You are on page 1of 8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

JusBrasil - Notcias
29 de setembro de 2013

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto.
Publicado por Associao dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de So Paulo (extrado pelo JusBrasil) - 2 anos atrs

EMENTA

REGISTRO CIVIL. PEDIDO DE ACRSCIMO DE PRENOME, TRANSFORMANDO-O DE SIMPLES EM COMPOSTO. EXISTNCIA DE MOTIVAO PONDERVEL. 1. O sistema registral est submetido ao princpio da legalidade, sendo que a liberdade individual encontra limite nas disposies de ordem pblica. 2. A possibilidade de alterao de nome constitui exceo dentro da regra geral de imutabilidade e, como exceo, deve ser interpretada restritivamente. 3. admissvel a incluso no nome de apelido pblico notrio, desde que fiquem preservados o prenome e tambm os apelidos de famlia. Inteligncia do art. 58 da Lei n 6.015/73. Recurso provido, por maioria. (TJRS - Apelao Cvel n 70031381452 - Porto Alegre - 7 Cm. Cvel - Rel. Des. Srgio Fernando de Vasconcellos Chaves - DJ 06.04.2010)

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos os autos.

Acordam os Magistrados integrantes da Stima Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, por maioria, dar provimento ao recurso, vencido o Dr. Jos Conrado de Souza Jnior.

Custas na forma da lei.

Participaram do julgamento, alm do signatrio (Presidente), os eminentes Senhores DES. ANDR LUIZ PLANELLA VILLARINHO E DR. JOS CONRADO DE SOUZA JNIOR.
arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto 1/8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

Porto Alegre, 24 de maro de 2010.

DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES - Relator.

RELATRIO

DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES (RELATOR)

Trata-se da irresignao do MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL com a r. sentena que julgou procedente o pedido formulado na ao de retificao de registro de nascimento proposta por JOS A. G. P. M., para determinar que seu nome seja alterado para JOS A. G. P. M. A. G., em seus assentos de nascimento e casamento, permanecendo os demais dados inalterados.

Sustenta o MINISTRIO PBLICO que o nome da pessoa sujeita-se aos princpios da indisponibilidade e da imutabilidade relativa. Diz que, como exceo ao princpio da imutabilidade, o art. 56 da Lei n 6.015/73 permite a alterao do nome, no primeiro ano aps a maioridade, sem qualquer motivao, desde que tal mudana no implique em prejuzo aos patronmicos identificadores da origem familiar. Refere que o assessor do programa do recorrente tambm utiliza da expresso "voltaremos", o que descaracterizaria a exclusividade pretendida.

Assevera que a ao deveria ter sido julgada procedente para que fosse realizada a mudana para JOS A. A. G. G. P. M., preservando o apelido de famlia que transmitiu a seus descendentes. Pretende a reforma da deciso hostilizada para que conste como nome do registro e/ou nubente JOS A. A. G. G. P. M.. Pede o provimento do recurso.

Intimado, o recorrido ofereceu contra-razes salientando que o menino ALARICO, que participa do programa de TV, sobrinho do apresentador, ora recorrente e utiliza-se do vocbulo "voltaremos" como forma de homenagear a expresso popularizada por seu tio. Pretende a confirmao da sentena atacada ou, alternativamente, o provimento da apelao.

Com vista dos autos, a douta Procuradoria de Justia lanou parecer opinando pelo conhecimento e provimento do recurso.

Esta Cmara adotou o procedimento informatizado e foi observado o disposto no artigo 551, 2, do CPC.

o relatrio.

VOTOS

arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto

2/8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES (RELATOR)

Estou acolhendo o pleito recursal.

Primeiramente, convm lembrar que o nome de uma pessoa consiste num conjunto de elementos que definem a individualidade de algum no plano social, isto , serve para identificar a pessoa, permitindo que uma seja distinguida da outra, bem como indica a sua vinculao a um determinado grupo familiar.

Essa identificao da pessoa dada pelo nome individual - prenome - e pelo apelido de famlia - nome ou nome patronmico - que indicativo do tronco ancestral de onde provm a pessoa.

Assim, o nome mais do que um mero elemento destinado para distinguir um indivduo de outro, pois serve para identificar tambm a sua origem familiar, o que determina a importncia social do nome. E, precisamente, essa a razo pela qual as pessoas quando contraem um casamento, podem definir o nome que pretendem adotar, podendo hoje essa opo ser feita tanto pelo homem, como pela mulher.

Ao contrarem casamento, o marido e mulher passam a constituir uma nova unidade familiar que tem um nome patronmico a identific-lo e que designar, tambm, a prole que de ambos for gerada.

exatamente isso, pois, o que estabelecem os arts. 54, 4, e 55 da Lei dos Registros Publicos, sendo de hialina clareza que no permitida escolha e, muito pelo contrrio, o art. 55 estabelece que escolhido o prenome, "o oficial lanar adiante do prenome escolhido o nome do pai, e na falta, o da me".

Isto , o filho receber o nome paterno e, somente se ignorado o pai, receber o materno. E assim at por uma questo lgica. Alis, no por outra razo que, uma vez reconhecida a paternidade, o filho ter acrescido ao seu nome registrado, o patronmico paterno...

Dentro de uma viso estrutural do nosso sistema registral, no por outra razo tambm que se admite que o prenome possa ser mudado, embora o nome de famlia seja imutvel.

Nesse sentido, vale lembrar, dispe o art. 56 da Lei de Registros Publicos, que a pessoa pode alterar o nome, no primeiro ano aps atingir a maioridade e, ainda assim, "desde que no prejudique os apelidos de famlia".

Como se infere, a regra a imutabilidade do nome, devendo acompanhar a pessoa em todos os atos da sua vida civil, com reflexos sobre sua descendncia, pois a individualiza, no s no plano familiar, mas tambm no plano social. E, por essa razo que se deve evitar sempre a quebra da cadeia registral, o que se afigura juridicamente invivel.

preciso que os pais mostrem aos filhos, com dignidade e respeito, que o nome transmitido deve ser fator
arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto 3/8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

de orgulho, pois nele reside, em verdade, a prpria memria da famlia a que pertencem. Da a importncia da preservao dos apelidos de famlia.

Portanto, preciso ter em mira que o nome de uma pessoa constitui "a designao pela qual se identificam e se distinguem as pessoas naturais, nas relaes concernentes ao aspecto civil da sua vida jurdica" (LIMONGI FRANA, in "Do nome civil das pessoas naturais", pg. 22).

E, no mesmo sentido, focalizando a identificao da pessoa no contexto social, SERPA LOPES enfatiza que o mais importante dos elementos o nome, sem dvida, o patronmico, ou os apelidos de famlia. Serve, na sociedade moderna para designar todos os indivduos pertinentes mesma famlia, em razo do que o seu meio normal de aquisio a filiao. Toda pessoa deve possuir o nome patronmico, cuja composio a lei regula especialmente. Trata-se de um nome comum a uma famlia inteira (Tratado dos Registros Pblicos, vol. I, 6, ED. Reviso e Atualizao, Braslia Jurdica, 1997, p. 198/199).

Portanto, o nome da pessoa composto de duas partes, (a) o prenome, que tambm chamado de nome individual, e (b) o nome patronmico, que chamado de nome de famlia ou apelido de famlia.

No caso em tela, convm frisar que no se cuida de alterao do apelido de

famlia, nem do prenome, que podem ser alterados nos casos de (a) adoo de crianas ou adolescentes (art. 47, 5, ECA), (b) exposio da pessoa ao ridculo e (d) motivadamente, no primeiro ano aps a pessoa atingir a maioridade civil (art. 55, LRP), sendo que os apelidos de famlia tambm podem ser alterados com o casamento civil. Cuida-se, sim, de insero de pseudnimo, pelo qual a pessoa notoriamente conhecida.

E, no caso, foi deferido o acrscimo do pseudnimo, tendo a sentena determinado a incluso no final do nome, isto , depois do prenome e dos apelidos de famlia, tratando-o topicamente, sob o prisma meramente formal, de um acrscimo nos apelidos de famlia, o que inaceitvel.

Destaco, por oportuno, que essa viso restritiva decorre do fato do sistema registral estar submetido ao princpio da legalidade, isto , em matria registral deve ser observado o que a lei prev e no o que a lei no probe, cumprindo enfatizar que a liberdade individual encontra limite necessrio nas disposies de ordem pblica.

Nesse sentido, vale lembrar precedente do Superior Tribunal de Justia, in verbis:

"Civil. Recurso especial. Retificao de registro civil. Homonmia. Peculiaridades do caso concreto. Incluso de prenome. Substituio. Apelido pblico e notrio.- O art. 57 da Lei n. 6.015/73 admite a alterao de nome civil, desde que se faa por meio de exceo e motivadamente, com a devida apreciao judicial, sem descurar das peculiaridades do caso concreto. Precedentes.- Por no se tratar de hiptese de substituio de prenome, e sim de adio deste, alm de no ter sido demonstrado em momento oportuno ser o recorrente conhecido no meio social pelo prenome que pretende acrescentar, obsta o seu pedido o art. 58 da LRP.arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto 4/8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

Conquanto possa a homonmia vir a prejudicar a identificao do sujeito, se o Tribunal de origem, com base no delineamento ftico-probatrio do processo, entende que no h exposio a circunstncias vexatrias e de constrangimento decorrentes dos homnimos existentes, tal reexame vedado em recurso especial. Recurso especial no conhecido. REsp 647296 / MT ; RECURSO ESPECIAL 2004/0017993-1 Relatora Ministra NANCY ANDRIGHI (1118) T3 - TERCEIRA TURMA STJ, julgado em 03.05.2005. Publicado no DJ 16.05.2005 p. 348"

No caso em tela, no se trata de uma alterao que cause constrangimento ao recorrido, mas o recorrido busca apenas a incluso de apelido pelo qual ele notoriamente conhecido no s no ambiente social, mas tambm profissional, pois se trata de uma alcunha que ele utiliza em programas de televiso e de rdio, inclusive em livros de sua autoria, sendo por ela identificado inclusive.

Assim, vale destacar que a incluso de apelidos notrios encontra respaldo no ordenamento jurdico em relao a adio da alcunha pblica ao prenome. E isso que ocorre, por exemplo, com pessoas pblicas como LULA e XUXA, entre outras, que agregaram aos seus nomes os apelidos pelos quais se tornaram conhecidos. E o mesmo valeria, por exemplo, para o PEL, ZICO, POP, alm de inmeros artistas e atletas. Ou seja, o uso habitual de um determinado nome ou apelido por longo tempo, sem dolo e com notoriedade, confere ao seu portador o direito de obter o seu uso civil, mediante a retificao do registro civil.

Enfatizo, pois, que o nome civil, que composto do prenome e apelidos de famlia (ou sobrenome), constitui direito exclusivo da pessoa, sendo considerado mesmo como direito da personalidade, sendo merecedor de especial proteo jurdica. E isso, por igual, ocorre tambm com o pseudnimo adotado pela pessoa, tendo em mira a notoriedade pblica ou social alcanada, como que dispe o art. 58 da Lei n 6.015/73, in verbis:

"O prenome ser definitivo, admitindo-se, todavia, a sua substituio por apelidos pblicos notrios."

Portanto, mais do que mera proteo jurdica, h tambm a possibilidade de alterao de nome, o que constitui exceo dentro da regra geral de imutabilidade. Mas, como exceo que , deve ser interpretada restritivamente.

No caso em exame, tenho que se mostra equivocada a deciso hostilizada, pois no poderia incluir no final o pseudnimo, j que o sistema registral reserva tal parte aos apelidos de famlia, como se exps ao incio deste voto.

Assim, cumpre considerar que JOS ANTNIO o prenome composto do autor e GOMES PINHEIRO MACHADO sos os seus apelidos de famlia, que permanecem imutveis, como, alis, foi requerido na prpria pea exordial. E a incluso do apelido ANONYMUS GOURMET perfeitamente vivel, mas desde que fique preservado o nome, isto , o prenome e os apelidos de famlia.

Nesse passo, inteira assiste razo aos diligentes rgos do MINISTRIO PBLICO, tanto em primeiro como em segundo grau, quando apontam para a necessidade de reparo na sentena, sugerindo a seguinte composio de nome: JOS ANTONIO ANONYMUS GOURMET GOMES PINHEIRO MACHADO. Destaco
arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto 5/8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

que ANTONIO grafado assim, e no ANTNIO, sem acento circunflexo, pois assim que consta no registro civil de nascimento.

Desta forma, resta atendido o pleito do autor, que visa garantir o acrscimo do seu apelido pblico e notrio, consoante permissivo do art. 58 da Lei n 6.015/73, e so respeitadas as disposies de ordem pblica, ficando preservados tanto o prenome como tambm os apelidos de famlia.

ISTO POSTO, dou provimento ao recurso para determinar a incluso do pseudnimo entre o prenome e os apelidos de famlia, tal como referido no corpo do voto.

DES. ANDR LUIZ PLANELLA VILLARINHO (REVISOR)

Em que pese as judiciosas razes do eminente Dr. Conrado, estou acompanhando o douto Relator. Para evitar tautologia, sem outros fundamentos, diante de que tudo j foi escrito nos autos, seja pelo Ministrio Pblico, Juzo a quo, e neste grau, observo apenas que o art. 58 da Lei 6015/73 embasa o pleito do recorrido, de modo que, mesmo no se tratando de substituio , prevista no dispositivo, me parece bvio que a interpretao possibilita agregar , acrescentar, mormente as razes invocadas e que o nome e apelido original continuaro imutveis, preservados, sem qualquer prejuzo terceiro.

Assim, renovando vnia, acompanho o eminente Relator, ao efeito de prover a apelao.

DR. JOS CONRADO DE SOUZA JNIOR

Com a devida vnia do nobre relator, estou divergindo de seu voto.

Antes de tudo preciso dizer que o princpio da imutabilidade do nome, hoje melhor denominado definitividade , expresso no artigo 58 da Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973, est ligado aos direitos da personalidade, os quais, por sua vez, tm razes em princpio maior, qual seja o da Dignidade da Pessoa Humana, que, em via jurdica reversa, lhes irradia ampla proteo.

Dito isso, no preciso maiores indagaes, at porque, de conhecimento geral, que a matria est inserta alm do espao do direito privado, mas alcana, e em grande extenso, o direito pblico.

Trata-se, portanto, de matria de ordem pblica e, como tal, tem srios reflexos processuais.

Com efeito, malgrado a controvrsia existente que envolve a extenso que o juzo ad quem pode alcanar na reviso de matrias de ordem pblica, discusso que me permito, permissa vnia, tangenciar, seja pela premncia do tempo, seja pelo enorme volume de processos a serem julgados nesta sesso, filio-me corrente que sustenta a possibilidade de profundo corte vertical no conhecimento, de ofcio, pelo rgo ad quem, das matrias de ordem pblica.
arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto 6/8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

Sob essa ptica, estou em que carece ao apelado interesse jurdico de alterao de nome - em outras palavras, a presente ao carece de duas das condies da ao (possibilidade jurdica e interesse processual) e por isso deve ser extinta nos termos do artigo 267 inciso VI do CPC.

Explico.

A possibilidade de alterao do nome, no caso para insero de pseudnimo, no se desgarra, como j acenei acima, do princpio da dignidade humana.

O princpio da imutabilidade, ou definitividade do nome, princpio de natureza (de ordem) pblica, portanto alm do alcance de disponibilidade de qualquer interessado, somente comporta exceo (e repito: EXCEO) quando a motivao justificar a ruptura do sistema.

Diversamente do que possa parecer, nada obstante as constantes alteraes da Lei dos Registros Publicos, especificamente no que toca ao nome, alteraes legislativas nem sempre afinadas com o SISTEMA de REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS (como o caso, data vnia do 1 do artigo 57 da LRP), que mistura, desordenadamente, reas e naturezas diferentes do direito, a exegese deve sempre tender lgica, organizao e finalidade do sistema.

E j que se est a falar de sistema, veja-se que o sistema concntrico, acolhendo como justa motivao aquelas hipteses decorrentes de relaes de parentesco (filiao, insero de sobrenome de algum antepassado, adoo, ou mesmo a insero do nome do padrasto), casamento, separaes, divrcio etc., ou as que autorizam a substituio do nome por que este traz constrangimentos e embaraos ao seu portador, bem ainda quelas hipteses que dizem com razes de fundada coao ou ameaa decorrente de colaborao com a apurao de crime, etc.

Nessa trilha, fora concluir, o interesse recreacionista, curioso, ou meramente comercial estranho ao sistema.

No caso dos autos, no apresentou o recorrido qualquer motivo jurdico para a substituio de seu prenome - muito menos ainda de seu nome (apelido de famlia).

Veja-se que tal a carga de interesse pblico contido na norma do artigo 58 da lei em comento que o texto fala em SUBSTITUIO do prenome. Ora, evidente que a lei quer dar publicidade a como, de fato, o indivduo identificado no seu meio social. o caso, hipottico, de um indivduo que todos conhecem por "Guerino", inclusive sua mulher o chama assim, mas que foi registrado como Jos Alencar.

No o caso do recorrido que conhecido na comunidade porto-alegrense e advogado.

Este o sentido da lei.


arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto 7/8

29/09/13

Jurisprudncia - TJ-RS - Registro Civil. Pedido de acrscimo de prenome, transformando-o de simples em composto. | Notcias JusBrasil

E nem se diga, o que ainda pior, que o interesse econmico ou comercial.

Com efeito, interesses comerciais no esto a passo com os direitos da personalidade. So coisas totalmente diferentes.

E disso est plenamente ciente o apelado quanto diz textualmente que j constituiu duas empresas com os nomes que pretende agregar ao seu, quais sejam: J.A. PINHEIRO MACHADO ANONYMUS GOURMET LTDA. e VOLTAREMOS LTDA.

De fato, o registro de marcas e patentes nada tem a ver com os direitos da personalidade, com o princpio da dignidade da pessoa HUMANA.

Parece-me, data vnia, que se est a enveredar por caminho equivocado e que leva ao desarranjo do sistema de registro civil das pessoas naturais.

O voto, portanto, pela extino do processo sem julgamento de mrito por impossibilidade jurdica do pedido e falta de interesse de agir, nos termos do artigo 267, inciso VI, do CPC.

o voto.

DES. SRGIO FERNANDO DE VASCONCELLOS CHAVES - Presidente - Apelao Cvel n 70031381452, Comarca de Porto Alegre: "POR MAIORIA, PROVERAM O RECURSO, VENCIDO O DR. JOS CONRADO DE SOUZA JNIOR."

Julgador (a) de 1 Grau: ANTONIO C A NASCIMENTO E SILVA.

Anncios do Google

Ducati Sale
Imveis Com Condies Inditas! Ducati Sale, 29 de Setembro.
www.imobiliariaducati.com.br

Disponvel em: http://arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-deacrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto

arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/2583501/jurisprudencia-tj-rs-registro-civil-pedido-de-acrescimo-de-prenome-transformando-o-de-simples-em-composto

8/8

You might also like