio haja algum contato corporal nas zonas ergenas. As condutas tpicas: toques lascivos na vtima ou obrig-la: a realiz-los no sujeito ativo do delito ou em si mesmo, a desnudar-se, a exibio de genitais ou masturbao76. Na classificao abuso sexual contra vtima com idade entre 13 a 16 anos, est no Art. 18277 do cdigo penal espanhol as penas diminuem consideravelmente, passando a ser: b) pena um (1) a dois (2) anos ou multa: na realizao de atos de carter sexual; Na classificao abuso e agresso contra menores de 13 anos est no Art. 183 do cdigo penal espanhol inovao pela Lei Ordinria 5/2010 e tipo autnomo. Modifica o apenamento de agresso sexual, alterando o Art. 180, 3. As penas nestes casos aumentam significativamente78. As penas contra a vtima menor de 13 anos as condutas menos graves, pelo artigo 183-1 do cdigo penal espanhol. c) pena de dois (2) a seis (6) anos: abuso e agresso sexual contra menor de13 anos (Art. 18379 - item 1 do cdigo penal);

76

77

78

79

PUIG, Santiago Mir. Comentarios al cdigo penal-reforma LO 5/2010. Valencia: Edita: Tirant lo Blanch, 2011. p. 161-162. Artculo 182- 1. El que, interviniendo engao, realice actos de carcter sexual con persona mayor de trece aos y menor de diecisis, ser castigado con la pena de prisin de uno a dos aos, o multa de doce a veinticuatro meses. (ESPANHA. Cdigo Penal da Espanha. Madrid, 2011. Disponvel em: <http://despachoabogados.fullblog.com.ar/indice-codigo-penal-espanol-2011actualizado.html>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso). Os elementos da elevao do quantum penal tm fundamento na inexistncia da capacidade de oposio da vtima agresso. (PUIG, Santiago Mir. Comentarios al cdigo penal-reforma LO 5/2010. Valencia: Edita: Tirant lo Blanch, 2011. p. 433). CAPTULO II BIS. DE LOS ABUSOS Y AGRESIONES SEXUALES A MENORES DE TRECE AOS - Artculo 183- item 1-. El que realizare actos que atenten contra la indemnidad sexual de un menor de trece aos ser castigado como responsable de abuso sexual a un menor con la pena de prisin de dos a seis aos.. 5. En todos los casos previstos en este artculo , cuando el culpable se hubiera prevalido de su condicin de autoridad, agente de sta o funcionario pblico, se aplicar, adems, la pena de inhabilitacin absoluta de seis a doce aos. (ESPANHA. Cdigo Penal da Espanha. Madrid, 2011. Disponvel em: <http://despachoabogados.fullblog.com.ar/indice-codigo-penal-espanol-2011-actualizado.html>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso).

20

Discorre das condutas residuais que atentam contra a integridade sexual do menor de 13 anos. Infere-se que, pelos estudos realizados englobariam as condutas de difcil qualificao que no tenham contato corporal ou que tenham alguma interveno em zonas ergenas: beijo lascivo em zonas ergenas: seios, ndegas, exibicin obscena ou masturbao, etc. d) pena de cinco (5) a dez (10) anos: abuso e agresso sexual contra menor de13 anos (Art. 183 80- item 2 do cdigo penal). Ocorre na presena da violncia ou intimidao alternativamente, mas sem o acesso carnal (grave), mas presente o contedo vexatrio. As condutas tpicas tm como caractersticas as mesmas j descritas para o Art. 178: toque lascivo de maior gravidade nas zonas ergenas. Na concorrncia de circunstncias agravantes h aumento penal. Entre elas: e) pena de oito (8) a dez (10) anos: circunstncia agravante (Art. 18381- item 4) So as agravantes descritos no item 4.: a) menor de quatro anos; b) ao conjunta de pessoas; c) carter vexatrio; d) parentesco ou relao de superioridade; e) perigo de vida, etc. Na presena de duas ou mais agravantes passa a somar pena de sua metade superior, ento o quantum penal passa do mnimo de cinco anos e mximo dez (5 a 10 anos) para oito a dez anos (8 a 10)82,83.

80

CAPTULO II BIS. DE LOS ABUSOS Y AGRESIONES SEXUALES A MENORES DE TRECE AOS- Artculo 183 - 2. Cuando el ataque se produzca con violencia o intimidacin el responsable ser castigado por el delito de agresin sexual a un menor con la pena de cinco a diez aos de prisin. (ESPANHA. Cdigo Penal da Espanha. Madrid, 2011. Disponvel em: <http://despachoabogados.fullblog.com.ar/indice-codigo-penal-espanol-2011-actualizado.html>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso). 81 CAPTULO II BIS. DE LOS ABUSOS Y AGRESIONES SEXUALES A MENORES DE TRECE AOS- Artculo 183 - 4. Las conductas previstas en los tres nmeros anteriores sern castigadas con la pena de prisin correspondiente en su mitad superior cuando concurra alguna de las siguientes circunstancias: a) Cuando el escaso desarrollo intelectual o fsico de la vctima la hubiera colocado en una situacin de total indefensin y, en todo caso, cuando sea menor de cuatro aos.b) Cuando los hechos se cometan por la actuacin conjunta de dos o ms personas.c) Cuando la violencia o intimidacin ejercidas revistan un carcter particularmente degradante o vejatorio.d) Cuando, para la ejecucin del delito, el responsable se haya prevalido de una relacin de superioridad o parentesco, por ser ascendiente, o hermano, por naturaleza o adopcin, o afines, con la vctima. e) Cuando el autor haya puesto en peligro la vida del menor.f) Cuando la infraccin se haya cometido en el seno de una organizacin o de un grupo criminales que se dedicaren a la realizacin de tales actividades. 5. En todos los casos previstos en este artculo, cuando el culpable se hubiera prevalido de su condicin de autoridad, agente de sta o funcionario pblico, se aplicar, adems, la pena de inhabilitacin absoluta de seis a doce aos. (ESPANHA. Cdigo Penal da Espanha. Madrid, 2011. Disponvel em: <http://despachoabogados.fullblog.com.ar/indice-codigo-penal-espanol2011-actualizado.html>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso). 82 SANTIAGO, Mir Puig. Comentarios al Cdigo Penal-Reforma LO 5/2010. Edita: Tirant lo Blanch, Valencia, 2011, p. 429-430.

21

Concluindo, as penas no direito espanhol partem de um quantitativo penal menor, decorrente do conceito de gravidade menor e maior gravidade diferentemente do ordenamento penal brasileiro que parte do quantum de 8 anos. As concluses: a) a tipificao penal mnima para a conduta estudada beijo parte de um (1) ano quando adulto e de dois (2) anos quando envolver menor de treze anos, estas, similares a conduta estudada. Entanto, parte do mnimo de cinco (5) anos na conduta que possui carter vexatrio; b) a pena endurece quando h penetrao fsica por qualquer via e por qualquer meio partindo do mnimo de seis (6) anos quando adultos e doze (12) anos quando protege menor de treze anos. Ainda, as agravantes tornam as penas mais severas, de um mnimo legal de quatorze (14) anos quando envolver vtima menor de treze anos. No cdigo penal argentino, as condutas de menor gravidade esto no Art. 119, que mescla o cdigo penal alemo e o espanhol: A pena contra a vtima menor de 13 anos: a) pena de seis (6) meses a quatro (4) anos: abuso sexual (Art. 11984 caput). Condutas sem penetrao: beijo lascivo em zonas ergenas: seios, ndegas, exibicin obscena ou masturbao, etc. b) pena de quatro (4) a vinte (20) anos: abuso sexual com exposio a sofrimentograve (Art.119-1pargrafo85): pelas sua durao,

83

RODRGUES, Carlos Surez-Mira. Manual de derecho penal. 5. ed. Pamplona: Aranzadi, 2008. p. 161-162. 84 TITULO III- DELITOS CONTRA LA INTEGRIDAD SEXUAL- ARTICULO 119. - Ser reprimido con reclusin o prisin de seis meses a cuatro aos el que abusare sexualmente de persona de uno u otro sexo cuando, sta fuera menor de trece aos o cuando mediare violencia, amenaza, abuso coactivo o intimidatorio de una relacin de dependencia, de autoridad, o de poder, o aprovechndose de que la vctima por cualquier causa no haya podido consentir libremente la accin. (ARGENTINA. Cdigo penal de la nacion a Argentina: ley 11.179 (T.O. 1984 actualizado). Buenos Aires, 1984. Disponvel em: <http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/15000-19999/16546/texact.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso). 85 TITULO III- DELITOS CONTRA LA INTEGRIDAD SEXUAL. ARTICULO 119. (1)La pena ser de cuatro a diez aos de reclusin o prisin cuando el abuso por su duracin o circunstancias de su realizacin, hubiere configurado un sometimiento sexual gravemente ultrajante para la vctima. (ARGENTINA. Cdigo penal de la nacion a Argentina: ley 11.179 (T.O. 1984 actualizado). Buenos Aires, 1984. Disponvel em: <http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/15000-19999/16546/texact.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso).

22

circunstncias, ou forma de realizao, mas sem o acesso carnal (grave). As condutas tpicas:: toque lascivo grave nas zonas ergenas. As penas nas condutas graves com penetrao: c) pena de seis (6) quinze (15) anos: abuso sexual (Art. 119-2pargrafo86) com o acesso carnal (grave) sob qualquer via.(anal,oral,vaginal) Na concorrncia de circunstncias agravantes: d) pena de oito (8) a dez (10) anos: (Art. 119- 3 pargrafo87-) So:dano fsico ou mental, morte, parentesco, ser transmissor de doena sexual grave.. A pena contra a vtima menor de 16 anos e maior de treze: a) pena de trs (3) a seis (6) anos: (art. 120-caput88 )abuso sexual com exposio a sofrimento grave ou acesso carnal (grave) sob qualquer via.(anal,oral,vaginal): e nos casos do Art. 119-1 e 2pargrafo. As condutas tpicas: infere-s: toque lascivo mais grave nas zonas ergenas. A pena na concorrncia de circunstncias agravantes: b) pena de seis (6) a dez (10) anos: (Art. 120- pargrafo 1)89.

86

TITULO III- DELITOS CONTRA LA INTEGRIDAD SEXUAL. ARTICULO 119. (2)La pena ser de cuatro a diez aos de reclusin o prisin cuando el abuso por su duracin o circunstancias de su realizacin, hubiere configurado un sometimiento sexual gravemente ultrajante para la vctima. (ARGENTINA. Cdigo penal de la nacion a Argentina: ley 11.179 (T.O. 1984 actualizado). Buenos Aires, 1984. Disponvel em: <http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/15000-19999/16546/texact.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso). 87 TITULO III- DELITOS CONTRA LA INTEGRIDAD SEXUAL -ARTICULO 119. En los supuestos de los dos prrafos anteriores, la pena ser de ocho a veinte aos de reclusin o prisin si:a) Resultare un grave dao en la salud fsica o mental de la vctima;b) El hecho fuere cometido por ascendiente, descendiente, afn en lnea recta, hermano, tutor, curador, ministro de algn culto reconocido o no, encargado de la educacin o de la guarda;c) El autor tuviere conocimiento de ser portador de una enfermedad de transmisin sexual grave, y hubiere existido peligro de contagio;d) El hecho fuere cometido por dos o ms personas, o con armas;e) El hecho fuere cometido por personal perteneciente a las fuerzas policiales o de seguridad, en ocasin de sus funciones. (ARGENTINA. Cdigo penal de la nacion a Argentina: ley 11.179 (T.O. 1984 actualizado). Buenos Aires, 1984. Disponvel em: <http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/1500019999/16546/texact.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso). 88 TITULO III- DELITOS CONTRA LA INTEGRIDAD SEXUAL ARTICULO 120 Ser reprimido con prisin o reclusin de tres a seis aos el que realizare algunas de las acciones previstas en el segundo o en el tercer prrafo del artculo 119 con una persona menor de diecisis aos, aprovechndose de su inmadurez sexual, en razn de la mayora de edad del autor, su relacin de preeminencia respecto de la vctima, u otra circunstancia equivalente, siempre que no resultare un delito ms severamente penado. . (ARGENTINA. Cdigo penal de la nacion a Argentina: ley 11.179 (T.O. 1984 actualizado). Buenos Aires, 1984. Disponvel em: <http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/15000-19999/16546/texact.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012). 89 TITULO III- DELITOS CONTRA LA INTEGRIDAD SEXUAL -ARTICULO 120. La pena ser de prisin o reclusin de seis a diez aos si mediare alguna de las circunstancias previstas en los

23

Conclui-se, desta forma, que no cdigo argentino prev as condutas de menor gravidade, mescla o sistema alemo e o espanhol, onde as penas mnimas so amenas em confronto com a legislao brasileira que no faz esta previso. Partese de um mnimo penal de 6 meses para vtima menor de treze(13) anos, verificando um aumento de quantum penal mnimo para 4 anos, presente ato sexual que gere exposio a algum tipo de sofrimento, e ainda, mnimo penal de 6 anos se ocorrer as situaes agravantes dano fsico ou mental, morte, parentesco, ser transmissor de doena sexual grave). Para o menor de dezesseis o mnimo penal de 3 anos nos casos de condutas de menor gravidade, diante da mesma exposio sofrimento.. Em sentido contrrio, a legislao ptria partindo de um mnimo penal de 6 a 8 anos para o estupro de vulnervel (art. 217-A), se equipara ao mnimo penal aos parmetros das circunstncias agravantes da legislao argentina e espanhola( dano fsico ou mental, morte, parentesco, ser transmissor de doena sexual grave. Concluimos que, o direito penal ptrio quando faz a previso de quantitativos penais iguais a todas as condutas, desconsidera a proporcionalidade e a possibilidade de solues jurdicas adequadas em relao s condutas estudadas as de menor gravidade. A legislao penal aliengena, por sua vez, permite uma maior adequao de proporcionalidade na apreciao do juiz no caso concreto, e uma maior segurana jurdica quanto aplicao da proporcionalidade stricto sensu na proibio de excesso. H desproporcionalidade comparada aliengena. 3.5. RELATIVIZAO JURISPRUDENCIAL APLICAO INSTITUTO TENTATIVA

O instituto da tentativa no crime de estupro tem sido objeto de aplicao Jurisprudencial das Cmaras Criminais do Estado RGS em entendimento contrrio ao do STJ nos casos em que entendem os magistrados haja a incidncia de excesso penal na aplicao da previso do quantum penal contida na lei abstrata e aplicada ao caso concreto, especificamente, nos caso da presena das condutas consideradas de menor gravidade beijo e toque lascivo dentro da gama de condutas contidas no tipo estupro.

incisos a), b), c), e) o f) del cuarto prrafo del artculo 119. (ARGENTINA. Cdigo penal de la nacion a Argentina: ley 11.179 (T.O. 1984 actualizado). Buenos Aires, 1984. Disponvel em: <http://www.infoleg.gov.ar/infolegInternet/anexos/15000-19999/16546/texact.htm>. Acesso em: 12 mar. 2012).

24

Tem sido utilizado como poltica penal do Poder Judicirio nos crimes sexuais, em especial contra vulnervel, pelo elevado quantum penal que os mesmos apresentam. Esta aplicao objetiva, ento, amenizar a desproporcionalidade das penas aplicadas a condutas especficas estudadas beijo e toque lascivo criminalizadas no tipo. Os juzes a aplicam em duas circunstncias, ora aplicando, pois que este instituto ocorre ou modificando o conceito penal do instituto da tentativa: a) na interrupo do iter criminis por terceiro ou simplesmente pela no consumao do ato mais grave, partindo-se da inteno do agente no ato mais grave do tipo a penetrao; b) mesmo diante da conduta consumada no tipo misto alternativo, para amenizar o excesso penal com base no princpio da p roporcionalidade pela menor gravidade desta, consideradas em relao as demais condutas do tipo. Esta soluo jurisprudencial ora aplicada, j vinha sendo aplicada pelos juzes, mesmo antes da unificao do atentado violento ao pudor /estupro no mesmo tipo penal. A proibio de excesso o elemento cerne da utilizao do instituto. O STJ tem firmado o seu entendimento de que no cabe a aplicao de tentativa quanto ao ato libidinoso, hoje, esta, conduta includa no tipo penal estupro. A posio do STJ mantm sua posio da impossibilidade de tentativa no ato libidinoso, em decises anteriores a Lei 12.015/09 e mantida, inclusive

posteriormente Reforma penal, quanto a matria. Neste sentido reiteradas decises do STJ, ao longo do tempo, abordam esta posio, onde esteja presente o elemento contato fsico se configura ato libidinoso consumado, independente da qualquer gravidade: :
PENAL E PROCESSO PENAL - RECURSO ESPECIAL - ATENTADO VIOLENTE AO PUDOR - RU QUE MEDIANTE VIOLNCIA OU GRAVE AMEAA BEIJA MENOR DE 1O ANOS DE IDADE APALPANDO-LHE A GENITLIA - CRIME CONSUMADO - REGIME INICIAL FECHADO RECURSO ESPECIAL PROVIDO. [...]1. 2 - Considera-se consumado o atentado violento ao pudor, no havendo como se reconhecer a tentativa, na hiptese em que o autor, agindo de violncia ou grave ameaa, desfere beijo na boca da vtima com dez anos de idade, apalpando-lhe a genitlia.[...] (REsp 1164940/RS, Rel. Ministro HONILDO AMARAL DE MELLO CASTRO (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO 90 TJ/AP), QUINTA TURMA, julgado em 07/10/2010, DJe 08/11/ 2010)
90

No mesmo sentido o ato libidinoso como consumado ((AgRg no REsp 1113084/SP, Rel. Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, QUINTA TURMA, julgado em 01/10/2009, DJe 03/11/2009) e .(REsp 1173324/SP, Rel. Ministro GILSON DIPP, QUINTA TURMA, julgado em 01/03/2011, DJe 14/03/2011) BRASIL. Superior Tribunal de Justia (5. Turma). REsp n 1164940-RS. Relator: Min. Adilson Vieira Macabu. Julgado: 13 set. 2011. Braslia, DF, 13 set. 2011. Disponvel em:

25

Em sentido contrrio ao entendimento do STJ, a postura do Tribunal de Justia do Estado, representado pelo Quarto Grupo Criminal de Porto Alegre, que relativiza a postura do STJ, em relao possibilidade de tentativa no ato libidinoso. Trata do Processo n 70041432030 (julgado 17/06/2011), que justifica a aplicao do instituto da tentativa, demonstrando o imperativo constitucional da proibio de excesso penal, mesmo se tentativa no fosse o caso:
EMBARGOS INFRINGENTES. CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL. ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. TENTATIVA EVIDENCIADA. PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE SOB A FEIO DA PROIBIO DE EXCESSO. No h falar em atentado violento ao pudor consumado, mas, sim, tentado, se os atos libidinosos diversos da conjuno carnal se restringiram a passadas de mos pelos corpos e genitlias das vtimas, ainda que crianas com 8 (oito) e 6 (seis) anos de idade, no progredindo o ru no seu intento criminoso [...] Imperativo constitucional do princpio da proporcionalidade (Verhltnismigkeitsprinzip), sob a feio, no caso dos autos, da proibio de excesso (bermaverbot).embargos infringentes acolhidos [...] Portanto, como se v, ainda que a tentativa no fosse o caso dos autos, serviria ela como elemento importante de regulao da proporo para temperar o rigor (falha) do legislador.[...]estando o princpio da proporcionalidade (como clusula geral, ou princpio geral de direito, poder-se-ia dizer) inserto e fundado no modelo de Estado adotado tanto pela Lei Fundamental Alem, como na Constituio Federal do Brasil, isto , no do Estado Democrtico de Direito (Art. 1 91 CF) .

Conforme o Quarto Grupo Criminal do Estado a desproporo decorre de falta de previso do legislador de algumas situaes especiais, no tipo estupro, que engessa o juiz na impossibilidade de outra forma de uma maior proporcionalidade do quantum a ser aplicado no caso concreto:
Esta aplicao jurisprudencial decorre da falta de previso de alternativas legais possveis ou de causas de diminuio pelo legislador na norma penal [...]para os casos de menor gravidade.[...] para o ato de passar a mo no seio de uma menina, so 6 anos, como, para a prtica do coito anal, so 6 anos. Isso obriga o juiz a ir criando situaes interpretativas para 92 tentar ajustar a lei ao fato concreto [...] <https://ww2.stj.jus.br/revistaeletronica/Abre_Documento.asp?sLink=ATC&sSeq=17374502&sReg=20 0902097071&sData=20111014&sTipo=91&formato=PDF>. Acesso em: 12 mar. 2012, grifo nosso. 91 RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Grupo de Cmaras Criminais, 4. Embargos infringentes e de nulidade n 70041432030. Relator: Jos Conrado Kurtz de Souza. Julgado: 17 jun. 2011. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 1080003> Acesso em: 20 mar. 2012. p. 1. 92 Voto do Des. Danbio Edon Franco. (RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Grupo de Cmaras Criminais, 4. Sesso de 29 abr. 2011. Embargos infringentes e de nulidade n 104

26

A este propsito, a Sexta Cmara Criminal, coloca como inadequada a postura do STJ obstaculando a possibilidade de aplicao da tentativa quanto a ato libidinoso, na conduta beijo e apalpamento na genitlia..O Desembargador Relator entende que o ato libidinoso somente ser consumado se sua gravidade se

equipare a conjuno carnal forada. As demais situaes devem ter um tratamento penal diverso no quantum penal, na medida em que se diferenciam pela sua gravidade. Assim, alega a violao da proporcionalidade:
Entendo inadequada a diferenciao elaborada pelo Superior Tribunal de Justia[...]: [...] para o enquadramento do fato no tipo do artigo 217-A do Cdigo Penal, na modalidade consumada, nos casos de ato libidinoso, este dever em razo da prtica de ato libidinoso[...], imprescindvel tenha ele gravidade equiparvel conjuno carnal forada, pena de inadmissvel abalo isonomia, proporcionalidade e individualizao da pena. Situaes diversas exigem tratamento distinto pelo direito penal, na medida em que se diferenciarem, fundamentalmente na aplicao da pena. Pela corrente interpretao, impor-se-ia a idntica pena de oito a quinze anos de recluso para quem praticasse o delito de conjuno carnal forada, e para quem apenas foradamente beijasse algum, ou apalpasse as 93 ndegas, mamas ou pnis de outrem. A desproporo evidente!

Reforado assim, o objetivo da Jurisprudncia em ameniza o excesso penal nestes casos, na presena do instituto da tentativa no caso concreto ou mesmo quando este no ocorre.

3.5.1 Jurisprudncia aplicada - Caso concreto

O caso trata de Embargos Infringentes do Quarto Grupo Criminal do Tribunal de Justia do Estado, processo N 70041432030 (17/07/2011). A denncia pelo Ministrio Pblico do ru A.S das sanes do Art. 214 caput cc/ art. 224, alnea a, do Cdigo Penal envolve duas vtimas vulnervel do sexo feminino (P.E.C. com 8 anos, e J.I.C. com 6 anos e E. com 11 anos). A denncia: a) primeira vtima:pela conduta de passada de mo na genitlia e no corpo, ora por cima da roupa ora por baixo; b) em relao a segunda vtima: conduta de passada de mo na genitlia e no corpo94.
70040111734. Relator: Des. Jos Conrado Kurtz de Souza. Nota taquigrfica disponvel no Arquivo do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. p. 2). RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Cmara Criminal, 6. APELAO CRIME N 70046084836. Relator: Cludio Baldino Maciel. Julgado em: 15 dez. 2011. Porto Alegre, 15 dez. 2011. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 2400106>. Acesso em: 20 mar. 2012. p. 11-12. p. 12.

93

27

A deciso do Quarto Grupo reforma o acrdo da Oitava Cmara Criminal que julgou parcialmente procedente, desacohendo o pedido de desclassifcao para Contraveno penal e acolhendo o pedido de tentativa -- de reduo penal de 7 anos e 7 meses em regime fechado para 2 anos e 6 meses e 10 dias em regime fechado. Assim, a aplicao da tentativa, poltica jurisprudencial para reduzir a desproporcionalidade do excesso do quantum penal previsto em lei. O fundamento do voto vencido traz o parmetro entre a menor e a maior gravidade de conduta, na ltima, h o risco de transmisso de doenas sexualmente transmissveis, maior contedo do injusto, na primeira- menor grave no. Outros fundamentos do Desembargador relator, acrdo acohido por maioria pelo Grupo foram: a) diferente contedo do injusto, b) excesso penal e a ofensa ao princpio da proporcionalidade:
No h como conceber [...]passadas de mo, pelo agente[...] tenham o mesmo contedo do injusto que a cpula vaginal ou do coito anal [...] [...]a desproporcionalidade entre condutas que, dentro de um mesmo tipo penal, embora com contedos diversos do injusto, tm previstas a mesma punio.[...]indevidamente aglomeradas no mesmo tipo penal,[...] sequer [...] maior distanciamento entre o mnimo e o mximo da pena [...]mais adequado ajustamento da punio em face das circunstncias e particularidades [...]A previso legal de mesma punio (i.. partindo-se de igual quantitativo penal mnimo) para todas as hipteses viola,,,[...] princpio 95 maior da proporcionalidade, sob a feio da proibio de excesso[...] .

Outro caso trata de uma Apelao Crime na Sexta Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, processo N 70046084836 julgado (15/12/ 2011). A denncia pelo Ministrio Pblico de I.J.S (ru primrio) nas sanes do Art. 217-A, Cdigo Penal de um fato relativo a primeira vtima vulnervel do sexo feminino (Ka.A.- 13 anos) , e do Art. 218-A Cdigo Penal, por dois fatos em relao a

segunda vtima vulnervel do sexo feminino (Ke. A.- 11 anos), na forma do Art. 69. A denncia: a) em relao primeira vtima (Fato1: passada de mo nos seios sobre a roupa); b) em relao a segunda vtima (Fato 2: exibio do pnis e masturbao na frente da vtima, Fato 3: oferece dinheiro para manter relao sexual). Ru confesso. O acrdo no segundo grau reforma a sentena de primeiro grau e unanimidade dar parcial provimento a um dos pedidos de tentativa para
95

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Grupo de Cmaras Criminais, 4. Embargos infringentes e de nulidade n 70041432030. Relator: Jos Conrado Kurtz de Souza. Julgado: 17 jun. 2011. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 1080003> Acesso em: 20 mar. 2012. p. 6-7, grifo nosso.

28

reconhecer a forma tentada com a reduo penal de 10 anos em regime INICIAL FECHADO, para 4 anos e 8 meses em regime INICIAL SEMI-ABERTO. A aplicao da tentativa como forma de reduzir a desproporcionalidade do quantum penal. (Fato 1:tentativa, 2 anos e 8 meses e Fato 2e 3: 2 anos). Os fundamentos do acrdo: a) menor lesividade da conduta, b) abalo a isonomia, c) ofensa ao princpio da proporcionalidade:
[...] os atos praticados pelo acusado (apalpar de mamas) tm lesividade muito inferior do estupro consumado, ou de qualquer das possibilidades mais graves de cometimento do atentado violento ao pudor[...]. reconhecer, para estes casos, a forma tentada do delito [...]. Para o enquadramento do fato no tipo do artigo 217-A do CP, na modalidade consumada, em razo da prtica de ato libidinoso diverso da conjuno carnal, imprescindvel tenha ele gravidade equiparvel conjuno carnal forada, pena de inadmissvel abalo isonomia, proporcionalidade [...] Situaes diversas exigem tratamento distinto [...], fundamentalmente na aplicao da pena. [...] h de se diferenciar o delito consumado daquele em que no houver introduo, seja do membro viril, dos dedos ou, ainda, de objetos flicos, em quaisquer orifcios corporais da vtima.[...] agora estupro,[...] neste caso [...], ofende o princpio da proporcionalidade e, 96 por isso, reconhece-se a forma tentada .

O Desembargador relator reconhece a aplicao do instituto tentativa no ato libidinoso como a forma jurdica encontrada pelo Colegiado para amenizar a pena na falta de simetria de gravidade entre a conduta de ato libidinoso e a conduta estupro:

4 POLTICA CRIMINAL-SOCIOLOGIA-A PENA COMO TEMPO- DIREITO JUSTO a Sociologia jurdico-penal abarca trs categorias de comportamentos: a) o comportamento normativo; b) os efeitos sobre o comportamento desviado; c) o comportamento no controle social (conexo entre um sistema penal e a estrutura scio-econmica). Dentro disso, investiga de que forma tal grupo produz e encaminha as diferentes sanes e penalidades e elaboram a idia de justia97...

96

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Cmara Criminal, 6. Apelao crime n 70046084836. Relator: Cludio Baldino Maciel. Julgado em: 15 dez. 2011. Porto Alegre, 15 dez. 2011. Disponvel em: <http://www1.tjrs.jus.br/site_php/consulta/download/exibe_documento_att.php?ano=2011&codigo= 2400106>. Acesso em: 20 mar. 2012. p. 10, 15. 97 BARATTA, Alessandro. Criminologia crtica y crtica del derecho penal: introduccin a la sociologia jurdico penal. Buenos Aires: Siglo XXI, 2004. p. 9, 12-14.

29

Relevante, a Teoria do Labelling Approach, como novo paradigma de estudo da Sociologia Criminal, a teoria da reao social e estudo do controle social como negao do princpio do fim ou da preveno. Considera o efeito estigmatizante da ao da polcia, dos rgos de acusao pblica e dos juzes, como relao a constituio da criminalidade,98. Esta, viso moderna da moderna Criminologia. A Poltica criminal a poltica como cincia ou arte de governo, uma deciso poltica de escolha valorativa99. Tem, no sentido strictu sensu, o objetivo de criar programas objetivos, mtodos de procedimento e de resultados nestes dois pilares agindo preventivamente para depois agir repressivamente num segundo momento, mas sempre visando uma reduo da criminalidade.100 Assim, o papel da poltica criminal aplicar o direito penal mnimo atravs de uma atuao de leis ou medidas judiciais no controle social. Ademais, as decises jurdicas, as leis, tambm exigem uma orientao do sistema jurdico-penal e do legislador, atravs de um saber emprico nas etapas legislativa e judiciais (pena e execuo) quanto a formulao da punibilidade e das suas consequncias jurdicopenais101. A proporo entre pena e qualidade do delito o novo ciclo no pensamento social para a punio, os efeitos do crime: Punir, ento, a arte dos efeitos [...]102. Ainda, o tempo como um fim almejado. O tempo de pena a relao onde o direito se utiliza deste instrumento abstrato tempo buscando superar a ocorrncia do fato imediato, impondo a consequncia jurdica para o indivduo de no poder dispor do seu futuro, porque este foi antecipado pela norma. Se questiona: quando o sujeito deixou de representar um perigo para a comunidade e se cura dos atos praticados, dentro da pena aplicada?.. Discute -se qual a relao entre a intensidade/gravidade do delito e a intensidade da pena. Qual ser a durao correta para determinada intensidade? O tempo exterior pena em
98

BARATTA, Alessandro. Criminologia crtica y crtica del derecho penal: introduccin a la sociologia jurdico penal. Buenos Aires: Siglo XXI, 2004. p. 83. 99 ZAFFARONI, Eugenio Ral; PIERANGELI, Jos Henrique. Manual de direito penal brasileiro : parte geral. 9. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. v. 1. p. 118-120. 100 BITENCOURT, Cezar R. Tratado de direito penal, 1: parte geral. 17. ed. rev. ampl. atual. de acordo com a Lei n 12.550, de 2011. So Paulo: Saraiva, 2012. v. 1. p. 142-143. 101 HASSEMER, Winfried. Introduo aos fundamentos dos direito penal alemo . Trad. (da 2. ed. alem rev. ampl.) de Pablo Rodrigo Alflen da Silva. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2005. p. 53-54, 57. 102 FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso. Trad. de Raquel Ramalhete. 20. ed. Petrpolis: Vozes, 1999.p. 78.

30

relao ao tempo interior do indivduo tempo subjetivo introjeo do castigo

103

.O

direito no considera esta relao de desproporo entre tempo interior-subjetivo / exterior-pena, criando assim, um universo prprio de discurso persuasivo em funo dos seus fins104. O sofrimento o valor positivo atribudo como tempo de pena e assume o valor redentor da expiao como o prprio fundamento do direito penal.105. A desproporo entre pena-castigo advm do carter simblico da pena. Ainda, as consequncias so a estigmatizao do individuo que pratica ato libidinoso como estuprador: Uma vez estigmatizado estuprador sempre estuprador. Aqui, os efeitos da estigmatizao do autor do delito106. Assim, esta causa um efeito ao ru mais gravoso, do que no tipo revogado (ato libidinoso), antes no presente.No mesmo sentido, se refere os efeitos degradantes que a pena privativa de liberdade produz no mbito familiar e social do condenado107. A proporcionalidade se revela como valor de justia. A expresso direito justo significa o prprio direito positivo, internamente, que em seu co ntedo possui caractersticas de justia.que fundamenta a sua pretenso de ser obedecido e de pretenso de vigncia normativa. O direito justo se fundamenta na perspectiva de uma tica jurdica, que est presente como valor quando da anlise da relao do direito em cada caso concreto, onde, o princpio da proporcionalidade revela a importncia da ponderao trazida com a hermenutica jurdica a flexibilizar o rigorismo do direito positivo.108. . Neste nterim, o princpio da proporcionalidade no sentido de proibio de excessividade assume um papel na tica jurdica na construo do direito., exigida primeiro do legislador: [...] resulta uma prohibicin de excessividad, que siempre h regido como exigncia de legislador que debe establecer um Derecho justo [...]109 Conclui-se, direito justo aquele previsto por uma lei penal proporcional.

104

MESSUTI, Ana. O tempo como pena. Trad. de Tadeu Antonio Dix Silva e Maria Clara Veronesi de Toledo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. p. 49,61. 105 PAREYSON apud MESSUTI, Ana. O tempo como pena. Trad. de Tadeu Antonio Dix Silva e Maria Clara Veronesi de Toledo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. p. 75-76. 106 HASSEMER, Winfried. Introduo aos fundamentos dos direito penal alemo . Trad. (da 2. ed. alem rev. ampl.) de Pablo Rodrigo Alflen da S. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2005. p. 302. 107 BARATTA, Alessandro. Integracin-prevencin: una "nueva" fundamentacin de la pena dentro de la teora sistmic.Revista Doctrina Penal, Buenos Aires, v. 8, n. 29, p. 9-26, 1985. p. 20, grifo n. 108 LARENZ, Karl. Derecho justo: fundamentos da tica jurdica. 1985. p. 21-22. 109 LARENZ, Karl. Derecho justo: fundamentos da tica jurdica. 1985. p. 145.

31

5 CONSIDERAES FINAIS

Nas suas dimenses, o tipo penal estupro e de vulnervel se traduz a seguir. meio adequado, ou seja, medida apta, pois que, a tutela jurdico-penal constitucionalmente legtima e o bem jurdico constitucionalmente protegido e socialmente relevante. Ou seja, apta a atingir e proteger o bem jurdico constitucionalmente que a maior e integral proteo criana e adolescente. meio necessrio, pois que, sendo medida de interveno penal necessria visto que a finalidade protetiva (fim) no poderia ser qualitada de outra forma, ou seja, no podendo recorrer-se de uma outra medida alternativa menos restritiva com a mesma eficcia, por exemplo, de uma sano civil ou administrativa. Porm, o meio no proporcional em sentido amplo e estrito senso, pelo excesso punitivo penal, entendido como a desproporo entre a conduta e a pena aplicada, nos casos especficos estudados. Eis que, no foram observados o princpio da proporcionalidade e do princpio de proibio de excesso, que atuam no controle da inadequao na relao meio- fim e efeitos de um determinado ato legislativo como representao de um equilbrio, no qual os benefcios atingidos sero, ento, superiores ao nus. Conclumos que o Estado proibido de punir penalmente com excesso, no caso em estudo, viola direitos constitucionais do ru. O legislador despreza a proporo a uma aplicao de justa medida entre o meio empregado e o fim almejado. Das modificaes da Lei 2.015/2009, a postura do legislador brasileiro foi de represso ao problema dos crimes sexuais contra vulnervel objetivando da maior proteo da criana e adolescente prevista na Constituio Federal. Porm no se preocupou com a aferio de uma dogmtica jurdico-penal justa e com a preservao do princpio da proporcionalidade, aplicando elevados quantuns penais para todas as condutas. Superado o concurso material de crimes, lei mais benfica. A Dignidade da Pessoa Humana, como fundamento da Repblica (artigo 1 inciso III da Constituio Federal), mais amplo do que e a Dignidade Sexual, este ltimo, um desdobramento deste, assim, constitucional. Porm, o equilbrio entre direitos depender de um esforo hermenutico na interpretao sistemtica constitucional do ordenamento jurdico como um todo. A busca da proteo dos direitos fundamentais ou individuais no poder ultrapassar a justa medida em confronto com outros direitos constitucionalmente protegidos.

32

O direito do ru a uma pena proporcional ao delito cometido. Conclumos que a ofensividade necessita da aplicao de uma

proporcionalidade sistemtica, pois esta, no prescinde de segurana jurdica. Ainda, o legislador infere para o bem jurdico dignidade sexual quantum penal mnimo superior ao bem jurdico vida. A jurisprudncia entende excessivo.. Do conceito de menor gravidade, na jurisprudncia do Estado, e no direito comparado, procurou demonstrar que no direito penal ptrio, o legislador desconsiderou a proporo entre castigo e delito. O Judicirio aplicando a dogmtica e a poltica penal atravs da relativizao e aplicao do instituto da tentativa. Das penas destas condutas menos graves anlise dos quantitativos demonstraram que o cdigo penal aliengena tratou o assunto com maior proporcionalidade as condutas menos graves, restou demonstrado que a legislao penal alem parte da fixao de um quantitativo mnimo penal de 6 meses (mximo 10 anos) de recluso, ainda, na legislao penal espanhola parte-se do mnimo penal de 1 a 2 anos (mximo de 6 anos) de recluso, apenas chegando a um mnimo de 8 (mximo 10 anos) de recluso, se presente situaes agravantes Ainda, a legislao argentina parte de um mnimo penal de 6 meses de recluso. O mnimo legal ptrio de 8 anos para vulnervel equipara-se e parte do mnimo penal previsto nas agravantes na legislao aliengena..H, pois a previso de

soluo jurdica mais proporcional, e de justa medida aplicvel para os casos de menor gravidade. Ainda, citamos os efeitos negativos:o problema da estigmatizao. Concluimos, h violao do princpio da proporcionalidade, na .no previso legal de outras solues fticas menos grave, e no traz solues jurdicas adequadas na questo a pena e fim almejado. Ultrajado o conceito ltima ratio Por fim, inicia-se as solues em uma nova postura estatal e poltica criminal, o Projeto de lei (PLS 656/2011 prope o resgate do revogado atentado violento ao pudor). Ainda, na data de 9 de maio do ano de 2012, o projeto de lei, visando novas modificaes do Cdigo Penal brasileiro e um novo tipo estupro. As modificaes apontam para a criao de trs figuras tpicas diferenciadas: anal, oral, vaginal. A proposta separar as condutas mais graves do ato libidinoso com penetrao dentro do tipo estupro, enquanto as condutas menos graves sero consideradas ato libidinoso. Mantm-se as penas do tipo estupro, e minimiza-se o quantum penal para as demais condutas, com quantum penal mnimo de 2 anos e mximo de 4 anos. Eis, que, a arma para a ignorncia humana sempre, antes, a educao.

33

REFERNCIAS

ANTN, Toms S. Vives. Fundamentos del sistema penal: accin significativa y derechos constitucionales: estudio preliminar M. Jimnez Redondo. 2. ed. Valencia: Tirant lo Blanch, 2011. ARISTTELES. Da Justia. In: ARISTTELES. Obra jurdica. So Paulo: cone, 1997. (Coleo fundamentos do Direito: Livro I, livro V de tica e Nicmaco). VILA, Humberto. Teoria dos princpios: da definio aplicao dos princpios jurdicos. 7. ed. ampl. atual. So Paulo: Malheiros, 2007. BARATTA, Alessandro. Integracin-prevencin: una "nueva" fundamentacin de la pena dentro de la teora sistmic. Revista Doctrina Penal, Buenos Aires, v. 8, n. 29, p. 9-26, 1985. BARROS, Carmen Silvia de Moraes. A individualizao da pena na execuo penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. p. 133. BARROS, Suzana de Toledo. O princpio da proporcionalidade e o controle da constitucionalidade das leis restritivas de direitos fundamentais. 2. ed. Brasilia: Braslia Jurdica, 2000. BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal, 4: parte especial. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2011. v. 4. BRAGA, Valeschka S. B. Princpio da proporcionalidade e razoabilidade. 2. ed. Curitiba: Juru, 2008. DAVILA, Fabio Roberto. Ofensividade em direito penal: escritos sobre a teoria do crime como ofensa a bens jurdicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009. DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a srio. Trad. de Nelson Boeira. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. FERRAJOLI, Luigi. Por uma teoria dos direitos e dos bens fundamentais. Trad. de Alexandre Salim. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. FELDENS, Luciano. Direitos fundamentais e direito penal: garantismo, deveres de proteo, princpio da proporcionalidade, jurisprudncia constitucional penal, jurisprudncia dos tribunais de direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. FHRER, Maximiliano Roberto E. Novos crimes sexuais. So Paulo: Malheiros, 2009. GOMES, Luiz Flvio; CUNHA, Rogrio Sanches; MOLINA, Antonio Garca-Pablos de (Coord.). Direito penal: parte geral. 2. ed. So Paulo: Revista Tribunais, 2009. v. 2.

34

GOMES, Marcus Alan de Melo. Princpio da proporcionalidade e extino antecipada da pena. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. HASSEMER, Winfried. Introduo aos fundamentos dos direito penal alemo. Trad. (da 2. ed. alem rev. ampl.) de Pablo Rodrigo Alflen da Silva. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2005. HESSE, Konrad. Elementos de Direito Constitucional da Repblica Federal da Alemanha. Trad. (da 20. ed. alem) de Dr. Lus Afonso Heck. Porto Alegre: Sergio LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do direito. Trad. De Jos Lamengo. 5. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian,1983. MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais e controle da constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 3. ed. rev. ampl. So Paulo: Saraiva, 2007. MESSUTI, Ana. O tempo como pena. Trad. de Tadeu Antonio Dix Silva e Maria Clara Veronesi de Toledo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. NEUMANN, Ulfrid. O princpio da proporcionalidade como princpio limitador da pena. Trad. de Antonio Martins. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, v. 16, n. 71, p. 205-232, mar./abr. 2008. NUCCI, Guilherme de Souza et al. O crime de estupro sob o prisma da Lei 12.015/09. In: NUCCI, Guilherme de Souza; FRANCO, Alberto Silva (Orgs.). Direito Penal. So Paulo: Revista dos Tribunais. 2010. v. 6, pt. esp. 2. p. 59-87. PUIG, Santiago Mir. Comentarios al cdigo penal-reforma LO 5/2010. Valencia: Edita: Tirant lo Blanch, 2011. PUZZO, Carmela. I reati sessuali: com ampia rassegna giurisprudenziale. Dogana (Republica di San Marino): Maggioli. (LAttualit Del Diritto).. SCHOLLER, Heirich. O princpio da proporcionalidade do direito constitucional e administrativo da Alemanha. Trad. de Ingo Wolfgang Sarlet. Interesse Pblico: revista bimestral de direito pblico. So Paulo, v. 1, n. 2, p. 93-99, abr. 1999. SILVA SNCHEZ, Jess Maria. Aproximacin al derecho penal contemporneo. 2. ed. ampl. actual. Buenos Aires: Jlio Csar Faria, 2010. STRECK, Lnio Luiz. A dupla face do princpio da proporcionalidade: da proibio de excesso (bermassverbot) proibio de proteo deficiente (untermassverbot) ou de como no h blindagem contra normas penais inconstitucionais. Revista da Ajuris, Porto Alegre, v. 32, n. 97, p. 171-202, mar. 2005. ZAFFARONI, Eugenio Ral; PIERANGELI, Jos Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. 9. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. v. 1.

You might also like