You are on page 1of 4

PISA

EM FOCO
educao poltica educao poltica educao poltica educao poltica educao poltica educao poltica educao poltica

At que ponto os jovens de 15 anos de hoje so verdes?

15

Entre os pases da OCDE, em torno de um a cada cinco alunos plenamente capaz de identificar,

explicar e aplicar conceitos cientficos relacionados a diversas questes ambientais. No Canad, Finlndia e Japo, mais de um tero dos alunos de 15 anos tem elevados nveis de proficincia em questes ambientais. Eles adquirem a maior parte das informaes sobre meio ambiente na escola, entretanto uns poucos alunos aprendem esses temas em cursos isolados sobre questes ambientais. alunos. Enquanto na maioria dos pases apenas uma minoria das escolas tem disciplinas especficas sobre meio ambiente, esse tema frequentemente discutido como parte de outro componente curricular, e muitas escolas oferecem atividades externas com foco em questes ambientais.

As escolas so uma fonte essencial de informaes sobre as questes ambientais para os

Em alguns pases uma grande proporo de estudantes tem conhecimento de questes ambientais

Os alunos de hoje esto crescendo em ambientes naturais precrios. As mudanas climticas e a perda da biodiversidade ameaam os ecossistemas que sustentam a vida; a falta de gua potvel e saneamento pe em risco a sade de centenas de milhes de pessoas todos os dias. Ao mesmo tempo em que geocientistas, bilogos e cientistas ambientais indicam o caminho para modelar polticas que reduzam o impacto da atividade humana no meio ambiente global e que proporcionem acesso mais equitativo aos recursos naturais os cidados bem informados tambm tm um papel importante. Como as aes individuais exercem um impacto no meio ambiente, compreender as teorias cientcas e estar apto a avaliar as evidncias podem ajudas as pessoas a tomar decises conscientes com relao s escolhas do dia-a-dia, como deixar ou no a TV em standby, em que temperatura ajustar o aquecimento e qual carro comprar (ou no). Aprender a respeito do meio ambiente desde cedo na educao escolar pode ajudar a moldar a interao com o meio ambiente na vida adulta. At que ponto os jovens de 15 anos so verdes? At que ponto compreendem as questes ambientais? Quais so suas fontes de informao a respeito de meio ambiente? E eles so capazes de aplicar princpios e evidncias cientcas ao mundo que os rodeia?

PISA EM FOCO 04/2012 (Abril) OCDE 2012

PISA
EM FOCO
Entre os pases da OCDE, em mdia 19% dos jovens de 15 anos tem um elevado nvel de procincia em cincias ambientais na escala do PISA (nvel A). Nesse nvel, os alunos conseguem identicar, explicar e aplicar o conhecimento cientco em relao a vrias questes ambientais. Eles podem ligar diferentes fontes de informao e explicaes e us-las para justicar decises relacionadas a questes ambientais. Eles demonstram de forma clara e coerente que possuem alto nvel de reexo e argumentao em tpicos cientcos relevantes para o meio ambiente. Podem fazer uso desse entendimento para desenvolver argumentos para embasar recomendaes e decises tanto em situaes sociais como globais. Esses alunos com alta procincia representam um universo potencial de cidados bem informados e com capacidade analtica. Eles podem-se tornar a prxima gerao de cientistas pesquisadores e inovadores. Entre os pases da OCDE, Canad, Estnia, Finlndia, Japo, Coreia e Eslovnia tm propores particularmente altas de alunos nesse nvel. Com poucas excees, entre 15% e 31% dos alunos dos pases da OCDE alcanam o nvel mais alto.
Porcentagem de estudantes em cada nvel da escala de procincia em cincias ambientais
% 100 Nvel A 80 60 40 20 0 -20 -40 -60 Nvel B Nvel C Nvel D Abaixo do Nvel D

Os estudantes situados no Nvel A podem identicar, explicar e aplicar de forma consistente o conhecimento cientco relacionado a vrios tpicos ambientais. Podem ligar informaes e explicaes de diferentes fontes e usar evidncias dessas fontes para justicar decises relacionadas a questes ambientais. Os estudantes com desempenho abaixo do Nvel D de procincia tm diculdade para responder questes com informaes cientcas relevantes sobre fenmenos e questes ambientais bsicos.
Os pases/economias esto classicados em ordem acendente da porcentagem de estudantes de 15 anos abaixo do Nvel D.

Fonte: OCDE Base de dados do PISA 2006.

mas em outros, uma grande parte dos alunos no esto preparados para enfrentar os desafios ambientais.
Na outra ponta da escala de procincia, uma parcela signicativa dos alunos no consegue responder questes contendo dados cientcos relacionados a fenmenos e questes bsicas sobre o meio ambiente. O desempenho desses alunos abaixo do nvel bsico de procincia do PISA em cincias ambientais (Nvel D). A proporo de jovens de 15 anos com baixo desempenho em cincias ambientais um importante indicador de um pas vir a possuir ou no uma populao adulta com conhecimento e entendimento sucientes para responder aos desaos ambientais do futuro. Entre os pases da OCDE , uma mdia de 16% dos alunos possui desempenho abaixo desse nvel bsico de procincia; em quatro pases da OCDE 20% ou mais dos alunos esto nesse nvel. Enquanto isso, mais da metade dos alunos do Quirguisto e do Catar no alcanam o nvel bsico de procincia. Em contraste, no Canad, na Estnia, na Finlndia, no Japo, no pas parceiro Liechtenstein e nas economias parceiras China - Taiwan, China - Hong Kong e China - Macau , 10% ou menos dos alunos possuem desempenho abaixo do nvel bsico de procincia.

PISA EM FOCO

Finlndia China-Hong Kong Estnia Canad China-Taiwan Liechtenstein Japo China-Macau Austrlia Holanda Coreia Eslovnia Hungria Nova Zelndia Repblica Tcheca Polnia Alemanha Suia Irlanda Crocia Letnia Blgica Dinamarca Sucia Reino Unido Rssia Litunia ustria
04/2012 (Abril) OCDE 2012

Espanha Noruega Eslovquia Frana Islndia Estados Unidos Luxemburgo Grcia Portugal Itlia Srvia Israel Chile Bulgria Jordnia Uruguai Montenegro Tailndia Romnia Turquia Mxico Colmbia Argentina Indonsia Tunsia Brasil Azerbaijo Quirguisto Catar

mdia OCDE

PISA
EM FOCO
Como as cincias ambientais so ensinadas na escola? Quase todos os alunos dos pases da OCDE frequentam escolas que ensinam as cincias ambientais como parte do currculo de cincias; apenas 2% desses alunos, em mdia, esto em escolas que no o fazem. A Grcia e o Japo so notveis excees, onde apenas 15% e 13% dos alunos, respectivamente, esto em escolas em que os diretores informaram que cincias ambientais fazem parte do currculo de cincias. Em geral, em todos os pases, apenas uma minoria dos alunos frequentam escolas em que se aprendem as questes ambientais em disciplinas especcas sobre o meio ambiente. A maioria dos alunos adquire o conhecimento a respeito das cincias ambientais em disciplinas correlatas, como cincias e geograa.
Ambiente de sala de aula
Os alunos que aprendem sobre a extino de plantas e animais na escola apresentam desempenho melhor na avaliao de cincias ambientais no PISA. Diferena de pontuao no PISA
Jordnia Sucia Austrlia China-Taiwan Estados Unidos Grcia Polnia Mxico Tailndia Srvia China-Hong Kong Blgica Japo Indonsia Itlia Islndia Holanda Azerbaijo Estnia Coreia Tunsia Romnia Montenegro Brasil Luxemburgo Portugal Chile Quirguisto Colmbia Dinamarca Israel Uruguai Bulgria Turquia Litunia Argentina Catar Canad Finlndia Espanha Eslovnia Litunia Crocia Suia Irlanda Alemanha Rssia Repblica TCheca Nova Zelndia Noruega Reino Unido China-Macau Liechtenstein Hungria ustria Eslovquia
-10 0 10 20 30 40 50

Quando o tema meio ambiente, os mtodos de ensino-aprendizagem so frequentemente inovadores.


Cada vez mais a aprendizagem de questes ambientais ocorre fora das paredes da sala de aula. De acordo com os diretores de escolas, a maioria dos alunos de 15 anos frequenta escolas que lanam mo de ao menos uma atividade de ensino fora da sala de aula. A prtica de atividades ao ar livre a mais reportada, seguida por idas a museus e centros de cincia. Em mdia, 77% dos alunos dos pases da OCDE frequentam escolas que oferecem atividades ao ar livre, 75% esto em escolas que organizam visitas a museus e 67%, em escolas que visitam centros de cincias. No entanto, a disponibilidade dessas varia muito de um pas para o outro: no Japo, por exemplo, 55% dos alunos esto em escolas cujos diretores informaram no ter atividades fora da escola; enquanto em Portugal e na Eslovquia, todas as escolas oferecem ao menos uma atividade desse tipo.

mdia OCDE

Obs.: As diferenas de pontuao levam em conta informaes sobre variveis de contexto. As diferenas estatisticamente signicativas esto marcadas em tom mais escuro. Fonte: OCDE Base de dados do PISA 2006.

PISA EM FOCO

04/2012 (Abril) OCDE 2012

PISA
EM FOCO
A escola tem papel central na construo do conhecimento a respeito de questes ambientais cruciais como poluio do ar, energia, extino de plantas e animais, desmatamento, escassez de gua e resduos nucleares. Os alunos em geral aprendem essas questes na escola. Alunos com alto desempenho tambm usam a mdia e a Internet para aprofundar seu conhecimento. Ao desenvolver nos estudantes competncias em cincias ambientais e ao incluir as questes ambientais no currculo, as escolas podem ajudar a fomentar um interesse no tema que ir persistir fora dos portes da escola e na vida adulta.
Onde os estudantes conseguem a informao?
Escola % 100 80 60 40 20 0 100 80 60 40 20 0 TV, Rdio, Jornais ou Revistas Amigos Famlia Internet ou Livros

Poluio do ar

Falta de recursos energticos

Falta de recursos hdricos

Lixo nuclear

Extino de plantas e animais

Desmatamento para outro uso da terra

Fonte: OCDE Base de dados do PISA 2006.

Para concluir: As aes dos indivduos impactam o meio ambiente. Os alunos que aprendem a respeito do meio ambiente na escola tm maior conhecimento sobre questes ambientais e tendem a buscar mais informaes sobre esse assunto tambm em outras fontes. Equipados com esse conhecimento, os alunos esto mais bem preparados para realizar escolhas difceis como as que sero requeridas deles quando se tornarem adultos em um ambiente natural cada vez mais ameaado.
Para mais informaes Entre em contato com Francesca Borgonovi (Francesca.Borgonovi@oecd.org) Veja: Relatrio da OCDE (2009) Verde aos Quinze Anos? Desempenho dos jovens de 15 anos em Cincias Ambientais e Geocincias no PISA 2006, OCDE, Paris. Visite: www.pisa.oecd.org www.oecd.org/pisa/infocus

Prximo nmero:

Um pagamento baseado no desempenho melhora a atuao do professor?

A qualidade da traduo para o Portugus e sua fidelidade ao texto original so de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira Inep, Brasil.

PISA EM FOCO

04/2012 (Abril) OCDE 2012

You might also like