You are on page 1of 21

Distrbios de coagulao

Islane Costa Ramos


Enfermeira. Mestre em Cuidados Clnicos em Enfermagem; Especialista em Nefrologia e Educao.

Coagulao sangunea
o processo pelo qual os componentes do lquido so transformados em um material semislido chamado cogulo sanguneo. Muitos fatores so envolvidos na reao que forma a FIBRINA. Podem ser dividido em: Fatores de coagulao Via extrnsecas Via intrsecas

Coagulao sangunea A coagulao iniciada dentro de 20 segundos aps a leso ocorrer ao vaso sanguneo causando dano s clulas endoteliais. As plaquetas formam imediatamente um tampo plaquetrio no local da leso. Essa a chamada hemostasia primria. A hemostasia secundria acontece quando os componentes do plasma chamados fatores de coagulao respondem para formar fios de fibrina, que fortalecem o tampo plaquetrio.

Possui duas vas: intrnseca (va da ativao de contato) e extrnseca (va do fator tissular). Ambas vas tem grande importncia para formao do cogulo de fibrina. Os fatores de coagulao so geralmente enzimas (serino proteases) com exceo dos fatores V e VIII que so glicoprotenas e do fator XIII que uma transglutaminase. As serino proteases agem clivando outras protenas. O ponto comum entre as duas vas a ativao do fator X em fator Xa que converte a protrombina em trombina. A principal funo da trombina a converso do fibrinognio em fibrina.

Distrbios de coagulao Podem ser atribudos deficincia das plaquetas ou dos fatores de coagulao. A funo plaquetria no plasma pode ser reduzida como resultado da insuficincia da medula ssea, do aumento da destruio esplnica ou da circulao anormal das plaquetas e deficincia dos fatores de coagulao.

Manifestaes dos distrbios do sangue sangunea


Fadiga Fraqueza Tendncias hemorrgicas Leses ulcerativas da lngua, gengiva ou membranas mucosas Dispnia Dores nos ossos e nas articulaes Febre Prurido

Distrbios de coagulao
Distrbios das plaquetas e da parede do vaso: Prpura trombocitopnica imune (ITP) Prpura trombocitopnica trombtica (TTP) Sndrome hemoltica-urmica (HUS) Trombastenia de Glanzmann Sndrome de Bernard-Soulier (complexo gricoprotico Ib-IX-V anormal) Storage pool disorders Hemoglobinria paroxstica noturna Sndrome da plaqueta cinza: deficincia de grnulos alfa. Sndrome de Hermansky-Pudlak: deficincia de grnulos densos.

Distrbios de coagulao
Distrbios da coagulao e trombose: Coagulao intravascular disseminada Deficincias de fatores Hemofilia A (deficincia do Fator VIII) Hemofilia B (deficincia de Fator IX) Hemofilia C (deficincia de Fator XI, tendncia de sangramento suave) Doena de Von Willebrand (o distrbio de sangramento mais comum) Inibidores de fator Disfuno plaquetria

Distrbios de coagulao
Distrbios de predisposio a trombose (hipercoagulabilidade) Trombocitopenia induzida por heparina e trombose ("sndrome do cogulo branco") Sndrome antifosfolpide Lpus anticoagulante Anticorpo anticardiolipina Fator V de Leiden e resistncia protena C ativada Mutao da protrombina Deficincia de protena C Deficincia de protena S Deficincia de antitrombina III Nveis aumentados anormalmente dos fatores VIII e XI

Distrbios de coagulao
A Prpura Trombocitopnica Trombtica (PTT) uma doena hematolgica grave, de curso clnico fulminante, considerada emergncia mdica. Caracteriza-se pela microangiopatia (doena dos pequenos vasos, os capilares), e aumento da agregao plaquetria. O diagnstico clnico baseia-se: Anemia hemoltica microangioptica Trombocitopenia acentuada Acometimento neurolgico Disfuno renal Febre O tratamento baseado num procedimento hemoterpico denominado plasmafrese.

Plasmafrese

Mtodo teraputico utilizado para eliminar os anticorpos produzidos pelas doenas autoimunes, se assemelha dilise, removendo o plasma do paciente atravs de um separador celular que centrifuga o sangue ou o faz passar por uma membrana com poros ultrafinos, pelos quais somente o plasma pode passar.

Coagulao sangunea
Doena de von Willebrand uma doena hemorrgica hereditria causada por uma diminuio ou uma disfuno da protena chamada de fator de von Willebrand. Isto ocorre devido mutao no cromossomo 12 e caracterizada por deficincia qualitativa ou quantitativa do fator. A coagulopatia se manifesta basicamente atravs da disfuno plaquetria associada diminuio dos nveis sricos do fator VIII coagulante. A doena de von Willebrand a doena hemorrgica mais comum e atinge cerca de 2% da populao mundial atingindo igualmente ambos os sexos porm mulheres tem mais probabilidade de ter a doena diagnosticada.

Distrbios hematolgicos
Hemofilia uma doena gentico-hereditria que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulao do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficincia do fator VIII de coagulao do sangue e a hemofilia B, por deficincia do fator IX. O gene que causa a hemofilia transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres no desenvolvem a doena, mas so portadoras do defeito.

Prescries de Enfermagem para pacientes com distrbios hematolgicos


Proporcionar repouso e ambiente tranqulo Encorajar deambulao Avaliar aceitao da dieta Aplicar compressas frias nos locais de sangramento No remover cogulos Usar agulhas de pequeno medicamentos por injeo calibre quando administrar

Manter as unhas dos pacientes cortatas Observar sinais desangramento: hipotenso, sudorese, pele fria, taquicardia, dentre outros.

Cuidados relacionados a coagulopatias em pacientes de terapia intensiva Observar sinais de sangramentos: TOT, TQT, Avaliar exames laboratoriais Mudana de decbito (ativao da circulao) FO Alteraes neurolgicas: sonolncia, desorientao (AVC hemorrgico!!!) TVP (uso de meias pneumticas).

agitao,

Coagulograma
Coagulograma um conjunto de exames utilizados para avaliar se a coagulao est normal. So fundamentais no pr operatrio e se o paciente tem histria de sangramentos.
Plaquetograma Trombocitopenia < 150.000/ uL Trombocitose > 600.000 /uL

Os exames compreendidos so TAP (tempo de protrombina ativada), tempo de tromboplastina parcial. O TAP testa os fatores de coagulao participantes da via extrnseca e o PTT testa os participantes da via intrnseca. O TAP e o PTT so avaliadores da hemostasia secundria. Outro teste que faz parte do coagulograma o Dmero-D, avaliado por exemplo em casos de Tromboembolismo pulmonar.

O tempo de protrombina normal de cerca de 12 a 15 segundos. Quanto maior for o TP, menor ser a concentrao de protrombina no sangue. O TP mede os fatores II, V, VII, X e o fibrinognio. O teste tambm muito usado para monitoramento do uso de anticoagulantes orais.

INR (relao normalizada internacional)


Como usado diferentes tipos de fator tissular na obteno do TP, a Organizao Mundial de Sade preconizou o uso do INR para padronizar mundialmente o resultado obtido durante o teste. O INR nada mais do que o TP corrigido a padres mundiais. O uso de anticoagulantes orais pelo INR.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1. FAILACE, R. Hemograma. 4 ed. Porto Alegre: Artmed. 2003. 298 p. 2. SCHIFFMAN, F.J. Fisiopatologia hematolgica. So Paulo: Santos Editora. 2004. 388 p.

Obrigada!

You might also like