You are on page 1of 3

1. Estudo da vida social humana, grupos e sociedades. 2.

Refere-se aos contextos sociais de nossas vidas s nos acontecimentos, aes ordenadas aleatoriamente, mas esto estruturadase se reconstroem a todo o momento a sociedade humana ou padronizados de diferentes maneiras. 3. era um cincia positiva, e acreditava na produo de conhecimento acerca da sociedade com base em provas retiradas da observao da comparao e da experimentao. 4. . existem foras sociais externas ao individuo que influenciam as taxas de suicdio, e para este a ideia de solidariedade social e q quando as pessoas estavam envolvidas num grupo social o suicdio diminua por estarem se relacionando e normas referentes a esses grupos. e que sudois tipos de laos na sociedade a integrao social e a regulao social 5. Categoria sociolgica capaz de dar objetividade ao comportamento humano em grupo. 6. as instituies so: famlia ( informa, sano espontnea) , escola (semiformal, sano legal), igreja (semiformal, sano espontnea), estado (formal, sano legitima - punio), sociedade (informal, sano espontnea) . 7. normalidade o comportamento q esta dentro do limite esperado pela sociedade, enquanto q o sensu comum evidencia o comportamento de destruir o grupo social, os fora do esperado pela sociedade. 8. sua importncia esta atrelada ao sentido de que todos tem uma funo na sociedade e que uns dependem dos outros, portanto necessrio a diviso do trabalho para sua sobrevivncia e consequentemente faz com que a sociedade cresa. 9. se apresenta como uma forma de diviso do trabalho, fazendo com que todos tenham uma funo social. 10. Por que permite q a liberdade adentre a existncia social do homem O Direito o smbolo do pensamento de uma sociedade e pode ser um instrumento expressivo, permitindo que a sociedade estabelea valores centrais. 11. a)instrumentalismo de classe; b) determinismo econmico. 12. a) o direito inevitavelmente politico, ou dto forma politica; b) direito e estado so ligados; dto mostra relativa autonomia em relao ao Estado. c) dto em vigor ralaes econmicas predominantes reflete ou exprime de alguma forma; forma jurdica reproduz relaes econmicas. d) dto potencialmente coercitivo ou repressivo, manifesta monoplio estatal dos meios de correo.

e) contedo e procedimento do dto manifestam direta ou indiretamente os interesses nas classes dominantes ou centro poder. f) dto ideolgico; exemplificaquanto legitima valores estabelecido classes dominantes. 13. Como a necessidade de tornara liberdade concreta e social. 14. para criar uma imagem da ordem como auto-suficiente, como expresso e busca continua da justia. 15. quer dizer que impossvel encontrar uma verdadeira teoria do dto natural incorporada num Estado justo pois os padres mentais dos juristas modernos so termos de propriedade, permuta e contrato.J que trabalham com reflexos discursivos e ideolgicos de condies econmicas. 16. comrcio livre, liberdade de vender e comprar. 17. Maneira destrutiva; maneira constitutiva. a) maneira destrutiva:harmonia social pr moderna e sua integrao numa unidade social devem ser destrudas, mas o dto conduziu os seres humanos ao mercado e com isso criou uma nova ferramenta para criao novo espao e uma nova organizao. b) maneira constitutiva: ser humano pessoa jurdica, para que o ato da troca possa ocorrer, e isso requer os sujeitos como agentes. 18. como a luta pela desumanidade e a explorao. CONTRA A DESUMANIDADE, ver pg318/319 19. so os aspectos desumanizadores da modernidade.Ver 326/327 20. a) controle do mundo atravs do calculo, coleta e registro de informaes ( no momento em que se implantou a tecnologia, o mundo virou um local em que os problemas devem ser resolvidos com a prpria tecnologia). b) a sistematizao do significado e do valor em forma de um esquema geral e coerente. c) existncia cotidiana metodolgica, de acordo de regras, significa compromisso com a coerncia ao ligar pensamento e aes, objetos e atividades afins, criando ordenamento eficiente que leve do meio ao fim. 21. permite um tipo especial de denominao q esta exercida como se prprios dominados desejassem tal conduta. 22. a) ao social: diz respeito aos outros, o relacionamento e trocade interesse. b)comportamento: orientado a trajetria, ou seja, tem significado.

23. pelo fato de que os cientistas podiam falar nada com relao aos fundamento juzos de valores e com isso seriam objeto de verificao jurdica. Atravs da legalidade, podemos criar uma configurao particular da razo, a doutrina jurdica, com sua verdade prpria. Atravs de sua capacidade de criar direitos e deveres, responsabilidades e solues jurdicas, a legalidade a tcnica mais apropriada ao poder moderno. O direito pode criar seu prprio universo de sentido e necessidade. 24. quando nos deixamos absorver pela reflexo nos damos conta da impossibilidade de chegar ao conhecimento da totalidade do mundo ou avaliar seu sentido. 25. se esta sujeita a uma estranha sobre determinao; sonha realidade maior q pode alcanar.Ver pg. 343

You might also like