You are on page 1of 2

CONVENES CARTOGRFICAS

Cartografia a cincia que aborda estudos e intervenes cientficas, tcnicas e artsticas de qualquer tipo ou forma de representao da superfcie terrestre, seja por meios de mapas, cartas, maquetes etc. Povos antigos registravam elementos da paisagem e fixavam pontos de referncia para seus deslocamentos e expedies. Os mapas eram de grande importncia para as navegaes e para comerciantes e viajantes da poca. Nos dias atuais as informaes so enviadas por satlites e cabe ao cartgrafo interpret-las e organiz-las. Aes simples do dia-a-dia como consultar mapas1 em aulas de Geografia ou olhar guias de mapas para encontrar determinados locais, nos colocam em contato com a cartografia. Convenes cartogrficas so cdigos ou normas criadas pela necessidade de reproduzir com lealdade as caractersticas de um determinado espao. Um mapa pode ser compreendido independente do pas em que foi produzido, pois os cdigos so aceitos internacionalmente. As figuras, cores, linhas, desenhos ou hachuras encontrados em um mapa cartogrfico para ser utilizados como referncia reproduzem as caractersticas de um determinado local. Exemplo: as rodovias com linhas e traos; os rios, lagos, mares e oceanos representados pela cor azul; as florestas e matas na cor verde.
Exemplo 1

- Solicite aos alunos que faam um mapa para chegar at a escola.

Incentive-os a colocar os pontos de referncias como igrejas, semforos, rvores, morros, ladeiras, campinho de futebol etc. Aps a confeco do mapa, solicite que escreva um bilhete convidando os colegas de sala para uma festa em sua casa. Confronte o desenho com o bilhete. Solicite a outros alunos que leiam os bilhetes dos colegas e digam se est correto o percurso (se conhecer), se acrescentaria
Mapas - representaes geogrficas da superfcie curva do Planeta Terra sobre uma superfcie plana.

algum ponto de referncia, se compreender o bilhete mais fcil que ler o mapa. Socialize os resultados.
Exemplo 2

Esconda chocolates, balas, pirulitos em alguns lugares da sala de aula,

do ptio ou da quadra e confeccione mapas e bilhetes (que podem ser chamados de pistas). Distribua os alunos em grupo e d para cada grupo uma pista que os levar ao prmio. Aps a brincadeira, solicite aos alunos que tentem desenhar ou escrever novas pistas.

Procurar mais: ALMEIDA, Rosngela Doin; PASSINI, Elza Yasuko. representao. 12 ed. Contexto; So Paulo, 2002. O Espao Geogrfico: ensino e

_________ Do desenho ao mapa: Indicao Cartogrfica na Escola, Ed. Contexto. 2003. _________ A cartografia escolar. So Paulo, Contexto, 2007. CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia e prticas de ensino. Alternativa; Goinia, 2002. JOLY, Fernand. A Cartografia. 09 ed. Campinas: Papirus, 1990. LOCH, Ruth E. Nogueira. Cartografia: representaes, comunicaes e visualizaes de dados espaciais. Florianpolis: Ed. UFSC, 2006. PASSINI, Elza Yasuro. Alfabetizao Cartogrfica e o livro didtico: uma anlise crtica. Belo Horizonte: Editora L, 1994.

O Google Earth coloca disposio dos usurios os sofisticados recursos de pesquisa do Google com imagens de satlites, mapas, terrenos e edificaes de todo o mundo em 03 dimenses. No site do IBGE, voc encontra diversos mapas de base e temticos do Brasil, disponveis para download.

You might also like