You are on page 1of 4

MEDICINA

rion

GRAMTICA

(Laysla)

NOME:______________________________________________ Lista 03 Maracan

d) Nas expresses que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados. e) No falso elogio originalidade atribuda a esse personagem, responsvel por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da sociedade. 4. (Enem 2012) Labaredas nas trevas Fragmentos do dirio secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski 20 DE JULHO [1912] Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugesto. [...] Dificilmente encontro algum, agora, que saiba quem Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que esto surgindo ele simplesmente no existe. 20 DE DEZEMBRO [1919] Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da lngua inglesa. J se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu no o esqueo. E parece que outros tambm no. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicao de um livro que, segundo eles, foi um fenmeno hoje esquecido e me pediram um artigo. FONSECA, R. Romance negro e outras histrias. So Paulo: Companhia das Letras, 1992 (fragmentado). Na construo de textos literrios, os autores recorrem com frequncia a expresses metafricas. Ao empregar o enunciado metafrico Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal, pretendeu-se estabelecer, entre dois fragmentos do texto em questo, uma relao semntica de a) Causalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contm a causa e a outra, a consequncia. b) Temporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que relatado nas partes em questo. c) Condicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstncias apresentadas outra. d) Adversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientao argumentativa distinta e oposta outra. e) Finalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ao e a outra, o desfecho da mesma. 5. (Enem 2012) Cabeludinho Quando a V me recebeu nas frias, ela me apresentou aos amigos: Este meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposio deslocada me fantasiava de ateu. Como quem dissesse no Carnaval: aquele menino est fantasiado de palhao. Minha av entendia de regncias verbais. Ela falava de srio. Mas todo-mundo riu. Porque aquela preposio deslocada podia fazer de uma informao um chiste. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras uma solenidade de amor. E pode ser instrumento de rir. De outra feita, no meio da pelada um menino gritou: Disilimina esse, Cabeludinho. Eu no

1. (Unifesp 2013) Examine a tira.

O efeito de humor na situao apresentada decorre do fato de a personagem, no segundo quadrinho, considerar que carinho e caro sejam vocbulos. a) derivados de um mesmo verbo. b) hbridos. c) derivados de vocbulos distintos. d) cognatos. e) formados por composio. 2. (Espcex 2013) Assinale a alternativa em que todas as palavras so formadas por prefixos com significao semelhante. a) metamorfose metfora meteoro malcriado b) apogeu averso apstata abster c) sncope simpatia sobreloja slaba d) xodo embarcar engarrafar enterrar e) dbil declive desgraa decapitar 3. (Enem 2012) E como manejava bem os cordis de seus tteres, ou ele mesmo, ttere voluntrio e consciente, como entregava o brao, as pernas, a cabea, o tronco, como se desfazia de suas articulaes e de seus reflexos quando achava nisso convenincia. Tambm ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifcio, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insnia e submisso, de silncios e rompantes, de anulao e prepotncia. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior til, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situaes equivocadas, e armar intrigas das quais se saa sempre bem, e sabia, por experincia prpria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento nico, irrecupervel, irreversvel, exige um estado de alerta para sua apropriao. RAWET, S. O aprendizado. In: Dilogo. Rio de janeiro: GRD, 1963 (fragmentado). No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundos a posio do interlocutor na sociedade. A crtica conduta do personagem est centrada a) Na imagem do ttere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem. b) Na aluso falta de articulaes e reflexos do personagem, dando a entender que ele no possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situaes. c) No comentrio, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais.

disilimei ningum. Mas aquele verbo novo trouxe um perfume de poesia a nossa quadra. Aprendi nessas frias a brincar de palavras mais do que trabalhar com elas. Comecei a no gostar de palavra engavetada. Aquela que no pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam. Por depois ouvi um vaqueiro a cantar com saudade: Ai morena, no me escreve / que eu no sei a ler. Aquele a preposto ao verbo ler, ao meu ouvir, ampliava a solido do vaqueiro. BARROS, M. Memrias inventadas: a infncia. So Paulo: Planeta, 2003. No texto, o autor desenvolve uma reflexo sobre diferentes possibilidades de uso da lngua e sobre os sentidos que esses usos podem produzir, a exemplo das expresses voltou de ateu, desilimina esse e eu no sei a ler. Com essa reflexo, o autor destaca a) os desvios lingusticos cometidos pelos personagens do texto. b) a importncia de certos fenmenos gramaticais para o conhecimento da lngua portuguesa. c) a distino clara entre a norma culta e as outras variedades lingusticas. d) o relato fiel de episdios vividos por Cabeludinho durante as suas frias. e) a valorizao da dimenso ldica e potica presente nos usos coloquiais da linguagem. 6. (Enem 2012) Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribua para a felicidade saber o nome dos heris do Brasil? Em nada... O importante que ele tivesse sido feliz. Foi? No. Lembrou-se das coisas do tupi, do folklore, das suas tentativas agrcolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfao? Nenhuma! Nenhuma! O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escrnio; e levou-o loucura. Uma decepo. E a agricultura? Nada. As terras no eram ferazes e ela no era fcil como diziam os livros. Outra decepo. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepes. Onde estava a doura de nossa gente? Pois ele a viu combater como feras? Pois no a via matar prisioneiros, inmeros? Outra decepo. A sua vida era uma decepo, uma srie, melhor, um encadeamento de decepes. A ptria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele no silncio de seu gabinete. BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponvel em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2011. O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reao do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patriticas evidencia que a) A dedicao de Policarpo Quaresma ao conhecimento da natureza brasileira levou-o a estudar inutilidades, mas possibilitou-lhe uma viso mais ampla do pas. b) A curiosidade em relao aos heris da ptria levou-o ao ideal de prosperidade e democracia que o personagem encontra no contexto republicano. c) A construo de uma ptria a partir de elementos mticos, como a cordialidade do povo, a riqueza do solo e a pureza lingustica, conduz frustrao ideolgica.

d) A propenso do brasileiro ao riso, ao escrnio, justifica a reao de decepo e desistncia de Policarpo Quaresma, que prefere resguardar-se em seu gabinete. e) A certeza da fertilidade da terra e da produo agrcola incondicional faz parte de um projeto ideolgico salvacionista, tal como foi difundido na poca do autor. 7. (Enem 2012) Ai, palavras, ai, palavras Que estranha potncia a vossa! Todo o sentido da vida Principia a vossa porta: O mel do amor cristaliza Seu perfume em vossa rosa; Sois o sonho e sois a audcia, Calnia, fria, derrota... A liberdade das almas, ai! Com letras se elabora... e dos venenos humanos sois a mais fina retorta: frgil, frgil, como o vidro e mais que o ao poderosa! Reis, imprios, povos, tempos, pelo vosso impulso rodam... MEIRELES, C. Obra potica. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento). O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Independncia, de Ceclia Meireles. Centralizada no episdio histrico da Inconfidncia Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexo mais ampla sobre a seguinte relao entre o homem e a linguagem: a) A fora e a resistncia humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras. b) As relaes humanas, em suas mltiplas esferas, tm seu equilbrio vinculado aos significado das palavras. c) O significado dos nomes no expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida. d) Renovando o significado das palavras, o tempo permite s geraes perpetuar seus valores e suas crenas. e) Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenes e gestos. Chove chuva, chove sem parar O bvio, o esperado. Nos ltimos dias, o comentrio que teimou e bateu ponto em qualquer canto de Curitiba, principalmente nos botecos, foi um s: Mas que chuvarada, n? De olho no nvel das guas do pequeno riacho que passa junto manso da Vila Piroquinha, Natureza Morta procurou o lado bom de tanta chuva ininterrupta. Concluiu que, pelo excesso de uso, dispositivo sempre operante, o tempo fez a alegria do pessoal que conserta limpador de para-brisa. Desse pessoal e, nem tanto, de quem vende guarda-chuva. Afinal, do jeito que a coisa andava, agravada pelo frio, a freguesia de maneira compulsria praticamente desapareceu das ruas. (Gazeta do Povo, 02.08.2011.) 8. (Unifesp 2012) Analise as afirmaes, com base na frase Mas que chuvarada, n? I. O termo chuvarada, conforme o sufixo que o compe, indica chuva em grande quantidade, da mesma forma como ocorre com os substantivos papelada e crianada.

II. No contexto, o termo Mas deve ser entendido como um marcador de oralidade, sem valor adversativo. III. A frase no , de fato, uma pergunta, pois traz a constatao de uma situao vivida. Portanto, funciona com valor ftico, principalmente. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 9. (Uel 2011) A questo refere-se ao romance O outro p da sereia, de Mia Couto. A crtica literria tem aproximado o moambicano Mia Couto do brasileiro Guimares Rosa, em particular pelo fato de ambos empregarem neologismos em suas obras. No trecho as mos calosas, de enxadachim, extrado do conto Fatalidade, de autoria do autor brasileiro, o neologismo enxadachim construdo pelo mesmo processo de formao de palavras utilizado pelo autor moambicano para a criao de a) vituprios. b) bebericava. c) tamanhoso. d) mudanarinos. e) malfadado.

10. (Enem 2010) Carnavlia Repique tocou O surdo escutou E o meu corasamborim Cuca gemeu, ser que era meu, quando ela passou por mim? [] ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento). No terceiro verso, o vocbulo corasamborim, que a juno corao + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compem uma escola de samba e a RIES (21 mar. a 20 abr.) situao emocional em que se encontra o autor da mensagem, Lunao em signo complementar destaca importncia das relaes em sua vida nas prximas semanas. Cuide de sua com o corao no ritmo da percusso. rede social, mostre-se atencioso com as pessoas. Seu sucesso Essa palavra corresponde a um(a) a) estrangeirismo, uso de elementos lingusticos originados resultado disso tambm e agora essa questo tem importncia suprema. Cultive o tato. em outras lnguas e representativos de outras culturas. b) neologismo, criao de novos itens lingusticos, pelos (Folha de S. Paulo, Ilustrada, Astrologia, Barbara Abramo, 29 set. 2008.) mecanismos que o sistema da lngua disponibiliza. c) gria, que compe uma linguagem originada em determinado grupo social e que pode vir a se disseminar em 12. (Ibmecsp 2009) "Lunao", "atencioso" e "cultivo" surgem pelos mesmos processos de formao de palavras uma comunidade mais ampla. d) regionalismo, por ser palavra caracterstica de determinada existentes, respectivamente, em: a) Cidado, preconceituoso, jantar. rea geogrfica. b) e) termo tcnico, dado que designa elemento de rea Automvel, inchao, luta. c) Rejeio, anoitecer, desgaste. especfica de atividade. d) Burocracia, atraso, ateno. e) Gatinho, cabeudo, debate. 11. (Enem 2009) Para o Mano Caetano O que fazer do ouro de tolo 13. (Ufsm 2007) A palavra SANGUESSUGA possui 11 Quando um doce bardo brada a toda brida, letras, 8 fonemas e 3 dgrafos; DEMOCRACIA tem 10 letras, Em velas pandas, suas esquisitas rimas? 1 encontro consonantal e 1 hiato. Relacione as duas colunas a Geografia de verdades, Guanabaras postias seguir e depois assinale a alternativa com a sequncia correta. Saudades banguelas, tropicais preguias? 1. repblica 2. Hbito 3. reeleio 4. candidatos 5. Corrupo 6. excessivo A boca cheia de dentes ( ) 9 fonemas, 1 dgrafo De um implacvel sorriso ( ) 7 fonemas, 2 dgrafos Morre a cada instante ( ) 8 fonemas, 1 dgrafo, 1 encontro consonantal Que devora a voz do morto, e com isso, ( ) 9 fonemas, 1 encontro consonantal Ressuscita vampira, sem o menor aviso ( ) 9 fonemas, 2 ditongos, 1 hiato [...] ( ) 5 fonemas E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo

Tipo pra rimar com ouro de tolo? Oh, Narciso Peixe Ornamental! Tease me, tease me outra vez1 Ou em banto baiano Ou em portugus de Portugal De Natal [...] 1 Tease me (caoe de mim, importune-me). LOBO. Disponvel em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado). Na letra da cano apresentada, o compositor Lobo explora vrios recursos da lngua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem: a) Quando um doce bardo brada a toda brida (v. 2) b) Em velas pandas, suas esquisitas rimas? (v. 3) c) Que devora a voz do morto (v. 9) d) lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12) e) Tease me, tease me outra vez (v. 14)

a) 6 - 4 - 1 - 5 - 3 - 2 c) 5 - 1 - 6 - 4 - 2 - 3 e) 3 - 5 - 2 - 6 - 4 - 1

b) 2 - 4 - 5 - 6 - 3 - 1 d) 4 - 6 - 5 - 1 - 3 - 2

Pastora de nuvens, fui posta a servio por uma campina to desamparada que no principia nem tambm termina, e onde nunca noite e nunca madrugada. (Pastores da terra, vs tendes sossego, que olhais para o sol e encontrais direo. Sabeis quando tarde, sabeis quando cedo. Eu, no.) Esse trecho faz parte de um poema de Ceclia Meireles, intitulado Destino, uma espcie de profisso de f da autora. 14. (Fgv 2007) A palavra "desamparada" formada por: a) derivao prefixal e sufixal. b) derivao prefixal. c) derivao parassinttica. d) composio por aglutinao. e) composio por justaposio. 15. (Ufsm 2006) Assinale a alternativa que contm a resposta correta em relao grafia e aos fonemas dos quadrinhos 3 e 4. a) A palavra aqui tem um ditongo crescente, quatro letras e trs fonemas. b) No terceiro quadrinho, a letra s representa um s fonema. c) Nas palavras acho e questo, h dois dgrafos e dois ditongos decrescentes. d) Sempre e pegadinha tm o nmero de slabas diferentes, mas, quanto tonicidade, recebem a mesma classificao. e) Na separao silbica das palavras do quarto quadrinho, as letras que representam os dgrafos ficam juntas na mesma slaba. Gabarito: 1. D 2. B 3. A 4. B 5. E 6. B 7. C 9. D 10. B 11. D 12. D 13. D 14. A 15. D

8. E

You might also like