You are on page 1of 3

Art. 27.

As penas previstas neste Captulo podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substitudas a qualquer tempo, ouvidos o Ministrio Pblico e o defensor. Ao analisarmos o art. 27 da Lei de Drogas, surge a questo amplamente discutida na doutrina quanto ao no cabimento de penas restritivas de liberdade aos usurios de drogas. Baseia-se na idia de reeducao atravs de amparo e orientao. Seriam aplicveis medidas salutares no sentido de orientao, atravs da obrigatoriedade de participao em cursos e palestras. Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar ser submetido s seguintes penas: I - advertncia sobre os efeitos das drogas; II - prestao de servios comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. 1o s mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas preparao de pequena quantidade de substncia ou produto capaz de causar dependncia fsica ou psquica. 2o Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atender natureza e quantidade da substncia apreendida, ao local e s condies em que se desenvolveu a ao, s circunstncias sociais e pessoais, bem como conduta e aos antecedentes do agente. 3o As penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo sero aplicadas pelo prazo mximo de 5 (cinco) meses. 4o Em caso de reincidncia, as penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo sero aplicadas pelo prazo mximo de 10 (dez) meses. 5o A prestao de servios comunidade ser cumprida em programas comunitrios, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congneres, pblicos ou privados sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da preveno do consumo ou da recuperao de usurios e dependentes de drogas. 6o Para garantia do cumprimento das medidas educativas a que se refere o caput, nos incisos I, II e III, a que injustificadamente se recuse o agente, poder o juiz submet-lo, sucessivamente a: I - admoestao verbal; II - multa.

7o O juiz determinar ao Poder Pblico que coloque disposio do infrator, gratuitamente, estabelecimento de sade, preferencialmente ambulatorial, para tratamento especializado. A nova lei promoveu um alargamento na incriminao do usurio de drogas. Quanto s condutas de ter em depsito e transportar, o tipo penal apresenta a hiptese de novatio legis incriminadora. Significa que s se podem punir aqueles que praticaram tais condutas a partir do dia 08 de outubro de 2006. Aqueles que foram condenados por praticarem estas condutas (ter e depsito ou transportar drogas) antes do dia 08 de outubro de 2006, embora as evidncias dos autos tenham demonstrado que ele era usurio, cabe Reviso Criminal. Ao analisarmos cada um dos verbos deste artigo, precisamos ter com clareza o significado de cada uma das condutas previstas: Adquirir comprar, obter mediante pagamento. Guardar - armazenar para consumir em curto perodo de tempo, tomar conta de algo, proteger. Trazer consigo Ter junto ao corpo, no bolso, na carteira, etc. Ter em Depsito ter armazenado suprimento que traga uma idia de mais perpetuidade, maior quantidade. Transportar Levar de um lugar para outro, em malas, veculos, etc. No constam no artigo os verbos usar, consumir (fumar, cheirar, injetar, etc), logo, se poderia concluir que usar drogas no crime. Parte da doutrina defende a tese de que qualquer conduta relacionada ao consumo no deveria ser punida. Baseiam-se no princpio da alteridade ou transcendentalidade, segundo qual ningum pode ser punido por fazer mal a si prprio. Parece-nos uma tese pouco sustentvel. Frente a este argumento, podemos considerar que os malefcios de usar drogas adoecem por reflexo toda a famlia do usurio de drogas. Tudo e todos em volta de um usurio de drogas terminam afetados. O Estado tambm acaba tendo gastos com este usurio. Por este ponto de vista, o usurio no deveria ter o direito de gerar todo este reflexo, portanto, deveria ser punido mesmo. O art. 28, 1, configura o crime equiparado ao uso, contempla as condutas semear, cultivar (pequena quantidade) e colher. Trata-se daquele que no est fomentando o crime, pratica as condutas descritas para atender o seu consumo pessoal. Se praticadas visando posterior distribuio, configuram crime equiparado a trfico, art. 33, 1, inciso II As condutas acima so proibidas em todo o territrio nacional, salvo quando praticadas com autorizao (fins cientficos ou medicinais), ressalvado o caso de uso estritamente ritualstico-religioso.

Se observarmos bem, vamos verificar que, as cinco condutas previstas no artigo 28 da Lei de Drogas, tambm constam no artigo 33 que prev o crime de trfico, por isto, precisamos de fatores diferenciadores entre estas duas condutas (uso e trfico). So fatores diferenciadores conforme o art. 28, 2 a natureza da droga, sua quantidade[2], a analise do local e das condies gerais, as circunstncias que envolveram a ao e a priso, a conduta e os antecedentes do agente.

Art. 29. Na imposio da medida educativa a que se refere o inciso II do 6 do art. 28, o juiz, atendendo reprovabilidade da conduta, fixar o nmero de diasmulta, em quantidade nunca inferior a 40 (quarenta) nem superior a 100 (cem), atribuindo depois a cada um, segundo a capacidade econmica do agente, o valor de um trinta avos at 3 (trs) vezes o valor do maior salrio mnimo.
o

o legislador ao usuario de drogas, possivelmente preferiu estabelecer medidar de caracter puramente educativo Entretanto se o condenado no cumprir a prestao de servios a comunidade ou deixar de comparecer a programa ou curso educativo o maximo que o juiz podera fazer amoest-lo ( censurar com brandura) Em relao s penas previstas para o crime do art. 28, podemos afirmar que com a Lei 11.343/06 houve um abrandamento considerado por muitos, absurdo. Anteriormente o usurio, se condenado recebia como pena a deteno de 6 meses a 2 anos, atualmente as penas compreendem advertncia sobre os efeitos do uso de drogas, prestao de servios a comunidade ou comparecimento a programas educativos (cursos, palestras, etc). As penas podem ser aplicadas alternativa ou cumulativamente. A PSC e os programas educativos tem durao mxima de 5 meses e tanto a aplicao quanto a execuo prescrevem em 2 anos. Se for caso de reincidncia. Podem chegar a 10 meses. Pargrafo nico. Os valores decorrentes da imposio da multa a que se refere o 6 do art. 28 sero creditados conta do Fundo Nacional Antidrogas.
o

Art. 30. Prescrevem em 2 (dois) anos a imposio e a execuo das penas, observado, no tocante interrupo do prazo, o disposto nos arts. 107 e seguintes do Cdigo Penal. Para os delitos voltados ao usurio ou dependente ,utiliza-se o prazo de 2 anos para o calculo da prescrio envolvendo tanto a pretenso punitiva quanto a pretenso execultoria .

You might also like