You are on page 1of 17

Manual do CIAP.

(Controle de Crdito de ICMS do Ativo Permanente). Modelo D

38 ANOS
Exactus Software Ltda. Londrina - PR 1 Edio

Exactus Software Ltda.

Este manual est sendo criado pelo Suporte da Escrita Fiscal juntamente com seu Analista, para que o usurio tenha uma completa informao no controle do CIAP (Controle de Crdito do ICMS do Ativo Permanente). Na seqncia ser apresentado um passo-a-passo contendo lanamentos, controle e processamento do CIAP. CIAP encontra-se no menu Outros\CIAP Modelo D, sendo composto de: Parmetros; Parmetros de Contabilizao; Cadastro de Itens; Acompanhamento do Crdito; Baixa do Itens; Processamento CIAP; Relatrio. Este controle do CIAP, pode ser realizado somente as empresa de Regime Normal (Presumida e Real), pois as mesmas tem o direito amparado por Leis Estaduais, para o aproveitamento de Crdito do ICMS, na compra do Ativo Imobilizado. Comeamos agora o passo-a-passo:

1. Parmetros: No menu Outros\CIAP Modelo D\Parmetros, ir abrir a tela para parametrizar as informaes correspondentes ao CIAP. Veja a imagem:

Nesta tela o usurio ir marcar X na opo que deseja utilizar para o clculo do CIAP, vejamos cada uma das opes:

Deduz o IPI do Clculo do Fator/Coeficiente: Informe X caso o usurio queira que o IPI seja excludo do clculo para determinao do fator, ou seja, no ser computado para determinao das Sadas Tributadas, bem como para o Total das Sadas.

Determina Fator/Coeficiente Integral para o Perodo: Quando informado um X neste campo, o sistema ir considerar o fator cheio no perodo, ou seja, (1/48). Este recurso deve ser utilizado por empresas que tenham autorizao para manuteno integral no crdito do ATIVO PERMANENTE, em perodo que no obtiverem receitas.

Apresenta Tela de Cadastro de Item no Movimento de Entrada: Informe X apenas para habilitar a tela de Cadastro do item, no momento da incluso da Nota Fiscal.

Exactus Software Ltda.

No menu Outros\CIAP Modelo D\ Parmetros de Contabilizao, ir abrir a tela para parametrizar as contas contbeis. Veja a imagem:

2. Parmetros da Contabilizao:

Nesta tela o usurio ir informar o nmero correspondente a uma seqncia lgica no campo Cdigo. Aps informar a numerao neste campo, automaticamente ir habilitar os demais campos.

Descrio: Informar uma descrio que auxilia o usurio a identificar a parametrizao contbil que ser includa no sistema.

Valores a Contabilizar: O usurio ir informar as contas contbeis correspondente a cada campo de Dbito e Crdito, HP e HF (se for o caso), em cada linha.

Obs: Se a empresa possuir o mesmo cdigo de acesso da Escrita Fiscal, com a tecla <F2> em cima do campo, o sistema ir trazer a tela do Plano de Contas.

Exactus Software Ltda.

3. Parmetro CFOP.
Na parametrizao de um CFOP de Entrada, o sistema habilitar o campo de Crdito ICMS, que ser utilizado para definir as operaes que tero direito ao crdito no movimento da escriturao do documento Fiscal de Entrada. Veja a imagem.

3.1. CFOP Entrada:

Exactus Software Ltda.

J no CFOP de Sada, existem 03 (trs) campos a serem parametrizados, que so: Total da Sadas, Sadas tributadas e Operao Isenta com Manuteno do Crdito. Veja a imagem.

3.2. CFOP Sada:

Define que os documentos escriturados com CFOP (independentemente), sero utilizados para compor o clculo do Total das Sadas na determinao do Fator de aproveitamento do Crdito do ms.

3.2.1. Total da Sadas:

Define que os documentos escriturados com o CFOP, sero utilizados para o clculo das Sadas Tributadas na determinao do Fator de aproveitamento do Crdito do ms.

3.2.2. Sadas Tributadas:

Define as operaes que mesmo com a escriturao de valores no campo Isentas, sero utilizados na determinao das Sadas Tributadas, pelo benefcios da manuteno do Crdito, como exemplo, as operaes de Exportao.

3.2.3. Operao Isenta com Manuteno do Crdito:

Exactus Software Ltda.

No caso em que o Imobilizado for utilizado nas operaes de venda e servio, o usurio pode parametrizar as operaes de Servio, como Total da Sada, para determinar o Fator de aproveitamento. Veja a imagem.

3.3. CFOP Servio:

Exactus Software Ltda.

ITENS que sero utilizados para o aproveitamento de crdito, devero ser efetuados na opo de menu Outros\CIAP Modelo D\Cadastro de Itens, Veja a imagem.

4. Cadastro de Itens: O cadastro dos

Conforme apresentado no Item 1, deste manual, esta tela poder ser apresentada automaticamente na seqncia do lanamento da NF de aquisio do Imobilizado.

Obs:

4.1. Dados dos Cadastros. 4.1.1. Incluso de Saldos Anteriores: Esta opo deve ser utilizada apenas no inicio da utilizao da Escrita Fiscal (EF), para que o usurio possa incluir os itens, que j eram controlados por outros sistema. Verifique as demais informaes sobre este campo no Item 4.2. deste manual. 4.1.2. Cdigo Contabilizao: Acionar a tecla <F2>, para buscar os cdigos de contabilizao j cadastros ou utilize a tecla <F3>. Para incluir uma nova parametrizao contbil. Verificar demais informaes que consta no Item 2 deste manual. 4.1.3. Dados da Entrada: Neste campo o sistema apresenta 3 (trs) maneiras de cadastrar as
informaes das NF de aquisio do imobilizado; ITEM atravs da apresentao automtica da tela de cadastro, na seqncia da escriturao da NF de entrada, os dados da NF de aquisio do Imobilizado sero preenchidos pelo sistema, ficando a informao do campo de valor do imposto a ser informado pelo usurio, sendo este que ser utilizado para o calculo do aproveitamento do crdito. Quando o usurio estiver cadastrando o ITEM diretamente na opo do menu Outros\CIAP Modelo D\Cadastro de Itens, os dados da NF devero ser informados de acordo com o documento escriturado no movimento de entrada. Ao acionar a tecla <F2> o usurio poder localizar todas as notas fiscais de aquisio de imobilizado escrituradas no sistema, faz necessrio informar o valor do imposto que ser utilizado para o aproveitamento de crdito.

4.1.3.1.: Quando o usurio estiver incluindo o

4.1.3.2.:

4.1.3.3.: Quando o usurio estiver cadastrando o ITEM diretamente na opo do menu Outros\CIAP Modelo D\Cadastro de Itens, informar um X no campo de INCLUSO DE SALDOS ANTERIORES, o usurio dever informar os dados do documento fiscal, quando da Entrada do bens na empresa. Neste caso o sistema no efetuar crtica quando a existncia do documento fiscal, visto que o mesmo no encontra-se na base de dados da empresa. Exactus Software Ltda.

Quando o usurio informar um X neste campo, o sistema ir habilitar uma tela auxiliar (veja abaixo), onde ser obrigatrio a informao da quantidade de parcelas j aproveitadas at o perodo selecionado, com os respectivos dados de MS e ANO do aproveitamento, Fator utilizado no clculo, bem como o valor do crdito aproveitado. Este recurso deve ser utilizado para a incluso de ITENS anteriormente controlados em outros ambientes, como exemplo, planilha do Excel ou outro sistema de escriturao fiscal.

4.2. Incluso de Saldo Anteriores:

Exactus Software Ltda.

5. Exemplo de Lanamento: Vejamos abaixo com o se faz um lanamento de Imobilizado. 5.1. Lanamento de Entrada:

Neste caso o usurio fez um lanamento da Nota Fiscal, da aquisio do Bens, no fechamento da Nota Fiscal, o sistema ir habilitar uma nova tela. Veja a imagem.

O usurio ir informar o VALOR TOTAL DO ICMS, a ser utilizado como Crdito na aquisio do Imobilizado. J na tela do Cadastro de Itens, s ir trazer automaticamente se estiver parametrizada.

Obs: A soma do Imposto de vrios itens da Nota Fiscal deve bater com o valor informado no campo ICMS Destacado. Exactus Software Ltda.

6. Processamento CIAP.:
sistema traz 2 (duas) situaes, sendo:

No menu Outros\CIAP Modelo D\Processamento CIAP, o

6.1. Fazer Processamento CIAP.: Neste caso o usurio dever pressionar a tecla ENTER,
para que o sistema realize o clculo do CIAP. Veja a imagem.

Nesta tela o usurio dever pressionar a tecla ENTER, para que o sistema desfaa o clculo do CIAP, realizado anteriormente. Veja a imagem.

6.2. Desfazer Processamento CIAP.:

Exactus Software Ltda.

7. Acompanhamento de Crdito: No menu Outros\CIAP Modelo D\Acompanhamento


de Crdito, o usurio poder visualizar cada ITEM cadastrado no sistema, com os respectivos valores dos crditos apurados em cada perodo. Veja a imagem.

Exactus Software Ltda.

8. Registro de Apurao do ICMS. 8.1. Parmetro da Apurao.

Obs: Veja que no campo Ativo Imobilizado o valor de R$ 52,08 igual do Item 07.

8.2. Emisso do Registro de Apurao de ICMS.

Exactus Software Ltda.

Na opo de menu Outros\CIAP Modelo D\Relatrios, o sistema apresenta o demonstrativo oficial do CIAP e demais relatrios de conferncia e acompanhamento do crdito.

9. Relatrios: 9.1. CIAP.

9.2. Crdito Mensal.

Exactus Software Ltda.

9.3. Crdito Mensal por Item:


parcela que foi apurado dentro do ms.

Neste relatrio o usurio visualiza o aproveitamento por

9.4. Detalhamento de Itens.

9.5. Detalhamento Mensal por Itens.

Exactus Software Ltda.

O aproveitamento do crdito do ITEM poder ser encerrado por dois motivos, sendo o primeiro pela condio automtica aps o aproveitamento total das 48 parcelas ou por motivo de baixa fiscal antes de decorrido o prazo de 48 meses.

10. Baixa do Item:

10.1. Baixa Automtica: Aps o aproveitamento das 48 parceladas, o Item ser baixado automaticamente pelo sistema, deixando de ser apresentado nos relatrios de aproveitamento de crdito, a partir do 49 ms de aquisio. 10.2. Baixa por Lanamento Fiscal: A baixa por lanamento fiscal ocorre nos casos em que seja necessrio a emisso de NF para documentar a sada do bem no estabelecimento, como por exemplo, a venda do ativo imobilizado. Veja a imagem.

Exactus Software Ltda.

No menu Outros\CIAP Modelo D\Baixa de Itens: o usurio dever informar o cdigo do ITEM a ser baixado, informando os dados da NF escriturada no movimento de sada que deu origem a baixa, bem como o motivo do mesmo. Se pressionar a tecla <F2>, o sistema trar a tela de sugesto para informar a NF de Baixa no Dados da Sada. Veja a imagem.

10.2.1. Baixa por Lanamento Fiscal:

Este procedimento importante, pois, caso o usurio escriture apenas a NF da baixa no movimento de sadas, sem efetuar a baixa do ITEM, o sistema continuar a aproveitar o crdito do bem at completar as 48 parcelas.

Obs:

10.3. Relatrio de Baixa - CIAP: No menu Outros\CIAP Modelo D\Relatrio\Item Baixados: usurio poder visualizar o relatrio de baixa do item. Veja a imagem.

Exactus Software Ltda.

Veja agora um exemplo prtico do clculo do CIAP.


Para apropriao do crdito voc deve proceder da seguinte forma: o crdito ser apropriado na proporo de 1/48 ms com base nas sadas tributadas. Veja o exemplo abaixo: A) Faa uma regra de trs e encontre o percentual das sadas tributadas; Exemplo. Total das Sadas Total das Sadas Tributadas Percentual da Sada Tributada

R$ 150.000,00 R$ 128.115,80 85,4105%

B) Imaginamos que o valor do crdito sobre a compra de imobilizado seja R$ 5.600,00

C) Para voc encontrar o Fator deve fazer o seguinte conta; 1/48 x 85,4105% = 0,0177938 (Fator).

D) Vamos para o clculo do CIAP Valor do Crdito R$ 5.600,00 x 0,0177938 = R$ 99,64 Clculo Real R$ 5.600,00/48 x 85,4105% = R$ 99,64

E) Veja a tela e o resultado apresentado pelo sistema

Claudio Ap. Medeiros


Analista Exactus Software Ltda.

Cristiano Besson
Suporte Fiscal

You might also like