You are on page 1of 14

NAVEGANDO CONTRA A CORRENTE: AS NAUS ANTIPICAS DE LOBO ANTUNES

Gustavo Henrique Rckert* Professora Orientadora: Jane Fraga Tutikian

RESUMO: Este trabalho pretende analisar o romance As naus, de Lobo Antunes, enquanto texto anti-pico. O mtodo empregado para essa tarefa foi a realizao de um estudo contrastivo entre o gnero pico e o romance, luz, principalmente, das teorias de Mikhail Bakhtin (em relao ao romance) e de George Lukcs (em relao ao anti-pico). Para efeito da anlise do posicionamento dAs Naus em relao ao discurso pico de Portugal, foram consideradas a epopia Os Lusadas, de Cames, e o relato-fico de viagem Peregrinao, de Mendes Pinto. Os resultados sugerem que, por intermdio de um gnero inacabado e em aberto (o romance), Lobo Antunes, em As naus, ironiza o discurso imanente ao gnero de origem, a epopia, que representa um passado mitolgico, fechado e absoluto. Dessa forma, com o riso amargo da ironia representando uma realidade inessencial e vazia com a descrena nas ideologias, As Naus atua na direo do que j fizera Peregrinao (porm sem a ironia do homem ps-moderno), ou seja, na contramo do pico, Os Lusadas. Ao profanar o cenrio, os heris e o discurso desse passado mtico e fechado que compe o imaginrio portugus, a prpria noo da identidade nacional portuguesa, por fim, acaba sendo questionada.

PALAVRAS-CHAVE: pica, anti-pica, romance.

ABSTRACT: This work intends to analyze the novel As naus, by Lobo Antunes, as anti-epic text. The method used for it was a comparative study between the epic genre and the novel with the theoretical support of Mikhail Bakhtin (about novel) and of Georg Lukacs (about anti-epic). The epic Os Lusadas, by Cames, and the travel report-fiction Peregrinao, by Mendes Pinto, were used in order to better understanding the position of As naus in relation to the Portuguese epic discourse. The results suggest that Lobo Antunes, with As naus, through an unfinished and open genre, the novel, mocks the discourse immanent to the genre of origin, the epic, which represents a mythological past, closed and absolute. This way, As naus, with the bitter laugh of irony representing a reality inessential, empty and unbeliever in ideologies, acts in the direction of what Peregrination have done (but without the postmodern irony): against the epic, Os lusadas. By desecrating the scene, the heroes and the discourse of the mythical and closed past that make up the Portuguese imaginary, Lobo Antunes destabilizes, finally, the notion of the Portuguese national identity. Raios partam a liberdade se a liberdade isto. Antnio Lobo Antunes

Graduando em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). E-mail: gustavo.ruckert@ufrgs.br
*

1 O gnero pico

Um dos mais elevados gneros literrios, j definido desde a Potica por Aristteles, no universo greco-romano, era a Epopia. Baseadas em modelos como, principalmente, a Ilada e a Odissia, de Homero; alm da Argonutica, de Apolnio de Rodes; e a Eneida, de Virglio, tais obras so constitudas de narrativas que tm como objeto narrativo grandes feitos guerreiros de um passado restitudo. A matria-prima do gnero pico aquilo que foi consagrado como lenda, e, com o distanciamento temporal, passou a fazer parte da mitologia de uma regio. A construo da identidade indissocivel da narrativa (BERND, 2003, p.19), assim

se atribui a misso de articular o projeto nacional, de fazer emergir os mitos fundadores de uma comunidade e de recuperar sua memria coletiva, (...) [exercendo] somente a funo sacralizante, unificadora, tendendo ao mesmo, ao monologismo, ou seja, construo de uma identidade do tipo etnocntrico, que circunscreve a realidade a um nico quadro de referncias. (BERND, 2003, p.19)

Na cultura clssica, os deuses constituam entidades reais no sentido de possurem sentimentos e atitudes tipicamente humanos. Dessa forma, era comum ao imaginrio, a participao divina nas batalhas. Assim, se impusera o esquema de uma intriga dos deuses, divididos em partidos, numa determinada ao humana (uma guerra, uma viagem martima...) (LOPES e SARAIVA, 2005, p.326). Os homens, por sua vez, pondo prova os seus msculos em combates singulares, ou a sua astcia em enganar o adversrio e at os deuses adversos, ganham propores sobre-humanas, candidatam-se imortalidade. (LOPES e SARAIVA, 2005, p.326). Desse modo, mesmo excessivamente sublimados, os heris eram tidos como exemplos a serem seguidos, guias morais e guerreiros de todos os homens mesmo que suas qualidades fossem impossveis. O heri pico acaba sendo o cone de uma comunidade, resumindo em si o fator comum idealizado, claro de toda uma identidade nacional. , portanto, num passado mtico e distante, ou ainda num passado absoluto, utilizando os termos de Goethe e Schiller, que a epopia busca sua matria, idealizando um conjunto valorativo da sua nao, unificada na figura herica.

Para a pretendida grandiloqncia do contedo desse gnero, faz-se necessrio uma elevada forma. Nesse sentido, a poesia em oitavas e em decasslabos que eram formas dignas de cantar o passado fundador da nao, bem como as intervenes divinas nele inseridas. devido a toda essa dimenso de importncia atribuda que o gnero pico foi entendido durante muito tempo como a forma natural e universal da literatura, assim como o compreendeu Goethe. (KALEWSKA, 2000)

1.1.Os Lusadas

no sculo XVI, durante o Renascimento, que Lus de Cames compe a obra pica lusa: Os Lusadas. A obra, alm de um resgate da cultura clssica, almeja cantar as glrias da expanso martima portuguesa e da propagao da f crist nos novos mundos descobertos. O poema, escrito em decasslabos, narra a viagem de Vasco da Gama, seguindo a tradio das epopias das rotas martimas, como as viagens de Ulisses e de Eneias. Contudo, no decorrer do enredo, toda a Histria de Portugal acaba sendo tematizada. O prprio ttulo Os Lusadas j demonstra a pretenso de uma pica visando identificao nacional. Adotando as exigncias do gnero pico, o poema ainda apresenta a intriga de deuses gregos apaixonados que, cativados ou enciumados das aventuras portuguesas, interferem no enredo fulcral a viagem de Vasco da Gama. Os heris, como caracterstico, so desprovidos de qualquer paixo, so seres inacessveis e distantes da condio humana. A estrutura pica da proposio, da invocao e do ofertrio tambm respeitada. A epopia camoniana foi um fator essencial na construo de uma conscincia nacional portuguesa. A obra no mostrava somente as virtudes de um navegador ou de uma embarcao, mas, sim, de um povo que seria diferenciado e escolhido por Deus cristo para ampliar o seu Imprio e difundir a religio catlica por mares nunca dantes navegados. Os lusos, de acordo com a narrativa, foram muito alm dos gregos e dos romanos. A prpria lngua portuguesa passou a se consolidar a partir dOs Lusadas. Assim, a obra o grande alicerce para a consolidao de uma identidade portuguesa, pois

mostrava um grandioso passado comum aos lusos, um territrio em expanso -, uma lngua, e as virtudes que seriam comuns aos filhos dessa nao.

2 O gnero anti-pico

Em 1914, Lukcs, afirmando que a grande literatura pica no mais do que a utopia concretamente imanente na hora histrica (KALEWSKA, 2000), postula algumas formulaes tericas do que chamou de uma anti-pica. Segundo ele, o apagamento do sujeito na epopia trabalhado ironicamente na antipica, bem como a aspirao metafsica seja de um Deus, ou de uma ptria transcendental -, que abolida em virtude do psicologismo de personagens que esto sempre a buscar e jamais encontrar. A comunidade a soma de zeros sociais que se metamorfoseiam em milhes pela graa da voz do narrador (KALEWSKA, 2000). Outra caracterstica apontada, e talvez a mais importante at porque pode ser entendida como uma sntese das j apresentadas -, o sentido contra-ideolgico abordado, que tambm contramitolgico. Em diversos momentos crticos de Portugal, Os Lusadas foi utilizado como artefato ideolgico, como meio de incentivo ao nacionalismo. O exemplo mais recorrente o do ditador Salazar, conservador que se amparava nas bases da religio e da ptria. Sabese que, com o 25 de Abril, o discurso se modificou. A inteno passou a ser o apagamento da mitologia cultural que sustentava o regime salazarista. Da a necessidade de uma contramitologia. Autores como Lobo Antunes e Saramago, dentre outros, so reflexos desse movimento e acabaram produzindo suas literatura de acordo com essa necessidade. Uma perspectiva oposta quela consolidada pela mitologia, no entanto, no particularidade da atual gerao literria em Portugal. Devido a toda a idealizao inerente representao pica da identidade nacional, j existiram desde o prprio pico os textos que fossem na sua contramo, demonstrando o que no teve a grandiosidade necessria para compor a narrativa mitolgica claro que sem a ironia ps-moderna dos romances atuais. Ferno Lopes j desmistificara a Histria em algumas de suas crnicas a respeito do cotidiano das famlias reais. Ferno Mendes Pinto acabou fazendo o mesmo em relao s grandes navegaes lusas por intermdio de sua obra Peregrinao.

2.1 Peregrinao

Ferno Mendes Pinto, em Peregrinao, narra suas aventuras martimas. Desde criana esteve envolvido em navegaes e percorreu diversos mares, principalmente os asiticos, sendo, inclusive, segundo Saraiva e Lopes, um dos primeiros europeus a pr o p no Japo (2005, p. 297). Com uma mescla de fico e realidade, seus relatos tm a mesma estruturao das narrativas das novelas de cavalaria. Isto , captulos curtos indicados por um ttulo que j anuncia as aventuras ali presentes. Saraiva e Lopes duvidam que a verso que se dispe ao alcance seja a original. A primeira publicao ocorreu duas dcadas aps a morte do autor, em 1614, passando pelas mos dos jesutas (2005, 297). As fortes e nem um pouco picas narrativas de pilhagens, estupros, assassinatos, traies, parricdios e pederastia teriam sofrido alguns cortes? Assim, poderamos pressupor cenas que fossem menos dignas de decasslabos do que aquelas que j nos chegaram? De qualquer modo, chegando como nos chegou, e bastando por isso, o texto continua sendo importante. Conhecedor de muitas civilizaes asiticas, Mendes Pinto as descreve mais prximo de um simples observador, e no com os preconceitos religiosos e tnicos de um conquistador, como o caso dOs Lusadas. Ele pe na boca das suas personagens orientais os comentrios mais depreciativos acerca dos europeus e chega a desejar que as leis da China sejam imitadas em Portugal (SARAIVA e LOPES, 2005, p. 298). A honra dos portugueses acaba servindo como justificativa para as suas barbries, em tom ideolgico completamente distinto da aventura camoniana. Observa-se algumas situaes do Captulo XXXX, Como daquy nos partimos para a ilha de Aino, onde avia novas que estava o cossairo Coja Acm, e do que nos acteceo no caminho:
(...)& por no vermos [ns da nau portuguesa] ahy cousa de que lanar mo, nos tornamos a sayr(...)(p. 109)(...) & bradando por Santiago, [Antnio de Faria] deu nelles [supostos piratas] c tto impeto e esforo, q~em muyto pequeno esforo fora quase todos mortos. (p. 110) E depois de fazer dar a morte ao Similau & aos outros seus cpanheyros, q~ foy c lhes mandar lanas os miolos fora c ha tranca (...) (p.111) para q~ a mos de Portugueses pagasse o que lhes tinha feito. (p. 111)

Nota-se que a inteno dos portugueses era de saquear alguma nau ou semelhante. Aps aproximarem-se da embarcao lusa possveis piratas, so praticamente todos mortos cruelmente sob comando de Antnio de Faria. Aqueles que iriam praticar a mesma atitude que era inteno dos portugueses foram castigados por isso, para que com a mo dos portugueses pagassem. Outro aspecto a ser observado a linguagem empregada. Mendes Pinto no dotado do esprito humanista, das aluses eruditas, dos clssicos greco-romanos, do estilo metafrico. O escritor faz uso da objetividade e da proximidade com a lngua falada, notada no s no vocabulrio e na grafia, como na sintaxe. (CASAIS MONTEIRO, Prefcio da edio de 1952) Por que motivo foi, por fim, esquecida ao longo da Histria a Peregrinao, de Mendes Pinto, e sempre lembrado Os Lusadas, de Cames? A reflexo do historiador Ernest Renan pode guiar a uma resposta: esquecer ou mesmo interpretar mal a Histria um fator essencial na formao de uma nao, motivo pelo qual o progresso dos estudos histricos muitas vezes um risco para a nacionalidade. (apud HOBSBOWN, 1998, p. 285). Desse modo, o sublime impasse dos deuses gregos, o distanciamento da realidade vivido pelos heris, os sentimentos de f e de honra e os gloriosos versos decasslabos foram recordados como registro de um grandioso passado imperial luso, como produto da grandeza da nao. J a narrativa com influncia medieval, escrita na linguagem dos nautas e que faz questo de registrar pilhagens, extermnios, parricdios, prises, escravido, cobia,... foi e ainda no o ? - uma ameaa para essa identidade que fora construda.

2.2 O romance

Para Bakhtin, o romance nasce de uma atitude nova, reflexiva e crtica, diante da linguagem, a partir do momento em que ela deixa de ser vivida interiormente, como um absoluto, para voltar-se para fora, compreendida como linguagem distanciada e relativizada. (AUCOUTURIER, prefcio de BAKHTINE, 1978, p.17)

Ope-se, dessa forma, ao anterior absolutismo autoritrio da lngua nica, atribuda a uma civilizao ou uma sociedade. Se na epopia h um distanciamento de um passado absoluto, com seus ancestrais, heris e mitos fundadores, no romance h a abordagem do contemporneo, do inacabado, do imperfeito, do profano.

Se Bakhtin no define os contornos de forma precisa porque o romance no verdadeiramente um gnero, no sentido que encontramos definido desde Aristteles. (...) O romance antes um anti-gnero, sempre inacabado, que se desenvolve sobre as runas dos gneros fechados, monolgicos, dogmticos, oficiais, e se nutre de sua substncia. (AUCOUTURIER, prefcio de BAKHTINE, 1978, p.18)

O romance, ainda de acordo com as teorias de Bakhtin, acaba sendo veculo perfeito para a Teoria do Carnaval, ou seja, a realizao de um novo mundo na fico, um mundo com uma ordem s avessas, principalmente no que diz respeito ao fator social.

Ao contrrio da festa oficial, o carnaval era o triunfo de uma espcie de libertao temporria da verdade dominante e do regime vigente, de abolio provisria de todas as relaes hierrquicas, privilgios, regras e tabus. (...) O riso carnavalesco em primeiro lugar patrimnio do povo (...); todos riem, o riso geral; em segundo lugar universal, atinge a todas as coisas e pessoas (...) um mundo todo parece cmico e percebido e considerado no seu aspecto jocoso, no seu alegre relativismo, esse riso ambivalente: alegre e cheio de alvoroo, mas ao mesmo tempo burlador e sarcstico, nega e afirma, amortalha e ressuscita simultaneamente. (BAKHTIN, 1987, p.8-10)

Assim, o carnaval acaba sendo uma aproximao familiar dos homens, com a libertao do que fica oculto pelos filtros das aparncias, com a profanao de objetos sagrados (um dos mtodos destacados aqui a pardia) para o que o terico chama de msalliances, um casamento entre desiguais, signos sagrados e profanos.

2.3 As Naus

Ex-mdico do exrcito portugus que lutou contra a independncia das colnias africanas, Lobo Antunes aborda em sua narrativa o caos colonial e, sobretudo, pscolonial. Buscando a problematizao tanto do passado quanto do presente, explorando as piores facetas humanas, servindo-se de metforas originais, adotando uma lgica associativa de idias que lembra algo de Surrealismo em uma estrutura de narrao completamente fragmentada assim como a mente , o escritor leva ao pice, nAs Naus, o estilo que lhe peculiar. Esse romance atribui ao leitor a tarefa de ajudar a comp-lo, de reunir os farrapos da condio humana que esto soltos num fluxo catico de pensamento.

Pensando na carnavalizao, Lobo Antunes une aquilo que foi sacralizado pela construo do discurso do glorioso passado luso com a profana condio ps-colonial. Os homens no esto unidos pelo riso carnavalesco: o que os une o desespero. E esto unidos no sentido de estarem todos na mesma miservel condio, e no no sentindo de serem solidrios uns aos outros. As aparncias de uma sociedade suprflua j no importam mais, pois esto todos nivelados em um subnvel. O homem regride aos instintos animalescos: o que importa a sobrevivncia uma sobrevivncia flagelada e que s faz perdurar o sofrimento. O principal recurso literrio do romance a pardia. O autor transpe, ironicamente, a elevao pica para os primeiros tempos ps independncia das colnias, mostrando, assim, que o passado pode no ter sido assim to glorioso. Para explorar a desconstruo pica dAs Naus, sero analisados dois aspectos fundamentais: o cenrio e os heris (personagens).

2.3.1 O cenrio

Tendo como presente narrativo os meados da dcada de setenta logo aps as independncias das colnias -, o romance retrata o que foi o caos de aproximadamente oitocentos mil portugueses espalhados pela frica regressando para Portugal. O pas, que j se encontrava em condies precrias, com o grande aumento populacional agrava sua carncia de estrutura scio-econmica. Os pases africanos, que foram explorados de modo violento, agora se encontram jogados ao abandono, numa sorte que parece gradativamente pior. nesses dois cenrios que as almas penadas do romance transitam, desterritorializadas, desesperanadas, descaracterizadas, numa agonizante busca que nunca tem fim. Os vcios e a sexualidade se destacam e fazem-se sempre presentes na busca por algum alvio imediato. Na verdade, esto presentes de maneira doentia, j no surtam efeito, mas o que resta: o cumprimento de um ritual automatizado. Logo na primeira pgina, j nos descrita uma Lixboa (com a grafia arcaica) urbana, moderna, efmera, no digna de decasslabos, mas de um fluxo confuso de descries, pensamentos e dilogos:
noite, se abria a janela, via os restaurantes chineses iluminados, os glaciadores sonmbulos dos estabelecimentos de electrodomsticos na penumbra (...) E acabava por adormecer a sonhar com as ruas interminveis de Coruche (...) No

dia do embarque, a seguir a uma travessa de vivendas de condessas dementes, de lojas de passarinheiros alucinados e de bares de turistas onde os ingleses procediam transfuso de gin matinal, o txi deixou-nos junto ao Tejo (...) (ANTUNES, 1988, p.9-10)

O clima do aeroporto de Lixboa catico e lembra o desespero dos moradores de Angola saqueando vendas em busca de alimento, assaltando escritrios e prostituindo meninas rfs. Mesmo as mquinas, smbolo do moderno, passam mal, vomitam, perdem o sentido com a situao:
Enxotaram-me para um miservel edifcio de cimento com painis de voos nacionais e internacionais a pulsarem ampolas coloridas ao lado do free-shop dos usques. Uma mquina de vender chocolates e cigarros estremecia de febre a um canto, vomitando caramelos aps uma complicada digesto de moedas, e os passageiros do avio alinhavam-se em filas como nas mercearias, nas padarias e nos talhos pilhados de Loanda, em busca de arroz, do po e da carne que no havia mais, somente poeira e cdeas e gorduras (...) e as vitrinas vazias. E lembrou-se dos ltimos tempos de Angola, dos moleques que assaltavam os escritrios e os apartamentos do centro, das fachadas rombas de balas e das benemritas do Bairro Maral sem clientes, oferecendo a ningum as coxas de sereias rfs nas vielas (...) (1988, p.13)

Fazendo associaes de idias em meio aos seus devaneios, o autor vai compondo seu cenrio com elementos vulgares, desprovidos de lirismo, tpicos de comdias. Na noite de Lixboa, um defunto cheira a fgado de atum, a ambulncia e um bbado, que ri da desgraa, desfazem o silncio noturno, as cervejarias e os cafs so imundos e utilizada a imagem das moscas varejeiras para representar isso, as ruas esto tomadas de travestis se prostituindo e os clientes avanam de maneira animal em seus corpos. A atmosfera dAs Naus uma inverso da elevao literria e do conceito de Belo que compem as aventuras picas:
Lixboa se crispa a horas mortas numa mudez sonmbula decepada de quando em quando por chocalhos de ambulncia ou discurso de um bbado espojado num canteiro, em busca de posio para a azia do sarro. Ruas com chafarizes de mulas de almocreve iluminados pela intensidade de ringue de boxe dos focos municipais, rua de amoreiras tossindo folhas, oblquas claves luciferinas, o odor de fgado do atum do velho e nenhum cemitrios nas redondezas, que maada, mais prdio zarolhos, mais chamins, mais comboios e a pouco e pouco, medida que se aproximava do Cais do Sodr, cervejarias e cafs de varejeiras com mesas para domins de estivadores e na outra face da avenida homensmulheres de cabeleira postia, cor de malte, que automveis viciosos procuravam, a avanarem nos decotes e nas estolas de coelho, agarrados s bois de malinhas de verniz em que guardavam o p de disfarar a barba e os pincis de compor a maquilhagem, (...) (1988, p. 93)

Como se no bastasse a profanao dos cenrios outrora idealizados na epopia tanto Portugal quanto as colnias , as grandes viagens tambm so atacadas de maneira direta, com descries das doenas, da falta de higiene e sanidade nos cenrios precrios dos navios do sculo XVI, mostrando assim aquilo que se sabe que ocorreu mas no poderia compor Os Lusadas.

E eu de minhocas no sovaco a vogar pela cidade, sem banho nem muda de roupa h mais de um ms, seco de sede, alimentado de restos (...). (1988, p. 93) Era difcil viver nesse rduo tempo de oitavas picas e de deuses zangados (...). (1988, p.65)

O cenrio por onde transitam os personagens dAs Naus opressor, transtornado e completamente desprovido de qualquer ordem ou organizao. So runas de um mundo completamente desfeito se que outrora tenha existido em que a busca pela sobrevivncia leva os seres humanos aos vcios, explorao fsica, regresso das relaes sociais em direo animalizao. Tudo isso sem nenhum ressentimento ou reflexo, assim como sem nenhum prazer mesmo naqueles que compram os vcios e os corpos. As colnias foram evacuadas, ficando somente o desespero daqueles que foram explorados ao longo da Histria e agora esto perdidos em meio a uma nova situao. Os pases esto independentes mas e agora? Como se mantero? Como conseguiro se organizar numa noo de nao que completamente estranha aos africanos? A cicatriz colonial jamais ir sumir. Portugal mergulha em crise; com o regresso em massa no h emprego, no h moradia. Descrente em utopias polticas, e mesmo no ser humano, Lobo Antunes arma-se de seu niilismo tpico de um veterano que comps exrcito e com pessimismo nos guia para um passeio nem um pouco turstico, mostrando as piores mazelas herdadas do Colonialismo. Tanto na frica, quanto em Portugal, satirizada toda a grandiosidade pica. Afinal, a expanso martima, o Imprio Luso, foram os grandes responsveis pela construo desse cenrio decadente.

2.3.2 Os heris

NAs Naus, os grandes heris histricos, picos e mesmo grandes autores da Literatura so transpostos para a poca ps-colonial, no cenrio j discutido. Nessas condies, essas figuras consolidadas e sacralizadas acabam sendo vulgarizadas e mostram-se inaptas a um mundo fragmentado como todos. Em outras palavras, assumem um carter humano. Como personagens de Lobo Antunes, so pessoas comuns, que sofrem, possuem sentimentos e esto expostas s mais cruas e cruis realidades. J no mais so ilustres figuras de atos nobres e perturbam-se em meio a incertezas. Eles no tm aquilo que o prprio escritor intitula a estupidez visionria dos heris. A grande questo o carter cmico parodial, uma vez que o contraste com a imagem excelsa que nos foi passada dessas imponentes figuras que revela a ironia. Utilizando os termos de Bakhtin, o romancista portugus profana as figuras sagradas. Aproxima-as de todos os homens por intermdio do sofrimento. Assim, transpe o que da ordem do sublime para o mundano, provocando o riso nesse msalliances, embora seja um riso desesperado, ou um riso srio, como quer Kristeva. A concepo de heri moderno de Lukcs, ou de anti-heri para outros autores, serve perfeitamente nos heris (ex)picos parodiados na narrativa. O heri moderno, para o terico, problemtico e representativo de um mundo sem sentido e em degradao. O conflito interior, por isso, pressuposto da sua existncia. Logo na pgina dezenove do romance, j nos apresentado o maior nome da Literatura lusa, Lus de Cames: Era um homem de nome Lus a quem faltava a vista esquerda (1988, p.19). A caricatura um dos mtodos mais comuns de deboche, e utilizada sem qualquer cerimnia ao longo da obra. Outro literato clssico, dessa vez espanhol, tambm no perdoado: um maneta espanhol que vendia cautelas em Moambique chamado Dom Miguel de Cervantes Saavedra (1998, p.20). O ttulo de Dom, sem sentido nos dias atuais, contribui para a comicidade. Ainda sobre Cames, ele vai de Angola a Lixboa carregando o corpo do pai assassinado, em um caixo. Numa atitude nem um pouco pica, vende as cinzas do pai como adubo para um produtor de plantas medicinais, que crescem e devoram toda a casa de seu criador. O grande poema pico portugus Os Lusadas estava sendo escrito por Lus em alguma pastelaria suja, regado a Martini:

Continuava o poema numa pastelariazita tranqila do Prncipe Real (...), distrado das suas tosses e da teimosia das varejeiras nos pastis de feijo, redigia tempestades e conclios de deuses com um clice de Martini ao alcance da barba. (1988, p. 161)

O poema mais uma vez ironizado quando Vasco da Gama, que compra quase todo Portugal aps enriquecer no carteado, forneceu a Cames a possibilidade de uma edio de bolso de Os Lusadas, com bailarinas nuas na capa, publicada numa coleo de romances policiais. (1988, p. 128-129). O navegador Diogo Co, na narrativa, um obcecado na busca de tgides prostitutas nAs Naus de volta a Portugal. Torna-se louco e amante de uma idosa prostituta. O navegador Pedro lvares Cabral emprega sua mulher como prostituta para pagar a penso onde moram na volta para Portugal. Ele acaba perdendo-a para Manoel de Sousa de Seplveda, personagem consagrado nOs Lusadas pelo seu naufrgio. J no romance de Lobo Antunes, Seplveda um contrabandista de jias em Moambique e, posteriormente, dono de inmeros prostbulos em Lixboa. Cabral acaba, por fim, fugindo com os piratas Federico Garcia Lorca e Lus Buuel. O padre Antnio Vieira foi expulso de todos os cabars de Lixboa, procedia a uma entrada imponente discursando os seus sermes de brio, at tombar num sof, entre duas negras, a guinchar as sentenas do profeta Elias numa veemncia missionria (1998, p.124). O rei Dom Manuel I anda sempre com uma coroa de lata cabea, que adquire o tom ridculo pela ausncia de sentido para o smbolo nos dias atuais e o material nem um pouco nobre com que dispunha. Dom Manuel e Vasco da Gama, amigos, acabam recebendo uma multa de trnsito e so presos em uma cena cmica. O rei ainda repete sem sucesso aos guardas: j lhes disse (...) que sou o patro disso tudo (...) a assentar com a coroa na cabea (1988, p. 187). Por fim, os dois acabam internados como loucos. Alm dessas figuras, muitas outras so satirizadas ao longo da obra. Uma delas, no entanto, tem maior importncia para o presente estudo por tratar-se de um dos maiores mitos portugueses: Dom Sebastio. Vejamos a descrio de sua figura e de sua mstica morte:
D.Sebastio, aquele pateta intil de sandlias e brinco na orelha, sempre a lamber uma mortalha de haxixe, tinha sido esfaqueado num bairro de droga de Marrocos por roubar (...) um saquinho de liamba. (1998, p.179)

Por fim, todos ficam esperando seu retorno sem que nunca aparea, esperam pelos relinchos de um cavalo impossvel. (1988, p. 247).

3 Consideraes finais

Numa posio de ser ilhado, descrente em Deus e nas ideologias, como a condio do homem ps-moderno, Lobo Antunes atua na idia do que j fizera Ferno Mendes Pinto, isto , na contramo do pico. A diferena est justamente no que diz respeito ironia. Se o riso amargo da ironia um recurso de almas errantes numa realidade vazia (cf. Lukcs), exatamente nesse sentido que o ficcionista portugus parodia as tradicionais figuras da Histria e da Literatura, colocando-as no conturbado cenrio do trnsito entre as colnias e Portugal na dcada de setenta. Essa ironia a mesma ironia cruel das crianas colegiais, que desenham enfeites de culos e chifres nas fotos dos manuais de Histria. (1998, p. 198). Todo riso, entretanto, possui um fundo srio. No caso, serissimo, quando somos nessas naus convidados a navegar entre a miservel condio africana e o declnio portugus. Deparamo-nos com farrapos humanos, desesperados em busca de uma sobrevivncia doentia. E o que provocou tudo isso? O glorioso e grandioso passado pico. O imprio dos lusadas deixou como herana esses Cus de Judas que so as comunidades africanas e um Portugal cada vez mais decadente: um contexto nem um pouco digno de oitavas ou decasslabos. A ltima imagem do romance uma ptria doente representada pelos loucos fugidos do manicmio espera de uma alucinao: Dom Sebastio, o eterno futuro portugus.

REFERNCIAS

ANTUNES, Antnio Lobo. As Naus. Lisboa: Dom Quixote, 1988. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento: o contexto de Franois Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. So Paulo: HUCITEC; Braslia: Editora da Universidade De Braslia, 1993.

________. Problemas da potica de Dostoivski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1981. BAKHTINE, Michail. Esthtique et thorie du Roman. Paris: Gallimard, 1978. BERND, Zil. Literatura e identidade nacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. CAMES, Lus de. Os Lusadas. Porto Alegre: L&PM, 2008. HOBSBOWN, Eric. Sobre Histria. Trad. Cid Kknipel Moreira. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. KALEWSKA, Anna. As modalizaes anti-picas na narrativa portuguesa contempornea: Jos Saramago, Antnio Lobo Antunes e Mrio Cludio. Polnia, Universidade de Varsvia. In: http://arg.geocities.ws/ail_br/asmodalizacoesantiepicas.html (acesso em 11/09/2010). LUKACS, Georg. The Theory of the Novel: A historico-philosophical essay on the epic forms of great literature. Trad. Anna Bostock. Cambridge: MIT Press, 1971. PINTO, Ferno Mendes. Peregrinao. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1988. SARAIVA, A.J.; LOPES, Oscar. Histria da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2005.

You might also like