You are on page 1of 7

A VISO

O Globo Ocular - Anatomia Resumida


O globo ocular tem cerca de 24 mm de dimetro e encontra-se encapsulado em uma membrana rgida denominada esclertica que, em sua parte anterior, apresenta uma janela transparente chamada crnea. Atrs da crnea est a cmara anterior do olho, preenchida pelo humor aquoso, uma soluo pouco concentrada, e a ris, que um diafragma varivel. Esta cmara fechada pelo cristalino - lente de poder refrativo ajustvel atravs da contrao do msculo ciliar. A cmara posterior, atrs do cristalino, preenchida por um fluido gelatinoso conhecido como humor vtreo. O fundo do globo ocular, denominado retina, contm as clulas nervosas fotossensveis: os cones e os bastonetes. Os cones concentram-se na mcula ltea (mancha amarela) e mais ainda, na fovea centralis (fossa central), compreendida no interior da macula lutea. Os filetes nervosos que se unem para formar o nervo tico, o fazem num ponto da retina que no possui clulas fotossensveis: o ponto cego. A nutrio das estruturas feita pela coriide (ou coride) que a camada que contm os vasos sanguneos. IMPORTANTE: o eixo tico (eixo que divide a lente ao meio) no coincide com o eixo visual (eixo onde a imagem formada).

O Sistema de Formao de Imagem


O mecanismo de formao de imagem na retina se d pela refrao da luz. Os meios refratores do olho esto no quadro que se segue: Estrutura ndice de Tipo de Dioptrias (grau) Observaes

refrao (n) Interface Ar-Crnea Interface Crnea-Humor Aquoso Cristalino Humor Vtreo Total 1,38 1,33 1,40 1,34

Refrao Convergente Divergente Convergente +45 -5 +19 +59 a +73


principal refrativo meio

nico sistema divergente pode variar at + 33 di

Observa-se que o principal meio refrativo do olho a interface ar-crnea devido grande diferena de ndice de refrao entre a crnea e o ar. O cristalino se for colocado no ar pode atingir at +145 di de convergncia, mas, entre dois fluidos de ndice de refrao 1,34 na mdia, a convergncia cai para +19 di podendo chegar +33 di atravs do mecanismo de acomodao. Para estudar a formao da imagem na retina e outros parmetros da viso, foi proposto por GULLSTRAND um modelo de olho denominado de olho reduzido, conforme pode ser visto na figura ao lado. Assim, atravs do modelo acima, todos os meios ticos, que constituem os meios refrativos, tem seu poder diptrico (poder de refrativo) concentrado em uma nica lente biconvexa.

O Mecanismo de Acomodao - Viso de Perto e de Longe

O funcionamento bsico do olho humano normal, consiste em formar a imagem de um objeto sobre a retina, independente da distncia que esse objeto esteja do observador. Isto s possvel pela ao dos msculos ciliares que, alterando a curvatura do cristalino, modificam a distncia focal. Este mecanismo de ajuste de imagem sobre a retina chamado de ACOMODAO VISUAL. Na viso para longe, o msculo ciliar tem suas fibras radiais contardas e as circulares relaxadas, diminuindo o raio de curvatura da lente e, consequentemente, a dioptria do mesmo (+19 di). Na viso para perto, as fibras radiais so relaxadas e como consequncia, existe uma contrao das fibras circulares provocando um aumento no raio de curvatura do cristalino e, consequentemente, um aumento na dioptria do mesmo ( podendo chegar at os +33 di).

A acomodao varia com a idade, sendo mxima na infncia e mnima ou ausente na idade avanada. Quando o objeto a ser observado situa-se muito longe do olho (objeto no infinito), o foco do cristalino coincide com a retina. Nessas condies, o objeto observado sem esforo visual. Denomina-se "ponto remoto" (PR) ao ponto mais longquo que pode ser visualizado nitidamente. Para o olho normal, PR = . Se o objeto for aproximado cada vez mais e mais do olho, ele poder ser visualizado com nitidez atravs do mecanismo de acomodao. A distncia mnima a partir da qual o olho no consegue mais focalizar com nitidez, chamada de distncia mnima de viso distinta e corresponde uma situao onde a tenso nos msculos sobre o cristalino mxima. O ponto mais prximo do olho que pode ser visualizado nitidamente chamado de " ponto prximo" (PP) e situa-se entre 20 25 cm para o olho normal. Sendo pr e pp as distncias dos pontos remoto e prximo do olho, chamamos de amplitude de acomodao visual, grandeza: a = Pr-Pp/Pr.Pp

A ris e a Pupila O Diafragma do Olho


A ris uma estrutura contrtil capaz de variar o tamanho de seu orifcio, tambm conhecido por pupila. A pupila tem diametro varivel na faixa de 1,5 mm 8 mm, conforme a contrao da ris. A camada posterior da ris responsvel pela cor dos olhos. A luz que entra pela pupila proporcional rea de abertura. Na faixa de abertura mencionada acima, consegue-se uma variao de, aproximadamente, 30 vezes na quantidade de luz que entra. A ris tem papel especial nas seguintes funes: a) controle da quantidade de luz; b) diminuio das aberraes esfricas e cromticas quando a pupila est em seu dimetro mnimo;

c) aumento da profundidade de foco com a contrao da pupila. A contrao da pupila conhecida como MIOSE e a dilatao como MIDRASE. Vrias molstias e diferentes substncias causam tanto a miose como a midrase. num exame oftalmolgico so empregados os cicloplgicos drogas que agem localmente paralisando a ris e causando uma intensa midrase.

A Retina
A retina uma pelcula fotossensvel onde a luz que chega atravs da pupila, interage com receptores especiais, gerando um pulso eltrico. A retina possui dois tipos de clulas fotossensveis: a) CONES destinados viso fotpica (fton = luz), isto , viso de cores e detalhes; b) BASTONETES destinados viso escotpica (scotos = mancha), isto , viso de claro/escuro, associada pequenas quantidades de luz e viso de objetos em movimento. Os cones e bastonetes podem ser vistos na figura seguinte, onde so apresentados 4 bastonetes e um cone. A ponta das estruturas que a parte sensvel luz, est mergulhada num epitlio de pigmento escuro, cuja funo absorver o excesso de luz dentro da cmara preenchida pelo humor vtreo.

Os albinos que no possuem pigmentao por problemas genticos, ficam completamente ofuscados em locais claros. importante observar que os cones e os bastonetes apontam na direo oposta aos raios de luz. Existem cerca de 130 milhes de bastonetes e sete milhes de cones, distribudos em um arco de 180 graus por sobre a retina, Na mcula ltea (ou mancha amarela) se concentram, em seus 1,5 mm 2 de rea, praticamente todos os cones existentes na retina. Dentro da mcula ltea, existe uma

depresso de 0,3 mm de dimetro (0,28 mm 2 de rea), onde se concentram de 30.000 40.000 cones, mais delgados que esto ligados ao nervo tico. esta depresso conhecida como fvea centralis (ou fossa central). Na fvea centralis no existem bastonetes. A mcula ltea e mais definidamente a fvea centralis so os pontos de viso de detalhe, tornando a viso de cores mais distinta nessa regio. No local de sada do nervo tico e vasos sanguneos, no h possibilidade de haver clulas especializadas para a viso, dessa forma, a imagem formada sobre este ponto atravs da luz proveniente do exterior, no encontra os rreceptores necessrios para levar essa informao at o crtex visual. Este ponto ento denominado PONTO CEGO. A presena do ponto cego pode ser constatada atravs da figura abaixo. Tapando-se o olho esquerdo e aproximando-se com a viso fixa no X, a uma determinada distncia, correspondente ao seu ponto cego, a circunferncia escura simplesmente desaparece.

necessrio procurar a distncia correta por aproximao e afastamento do olho. Virando-se a pgina de cabea para baixo, possvel obter o mesmo efeito para o olho esquerdo, ao tapar-se o direito. A viso de detalhe se faz em uma rea to pequena (0.28 mm2) que o angulo de

viso de apenas 1 grau. A imagem na retina no excede 0,3 mm de altura, que o tamanho da fvea. 25 cm do olho, apenas podemos ver detalhadamente um crculo de 2,5 mm de dimetro e a 1 metro, no mais que 1,8 mm de dimetro.

Anomalias da Viso Correo Diptrica


As anomalias da viso podem ser classificadas como: a) anomalias da refrao;

b) anomalias da geometria ptica; c) anomalias da viso de cones. Neste texto elementar, estudaremos superficialmente as anomalias da refrao. D-se o nome de EMETROPIA ao estado refrativo normal do olho que caracterizado pelos seguintes parmetros: sem acomodao, o ponto remoto se situa no infinito; com acomodao mxima, o ponto prximo situa-se 25 cm do olho; a imagem no deformada. D-se o nome de AMETROPIA aos desvios do estado refrativo normal. A ametropia est subdividida em quatro grandes classes:

Miopia

</ OS P acima).< (figura emtrope olho no ocorre como infinito, est no e do prximo mais mope remoto ponto O cristalino. convergncia excessiva devido Isto retina. da antes um para convergem (infinito) distante objeto de provenientes luz raios>

Correo

A correo da miopia feita com lentes divergentes, de forma que a associao resultante possui uma vergncia menor. Podemos concluir que a distncia do ponto-remoto do mope igual distncia focal da lente corretora, ou seja, a finalidade da lente divergente fazer com que os raios de luz provenientes do infinito paream originar-se no ponto remoto do mope, conforme mostrado na figura.

Hiperopia ou Hipermetropia

Neste caso, os raios paralelos provenientes do infinito so focalizados atravs da retina. Isto ocorre devido pouca convergncia do cristalino.

Correo
A correo da hipermetropia feita atravs de lentes convergentes de forma que a associao produz um aumento na vergncia. Como o ponto prximo do hipermtrope est mais afastado que no caso do olho normal, a lente convergente confeccionada para que a imagem de um objeto situado entre 25 cm e antes do ponto prximo do hipermtrope, parea originar-se exatamente dele (Pp).

Fonte: http://br.geocities.com/sylliah/visao.htm

You might also like