You are on page 1of 12

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 3, jul. 2010.

183

ANLISE DE FALHAS: SALVANDO VIDAS EM SILNCIO Leandro Augusto Lemos Franco1 Mrio Lima de Alencastro Graa2 Olivrio Moreira de Macedo Silva3 Niclio Jos Loureno4
Artigo submetido em 06/05/2010. Aceito para publicao em 08/07/2010.

RESUMO: Anlise de falhas em materiais uma atividade silenciosa, onde especialistas trabalham com a finalidade de montar quebra-cabeas que podem salvar vidas medida que o mesmo solucionado. Determinar a causa de uma falha em servio alerta para perigos latentes e previne a ocorrncia de casos semelhantes. Este artigo relata uma anlise de falha realizada em um conjunto de lminas de um acoplamento flexvel (flexible coupling) de um helicptero de uso civil. A partir deste trabalho foi possvel identificar outras aeronaves com o mesmo tipo de problema e assim, a misso final da anlise de falha, de contribuir de forma ativa na proteo de voo foi cumprida. PALAVRAS-CHAVE: Anlise de Falhas. Segurana de Vo. Investigao de Acidentes e Incidentes. Flexible coupling. Corroso.

1 INTRODUO
Voe seguro. Faa voar seguro*. * Frase criada pelo Maj Nave do SERIPA IV

Assim comea o dia do grupo de investigadores do Fator Material, sediado na Diviso de Materiais (AMR) do Instituto de Aeronutica e Espao (IAE), ligado ao DCTA em So Jos dos Campos. Ele formado por quatro doutores engenheiros
Doutor pelo ITA e pela Universidade do Minho (Portugal), possui mestrado pelo ITA e graduao como engenheiro pela UFSCar. Exerce a funo de chefe do laboratrio de Anlise de Falhas, alm de realizar pesquisas e orientar alunos na rea de anlise de falhas e materiais compsitos. Professor do curso tecnolgico de Manuteno de Aeronaves na UniSantanna. dr.leandro.cta@gmail.com 2 Doutor em Engenharia Mecnica pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (2002), Mestre em Engenharia de Materiais pela PUC/RJ (1983), Chefe da Subdiviso de Estudos da AMR/IAE. mlag@iae.cta.br 3 Doutor em Engenharia Mecnica pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (2000), Mestre em Engenharia Aeronutica e Mecnica pelo Instituto Tecnolgico de Aeronutica (1996) e Graduao em Engenharia Mecnica pela Universidade de Taubat (1991), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e atua como Tecnologista Senior do Instituto de Aeronutica e Espao IAE. oliverio@iae.cta.br 4 Ps-doutorado USP-So Carlos, Doutor UFSCar, graduao em Engenharia de materiais UFSCar. nicelio@iae.cta.br
1

ISSN 2176-7777

184

Estudos de Caso

com especialidades em mecnica, aeronutica e materiais e conta com o apoio e infraestrutura da AMR, uma diviso com mais de 50 doutores em diversas especialidades. O grupo possui teses (FRANCO, 2008; GRAA, 2002; LOURENO, 2000 e SILVA, 2000) e artigos publicados em revistas internacionais (FRANCO et al, 2006; FRANCO; GRAA; SILVA, 2005b; FRANCO; GRAA; SILVA, 2008; FRANCO; GRAA; SILVA, 2009a; GRAA, 2009; LOURENO, 2005; LOURENCO, 2008; LOURENO, 2009; SILVA, 2009), alm de ter apresentado e participado de vrios congressos no Brasil e no exterior (FRANCO et al, 2004a; FRANCO et al, 2004b; FRANCO; GRAA.; SILVA, 2005a; FRANCO; GRAA.; SILVA, 2005c; FRANCO; GRAA.; SILVA, 2006 ; FRANCO; GRAA.; SILVA, 2005 e SILVA, 2009b). Tanta dedicao rea de anlise de falhas foi recompensada com um premio da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanlise no ano de 2009. Um exemplo tpico de anlise de falha o ocorrido no caso da investigao de um conjunto de lminas de um acoplamento flexvel (flexible coupling) de um helicptero (BRASIL, 2009a; BRASIL, 2008) O helicptero decolou s 10h 10min da Bacia de Campos, com destino ao heliponto de So Tom (SBFS). Ao iniciar o voo de cruzeiro, a tripulao percebeu uma vibrao e um barulho anormal na aeronave. Os parmetros de desempenho da aeronave foram verificados e considerados normais. Contudo, a tripulao decidiu, por medida de precauo, pousar na plataforma mais prxima e realizar uma melhor avaliao das condies da aeronave. Por volta de 10h 13min, o helicptero realizou com sucesso o pouso na plataforma localizada no travs da rota. Aps o pouso, a tripulao abriu a carenagem de acesso a "Main Gear Box" e verificou que o componente "Flexible Coupling", localizado entre o "engine 1 drive shaft" e o "Main Gear Box Input Flange", estava danificado. Na sequncia uma equipe de manuteno foi deslocada para o local com o objetivo de disponibilizar a aeronave para que a mesma retornasse voando base principal. Porm, aps a desmontagem do componente "Flexible Coupling", verificou-se que todas as lminas do mesmo estavam completamente danificadas e fraturadas. Sendo assim, a empresa decidiu que a aeronave no retornaria voando e seria transportada via martima. O componente "Flexible Coupling" foi ento enviado para anlise na SAF-AMR.

ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 3, jul. 2010.

185

2. DESENVOLVIMENTO O componente, constitudo por 15 lminas metlicas (na forma de anis), apresentado como recebido na Figura 1.

Figura 1: Material como recebido.

Nos exames visuais e com auxlio do microscpio estereoscpio constatouse que todas as quinze (15) lminas, apresentaram fraturas prximas s arruelas e parafusos de fixao, como mostrado na Figura 2.

Figura 2: Detalhe de uma das lminas.

Pode-se observar tambm a presena de corroso associada a produtos agregados superfcie de todas as lminas examinadas como visto na Figura 3 e em maior detalhe na Figura 4.

ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 3, jul. 2010.

187

Todas as lminas apresentaram reas com corroso dos tipos generalizada e/ou por pites nas regies prximas s arruelas, como apresentado na Figura 6.

Figura 6: Regies com corroso (orifcio de fixao do parafuso). A) pites. B) generalizada

Nos exames por microscopia eletrnica de varredura, realizados na superfcie de fratura de uma lamina selecionada durante o exame por estereoscopia, observa-se uma pr-trinca (Figura 7). A pr-trinca iniciou-se em um pite de corroso e propagou-se por quase toda a espessura da lmina.

Direo de propagao da pr-trinca Profundidade da pr-trinca

Figura 7: Superfcie de fratura.

Devido aos amassamentos e corroso observados, no foi possvel determinar o mecanismo de falha na regio da pr-trinca, apresentada em maior destaque na Figura .

ISSN 2176-7777

188

Estudos de Caso

Figura 8: Superfcie de fratura detalhe da regio de pr-trinca da Erro! Fonte de referncia no encontrada..

Foi realizada uma anlise por energia dispersiva de raios-X (EDS) (Figura ) na superfcie de uma das lminas que estavam recobertas por produtos agregados (ver Figura 5). Neste exame foram detectados os elementos: Ferro (Fe); Cromo (Cr); Nquel (Ni); Carbono (C); Oxignio (O); Cloro (Cl); Silcio (Si); Cdmio (Cd); Enxofre (S). Os elementos Fe, Cr e Ni so componentes de um ao inoxidvel, que o material base das lminas. Os outros elementos so componentes do produto agregado superfcie da lmina.

Figura 9: Regio analisada e grfico do EDS resultante.

Na anlise por EDS (Figura 8) realizada na superfcie da lmina, que apresentou segregao de um produto com aspecto visual semelhante tinta (ver figura 5), foram detectados os seguintes elementos: Carbono (C); Oxignio (O); Silcio (Si); Cdmio (Cd); Brio (Ba).

ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 3, jul. 2010.

189

Figura 8: Regio analisada e grfico do EDS resultante.

Nos exames metalogrficos realizados na seo transversal das lminas examinadas no microscpio eletrnico de varredura (MEV), observaram-se trincas a partir de pites de corroso (Figura 9). Foram observadas tambm trincas e corroso intergranular a partir de partculas aderidas superfcie (Figura 10).

Figura 9: Trinca iniciada em pite de corroso.

Figura 10: Trincas e corroso intergranular iniciadas em partculas aderidas superfcie.

Amostras preparadas metalograficamente foram analisadas por MEV, utilizando-se EDS para a determinao da composio qumica das partculas associadas s trincas e corroso (Figura 11). Nessas partculas foram detectados os elementos Carbono (C) e Silcio (Si), componentes do carbeto de silcio. O carbeto de silcio utilizado como elemento abrasivo de lixas.

ISSN 2176-7777

190

Estudos de Caso

Figura 11: Regio analisada e grfico do EDS resultante.

Outra regio que apresentou uma mistura de elementos agregados superfcie (Figura 12) foi analisada por EDS. Os elementos detectados esto apresentados na Figura 12. Observa-se que existe uma mistura de vrios elementos, inclusive fragmentos da liga da prpria lmina, que provavelmente foram arrancados devido ao abrasiva das partculas de carbeto de silcio durante a operao da aeronave.

Figura 12: Regio analisada e grfico do EDS resultante.

A microestrutura da lmina constituda de gros austenticos, caracterstica de ao inoxidvel austentico (Figura 13).

Figura 13: Microestrutura da liga metlica.

ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 3, jul. 2010.

191

3 CONSIDERAES FINAIS De acordo com os resultados obtidos pode-se dizer que algumas lminas falharam pela formao de uma pr-trinca, iniciada em regies que sofreram corroso por pite e/ou intergranular devido ao acumulo de produtos contaminantes nas suas superfcies. A falha dessas lminas levou a uma reduo da resistncia do conjunto e conseqente falha da pea por sobrecarga das lminas remanescentes. A presena de agentes abrasivos na superfcie das lminas, como gros de carbeto de silcio, provavelmente provenientes de algum material abrasivo que ficou depositado na superfcie das lminas, bem como a presena de recobrimentos por material similar a resina polimrica, depositados na superfcie das lminas, indicam que houve uma contaminao do componente que facilitou a ocorrncia de processos de corroso. Esses processos de corroso, principalmente a formao pites e a corroso intergranular, agem como concentradores de tenso que favorecem a propagao de pr-trincas, que ao alcanarem um tamanho crtico levam falha da lmina. Esse processo particularmente crtico nas regies prximas s arruelas e parafusos de fixao. Assim, conforme os aspectos observados durante a anlise de falha sobre o fator material fica clara a possibilidade de a falha ter ocorrido devido a ms prticas de manuteno. O pouco cuidado no manuseio e nas operaes realizadas no conjunto flexvel, bem como as prticas de limpeza e mesmo operaes realizadas no compartimento onde se encontra o conjunto devem ter sido os principais fatores causadores da falha. Aps a emisso do relatrio tcnico (BRASIL, 2008) ao rgo investigador do caso, este repassou a orientao aos operadores e outros envolvidos na segurana de voo de aeronaves que utilizam o mesmo conjunto flexvel. Segundo o retorno deste rgo ao grupo de anlise de falhas, ao menos seis aeronaves apresentaram o mesmo tipo de problema. Porm, nestes casos, a falha foi descoberta antes da ocorrncia de algum acidente ou incidente, assim riscos de vida foram evitados, bem como possveis gastos com danos materiais que poderiam ter vindo a ocorrer com essas aeronaves. Embora muitos casos tenham sido evitados com a divulgao do relatrio CENIPA (BRASIL, 2009a) baseado nas concluses da anlise de falha (BRASIL,

ISSN 2176-7777

192

Estudos de Caso

2008), nem todos os operadores e oficinas tomaram cincia ou levaram a cabo as sugestes. Isto ocasionou a ocorrncia de outro caso de falha similar, investigado e esclarecido no relatrio tcnico de anlise de falhas n 29-AMR-E/2009 (BRASIL, 2009b). A anlise de falhas cumpre assim seu papel de investigar as falhas, no s esclarecendo como ocorreram e desencadearam os fatos que resultaram nos acidentes e/ou incidentes, mas tambm servindo como alerta para todos os setores envolvidos na segurana de voo, prevenindo e evitando novas ocorrncias de falhas j esclarecidas. Novamente, o lema inicial dos que pesquisam e dedicam sua vida a cincia e tecnologia posto em destaque, baseado em formao tcnica de qualidade e em pessoas dispostas a dar seu melhor pelos outros. Voe seguro, faa voar seguro.

Figura 14: Grupo de Anlise de Falhas. Da direita para a esquerda: Olivrio M.M. Silva, Leandro A.L. Franco, Niclio J. Loureno e Mrio Lima A. Graa.

REFERNCIAS
BRASIL. Comando da Aeronutica. Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos. Relatrio Final DIPAA 027/09, de 27 de abril de 2009. Braslia: CENIPA, 2009a.

ISSN 2176-7777

R. Conex. SIPAER, v. 1, n. 3, jul. 2010.

193

BRASIL. Comando da Aeronutica. Instituto de Aeronutica e Espao. Relatrio Tcnico de Anlise de Falhas 20-AMR-E/2008 de 31 de Julho de 2008. So Jos dos Campos: Instituto de Aeronutica e Espao/Diviso de Materiais, 2008. ______. Relatrio Tcnico de Anlise de Falhas 29-AMR-E/2009 de 08 de Dezembro de 2009. So Jos dos Campos: Instituto de Aeronutica e Espao/Diviso de Materiais, 2009b. FRANCO, L. A. L. Fadiga e anlise fractografica de compsitos termoplsticos sob condicionamento ambiental. So Jos dos Campos, 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronutica e Mecnica) Insituto Tecnologico de Aeronutica. FRANCO, L. A. L. et al. Failure Analysis in a Turbine Blade due to Over Heating. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING FAILURE ANALYSIS, 1., 2004, Lisboa. Anais. Oxford : Elsevier, 2004a. ______. Fatigue Fracture of a nose landing gear in a military transport aircraft. Engineering Failure Analysis, v. 13, p. 474-479, 2006. ______. Fatigue Fracture of a Nose Landing Gear in a Military Transport Aircraft. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING FAILURE ANALYSIS, 1., 2004, Lisboa. Anais. Oxford : Elsevier, 2004b. FRANCO, L. A. L.; GRAA, M. L. A.; SILVA, F. S. . Evaluation of fracture surface aspects of thermoplastics and termofixes carbon fiber. Acta Microscpica - Interamerican Committee of Societies for Electron Microscopy, v. 18, p. c05501, 2009a. ______; ______; ______. Compression and fractographic evaluation in carbon fiber reinforced thermoplastic composites in higrothermal compression tests. IN: PORTUGUESE MATERIALS SOCIETY MEETING, 12.; AND INTERNATIONAL MATERIALS SYMPOSIUM, 3., 2005, Aveiro. Anais Aveiro , 2005a. p. 162-162. ______; ______; ______. Evaluation of fracture surface aspects of thermoplastics and termofixes carbon fiber. In: CONGRESSO DA SBMM, 22., 2009, Belo Horizonte. Anais Belo Horizonte, 2009b. ______; ______; ______. Fractography analysis and fatigue of thermoplastic composite laminates at different environmental conditions. Materials Science & Engineering. A, Structural Materials: properties, microstructure and processing, v. 488, p. 505-513, 2008. ______; ______; ______. Interlaminar shear strength and fractographic evaluation with varying temperature and moisture content of thermoplastic composites. Applied Mechanics and Materials, v.3-4, p. 179-184, ago 2005b. ______; ______; ______. Interlaminar Shear Strength and Fractographic evaluation with varying temperature and moisture content of thermoplastic composite. In: BSSM INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCES IN EXPERIMENTAL MECHANICS, 4., 2005, Southampton. Anais Southampton, 2005c. ______; ______; ______. Tensile and Fractographic Evaluation with Varying Temperatures and Moisture Content of Thermoplastic Composites. In: PORTUGUESE CONFERENCE ON FRACTURE JORNADAS DE FRATURA, 10., 2006, Guimares. Anais Guimares, 2006. p. 28-28. GRAA, M. L. A. Micromecanismos de iniciao de fratura em amostras entalhadas. Guaratinguet, 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Mecnica na rea de Materiais e Processos) Faculdade de Engenharia de Guaratinguet, UNESP. GRAA, M. L. A. et al. Failure analysis of a 300M steel pressure vessel. Engineering Failure Analysis, v. 16, n. 1, p. 182-186, jan. 2009. LOURENO, N. J. Processamento termomecnico de aos. So Carlos, 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais) Departamento de Engenharia de Materiais, Universidade Federal de So Carlos.

ISSN 2176-7777

194

Estudos de Caso

LOURENO, N. J. et al. Failure analysis of the main rotor grip of a civil helicopter. Engineering Failure Analysis, v. 12, n. 1, p. 43-47, fev. 2005. LOURENO, N. J. et al. Fatigue failure in a steam superheater. Acta Microscpica - Interamerican Committee of Societies for Electron Microscopy, v. 18, p. c05504, 2009. ______. Fatigue failure of a compressor blade. Engineering Failure Analysis, v. 15, p. 1150-1154, 2008. SILVA, O. M. M. Processamento e caracterizao de nitreto de silcio aditivado com carbonato de trio e concentrado de terras raras. Guaratinguet, 2000. Tese (Doutorado em em Engenharia Mecnica na rea de Materiais e Processos) Faculdade de Engenharia de Guaratinget, UNESP. SILVA, O. M. M. et al. Failure analisys of helicopter tail rotor blade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROSCOPIA E MICROANALISE, 20, 2005, guas de Lindia. Anais... guas de Lindia, 2005. ______. Fatigue failure in a light aircraft propeller. Acta Microscpica - Interamerican Committee of Societies for Electron Microscopy, v. 18, p. c05502, 2009.

FAILURE ANALYSIS: A SILENT WAY TO SAVE LIVES ABSTRACT: Failure analysis in materials is a silent activity performed by specialists with the purpose of solving a puzzle whose assembling is capable of saving lives. Determining the cause of an in-service failure warns of the latent hazards and prevents the occurrence of similar events. This article is about a failure analysis of the flexible coupling blade set of a civil-use helicopter. This work later helped identify other aircraft with the same kind of problem and, thus, the ultimate purpose of failure analysis was accomplished, namely, the one of actively contributing to flight protection. KEYWORDS: Failure Analysis. Flight Safety. Investigation of Accidents and Incidents. Flexible Coupling. Corrosion.

ISSN 2176-7777

You might also like