You are on page 1of 18

Modelos do comportamento humano 2 (2frequencia) - Introduo as abordagens cognitivistas Revoluo cognitiva surge no seio do movimento comportamentalista: representando um desvio

de uma linha behaviorista/associacionista para uma perspectiva cognitiva mediacional; o comportamento medido pelo pensamento/cognies ou pelo discurso interno. A revoluo cognitiva no foi um movimento uniforme; contudo h duas caractersticas comuns a todos cognitivismos: a) Tomam por objecto de estudo e de interveno as cognies; b) Assumem o pressuposto de que o comportamento humano mediado cognitivamente. - Razes da emergncia do paradigma cognitivista a) A evidencia emprica contraria as predies das terias do condicionamento; b) Incapacidade do comportamentalismo de explicar fenmenos complexos, atravs da abordagem no mediacionais; c) Dificuldade do behaviorismo em sustentar o princpio unilateral do determinismo ambiental. - As abordagens cognitivas podem diferenciar-se em duas tradies: 1) Uma linha racionalista dura: cognitivismo substantivo racionalista da primeira gerao; 2) Uma linha posterior: o cognitivismo construtivista desenvolvimental. 1) Princpios bsicos e teorias implcitas do cognitivismo substantivo racionalista: - Centra-se no contedo do pensamento e no discurso interno; - Carece de uma teoria geral integradora dos processos psicolgicos; - Ausncia de uma perspectiva desenvolviemental do desenvolvimento psicolgico; - Ao nvel da interveno a psicoterapia conceptualizada fundamentalmente como consultadora tcnica e relao psicoterapeuta est em funo das tcnicas a ensinar. Principais representantes do cognitivismo substantivo racionalista: - Paradigma de autocontrole de Kanfer e Thoresen. - Terapia racional emotiva de A. Ellis; - Terapia de re - estruturao cognitiva de A. Beck; - Modificao cognitiva do comportamento inoculao do stress de D. Meichenbaum; - Resoluo do problema de DZurilla, Spivack, Platt & Shure; treino de competncias de coping de Goldfried e DZurilla.

O Autocontrole Introduo 1. Surge como uma tentativa de desenvolver o poder pessoa; tornando-a o protagonista do processo de manipulao das contingncias do seu comportamento. a) O comportamento j no a funo do meio, mas o sujeito tem um papel activo na manipulao dos determinantes do seu comportamento; b) Pressupe o reconhecimento da existncia de processos internos, atravs dos quais o indivduo infere nas relaes de contingncias entre estmulos, resposta e consequncias. c) Estas abordagens evoluram claramente de uma fonte de inspirao comportamental para perspectivas cognitivistas. Pressuposto comuns e varias perspectivas de autocontrole: 1) O sujeito comporta-se como se fosse dois sujeitos; um controla (sujeito) e o que controlado (objecto); 2) O objectivo das tcnicas de autocontrole promover respostas de autocontrole; 3) Sublinham o papel regulador das consequncias a longo prazo em detrimento das consequncias imediatas do comportamento. Modelos de autocontrole Autocontrole de Thoresen e Mahoney; Auto regulao de Bandura.

Modelos de autocontrole de Thoresen e Mahoney i) ii) iii) Os estmulos antecedentes so os que precedem as respostas de controle; Podem ser respostas controladas negativas/positivas; A mudana d-se pela capacidade do sujeito assumir uma deciso consciente de emisso duma resposta controlada.

Duas formas de resposta de autocontrole: Programao comportamental (aquisio de competncias de auto reforo e auto punio) e, Controle ambiental (aquisio de competncias de controle de estimulo mediante a auto regulao de exposio ao estimulo e auto instruo)

Acaba por ser o modelo de condicionamento operante em que a gesto de contingncias feita pelo prprio sujeito. Modelos de auto regulao de Bandura Da importncia aos aspectos cognitivos e simblicos do autocontrole. Processa-se a auto regulao em trs momentos:

1. Auto observao: funo de diagnostico e de auto motivao; 2. Avaliao ou auto juzo (padres pessoais, referencias de execuo, valorizao da actividade, atribuio de execuo) 3. Auto reaco (auto reaco avaliativa; auto atribuio de consequncias ou abster-se de auto avaliaes ou auto reaces) Conceitos de autocontrole: - Respostas controladas (positivas/negativas) - Auto observao/auto monitorizao - Resposta de controlo ou auto administrao de consequncias/auto reaco; - Controle de estmulo ou planeamento ambiental (alterao fsica do contexto; alterao do contexto social; alterao dos estmulos discriminativos; alterao das condies fsica da pessoa). Condio para a possibilidade de auto controle de um comportamento. Quatro condies: I. II. III. IV. Existem duas ou mais respostas alternativas; As consequncias das alternativas sejam conflituais; As respostas de autocontrole so mantidas por consequncias externas a longo prazo mas desencadeadas pelo sujeito; O cliente tem que percepcionar que tem capacidade para exercer o controle do comportamento, no sendo uma questo de fora de vontade mas de perceber as contingncias que suportam o comportamento a auto regulao.

Pressupostos de autocontrole para a interveno psicolgica Pressuposto de autocontrole Grande parte dos nossos comportamentos no so acessveis a um outro processo de mudana que no seja aquele que realizado pelo prprio cliente, dai a necessidade de grande investimento e responsabilizao de parte do cliente, ou seja, as mudanas so sero viveis quando o cliente percepciona que tem capacidade para regular o seu prprio comportamento estando suportado pelo conhecimento e controlo das contingncias do meio (estmulos discriminativos e consequncias) Pressuposto de auto mediao Grande parte dos comportamentos problemticos est associada com as reaces e processos cognitivos internos tais como as fantasias, crenas, pensamentos e imaginao, pois, necessrio definir estratgias de interveno a nvel dos processos cognitivos. Pressuposto de dinmica controlador/controlado Os indivduos so sujeitos e objectos do processo de autocontrole, ou seja, (confluem) na mesma situao e dimenso controlada de agir e responder a uma variedade de contingncias

internas e externas e a dimenso de autocontrole (respeitante) capacidade de manipular consequncias internas e externas. Estratgias de interveno do modelo de autocontrole a) Estratgias de auto observao/ auto monitorizao Momento inicial do processo de auto regulao do comportamento, referindo-se a um processo de registo sistemtico do comportamento efectuado pelo prprio, tendo em vista o estabelecimento de um processo de autocontrole. Objectivos teraputicos: - Instrumentos de diagnstico: porque o automatismo dos comportamentos habituais leva a que o cliente no se aperceba da sua ocorrncia. Pelo auto observao sistematizada, o cliente torna-se capaz de interromper esta automaticidade descentrando-se e possibilitando a identificao das relaes contingncias que suportam o comportamento. - Instrumentos de auto motivacional: atravs da auto observao, o cliente tende a formular, objectos de mudana, agudizando-se o conflito subjacente ao comportamento indesejado, o que motivara o cliente. Comporta trs momentos: 1) Discriminao: capacidade do cliente identificar, discriminar e definir operacionalmente as respostas de auto controle; 2) Registo: implica o registo sistemtico e imediato, devendo abranger trs classes de acontecimentos: estimulo discriminativo: elementos do contexto indicadores de ocorrncia do comportamento a controlar; respostas: expresses notricas, fisiolgicas, emocionais e cognitivas em termos qualitativos e quantitativos; consequncias: positivas, negativas, cobertas, abertas (ex: Eu no valho nada, pensamento coberto). 3) Avaliao e estabelecimento de objectos: os dados de observao so referenciados aos critrios de execuo do sujeito, procedendo-se a identificao das relaes funcionais e do estabelecimento dos objectos para a mudana. b) Estratgias de controle dos estmulos (planeamento ambiental) Parte do pressuposto de que o comportamento est parcialmente sob o controle de estmulos do meio, por isso, necessrio o desenvolver estratgias para controlar esses estmulos que influenciam o comportamento. Consistem num conjunto de processos de alteraes do meio fsico e social, de modo a que sejam alteradas as probabilidades dos comportamentos que lhe est associado. 1) Alteraes do contexto fsico: procura modificar-se o ambiente fsico de modo a impossibilitar ou dificultar a ocorrncia de uma resposta controlada negativa ou promover uma resposta controlada positiva;

Ex: no comportamento de fumar, atravs da limitao de apresentao do estimulo discriminativo do comportamento de fumar (cigarro) e a sua substituio por estmulos discriminativos antagonistas (avisos de no fumar). 2) Alterao do contexto social: o objectivo do autocontrole fazer com que o cliente restrinja a sua exposio aos contextos sociais discriminativos de comportamentos controlados negativos, substituindo os por estmulos sociais associados a comportamentos controlados positivos. Ex: diminuir a frequncia dos locais habituais e companhias dos amigos habituais e a sua substituio para os estmulos sociais 3) Alterao da funo discriminativa dos estmulos: consiste num processo atravs do qual se pretende aumentar a associao entre um comportamento e um determinado estmulo ambiental, fazendo com que o comportamento passe para o controle de determinado estmulo discriminativo. - O comportamento indesejado poder ser reduzido atravs da diminuio do leque de estmulos que lhe esto associados; (ex: o sujeito s poder fumar se estiver num espao ao ar livre e sozinho) - Associao entre estmulos discriminativos e comportamentos pode ser fortalecido restringindo o numero de estmulos que lhe esto associados a um determinado comportamento; (ex: limitar o estudo permanncia no escritrio abstendo se nesse lugar qualquer outro tipo de actividade, para pessoas que se distraem). - Possibilitar a associao de um estmulo e determinadas fisiologias (ex: s se comer quando se tem fome ou beber grandes quantidades de agua antes de uma festa) c) Estratgias de controle de consequncias (auto administrao ou retirada de consequncias positivas/negativas, aberta/cobertas; auto reforo positivo/negativo; auto estimulao aversiva; auto time out; auto custo de resposta) Requisitos para a elaborao de um programa de auto administrao de consequncias: seleco das consequncias apropriadas, definio das contingncias, implementao do programa e procedimentos de verificao e reviso. Avaliao das estratgias de autocontrole So indicadas para uma grande variedade de problemticas: problema de insucesso escolar, dificuldade de relacionamento interpessoal, problema de abuso e consumo de lcool, tabaco e outras drogas, perturbaes alimentares, depresso, ansiedade e insnia; Existem resultados que mostram a sua eficcia, embora sejam modestos os resultados de generalizao; Ausncia de dados nos efeitos a longo prazo; Falta de dados quanto ao tipo de cliente para quem esta tcnica e mais adequada, dai uma cuidadosa aplicao desta tcnica.

Perspectiva cognitiva clssica O modelo de competncias para lidar com situaes problemticas (coping skills) ou aptides de confronto. Introduo Este modelo parte da constatao que o sujeito se depois ao longo da sua vida com situaes problemticas, o acontecimentos e transies de vida stressantes (normativas, no normativas), desencadeados do desgaste emocional, que lhe vai exigir recursos pessoais e competncias para lidar de forma adaptativa com estas exigncias (cada vez mais complexas) da existncia humana. O coping (aptides de confronto), pretende ultrapassar uma viso restritiva da psicoterapia, centrada na ajuda resoluo de um problema especifico do cliente para o treinar para aquisio de competncias gerais com todas as situaes problemticas com que se vai confrontar ao longo da sua vida. H autores que tem denominado o coping como lifeskills por os considerarem como competncias gerais, supostamente transferveis para as mltiplas situaes problemticas da existncia, podendo ser utilizados ao longo da vida. Por isso, se sublinha uma perspectiva educativa de coping como uma modalidade preventiva/proactiva de interveno psicolgica uma vez que se reconhece a inevitabilidade das situaes stressantes ao longo da vida. Objectivos das aptides de confronto: - Aquisio de varias aptides de confronto (capacidade de utilizar varias respostas alternativas); - Utilizao de recursos do meio (utilizao de vrios recursos sociais); - Atitude criativa e positiva face realidade (compreenso alargada e sofisticada do mundo); As metodologias de interveno teraputica derivadas do paradigma das aptides de confronto pretendem dar resposta a estes objectivos. Caractersticas dos programas de interveno teraputica: - Identificao das aptides de confronto especfico; - Utilizao de mtodos sistemticos de ensino das aptides - Desenvolvimento do programa de dessensibilizao das aptides de confronto. Goldfried e a dessensibilizao como aptido de confronto A reconceptualizaao da dessensibilizao sistemtica, tomando o relaxamento como um coping skill activo (Goldfried). Principais diferenas relativamente formulao clssica da dessensibilizao sistemtica.

- Apresentao ao cliente do procedimento como meio de aprendizagem de competncias para lidar com situaes indutoras de ansiedade; - Construo de hierarquias multitemticas; - Instruo de permanncia na imaginao da situao indutora de ansiedade, lidando com ela atravs do relaxamento; - Maior preocupao na aplicao real das competncias de relaxamento, ou seja, generalizao das competncias. Aplicao: ansiedade social, insnias, hipertenso, ansiedade face aos testes. Modelo de resoluo de problemas de DZurilla e Goldfried Grande parte dos problemas dos clientes resulta de uma inadequao de estratgias para resolver os problemas. O objectivo da interveno teraputica ajudar o cliente na utilizao de um processo sistemtico de resoluo de problemas que lhe permita enfrentar de forma positiva e criativa os vrios problemas e acontecimentos de vida. um processo cognitivo comportamental atravs do qual o individuo procura lidar com os problemas de vida. Caracterizao geral e principais pressupostos: - Orientao geral face situao problemtica; - Definio da situao problemtica; - Produo de hipteses alternativas; - Tomada da deciso; - Avaliao da deciso. Stress e aptides e confronto Lazarus e Meichenbaum. O grau de stress provocado por um determinado acontecimento est dependente da avaliao cognitiva que o sujeito faz da situao. A reinterpretao cognitiva da situao stressante pode avaliar a resposta de ansiedade dos indivduos. Modelo transaccional de stress: defende que a resposta de stress ocorre quando as exigncias da situao ultrapassam os recursos comportamentais e cognitivos do sujeito, para lidar com uma determinada situao. Assim, as reaces de stress esto dependentes das aptides de confronto comportamentais ou cognitivas que o sujeito possui.

Meichenbaum, prope um programa designado por: Treino de inoculao de stress. Atravs do treino das aptides de confronto os indivduos so levados a enfrentar de forma eficaz as fontes de stress. Para Meichenbaum, o controlo consiste: Nos esforos cognitivos e comportamentais para dominar, reduzir e tolerar as experiencias internas e/ou externas que so criadas pelas situaes stressantes. 1) Conceptualizao (Consiste na recolha, integrao e avaliaao do problema e das aptides do individuo) 2) Aquisio e ensaio das aptides de confronto (Consiste no treino de aptides instrumentais e paliativas, comportamentais e cognitivas). 3) Aplicao e seguimento (Consiste na aplicao de aptides, generalizao e seguimento). Conceitos fundamentais: Acontecimentos de vida: dizem respeito ao surgimento de situaes problemticas decorrentes das transies entre o indivduo e o meio, que obrigam mobilizao de aptides de confronto. Tipos de acontecimentos de vida: a) Ameaa (expectativas em relao a um acontecimento negativo, o sujeito deve agir para reduzir a probabilidade da sua ocorrncia). b) Dano (existe um prejuzo evidente que pode ser minimizado ou maximizado dependendo das aptides do sujeito) c) Desafio (situaes que pem prova a competncia do sujeito). Avaliao primria: face a um acontecimento de vida problemtica o sujeito vai proceder a sua avaliao. Analisa os dados relevantes da situao. Avaliao secundria: o sujeito avalia as suas aptides comportamentais e cognitivas para lidar com a situao. Da confrontao entre a avaliao primria e secundria o sujeito faz um balano e decide acerca das suas capacidades para lidar com a situao. Aptides instrumentais de confronto: competncias utilizadas para alterar as circunstancias negativas dos acontecimentos de vida, reduzindo os seus efeitos negativos. - So utilizadas em situaes de ameaa ou desafio (ex: operao ou discusso) - Podem consistir em aptides de: procura de informao; resoluo de problemas; comunicao; interpessoal; organizao do tempo. Aptides paliativas de confronto: competncias utilizadas para avaliar os efeitos nefastos de um acontecimento inevitvel. - Aplica-se em situaes de dono (ex: morte, violao e desastre)

- Podem consistir em aptides de: distraco, perspectivao, negao, expresso de afectos, relaxamento. Pratica de aptides de confronto: as competncias instrumentais e paliativas de confronto, consideradas necessrias so sujeitos a um processo de aprendizagem que obedece a trs fases: - Aquisio de competncias (auto instruo, modelagem); - Ensino de aptides (praticas assistida e feedback); - Generalizao e manuteno (feedback e preveno de recada) Pressupostos De confronto: o ajustamento do indivduo depende do conjunto de aptides comportamentais e cognitivas de confronto que lhe permite lidar com uma grande diversidade de situaes de vida. Mediao central: a aquisio das aptides de confronto um processo de mediao central que envolve experiencias directas, vicariantes e auto estimulatrios. Generalidade: as aptides de confronto necessrio para lidar com as situaes de vida so variadas, comportamentais, cognitivas, instrumentais e/ou paliativas. Principais questes decorrentes da aplicao das aptides de confronto: a) b) c) d) A influncia das percepes e expectativas do cliente; A natureza progressiva e lenta da mudana; Manuteno da mudana; Utilizao das competncias adquiridas em situaes de vida quotidiana.

Variveis que interferem na utilizao das aptides de confronto 1) A percepo do controlo percebido; 2) Influncias sociais no coping esteretipos sociais Potencialidades i) ii) Salienta a dimenso educativa Descentra-se de uma categorizao noseolgica da psicopatologia clssica para uma avaliao dos problemticos psicolgicos contextualizados ao longo do desenvolvimento. Remete nos para uma contextualizao do funcionamento psicolgico e da mudana humana para alm de uma dimenso intra-psquica sublinhando dimenses histricas sociais inter relacionais de desenvolvimento. Remete nos para outras modalidades e de interveno como a educao psicolgica e as redes socais de apoio.

iii)

iv)

Perspectiva de re - estruturaro cognitiva

Introduo Designam-se de re-estruraao cognitiva porque tem como principal objectivo modificar emoes e aces (comportamento) do cliente influenciando os seus padres de pensamento. O seu pressuposto base : Mudanas psicolgicas so medidas pela mudana nas crenas ou no pensamento da informao. Pensamento emoes comportamento Os pressupostos comuns so perspectivas e de reestruturaro cognitiva a) O organismo humano responde as representaes cognitivas do ambiente, no ao ambiente em si. Est subjacente a uma crtica ao bahaviorismo. b) A maior parte da aprendizagem mediada cognitivamente (Critica ao bahaviorismo) c) Existe uma relao causal entre pensamento, sentimento e comportamento. Na verdade, a maior parte dos autores acredita que o pensamento consciente (cognies explicitas) desempenha um papel primordial na mediao de emoes e comportamento. d) Estas representaes cognitivas ligam-se a processos de aprendizagem (critica as abordagens internalistas). Principais diferenas entre as abordagens de re estruturao A) A TRE de Ellis faz apelo a lgica e a racionalidade para a disputa das crenas irracionais; B) A TC de Beck enfatiza a testagem emprica das hipteses (empiricismo) como meio de diferenas da validade das crenas; C) TAL de Meichenbaum enfatiza o ensaio guiado e a repetio de auto afirmaes progressivamente abertas para conceitos para produzir cognies mediadoras e auto reguladoras. Teoria Racional Emotiva de Ellis Introduo histrica Foi desenvolvida nos anos 60, por A. Ellis. Inicialmente de formaes psicanaltica, demarca se pela forma pouco eficiente e eficaz de tratamento. Da sua prtica, foi-se apercebendo que podia ajudar as pessoas a melhorar mais rapidamente, sendo mais activo e directivo nas suas metodolgicas de interveno. Pressuposto de TRE A RET foi desenvolvida como uma pretensa teoria da personalidade que pretende ajudar o sujeito a terem uma existncia mais feliz pela minimizao dos distrbios emocionais. A sobrevivncia e a felicidade so muito importantes para as pessoas; estes objectivos podem ser atingidos atravs de um pensamento flexvel, rigoroso e racional.

Dai que a RET pretende ajudar as pessoas a pensar de um modo mais racional, sentir mais adequadamente e agir mais funcionalmente. Racional aquilo que ajuda as pessoas atingir os seus objectivos e propsitos bsicos ser feliz enquanto que irracional aquilo que impede esses objectivos. A RET pretende ser objectiva, cientifica e tcnica, usando a racionalidade ao servio de felicidade do ser humano. As emoes negativas disfuncionais derivam das crenas irracionais, avaliaes negativas s situaes de vida. Dai que a RET proponha uma distino fina entre crenas irracionais e crenas racionais. Conceitos bsicos de RET I. Crenas irracionais: so padres de pensamento absolutistas e dogmticos expressos sob a forma de imposies ticas (tirania do dever): ter de; deve fazer So estas crenas irracionais absolutistas que desencadeiam emoes negativas no viabilizando uma vida feliz e gerando comportamentos disfuncionais. Segundo, Ellis, o ser humano tem uma tendncia biolgica para se endocrinar de crenas irracionais gerando-se um circulo vicioso de acontecimentos e crenas irracionais com consequncias negativas. Eliss em 1970 apresenta uma listagem de 12 crenas irracionais que esto na base das disfunes emocionais, tendo subjacentes duas crenas: - Necessidade de ser amado e aprovado por todos sobretudo pelos significantes; - Necessidade de perfeccionismo. A todas estas crenas esta subjacente a gramtica do devo (must) e do tenho de (should) resultando afirmaes perentrias e absolutas. Exemplos de crenas irracionais: - a ideia de que tenho que ter sempre amor e aprovao das pessoas; - a ideia de que tenho que ter sempre competncia ou talento em algo; - a ideia de que tenho que as pessoas nos magoam ou defendem so sujeitos maus e por isso, devemos castiga-los; - a ideia de que horrvel e catastrfico quando as coisas no correm como nos queremos; - a ideia que o mal estar emocional e causado por presses externas e ns no podemos fazer nada para controlar essas emoes; - a ideia que o passado todo poderoso e que uma coisa uma vez teve grande influencia na nossa vida vai continuar a t-la; - a ideia de que se pode conseguir a felicidade por passividade e inrcia; - a ideia de que necessrio um alto grau de ordem e de certeza para nos sentirmos bem.

II.

Crenas racionais: so avaliaes cognitivas flexveis, relativas, preferenciais e no absolutistas no impedindo que o sujeito atinja os seus objectivos expressando-se em forma de desejo, preferncias, gostos e vontades; O ser humano tem uma tendncia biolgica para estimular o seu poder de escolha mo sentido de alterar o seu pensamento irracional. Atravs de mtodos cognitivos, emotivos e comportamentais e contrariando a lgica biolgica para a irracionalidade.

O paradigma A-B-C-D-E Ellis constri e operacionaliza, o seu sistema psicoteraputico a partir do modelo que denominou A-B-C-D-E. - A = activating event: acontecimento ou experiencia activadoraa que o cliente foi exposto (ex: a mulher abandonou o ) - B = persons belief (crenas): cadeia ou ciclo de pensamentos ou auto-verbalizaoes como resposta a (experiencia ativadora), (ex: ela j no gosta de mim, ningum gosta de mim, terrvel; vou ficar abandonado para sempre) -C = persons emocional and bahavioral responses: consequncias emocionais e comportamentais resultantes da interaco entre A e B (crenas irracionais). (ex: fico deprimido, revoltado, triste e isolado). Apesar de A parecer ser a causa directa de C, isto raramente verdade porque B serve de mediador de A e C, porque os sujeitos processam os dados da experiencia por processos cognitivos, crenas, cuja natureza e contedo vai determinar o tipo de consequncias emocionais e comportamentais. -D = disputa racional: a estratgia da mudana das crenas irracionais pelo cliente. A disputa racional processa-se em vrios momentos ao estilo do mtodo socrtico, visando: - Demonstrar ao cliente de forma persuasiva e convincente que o seu sistema de crenas irracionais que desencadeiam os estado emocionais e possvel abdicar destas crenas por um sistema racional. - Ajudar o cliente a identificar as crenas irracionais e discriminar as suas crenas irracionais (identificar a sua gramtica) - Desafiar o cliente, a substituir as crenas irracionais por crenas alternativas racionais e adaptativas. - E = efeito: quando o sujeito chega concluso que as suas crenas so irracionais e aceita o desafio da sua alterao. - Chega a uma nova filosofia de vida que lhe permite pensar e comportar-se de modo mais racional; - Aceita-se a si prprio e aos outros racionalmente; - Faz uma nova leitura dos acontecimentos da sua vida: racional, flexvel e relativa.

- Planeia e desenvolve novos padres de racionalidade. Principais tcnicas da TRE Ellis agrupa as diversas tcnicas em trs grupos: cognitivos, emotivas e comportamentais. a) Tcnicas cognitivas Sobretudo utilizadas durante a disputa racional, para ajudar o cliente a treinar fora da consulta, a identificar, debater e discriminar e disputar crenas irracionais. Para tal, prope se os trabalhos de casa, pelo recurso a varias tcnicas denominadas como cognitivos. b) Tcnicas emotivas Os terapeutas da RET usam uma grande variedade de tcnicas emotivas para ajudar os clientes a desafiar as suas crenas irracionais. - O humor utilizado pelo terapeuta para encorajar o cliente a pensar racionalmente e no levar demasiado a serio a sua situao; - Auto revelaes, os terapeutas admitem sinceramente que j tiveram problemas semelhantes e demonstram como os ultrapassaram atravs da RET. - Canes e poesias racionais emotivas, que so usadas para apresentar as crenas racionais de forma ldica e humorstica. - Exerccios de combate a vergonha. -Exerccios de correr riscos - repetir auto declaraes racionais de uma forma energtica e impetuosa.

c) Tcnicas comportamentais A TRE postula tcnicas comportamentais, particularmente os trabalhos de casa, porque consta que as mudanas cognitivas so facilitadas pela mudana comportamental; por isso, encoraja os clientes em trabalhos comportamentais de dessensibilizao in vivo e na imerso, operacionalizado em actividades de permanecer ai (stay in there activites); e de exerccio de no adiamento (no deixes para amanha o que podes fazer hoje).

Terapia cognitiva de Beck Caracterizao Geral da TC - As origens da Tc remontam aos trabalhos desenvolvidos por Beck, marcado e desencadeado pelo insucesso da sua experiencia clinica na Psicanalise, sobretudo no que concerne problemtica da depresso.

- Por isso, com o seu modelo pretende desenvolver uma teoria e uma estratgia breve de psicoterapia para a depresso - Na sua investigao afirma a teoria psicanaltica sobre a depresso que postulava que a origem da mesma era uma hostilidade auto-dirigida, expressa como uma necessidade de sofrer. Objectivos da TC Beck desenvolve uma estratgia de interveno com o objectivo de corrigir as distores cognitivas do deprimido atravs da testagem emprica das crenas disfuncionais visando ajustar realidade o sistema de processamento de informao Surgiu assim, uma modelo de interveno sofisticado e teoricamente bem fundamentado que se aplica s problemticas de depresso e ansiedade

Pressupostos da TC A TC enquadra-se nos modelos de re-estruturaao cognitiva - um modelo racionalista: uma abordagem ativa (porque h a preocupao de alterar o estado de passividade do cliente propondo-lhe actividades adequadas e progressivas/directivas e estruturada (numa fase inicial) e de prazo limitado. - Na TC o sujeito um processador de informao que, na sua relao com a realidade selecciona, transforma, filtra, codifica, armazena e evoca informao acerca da sua experiencia - O seu comportamento e estado emocional reflecte a forma como ele percepciona a sua relao com o mundo atravs do seu sistema de crenas - As disfunes psicolgicas surgem quando o sistema de processamento de informao perturbado e o individuo passa a fazer interpretaes distorcidas da realidade - A TC tenta inferir (uma vez que os dados no lhe so fornecidos directamente) lendo nas entrelinhas, atravs da abordagem interpretativa, os marcadores lingusticos do cliente, identificando os processos cognitivos que esto na base dessa distoro Beck a partir de Marziller (1980) distingue 3 niveis de funcionamento cognitivo: (a) No 1 nvel mais superficial esto os acontecimentos cognitivos ou pensamentos automticos, explcitos, pensamentos que o cliente capaz de verbalizar (b) O segundo nvel refere-se aos processos cognitivos, que esto subjacentes s distores, nos pensamentos automticos. So as regras da gramatica cognitiva do cliente. Estes processos no so explicitamente fornecidos na consulta uma vez que ocorrem a nvel implcito (pr-consciente) (c) No terceiro nvel, o mais profundo, esto os esquemas cognitivos que se referem: - s crenas bsicas, nucleares que estruturam o pensamento do individuo e que esto subjacentes aos processos cognitivos da interpretao da realidade - s estruturas semnticas de significado, experiencia vivida, suporte das interpretaes que o sujeito faz acerca de si, dos outros e do mundo

- aos padres cognitivos estveis, difceis de modificar pois so implcitos (inconscientes), adquiridos em fases precoces do desenvolvimento (de difcil negociao e alterao) Distores Cognitivas Beck identifica uma srie de erros cognitivos de distoro quando 1 esquema de disfuncionalidade activado: (a) Abstraco selectiva tendncia para tirar concluses com base num pormenor isolado de um acontecimento e interpretar a totalidade da experiencia a partir de um pormenor (ex: um aluno que se considera mau aluno a matemtica porque errou um problema em 50 resolvidos) (b) Inferncia Arbitrria tirar concluses na ausncia de provas de evidencia que as sustentem. (ex: um trabalhador vai para um trabalho novo j convencido que vai ter insucesso) (c) Generalizao Precipitada utilizar crenas sobre um acontecimento particular e aplicar a contextos diferentes (d) Personalizao relacionar indevidamente acontecimentos consigo prprio mesmo quando no existe qualquer ligao, atribuir-se ocorrncias que lhe so alheias (e) Pensamento dicotmico ou polarizado categoriza a experiencia em 2 extremos, mutuamente exclusivos, sem categorias intermdias: tudo ou nada, boa ou m (f) Exagero ou hiprbole sobre-estimao do significado de acontecimentos negativos

Processo psicoteraputico da TC (a) Numa primeira etapa, clarifica-se em colaborao com o cliente, as suas representaes e expectativas face consulta, que por vezes, so inadequadas e irrealistas (b) Procede-se a uma recolha de informao acerca da historia pessoal do cliente e a uma explorao do comportamento problema (c) Apresentao do racional terico demonstrando ao cliente a influncia dos pensamentos automticos nos sentimentos e mostrar como pensamentos diferentes teriam levado a evocaes diferentes; apela-se colaborao no processo, sem a qual impossvel operar mudanas - O processo de interveno ocorre da periferia para nveis cada vez mais profundos , dai que exista uma primeira fase em que se utilizam predominantemente estratgias comportamentais para criar condies para a interveno tornando o cliente receptivo

mudana cognitiva. As estratgias comportamentais integram uma fase mais directiva e estruturada da interveno. No inicio os processos so relevantes em cliente muito deprimidos, para aumentar o nvel de actividade, diminuir o sentido de incompetncia, aumentar a auto-estima e interromper o ciclo vicioso de depresso. 1 fase: Comportamental - As tcnicas comportamentais no so um fim em si mas um meio para produzir mudanas cognitivas Tipo de tcnicas comportamentais (a) (b) (c) (d) (e) Horrio de actividade Tcnicas de mestria e prazer Prescrio de tarefas graduais Ensino cognitivo Role- reversal

(a) Horrio de actividade visa contrabalanar a perda de motivao, a actividade, e a preocupao do cliente deprimido. Fornece a base para testar a ideia repetitiva do cliente de que nada faz. Inicialmente o psiclogo que organiza o plano, para progressivamente ser o cliente a planear o seu dia, registar actividades, pensamentos e sentimentos ocorridos na realizao das tarefas. As tarefas devem ser simples, econmicas e acessveis de acordo s competncias do cliente. importante que o terapeuta desdramatize quando o cliente no cumpre o plano: Ningum realiza tudo o que planeia, no se sinta mal pelo facto (b) Tcnicas de mestria e prazer alguns clientes deprimidos podem realizar actividades, mas raramente tiram prazer delas. Esta tcnica consiste em identificar e seleccionar tarefas susceptveis de conduzir o cliente a situaes de sucesso e que aumente o seu sentido de competncia pessoal. O grau de mestria e prazer pode ser avaliado atravs da PES (Pleasant Events Schedule Escala de acontecimentos agradveis de prazer) onde o cliente avalia de 1 a 5 o grau de mestria e de prazer. preciso explicar ao cliente o conceito de mestria e prazer. (c) Prescrio de tarefas graduais consiste em escolher actividades que contrariem o contedo do pensamento automtico do cliente, havendo o cuidado de ir aumentando essas tarefas progressivamente e ao ritmo do cliente. (d) Ensaio cognitivo consiste em propor ao cliente que imagine a realizao das tarefas e os possveis obstculos que podero ocorrer, bem como a forma de lidar com eles. Procura motivar o cliente para imaginar a realizao bem sucedida das actividades e de contornar os obstculos. um procedimentos de preparao do cliente para a realizao da actividade.

(e) Role-reversal comum nos clientes deprimidos serem mais exigentes e crticos consigo prprios do que com os outros nas mesmas situaes. Quando o cliente convidado a assumir o papel do outro pode produzir alguma dissonncia nos processos cognitivos do cliente uma vez que ele acaba por se avaliar a si com critrios menos exigentes do que habitualmente utiliza; assim vai-se flexibilizando o pensamento do cliente. 2 Fase Cognitiva tcnicas cognitivas - O objectivo das estratgias de interveno nesta fase, identificar e produzir mudanas nos pensamentos automticos, distores cognitivas e esquemas cognitivos - Por vezes basta modificar apenas o pensamento automtico, mas a maior parte das vezes tem que se explorar nveis mais profundos - Esta fase a menos directiva e menos estruturada. No se deve impor ao cliente o critrio do que desadaptativo mas sublinha-se um empiricismo colaborativo. - uma actividade de investigao a dois: um processo indutivo, na medida em que as solues no esto dadas partida, elas so obtidas aquando a confrontao do cliente com a sua experiencia. - Refora-se o protagonismo do cliente, sendo o terapeuta a base de apoio; evita-se o didactismo pelo uso da discusso socrtica colaborativa para que seja o cliente a soluo para o problema, apoiado pelo psiclogo. - a partir desta discusso que se criam condies para a reflexo do problema do cliente. O quadro de referncia do cliente e no o do psiclogo. Principais tarefas da fase cognitiva a) Identificar pensamentos automticos: envolve o treino de auto-observao e autoregisto dos pensamentos. Aps explicar ao cliente o que so os pensamentos automticos o terapeuta que faa o registo dirio de pensamentos automticos atravs de colunas de registo (grelha de Beck), data, situao, pensamento automtico, emoes, respostas alternativas funcionais, efeitos. Alm disso deve indicar o grau de intensidade da crena e emoo (1-100) b) Modificar os pensamentos automticos : atravs da discusso socrtica dos pensamentos automticos da experiencia: i) A reatribuio; deixar que o cliente deixe de se atribuir toda a responsabilidade dos acontecimentos negativos procurando outras fontes de responsabilidade, atravs da inverso de papis, para introduzir alguma perturbao no pensamento absolutista ii) Descatastrofizar;

Produo de alternativas; consiste em examinar com o cliente a evidncia de um dado pensamento automtico e de apoiar o cliente na recolha de mais dados tendentes a uma interpretao mais realista da situao c) Identificar e modificar pressupostos disfuncionais (esquemas): uma tarefa mais difcil e longa porque so o ncleo duro menos negociado, crenas bsicas mais difceis de aceder; dai envolver inferncias mais complexas da parte do psiclogo a partir do discurso do cliente (trabalho do hermeneuta). Tratase de identificar regras de pensamento do cliente, atravs de temas dominantes, tipos de distores cognitivas (generalizao e hipervalorizao), palavras com uso mais frequente por parte do cliente (marcadores lingusticos).

iii)

Relativamente sua eficcia: - A investigao tem revelado que esta terapia eficaz em clientes deprimidos, tendo-se mostrado mais eficaz que o tratamento farmacolgico atravs dos anti-depressivos, nomeadamente nas depresses relativas. - Tem-se mostrado mais eficaz que a RET e terapia comportamental cognitiva - Os estudos e follow-up existentes confirmam que as mudanas se mantm um ano depois.

You might also like