You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - UCAM

JOGOS, DINMICAS DE GRUPO E TCNICAS VIVENCIAIS


Prof Me Glucia Guarany
glauciaguarany@globo.com

2007
A educao mais eficiente aquela que proporciona atividade de auto-expresso e participao social e, para tal, nada melhor do que os jogos. (Froebel, 1782-1852 / Alemanha)

JOGOS E DINMICAS DE GRUPO


Como surgiram os jogos no processo de aprendizagem? Os jogos no processo de aprendizagem remontam do sculo XVIII. Foi na rea militar que os modelos de simulao com o objetivo de treinamento comearam a ser utilizados pelos oficiais do exrcito prussiano, que se preparavam para o combate, simulando sobre enormes mapas o desenvolvimento de batalhas, nos quais movimentavam tropas representadas por peas coloridas de madeira. Assim, faziam um estudo prvio das possveis opes tticas a serem depois adotadas na batalha real. Na dcada de 50, nos Estados Unidos da Amrica, os jogos de simulao comearam a ser utilizados como ferramentas para formao profissional. Os primeiros business games ou jogos de negcio eram direcionados a profissionais da rea financeira. No Brasil, os jogos comearam a ser utilizados em treinamento e desenvolvimento na dcada de 80. Jogos de Empresa possuem a mesma estrutura dos jogos de simulao, porm retratando situaes na rea empresarial. E a Dinmica de grupo? Por volta de 1912, Jacob Levy Moreno, um jovem estudante de Medicina comeou a observar crianas brincando nos jardins de Viena. Acabava de opor-se a Sigmund Freud e comeou a combater a Psicanlise: era contra o distanciamento do terapeuta. Moreno volta-se para os problemas das relaes profundas, enfatizando a relao afetiva, de compreenso e comunicao completas, baseada na empatia entre o EU e o OUTRO. Segundo Moreno, para se conhecer a dinmica de um grupo, importante determinar antes a sociometria deste grupo: as caractersticas das pessoas que o compem, o peso (importncia) de cada membro, bem como a rede de inter-relaes ( o nvel de afetividade). Carl Rogers foi o primeiro que realizou atividades com grupos atravs do processo teraputico denominado cliente-centered-therapy (terapia centrada no cliente). A esse tipo de trabalho ele chamou de Grupos de Encontro. No entanto, foi com Kurt Lewin, psiclogo alemo, e reconhecido por todos no campo da Psicologia de Grupo, que em 1945, surgiu a expresso Dinmicas de Grupo (Group Dynamics), explicando o conceito de dinmica no sentido habitual da fsica como o oposto Esttica. Para ele todos os grupos devem ser compreendidos como totalidades dinmicas que resultam das interaes entre os membros. Estes grupos adotam formas de equilbrio no seio de um campo de foras, tenses e pelo campo perceptivo dos indivduos. Estas foras, tais como: movimento, ao, interao, reao e etc, que constituem o aspecto dinmico do grupo e, conseqentemente, afetam a sua conduta. A Dinmica de Grupo como disciplina moderna dentro do campo da Psicologia Social estuda e analisa: a. a conduta do grupo como um todo; b. as variaes das condutas individuais de seus membros; c. as reaes entre os grupos ao formular leis e princpios e ao introduzir tcnicas que aumentem a eficcia do mesmo. O comportamento do grupo depende em grande parte do nmero de participantes. Este um fator importante no que diz respeito produo e ao nvel de desenvolvimento grupal. 2

A delimitao exata de um pequeno grupo e de um grande grupo, varia segundo diferentes autores. Estudiosos no assunto so unnimes em afirmar que o pequeno grupo no deve ultrapassar a 20 participantes, e que o ideal para sua constituio de 5 a 12 elementos, possibilitando assim, maior coeso, interao e participao. Todo grupo composto por pessoas que diferem uma das outras em sua maneira de ser e executar um trabalho. Os indivduos trazem para o grupo certas caractersticas que lhe so peculiares tais como: interesses, aptides, desejos, inibies, frustraes, em outras palavras, suas personalidades. Todas essas caractersticas atuam como foras na dinmica do grupo. Outras foras podem resultar da interao das pessoas. A integrao e a transformao de todas essas foras a prpria DINMICA INTERNA DO GRUPO, e uma das foras internas mais importantes a participao, o empenho pessoal e psicolgico dos indivduos no grupo. A vida de um grupo passa por algumas fases, e em cada uma delas, os membros atuam de formas diferentes, tanto em relao etapa de vida do grupo como em relao aos demais membros. Em todos os grupos em funcionamento seus membros podem desempenhar eventualmente, alguns papis no-construtivos, dificultando a tarefa do grupo, criando obstculos e canalizando energias para atividades e comportamentos no condizentes com os objetivos comuns do grupo. Estes papis correspondem s necessidades individuais, s motivaes de cunho pessoal, a problemas de personalidade ou, muitas vezes, decorrem de falhas de estruturao ou da dinmica do prprio grupo.

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE


O desenvolvimento de equipe um processo de socializao de indivduos, orientado no sentido da obteno de resultados comuns. Assim, quanto maior o grau de desenvolvimento da equipe, maior a sinergia resultante do seu trabalho coletivo. Vrias so as teorias acerca do processo e desenvolvimento de uma equipe. Segundo SCHULTZ (1958), um dos mais conceituados estudiosos acerca do assunto, todos os grupos, quando se encontram (mesmo que seus integrantes j se conheam de outras situaes), passam por 3 fases distintas: INCLUSO CONTROLE ABERTURA

FASE DA INCLUSO
Cada membro do grupo procura seu lugar, atravs de tentativas, para encontrar e estabelecer os limites de sua participao no grupo, o quanto vai dar de si, o quanto espera receber, em que nvel se comprometer e como se mostrar ou que papel desempenhar primordialmente. o desejo de merecer considerao e atrair interesse e ateno. Nesta fase: inicia-se o conhecimento mtuo; destacam-se as pessoas mais comedidas, tmidas ou fechadas; 3

h questionamentos incisivos; avalia-se o grau de envolvimento; h uma instabilidade inicial

FASE DE CONTROLE
Encontrado o seu lugar, cada membro passa a interessar-se pelos procedimentos que levam s decises, ou seja, pela distribuio de poder no grupo e controle das atividades dos outros. a fase de jogo de foras, competio por liderana, discusses sobre metas e mtodos, atuao no grupo e formulao de normas de conduta dentro do grupo. Cada um busca atingir um lugar satisfatrio s necessidades de controle, influncia e responsabilidade. Comportamentos de docilidade, submisso e acatamento de ordenas indicam aceitao de controle; enquanto comportamentos de independncia e rebelio expressam a falta de desejo de ser controlado. Comportamentos mais comuns: iniciativa para dar explicaes; cobranas; vontade de exercer influncia; competir pela liderana; feedback; necessidades de ocupar espaos no grupo; demonstrao de caractersticas de forma mais autntica.

Aplicar dinmicas ou jogos num grupo que se encontra nesta fase significa explorar atividades que tenham como objetivo trabalhar o confronto, a competio, o poder, a tomada de deciso em grupo, a liderana, a negociao e tambm as tcnicas que definem papis e responsabilidades no grupo.

FASE DE ABERTURA/AFEIO
Uma vez resolvidos razoavelmente os problemas de controle, os membros comeam a expressar e buscar integrao emocional atravs de comportamentos mais afetivos. Surgem abertamente manifestao de hostilidade direta, cimes, apoio, afeto e outros sentimentos. Cada um procura conhecer as possibilidades de intercmbio emocional e estabelecer limites quanto intensidade e qualidade das trocas afetivas. O clima emocional do grupo pode oscilar entre momentos de grande harmonia e afeto e momentos de insatisfao e tenso. A tendncia o estabelecimento de um clima afetivo positivo dentro do grupo e que traz satisfao a todos. mas isso no implica que os conflitos no voltem a acontecer. Nessa fase as pessoas compreendem as diferenas existentes entre seus componentes, e aprendem a aceit-las e a conviver com elas. Assim sendo, as tcnicas grupais mais adequadas a essa fase so as que favorecem o conhecimento mais ntimo do outro, a troca de feedback, a expresso de todos os tipos de sentimentos e emoes.

importante ressaltar que os membros do grupo no necessariamente passam de uma fase para outra ao mesmo tempo. Cada pessoa a seu tempo. Em algumas situaes pode ocorrer, inclusive, um retrocesso a uma fase anterior.

FASE DA SEPARAO
Quando os grupos se desfazem, segundo Schultz, seguem seu desenvolvimento na seqncia oposta, passando pela fase de ABERTURA, CONTROLE E INCLUSO demonstrando todos os comportamentos e atitudes tpicos destas1 . Comportamentos tpicos da fase de SEPARAO: - Evitar o reconhecimento do trmino do grupo para no lidar com a perda; - Aparentar comportamento de indiferena ou desinteresse; - Fazer emergir sentimentos de hostilidade em situaes no resolvidas ou no decorrer do desenvolvimento do grupo. - Estreitar as relaes estabelecidas no grupo, consolidando a aprendizagem; - Avaliar o desenvolvimento do grupo e estabelecer aes a serem realizadas aps o seu trmino. Para um grupo que se encontre nesta fase, as atividades mais indicadas so aquelas que busquem: - O enfrentamento do trmino inevitvel do grupo, discutindo os sentimentos experimentados; - A concluso de assuntos ou questes inacabadas; - Reconhecer o que aprenderam com o grupo; - A avaliao do que aprenderam e faam planos especficos de mudana com o objetivo de elaborar aes nas quais possa aplicar o que assimilaram.

Caractersticas Bsicas dos Jogos


Utiliza o mtodo socrtico (redescoberta) - O aprendizado se d de dentro para fora. Encoraja a experimentar comportamentos, aparentemente diferentes do padro costumeiro. Possibilita a observao, atravs de atos espontneos, da capacidade de adaptao a novas situaes. Facilitam o processo ensino-aprendizagem. Levam o indivduo integrao e ajustamento nos grupos em que participa para uma atuao cada vez mais satisfatria. Estimulam a busca de solues criativas, adquirindo e desenvolvendo comportamentos mais funcionais que os utilizados at o momento. Estimulam a sada da zona de conforto para a busca do aprender a aprender. Permitem evidenciar caractersticas da personalidade com menor influncia dos mecanismos de defesa. Desenvolvem a capacidade de observao, reflexo, participao, empatia e sensibilidade.
1

PACHECO, L. Workshop Experiencial para Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais. REFAZENDO. Maio, 2004.

Desenvolve no indivduo tolerncia consigo e com os outros, levando-o a respeitar a variedade de opinies e atos.

APLICAO DOS JOGOS


Seleo Treinamento e Desenvolvimento Identificao e Anlise de Potencial Projeto de Melhoria Contnua da Qualidade Projeto de Sensibilizao para Mudana Projeto de Pr-Aposentadoria

ETAPAS NA APLICAO DE JOGOS


1 Etapa - Vivncia do Jogo 2 Etapa - Levantamento dos sentimentos durante e aps o jogo. o Como esto se sentindo? o A sensao boa ou ruim? 3 Etapa - Desempenho Anlise do ocorrido durante a vivncia em termos de desempenho individual e de equipe. 4 Etapa - Anlise dos Fatores (indicadores) de Avaliao 5 Etapa - Analogias Comparaes e analogias com situaes vivenciadas no dia-a-dia organizacional. o No que esta situao se assemelha a situaes vividas no dia-a-dia? 6 Etapa - Fechamento o Qual a lio aprendida com esta atividade?

PECADOS CAPITAIS DO FACILITADOR DE JOGOS OU DINMICAS


No se preparar adequadamente para o trabalho (pouco conhecimento da realidade do grupo e escolha no adequada da atividades para a fase em que o grupo se encontra).

Utilizar o repertrio de atividades que conhece independente de ser adequado ou no aos fatores a serem trabalhados/desenvolvidos. No conferir o material a ser utilizado ou no ter experincia na conduo da atividade. No dedicar o tempo indicado para a Incluso do Grupo ou mesmo excluir esta fase. Adotar postura de estrela. Deve ser marcante, mas com sutileza. No identificar e/ou atuar dentro das necessidades do grupo. Morder iscas. No entre em provocaes. Quando algum afirmar algo que no foi dito, recapitular atravs do grupo. Realizar apenas a vivncia e no permitir ou dedicar tempo adequado para a troca de experincias. Fazer link/analogias. Evitar interpretaes profundas. Uma interveno grupal deve ser descritiva ao invs de interpretativa. O facilitador pode descrever o comportamento de um grupo, mas deve evitar colocar uma interpretao no comportamento do grupo.

CUIDADOS E DICAS PARA UM BOM TRABALHO


Faa observaes amplas, generalizadoras, que sejam aplicveis a muitos membros do grupo. Suas interpretaes devem tomar a forma de perguntas ou de hipteses que deseja examinar com o grupo. Um fenmeno que se observa com freqncia a meno de uma de suas interpretaes por parte de um membro do grupo, como se nunca tivesse dito antes. Nessas ocasies difcil, mas necessrio, frear o impulso de reclamar os direitos sobre a dita contribuio. Quando algum distorce um feedback, um tipo de interveno que til : O que voc ouviu? ou O que voc entendeu do que eu falei? Responder diretamente a um conjunto de perguntas de um participante pode levar a uma discusso intelectual. Neste ponto, pedir um feedback do grupo pode ser a sada. No trabalho em dupla, os facilitadores devem tomar muito cuidado para no serem repetitivos ou se contradizerem. Quando um participante afirma que quer ficar fora do centro das atenes, isto no um sinal automtico de que voc deve ir naquela direo. Voc precisa de mais dados do que isso. Quando um participante diz os outros nesse grupo, estimule que ele seja mais especfico, definido o que outros significa. Esteja alerta aos participantes no-verbais, e tambm no limite seu foco a uma coisa ou pessoa. O facilitador deve desenvolver o hbito de pesquisar periodicamente o grupo inteiro. Comear um encontro pelo relaxamento pode fazer o tiro sair pela culatra. Como facilitador, evite fazer coisas que foquem em voc mesmo. Comportamento relutante dos membros tende a levantar a preocupao do outros, incluindo o facilitador. No se concentre pesadamente sobre um membro relutante porque voc desconsidera os outros. Quando duas pessoas esto discutindo um assunto, mas so incapazes de comunicar-se, pode ser necessrio trazer outros para trabalhar no assunto. 7

Uma boa atitude para um facilitador olhar apenas ocasionalmente para quem est falando e gastar mais tempo olhando para o resto do grupo. Evite fazer muitas intervenes. A possibilidade de engano assim se torna menor. No faa desta lista de intervenes uma receita. As formas de interveno no se esgotam nesta listagem. Toda interveno situacional, e voc deve primeiro analisar as circunstncias e depois pensar em qual forma de interveno a mais adequada. Muitas vezes o bom senso lhe orientar.

Texto extrado e adaptado do site: www.sbdg.org.br/textos/artigos63.htm e do livro Jogos, Dinmicas e Vivncias Grupais Como desenvolver sua melhor tcnica em atividades grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

SUGESTO DE BIBLIOGRAFIA
Jogos e Dinmicas de grupo
AUTOR Ronaldo Yudi K. Yozo Andy Kirby Augusto Boal Nicanor Miranda Nicanor Miranda Vitria Rabelo F. Pimentel Adriana Friedmann Roberto T. Shinyashiki Maria Josefina R. Coelho Manoel de Souza Santos Pe. Jorge Boran C. S. Sp. Maria Rodrigues Cartwright Zander Balduno A. Andreola William C. Castilho Pereira urea Castilho Mary Rangel Silvino Jos Fritzen Augusto Boal Silvino Jos Fritzen Vol I e II - Centro e Dinmica de Grupo/ PE Cheryl Gerson Tuttle e Penny Paquette Tadashi Sugiura Silvino Jos Fritzen A. Lacombe Hctor Gonzles Guilhermo Brown Fbio Brotto Maria Rita Gramigna Maria Rita Gramigna Andy Kirby Silvino Jos Fritzen Albigenor e Rose Milito Regina Fourneaut Monteiro Constance Kamii e Retha TTULO 100 jogos para grupos 150 jogos de treinamento 200 exerccios e jogos 200 jogos infantis 210 jogos infantis 268 jogos infantis Arte de brincar, A Carcia essencial, A Comunidade Criativa: Fazer brincando Curso de Dinmica de grupo Desenvolvimento do Pr-escolar e o jogo, Dinmica de grupo - vol 2 Dinmica de grupo: Jogo da vida e didtica do futuro Dinmica de grupos populares Dinmica do trabalho de grupo, A Dinmicas de leitura para sala de aula Dinmica de recreao e jogos Exerccios e jogos Exerccios Prticos de Dinmica de Grupo Vol I e II Manual de recursos Tcnicos de dinmica de Grupo EDITORA gora T&D Editora Civilizao Brasileira Itatiaia Itatiaia Itatiaia Scritta Gente Ed. Paulinas Ed. Paulinas cone E. P. U. Vozes Vozes Qualitymark Vozes Vozes Civilizao Brasileira Vozes CDG Ed. Loyola Qualitymark Vozes Brasiliense Livros do Tatu Sinodal CEPEUSP Makron Books Makron Books T&D Editora Vozes Qualitymark gora Trajetria Cultural

Invente jogos Introduo a Jogos de Treinamento para Equipes Janela de Johari Jogo daas Palavras, O Jogo, aprendizagem e criao Jogos Cooperativos: teoria e prtica Jogos Cooperativos Jogos de empresa e tcnicas vivenciais Jogos de Empresa Jogos de treinamento Jogos Dirigidos Jogos, Dinmicas e Vivncias Grupais Jogos Dramticos Jogos em grupo na Educao Infantil

Jogos Infantis Jogos na Educao Jogos para Crianas Jogos para grupos Jogos para a estimulao das mltiplas inteligncias Jogos Teatrais na Escola Jogos para treinamento em Recursos Humanos Jogos: Na escola, nos grupos e na catequese Juegos y actividades preescolares Lder de Mudana e grupo Operativo Liderana e Dinmica de grupo Liderando Grupos: um enfoque gerencial Manual comentado de Jogos e Tcnicas Vivenciais Manual de Jogos de Treinamento Manual de Jogos Educativos

Manual de Tcnicas de Dinmica de Grupo Oficinas Pedaggicas A arte e a mgica do fazer na escola Vol II Pedagogia da Animao Pedagogia no Treinamento correntes pedaggicas no treinamento empresarial Problemas de Dinmica de Grupo Psicodrama Pedaggico: teatro-educao Quicksilver Adventure Games Recorte e colagem Reflexes: A criana, o brinquedo, a educao Relaes humanas interpessoais Relaes humanas na famlia e no trabalho Relaxamento com crianas ReSurfacing: Tcnicas para a explorao da Conscincia Trabalhando com recreao Trabalho de grupo, O Vivendo deliberadamente Voc no uma ilha Dinmicas de grupo Working Together 55 Team Games

DeVries Nicanor Miranda Maria da Glria Lopes Josef Broich Ronaldo Yudi K. Yozo Celso Antunes Olga Reverbel Gary Kroehnert Maria Sales Pereira Sandra Zeitlin Taetzsch Maria Leonor C. Gayotto George M. Beal, Joe M. Bohlen, J. Neil Raundabaugh urea Castilho Marise Jalowitzki Chris Elgood Donna Brandes e Howards Pillips de sensibilizao e de ludopedagogia Marly Santos Mtschele e Jos Gonsales Filho Nelson carvalho Marcelino David Bonfim Kurt Lewin G. J. R. Diniz Karl Rohnke Steve Butler Ana Me Barbosa Walter Benjamin Silvino Jos Fritzen Pierre Weil Magda Vilas-Boas Harry Palmer Vinicius Ricardo Cavallari e Vany Zacharias Josephine Klein Harry Palmer Miguel Gonzles Lorraine L. Ukens

Itatiaia Hemus Ed. Loyola gora Vozes Rec. Didticos Manole Ed. Paulinas CEAC Vozes Cincias da Administrao Qualitymark Suliva Siamar Moraes Celso Antunes Ed. Loyola Papirus Qualitymark Cultrix cone Kendall Cortez Editora Summus editorial Vozes Vozes Ed. Loyola Gente cone Zahar Gente Paulinas Jossey-Bass Pfeiffer

FICHRIO DAS DINMICAS


1) Jogo/Dinmica: __________________________________________ Objetivo: ____________________________________________________________ Fatores de Avaliao (Indicadores): - ______________________________ - ______________________________ - _______________________________ - ________________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________

Atividade: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

2) Jogo/Dinmica: __________________________________________ Objetivo: ____________________________________________________________ Fatores de Avaliao (Indicadores): - ______________________________ - ______________________________ - _______________________________ - ________________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________

Atividade: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

3) Jogo/Dinmica: __________________________________________ Objetivo: ____________________________________________________________ Fatores de Avaliao (Indicadores): - ______________________________ - ______________________________ - _______________________________ - ________________________________ Atividade: 10 ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 4) Jogo/Dinmica: __________________________________________ Objetivo: ____________________________________________________________ Fatores de Avaliao (Indicadores): - ______________________________ - ______________________________ - _______________________________ - ________________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________

Atividade: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 5) Jogo/Dinmica: __________________________________________ Objetivo: ____________________________________________________________ Fatores de Avaliao (Indicadores): - ______________________________ - ______________________________ - _______________________________ - ________________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________

Atividade: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 6) Jogo/Dinmica: __________________________________________ Objetivo: ____________________________________________________________ Fatores de Avaliao (Indicadores): - ______________________________ - ______________________________ - _______________________________ - ________________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________

Atividade: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

11

You might also like