You are on page 1of 36

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC) Edital CFC/CAE 1/2013

S ABRA QUANDO AUTORIZADO


Este caderno contm as questes da Prova de Qualificao Tcnica Geral Use como rascunho as pginas finais no final deste caderno. As mesmas no podero ser destacadas durante a realizao da prova. Ao receber a Folha de Respostas: - Confira o seu nmero de inscrio. - Assine, CANETA, no espao prprio indicado (a assinatura no deve ultrapassar o espao delimitado).
Observaes quanto ao preenchimento da Folha de Respostas: Use caneta esferogrfica de tinta preta ou azul.

01 02 03 04

A B C D

Aplique traos firmes, sem forar o papel, dentro da rea reservada letra correspondente resposta que julgar correta, procurando unir o ponto lateral direita, conforme exemplo ao lado. Assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de duas ou mais alternativas. No deixe nenhuma questo sem resposta. As respostas das questes dissertativas devero conter, no mnimo, 20 (vinte) linhas e as folhas de respostas no devero conter nenhum tipo de identificao do candidato (assinatura, visto, etc.). A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. Utilize como rascunho do gabarito a ltima folha do caderno, antes de transferir as informaes nele contidas para a Folha de Respostas. de inteira responsabilidade do candidato qualquer prejuzo advindo de marcao incorreta efetuada na folha de respostas.

SER PERMITIDA A SADA DO CANDIDATO DA SALA DE PROVA SOMENTE APS 1 (UMA) HORA DO SEU INCIO. FICA LIBERADA A ENTREGA DO CADERNO DE PROVAS AO CANDIDATO QUANDO DE SUA SADA.

DURAO DESTA PROVA: QUATRO HORAS

ATENO

Sr.(a) Candidato(a), Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno tem, ao todo, 50 (cinquenta) questes objetivas, cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas, e 2 (duas) questes dissertativas. Havendo algum problema, informe, imediatamente, ao fiscal de provas, para que ele tome as providncias necessrias. Caso Vossa Senhoria no observe as recomendaes acima, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posterior. O uso de mquina calculadora prpria permitido, sendo vedado o seu emprstimo.

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

QUESTES OBJETIVAS
1. Na auditoria da Companhia Alfa, a equipe identificou que as vendas dos meses de agosto at novembro do produto X foram indevidamente contabilizadas na conta analtica de vendas do produto Y. Esse fato, de valor relevante em relao ao total de vendas, foi comunicado administrao e aos responsveis pela governana, uma vez que a Companhia XYZ uma companhia fechada e no divulga informaes por segmento. Considerando a situao acima, assinale a opo que apresenta o tipo de relatrio de auditoria que deve ser emitido nas circunstncias, sabendo-se que o auditor props que a regularizao acima mencionada seja efetuada nas contas analticas. a) Relatrio com opinio no modificada. b) Relatrio com opinio modificada com absteno. c) Relatrio com opinio modificada adversa. d) Relatrio com opinio modificada com ressalva.

2. Na auditoria da Empresa Beta, voc identificou uma srie de transaes de valores relevantes com partes relacionadas. A Administrao da Empresa Beta identificou e divulgou em notas explicativas todas as vendas de produtos, realizadas com preos e condies usuais de mercado, que geraram lucro, mas decidiu no divulgar as vendas de imveis a partes relacionadas, pois foram efetuadas pelo valor contbil. Como o resultado foi nulo, a administrao considerou as transaes no relevantes. Considerando a situao acima, assinale a alternativa que corresponde deciso a ser tomada pelo auditor independente na emisso do seu relatrio.

a) Deve concordar com a administrao e emitir relatrio com opinio no modificada. b) Dever emitir um relatrio com opinio modificada adversa. c) Dever emitir relatrio com opinio modificada com ressalva. d) Dever abster-se de emitir opinio.

3. Na auditoria da Empresa Gama, voc identificou que a empresa vem atravessando srias dificuldades financeiras e que a possibilidade de continuar operando depende de uma srie de eventos. A diretoria da Gama entende que uma ressalva no relatrio do auditor seria um atestado de bito e, dessa forma, elaborou nota explicativa detalhando a situao, incluindo o plano para se manter em operao, que pode ser factvel, desde que a empresa obtenha sucesso nas medidas que vem adotando. Como scio responsvel tcnico pelo trabalho voc est preparando a minuta do relatrio

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

para ser discutida com o scio de controle de qualidade (revisor independente) em conformidade com as normas NBC TA 570, 705 e 706. Qual o tipo de relatrio que deve ser emitido? a) Com opinio no modificada, incluindo pargrafo de nfase. b) Com opinio modificada com ressalva, incluindo pargrafo de nfase. c) Com opinio no modificada, considerando adequada a divulgao pela administrao. d) Com opinio modificada adversa.

4. Assinale qual das opes abaixo apresenta pelo menos trs dos elementos requeridos em um trabalho de assegurao. a) Relacionamento entre duas partes; objeto apropriado; e critrios adequados. b) Evidncia apropriada e suficiente; opo de o auditor poder apresentar seu relatrio de forma oral em uma apresentao; e critrios adequados. c) Critrios adequados; relacionamento entre duas partes (contratante e auditor); e evidncia apropriada e suficiente. d) Objeto apropriado; critrios adequados; e evidncias apropriadas e suficientes.

5. Com relao estrutura conceitual para trabalhos de assegurao, analise os itens abaixo: I. As demonstraes contbeis completas, assim como as ITR (informaes trimestrais) submetidas pelas companhias abertas CVM - Comisso de Valores Mobilirios so exemplos de informaes histricas.

II. Nos trabalhos de assegurao razovel, o auditor apresenta concluso positiva no sentido de que o que foi auditado apresenta ou no o que se pretende. III. Para os trabalhos de assegurao sobre informaes no histricas devem ser utilizadas as NBCs TO em vez das NBCs TA ou NBCs TR. IV. Nos trabalhos de assegurao limitada, a concluso do auditor no sentido de que nada chegou ao conhecimento dele que o fizesse concluir que as informaes revisadas devam ser alteradas. Assinale a opo CORRETA.

a) I, II, III e IV. b) II, III e IV, apenas. c) I e II, apenas. d) III e IV, apenas.

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

6. Das afirmaes abaixo assinale a opo INCORRETA. a) Sempre que for identificada a existncia de uma distoro, o auditor independente deve analisar essa distoro para concluir se ela poderia estar relacionada com fraude. b) Tendo em vista que as fraudes podem ser perpetradas pela administrao da entidade, cujas demonstraes contbeis esto sendo auditadas, torna-se incuo e, portanto, deve ser evitada a obteno de representaes da administrao ou responsveis pela governana. c) No caso de identificao de fraude ou indicao de que ela pode existir, o auditor deve comunicar esse fato de forma tempestiva pessoa de nvel apropriado da entidade. d) Embora o auditor independente deva observar a confidencialidade (Cdigo de tica), existem situaes em que ele requerido a comunicar ao rgo regulador a fraude ou a possvel existncia de fraude.

7. De acordo com a responsabilidade da administrao da entidade em relao s demonstraes contbeis que esto sendo auditadas, analise os itens abaixo: I. A administrao reconhece que a elaborao das demonstraes contbeis de forma adequada de sua responsabilidade, todavia entende que se exime dessa responsabilidade quando essas demonstraes so auditadas de acordo com as normas de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). II. A administrao da entidade deve dar amplo e irrestrito acesso aos auditores que esto auditando as demonstraes contbeis. III. A administrao responsvel pelo sistema de controle interno que possibilite a elaborao de demonstraes contbeis adequadas. IV. As demonstraes contbeis de uso geral servem a um amplo leque de usurios. Assinale a opo CORRETA. a) I, II, II e IV. b) II, III e IV. c) I e II. d) III e IV.

8. Com relao aos acordos sobre os termos do trabalho, que podem ser feitos por meio de uma carta de contratao ou contrato entre as partes, eles devem incluir alguns aspectos. Sobre esse assunto, analise os itens abaixo: I. Devem incluir o objetivo, o alcance e a responsabilidade de cada uma das partes. II. Devem incluir a referncia forma e ao contedo esperado de quaisquer relatrios emitidos pelo auditor e uma declarao de que existem circunstncias em que o

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

relatrio pode ter a forma e o contedo diferente do esperado. III. Devem incluir a identificao da estrutura do relatrio financeiro a ser utilizada. IV. Devem incluir a possibilidade de mudar para um trabalho de menor alcance para evitar a emisso de relatrio com ressalva, quando for o caso. Assinale a opo CORRETA.

a) Os itens I, II, III e IV esto corretos. b) Apenas os itens I, II e III esto corretos. c) Os itens I, II, III e IV esto incorretos. d) Apenas os itens II, III e IV esto corretos.

9. Assinale a opo INCORRETA. a) A NBC TA 210 tem como requisitos os aspectos relacionados com: condies prvias para aceitao do trabalho; acordos sobre os termos do trabalho; auditorias recorrentes; aceitao de mudana nos termos do trabalho; e consideraes adicionais na aceitao do trabalho. b) Considerando as condies prvias para aceitao de um trabalho de auditoria de demonstraes contbeis, destaca-se a determinao de uma estrutura de relatrio financeiro que seja aceitvel para os propsitos das demonstraes contbeis. c) Os cinco atributos de uma demonstrao contbil apresentada de acordo com a estrutura de relatrio financeiro adequado so: integridade, confiabilidade, neutralidade, ceticismo e julgamento. d) O atributo da confiabilidade requer que as informaes nas demonstraes contbeis reflitam a essncia econmica da transao e no apenas a sua forma legal, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar.

10. Reconhecimento dos elementos das demonstraes contbeis o processo que consiste na incorporao ao balano patrimonial ou demonstrao do resultado de item que se enquadre na definio de elemento e que satisfaa aos critrios de reconhecimento. Com relao a esse assunto, assinale a opo CORRETA. a) Um item que se enquadre na definio de um elemento deve ser reconhecido se: for provvel que algum benefcio econmico futuro associado ao item flua para a entidade ou flua da entidade; e se o item tiver custo ou valor que possa ser mensurado com confiabilidade. b) A falta de reconhecimento de itens no balano ou na demonstrao de resultado pode ser suprida pela divulgao em notas explicativas. c) O conceito de probabilidade no deve ser adotado nos critrios de reconhecimento para

10

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

determinar o grau de incerteza com que os benefcios econmicos futuros referentes ao item venham a fluir para a entidade ou a fluir da entidade. d) Quando no puder ser feita estimativa razovel, o item deve ser reconhecido no balano patrimonial ou na demonstrao do resultado por valor simblico.

11. Com relao NBC TA 230, que trata da documentao da auditoria, assinale a opo INCORRETA. a) Existe uma mxima que diz trabalho no documentado equivalente a trabalho no efetuado. b) A tempestividade na preparao da documentao da auditoria significa que essa documentao deve estar substancialmente concluda antes da emisso do relatrio, faltando apenas alguns aspectos administrativos do tipo cruzamentos internos, arquivos de cpias e outros aspectos no relevantes para a emisso do relatrio do auditor independente. c) Em hiptese alguma, o auditor poder ser requerido a apresentar explicaes verbais sobre a documentao de seus trabalhos de auditoria. d) A documentao da auditoria no tem por objetivo substituir os registros da entidade, portanto, normalmente, no precisa incluir cpia de contratos e outros documentos, embora no exista nenhuma proibio de incluir esses documentos na documentao da auditoria.

12. Assinale a opo INCORRETA. a) Sempre que for identificada uma distoro, o auditor deve analis-la para concluir se ela poderia estar relacionada com fraude. b) O auditor s deve levar ao conhecimento da administrao ou governana as situaes concretas de fraude. Nos casos em que existe suspeita ou indicaes no confirmadas, ele deve, primeiro, confirmar que a fraude de fato existe para ento levar o assunto adiante, evitando se desgastar com os responsveis pela administrao ou governana. c) Nos casos em que o auditor refutar a presuno de risco de fraude no reconhecimento da receita, ele deve documentar nos papis de trabalho as razes para essa concluso, que devem ser bem fundamentadas. d) Dentre os fatores de risco de fraude destacam-se: a existncia de incentivo ou presso para perpetrar a fraude, oportunidade percebida para cometer a fraude e a capacidade de racionalizar a ao fraudulenta, ou seja, dar uma razo razovel para que a fraude ocorra e no chame ateno.

11

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

13. O necessrio ceticismo profissional e os demais aspectos que devem ser considerados com referncia possibilidade de fraude devem ser discutidos entre os diversos membros da equipe de trabalho de auditoria. De acordo com a NBC TA 240, assinale a opo INCORRETA. a) A conduo dessa discusso deve ser feita pelo scio responsvel pelo trabalho de auditoria, uma vez que ele normalmente o membro mais experiente da equipe. b) Nessas discusses, assume-se que os administradores e responsveis pela governana da entidade, cujas demonstraes contbeis esto sendo auditadas, so ntegros e honestos, pois se no fosse assim, o trabalho no teria sido aceito. c) O dilogo inclui, entre outros, a discusso sobre quais contas ou operaes so mais suscetveis a fraude, quais so os fatores que criam incentivos, presso ou que propiciam oportunidade de fraude e as circunstncias que podem indicar a existncia ou suspeita de fraude. d) A discusso deve tambm incluir aspectos relacionados com os controles internos e, em especial, como e por quem esses controles podem ser burlados.

14. Assinale a opo CORRETA. a) Risco inerente a suscetibilidade a uma distoro relevante que depende, fundamentalmente, do tipo de controle interno existente. b) Risco de controle aquele em que qualquer distoro sempre detectada pelo prprio controle implantado. c) Risco de controle decorre do fato que um controle desenhado de forma a sempre superar o risco inerente. d) Risco de deteco o risco de que o auditor no detecte uma distoro relevante existente, ou seja, estabelece de forma apropriada a natureza, a poca e a extenso dos testes necessrios, mas mesmo assim no detecta uma distoro relevante existente.

15. Assinale a opo INCORRETA. a) A natureza e a extenso das atividades de planejamento so bastante padronizadas e independem do porte ou complexidade da entidade cujas demonstraes contbeis sero auditadas. b) O planejamento, entre outros aspectos, serve para determinar: as reas que requerem ateno, o nvel de experincia requerido da equipe de auditoria, a necessidade de envolvimento de outros auditores e especialistas, assim como para determinar a materialidade. c) O auditor deve estabelecer uma estratgia global de auditoria que defina o alcance, a poca e a direo da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.

12

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

d) O envolvimento efetivo do scio responsvel pelo trabalho e de outros membros-chave da equipe no evento de planejamento da auditoria, quando so discutidos os assuntos importantes com a equipe, fundamental para o sucesso do planejamento.

16. Assinale a opo INCORRETA. a) O trabalho de auditoria inicial um trabalho em que as demonstraes contbeis do perodo anterior no foram auditadas ou foram auditadas por outros auditores. b) O objetivo do auditor em analisar os saldos iniciais o de se satisfazer de que eles no provoquem efeito indevido nos saldos das demonstraes contbeis do ano corrente. c) Os efeitos das mudanas voluntrias de prticas contbeis e a correo de erros devem ser feitos de forma retrospectiva, sempre que os efeitos forem determinveis, pois as demonstraes contbeis do ano corrente devem ser comparveis com as do ano anterior em uma mesma base contbil e como se o erro no tivesse existido. d) A reunio do scio responsvel pelo trabalho de auditoria com a sua equipe sobre o planejamento dos trabalhos normalmente feita na forma de discusso aberta e, portanto, no necessita ser documentada.

17. A empresa ALFA adquiriu um software especfico para uso em uma mquina controlada por computador. Assinale a opo que apresenta o grupo de contas onde deve ser registrado o referido software. a) Imobilizado. b) Intangvel. c) Diferido. d) Resultado do exerccio.

18. Assinale a opo CORRETA. Quais dos custos abaixo devem ser reconhecidos no imobilizado? a) Custos de benefcios aos empregados incorridos diretamente para que o ativo fique em condies operacionais. b) Custos incorridos na introduo de novo produto ou servio (incluindo propaganda e atividades promocionais). c) Custos da transferncia das atividades para novo local ou para nova categoria de clientes (incluindo custos de treinamento). d) Custos administrativos e outros custos indiretos.

13

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

19. Assinale a opo INCORRETA. a) A definio de receita abrange tanto receitas propriamente ditas quanto ganhos. A receita surge no curso das atividades usuais da entidade e designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorrios, juros, dividendos, royalties, aluguis. b) Receita o ingresso bruto de benefcios econmicos durante o perodo, proveniente das atividades ordinrias da entidade e das contribuies de proprietrios que resultam em aumento do patrimnio lquido. c) Vrios tipos de ativos podem ser recebidos ou aumentados por meio da receita, tais como: caixa, contas a receber, bens e servios recebidos em troca de bens e servios fornecidos. A receita tambm pode resultar da liquidao de passivos. d) Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser negociado ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negcio e independentes entre si, com a ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria.

20. Com relao aos procedimentos aplicveis ao processo de avaliao para aceitao ou continuidade do relacionamento com um cliente de auditoria, analise os seguintes itens. I. Avaliao da integridade dos principais proprietrios e executivos da entidade. II. Competncia e habilidade dos integrantes da prpria equipe de auditoria para executar o trabalho. III. Anlise das possveis implicaes de assuntos atuais ou levantados anteriormente que podem afetar o relacionamento. IV. Avaliao se a firma de auditoria e a administrao da empresa auditada podem cumprir as exigncias ticas requeridas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. Assinale a opo CORRETA.

a) I, II, III e IV. b) III e IV, apenas. c) I e II, apenas. d) I, II e III, apenas.

21. Venda faturada e no entregue equivale modalidade de venda na qual a entrega dos produtos retardada a pedido do comprador, porm este detm a propriedade e aceita a fatura. A receita ser reconhecida, EXCETO: a) se for provvel que a entrega ser efetuada e as condies de pagamento forem as usualmente praticadas.

14

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

b) se estiver no estoque do vendedor, identificado e pronto para entrega ao comprador no momento em que a venda reconhecida e o comprador fornea instrues especficas relacionadas ao adiamento da entrega. c) se o comprador passar a deter a propriedade da mercadoria. d) se existir a inteno de adquirir ou produzir as mercadorias a tempo para a entrega.

22. Conforme definido pela NBC TA Estrutura Conceitual, a confiabilidade da evidncia de auditoria influenciada pela sua fonte e pela sua natureza. Das seguintes condies, assinale a opo INCORRETA. a) Documentos originais fornecem evidncia mais confivel do que fotocpias. b) Evidncia obtida diretamente pelo auditor mais confivel do que aquela obtida indiretamente, por meio de indagao. c) Evidncia gerada internamente mais confivel que a obtida de fontes externas. d) Fonte independente aumenta o grau de confiabilidade.

23. Com base na NBC TA Estrutura Conceitual, existe uma srie de procedimentos e avaliaes a serem definidas no decorrer de um trabalho de assegurao razovel ou limitada. Considerando esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) O auditor independente planeja e executa o trabalho de assegurao com atitude de ceticismo profissional para obter evidncia apropriada e suficiente sobre se a informao relativa ao objeto est livre de distores relevantes. b) O auditor independente considera a suficincia como uma medida da qualidade da evidncia e adequao como uma medida da quantidade da evidncia isto , a sua relevncia e a sua confiabilidade. A qualidade da evidncia necessria afetada pelo risco da informao sobre o objeto conter distores relevantes e tambm pela qualidade de tal evidncia. c) O auditor independente considera a materialidade, o risco do trabalho de assegurao, a quantidade e a qualidade das evidncias disponveis quando planeja e executa o trabalho, em especial quando determina a natureza, a poca ou a extenso dos procedimentos de obteno de evidncia. d) O auditor independente planeja e executa o trabalho de assegurao com atitude de ceticismo profissional, reconhecendo que podem existir circunstncias que faam com que a informao sobre o objeto contenha distores relevantes.

24. Em conformidade com a NBC TA Estrutura Conceitual, o risco do trabalho de assegurao pode ser representado por componentes de risco. Abaixo est apresentada a definio de alguns tipos de risco associados ao trabalho dos auditores independentes. Sobre esse assunto, assinale a opo INCORRETA.

15

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

a) Risco de informao o risco potencial de que o objeto contenha distores, decorrentes dos controles internos e que no venha a ser detectado pelo auditor independente. b) Risco inerente a suscetibilidade da informao sobre o objeto a uma distoro relevante, pressupondo que no haja controles relacionados. c) Risco de controle o risco de que uma distoro relevante possa ocorrer e no ser evitada ou detectada e corrigida, em tempo hbil, por controles internos relacionados. d) Risco de deteco o risco de que o auditor independente no detecte uma distoro relevante existente.

25. De acordo com a NBC TA 610 Utilizao do Trabalho da Auditoria Interna, para determinar se provvel que o trabalho dos auditores internos adequado para os fins da auditoria, o auditor independente deve avaliar, EXCETO: a) a objetividade da funo de auditoria interna. b) a competncia tcnica dos auditores internos. c) se h subordinao eficaz entre os auditores internos e a administrao financeira. d) se o trabalho dos auditores internos realizado com o devido zelo profissional.

26. A NBC TA 600 - Consideraes Especiais Auditorias de Demonstraes Contbeis de Grupos, inclui o Trabalho dos Auditores dos Componentes. Considerando esse assunto, assinale a opo que apresenta o aspecto que NO deve fazer parte das instrues do auditor do grupo ao auditor do componente no caso de uma auditoria das demonstraes contbeis. a) Materialidade do componente e o limite acima do qual as distores no podem ser consideradas como claramente triviais para as demonstraes contbeis do grupo. b) Exigncias ticas que so relevantes para a auditoria de grupo e, em particular, as exigncias de independncia. c) Solicitao ao auditor do componente para que, conhecendo o contexto em que a equipe encarregada do trabalho do grupo usar o seu trabalho, confirme que ele cooperar com a equipe. d) Orientao sobre o tipo de relatrio a ser emitido pelo auditor independente.

27. Com relao ao Art. 13 da Instruo CVM n. 358/02, assinale a opo INCORRETA. a) Antes da divulgao ao mercado de ato ou fato relevante, vedada a negociao com valores mobilirios de emisso da companhia, ou a eles referenciados pela prpria companhia aberta, pelos acionistas controladores, diretos ou indiretos, diretores, membros

16

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

do conselho de administrao, do conselho fiscal e de quaisquer rgos com funes tcnicas ou consultivas, criados por disposio estatutria, ou por quem quer que, em virtude de seu cargo, funo ou posio na companhia aberta, sua controladora, suas controladas ou coligadas, tenha conhecimento da informao relativa ao ato ou fato relevante. b) Antes da divulgao ao mercado de ato ou fato relevante, vedada a negociao com valores mobilirios de emisso da companhia, ou a eles referenciados por quem quer que tenha conhecimento de informao referente a ato ou fato relevante, em especial queles que tenham relao comercial, profissional ou de confiana com a companhia, tais como auditores independentes, analistas de valores mobilirios, consultores e instituies integrantes do sistema de distribuio, aos quais compete verificar a respeito da divulgao da informao antes de negociar com valores mobilirios de emisso da companhia ou a eles referenciados. c) Antes da divulgao ao mercado de ato ou fato relevante, vedada a negociao com valores mobilirios de emisso da companhia, ou a eles referenciados pelos administradores que se afastem da administrao da companhia antes da divulgao pblica de negcio ou fato iniciado durante seu perodo de gesto, estendendo-se a vedao pelo prazo de doze meses aps o seu afastamento e para os auditores independentes at a data da emisso do seu relatrio de auditoria. d) Antes da divulgao ao mercado de ato ou fato relevante, vedada a negociao com valores mobilirios de emisso da companhia, ou a eles referenciados pela companhia com a inteno de promover incorporao, ciso total ou parcial, fuso, transformao ou reorganizao societria.

28. Na troca do auditor independente de companhia aberta, conforme Instruo CVM n. 308/99, a comunicao Comisso de Valores Mobilirios dever ser efetuada: a) pela administrao da entidade auditada, no prazo de 20 (vinte) dias da data da contratao. b) pela administrao da entidade auditada, no prazo de 30 (trinta) dias da data da contratao. c) pelo comit de auditoria e/ou conselho fiscal quando em funcionamento, no prazo de 30 (trinta) dias da data da contratao. d) pelo auditor independente contratado, no prazo de 20 (vinte) dias.

29. Com relao ao Parecer de Orientao n. 37/11 da CVM, que apresenta e ressalta os conceitos de representao verdadeira e apropriada (true and fair view) e da primazia da essncia sobre a forma no ordenamento contbil brasileiro, assinale a opo que NO corresponde ao contexto da norma emitida pelo regulador: a) As regras contbeis devem servir de escudo para possibilitar a representao verdadeira e apropriada das transaes econmicas. Desse modo, os princpios da representao verdadeira e apropriada e da primazia da essncia sobre a forma devem estar subordinados s normas contbeis e legais.

17

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

b) O ordenamento contbil trazido a partir da promulgao da Lei n. 11.638/2007 incorporou diversas inovaes contabilidade brasileira com o intuito de produzir demonstraes contbeis mais teis aos investidores e aos demais usurios externos em seus processos de alocao de recursos. c) Dois conceitos inter-relacionados so essenciais para o entendimento da nova realidade contbil: (i) a representao verdadeira e apropriada; e (ii) a primazia da essncia sobre a forma. d) Com a mudana iniciada com a edio da Lei n. 11.638/2007 resgata-se a caracterstica fundamental das demonstraes contbeis, que devem representar fidedignamente a realidade dos efeitos econmicos das transaes, independentemente do seu tratamento jurdico.

30. A Instruo CVM n. 527/12 define parmetros para a divulgao voluntria de informaes de natureza no contbil denominadas: LAJIDA - Lucro Antes dos Juros, Impostos sobre Renda incluindo Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, Depreciao e Amortizao e LAJIR - Lucro antes dos Juros e Impostos sobre a Renda incluindo Contribuio Social sobre o Lucro Lquido. Em relao a esse assunto, assinale a opo CORRETA. a) permitido compor o clculo do LAJIDA e do LAJIR divulgados ao mercado, com valores que no constem das demonstraes contbeis da companhia. b) O clculo do LAJIDA e do LAJIR deve excluir quaisquer itens no recorrentes, no operacionais ou de operaes descontinuadas. c) Os administradores da companhia devem dispensar divulgao das informaes de natureza no contbil tratadas na Instruo n. 527 o mesmo tratamento dado divulgao das informaes contbeis. d) O auditor independente no tem a responsabilidade de revisar a LAJIDA E LAJIR.

31. A Deliberao CVM n. 684/12, trata da evidenciao de instrumentos financeiros e identifica, entre outras, as atividades que geram exposio ao risco de crdito e a correspondente exposio mxima ao risco de crdito. Em relao a esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) Concesso de emprstimos e recebveis de clientes e depsitos em outras entidades: nesses casos, a exposio mxima ao risco de crdito o montante do valor justo dos instrumentos financeiros considerados. A entidade que negocia instrumentos financeiros pode evidenciar essa informao de forma segregada para os instrumentos mantidos e no mantidos para negociao. b) Participao em instrumentos financeiros derivativos como contratos em moeda estrangeira, swaps de taxas de juros e derivativos de crdito: quando o ativo resultante mensurado pelo valor justo, o montante mximo de exposio ao risco de crdito ao final do perodo contbil ser igual ao valor contbil.

18

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

c) Garantias financeiras concedidas: nesse caso, a exposio mxima ao risco de crdito o montante mximo que a entidade poderia ter que pagar se a garantia fosse exercida, que pode ser significativamente maior que o montante reconhecido como passivo. d) Execuo de compromisso de emprstimo irrevogvel durante o perodo do compromisso ou irrevogvel somente em resposta a uma alterao material adversa: se o emissor no pode liquidar pela diferena o compromisso de emprstimo em dinheiro ou outro instrumento financeiro, o montante mximo de exposio de risco de crdito o montante total do compromisso. Isso ocorre porque incerto se o montante no pago pode ser pago no futuro. Esse montante pode ser significativamente maior do que o montante reconhecido como passivo.

32. De acordo com a NBC TA 402 Consideraes de Auditoria para a Entidade que Utiliza Organizao Prestadora de Servios, para fins desta norma de auditoria, assinale a opo INCORRETA. a) Controles complementares da entidade usuria so controles que a organizao prestadora de servios assume que sero implementados pelas entidades usurias, por ocasio do projeto de seu servio e que, caso seja necessrio para alcanar os objetivos de controle, so identificados na descrio do sistema da entidade usuria. b) Auditor da usuria o auditor que solicita a emisso do relatrio sobre as demonstraes contbeis da organizao prestadora dos servios. c) Auditor da organizao prestadora de servios um auditor que, por solicitao da organizao prestadora de servios, fornece um relatrio de assegurao sobre os controles dessa organizao.

d) Sistema da organizao da prestadora de servios compreende as polticas e os procedimentos desenhados ou planejados, implementados e mantidos pela organizao prestadora de servios para prestar os servios cobertos pelo relatrio do auditor da organizao prestadora de servios.

33. A Deliberao CVM n. 676/12 trata da apresentao do conjunto completo das demonstraes contbeis. A Companhia ABC, de capital aberto, preparou e divulgou a demonstrao do valor adicionado DVA. Neste caso, como o auditor independente deve tratar em seu relatrio a opinio sobre a DVA? a) Inserir no primeiro pargrafo do relatrio do auditor. b) No modificar o relatrio tendo em vista que a DVA no faz parte do conjunto completo das demonstraes contbeis. c) Inserir pargrafo sobre a DVA em outros assuntos. d) Inserir pargrafo de nfase sobre a DVA.

19

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

34. A classificao de um arrendamento como mercantil financeiro depende da essncia da transao. So exemplos de situaes que, individualmente ou em conjunto, levariam um arrendamento mercantil a ser classificado como arrendamento mercantil financeiro. Sobre esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) O arrendamento mercantil financeiro transfere a propriedade do ativo para o arrendatrio no fim do prazo do arrendamento mercantil financeiro. b) O arrendatrio tem a opo de comprar o ativo por um preo que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo data em que a opo se torne exercvel de forma que, no incio do arrendamento mercantil financeiro, seja razoavelmente certo que a opo ser exercida. c) O prazo do arrendamento mercantil financeiro no possui relao com a vida econmica do ativo, mesmo que a propriedade no seja transferida. d) No incio do arrendamento mercantil financeiro, o valor presente dos pagamentos mnimos do arrendamento mercantil totaliza, pelo menos substancialmente, todo o valor justo do ativo arrendado.

35. A entidade controladora detm o controle das entidades A, B e C e exerce influncia significativa sobre as coligadas 1 e 2. A controlada C exerce influncia significativa sobre a coligada 3, conforme quadro abaixo:

Controlador aaaa

Coligada 1

Controlada A

Controlada B

Coligada 2

Controlada C

Coligada 3

Considerando a situao acima, assinale a opo INCORRETA. a) Para fins das demonstraes contbeis separadas e individuais, as controladas A, B e C e as coligadas 1, 2 e 3 so consideradas partes relacionadas. b) Para fins das demonstraes contbeis da controlada A, a controladora, as controladas B e C e as coligadas 1, 2 e 3 so consideradas partes relacionadas. Para fins das demonstraes contbeis separadas e individuais da controlada B, a controladora, as controladas A e C e

20

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

as coligadas 1, 2 e 3 so consideradas partes relacionadas. Para fins das demonstraes contbeis da controlada C, a controladora, as controladas A e B e as coligadas 1, 2 e 3 so consideradas partes relacionadas. c) Para fins das demonstraes contbeis das coligadas 1, 2 e 3, a controladora e as controladas A, B e C so consideradas partes relacionadas. As coligadas 1, 2 e 3 no so consideradas partes relacionadas entre elas. d) Para fins das demonstraes contbeis consolidadas da controladora, as coligadas 1, 2 e 3 no so consideradas partes relacionadas com o grupo econmico.

36. As transaes com partes relacionadas e os saldos existentes com outras entidades de grupo econmico devem ser divulgados nas demonstraes contbeis da entidade que reporta informao. Em relao a esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) Os relacionamentos com partes relacionadas so caractersticas normais dos grupos empresariais. b) A demonstrao do resultado e o balano patrimonial da entidade podem ser afetados por um relacionamento com partes relacionadas somente quando ocorram transaes com essas partes relacionadas. c) Os relacionamentos com partes relacionadas podem ter efeitos na demonstrao do resultado e/ou no balano patrimonial. d) Transao com parte relacionada a transferncia de recursos, servios ou obrigaes entre uma entidade que reporta a informao e uma parte relacionada, independentemente de ser cobrado um preo em contrapartida.

37. O tratamento contbil da subveno governamental como receita e no diretamente no patrimnio lquido deriva de alguns argumentos. Sobre esses argumentos, assinale a opo INCORRETA. a) Uma vez que a subveno governamental recebida de uma fonte que no os acionistas e deriva de ato de gesto em benefcio da entidade, no deve ser creditada diretamente no patrimnio lquido, mas, sim, reconhecida como receita nos perodos apropriados. b) A entidade ganha efetivamente essa receita quando cumpre as regras das subvenes e cumpre determinadas obrigaes. A subveno, dessa forma, deve ser reconhecida como receita na demonstrao do resultado nos perodos ao longo dos quais a entidade reconhece os custos relacionados subveno que so objeto de compensao. c) Enquanto no atendidos os requisitos para o reconhecimento da receita como subveno na demonstrao do resultado, a contrapartida da subveno governamental registrada no ativo deve ser feita em conta especfica do passivo. d) Uma subveno governamental sempre concedida em carter gratuito, podendo ser na forma de subsidio, incentivo fiscal, doao ou prmio.

21

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

38. O auditor independente deve documentar os assuntos significativos que propiciem evidncias para fundamentar o relatrio de assegurao e que comprovem dessa forma que o trabalho foi realizado de conformidade com as normas de auditoria. De acordo com esse assunto, assinale a opo INCORRETA: a) A existncia de questes complexas de princpio e julgamento requer que a documentao inclua fatos pertinentes, conhecidos do auditor independente no momento da concluso b) No necessrio, nem prtico, documentar todos os assuntos considerados pelo auditor independente durante os trabalhos. c) A documentao de auditoria de responsabilidade do cliente e deve ser preparada pelo auditor independente, considerando a necessidade de proporcionar o seu entendimento por outro auditor. Caso este outro auditor no compreenda aspectos detalhados do trabalho, dever discuti-los com a administrao. d) A documentao inclui registro da anlise do auditor independente sobre as questes importantes que exijam o exerccio de julgamento e respectivas concluses.

39. De acordo com a NBC TG 31, a entidade deve classificar um Ativo no Circulante como mantido para a venda, se o seu valor contbil vai ser recuperado, principalmente, por meio de venda em vez do uso contnuo. Sobre esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) A entidade deve mensurar o ativo no circulante mantido para a venda pelo menor entre seu valor contbil e seu valor justo diminudo das despesas de venda. b) A entidade deve mensurar o ativo no circulante mantido para distribuio aos scios pelo menor entre seu valor contbil e seu valor justo diminudo das despesas de distribuio. c) A entidade deve continuar depreciando/amortizando o ativo no circulante classificado como mantido para a venda. d) A entidade deve deixar de classificar o ativo como mantido para venda, se os critrios que definiram a sua classificao nesse grupo j no estiverem mais sendo atendidos.

40. Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidao se espera que resulte na sada de recursos da entidade capazes de gerar benefcios econmicos. Considerando este assunto, assinale a opo INCORRETA. a) Uma obrigao um dever ou responsabilidade de agir ou desempenhar uma dada tarefa de certa maneira. b) As obrigaes podem ser legalmente exigveis em consequncia de contrato ou exigncias estatutrias. c) Deve-se fazer uma distino entre obrigao presente e compromisso futuro. d) A deciso da administrao para adquirir ativos no futuro d origem, por si s, a uma obrigao presente.

22

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

41. De acordo com a NBC TA 320 - Materialidade no Planejamento e na Execuo da Auditoria assinale a opo INCORRETA. a) Embora a estrutura de relatrios financeiros discuta materialidade em termos diferentes, a norma, em geral, explica que as distores, incluindo omisses, so consideradas relevantes quando for razoavelmente esperado que essas possam, individualmente ou em conjunto, influenciar as decises econmicas de usurios tomadas com base nas demonstraes contbeis. b) Embora a estrutura de relatrios financeiros discuta materialidade em termos diferentes, a norma, em geral, explica que as determinaes da materialidade pelo auditor so uma questo de ceticismo profissional e de obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distores relevantes. c) Embora a estrutura de relatrios financeiros discuta materialidade em termos diferentes, a norma, em geral, explica que os julgamentos sobre materialidade so feitos luz das circunstncias envolvidas, e so afetados pela magnitude e natureza das distores, ou a combinao de ambos. d) Embora a estrutura de relatrios financeiros discuta materialidade em termos diferentes, a normal, em geral, explica que os julgamentos sobre quais assuntos so relevantes para os usurios das demonstraes contbeis so baseados em consideraes sobre as necessidades de informaes financeiras comuns a usurios como um grupo. No considerado o possvel efeito de distores sobre usurios individuais especficos, cujas necessidades podem variar significativamente.

42. Compete Comisso de Valores Mobilirios, EXCETO: a) evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao destinadas a criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo dos valores mobilirios negociados no mercado. b) definir a poltica a ser observada na organizao e no funcionamento do mercado de valores mobilirios. c) assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados da bolsa e de balco. d) estimular a formao de poupanas e a sua aplicao em valores mobilirios.

43. A NBC TA 580 Representaes Formais trata da responsabilidade do auditor na obteno de representaes formais (por escrito) da administrao e, quando apropriado, dos responsveis pela governana, na auditoria de demonstraes contbeis. Acerca desse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) As representaes formais so informaes necessrias que o auditor exige relativamente auditoria das demonstraes contbeis da entidade e so consideradas evidncias de auditoria. b) Para determinados assuntos relacionados com a administrao ou responsveis pela

23

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

governana, as representaes formais fornecem evidncia de auditoria apropriada e suficiente. c) Para fins das normas de auditoria, representao formal uma declarao escrita pela administrao, fornecida ao auditor, para confirmar certos assuntos ou suportar outra evidncia de auditoria. Representaes formais, neste contexto, no incluem as demonstraes contbeis, as afirmaes nelas contidas ou livros e registros comprobatrios. d) Podem surgir situaes em que a administrao no esteve presente durante todos os perodos mencionados no relatrio do auditor. Tais pessoas podem afirmar que no esto em posio de fornecer algumas ou todas as representaes formais porque no estavam presentes durante o perodo. Este fato, porm, no diminuiu a responsabilidade de tais pessoas pelas demonstraes contbeis como um todo. Portanto, ainda se aplica a exigncia de que o auditor solicite delas representaes formais que abranjam todos os perodos apresentados e cobertos no seu relatrio.

44. A entidade XYZ efetuou a transferncia de um imvel que estava registrado no imobilizado para propriedade para investimento. Na data da operao, o bem apresentava o valor contbil de R$60.000, lquido de impairment no montante de R$10.000. O valor justo nesta mesma data era de R$120.000. Entre os procedimentos contbeis abaixo, assinale a alternativa CORRETA: a) A entidade reconheceu a diferena de R$60.000 no resultado do exerccio. b) A entidade efetuou a reverso do impairment no montante de R$10.000 e o restante R$50.000 no resultado do exerccio. c) A entidade reconheceu R$60.000 como ajuste de avaliao patrimonial em Outros Resultados Abrangentes. d) A entidade efetuou a reverso do impairment no montante de R$10.000 como resultado do exerccio e reconheceu a diferena de R$50.000 como ajuste de avaliao patrimonial, como parte de Outros Resultados Abrangentes.

45. A contagem de estoques um dos procedimentos de auditoria indispensvel para obteno de evidncia apropriada e suficiente sobre esse ativo. Sobre o assunto, assinale a opo INCORRETA. a) Se o estoque for relevante para as demonstraes contbeis, o auditor deve obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente com relao existncia e s condies, mediante acompanhamento da contagem fsica, a no ser que seja impraticvel. b) Se o acompanhamento da contagem fsica dos estoques for impraticvel, o auditor deve aplicar procedimentos alternativos de auditoria para obter evidncias com relao existncia e s condies do estoque. c) Se a contagem fsica dos estoques for realizada em outra data que no a data das demonstraes contbeis, o auditor deve emitir seu relatrio com opinio qualificada, ressalvando o fato e os valores envolvidos.

24

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

d) Se o auditor no puder estar presente na contagem fsica dos estoques, devido a imprevistos, ele deve efetuar ou observar algumas contagens fsicas em uma data alternativa e executar procedimentos de auditoria sobre transaes ocorridas entre as duas datas

46. A ITG 2002 destina-se orientar os procedimentos contbeis a serem cumpridos pelas pessoas jurdicas de direito privado sem finalidade de lucros. Considerando os registros contbeis dessas entidades, assinale a opo INCORRETA. a) A entidade sem finalidade de lucro deve constituir proviso em montante suficiente para cobrir as perdas esperadas sobre crditos a receber com base em estimativa de seus provveis montantes de realizao dos valores prescritos, incobrveis e anistiados. b) Os benefcios concedidos a ttulo de gratuidade devem ser reconhecidos de forma segregada, destacando-se aqueles que devem ser utilizados em prestaes de contas aos rgos governamentais. c) Os registros contbeis devem evidenciar as contas de receitas e despesas, com e sem gratuidade, supervit ou dficit, de forma segregada, identificveis por tipo de atividade, tais como educao, sade, assistncia social e demais atividades. d) O valor do supervit ou dficit deve ser incorporado ao Patrimnio Social. O supervit, ou parte de que tenha restrio para aplicao, deve ser reconhecido em conta especfica do passivo no circulante.

47. A NBC TA 805 trata das consideraes especiais para a auditoria de quadros isolados de demonstrao contbil ou de um elemento, conta ou item especfico da demonstrao contbil. Sobre esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) Se o auditor assume um trabalho para emitir o seu relatrio sobre quadros isolados das demonstraes contbeis ou sobre elementos especficos das demonstraes contbeis juntamente com o trabalho para emitir relatrio de auditoria independente sobre o conjunto completo de demonstraes contbeis da entidade, o auditor deve expressar uma opinio separada para cada trabalho. b) Quadros isolados auditados das demonstraes contbeis ou elementos especficos auditados das demonstraes contbeis podem ser publicados juntamente com o conjunto completo de demonstraes contbeis auditadas. c) Se a opinio no relatrio do auditor independente sobre o conjunto completo de demonstraes contbeis da entidade contm modificao, ou se esse relatrio inclui um pargrafo de nfase ou pargrafo de outros assuntos, o auditor deve determinar o possvel efeito sobre seu relatrio que abrange quadros isolados dessas demonstraes contbeis ou elementos especficos dessas demonstraes contbeis. d) o auditor pode expressar uma opinio sem modificaes sobre quadros isolados do conjunto completo de demonstraes contbeis, mesmo se ele expressou opinio adversa ou absteve-se de expressar opinio sobre o conjunto completo de demonstraes contbeis como um todo.

25

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

48. Determinadas situaes caracterizam a perda de independncia da firma de auditoria em relao entidade para a qual est sendo prestado o trabalho de assegurao. Se um membro da equipe ou algum membro imediato da famlia tem interesse financeiro direto ou indireto relevante no cliente de assegurao, criada a ameaa de interesse prprio. Nesse contexto, as salvaguardas necessrias para eliminar ou reduzir a ameaa de independncia em nvel aceitvel seriam, EXCETO: a) alienao do interesse financeiro direto antes de a pessoa se tornar membro da equipe de trabalho. b) alienao total do interesse financeiro indireto relevante ou em montante suficiente para reduzi-lo ao nvel no considerado relevante, antes de a pessoa se tornar membro da equipe de trabalho. c) afastamento do membro da equipe de trabalho. d) Nenhum procedimento de salvaguarda precisa ser adotado tendo em vista que esse membro da equipe no o responsvel tecnico pelo trabalho.

49. A NBC TSC 4400 trata da realizao de trabalhos de procedimentos previamente acordados sobre informaes contbeis. Sobre esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) O objetivo do trabalho de procedimentos previamente acordados consiste na aplicao, pelo auditor independente, de procedimentos de auditoria acordados entre o auditor independente, a entidade e, eventualmente, terceiros, com a consequente emisso de relatrio com as descobertas de fatos especificamente constatados. b) O relatrio fica restrito s partes que aceitaram os procedimentos a serem aplicados, uma vez que outros, por desconhecimento dos motivos da aplicao dos procedimentos, podero interpretar de forma diversa os resultados. c) O auditor independente deve certificar-se que os representantes da entidade e, eventualmente, outras partes especficas, que sero destinatrias de cpia do relatrio, tm entendimento claro dos procedimentos acordados e dos termos do trabalho. d) A independncia do auditor exigida nos trabalhos de procedimentos previamente acordados, considerando a emisso do relatrio de assegurao, seja este na forma positiva (opinio) ou na forma negativa, nos casos de reviso limitada.

50. As sociedades por aes podem, de acordo com a Lei n. 6404/76, adquirir aes de sua prpria emisso, registrando-as em Aes em Tesouraria. A NBC TG 08/10 trata do reconhecimento dos custos de transao e resultado na venda dessas aes. Com relao a esse assunto, assinale a opo INCORRETA. a) Os custos de transao na aquisio de aes de emisso prpria e o resultado na venda de aes mantidas anteriormente em Tesouraria devem ser reconhecidos no resultado do exerccio pelo regime de competncia.

26

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

b) A aquisio de aes de emisso prpria e sua alienao so transaes de capital da entidade com seus scios. c) Os custos de transao incorridos na aquisio de aes de emisso da prpria entidade devem ser tratados como acrscimo do custo de aquisio de tais aes. d) Os custos de transao incorridos na aquisio de aes em Tesouraria devem ser tratados como reduo do lucro ou acrscimo do prejuzo dessa transao, resultados esses contabilizados diretamente no patrimnio lquido, na conta que houver sido utilizada como suporte a aquisio de tais aes, sem afetar o resultado do exerccio.

27

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

QUESTES DISSERTATIVAS

51. Voc, como auditor independente, foi contratado em abril de 20X1 para auditar as demonstraes contbeis da Cia. CBA de 31/12/X1. Essa a primeira vez que essa Cia. contrata um auditor para examinar as suas demonstraes contbeis e os seus estoques so relevantes. Voc assistiu ao inventrio final realizado em data prxima ao encerramento do exerccio de 20X1 e conseguiu concluir, de forma satisfatria, sobre os estoques finais e sobre todos os demais saldos do balano final. Como voc s foi contratado em abril de 20X1, no assistiu s contagens dos inventrios que foram realizadas antes de sua contratao, mas voc analisou os demais saldos do balano de 31/12/X0 e no identificou nenhum problema, pergunta-se: (a) Voc pode emitir um relatrio sem modificaes (limpo) sobre as demonstraes contbeis de 20X1? (b) Por qu? (c) Se voc entender que no pode emitir um relatrio sem modificaes, qual o tipo de opinio que voc emitiria? (d) Qualquer que seja a sua deciso, redija o pargrafo da opinio e, se for o caso, o pargrafo da base da opinio.

52. Comente sobre as razes que justificam a elaborao de notas explicativas como parte integrante das demonstraes contbeis e quais so os principais aspectos a serem abordados nessas notas.

29

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

Esta pgina no dever ser destacada

RASCUNHO

30

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

Esta pgina no dever ser destacada

RASCUNHO

31

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

Esta pgina no dever ser destacada

RASCUNHO

32

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

Esta pgina no dever ser destacada

RASCUNHO

33

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

EXAME DE QUALIFICAO TCNICA PARA REGISTRO NO CADASTRO NACIONAL DE AUDITORES INDEPENDENTES (CNAI) DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC)

ESTA PGINA NO PODER SER DESTACADA

RASCUNHO DO GABARITO

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

A B C D

A B C D

34

You might also like