You are on page 1of 26

Teoria do Estado e da Constituio

Apresentao: refere-se aos aspectos iniciais da Administrao Pblica, tendo como objetivo preparar os alunos para Direito Constitucional, D. Pblico e Administrativo (inclusive D. Internacional). Objetivos: entender o funcionamento do Estado e aplicar tais conhecimentos vida prtica. Temas principais: O Estado: o que , como se organiza, como se classifica, como interpret-lo. Constituio: sua existncia, seus fundamentos. Anlises histricas sobre o desenvolvimento do Estado e da Constituio; presente e futuro. Aspectos internacionais do governo e do Estado. ONGs: funcionamento e interao com o Estado. Formas e sistemas de governo: definies, funcionamento etc. Resenha das aulas de Teoria do Estado e da Constituio, realizadas pelo Prof. Hlcio de Abreu Dallari Jr., no segundo semestre de 2012.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

Aspectos introdutrios do Estado e da Constituio Importncia da identificao dos temas Importncia do estudo cientfico Amplitude dos temas (estudo interdisciplinar) Estado: estruturao e funcionamento Constituio: contedo e aplicabilidade Qualquer anlise jurdica deve se fixar no objeto de estudo: Qual o tema? De que disciplina faz parte? Que aspectos podem ser relacionados com esse tema, e a ele esto conectados? Que conhecimentos de fora do Direito so necessrios para entender seu objeto de estudo? Ex.: a famlia, que pode ser objeto do D. Constitucional ou do D. Civil, entre outros; e cuja importncia vital para a sociedade. O mais importante: a percepo do escopo desse objeto (identificao dos temas); esta fundamental, principalmente nos assuntos que envolvem a Constituio. Tudo o que est na Constituio Federal superior, em matria legal. Por que devemos adotar um estudo cientfico para entender o Direito? Porque somente com bases cientficas se consegue justificar a postura correta a respeito de um determinado assunto, seja ele jurdico ou no. ... vocs no precisam chegar somente s respostas; precisam chegar s respostas adequadas: o que se deseja, alm da teoria, o raciocnio que o estudioso do Direito usou para chegar a concluses slidas, e a forma pela qual convence seu interlocutor de que, afinal, ele est certo. convencer no embromar, ter base segura; no achar que est certo, estar seguro, e ter justificativas corretas para o assunto discutido Amplitude dos temas (estudo interdisciplinar): os temas costumam ser abordados sempre do escopo mais abrangente para o menos abrangente; muitas vezes o profissional do Direito prende-se apenas s questes do Direito, esquecendo-se das consequncias e aspectos que decorrem da adoo de determinada lei ou norma. Como exemplo, temos o aumento do salrio mnimo, que d impacto direto na Previdncia Social. Mas, afinal, o que o Estado? Caractersticas que definem a existncia do Estado: Pessoas, ou seja, o povo; Uma base fsica, o territrio; Um governo, ou seja, a organizao de um povo em um territrio (governo = poder pblico) Soberania: para alguns doutrinadores, define a supremacia do governo sob um territrio e seu povo, ou a aceitao do governo pelo povo que est num determinado territrio. O fato que no existe governo sem povo, territrio ou governo.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

Quem faz parte do povo? Aqueles que podem se organizar num determinado territrio, segundo as regras definidas pelo povo. No que consiste o territrio? No espao fsico aceito pelo povo, segundo seus critrios. Como organizado o governo? De acordo com as regras estabelecidas pelo povo. O povo pode mudar a Constituio? Sim, e a verdade do povo deveria estar retratada na Constituio; contudo, nem sempre assim. Trata-se, alis, de questo relativa ao ser e ao dever ser: funo do Direito ressaltar o dever ser (a Constituio deveria ser promulgada) ao invs do ser (nem sempre foi assim). Algumas questes: Como se estrutura o Estado? Qual o seu funcionamento? O que deve constar na Constituio? Porque uma Constituio no consegue ser aplicada?

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

Estado e seu processo evolutivo: Breves consideraes histricas Elementos de interferncia (vises diversas sobre o Estado) Interdisciplinariedade e viso de futuro Estado, regionalizao e globalizao O papel do Direito Todos j estudamos sobre o surgimento do Estado, seu desenvolvimento e o dos seus elementos (povo, territrio e governo); contudo, um fato que os elementos do Estado sofreram variaes no decorrer da Histria, seja no tempo ou no espao. ... o Estado varia, seja no tempo ou no espao, e exemplos no faltam: a Grcia de hoje no tem praticamente nada a ver com a Grcia antiga, das poleis; o territrio da Itlia j foi unificado, na poca de Roma, depois fracionado em inmeros Estados, que se unificaram no sculo XIX. o Brasil j foi Colnia e Imprio antes de ser Repblica; j teve territrios anexados; e j mudou de regime na poca republicana, adotando o presidencialismo e o parlamentarismo, num curto perodo. A tendncia de que os governos se tornem mais interligados (instituies supranacionais); nesse contexto o Direito Internacional ganha muita importncia. ... o Estado muda, em um processo constante: o importante conhecer e perceber a existncia do Estado. Exemplo: a questo do Timor Leste, invadido pela Indonsia, cuja existncia formal era desconhecida e que impediu apoio ao pas (a Histria pode ser vista em Timor Leste: o massacre que o mundo no viu). Quando a Indonsia saiu do Timor, a primeira atitude tomada foi pedir o assento na ONU e conseguir o reconhecimento dos demais pases; ao mesmo tempo, instituiuse uma Constituio para o pas. Caso interessante: a retomada do portugus como lngua oficial timorense. Recordando as atitudes tomadas na formao de um Estado: Pedir o assento na ONU e obter reconhecimento formal de ao menos dois pases. Instituir uma Constituio para o pas. O Estado de hoje no o mesmo de ontem, e no ser o mesmo de amanh: comparando-se o Estado de hoje com o de cem anos atrs, se v inmeras diferenas; isso porque o mundo est em constante mutao. o Estado tem que ser mais gil, o mundo est cada vez mais rpido e participativo se faz necessrio aprender com o passado, e analisar o presente de forma cientfica O Estado no pode ser analisado simplesmente pela tica do Direito: no s o Direito que estuda o Estado, outras cincias tambm o estudam (ex.: Economia, Cincia Poltica). O Direito parte das anlises legais sobre o Estado, mas no a nica viso possvel sobre ele; e no se pode imaginar que leis como a Constituio sejam feitas exclusivamente pelos doutores da Lei.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

Se existem vrias vises sobre o Estado, a tendncia a associao de vises, ou interdisciplinariedade: por esse motivo no devemos nos focar apenas em um aspecto cientfico na construo de leis ou na construo do Estado (contudo, o processo ainda muito recente). O fato: estudar Direito no significa conhecer somente ao Direito. A tendncia cada vez mais a viso de conjunto do Estado (o Estado de todos), e a interao de profissionais distintos para elaborao do arcabouo legal sobre um assunto. Para refletir: o que estou estudando tem a ver com a realidade? Estado, regionalizao e globalizao: nos tempos atuais os Estados so muito parecidos entre si, seguindo em grande parte um modelo cujas bases foram fundamentadas na Revoluo Francesa: O Estado para o povo, e a servio do povo. Representatividade. Separao de Poderes: Legislativo (faz as leis), Executivo (executa as leis), Judicirio (julga os aspectos relativos s leis). Com a necessidade de trabalho de diversos Estados entre si ganham fora conceitos como: globalizao (acordos mundiais sobre diversos assuntos, centralizados, em geral, na ONU, bem como formao de organismos mundiais que dem apoio ao Estado) regionalizao (blocos com objetivos comuns, como o MERCOSUL e a Unio Europeia). E o que o Direito tem a ver com tudo isso? O Direito tem um papel fundamental nessa nova sociedade, principalmente em aspectos legais, constitucionais e infraconstitucionais, como a manuteno da democracia (que ainda no plena) e o aperfeioamento das instituies, com a devida responsabilidade.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

Organizao poltico-administrativa do Estado Importncia do povo (a questo da participao popular) Mecanismos de participao popular Definio da estrutura poltico-administrativa de um Estado Definio do funcionamento de um governo (materializao de polticas pblicas) O papel do povo Somos todos iguais, perante a Lei; mas e na prtica? Somos realmente iguais? Importncia do povo (e participao popular): essencial que o povo participe do processo poltico; Muitas vezes a questo relacionada com o poder do voto; mas no s isso. Um Estado com ampla participao popular o desejvel, o Estado com a cara do seu povo. Quem deve participar do Estado? Conquistas histricas: o exemplo mais marcante a participao feminina, atravs de mecanismos como o voto (dcada de 30). Constituio de 1988: a equiparao de direitos e deveres entre homens e mulheres. No se pode apenas esperar pelo direito, mas tambm lutar por ele.
Constituio Federal, art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito ...

Mecanismos de participao popular: O voto: no somente no momento de votar, mas na participao posterior (cobrana do que seu poltico est fazendo, por exemplo). Referendos e plebiscitos: mecanismos que permitem a consulta sobre determinadas normas. Projetos de iniciativa popular (ex.: Lei da Ficha Limpa) Manifestaes populares, como passeatas, greves etc. Recall (retirada do cargo, comum nos EUA) Todos os mecanismos acima obedecem a normas ditadas pelo Estado democrtico de Direito. Exemplo: o recall um mecanismo inexistente na Lei brasileira Estrutura poltico-administrativa de um Estado: um Estado no s a Administrao Pblica, tambm uma estrutura que decorre da participao popular, atravs da manifestao de sua vontade poltica. A punio para aqueles que no se interessam por poltica ser governados pelos que se interessam (Plato) Num Estado Democrtico de Direito, todos devem participar, e dever do Estado proporcionar isso, inclusive com mudanas na Lei, se necessrio. Ex.: as inmeras Emendas Constituicionais aprovadas no decorrer dos tempos.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

Definio do funcionamento de um governo: nem todo governo igual, seja ele monarquia ou repblica, presidencialista ou parlamentarista. Teorias no so aplicadas de maneira pura, sendo necessrias adaptaes para cada cultura, dependendo (novamente) da vontade popular. Essa vontade se manifesta principalmente na materializao de polticas pblicas (a prioridade do governo aquilo, em ltima instncia, que o povo deseja). Um fato claro: nenhum governo pode fazer o que o povo quer se o povo no sabe o que quer para si. Por esse motivo a participao pblica nas polticas de governo fundamental.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

Indivduo, sociedade e Estado Importncia da representatividade (a questo da igualdade entre os indivduos) Sociedade e direito Estruturao e funes de Estado (Legislativo, Executivo, Judicirio) Funes principais ou tpicas Funes secundrias ou atpicas Importncia da representatividade: todos os indivduos deveriam participar igualmente do processo de decises do Estado mas ser que somos, verdadeiramente, iguais? Essa pergunta relevante porque o conceito que est no art. 5 (todos so iguais perante a lei) no fala que todos so exatamente iguais; somos diferentes em idias, vontades e aspectos. Todos devem ser tratados de forma igual em condies iguais; contudo determinadas situaes exigem que existam diferenas de tratamento, para igualar condies. Como exemplo, temos as vagas para portadores de deficincia (diferenas que igualam). O princpio da igualdade nem sempre foi o mesmo, j que ele se submete s condies da sociedade (o Direito uma ferramenta de segurana, de estabilidade social). ... o princpio a base de tudo: o melhor mtodo procurar o princpio, incio da norma. entre o princpio e o artigo, fique com o artigo. Representatividade: nem todos podem participar diretamente da administrao do Estado, por esse motivo representantes so escolhidos para exercer essas atividades em nome do povo. Nem todos os segmentos sociais so representados igualmente: alguns movimentos exercem poder de presso, diminuindo essa igualdade. Muitas vezes colocamos a falha no Congresso, mas o maior problema no est l: est na sociedade. Exemplos de situaes onde a igualdade foi posta em xeque, no Brasil: Indio Galdino, tratado como mendigo; a empregada que foi destratada, tratada como prostituta. E por um acaso mendigo e prostituta tambm no tem direitos humanos? Direitos humanos para seres humanos: a punio deve existir, na exata medida da Lei; todos devem ser respeitados, e arcar com as responsabilidades de seus atos. Ex.: Cdigo Penal, e a graduao da pena (mnimo e mximo). Sociedade e Direito: importante que a sociedade se preocupe em materializar, cada vez mais, o que justo e direito, caminhando para o aperfeioamento dos seus princpios. A sociedade deve estar atenta no detalhamento dos princpios e na sua fiscalizao, sob pena dos direitos no terem validade alguma; e uma sociedade sem direitos caminha, de forma irreparvel, para a barbrie. Da a necessidade de reforar a ligao entre a sociedade e o Direito, j que o Direito no funciona imposto por juristas, mas sim pelas necessidades que a sociedade possui. Lembrando que temos direitos e deveres: e para cada direito que tenho existe um dever de outra pessoa, e vice-versa. Ex.: se eu tenho direito educao pblica, o Estado tem obrigao de me dar educao; se o Estado precisa de impostos para sustentar-se, eu tenho obrigao de pag-los. Direitos, portanto, esto interrelacionados com deveres, e vice-versa; e, da mesma forma, os direitos e deveres de um pode invadir os do outro, j que estes se relacionam. No somos to iguais assim: h diferenas entre diferentes aspectos de prestao do Estado, de tal forma que na Lei somos iguais, mas na prtica, NO.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

... para cada direito meu h uma ferramenta que o garante: por exemplo, para garantir o direito de ir e vir que se tem o habeas corpus, como instrumento (garantia ou remdio) constitucional. Estruturao e funes de Estado: o Estado uno e indivisvel, mas seu funcionamento se d atravs de competncias especficas, que englobam as suas funes. So os Poderes, na definio de Montesquieu: Legislativo, Executivo e Judicirio. Todos so parte do Estado, englobando funes que a ele pertencem. Ocorre, em determinados casos, anormal concentrao de poderes em uma figura (caso do absolutismo); h casos de mais de trs poderes, como o caso do Poder Moderador no Imprio. Outro caso: Colmbia (Executivo, Legislativo, Judicirio, Cidadania, Eleitoral). Funes tpicas e atpicas de Estado: so funes tpicas aquelas especficas de determinado Poder, e atpicas aquelas que lhe so permitidas, embora no sejam de sua responsabilidade direta. Poder Legislativo: sua funo tpica legislar e fiscalizar o Executivo; como funo atpica, faz sua prpria gesto ou julga e faz averiguaes (CPIs), entre outros. Poder Executivo: tipicamente, executa as leis; de forma atpica, pode expedir atos com fora legal (Medidas Provisrias), entre outros. Poder Judicirio: funo tpica julgar os conflitos, na sua rea de jurisdio; como funo atpica, podemos falar da administrao interna e dos processos administrativos, entre outros.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

10

Estado e sua organizao interna: Reforo sobre a idia de organizao poltico-adminstrativa Formas de Estado: o Unitrio o Composto Confederao Federao Esferas poltico-administrativas o Obs.: o caso do Brasil na atualidade Recordando as ideias sobre a organizao poltico-administrativa: o Estado existe por vontade do povo, que escolhe e delega poderes Administrao Pblica, que pratica atos de carter governamental relacionados aos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Observe-se que, para alguns doutrinadores, a Administrao Pblica realizada exclusivamente pelo Poder Executivo. Atualmente tal situao no subsiste, j que cada um dos Poderes tem oramento e verbas prprias, o que garante a independncia entre os mesmos. Formas de Estado: quanto forma de administrao, os Estados podem ser compostos ou unitrios. Estado unitrio: no h subdivises administrativas, somente uma esfera governamental responsvel pelos atos do governo. Estado composto: existem subdivises administrativas, e o poder dividido em diferentes esferas governamentais, como regies, provncias, estados, repblicas autnomas, distritos e outros. Nesse caso, as decises no partem de um nico ncleo. Quanto ao Estado composto, h duas categorias especficas: Confederao: as unidades poltico-administrativas possuem mais poder do que o governo, o ncleo de deciso poltica. Federao: h um ncleo central, que toma as decises mais importantes em nome das unidades poltico-administrativas; estas so subordinadas ao governo federal. Observe que num Estado composto, h mais de uma diviso poltico-administrativa. Como sempre, cabe ao povo definir o que ser competncia nacional, regional ou local; perceba, ainda, que no cabe ao operador do Direito definir qual o certo e errado em termos de formas e sistemas de Estado Todas as informaes a respeito de forma, sistema de Estado, etc., esto na Constituio. E no caso brasileiro? O Brasil um Estado composto, no modelo federativo; mas s se tornou assim quando da Proclamao da Repblica, sendo que no Imprio era um Estado unitrio (as provncias no tinham autonomia poltico-administrativa). Como diz nosso nome, somos a Repblica Federativa do Brasil; esta possui quatro esferas administrativas (federal, estadual, distrital e municipal), correspondentes, respectivamente, Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municpios. Em todo caso, nossa organizao poltico-administrativa muito peculiar, com competncias que podem ser modificadas no decorrer dos tempos (mais poder para os municpios, p. ex.), algumas relativas somente a um dos entes federativos, outras, a todos.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

11

Estado e funcionamento governamental Formao de um governo (influncia poltico-partidria e eleitoral) Plano de governo e a questo ideolgica Formas de governo o Monarquia o Repblica Sistemas de governo o Presidencialismo o Parlamentarismo Formao de um governo: refere-se ao funcionamento poltico-administrativo do Estado. At o sculo XX, 2/3 do mundo no era constitudo de Estados democrticos. Com a virada do sculo, principalmente devido a questes internas na frica ou na sia, governos tem entrado em xeque (perceba que o Estado no afetado, o problema de governo). Quem participa quem forma o governo: seja em regimes democrticos ou ditatoriais, o fato que a formao dos governos depende dos segmentos sociais que nele tem influncia. ... no existe s a anlise tcnica, tambm h a questo poltica: h um exemplo interessante no caso do Paraguai, em que mesmo tendo respeitado a Constituio daquele pas os demais membros do Mercosul interpretaram o impeachment de Lugo como ameaa e suspenderam o membro. Outro caso: Sarney, que mudou de partido para tornar-se vice-presidente e, depois, tornou-se presidente da Repblica com a morte de Tancredo, ignorando dispositivo constitucional. Influncia poltico-partidria e eleitoral: afeta, e muito, o funcionamento do governo, sendo que questes ligadas aos Estados e ao seu funcionamento devem ser analisadas pelo melhor raciocnio jurdico, aquele que o ponto de vista mais lgico. Plano de governo e a questo ideolgica: um plano de governo o conjunto de propostas que sero realizadas por um candidato; essas atitudes podem ou no ser cobradas pelos governantes, e sofrem influncia marcante das ideologias partidrias (ex.: questo do PT com as privatizaes). se for eleito, eu vou melhorar transporte, sade, segurana ... ... mas como eu farei isso? De acordo com o que eu acredito. Num Estado democrtico, o certo haver um compromisso entre o plano de governo e a ao. O ideal: se um plano de governo no for cumprido, justifica-se o fato. Formas de governo: Monarquia: o poder governamental exercido por um monarca (rei, imperador etc.), que tem, em geral, funes de chefe de Estado. Repblica: res publica, o poder exercido de maneira central pelo povo, que assume a responsabilidade pelo seu governo.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

12

Sistemas de governo: esto relacionados com a responsabilidade pelo plano de governo. Presidencialismo: a responsabilidade pela definio do plano de governo compete ao presidente, que centraliza o processo. Eleio pode ser direta ou indireta; quem escolhe o presidente endossa tambm seu plano de governo. O presidente exerce o Poder Executivo, acumulando os cargos de chefe de Estado (responsabilidade internacional) e de chefe de governo (funcionamento interno). Legislativo: normalmente exercido por um rgo eleito. O presidente permanece por tempo determinado, mas no pode ser retirado durante o perodo do mandato a no ser em casos especiais (impeachment). Parlamentarismo: a responsabilidade pela definio e implementao do plano de governo do parlamento, o Legislativo, que efetua o plano de governo. Poder Executivo exercido por duas chefias, a de Estado e a de governo. o Chefia de Estado: pode ser o monarca (nas monarquias) ou o presidente (nas repblicas), responsvel pela rea internacional (externa) do governo. o Chefia de governo: primeiro-ministro, que cuida do funcionamento interno. O Parlamento deve endossar as atitudes do primeiro-ministro, que cumpre o plano de governo; caso o parlamento desconfie da capacidade dele, troca-se o premier. Em geral a eleio do primeiro-ministro indireta; o primeiro-ministro permanece no poder por tempo indeterminado. Observe que forma de governo (monarquia ou repblica) diferente de sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo). No caso brasileiro, plebiscito decidiu pela manuteno da repblica presidencialista, cumprindo o que estava disposto na Constituio Federal de 88, no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT).
Constituio Federal, ADCT, art. 2 No dia 7 de setembro de 1993 o eleitorado definir, atravs de plebiscito, a forma (repblica ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) que devem vigorar no Pas.

Anlise constitucional sobre Estado e governo (breve estudo do exemplo brasileiro)


Constituio Federal, Prembulo: Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bemestar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Repblica presidencialista Executivo: Presidente da Repblica Legislativo: Congresso Nacional o Parlamento bicameral (Cmara dos Deputados e Senado Federal) o Competncias especficas de uma e de outra casa, complementares o (...)

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

13

Estado e competncias: Esferas governamentais Definio constitucional Exemplo do caso brasileiro (Estado composto Federao) O que so competncias? Competncias so responsabilidades ou atribuies. Para se ter um funcionamento devidamente organizado preciso que sejam divididas as competncias entre cada um dos entes federativos (quem faz o qu); As competncias de cada um dos Poderes foram distribudas pela vontade do povo, e constam na Constituio; s competente quem tem mandamento constitucional para tanto. Esferas governamentais: no caso brasileiro, so 4 (federal, estadual, municipal, distrital). Observe que o caso brasileiro, de um estado composto e federativo, atpico, pois normalmente h duas esferas governamentais; cada uma delas precisa ter suas atribuies detalhadas e definidas. Todas as esferas governamentais devem respeito Constituio; faculta-se s esferas estaduais e municipais a existncia de legislao prpria, definindo os limites da atuao dos Estados, Municpios e Distrito Federal. Cada Estado-membro da federao brasileira tem constituio, com detalhamento a respeito de competncias especficas dos mesmos; os municpios e o Distrito Federal so regulamentados por suas Leis Orgnicas. Acrescenta-se tambm que existem leis especficas: federais, estaduais e municipais. Quem exerce o qu? Esfera federal: o Executivo: Presidente da Repblica o Legislativo: Deputados federais e Senadores da Repblica o Judicirio: Juizes Federais Esfera estadual: o Executivo: Governador de Estado o Legislativo: Deputados estaduais o Judicirio: Juizes estaduais Esfera municipal: o Executivo: Prefeito o Legislativo: Vereadores Esfera distrital: o Executivo: Governador do Distrito Federal o Legislativo: Deputados distritais o Judicirio: Juizes distritais Definio constitucional: encontra-se nos artigos 21 a 24 da Constituio Federal. Artigo 21: competncias da Unio. Artigo 22: competncias exclusivas da Unio. o Observe que no artigo 21 as competncias so do Executivo, e no artigo 22, do Legislativo (Compete Unio legislar sobre ...). Artigo 23: competncias comuns a todos os entes federativos (ligadas ao Executivo). Artigo 24: competncias legislativas da Unio, Estados e Distrito Federal. o ... legislar concorrentemente sobre ...: de forma colaborativa, dentro dos seus limites constitucionais (Unio, de forma mais ampla; Estados e DF, de forma especfica). Observe que em caso de conflitos entre diferentes legislaes, prevalece a que tem competncia, no necessariamente a federal (quem tem que legislar a respeito do assunto?).

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

14

Estado, competncia e poder Vontade do povo e representatividade Competncias e responsabilidade pblica responsabilizao??? Poder e desvios de poder aspectos pessoais??? Em todos os ramos do Direito, temos que saber quem tem competncia sobre o assunto (a quem se reportar?) ... as normas existem, devem ser respeitadas, mas muitas vezes no so: seja por omisso ou por desconhecimento, muitos procedimentos eram esquecidos, descumprindo o texto constitucional. Princpio da eficincia (art. 37, C.F.): inserido no texto da Constituio como norma, para deixar explcito que o Estado tem que ser eficiente (exemplo). Vontade do povo e representatividade: o povo deve participar de forma ativa, tanto na escolha dos representantes como no acompanhamento de sua situao, nos termos da Lei. Competncias e responsabilidade pblica: quem tem competncia deve cumprir com suas atribuies, podendo ser responsabilizada por suas falhas. Como responsabilizar o agente pblico pelos seus atos? Porque uma pessoa no est sendo responsabilizada, ou o processo de responsabilizao no est sendo levado adiante? O que se faz necessrio mudar, na norma (Legislativo) ou na sua aplicao (Executivo)? Poder e desvios de poder: uma coisa ter o poder e ter a competncia para tomar uma atitude; outra coisa usar esse mesmo poder para que tenhamos o resultado esperado. Ex.: rendimento de um rgo pblico, comparando seu desempenho com outros. Os aspectos pessoais afetam o funcionamento do Direito. No basta haver uma prescrio normativa; tambm preciso atuar nas responsabilidades

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

15

Estado, Constitucionalismo e o surgimento de uma ordem constitucional Estado Constitucional origem no constitucionalismo Desenvolvimento constitucional Aspectos iniciais do estabelecimento de uma ordem constitucional A primeira Constituio de um Estado e uma nova Constituio de um Estado Alterao parcial de uma Constituio Constituio: o documento que constitui um Estado, e que permite dizer que existe uma Nao, identificando o Estado (a identidade nacional). A primeira Constituio do mundo, como conhecemos, foi a norte-americana (1787), seguida pela francesa (1791). A partir da, a idia de se sistematizar o Estado em um documento, a Constituio, foi adotado como base por praticamente todos os pases do mundo. Constituio Federal de 1988: extremamente extensa (250 artigos), contrariando a regra de que documentos constitucionais devem ser secos e restritos ao bsico; isso porque, naquela poca, imaginava-se que tudo deveria estar na Constituio (gerou entulho em excesso). Ex.: art. 242, 2 (o Colgio Pedro II deve permanecer na esfera federal) Estado Constitucional: o Estado que tem origem no Constitucionalismo. Desenvolvimento constitucional: cada pas possui sua Constituio; inevitvel que os textos evoluam com o tempo, seja por rupturas (novos textos) ou de forma gradual. Aspectos iniciais do estabelecimento de uma ordem constitucional: uma nova ordem estabelecida por uma nova Constituio, que surge quando a sociedade sente a necessidade de mudar o texto. Constituio, vamos lembrar, no tem prazo de validade nem condies para alterao. ... o surgimento de uma nova Constituio inconstitucional .... Quando surge uma nova Constituio: Quando surge um Estado, e se faz a sua primeira constituio Quando surge uma nova Constituio em um Estado Em ambos os casos surge uma nova ordem constitucional. Alterao parcial de uma Constituio: mesmo quando se alteram apenas alguns artigos, por uma Emenda Constitucional, surge uma nova ordem constitucional.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

16

Poder Constituinte Poderes constitudos <> Poder Constituinte Titulariedade do Poder Constituinte (Estado democrtico de Direito) Assemblia Nacional Constituinte Poder Constituinte Originrio Poder Constituinte Derivado o Reformador Reviso Constitucional Emenda Constitucional o Decorrente Poderes constitudos vs Poder Constituinte: Os poderes constitudos so os que receberam seus poderes (ou fora) atravs de uma Constituio. So: o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. O Poder Constituinte, portanto, aquele que tem o poder de elaborar uma Constituio; quem constitui um Estado e d a ele suas feies, atravs de sua Carta constitucional. Titulariedade do Poder Constituinte: quem tem o Poder Constituinte o povo, de modo geral. Dizemos de modo geral pois o povo tem o poder desde que haja democracia; nas ditaduras quem detm o poder que dita o que estar no texto constitucional. Estados democrticos de direito do ao povo o poder de escolher seus representantes. Assemblia Nacional Constituinte: os representantes do povo que recebem a incumbncia de elaborar um texto constitucional vlido para um determinado Estado. Assemblia: uma reunio de pessoas. Nacional: composta de gente de todas as partes da Nao Constituinte: tem a responsabilidade de fazer uma nova Constituio Observe-se que geralmente o texto constitucional realizado por cidados eleitos pelo povo; em algumas situaes, no entanto, possvel uma Assemblia nomeada. No caso da Constituio de 88, o Congresso Nacional assumiu o papel de Assemblia Nacional Constituinte, numa anomalia do processo; contudo, a Constituio foi vlida. Classificao do Poder Constituinte: Originrio: aquele que d origem a uma nova ordem constitucional por inteiro; aquele que elabora, do zero, uma nova Constituio. Seu poder ilimitado, a no ser pelo limite natural em um Estado democrtico de Direito, a vontade do povo; alm disso, no condicionado a nenhum outro documento na elaborao de uma nova Constituio. Derivado: aquele utilizado para mudar a Constituio, gerando um novo texto, do qual ele deriva. Possui limitaes, como, por exemplo, as clusulas ptreas, e respeita as regras existentes no prprio texto constitucional. Mecanismos usados para alterar uma Constituio, no Poder Constituinte derivado: Reformador: por meio de reviso constitucional ou de emenda constitucional (observe que, em ambos os casos, o legislador exerce funo atpica) o Reviso constitucional: altera o conjunto do texto (no caso brasileiro, houve somente uma). o Emenda constitucional: altera um ou outro artigo do texto. Decorrente: especfico do caso brasileiro; aquele no qual a Constituio federal ordenou a existncia de Constituies para os Estados-membros da Federao, e sua alterao. o Observe que municpios e Distrito Federal tem Lei Orgnica (no tem Poder Constituinte); o Alm disso, Poder Constituinte no serve para as leis (funo do Poder Legislativo).

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

17

Aspectos gerais sobre o funcionamento do Poder Constituinte Importncia do desenvolvimento da ordem constitucional Recepo e repristinao Viso constitucionalista: efeitos e consequncias Como j vimos, o Poder Constituinte aquele pelo qual se consegue gerar uma nova Constituio, seja ela por inteiro (P. Constituinte Originrio) ou em parte (P. Constituinte Derivado). Importncia do desenvolvimento da ordem constitucional: uma Constituio, num Estado democrtico de Direito, deve refletir a vontade do povo; caso no seja assim, preciso alter-la. O mais relevante: nenhum texto constitucional deve ser imutvel. Observe que mudanas bruscas de regime, de democracia para ditadura e viceversa, foram obrigatoriamente o desenvolvimento de uma nova ordem constitucional. Nem sempre uma Constituio que se diz democrtica democrtica: Como so as eleies? O processo honesto? H respeito aos direitos e garantias individuais? Recepo vs repristinao: Recepo: as leis contrrias ao texto constitucional so revogadas, e as leis que forem favorveis passam a ser aceitas (recepcionadas) pelo novo texto. Repristinao: um artigo, ou norma, excludo da Constituio, no pode tornar a ter efeito no ordenamento jurdico se outra emenda coloc-lo de volta no texto constitucional (ou seja, no existe efeito repristinatrio). S se pode retornar o artigo por outra Emenda Constitucional, ou por mandamento expresso; mas se saiu, no voltar a ter validade automaticamente. ... uma Constituio tem que tratar bem mais de princpios do que normas jurdicas: alis, em qualquer situao no Direito se deve ter em mente que o princpio mais importante que a norma. Viso constitucionalista efeitos e consequncias: uma Constituio no importante somente pelo texto que nela est, mas pelos efeitos que provocam na sociedade. Se uma ordem constitucional gera problemas, deve ser modificada, para garantir a longevidade daquele texto.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

18

Classificaes das Constituies: Forma (escrita / no-escrita) Origem (promulgada / outorgada) Extenso (analtica / sinttica) Estabilidade (imutvel / rgida / flexvel / semi-rgida ou semi-flexvel) Quanto forma, as Constituies podem ser: Escritas: o padro, um texto nico denominado Constituio. No-escritas: o caso mais conhecido o do Reino Unido, que no tem documento chamado Constituio, mas sim um conjunto composto por leis, doutrinas, princpios gerais e costumes, que serve como lei de fato. Quanto origem: Promulgada, como parte de um processo democrtico Outorgada, imposta pelo grupo dominante. Extenso: Analtica: extremamente detalhada, trata de diversos aspectos. Sinttica: trata apenas dos princpios do governo. Estabilidade: refere-se durao da Constituio. Imutvel: no pode ser alterada, nem modificada; s fez sentido no incio, hoje em desuso. Rgida: pode ser modificada, mas o processo para sua alterao no simples; em consequncia, a alterao se torna mais difcil. Flexvel: fcil de ser modificada, pois o processo de mudana mais simplificado. Semi-rgida ou semi-flexvel: a Constituio determina quais pontos podem ser facilmente mudados, e quais exigem procedimento mais complexo (uma parte rgida, a outra, flexvel). A Constituio brasileira escrita, promulgada, analtica e rgida.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

19

Desenvolvimento Constitucional na atualidade mundial Importncia das Constituies (desenvolvimento mundial) Transformao dos direitos e deveres (peculiaridades globais e regionais) Avanos no campo tcnico-acadmico (dinamizao das comunicaes) Aproximao dos contedos constitucionais Alm das questes internas, relativas ao funcionamento dos Estados, devemos entender que um Estado constitucionalizado tambm se relaciona com outros Estados constitucionalizados. Nesse contexto, questes diversas surgem, relacionados com o Direito internacional, visando ao desenvolvimento dos Estados e de seus cidados, e das relaes (direitos e deveres) para com eles. A transformao dos direitos e deveres continuar ocorrendo, seja no mbito interno ou externo. Atualmente crescente o uso de tratados envolvendo direitos e deveres no contexto internacional, seja no nvel global ou regional (caso dos tratados comerciais no Mercosul). Um outro exemplo marcante dessas peculiaridades o caso da Unio Europia, que est passando por inmeras dificuldades no campo econmico, devido s diferenas entre os seus membros e a necessidade de apoio mtuo entre eles. Avanos no campo tcnico-acadmico: com o passar do tempo houve uma aproximao entre os vrios Estados, no funcionamento diplomtico, principalmente devido dinamizao das comunicaes. No campo acadmico esta cada vez mais evidente, em diversas reas do conhecimento; o mundo se aproxima cada vez mais, tanto na qualidade dos textos quanto na velocidade em que eles chegam. Aproximao dos contedos constitucionais: especificamente nas reas relativas ao Estado e Constituio, a tendncia de que, com as discusses sobre os Estados, o contedo constitucional se torna cada vez mais semelhante, devido aos debates que surgem com a disseminao da informao (Porque fulano foi deportado? Porque no foi? Porque o processo no pode ser virtual? Porque ...)

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

20

A atuao do Estado e a aplicao dos direitos Identificao dos direitos o Definio normativa o Aplicao da norma o Entendimento jurisprudencial Limitao da atuao do Estado vs limitao da identificao dos direitos Realidade do direito Identificar os direitos no apenas uma questo conceitual: s vezes a questo dos direitos e deveres relativos ao Estado requer mais do que aspectos formais da legislao. Para se identificar um direito necessrio: Definir a norma, ou o conceito que est escrito na lei. Verificar a aplicao da norma, ou seja, as peculiaridades nas quais a norma aplicada. Verificar o entendimento jurisprudencial sobre a matria, aquilo que os juristas e os tribunais entendem a respeito da norma e de sua aplicao ... no d para simplesmente decorar a interpretao, preciso entender as leis: e aprender o Direito envolve muito raciocnio, pois as leis no so exatas. ,,, precisamos verificar o funcionamento das questes, o que funciona e o que no funciona: porque as leis so assim? E porque deveriam ser de outra forma? Limitao da atuao do Estado vs limitao da identificao dos Direitos: at onde, e em quais circunstncias, os Estados encontram limites sua atuao? A definio da norma atinge seus objetivos? A aplicao da norma efetiva? E no caso de dvidas, ou de entendimentos divergentes, qual o entendimento da Justia? ... o Estado no sempre o mesmo, ele muda conforme o tempo e o espao: quem pensar que o Direito preso a um mesmo mtodo o tempo inteiro fica rapidamente enferrujado. Realidade do Direito: justamente por causa desse dinamismo o Direito muda a realidade constantemente, exigindo um reflexo e uma velocidade cada vez maior dos seus operadores. No se trata s de saber onde est a doutrina, ou a jurisprudncia: preciso saber LER e ENTENDER o que l est.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

21

Histrico Constitucional Brasileiro: Importncia da viso ampla de um Estado Comparativo entre as duas primeiras Constituies brasileiras: o 1824: monarquia, Estado unitrio, quatro poderes, parlamentarismo o 1891: repblica, Estado composto, trs poderes, presidencialismo Observaes gerais: o 1824: sociedade escravocrata, economia da cana o 1891: mo-de-obra assalariada, economia do caf ... dentro do Histrico Constitucional brasileiro existiram muitas mudanas: o Brasil mudou vrias vezes de regime na sua Histria como nao independente. Observe-se que uma nao democrtica oscila bastante, em termos de regime poltico; No caso do Brasil, pas imenso com inmeras diferenas e disparidades regionais, ainda estamos construindo uma democracia. Importncia da viso ampla de um Estado: uma Constituio tem que refletir os aspectos que se deseja para esse Estado, com todas as suas peculiaridades e caractersticas. O Estado que eu desejo refletido na Constituio, e no o contrrio. A sociedade de hoje no a mesma de 20 ou 30 anos atrs; e as mudanas no contexto social so tantas, e de tal magnitude, que se refletem na Constituio, uma hora ou outra. A importncia de se colocar um texto na Constituio est em que ele se torna obrigatrio, ainda que o direito nele inscrito seja de difcil execuo (cobrar-se esse princpio). Comparando textos: 1824, a Constituio do Imprio, com 1891, a primeira da Repblica. O comparativo relevante pois so textos antigos, e a mudana de Imprio para Repblica teve impactos muito drsticos, tamanhas as diferenas entre o Estado imperial e o republicano. 1824: a primeira Constituio brasileira sofreu o impacto do ps-independncia, foi imposta por D. Pedro I aps o fracasso da Constituinte de 1823, a da Constituio da mandioca. Voto: censitrio. No foi democrtica: d. Pedro imps o texto constitucional. Monarquia, baseada na figura do Imperador (D. Pedro I e II). Estado unitrio, centrado na figura do monarca Quatro poderes: Legislativo, Executivo, Judicirio e Moderador. Parlamentarismo relativo, no qual o Parlamento dependia integralmente do Imperador. Era uma Constituio feita para uma sociedade escravocrata, dominada pela economia da cana. 1891: a primeira Constituio republicana (segunda do Brasil) foi fruto da presso da burguesia brasileira por maior espao na poltica e nas instituies. Estado composto: as provncias ganham autonomia administrativa, com o surgimento dos Estados. Tambm os municpios passam a gozar de mais autonomia. A unidade do pas preservada, atravs do modelo federativo. Trs poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio. Presidencialismo, concentrando os poderes na figura do Presidente. Com ntidas influncias da Constituio americana, graas ao papel de Ruy Barbosa, foi uma Constituio que funcionou numa sociedade de mo-de-obra assalariada, um pas imenso que sobrevivia graas ao caf.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

22

Constituio de 1934: Antecedentes histricos o Crise de 1929 o Revoluo de 1930 o Revoluo Constitucionalista de 1932 Influncia: Constituio alem de 1920 (Weimar) Destaques o Voto secreto o Voto obrigatrio (18 anos) o Voto feminino o Justia do Trabalho o Justia Eleitoral o Nacionalizao do subsolo e das guas o Proibiu o trabalho infantil o Jornada de trabalho de 8 horas/dia o Descanso semanal obrigatrio o Frias remuneradas o Proibiu diferenciao salarial A crise de 1929 foi o fecho de uma srie de rupturas do modelo da Repblica Velha, o da poltica do caf com leite, que entra em crise quando da indicao de Julio Prestes para presidente em 1930. Prestes ganha, mas sofre um golpe militar, no qual assume uma junta comandada por Getlio Vargas, com a proposta de modernizao do Estado brasileiro. Uma das necessidades da poca foi a instaurao de uma nova Constituio, mais de acordo com as necessidades do povo brasileiro. A demora para realizar uma Constituinte foi motivo de revoltas pelo pas; a mais conhecida e importante foi a Revoluo Constitucionalista de 1932, de So Paulo. A Revoluo de 1932 terminou com a rendio de So Paulo; o governo, no entanto, sentiu que era a hora de entregar uma nova Constituio para o pas (perdeu a guerra, mas ganhou a causa). A Constituio de 1934 foi resultado do trabalho de uma Assemblia Constituinte eleita; sua inspirao foi a Constituio de Weimar, de 1920, que procurava centralizar o poder no Executivo, mantendo a federao. Outra grande inspirao foi a Constituio mexicana de 1917 e sua preocupao com os direitos sociais. Inovaes constitucionais da poca: Medidas para universalizar e aumentar o poder do voto: voto passa a ser secreto, obrigatrio e universal (homens e mulheres votam); criada a Justia Eleitoral. Direitos trabalhistas: surgimento da Justia do Trabalho, proibio do trabalho infantil, regras trabalhistas na Constituio (jornada de trabalho, repouso semanal ...). Preservao das riquezas econmicas do pas: nacionalizao do subsolo e das guas. Embora a Constituio de 1934 fosse um texto avanado para a poca, no havia regulamentao a respeito dela; na prtica, no foi aplicvel, devido aos movimentos do Executivo na direo de uma ditadura.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

23

Constituio de 1937 Outorgada (pretensamente democrtica) Influncia da Constituio da Polnia Antecedentes histricos: o Supostas ameaas comunistas (1934 1937) o Lei de Segurana Nacional (1935) o Campanha presidencial (1937) o Plano Cohen Olmpio Mouro Filho (1937) o Golpe de Estado (1937) Estado Novo (1937 1945) Contedo em destaque o Centralizao do poder poltico no Presidente da Repblica o Presidente da Repblica nomeava as autoridades estaduais o Eleies indiretas para Presidente da Repblica o Admitia pena de morte o Fim do direito de greve o Bases para funcionamento da polcia poltica o Interveno na atividade econmica A Constituio de 1937 foi outorgada por Getlio Vargas, embora com supostas justificativas democrticas. Fundamentou, em sua essncia, o regime totalitrio do Estado Novo, de influncia fascista. Era tambm chamada de polaca, por causa de influncias da Constituio da Polnia. Antecedentes histricos: De 1934 a 1937 o medo do comunismo era grande; em 1935 Getlio Vargas promulgou a Lei de Segurana Nacional, combatendo a suposta ameaa. A lei suspendia a Constituio de 1934. Em 1937, a campanha presidencial encaminhava-se para uma disputa entre comunistas e integralistas, com Getlio em posio aparentemente neutra. Contudo, a descoberta do Plano Cohen, uma tentativa de golpe pelos comunistas, foi o pretexto para um golpe de Estado. O plano, descobriu-se depois, era uma farsa, uma liberdade artstica feita por um militar, Olmpio Mouro Filho; mas o golpe, em nome da ordem, aconteceu. Destaques da Constituio de 1937: O presidente centraliza o poder: edita decretos-leis, nomeia as autoridades estaduais (interventores), que, por consequncia, nomeava os prefeitos. Tudo o que acontece no Estado brasileiro passa pelo Executivo, o Poder Legislativo fechado, e o Judicirio sofre controle constante. Crescente militarizao do Estado: tudo era pretexto para o combate ao comunismo. Eleies indiretas para Presidente da Repblica, por um Colgio Eleitoral de notveis. Medidas restritivas: admisso da pena de morte e fim do direito de greve. Poder Executivo tem autorizao para controlar a sociedade, atravs da polcia poltica, e tambm, indiretamente, pela propaganda do regime. Interveno na atividade econmica: o Estado controla a economia, atravs de grandes estatais. ... democracia no se faz do dia para a noite, por decreto; democracia no se impe, se ensina

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

24

Constituio de 1946 Caractersticas gerais: trs poderes, federao, presidencialismo, promulgada. Aspectos em destaque: o Ampla autonomia poltico-administrativa (Estados e municpios) o Defesa da propriedade privada e dos latifndios o Assegurava o direito de greve e livre associao sindical o Garantia liberdade de expresso o Inviolabilidade da casa e do sigilo de correspondncia Dutra; Vargas; Caf Filho; JK; Jnio; Jango; Castelo Branco Obs.(1): 1961 Emenda Constitucional Parlamentarista Obs.(2): 1962 Plebiscito (presidencialismo) A Constituio de 1946 se insere no contexto da redemocratizao ps-Estado Novo (derrubada de Getlio, aps a II Guerra Mundial). Observe que todos os Poderes sofreram modificaes, a cada Constituio; alguns fatores, contudo, se mantiveram constantes, como a forma federativa de Estado. Caractersticas especficas desta Constituio: Descentralizao das estruturas, fortalecendo os Estados e os municpios ( desse tempo a origem do municipalismo, tendncia da poltica brasileira que procura fortalecer a entidade local). Defesa da propriedade privada, preservando, ainda o direito aos latifndios (grandes extenses de terra, em geral inativas, que s do benefcios ao seu proprietrio). Observe-se, hoje, que a terra tem que obedecer a uma funo social, conforme a Constituio de 1988. O direito de greve e a liberdade de associao sindical retornam Constituio, bem como a liberdade de expresso, para o particular e a imprensa. No caso da liberdade de expresso, note-se que a imprensa regulamentada por lei especfica. So garantidas a inviolabilidade da casa e do sigilo de correspondncia, no texto constitucional. A Constituio de 1946 conviveu com vrios Presidentes, eleitos ou interinos, num perodo extremamente tumultuado da Histria brasileira. Foi presidencialista na maior parte do tempo, exceo feita ao incio do mandato de Joo Goulart, no qual um sistema parlamentarista foi aprovado s pressas (no durou um ano). Encerrou sua vigncia quando do golpe militar (Constituio de 1967).

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

25

Constituio de 1967 Antecedentes: o Golpe militar de 1964 o Supremo comando da Revoluo o Ato Institucional n 1 (AI-1 / 64) Cassar mandatos parlamentares Suspender direitos polticos (10 anos) Aposentar sumariamente funcionrios pblicos o Ato Institucional n 2 (AI-2 / 65) Extinguiu partidos polticos Eleies indiretas para Presidente da Repblica Instituiu a ideia de crimes contra a Segurana Nacional o Governo autoritrio Censurou a imprensa Vigiou o clero Prendeu intelectuais Ocupou sindicatos o Ato Institucional n 3 (AI-3 / 66) Estabeleceu eleies indiretas para governador o Ato Institucional n 4 (AI-4 / 67) Aprovao da Constituio de 1967 (incorporava o teor de todos os atos institucionais) o Outubro de 1968 denncia do caso PARA-SAR (FAB) o Dezembro de 1968 AI-5 1964: Jango derrubado pelos militares. Assume o Supremo Comando da Revoluo, que tem a funo de assegurar a defesa dos ideais nacionalistas e capitalistas do povo brasileiro. Para consolidar a revoluo, editou diversos Atos Institucionais, que abriram o caminho para o novo regime. Ato Institucional n 1: cassou diversos mandatos parlamentares; deu direitos ao Comando para suspender direitos polticos por 10 anos de qualquer cidado, bem como aposentar sumariamente funcionrios pblicos. Ato Institucional n 2: extino dos partidos polticos, polarizando eleitores entre ARENA (partido do governo) e MDB (partido da oposio); eleies indiretas para Presidente da Repblica e a instituio do conceito de crimes contra a segurana nacional (crimes de subverso). Ato Institucional n 3: eleies indiretas para governador (o Legislativo escolhia o chefe do Executivo). Ato Institucional n 4: inseriu os demais atos na Constituio de 1946. Nascia, assim, a Constituio de 1967. Em outubro de 1968, aps a denncia da morte de polticos da oposio por membros do Exrcito (caso Para-SAR), o Comando Militar obteve o pretexto para a edio do AI-5.

Fbio Peres da Silva

Teoria do Estado e da Constituio

26

Constituio de 1967 O Ato Institucional n 5 Desenvolvimento do Estado autoritrio Ato Institucional n 5 (AI-5 / 1968) o Concentrao das decises poltico-administrativas na figura do Presidente (interferncia nos outros Poderes) o Possibilidade de fechamento dos Legislativos por tempo ilimitado o Possibilidade de interveno federal em Estados e municpios o Possibilidade de suspender direitos polticos dos cidados o Possibilidade de demitir ou aposentar sumariamente funcionrios pblicos (civis e militares) o Suspenso do habeas corpus o Proibio de questionar os Atos praticados com base no Ato Institucional n 5, tanto por via administrativa quanto por via judicial Aps a decretao do AI-5, fechamento do Congresso Durao do AI-5: at 1979.

O AI-5 foi a deturpao total do funcionamento republicano: caracterizou o Estado como uma ditadura de fato e de direito, onde o Executivo subjuga o Legislativo e o Judicirio. Constituio de 1969 Antecedentes histricos: o Doena do Presidente o Junta Governativa Provisria o Emenda Constitucional n 01/69 (todo teor do texto constitucional) Destaques o Mandato presidencial de 5 anos o Fim das imunidades parlamentares o Mudana de Constituio do Brasil para Constituio da Repblica Federativa do Brasil o Controle da moral e dos bons costumes o Supresso da soberania dos veredictos do jri o Represso aos abusos dos direitos individuais (aspecto poltico) o Admisso de: Pena de morte Priso perptua Banimento Confisco de bens

Podemos dizer que a Emenda Constitucional de 69 , na prtica, o texto completo de uma nova Constituio, da consider-la como a Constituio de 69. Observaes diversas: Desenvolvimento histrico e Constituio de 1988. Direitos e garantias individuais e coletivas. Controle poltico-administrativo Controle de constitucionalidade: o preventivo e repressivo o poltico e judicial Ordem social Relembrando contedo que sempre cai em prova Forma de estado, forma de governo, sistema de governo Poder constitudo e constituinte Classificaes das constituies: origem, flexibilidade ...

Fbio Peres da Silva

You might also like