You are on page 1of 38

Assistncia de enfermagem junto ao paciente queimado

Fca. Aline Arrais Sampaio Santos Mestre em enfermagem PGET

Definio
so leses comuns; pequena extenso: autotratveis; maior extenso: so leses graves que exigem tratamentos intensivos e reabilitao;

Epidemiologia
Aproximadamente 2,5 milhes de pessoas nos EUA so vtimas anualmente de pelo menos uma leso de queimadura por dia. Deste grupo, 200.000 recebem tratamento ambulatorial e 100.000 so hospitalizados. Cerca de 12.000 pessoas morrem por queimaduras e leses relacionadas com inalao e 1.000.000 de dias de trabalho so perdidos a cada ano. Acidentes por queimaduras ocupam o segundo lugar no mundo, perdendo somente para as fraturas.

GOMES et al, 1997; Smeltzer e Bare, 2005.

Relevncia
Tempo maior de internao hospitalar; Psicolgico alterado: influencia no tratamento e reabilitao; A gravidade de uma queimadura determinada principalmente pela rea de superfcie corporal total queimada (ASCT) e pela sua profundidade.

Classificao
Queimaduras trmicas: resultam da transferncia de energia de uma fonte de calor para o organismo. Podem ser provocadas por calor seco ou hmido (gua quente, vapor de gua, fogo,). Queimaduras elctricas: podem ser causadas por flash elctrico ou pela passagem directa de corrente elctrica atravs do corpo. A leso visvel no reflecte os danos que os tecidos subjacentes sofreram com a conduo elctrica. A sua gravidade depende do tipo de corrente, da quantidade de corrente, da durao do contacto e do seu trajecto.

Classificao
Queimaduras qumicas: provocadas por cidos ( ex. cido clordrico) ou bases ( exs. soda castica). Estes produtos quando absorvidos podem provocar leso para alm da pele, os rgos internos. Queimaduras por radiao: so causadas pela transferncia de radiao para o corpo. A mais comum a radiao solar.

Para ajudar a proteger sua priv acidade, o PowerPoint impediu o download automtico desta imagem externa. Para baixar e exibir esta imagem, clique em Opes na Barra de Mensagens e clique em Habilitar contedo externo.

Classificao
Queimadura de primeiro grau: superficial atinge a epiderme e caracteriza-se por deixar a pele hiperemiada, edemaciada e extremamente dolorida (ardncia) aparece tambm seca sem flictena. Uma exposio prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de leso. Quando atinge mais da metade do corpo, tornar-se grave.

Classificao
Queimadura de segundo grau: atinge a derme, podendo ser superficial e profunda. Tm como caracterstica a presena de flictenas ou bolhas com contedo lquido ou colide, apresenta edema que atinge regies circunvizinhas, apresentando dor intensa devido sua relao ntima com vasos e terminaes nervosas perifricas, podendo sangrar. H perda de gua e eletrlitos podem provocar desidratao e so geralmente causadas por vapor, lquidos e slidos escaldantes;

Classificao
Queimadura de terceiro grau: destri todas as camadas da pele, atingindo tecidos adjacentes e profundos originando cicatrizao hipertrfica por segunda e/ou terceira inteno geralmente relacionadas por chama direta do fogo. A pele, apresenta-se endurecida, de colorao acinzentada ou nacarada, provoca dores muito forte e podendo em alguns casos ser indolor e no apresenta sangramento.

Avaliao da vtima
Exame bsico (ATLS) A Vias Areas B Boa Respirao C Circulao D Dano Neurolgico E Exposio

A gravidade da queimadura depende:


Etiologia da queimadura (natureza, intensidade e durao da exposio ao agente causal); Profundidade (1, 2 ou 3 grau); Localizao da leso; Extenso (superfcie corporal total SCT afectada); Idade; Antecedentes pessoais; Existncia de leso por inalao.

Avaliao da rea queimada


Regra "palma da mo": a palma da mo do paciente corresponde a 1% da sua superfcie corprea.

Avaliao da rea queimada


Regra dos nove
rea Cabea e pescoo Membros superiores Tronco anterior Tronco posterior Genitais Membros inferiores Adulto 9% 9% 18% 18% 1% 18% Criana 18% 9% 18% 18% 14%

Conduta teraputica geral:


Abafe as chamas com um cobertor ou similar ou faa o paciente rolar no solo se for por fogo; Em caso de lquidos quentes procure resfriar o local com gua fria; Substancias causticas lave as superfcies atingidas, exaustivamente, com gua corrente, de modo a remover, ao mximo toda a substancia.

Instituto Dr. Jos Frota CTQ, (2007)

Conduta teraputica geral:


O paciente respira bem? Verificar se nariz e boca esto desobstrudos; Retire as roupas queimadas, em alguns casos s roupas fica aderido pele o que no estiver aderido deve ser cortado; Procure resfriar as queimaduras com duchas de gua fria, enquanto no for providenciada a remoo, para um hospital.

Conduta teraputica geral:


No utilizar pomadas e ungentos alm de uma infinidade de outros produtos (borra de caf, margarina, creme dental, etc.). O controle da dor um dos principais objetivos da enfermagem no tratamento do paciente queimado. Equipe multiprofissional. Balneoterapia;

Complicaes de queimaduras graves:


Respiratrias: Pneumonia e embolia pulmonar Hdricas: Hipovolemia e choque Infeco: Crescimento e proliferao bacteriana

Atuao da Enfermagem no tratamento e reabilitao do paciente queimado

Fase de emergncia
Instalao de um catter venoso e um de demora. Monitorizaro cardaca; ximetro de pulso; Ventilador mecnico; Material para intubao; Aspirador; Cabeceira elevada; Procedimentos de rotina: BH, SV, alvio da dor, alvio da presso.

Histrico de Enfermagem
O enfermeiro deve preencher o impresso de admisso da unidade obtendo a histria de sade do paciente e informaes do acidente (como, quando e qual seu agente. Peso corporal pr-queimadura; Temperatura; Histrias de alergias; Doenas de base; Vacinao contra ttano; Cirurgias; Usa algum tipo de medicamento;

Histrico de Enfermagem
Exame fsico completo: cfalo-podlico; exame neurolgico ; Sinais vitais;

(GEISSLER, 2003; (SMELTZER et al, 2006)

Fase intermediria
Observar: alteraes hemodinmicas; cicatrizao dos ferimentos, respostas psicossociais; outras complicaes. Procedimentos de rotina: BH, SV, alvio da dor, alvio da presso, ingesta calrica, peso, hidratao geral, nvel de conscincia.

Diagnsticos de enfermagem
Integridade tissular prejudicada; Hipertermia; Dor; Ansiedade; Padro respiratrio ineficaz; Nusea; Distrbio no padro do sono; Risco para infeco; Risco para temperatura corporal alterada; Risco para aspirao; Risco para dficit no volume de lquidos Risco para disfuno neurovascular perifrica Risco para trauma.
(Meneghetti et al., 2003)

Intervenes de enfermagem

comprar FIM pt_BR

Tratamento de feridas
Coberturas bactericidas e bacteriostticas;

Hidrofibra

Prata nanocristalina

Pomadas enzimticas

Sulfadiazina de prata

Hidropolmeros

AGE

Papana Aloe vera

Tratamento de feridas
H consenso na literatura quanto utilizao da Sulfadiazina de Prata 1% para o tratamento de queimaduras. A Sulfadiazina de Prata 1% um composto de nitrato de prata e sulfadiazina de sdio, efetivo contra uma ampla microbiota de gram-negativas como Escherichia coli, Enterobacter, Klebsiella sp e Pseudomonas aeruginosa, alm de incluir bactrias gram-positivas como Staphylococus aureus e tambm Candida albicans.
Ser trocado duas vezes ao dia em razo da oxidao da prata.

Risco de infeco
as mos com gua e sabo de 15 a 30 segundos antes e depois de cuidar do paciente. 2) Usar mscara, gorro, avental. Caso o paciente esteja colonizado/infectado por bactria multirresistente, usar luvas de procedimentos mesmo para contato com pele ntegra e equipamentos. 3) Orientar o acompanhante/visitante a se paramentar e a lavar as mos antes e aps contato com paciente. 4) No permitir que portas e janelas permaneam abertas ao mesmo tempo. 5) Inspecionar diariamente as leses da pele, registrar e comunicar alteraes. 6) Administrar antibiticos prescritos pontualmente. 7) Monitorizar sinais vitais. 8) Administrar antibioticoterapia prescrita 30 minutos antes do paciente ir ao bloco. 9) Coletar (1 amostra ) secreo de queimaduras pelo menos duas vezes por semana aps limpar as queimaduras com gua corrente e antes de aplicar o anti-sptico; e 3 amostras em locais diferentes no 1 banho aps admisso.
1) Lavar

Risco de infeco

Informaes para alta


Demonstrar disponibilidade para ouvir os problemas e questes do doente face alta. Proporcionar um momento para a expresso de sentimentos do doente ou pessoa que lhe significativa face perspectiva de alta. Incluir uma pessoa significativa para o doente nos ensinos, que dever ser escolhida pelo prprio. Criar um momento para os ensinos e demontrao dos mesmos junto de um familiar.

Informaes para alta


Informar o doente acerca das novas caractersticas da pele, que podem surgir associadas rea lesada: Sensibilidade alterada, em reas de enxerto de pele por exemplo; colorao alterada, as reas queimadas podem ficar marcadas adquirindo cores diferentes do tom de pele do indivduo, que podem atenuar com o passar do tempo; aparecimento de quelides, podem surgir dependendo da capacidade individual de cicatrizao.

"Foi uma sensao muito estranha, a 1 impresso de no acreditar na imagem que se est a ver, que no a nossa prpria pele, a imagem, o reflexo de algo que no nos pertence... normal! Depois de ter conscincia que o que tou a ver real, no um reflexo de nada, sou eu prpria, o meu novo eu... surge a aceitao de uma nova pele transformada, menos bonita ou mesmo feia, mas uma pele que me trouxe muita coisa bonita por mais estranho que possa parecer. Nada de bonito exteriormente mas sim interiormente... e essa tem um peso mais importante.

Aceite-se para ser aceito, porque todos ns somos muito mais do que uma "embalagem", que tem que vender pela beleza externa e no pelo produto que contm!

Referncias
Gomes DR, Serra MC, Pellon MA. Tratamento de queimaduras: um guia prtico. Rio de Janeiro: Revinter; 1997: 268. Smetzer SC, Bare BG. Cuidados aos pacientes com queimaduras. In: Tratado de enfermagem mdico-cirrgica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005. MENEGHETTI, Roberta Aparecida Silva et al. Planejamento da assistncia a pacientes vtimas de queimaduras: relao entre os problemas registrados e cuidados prescritos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2005, vol.39, n.3 [cited 2009-04-08], pp 268-279 Rocha, D. R.; Freitas, M. E. A. unidade de tratamento de queimados: relato de experiencia sobre a construao de protocolo para os cuidados de enfermagem. Enfermeria Global. 2003. n.3. p 1-11. FERREIRA, Enas; LUCAS, Rosemeire; ROSSI, Ldia Aparecida and ANDRADE, Denise. Curativo do paciente queimado: uma reviso de literatura. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2003, vol.37, n.1 FERREIRA, Enas; LUCAS, Rosemeire; ROSSI, Ldia Aparecida and ANDRADE, Denise. Curativo do paciente queimado: uma reviso de literatura. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2003, vol.37, n.1

You might also like