You are on page 1of 18

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.

09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

AS RELAES DIALGICAS NO GNERO NOTCIA


Josa Coelho da Silva1

RESUMO: Esta pesquisa elabora uma breve anlise do funcionamento e constituio do gnero discursivo notcia, da esfera jornalstica, atravs das relaes dialgicas com discursos j-ditos e pr-figurados. A fundamentao terico-metodolgica adotada segue a Anlise Dialgica de Discurso do Crculo de Bakhtin, utilizando-se das concepes de linguagem, enunciado e gnero discursivo. Foi anexada a notcia analisada, publicada no jornal Dirio Catarinense (de circulao estadual) em 09 de agosto de 2007, na editoria de Gerais. A metodologia de anlise buscou seguir a ordem proposta por Bakhtin para o estudo da lngua: as formas e os tipos de interao verbal em ligao com as condies de produo (contexto), as formas dos enunciados em relao ao gnero do discurso e o exame das formas da lngua. Este artigo limitou-se em descrever apenas uma dimenso do gnero discursivo: a verbal2. Foram enumeradas algumas regularidades enunciativas/discursivas encontradas que tipificam a interao mediada por esse gnero na mdia, com foco na composio (relaes dialgicas com outros enunciados). Palavras-chaves: Gnero do discurso. Relaes dialgicas. Dimenso verbal. ABSTRACT: This research elaborates one brief analysis of the functioning and constitution of the discursive genre notice, of the journalistic sphere, through the dialogic relationships with already-said and daily pay-appeared speeches. The reasoning theoretical-methodological adopted follows the Dialogic Analysis of Speech of the Circle of Bakhtin, using conceptions of language, utterance and discursive genres. The analyzed notice was annexed, published in the periodical Dirio Catarinense (of state circulation) in 09 of August of 2007, in the editoria of Gerais. The methodology of analysis follows the order proposal for Bakhtin to study of language: the forms and the types of verbal interaction in linking with the conditions of production (context), the forms of utterances than the speech genres and the examination of language forms. This article was limited in describing only one dimension of the discursive genre: the verbal one. Some found regularities enunciative/discursive had been enumerated, that analysis the interaction mediated for this genre in the media, with focus in the composition (dialogic relationships with other statements). Key words: Discursive genre. Dialogic relationships. Verbal dimension.

Formada em Comunicao Social Jornalismo pela UNISUL e estudante de graduao de Letras Lngua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Bolsista PIBIC. 2 importante esclarecer que as duas dimenses apontadas neste artigo a verbal e a social ou extraverbal no so processos ou instncias estanques ou separados (autnomos), mas interligados pelo prprio funcionamento do gnero nas diversas interaes.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

1 Introduo

No incio do sculo XIX, um grupo de estudos denominado Crculo de Bakhtin inovou a Lingstica da poca ao propor uma nova filosofia da linguagem, de fundamentao marxista: a concepo de linguagem como interao verbal. A proposta, apresentada no livro Marxismo e filosofia da linguagem3, e detalhada em outros trabalhos ora assinados por Voloshinov, ora por Bakhtin, pretendia dialogar com as correntes do pensamento filosfico-lingstico da poca, introduzindo uma tese sociodialgica da linguagem. Bakhtin (2004) divide as correntes da poca em duas vertentes: Subjetivismo Idealista4 e Objetivismo Abstrato. O primeiro considerava a linguagem como simples expresso do pensamento. Com orientao lingstico-filosfica no Romantismo (Wilhelm Humboldt, Karl Vossler, Leo Spitzer e Benedetto Croce so alguns representantes), consideravam como ncleo da realidade lingstica o ato da fala individual, ou seja, monolgico: linguagem como expresso do EU. A lngua como uma atividade ininterrupta de construo (energia) que se materializava nos atos de fala individuais (teoria da expresso). J o Objetivismo Abstrato tinha orientao no Racionalismo e no Neoclassicismo (representantes: Leibniz, Bally, Ferdinand de Saussure). Aqui, o ncleo da realidade lingstica era o sistema abstrato das formas lingsticas. A lngua como um sistema estvel, imutvel, objetivo e homogneo. A funo da linguagem era ser instrumento de comunicao. Reduziam, assim, a lngua ao cdigo de comunicao, no considerando o enunciado, por exemplo. Bakhtin (2004) dialoga com essas correntes ao afirmar que ambas negam o carter dialgico da linguagem e sua natureza scio-histrica e ideolgica. Contrariando a idia de lngua como sistema, ele considera-a enquanto interao social (tese sociodialgica da linguagem), ao afirmar que:
A verdadeira substncia da lngua no constituda por um sistema abstrato de formas lingsticas nem pela enunciao monolgica isolada, nem pelo ato psicofisiolgico de sua produo, mas pelo fenmeno social da interao verbal, realizada atravs da enunciao ou das enunciaes. A interao verbal constitui assim a realidade fundamental da lngua. (BAKHTIN, 2004, p. 123) Apesar de ser assinado por V. N. Voloshinov, atualmente o trabalho atribudo a M. Bakhtin. Em Marxismo e Filosofia da Linguagem, aparecem dois termos para nomear o mesmo grupo: Subjetivismo Idealista e Subjetivismo Individualista.
4

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

A linguagem, portanto, medeia as diversas situaes de interao verbal, que implica dois indivduos (locutor e ouvinte) de mesma comunidade lingstica e de uma sociedade organizada. Eles precisam estar integrados na unicidade da situao social imediata, ter relaes entre si; ou seja, a unicidade do meio social e a do contexto social imediato so as condies bsicas para haver um ato de linguagem (BAKHTIN, 2004, p. 70-71). O produto dessa interao entre dois indivduos socialmente organizados a enunciao. A proposta bakhtiniana, portanto, defende que a natureza da linguagem tem relao com o social e o ideolgico: a realidade fundamental da lngua a interao; ela s pode ser analisada na sua complexidade quando considerada como fenmeno socioideolgico (no um sistema fechado); a verdadeira substncia da lngua constituda pelo fenmeno social da interao verbal (realidade fundamental da lngua), realizada atravs da enunciao; a lngua viva evolui historicamente na comunicao verbal concreta, no no sistema lingstico das formas da lngua. A inovao dessa teoria foi romper com o esquema simplista da Lingstica Geral, sob a perspectiva do Objetivismo Abstrato e do Subjetivismo Idealista: onde o falante (ativo) envia uma mensagem ao destinatrio, cujo carter totalmente passivo. No esquema mais complexo de Bakhtin, o destinatrio (interlocutor) assume um carter ativo na construo da enunciao, pois ele quem d forma e estilo.

2 O carter dialgico da linguagem

A concepo de linguagem como interao verbal implica o que Bakhtin (2004) denomina de carter dialgico: qualquer expresso, qualquer individualidade criativa so determinados socialmente, bem como orientados para o outro5. A palavra, como produto da interao entre dois indivduos, comporta duas faces: procede de algum e se dirige a algum (sempre busca a reao do outro). Por isso que, para a teoria bakhtiniana, no existe discurso neutro e nem fala individual: ela sempre composta de discursos j-ditos e dirigida a algum.
O outro para Bakhtin (o interlocutor) no um simples ouvinte que compreende passivamente a enunciao, mas aquele que responde e replica de maneira ativa um participante ativo da comunicao discursiva. O falante constri seu enunciado (estilo e composio) de acordo com essa resposta que ele espera. Por palavra do outro (enunciado, produo verbal) entendo qualquer palavra de qualquer outra pessoa, pronunciada ou escrita em minha lngua (minha lngua materna), ou em qualquer outra lngua, ou seja: qualquer outra palavra que no seja a minha. (BAKHTIN, 1997b, p.383).
5

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

A situao dos participantes d forma e estilo enunciao; ou seja, a enunciao socialmente dirigida: A situao mais imediata e o meio social mais amplo determinam completamente e, [...] a partir do seu prprio interior, a estrutura da enunciao. (BAKHTIN, 2004, p. 113). O dialogismo considerado por Bakhtin (1997a) como uma das formas composicionais do discurso. O prprio ato de compreenso do interlocutor dialgico:
Ver e compreender o autor de uma obra significa ver e compreender outra conscincia: a conscincia do outro e seu universo, isto , outro sujeito (um tu). [...] a compreenso implica duas conscincias, dois sujeitos. [...] A compreenso sempre [...] dialgica. (BAKHTIN, 1997a, p. 338)

A relao com o sentido, portanto, sempre dialgica: a coisa da qual se fala no existe mais s em si e para si, mas para algum outro (BAKHTIN, 1997a, p. 343); o sentido se d nessa relao dialgica que s possvel entre enunciados concludos, proferidos por sujeitos falantes distintos. A relao dialgica pressupe uma lngua, mas no existe no sistema da lngua. (BAKHTIN, 1997a, p. 345).

3 A lngua como discurso

A teoria bakhtiniana dialoga com duas correntes lingstico-filosficas de conceber, investigar e compreender a lngua: como sistema e como discurso. A lngua como sistema, objeto da Lingstica, estudada como objeto de signos: suas relaes sinttico-composicionais, semnticas, tudo dentro do sistema da lngua e nos limites do texto. J a lngua como discurso, objeto da Metalingstica, considera os enunciados, gneros do discurso e relaes dialgicas (entre enunciado e realidade, sujeito e outros enunciados). Bakhtin adota essa ltima concepo:
[...] a lngua em sua integridade concreta e viva e no a lngua como objeto especfico da lingstica, obtido por meio de uma abstrao absolutamente legtima e necessria de alguns aspectos da vida concreta do discurso. (BAKHTIN, 2005, p. 181)

Tanto a Lingstica quanto a Metalingstica, portanto, estudam o mesmo fenmeno sob diferentes aspectos e ngulos de viso. Enquanto a primeira considera apenas a dimenso verbal do discurso, a segunda, adotada por Bakhtin, considera tambm a dimenso extraverbal. Pois, como afirma Bakhtin: [...] o discurso s pode existir de fato na forma de enunciaes concretas de determinados falantes, sujeitos do discurso (BAKHTIN, 2003, p. 274).

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

As relaes dialgicas, aspectos extralingsticos, esto no cerne da teoria bakhtiniana enquanto concepo de linguagem como interao verbal a materializao do discurso. O discurso, portanto, nasce no dilogo: ele sempre orientado para a resposta-ativa do interlocutor, que, por sua vez, participa da formao do discurso:
[...] Todo discurso orientado para a resposta e ele no pode esquivar-se influncia profunda do discurso da resposta antecipada. O discurso vivo e corrente est imediata e diretamente determinado pelo discursoresposta futuro: ele que provoca esta resposta, pressente-a e baseia-se nela. Ao se constituir na atmosfera do j-dito, o discurso orientado ao mesmo tempo para o discurso-resposta que ainda no foi dito, discurso, porm, que foi solicitado a surgir e que j era esperado. Assim todo dilogo vivo. (BAKHTIN, 1998, p. 89)

Esse dilogo, momento da enunciao, irrepetvel: o discurso, como um evento6 no mundo, proferido uma nica vez em determinada situao de interao. No pode ser repetido, apenas citado. O mesmo acontece com a unidade real de comunicao discursiva: o enunciado, conceito-chave para a teoria bakhtiniana.

4 O enunciado: unidade real e concreta da comunicao discursiva

O discurso materializa-se na forma de enunciados: O emprego da lngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e nicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana (BAKHTIN, 2003, p. 261). Ou seja, [...] o discurso s pode existir de fato na forma de enunciaes concretas de determinados falantes, sujeitos do discurso (BAKHTIN, 2003, p. 274). Com essas afirmaes, Bakhtin define o enunciado como a unidade real e concreta da comunicao discursiva. Uma totalidade discursiva irrepetvel: para Bakhtin, o enunciado um evento nico, que no se repete, no mximo pode ser citado (BAKHTIN, 2004). E que possui o carter dialgico: todo enunciado uma resposta ao que j foi dito e espera uma nova resposta. Qualquer enunciao, por mais significativa e completa que seja, constitui apenas uma frao de uma corrente de comunicao ininterrupta (BAKHTIN, 2004, p. 123). Os enunciados, assim, entrelaam-se numa corrente de dilogos em que o sentido no tem fim, no pode haver enunciados isolados. o que Bakhtin (2003, p. 271) denomina de
6

Bakhtin considera como eventos aes sociais mediadas pelo discurso.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

responsividade: quando o ouvinte torna-se falante, pois sua compreenso (ativa) sempre de natureza responsiva uma resposta ao j-dito. A compreenso, assim, tambm dialgica: compreender implica tornar-se participante no dilogo7 (BAKHTIN, 1997a, p. 355). A construo do enunciado, portanto, bem mais complexa e determinada por outras variantes que se entrecruzam na situao social de interao, apontadas por Bakhtin (2003, p. 289): gnero, inteno do falante, expressividade (a relao subjetiva emocionalmente valorativa do falante com o contedo do objeto e do sentido do enunciado), a relao valorativa do falante com o objeto do discurso. O elemento expressivo, portanto, sempre acompanha o enunciado por isso no existe enunciado absolutamente neutro. De acordo com Rodrigues (2005), o gnero composto por duas dimenses inextricveis que tambm se aplicam ao enunciado: a) A dimenso lingstica: verbal, com uma expresso material semitica exprimida, materializada; b) A dimenso social: extra-verbal, a situao social em que o discurso proferido. Essa segunda dimenso, que Bakhtin denomina de situao social mais imediata, tambm determina a construo do enunciado: a ligao entre os falantes, por exemplo (se chefe e empregado, pai e filho, professor e aluno), o momento da fala (conversa de bar ou apresentao de um seminrio). Ela definida por quatro tipos de horizontes: temporal e espacial (toda enunciao ocorre em determinado tempo e espao), axiolgico (ndices de valor que sempre acompanham o objeto expresso) e temtico (objeto de sentido). Essas so as condies sociais de produo dos enunciados. Mas o que de fato determina um enunciado e o diferencia de uma orao so: a alteridade (alternncia dos sujeitos discursivos); a expressividade (posio valorativa); e a conclusividade (objeto do discurso, o projeto discursivo e a composicionalidade tpica do gnero). So peculiaridades enunciativo-discursivas e lingstico-textuais prprias do enunciado, apontadas por Bakhtin (2003).

Bakhtin (1997a) distingue trs participantes do enunciado: o primeiro o autor da produo verbal; o segundo o destinatrio, a quem o autor espera e presume uma compreenso responsiva; e o terceiro o superdestinatrio, quem compreende o enunciado.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

Como aponta Rodrigues (2005), a expressividade a instncia de expresso da posio valorativa do falante e dos outros participantes da comunicao discursiva (a marca do dialogismo no interior do enunciado). As outras duas caractersticas determinam os limites do enunciado. A alteridade determinada pelo chamado dixi conclusivo: quando o falante passa a palavra ao ouvinte. O enunciado, assim, possui incio e fim (antecedido pelos j-ditos e seguido pelos enunciados-respostas). J a conclusividade a manifestao da alternncia dos sujeitos discursivos vista do interior do enunciado (RODRIGUES, 2005). Segundo Bakhtin (2003, p. 280-281), quando h possibilidade de resposta (posio responsiva) pode ser contestado. a concluso do assunto, o disse tudo: quando o enunciado alcana a completude de sentido (totalidade discursiva). Ele aponta ainda trs fatores que determinam essa inteireza do enunciado: 1) tratamento exaustivo do sentido do objeto do enunciado (tema); 2) projeto discursivo do falante (limites); 3) gneros do discurso (situao de interao). Pode-se perceber, com essas caractersticas, que o dialogismo marca o enunciado tanto externa quanto internamente: ele j se constri dialogicamente como discurso do outro. A situao dos participantes, portanto, define a forma e o estilo do enunciado.

5 Gneros do discurso: tipos relativamente estveis de enunciados

Os enunciados so sociodialogicamente tipificados nas diversas interaes, constituindo o que Bakhtin denomina de gneros do discurso: tipos relativamente estveis de enunciados ou formas relativamente estveis e normativas do enunciado (RODRIGUES, 2005, p. 163). Rodrigues (2005, p. 164) explica a noo bakhtiniana de tipo como modos sociais de discurso:
[...] tipificao social dos enunciados que apresentam certos traos (regularidades) comuns, que se constituram historicamente nas atividades humanas, em uma situao de interao relativamente estvel, e que reconhecida pelos falantes.

Para Bakhtin (2004, p. 43) [...] cada poca e cada grupo social tm seu repertrio de formas de discurso na comunicao scio-ideolgica. A cada grupo de formas pertencentes ao mesmo gnero, isto , a cada forma de discurso social, corresponde um grupo de temas. Sendo modos sociodiscursivos, os gneros, portanto, regulam, organizam e significam a interao.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

Os gneros so relativamente estveis porque se adaptam facilmente s mudanas sociais, transformam-se com o surgimento de novas interaes. Segundo Bakhtin (2003, p. 283), a diversidade de gneros enorme e suas formas [...] so bem mais flexveis, plsticas e livres que as formas da lngua. Como caractersticas dos gneros discursivos, podem-se apontar: 1. Carter normativo: Os gneros do um horizonte, um caminho para a fala. De acordo com Rodrigues (2005), eles servem como modos sociais de ao e como ndices sociais para a construo dos enunciados, ajudam a calcular o dixi conclusivo do falante, entre outras funes. Esse carter normativo o processo de tipificao, j explicado anteriormente. Eis alguns elementos da enunciao, apontados por Bakhtin (2003), que so determinados pelos gneros: entoao expressiva (os gneros do o tom do enunciado); escolha das oraes e das palavras; e concepo de destinatrio (cada gnero possui uma concepo tpica de destinatrio). Enfim, os gneros regulam, organizam e significam a interao. Eles so, portanto, constitudos dentro da situao social de interao: o que os define so as funes discursivoideolgicas e a esfera social; no suas propriedades formais (RODRIGUES, 2005, p. 164). 2. Estratificao social: Segundo Bakhtin (1998, p. 81-82), cada enunciao concreta do sujeito do discurso sofre aplicaes de foras da lngua, as quais ele divide em foras centrpetas e foras centrfugas. O primeiro grupo possui a funo de unificao e centralizao da lngua: impe a idia de lngua nica, presente no pensamento lingstico e estilstico e com papel criador e estilizador para a maioria dos gneros poticos. J as foras centrfugas desunificam e descentralizam a lngua: estas estratificam-se em vrias linguagens (plurilingismo). Para Bakhtin (1998), o plurilingismo est sempre presente nas enunciaes. Bakhtin considera os gneros discursivos como foras sociais centrfugas, pois possuem a ao de estratificao social: todo discurso pressuposto por vozes sociais vozes de instituies, posicionamentos axiolgicos e ideologias8. 3. Esferas sociais e cronotopos: Todo gnero pertence a uma esfera social. Cada esfera possui funes scio-ideolgicas particulares e um repertrio de gneros discursivos prprios.
Com base em Bakhtin (1998 e 2004), as ideologias podem ser compreendidas como instncias sociodialgicas e semiticas que se constituem e funcionam em confluncia entre o discurso interior e exterior e cuja materialidade discursiva perpassada por diversos ndices sociais de valorao, que no apenas legitimam seu carter axiolgico, mas tambm, em adio, determinam seu sentido.
8

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

Por exemplo, notcia, artigo assinado, reportagem e entrevista so alguns gneros da esfera do jornalismo. Cada gnero tambm possui um campo predominante de existncia, que o seu cronotopos. Como explica Rodrigues (2005), a situao social prpria de cada gnero. Ele definido pelos horizontes (espacial, temporal, temtico e axiolgico) e pela concepo de autor e destinatrio. 4. ndices de totalidade: Os gneros ainda se constroem a partir de trs elementos enunciativos, denominados por Bakhtin de ndices de totalidade tema (objeto e finalidade discursivos, sua orientao de sentido para com ele e os outros participantes da interao), estilo (uso tpico de recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais da lngua) e composio:
Esses enunciados refletem as condies especficas e as finalidades de cada referido campo no s por seu contedo (temtico) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleo dos recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais da lngua mas, acima de tudo, por sua construo composicional. Todos esses trs elementos o contedo temtico, o estilo, a construo composicional esto indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e so igualmente determinados pela especificidade de um determinado campo da comunicao. (BAKHTIN, 2003, p. 261-263)

Todos esses conceitos (gnero, enunciado, discurso) so interligados, na teoria bakhtiniana, com a noo de ideologia j que trabalham com signos, por serem da rea da linguagem, e todo signo ideolgico. Segundo Bakhtin (2004, p. 32): Um signo no existe apenas como parte de uma realidade; ele tambm reflete e refrata uma outra. Ele pode distorcer essa realidade, ser-lhe fiel, ou apreend-la de um ponto de vista especfico. Essa a maneira como as ideologias perpassam os gneros: refletindo e refratando realidades por meio do discurso. Bakhtin (2004, p. 118-119) define dois grandes grupos de ideologias: ideologia do cotidiano e sistemas ideolgicos constitudos. O primeiro seria o domnio da palavra interior e exterior desordenado e no fixado em um sistema, que acompanha cada um dos nossos atos ou gestos e cada estado de conscincia. O autor relaciona as ideologias do cotidiano com os chamados gneros primrios (simples): formados na comunicao discursiva imediata, do cotidiano, no formalizados e institucionalizados. Exemplos: conversa de salo, conversa sobre temas cotidianos, carta, dirio ntimo, bilhete, entre outros (BAKHTIN, 2003).

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

J os sistemas ideolgicos constitudos podem ser perpassados por ideologias do cotidiano, que se transmutam e so revaloradas (reacentuadas) passam a ser vistas como sistematizadas. As ideologias institucionalizadas so formadas pela moral social, cincia, arte e religio. Ambos os conceitos formam uma relao de influncia mtua: esses produtos ideolgicos constitudos conservam um constante elo vivo com a ideologia do cotidiano, alimentam-se de sua seiva, pois fora dela morrem eles necessitam dessa base para se firmarem. Esse segundo grupo representado pelos gneros secundrios (complexos): advm de um convvio cultural mais complexo, so institucionalizados, como romance, editorial, tese, palestra, anncio, livro didtico, drama, pesquisa cientfica, e muitos outros. Tanto os gneros primrios quanto os secundrios formam uma espcie de ciclo: os secundrios surgem dos primrios (incorporam-nos e reelaboram-nos), mas continuam influenciando suas interaes sociais. Todos os gneros jornalsticos (notcia, reportagem, editorial, artigo, etc.) so secundrios. De acordo com a teoria bakhtiniana, os gneros do discurso mantm uma relao dialtica com o enunciado: eles do o tom (carter normativo), mas tambm surgem dos prprios enunciados. nas situaes de interao em determinadas esferas sociais que surgem os gneros primrios e secundrios. Essas esferas, por usa vez, so perpassadas pelas ideologias do cotidiano e pelas ideologias institucionalizadas. Os gneros, portanto, nascem da inter-relao entre esfera, interao, tipificao, enunciado e ideologias. Para Bakhtin, portanto, qualquer ao e qualquer discurso proferido iluminado ideologicamente. O sujeito, ao falar, ocupa uma posio ideolgica definida. Todo autor9 possui uma ideologia que difundida no texto no declarada. E uma das formas de afirmar uma ideologia disfaradamente no texto atravs do que Bakhtin denomina discurso de outrem:
Aqui, a palavra de outrem se apresenta no mais na qualidade de informaes, indicaes, regras, modelos, etc., ela procura definir as prprias bases de nossa atitude ideolgica em relao ao mundo e de nosso comportamento, ela surge aqui como a palavra autoritria e como a palavra interiormente persuasiva. (BAKHTIN, 1998, p. 142)

O autor, portanto, transmite e legitima sua ideologia atravs da fala do outro.


9

importante compreender o conceito de autor para Bakhtin (1997a), to citado neste trabalho: aquele que se responsabiliza pela enunciao. Na anlise em questo do gnero notcia, o autor no apenas o jornalista que escreve e assina a matria, mas tambm o jornal no qual o texto foi publicado: o nome do jornal o responsvel por todas as matrias que saem nele.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

6 Relaes dialgicas: a reao-resposta ao j-dito

O discurso citado o discurso no discurso, a enunciao na enunciao, mas , ao mesmo tempo, um discurso sobre o discurso, uma enunciao sobre a enunciao. (BAKHTIN, 2004, p. 144). dessa maneira que Bakhtin define a citao do discurso de outrem: trata-se no apenas de uma simples repetio, mas de uma reacentuao, reenunciao da voz do outro. A enunciao citada passa a ser o tema do discurso narrativo, mas tambm entra na construo sinttica do discurso como uma unidade integral de construo, com certa autonomia:
a partir dessa existncia autnoma que o discurso de outrem passa para o contexto narrativo, conservando o seu contedo e ao menos rudimentos da sua integridade lingstica e da sua autonomia estrutural primitivas. A enunciao do narrador [...] elabora regras sintticas, estilsticas e composicionais para assimil-la parcialmente, para associ-la sua prpria unidade sinttica, estilstica e composicional, embora conservando [...] a autonomia primitiva do discurso de outrem. (BAKHTIN, 2004, p. 144-145)

O discurso incorporado, portanto, por mais que se mescle com o discurso do autor, por mais que perca suas barreiras e apague seu incio e fim, ainda mantm uma autonomia, como um todo auto-suficiente.

6.1 Modos de enquadramento do discurso do outro

Bakhtin levanta dois esquemas principais padronizados para citar o discurso do outro, que so encontrados com bastante freqncia no gnero notcia10: Discurso relatado direto e Discurso relatado indireto. Na citao, para Bakhtin (2004), h duas orientaes principais: conservar ou comentar o discurso citado. O primeiro, representado pelo discurso direto, conserva a integridade e autenticidade do discurso do outro, alm de trazer consigo um grau de firmeza ideolgica, autoritarismo e dogmatismo. J na segunda orientao, marcada pelo discurso indireto, os ndices de valorao do autor so mais visveis: trata-se de uma transmisso analtica

Rodrigues (2001, p.173) saliente que, para Bakhtin, as formas dialgicas de transmisso do discurso do outro no se esgotam nessas duas formas lingsticas: os meios de incorporao so variados.

10

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

do discurso do outro. a marca direta do dialogismo e que aparece com mais freqncia na notcia. O discurso direto, portanto, possui um estilo mais marcado: tem a sua fala separada da do autor, por aspas ou por novo pargrafo, com travesso. J o indireto tem seus limites apagados, funde-se com a fala do autor. Geralmente identificado pelo modo de introduo (verbos dissentes), como no exemplo a seguir:

(1) A assessoria de comunicao da prefeitura informou que o tucano est convalescendo de uma cirurgia na boca e no havia aparecido na prefeitura.

Mas o discurso direto, por mais que marque uma inter-relao de objetividade e de neutralidade atravs desse movimento de separao da fala do outro, tambm reacentua e reenuncia o discurso do outro. Como mostra Rodrigues (2001, p. 189), no caso do gnero artigo, mas que tambm serve para a notcia:
Todo discurso citado deixa de ser um acontecimento da sua situao de interao para se tornar um acontecimento do artigo, passando pelo processo de enquadramento (a situao de interao do discurso citado fica ausente; ele se torna parte do cronotopo do artigo). As aspas que emolduram o discurso relatado direto no so lacres que garantem a integridade do discurso citado. So sinais de alteridade entre o discurso do autor e do outro incorporado que, junto com a explicao desse outro, funcionam como marcadores de confiabilidade, criam o efeito de integridade da transmisso da fala.

O discurso citado, portanto, sempre um discurso enquadrado (valorado, avaliado) pelo discurso que o cita; o que se manifesta, explcita ou implicitamente, na materialidade lingstica. por isso que, para Bakhtin, no existe palavra neutra: ela sempre povoada de intenes. Toda obra literria cria um todo nico (um enunciado) com enunciados de outros. At o discurso direto do autor, segundo Bakhtin (1997a, p. 343), conscientemente preenchido de palavras do outro. Pois alm de reacentuar o discurso do outro, os discursos citados tambm constroem e solidificam a orientao valorativa do autor. O autor, assim, transmite e legitima suas ideologias atravs da fala do outro.

6.2 Movimentos dialgicos com enunciados j-ditos

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

Rodrigues (2001) identifica dois grandes enquadramentos com enunciados j-ditos no gnero artigo, tambm encontrados na notcia11: movimento dialgico de assimilao e movimento dialgico de distanciamento. O termo assimilao utilizado por Rodrigues (2001) para identificar a incorporao de outras vozes orientadas para a posio valorativa do autor. Geralmente so falas autorizadas, representantes legitimados, com alta credibilidade. J o movimento dialgico de distanciamento utilizado pela autora para denominar os casos de desqualificao da palavra do outro, atravs do enquadramento ou vozes com menos credibilidade. Uma forma explcita de avaliar o discurso do outro, por exemplo, so como ele no quis se manifestar, ou ainda no explicou tal coisa e disse apenas. Essas aparecem com grande freqncia no gnero notcia.

(2) O DC voltou a tentar contato com o prefeito. Berger preferiu no conversar com a imprensa.

(3) Ontem, os procuradores que formam a fora-tarefa da Operao Moeda Verde no quiseram explicar os motivos que os levaram a pedir a suspeio do juiz Zenildo Bodnar, conforme antecipou o DC.

As aspas tambm so outro exemplo de projeo estilstico-composicional que serve como estratgia de distanciamento e valorao do autor: alm de marcar os limites do discurso direto, ele deixa bem claro que aquelas palavras no so dele, eximindo-se, assim, da responsabilidade sobre o que foi dito. Segundo Rodrigues (2001, p. 197-180), alm de se distanciar das palavras aspeadas, o autor atribui os sentidos que elas evocam a outros, criando tambm certa distncia apreciativa em relao a elas.

(4) Ontem, os procuradores que formam a fora-tarefa da Operao Moeda Verde no quiseram explicar os motivos que os levaram a pedir a suspeio do juiz Zenildo Bodnar, conforme antecipou o DC.

11

Os dados foram encontrados no gnero artigo, mas podem ser redirecionados anlise do gnero notcia.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

7 Relaes dialgicas: a orientao para o leitor

Assim como todo gnero, a notcia tambm orienta-se para a reao-resposta ativa do destinatrio e constri-se a partir dessa expectativa: muitas relaes dialgicas encontradas do-se em razo do interlocutor, pois em funo dele que se constri o discurso. 7.1 Movimentos dialgicos com enunciados pr-figurados12 Na anlise feita, foram identificados quatro movimentos dialgicos bsicos na relao entre autor e interlocutor: direcionamento, ativao do conhecimento prvio, refutao e interpelao. Os dois ltimos foram tambm encontrados por Rodrigues (2001) no gnero artigo. a) Movimento dialgico de direcionamento: direciona o leitor a compreender o fato a partir do posicionamento do autor.

(5) De acordo com o vereador Joo Aurlio Valente Jnior (PP), ele e os colegas Dalmo Menezes (PP) e Aurlio Tertuliano de Oliveira (PMDB) devem definir a composio hoje. Oliveira, que suplente do vereador Joo da Bega (PMDB), no pode ocupar nenhum dos dois postos. Ontem, o titular, que muito ligado ao prefeito, foi at a Cmara verificar a possibilidade de retornar imediatamente Casa, antes do trmino da licena de 60 dias que pegou para assumir urna diretoria da Casan.

b) Movimento dialgico de ativao do conhecimento prvio: so informaes no explicadas que ativam o conhecimento prvio do leitor. De acordo com Rodrigues (2001), essas informaes so ancoradas na situao social de interao; ou seja, dependem do conhecimento de mundo do interlocutor, se ele sabe sobre o assunto.

Rodrigues (2001) denomina de pr-figurados os enunciados que esto por vir; ou seja, as possveis respostas do interlocutor.

12

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

(6) A assessoria de comunicao da prefeitura informou que o tucano est convalescendo de uma cirurgia na boca e no havia aparecido na prefeitura.

c) Movimento dialgico de refutao (RODRIGUES, 2001): o autor antecipa possveis respostas do interlocutor. Segundo Rodrigues, uma forma de o autor abafar uma possvel objeo do leitor: [...] o autor provoca o silenciamento de enunciados pr-figurados (possvel contra-palavra), que ou incorpora no seu discurso ou leva em conta na construo do seu enunciado. (RODRIGUES, 2005, p. 178-179). Os indicadores modais13 so um exemplo que impe a posio do autor e antecipa a atitude responsiva do leitor.

(7) Drio, que deve ser notificado na tera-feira, ter ate 10 dias para apresentar sua defesa e relacionar testemunhas (no mximo 10).

d) Movimento dialgico de interpelao (RODRIGUES, 2001): impe o ponto de vista ao leitor. De acordo com Rodrigues (2005, p. 179): [...] determinado ponto de vista apresentado como o ponto de vista, qual o leitor deve se sentir compelido, persuadido a aderir.

(8) O resultado final da Comisso de Investigao e Processante que ir apurar as suspeitas que recaem sobre o prefeito Drio Berger (PSDB) por conta de uma lei de incentivo ao turismo deve ser conhecido at meados de novembro.

8 Consideraes Finais

As regularidades enunciativas/discursivas encontradas na notcia comprovam a hiptese da impossibilidade de um discurso neutro: recursos lingsticos apontados, estruturao da matria (a escolha do que importante) e as relaes dialgicas com outros enunciados compem
13

Koch utiliza o termo modalizadores como outra denominao para os operadores argumentativos, j que possuem a funo de [...] determinar o modo como aquilo que se diz dito. (KOCH, 2004, p.29). J Maingueneau (2001, p.107) define modalizao como um modo que indica a atitude do enunciador frente ao que diz.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

as estratgias de valorao do texto. So marcas textuais que representam o carter de responsividade (relaes dialgicas) e de valorao do gnero notcia. O texto jornalstico visto como enunciado, assim como defende a teoria bakhtiniana, tambm mais um elo na cadeia discursiva, o que visvel a partir dos movimentos dialgicos com enunciados j-ditos (assimilao e distanciamento) e pr-figurados (direcionamento, ativao do conhecimento prvio, refutao, e interpelao).

9 Referncias

BAKHTIN, Mikhail. Apontamentos 1970-1971. In: Esttica da criao verbal. Traduo de Maria Ermantina Galvo G. Pereira. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997b. p. 369-414. ______. [VOLOSHINOV, V. N]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do mtodo sociolgico na cincia da linguagem. Traduo de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11. ed. So Paulo: Hucitec, 2004. ______. O discurso em Dostoivski. In: Problemas da potica de Dostoivski. Traduo de Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. p.181-275. ______. O discurso no romance. In: Questes de literatura e de esttica: a teoria do romance. 4. ed. So Paulo: Hucitec, 1998. p.72-163. ______. O problema do texto. In: Esttica da criao verbal. Traduo de Maria Ermantina Galvo G. Pereira. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997a. p.327-358. ______. Os gneros do discurso. In: Esttica da criao verbal. Traduo de Paulo Bezerra. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaa. A inter-relao pela linguagem. 9. ed. So Paulo: Contexto, 2004. MAINGUENEAU, Dominique. Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2001. RODRIGUES, Rosngela Hammes. A constituio e o funcionamento do gnero jornalstico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. 347 f. Tese (Doutorado em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem)-Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2001. ______. Os gneros do discurso na perspectiva dialgica da linguagem: a abordagem do Crculo de Bakhtin. In: MEURER, Jos Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Dsire (Org.). Gneros: teorias, mtodos, debates. So Paulo: Parbola, 2005. p. 152-183.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

10 Anexo: notcia do Dirio Catarinense, quinta-feira, 9 de agosto de 2007 (p. 34).


Moeda Verde Vereadores apuram denncia contra o prefeito Drio Berger

Investigao ser concluda em novembro


JOO CAVALLAZZI

O resultado final da Comisso de Investigao e Processante que ir apurar as suspeitas que recaem sobre o prefeito Drio Berger (PSDB) por conta de uma lei de incentivo ao turismo deve ser conhecido at meados de novembro. Pelo menos o que prev o Decreto-Lei 201/67, legislao que regulamenta esta modalidade de apurao (veja box). At o final da noite de ontem, os trs vereadores escolhidos para compor o grupo no haviam definido com quem ficar a presidncia e a relatoria da Comisso. De acordo com o vereador Joo Aurlio Valente Jnior (PP), ele e os colegas Dalmo Menezes (PP) e Aurlio Tertuliano de Oliveira (PMDB) devem definir a composio hoje. Oliveira, que suplente do vereador Joo da Bega (PMDB), no pode ocupar nenhum dos dois postos. Ontem, o titular, que muito ligado ao prefeito, foi at a Cmara verificar a possibilidade de retornar imediatamente Casa, antes do trmino da licena de 60 dias que pegou para assumir urna diretoria da Casan. Joo da Bega foi informado que no poderia antecipar o retorno, previsto para o prximo dia I9. At l, Oliveira quem ocupa a cadeira na Comisso. Conforme o procurador Antnio Chraim, os parlamentares tm cinco dias corridos, a contar de ontem, para chegar a um acordo e notificar o prefeito. O prazo expira na segunda-feira. Drio, que deve ser notificado na tera-feira, ter ate 10 dias para apresentar sua defesa e relacionar testemunhas (no mximo 10). Depois disso vem a fase de instruo, que pode durar at 90 dias.

Prefeita prefere no se manifestar Ao fim deste prazo, a Comisso deve decidir se prossegue com a investigao ou arquiva o caso. Se os trabalhos avanarem, Berger ter que se afastar do comando do Executivo at o julgamento final, que deve ocorrer em prazo de mais 90 dias.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 04 n.09 - 2 Semestre de 2008 ISSN 1807-5193

O DC voltou a tentar contato com o prefeito. Berger preferiu no conversar com a imprensa. A assessoria de comunicao da prefeitura informou que o tucano est convalescendo de uma cirurgia na boca e no havia aparecido na prefeitura. Ontem, os procuradores que formam a fora-tarefa da Operao Moeda Verde no quiseram explicar os motivos que os levaram a pedir a suspeio do juiz Zenildo Bodnar, conforme antecipou o DC. No ms passado, os seis procuradores que compem o grupo chegaram a convocar uma entrevista coletiva para anunciar a medida. O juiz Zenildo Bodnar, da Vara Federal Ambiental de Florianpolis, deixou de reconhecer ontem a exceo de suspeio criminal interposta contra ele pelo Ministrio Pblico Federal, em funo da Operao Moeda Verde, enviando a questo para deciso do Tribunal Regional Federal da 4a Regio (TRF4), em Porto Alegre (RS).

You might also like