You are on page 1of 4

PROVA ENFERMEIRO EBSERG HUB LEGISLAO APLICADA EBSERH 16) Considerando a Lei n 12.

.550, de 15 de dezembro de 2011, que autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pblica denominada Empresa Brasileira de Servios Hospitalares EBSERH, assinale a alternativa incorreta: a) A EBSERH no autorizada a patrocinar entidade fechada de previdncia privada. b) A integralizao do capital social ser realizada com recursos oriundos de dotaes consignadas no oramento da Unio, bem como pela incorporao de qualquer espcie de bens e direitos suscetveis de avaliao em dinheiro. c) No desenvolvimento de suas atividades de assistncia sade, a EBSERH observar as orientaes da Poltica Nacional de Sade, de responsabilidade do Ministrio da Sade. d) A EBSERH ter sede e foro em Braslia, Distrito Federal, e poder manter escritrios, representaes, dependncias e filiais em outras unidades da Federao. 17) Considerando a Lei n 12.550, de 15 de dezembro de 2011, analise os itens abaixo e a seguir assinale a alternativa correta: I. dispensada a licitao para a contratao da EBSERH pela administrao pblica para realizar atividades relacionadas ao seu objeto social. II. O lucro lquido da EBSERH ser reinvestido para atendimento do objeto social da empresa, excetuadas as parcelas decorrentes da reserva legal e da reserva para contingncia. III. Ficam as instituies pblicas federais de ensino e instituies congneres impedidas de ceder EBSERH, no mbito e durante a vigncia de um contrato com esta empresa, quaisquer bens e direitos. a) Apenas I e II esto corretos b) I, II e III esto corretos. c) Apenas II est correto. d) Todas os itens mencionados so incorretos. 18) Considerando o Decreto n 7.661, de 28 de dezembro de 2011, que aprovou o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Servios Hospitalares EBSERH, assinale a alternativa incorreta: a) Trs membros indicados pelo Ministro de Estado da Educao faro parte do Conselho de Administrao da EBSERH. b) Far parte do Conselho de Administrao da EBSERH um membro indicado pela Associao Nacional dos Dirigentes das Instituies Federais de Ensino Superior, sendo reitor de universidade federal ou diretor de hospital universitrio federal.

c) O prazo de gesto dos membros do Conselho de Administrao ser de dois anos contados a partir da data de publicao do ato de nomeao, podendo ser reconduzidos por igual perodo. d) A Presidncia do Conselho de Administrao da EBSERH ser exercida por qualquer um de seus membros, mediante escolha pelo prprio Conselho. 19) Considerando o Decreto n 7.661, de 28 de dezembro de 2011, que aprovou o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Servios Hospitalares EBSERH, assinale a alternativa incorreta: a) A EBSERH ser supervisionada pelo Ministrio de Estado da Educao. b) Opinar sobre as linhas gerais das polticas, diretrizes e estratgias da EBSERH, orientando o Conselho de Administrao e a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuies atribuio do Conselho Fiscal da EBSERH. c) A EBSERH ser administrada por uma Diretoria Executiva, composta pelo Presidente e at seis Diretores, todos nomeados e destituveis, a qualquer tempo. d) O rgo de auditoria interna da EBSERH vincula-se diretamente ao Conselho de Administrao.

20) De acordo com o Regimento Interno da EBSERH, editar normas necessrias ao funcionamento dos rgos e servios da empresa, bem como aprovar a regulamentao do quadro de pessoal de cada diretoria, competncia: a) Do Conselho de Administrao da EBSERH b) Do Conselho Consultivo da EBSERH c) Do presidente da EBSERH d) Do Conselho Fiscal da EBSERH. LEGISLAO APLICADA AO SUS 21) A notificao e investigao de casos de doenas e agravos que constam da lista nacional de doenas de notificao compulsria alimentam um dos sistemas de informao em sade do Brasil, denominado: a) Sistema Nacional de Agravos de Notificao Compulsria (SINASC). b) Sistema Nacional de Morbidade e Mortalidade (SIM). c) Sistema de Informao de Agravos de Notificao (SINAN). d) Sistema de Informaes Gerenciais de Doenas de notificao compulsria (SIG-NC). 22) A lei 8080/1990 NO incluiu no campo de atuao do Sistema nico de Sade-SUS: a) A participao na formulao da poltica e na execuo de aes de combate fome e distribuio de renda.

b) A ordenao da formao de recursos humanos na rea de sade. c) A vigilncia nutricional e orientao alimentar. d) A colaborao na proteo do meio ambiente. 23) Sobre a Resoluo 453/2012 do Conselho Nacional da Sade, que define funcionamento dos conselhos de sade, assinale a alternativa incorreta: a) A cada eleio, os segmentos de representaes de usurios, trabalhadores e prestadores de servios, ao seu critrio, promovem a renovao de, no mnimo, 50% de suas entidades representativas. b) Compete aos conselheiros examinar propostas e denncias de indcios de irregularidades, nas aes e aos servios de sade. c) O tempo de mandato dos conselheiros ser definido pelas respectivas representaes. d) O conselho de sade ter poder de deciso sobre o seu oramento e no ser mais apenas o gerenciador de suas verbas. 24) Segundo o Decreto Presidencial n 7.508, de 28 de junho de 2011, a descrio geogrfica da distribuio de recursoshumanos e de aes e servios de sade ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de sade do sistema a definio de a) Pactuao Integrada em Sade. b) Rede hierarquizada em Sade. c) Rede de Ateno Sade. d) Mapa da Sade. 25) Considerando a lei 8142/1990, analise os itens abaixo e a seguir assinale a alternativa correta: I. A Conferncia de Sade reunir-se- a cada 2 (dois) anos com a representao dos vrios segmentos sociais, para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Sade. II. O Conselho de Sade, em carter permanente e deliberativo, rgo colegiado composto por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios, atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros, cujas decises sero homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo. III. O Conselho Nacional de Secretrios de Sade CONASS e o Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade CONASEMS tero representao no Conselho Nacional de Sade. A representao dos usurios nestes conselhos ser definida pelos prprios conselhos.

IV. A representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias de Sade ser paritria em relao ao conjunto dos demais segmentos. V. As Conferncias de Sade e os Conselhos de Sade tero sua organizao e normas de funcionamento definidas emregimento prprio provados pelas respectivas secretarias municipais, estaduais ou Ministrio da Sade. a) I,II,III, IV e V esto corretas. b) Apenas II e IV esto corretas c) Apenas I,II,IV e V esto corretas. d) Apenas II, IV e V esto corretas.

You might also like