You are on page 1of 6

Aula 05 -03 -13 Perguntas: 05/02/13. 1) O que tutela antecipada?

? Tutela antecipada pe a deciso interlocutria que antecipa alguns efeitos, que rigorosamente s seriam concedidas na sentena final. Para que haja concesso de tutela antecipada devem estar presente os requisitos de verossimilhana da alegao e prova inequvoca. 2) O que medida cautela cautelar? uma ao autnoma apresentada antes da ao principal ou durante a tramitao da ao principal. 3) O que julgamento antecipado da lide? a sentena proferida pelo juiz sem a necessidade da etapa de produo de provas. 4) O que liminar? a deciso concedida pelo juiz sem ouvir a outra parte. A liminar pode ser concedida de ofcio pelo juiz. 5) possvel conceder tutela antecipada de ofcio? No, pois o artigo 273 CPC, prev a necessidade de requerimento da parte. 6) O que reversibilidade da tutela antecipada? A reversibilidade significa que a tutela antecipada somente ser concedida se for possvel ao juiz voltar atrs na sua deciso. 7) Qual o recurso cabvel contra a deciso liminar? E contra a tutela antecipada? Ser cabvel agravo de instrumento, pois trata-se de uma deciso interlocutria capaz de causar grave leso ou difcil reparao. 8) Pode ser concedida tutela antecipada na sentena? Sim, segundo a jurisprudncia e possvel a concesso de tutela antecipada na prpria sentena. O efeito praticado desta deciso e o de que eventual apelao ser recebida apenas no efeito devolutivo. 9) O que intuito protelatrio? aquele em que a parte procede de maneira indevida para o prolongamento do processo. 10) O que fungibilidade entre cautelar e tutela antecipada? Est prevista no artigo 273 7 do CPC. Significa que tanto faz a apresentao de tutela antecipada ou de medida cautelar. 11) O que tutela antecipada da parte incontroversa? Pode ser concedida pelo juiz quando o ru concorda de forma expressa ou tcita.

12) possvel a concesso de tutela antecipada em obrigao de fazer ou de no fazer? No, pois neste caso existe uma regra especfica do artigo 461 do CPC para a fixao de multa diria. 13) O que medida cautelar preparatria? E incidental? Preparatria aquela apresentada antes da ao principal. Por exemplo, uma medida cautelar de exibio de documentos preparatria de indenizao em razo de plano econmico. Incidental aquela apresentada quando existe uma ao tramitando. Por exemplo, durante uma ao de guarda de uma criana o pai foge com esta e a me apresenta medida cautelar incidental de busca e apreenso. 14) possvel a concesso de tutela antecipada contra o Poder Publico? Em regra no e nas hipteses em que possvel existem vrias limitaes. 15)O que Poder Geral de cautela do Juiz? Previsto no artigo 798 do CPC sendo aplicvel sempre que o juiz entender que determinada medida essencial para o processo. 26-02-13 1234567O que medida cautelar nominada? E inominada? Sempre haver sucumbncia na medida cautelar? O que preveno na medida cautelar? O que protesto interrupto? O que notificao? E interpelao? Pode ser concedida liminar na medida cautelar? Qual a peculiaridade que deve constar na medida cautelar preparatria? Art. 282 cpc 8- Qual o prazo para apresentao da ao principal? 9- O que cautelar satisfativa? - Jurisprudncia 10- O que arresto? 813 cpc 11- O que seqestro? 12- H sucumbncia no protesto? Notificao? Interpelao? 13- O que carga definitiva do autor da notificao? Protesto? Interpelao? 14- O que so alimentos provisionais? E provisrios? 852 cpc 15- O que medida cautelar de busca e apreenso? 16- O que pedido de suspenso contra tutela de urgncia? 17- O poder pblico deve caucionar para apresentar cautelar? 18- O que sustao de protesto? - inominada 19- O que medida cautelar fiscal? Lei 20- Qual o prazo para ao principal na medida cautelar fiscal? - 30 dias para particular - 60 dias para o poder publico. Resposta do questionrio.

1- Medida cautelar nominada aquela que tem previso no cpc nos artigos 797 a 888, a medida cautelar inominada aquela que no tem previso no cpc. Cautelar de sustao no tem previso expressa. 2- No, Pois se no houver lide no haver condenao de sucumbncia. 3- Preveno em regra e que o juzo da ao cautelar ser o mesmo da ao principal. Artigo 800 cpc. 4- Protesto interruptivo a medica cautelar cabvel para interromper a prescrio de determinada ao. 5- Notificao e interpelao so medidas cautelares cabveis para transmitir e constituir o devedor em mora, ou ainda pedir um esclarecimento. 6- Sim, poder ser concedida liminar na medida cautelar se houver risco de ineficcia desta medida caso seja concedida posteriormente. 7- Alm dos requisitos do artigo 282 do cpc dever estar presente tambm qual ser a ao principal. 8- A ao principal devera ser apresentada em 30 dias a partir da efetivao da medida cautelar. Caso no seja apresentada a ao principal ser revogada a medica cautelar. 9- Medica cautelar satisfativa aquela que segundo a doutrina e a jurisprudncia no ter a ao principal pois a parte ficou satisfeita com o resultado da cautelar. Ex. uma cautelar inominada contra um plano de sade sem que ocorra a ao principal. 10- Arresto a medica cautelar cabvel quando houver uma divida liquida e certa e alm disso algo dificulte a satisfao deste debito com por exemplo o desaparecimento da parte, dissipao do patrimnio. 11- Seqestro a medida cautelar cabvel quando existirem bens determinados que sero objeto de um litgio. 12- No, pois nestas cautelares no h lide que justifique tal condenao. 13- A carga definitiva significa que o advogado da parte levara os autos sem a necessidade de devolver, pois podero ser utilizados em uma outra ao. 14- Alimentos provisionais so aqueles previstos na medida cautelar do artigo 852 do CPC. Alimentos provisrios so aqueles fixados liminarmente numa ao de alimentos. 15- Medica cautelar de busca e apreenso aquela que pode ser apresentada em relao a um objeto ou at mesmo em relao a uma criana. 3

16- Pedido de suspenso exclusivo do poder publico e esta prevista na lei federal n. 8437/92. Este pedido dirigido ao presidente do tribunal podendo ser repetido para os presidentes dos tribunais superiores. 17- No o poder publico no precisa caucionar para apresentar um medida cautelar. 18- Sustao de protesto a medica cautelar inominada cabvel para suspender um protesto extra-judicial. 19- Medida cautelar fiscal aquela apresentada pelo poder publico conforme previso da lei federal 8397/92. 20- O Prazo para apresentao da ao principal de 60 dias entendendo a jurisprudncia que pode ser apresentada at mesmo depois deste prazo.

Aula- 12.03.13 1. Quais so as principais proibies a concesso de tutela antecipada contra o poder publico. 2. Qual a posio da jurisprudncia sobre a proibio de liminar contra o P. Publico. 3. O que audincia previa antes da liminar. 4. Quem tem legitimidade para o Pedido de suspenso. 5. O que mandado de segurana. 6. H delao probatria no M.S. 7. O que cautelar de substituio ao M.S. 8. Quais so os outros remdios constitucionais. 9. O que prestar informao no MS. 10. Qual o papel do Ministrio Publico no mandado de segurana 11. Qual e o recurso cabvel contra a cesso no pedido de suspenso. 12. Qual o prazo para impetrar M.S. 13. O que ao civil publica. = lei 7347/85] 14. O que Ao Popular. 15. cabvel liminar em CACP e AP. 1= A lei 8437/92 probe a concesso de liminares que esgotem o objeto da ao e determina uma audincia previa antes da concesso da liminar. 2= Admite a proibio mas concede liminares em questes que envolvam a sade ou questes previdencirias. 3= Nesta audincia o Poder Publico devera se manifestar sobre a liminar no prazo de 72 horas. 4= O Poder Publico ou delegado do Poder Publico (Particular que presta um servio publico) 5= o remdio constitucional cabvel quando houver direito liquido e certo do impetrante desrespeitado pela autoridade coatora. 6= No, pois no possvel discusso sobre provas num remdio constitucional. 7= aquela medica cautelar apresentada para burlar a regra de competncia originaria dos tribunais. Esta medica cautelar esta proibida pela lei federo 8437/92. 8= Abeas corpus, abeas data e mandado de injuno.

9= Ao despachar a petio inicial do mandado de segurana o Juiz requisitara informaes a autoridade coatora. 10= Obrigatoriamente o MP ser ouvido antes da sentena do mandado de segurana. 11= No caso do particular ser cabvel agravo regimental. No caso do poder publico ser cabvel agravo regimental e tambm no pedido de suspenso dirigido ao presidente do STJ e um outro cabvel para o presidente do STF. 12= O mandado de segurana poder ser apresentado no prazo decadencial de 120 dias contados a partir da cincia do ato impugnado. 13= a ao cabvel para anular um ato administrativo ou impor obrigao de fazer ou de no fazer. Esta ao s pode ser apresentada por associaes ou ente publico. 14= a ao cabvel por qualquer cidado para anular um ato administrativo pedindo a devoluo do dinheiro para pessoa fsica que cometeu ato irregular. 15= Na ao civil publica h limitao prevista na lei federal 8437/92 exigindo-se audincia previa de 72 horas. Na ao popular no h essa exigncia de audincia prvia podendo portanto ser concedida a liminar contra o poder publico.

You might also like