You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FUMEC

DIREITO PENITENCIRIO ESTUDO DIRIGIDO ARTIGOS 120 A 130 - LEP

Ana Luiza Braga de Carvalho Claudiane Carvalho Trindade Fernanda de Seabra Trevisan Leila Aparecida de Oliveira

10 I

BELO HORIZONTE 2013

A seo III da Lei de Execues Penais refere-se autorizao da sada do apenado que pode se dar por simples permisso ou sada temporria. O artigo 120 da LEP dispe:
Art. 120. Os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisrios podero obter permisso para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: I - falecimento ou doena grave do cnjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmo; II - necessidade de tratamento mdico (pargrafo nico do artigo 14). Pargrafo nico. A permisso de sada ser concedida pelo diretor do estabelecimento onde se encontra o preso.

Desta feita a autorizaes para a sada do apenado pode se dar por falecimento ou doena grave do cnjuge ou companheiro, pais, filhos e irmos, ou para tratamento de sade prprio, o diretor do sistema prisional que concede a perimisso para a sada. O caso abaixo, o qual se junta a ementa do contido no inciso II do art. 120 da LEP, veja-se:

Ementa AGRAVO EM EXECUO - CONCESSO DO BENEFCIO DA PERMISSO DE SADA - ARTIGO 120 INCISO II DA LEP - NECESSIDADE - RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. 1. Necessria a concesso do benefcio da permisso de sada nos termos do artigo 120 inciso II da LEP. 2. Recurso provido.

A parte alega em resumo que os institutos da sada temporria e da permisso de sada so diferentes, no podendo ser prejudicado por ter que ficar afastado do presdio em razo de prescrio mdica.

J o membro do Ministrio Pblico pede em contrarrazes o provimento do

recurso, mantendo o juiz a quo a deciso fustigada, manifestando-se a ProcuradoriaGeral de Justia pelo no conhecimento do recurso uma vez que a parte no retornou ao sistema prisional quando intimada.

o voto do Desembargador que coaduna com as decises recentes do TJMG:


Cuida-se a espcie de Agravo em Execuo, pretendendo o agravante a reforma da deciso de f. 09 que indeferiu o benefcio da permisso de sada. Resume-se a questo a analise da possibilidade de reforma da deciso agravada. Do pedido de reforma da deciso que indeferiu o benefcio da permisso de sada - O agravante pede a reforma da deciso que indeferiu o benefcio da permisso de sada. Razo lhe assiste.

Os artigos 120 e 121 da Lei de Execuo Penal dispem que os sentenciados tm direito a obter permisso de sada para realizar tratamentos mdicos.

O artigo 120 inciso II do referido diploma legal assim se manifesta a saber: "Art. 120. Os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisrios podero obter permisso para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: [...] II - necessidade de tratamento mdico (pargrafo nico do art. 14)".

O presente caso portanto permite a aplicao do dispositivo em anlise vez que o agravante conforme evidencia os Laudos Mdicos acostados f.10-15 necessita de tratamento mdico fora do estabelecimento prisional por no ter este condies de atend-lo devidamente. O magistrado primevo ressaltou a necessidade de escolta quando do deferimento do benefcio da permisso de sada como se observa f.09. Este requisito todavia no pode ser no caso em questo um impeditivo para a concesso do benefcio ante a particularidade dos fatos.

O agravante estava fora da unidade prisional de Una em razo da concesso do benefcio de sada temporria que se baseia no sendo de liberdade e autodisciplina e supervenientemente necessitou de interveno cirrgica e tratamento mdico. Incabvel desta forma a necessidade de escolta a um sentenciado que j estava fora da unidade prisional para que este receba tratamento mdico. Destaco as ponderaes do Parquet sobre o tema:

"[...] Atente-se que o foco jurdico-legal centra-se na hermenutica do artigo 120, II, da Lei de Execuo Penal, devendo ser dispensada a (ii) escolta armada, eis que o acidente na prtese do membro inferior [tornozelo esquerdo] ocorreu quando do exerccio das "sadas temporrias", essas ltimas lastreadas no cumprimento objetivo de parte da reprimenda corporal, bom comportamento e sendo de liberdade e autodisciplina. [...]" [f.21].

O agravante preenche assim os requisitos necessrios para ser beneficiado com a permisso de sada, no podendo este ser prejudicado com o desconto de dias referentes s sadas temporrias futuras por ter que ficar afastado da Unidade Prisional por prescrio mdica. Os benefcios da sada temporria e da permisso se sada so portanto institutos diferentes, aplicando-se a casos distintos, no podendo ser confundidos como no caso em apreo. A Procuradoria Geral de Justia se manifestou a respeito a saber:
"[...] Assim, devidamente demonstrado que o reeducando fazia jus permisso de sada nos termos do art. 120, inciso II, da LEP, uma vez que devidamente demonstrada a necessidade do tratamento mdico, no merece prosperar a deciso que concedeu a prorrogao de sadas temporrias, por constiturem em direito do reeducando, a ser usufrudo eventualmente, caso preenchidos os requisitos legais, eis que, como dito, sequer integram o patrimnio executivo-penitencirio do reeducando. [...]" [f.37-38]. Necessria destarte a concesso do benefcio da permisso de sada nos termos do artigo 120 inciso II da LEP, reformando a deciso agravada. Ante o exposto DOU PROVIMENTO ao recurso, reformando a deciso de f.09 para que seja concedido ao agravante o benefcio da permisso se sada ao invs da prorrogao da sada temporria deferida pelo magistrado primevo. como voto.

Assim, tem-se que o artigo 120 bem como o artigo 121 da LEP so observados pelos magistrados quando das decises envolvendo o tema. Dispe o artigo 121:

A permanncia do preso fora do estabelecimento ter a durao necessria finalidade da sada.

Ou seja, no h data de retorno, muitas vezes o tratamento de um ente querido, ou mesmo prprio, como algum que leve meses pode ser passvel de permisso pelo diretor do estabelecimento o qual o apenado esteja sob cuidados.

O artigo 122 da LEP versa sobre a sada temporria do preso, daqueles que esto sob o regime semi-aberto, in verbis:

Os condenados que cumprem pena em regime semi-aberto podero obter autorizao para sada temporria do estabelecimento, sem vigilncia direta, nos seguintes casos: I - visita famlia; II - frequncia a curso supletivo profissionalizante, bem como de instruo do 2 grau ou superior, na Comarca do Juzo da Execuo; III - participao em atividades que concorram para o retorno ao convvio social. Pargrafo nico. A ausncia de vigilncia direta no impede a utilizao de equipamento de monitorao eletrnica pelo condenado, quando assim determinar o juiz da execuo.

O esprito do artigo a concesso de benesses para aqueles apenados que tenham bom comportamento e possam usufruir de sadas mais prolongadas para visitao de parentes ou estudos. Contudo o pargrafo nico taxativo ao dizer que, apesar de o artigo dizer que tais concesses so sem vigilncia direta, possvel o uso de controle por equipamento eletrnico, quando o juiz da execuo assim determinar. Por

equipamento eletrnico, especialmente no Brasil, entende-se a tornozeleira eletrnica que controla o lugar onde o preso se localiza. A jurisprudncia v o artigo com parcimnia, e no concede a benesse quando entende que o apenado no regime semi-aberto no merea, veja-se:

AGRAVO EM EXECUO PENAL - PROGRESSO DE REGIME - REQUISITO SUBJETIVO NO SATISFEITO - 02 FALTAS GRAVES PRATICADAS NOS LTIMOS 12 MESES - INDEFERIMENTO - DECISO ACERTADA - SADA TEMPORRIA INCOMPATIBILIDADE - BENEFCIO CONDICIONADO AO CUMPRIMENTO DE PENA NO REGIME SEMIABERTO - RECURSO NO PROVIDO. - A toda evidncia, quem pratica 02 faltas graves em lapso no superior a 20 dias no pode ser tido como pessoa de bom comportamento carcerrio, notadamente quando consideramos a gravidade das infraes, alm de sua recenticidade, sendo a ltima delas perpetrada em outubro de 2012. - Se o apenado no ostenta autodisciplina e senso de responsabilidade exigidos pelo regime semiaberto, revela-se temerria e prematura o deferimento do pedido de progresso, inviabilizando, por via de consequncia, a concesso das benesses da sada temporria, por fora do que preceitua o art.122, da LEP.

No caso, o juiz entendeu que no ostenta disciplina, assim seria temerria sua sada. Inteiro teor da deciso em anexo. O artigo 123 trata da competncia para conceder a sada temporria do juiz da execuo, como j previsto, anteriormente, no artigo 66, IV da LEP. Por isso, deve ser efetuada por meio de procedimento judicial competente, nos termos do artigo 194, determinando-se que o ato concessivo ou denegatrio seja motivado pelo juiz da execuo. A concesso da sada temporria exige a prvia manifestao do Ministrio Publico e da Administrao Penitenciria, que opinaro pela existncia ou no dos requisitos objetivos e subjetivos necessrios concesso do benefcio. Compete-lhes verificar, assim, o cumprimento mnimo de parte da pena, o regime em que se encontra o condenado, o comportamento adequado do preso e a compatibilidade do benefcio com os objetivos da pena. Aps a deciso, o Ministrio Pblico verifica se a autoridade judiciria exercitou corretamente sua atribuio dentro dos pressupostos previstos no artigo 123, e se

valer do recurso de agravo toda vez que no vir atendido seu parecer e entender que indevida a concesso. Neste sentido, a jurisprudncia:
AGRAVO EM EXECUO - SADAS TEMPORRIAS - DATA-BASE ALTERADA PELO COMETIMENTO DE FALTA GRAVE - REQUISITO OBJETIVO NO CUMPRIDO - INDEFERIMENTO - MANUTENO - RECURSO NO PROVIDO. I - A data-base para benefcios no , necessariamente, computada do incio do cumprimento da reprimenda, mas, sim, quando houver, da ltima alterao na execuo da pena decorrente do cometimento de falta grave. II - De acordo com o art. 123 da LEP, para fins de sadas temporrias, o reeducando, no caso reincidente, dever ter cumprido 1/4 (um quarto) da pena a partir da anotao da falta disciplinar grave, somado ao preenchimento do requisito subjetivo, para ter direito ao benefcio. E, no restando preenchido o requisito objetivo, correto o indeferimento empreendido na origem. III - Recurso no provido. (TJMG - Agravo em execuo penal n. 1.0231.12.032860-5/002 - Relator: Des. Eduardo Brum 4 Cmara Criminal Publicao: 14/10/2013) AGRAVO EM EXECUO - SADA TEMPORRIA - FALTA GRAVE INTERRUPO DA CONTAGEM DO PRAZO PARA A CONCESSO DESSE BENEFCIO - IMPOSSIBILIDADE - AUSNCIA DE PREVISO LEGAL. 01. Para a obteno do benefcio da sada temporria devem ser cumpridos os requisitos objetivos e subjetivos previstos no art. 123 da LEP, sendo que a falta grave, por ausncia de previso legal, no interrompe o lapso temporal para a concesso dessa benesse 02. Ainda que determinada falta possa frustrar o preenchimento do requisito subjetivo, no implica, objetivamente, na interrupo do prazo legalmente exigido para a concesso do benefcio. 03. abusiva a imposio - para deferimento de sadas temporrias - de requisito objetivo no previsto em lei. (TJMG - Agravo em execuo penal n. 1.0079.12.037099-8/001 - Relator: Fortuna Grion 3 Cmara Criminal Publicao: 24/09/2013)

O artigo 124 trata do prazo mximo de autorizao para a sada temporria, que no pode ser superior a sete dias, na hiptese de visita familiar ou a participao em outras atividades. O juiz poder, no entanto, reduzi-la a prazo menor, dependendo das circunstncias, j que deve levar em conta, principalmente, as necessidades do preso, a distncia at o ponto de destino, etc.

O benefcio concedido por ato motivado do juiz da Execuo, caso a caso, aps prvia manifestao do Ministrio Pblico e da Administrao Penitenciria, e s pode ser deferido pelo prazo delimitado pelo juiz. Deciso que autoriza o benefcio indiscriminadamente, com sadas mensais, estendendo-o para o futuro, ainda que pelo prazo de um ano, no pode prevalecer. Outra sada temporria exige nova deciso, como renovao, permitida por mais quatro vezes durante o ano. J se decidiu, porm, que pode ser concedido o benefcio de maneira automatizada, para sadas posteriores. Contudo, esta automatizao deve referir-se a sadas futuras, previamente programadas, observando-se tambm as providncias previstas no artigo 123 e o nmero de vezes descrito no artigo 124. Quanto a tal matria, verifica-se o entendimento jurisprudencial:
PROCESSUAL PENAL - AGRAVO EM EXECUO - SADAS TEMPORRIAS AVALIAO INDIVIDUALIZADA DE CADA PERODO DE 7 (SETE) DIAS DESNECESSIDADE - CALENDRIO DE SADAS - DELEGAO ADMINISTRAO PRISIONAL - AFRONTA LEI DE EXECUO PENAL INOCORRNCIA. - Preenchidos os requisitos objetivos e subjetivos para a concesso do benefcio das sadas temporrias, pode o Juzo da Execuo autorizar, de uma s vez, desde que fundamentadamente, o gozo dos cinco perodos nosuperiores a sete dias previstos no art. 124 da LEP. - A delegao ao administrador do estabelecimento prisional do controle do calendrio das sadas temporrias autorizadas ao sentenciado no representa ofensa aos ditames da LEP se o benefcio foi previamente autorizado por ato judicial motivado. (TJMG - Agravo em execuo penal n. 1.0267.07.007769-3/001 - Relator: Des. Jlio Cezar Guttierrez 4 Cmara Criminal Publicao: 20/09/2012)

O artigo 125 dispe sobre a revogao do benefcio da sada temporria. A revogao automtica, ou seja, deve ser decretada pelo juiz ao simples conhecimento da ocorrncia da causa de revogao, sem necessidade de se ouvir o condenado. Justifica-se a determinao porque se preveem, em seguida, as hipteses de recuperao do benefcio nas diversas espcies de sada temporria.

Sendo automtica a revogao na ocorrncia de uma das causas estabelecidas na lei, a medida deve ser determinada de ofcio pelo juiz da execuo. Isso no impede que seja requerida pelo ministrio Pblico, em sua atividade de fiscalizao do fiel cumprimento da pena, incumbindo-lhe, alis, requerer a revogao tambm no caso de excesso ou desvio da execuo e recorrer da deciso em que se concede ou revoga a sada temporria. Por consequncia, deve ter vista dos autos todas as vezes em que se decida a respeito do benefcio. No que diz respeito recuperao, ressalta-se que pode o condenado recuperar o direito sada temporria nas hipteses prevista nos artigo 125, pargrafo nico, caso a revogao tenha ocorrido pela prtica de crime doloso, a recuperao ocorre pela absolvio do preso no processo penal respectivo. A recuperao do direito sada temporria equivale a nova autorizao e, assim, deve ser ouvido o Ministrio Pblico, bem como a administrao penitenciria. Depende, tambm, do preenchimento dos requisitos, e o juiz dever motivar a deciso. No h a necessidade, porm, de que o condenado cumpra mais um sexto da pena, vez que a lei no exige tal requisito para a recuperao, ao contrrio do que faz com a progresso. Quanto recuperao do condenado, verifica-se os recentes julgados:

AGRAVO - SADAS TEMPORRIAS - REQUISITOS CUMPRIDOS MANUTENO DA DECISO AGRAVADA - INTELIGNCIA DOS ARTS. 123 E 125 DA LEP de se manter a deciso agravada que defere pedido de sadas temporrias a sentenciado que cumpre os requisitos objetivos e subjetivos do art. 123 da Lei de Execues Penais, inclusive, tendo sido agraciado com a progresso de regimes na mesma sentena. A recuperao do direito sada temporria tem lugar quando demonstrado o merecimento do condenado (pargrafo nico do art. 125, LEP). (TJMG Agravo em execuo penal n. 1.0439.06.054348-5/001 Relator: Des. Alexandre Victor de Carvalho 5 Cmara Criminal Publicao: 26/10/2012)

DA REMIO
Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poder remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execuo da pena. (Alterado pela L-012.433-2011) 1 A contagem de tempo referida no caput ser feita razo de: (Alterado pela L-012.433-2011) I - 1 (um) dia de pena a cada 12 (doze) horas de frequncia escolar atividade de ensino fundamental, mdio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificao profissional - divididas, no mnimo, em 3 (trs) dias; (Acrescentados pela L-012.433-2011) II - 1 (um) dia de pena a cada 3 (trs) dias de trabalho. 2 As atividades de estudo a que se refere o 1 deste artigo podero ser desenvolvidas de forma presencial ou por metodologia de ensino a distncia e devero ser certificadas pelas autoridades educacionais competentes dos cursos frequentados. (Alterado pela L-012.433-2011) 3 Para fins de cumulao dos casos de remio, as horas dirias de trabalho e de estudo sero definidas de forma a se compatibilizarem. (Alterado pela L-012.433-2011) obs.dji.grau.4: Penas Privativas de Liberdade 4 O preso impossibilitado, por acidente, de prosseguir no trabalho ou nos estudos continuar a beneficiar-se com a remio. (Acrescentados pela L012.433-2011) 5 O tempo a remir em funo das horas de estudo ser acrescido de 1/3 (um tero) no caso de concluso do ensino fundamental, mdio ou superior durante o cumprimento da pena, desde que certificada pelo rgo competente do sistema de educao. 6 O condenado que cumpre pena em regime aberto ou semiaberto e o que usufrui liberdade condicional podero remir, pela frequncia a curso de ensino regular ou de educao profissional, parte do tempo de execuo da pena ou do perodo de prova, observado o disposto no inciso I do 1 deste artigo. 7 O disposto neste artigo aplica-se s hipteses de priso cautelar. 8 A remio ser declarada pelo juiz da execuo, ouvidos o Ministrio Pblico e a defesa.

Sobre o caput do artigo 126, a cada 3 dias trabalhados consegue remir 1 dia de pena e, a cada 12h de estudo conseguir remir 1 dia de pena. A remio pelo estudo j conhecida pela Smula 341 do STJ. Remio significa a possibilidade que tem o reeducando de reduzir o tempo de cumprimento de pena, dedicando-se, para tanto, ao trabalho e/ou ao estudo, observando as regras dos arts. 126/128 da LEP.

Remio pelo trabalho consiste no direito do condenado, que, por meio do trabalho, pode reduzir o tempo da pena privativa de liberdade cumprida em regime fechado ou semiaberto. Ressalte-se que no existe previso de remio pelo trabalho para quem cumpre pena em regime aberto ou desfruta do livramento condicional. A contagem do tempo ser feita razo de 1 dia de pena para cada 3 de trabalho (art. 126, 1, inciso II, LEP). Cumpre salientar que, para que seja possvel a remio da pena pelo trabalho no basta a atividade espordica, ocasional. Deve haver certeza de efetivo trabalho do condenado, bem como conhecimento dos dias trabalhados. Exige-se que atividade seja ordenada, empresarial e, antes de mais nada, remunerada, garantidos ao sentenciado os benefcios da Previdncia Social, com o fim de educar o preso, entendendo-se o presdio como verdadeira empresa. No caso de acidente no decorrer do trabalho, caso o apenado fique impossibilitado de continuar a trabalhar em decorrncia de acidente, continuar a beneficiar-se com a remio, inclusive o chamado acidente in itinere, isto , aquele que ocorre durante o deslocamento para o trabalho. A competncia do juiz da execuo, todavia, ouvido o MP e a defesa (art. 126, 8, LEP). Remio por estudo consiste no direito do condenado, que, por meio do estudo, pode reduzir o tempo da pena privativa de liberdade cumprida em regime fechado, semiaberto, aberto ou em livramento condicional. Mas diferentemente do trabalho, o estudo permite a remio mesmo para quem cumpre pena em regime aberto ou livramento condicional. A contagem do tempo ser feita razo de 1 dia de pena a cada 12 horas de frequncia escolar (art. 126, 1, inciso I, LEP). Contudo, as 12 horas de estudos devero ser divididas em, no mnimo, 3 dias art. 126, 1, inciso I, LEP. O preso que concluir o ensino fundamental, mdio ou superior durante o cumprimento da pena ser beneficiado com o acrscimo de mais 1/3 no tempo a remir em funo das horas de estudo. Os estudos podero ser de ensino fundamental, mdio, profissionalizante, superior ou de requalificao profissional - art. 126, 1, inciso I, LEP. Sendo frequentados presencialmente ou

distncia, devendo ser certificadas pelas autoridades educacionais competentes dos respectivos cursos frequentados. No caso de acidente no decorrer do estudo, o preso impossibilitado de prosseguir nos estudos continuar a beneficiar-se com a remio. A competncia ser do juiz da execuo, todavia, ouvido o MP e a defesa (art. 126, 8, LEP). Em relao cumulao de remio por estudo e por trabalho, possvel, desde que as horas se compatibilizem. Obs.: o disposto neste artigo aplica-se s hipteses de priso cautelar. O tempo de remio gera mera expectativa de direito e no direito adquirido.
Art. 127. Em caso de falta grave, o juiz poder revogar at 1/3 (um tero) do tempo remido, observado o disposto no art. 57, recomeando a contagem a partir da data da infrao disciplinar. (Alterado pela L-012.433-2011)

O cometimento de falta grava no implica mais na perda de todos os direitos remidos. O juiz dever observar o disposto no art. 57 da LEP, ou seja, levar em conta a natureza, os motivos, as circunstncias e as consequncias do fato, bem como a pessoa do faltoso e seu tempo de priso.
Art. 128. O tempo remido ser computado como pena cumprida, para todos os efeitos. (Alterado pela L-012.433-2011)

Para todos os efeitos significa dizer que para progresso de regime, livramento condicional, indulto, etc. O artigo 129 trata do encaminhamento dos registros dos condenados que estejam trabalhando ou estudando, para obter a declarao judicial dos dias remidos, relao esta que direito do condenado. A remio dever ser declarada pelo juiz da Execuo, aps ouvidos Ministrio Pblico e defesa. O atestado, emitido por diretor do estabelecimento penal, tem presuno juris tantum, por advir da Administrao Pblica.
Art. 129. A autoridade administrativa encaminhar mensalmente ao juzo da execuo cpia do registro de todos os condenados que estejam trabalhando ou estudando, com informao dos dias de trabalho ou das

horas de frequncia escolar ou de atividades de ensino de cada um deles. (Redao dada pela Lei n 12.433, de 2011) 1 O condenado autorizado a estudar fora do estabelecimento penal dever comprovar mensalmente, por meio de declarao da respectiva unidade de ensino, a frequncia e o aproveitamento escolar. (Includo pela Lei n 12.433, de 2011) 2 Ao condenado dar-se- a relao de seus dias remidos. (Includo pela Lei n 12.433, de 2011)
o o

Caso haja controvrsia quanto aos dias trabalhados por falha no sistema de controle de dias, ser interpretado pr-condenado, desde que haja certeza na prestao dos servios.
Art. 130. Constitui o crime do artigo 299 do Cdigo Penal declarar ou atestar falsamente prestao de servio para fim de instruir pedido de remio.

crime do art. 299 do Cdigo Penal a falsidade ideolgica, verbis:

Falsidade ideolgica Art. 299 - Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico, e recluso de um a trs anos, e multa, se o documento particular. Pargrafo nico - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

Jurisprudncia do STJ sobre a falsidade ocorrida para fins de remio:


CRIMINAL. FORMAO DE QUADRILHA E PECULATO. MAGISTRADO CONDENADO A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE E PERDA DO CARGO. EXECUO. EVENTUAL PRTICA DE FALSIDADE IDEOLGICA DURANTE O CUMPRIMENTO DA PENA. TRANCAMENTO DO INQURITO POLICIAL. SUPERVENINCIA DO ARQUIVAMENTO. PERDA DE OBJETO. PEDIDO PREJUDICADO. REMIO DA PENA. MATRIA NO EXAMINADA PELO TRIBUNAL A QUO. SUPRESSO DE INSTNCIA. PROGRESSO DE REGIME PRISIONAL. REQUISITOS LEGAIS NO ABORDADOS PELA INSTNCIA A QUO. IMPROPRIEDADE DA VIA ELEITA. ORDEM DENEGADA. I - Hiptese em que o paciente, ex-Magistrado, que no decorrer do cumprimento da pena privativa de liberdade, teve contra si instaurado

procedimento investigatrio tendente apurao de eventual delito de falsidade ideolgica, diante da suspeita de preenchimento pessoal das fichas individuais de freqncia ao trabalho em crcere, para efeito de obteno da remio da pena. II - Diante do arquivamento do inqurito policial pelo Juzo de Direito da Vara Criminal da Comarca de Niteri/RJ, o pleito de trancamento do procedimento investigatrio instaurado em face do paciente encontra-se prejudicado. III - Invivel o conhecimento do presente writ no tocante ao pedido de remio da pena pelo trabalho, se a matria no foi objeto deciso pelo Tribunal a quo, sob pena de indevida supresso de instncia. IV - O habeas corpus meio imprprio para a obteno de benefcio relativo execuo da pena, tendo em vista a incabvel dilao probatria que se faria necessria ao exame da presena dos requisitos exigidos para a concesso da benesse legal. V - Ordem denegada. (STJ, HC 28370/RJ, 2004). (grifo nosso)

ANEXO I

JURISPRUDNCIA

INTEIRO TEOR

You might also like