You are on page 1of 4

ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO MAXIMO.

ALUNO(A) PROFESSOR(A)

CINCIAS
NOTA

DISCIPLINA

BIMESTRE

TURMA aA

SRIE

NERCILIA SANTANA

DATA

01) Submete-se um corpo de massa 5000 kg ao de uma fora constante que lhe imprime, a partir do repouso, uma velocidade de 72 km/h ao fim de 40s. Determine a intensidade da fora e o espao percorrido pelo corpo.

02) Qual o valor, em Newtons, da fora mdia necessria para fazer parar, num percurso de 20m, um automvel de 1500 kg, que est a uma velocidade de 72 km/h?

03) Certo carro nacional demora 30 s para acelerar de 0 a 108 km/h. Supondo sua massa igual a 1200 kg, o mdulo da fora resultante que atua no veculo durante esse intervalo de tempo , em N, igual a? a) zero b) 1200 c) 3600 d) 4320 e) 36000

04) Determine a resultante dos sistemas de foras abaixo: a. Duas pessoas empurram um sof em uma mesma direo e sentido. A primeira com uma fora de 10N e a segunda com uma fora de 15N.

b. Duas crianas brincam de cabo de guerra. Uma puxa a corda para a direita com fora de 8N e a outra puxa a corda para a esquerda com uma fora de 7N. Quem vence a disputa?

c. Um homem puxa um barco, a beira de um rio, em uma direo e outro homem na margem oposta puxa-o em outra. Suponha que as foras sejam de 9N e 12N e tenham direes diferentes formando-se entre elas um ngulo reto.

05) Para cada caso calcule a fora resultante e indique sua direo e sentido.

ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO MAXIMO. ALUNO(A) PROFESSOR(A)

CINCIAS
NOTA

DISCIPLINA

BIMESTRE

TURMA aA

SRIE

NERCILIA SANTANA

DATA

1. Como podemos diferenciar massa e peso?

2. Sua balana indica que voc tem 65 kg de massa, qual ser o seu peso aqui na Terra, onde g vale 9,8m/s2? E na Lua, onde a gravidade de 1,6 m/s2?

3. Em um planeta fictcio a acelerao da gravidade vale 30m/s2. Qual seria o peso de uma pessoa nesse planeta se na Terra seu peso de 600N? (Use para acelerao da gravidade na Terra 10m/s2).
4. Enuncie: a. Primeira Lei de Newton

b. Segunda Lei de Newton

c. Terceira Lei de Newton

5. Determine a acelerao escalar mdia de um carro que parte do repouso e atinge a velocidade escalar de 35m/s em 7s.

6. Num feriado prolongado uma famlia paulistana resolveu ir a Santos. Como muitas outras famlias tiveram a mesma idia, o trajeto de 78km foi percorrido em 4h. Qual a velocidade mdia desenvolvida pelo automvel?

7. Uma pedra abandonada do alto de um prdio atinge o solo em 6s. Com que velocidade a pedra atinge o solo? (acelerao da gravidade = 10m/s2)

8. Complete corretamente a frase abaixo, relativa 1 Lei de Newton: Se a resultante das foras que atuam numa partcula nula, ento ela. a) estar em repouso. b) ter uma acelerao de 9,8 m/s2, pois esta a acelerao da gravidade. c) estar certamente em movimento retilneo uniforme. d) poder estar em movimento circular uniforme. e) estar em repouso ou em movimento retilneo uniforme.

11) Dona Ana subiu em uma balana que registrou uma medida de 98 kg, ao ver o resultado ela
exclamou: Nossa como estou gorda estou pesando 98 kg! Fisicamente a frase de dona Ana est correta? Explique.

You might also like