You are on page 1of 46

apresenta

AULAS - NOVO ENEM teoria e resoluo de exerccios

COMPETNCIA

Biodiversidade, tica em pesquisa e sade pblica

Interpretao de experimentos biolgicos


tica em pesquisa
- Clonagem - Transgnicos - Clulas Tronco

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Clonagem

- a cpia ou duplicao de clulas ou de embries a partir de um ser j adulto. - A ovelha Dolly, nascida em 1997, sobrevivente das 29 gestaes, no perfeita: tem cromossomos de adulto.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Clonagem

Vantagens:
- Facilidade em estudar qualquer enfermidade gentica. - Possibilidade da fabricao de drogas e terapias genticas. - Cultivo de rgos isolados para transplante. - Reprogramao de clulas para auto-restaurao.

Desvantagens:
- O processo ainda ineficiente. - Alterao da integridade do genoma humano. - Diminuio ou impedimento da variabilidade gentica. - Questes ticas e religiosas.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Clonagem
Qual a diferena entre a clonagem reprodutiva e a teraputica?
Enquanto a primeira almeja a criao de bebs que sejam cpias de uma determinada pessoa, a segunda tem objetivos mdicos. No se trata de criar um beb, e sim colnias de clulas. O propsito da clonagem teraputica a multiplicao de clulas de uma pessoa para uso no desenvolvimento de tecidos e rgos. A clonagem teraputica promete acabar com as filas de transplantes.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Clonagem

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 84 - exerccio 01)

O reflorestamento de interesse econmico com uma nica espcie vegetal est sendo aperfeioado pela utilizao de clones (mudas geneticamente idnticas). Sendo obtidos de uma nica rvore-me, os clones so vantajosos pois: a) garantem a variabilidade e aumentam as chances de sobrevivncia da espcie. b) so mais resistentes s pragas que atacam as rvores adultas da espcie. c) possuem caractersticas previamente definidas. d) garantem a biodiversidade. e) resistem em meios com solos pobres em nutrientes e com alterao climtica.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa C
A principal vantagem da tecnologia da clonagem que pode-se escolher quais sero as caractersticas das mudas e atuar previamente na soluo de problemas. As plantas tero sempre as mesmas caractersticas da planta clonada (doadora do material gentico). Por outro lado, por sempre apresentarem as caractersticas da planta clonada, no h variabilidade gentica e estas plantas no suportam alteraes do meio. Trata-se de uma questo da competncia 8 por interpretar uma tcnica biolgica utilizada no meio ambiente e influir na biodiversidade.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

Transgnicos
Alimentos Geneticamente Modificados:
So alimentos criados em laboratrios com a utilizao de genes de espcies diferentes de animais, vegetais ou micrbios.

Organismos Geneticamente Modificados:


So os organismos que sofreram alterao no seu cdigo gentico por mtodos ou meios que no ocorrem naturalmente.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Transgnicos
Pontos positivos dos alimentos transgnicos:
- Aumento da produo de alimentos - Melhoria do contedo nutricional, desenvolvimento de nutricnicos (alimentos que teriam fins teraputicos) - Maior resistncia e durabilidade na estocagem e armazenamento - Produo de medicamentos e substncias importantes aos humanos (ex: insulina)

Pontos negativos dos alimentos transgnicos:


- Aumento das reaes alrgicas - As plantas que no sofreram modificao gentica podem ser eliminadas pelo processo de seleo natural, pois, as transgnicas possuem maior resistncia s pragas e pesticidas - Aumento da resistncia aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto - Favorece o surgimento de novas pragas - Apesar de eliminar pragas prejudiciais plantao, o cultivo de plantas transgnicas pode, tambm, matar populaes benficas como abelhas, minhocas e outros animais e espcies de plantas.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 87 - exerccio 07)

No Brasil o uso da gentica molecular na agricultura polmico, pois ainda esto em andamento pesquisas que buscam comprovar se as plantas transgnicas so ou no prejudiciais sade humana e animal, ou se causam impactos ao ambiente. As afirmativas abaixo esto relacionadas a possveis resultados da aplicao da gentica molecular na agricultura: I - O desenvolvimento de variedades de plantas resistentes a pragas e herbicidas. II - O desenvolvimento de variedades de plantas com frutos de melhor textura e de amadurecimento mais lento. III O desenvolvimento de variedades de plantas mais resistentes s diferenas bruscas no clima, como seco, frio ou chuvoso. Considerando as informaes acima, as afirmativas que poderiam ser consideradas vantajosas para a agricultura so: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I, II e III. e) apenas afirmativa I.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa D
Alimentos transgnicos so alimentos produzidos a partir da modificao gentica, isto , retira-se uma parte do DNA de uma determinada espcie e adiciona-se ao DNA de outra espcie. Assim, a espcie que recebeu o novo DNA passa a ter alguma caracterstica da espcie doadora. As trs afirmativas colocadas esto corretas e mostram que os to polmicos transgnicos podem trazer benefcios, se comprovados por rgos competentes. A interpretao de tcnicas e experimentos para melhor produo de alimentos um assunto que pode ser abordado pelas questes desta competncia.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 87 - exerccio 09)

Define-se genoma como o conjunto de todo o material gentico de uma espcie que, na maioria dos casos, so as molculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possvel relao entre o tamanho do genoma medido pelo nmero de pares de bases (pb) , o nmero de protenas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas comeam a aparecer e j deixam claro que essa relao no existe, como mostra a tabela abaixo.
Espcie Oryza sativa Mus musculus Homo sapiens Rattus norvegicus Drosophila melanogaster Nome comum arroz camundongo homem rato mosca-da-fruta Tamanho estimado do genoma (pb) 5.000.000.000 3.454.200.000 3.400.000.000 2.900.000.000 180.000.000 N de protenas descritas 224.181 249.081 459.114 109.077 86.255

Internet www.cbs.dtu.dk e <www.ncbi.nlm.nih.gov>.

De acordo com as informaes acima: a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. b) a produo de protenas no est vinculada molcula de DNA. c) o tamanho do genoma no diretamente proporcional ao nmero de protenas produzidas pelo organismo. d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. e)genomas com mais de um bilho de pares de bases so encontrados apenas nos seres vertebrados.

GUIA

PRTICO

CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias

ENEM

novo

Resoluo
Alternativa C
Ao analisar atentamente a tabela, percebe-se que o maior tamanho do DNA (genoma) no significa maior quantidade de protenas a serem produzidas pelo ser vivo. Basta comparar o arroz com o ser humano, pois o arroz tem o tamanho 1.200.000.000 vezes maior que o do ser humano, mas com relao protena, o ser humano possui quase o dobro que o arroz. O mais importante no o tamanho do genoma, e sim as combinaes de genes que estes genomas vo gerar. isso que importa na definio das caractersticas advindas do genoma (DNA). A capacidade de interpretao de experimentos biolgicos requisito para a resoluo das questes dessa competncia.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

Clulas Tronco
Clulas encontradas em embries, no cordo umbilical e em tecidos adultos, como o sangue, a medula ssea e o trato intestinal, por exemplo. Ao contrrio das demais clulas do organismo, as clulas-tronco possuem grande capacidade de transformao celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Alm disso, as clulas tronco tm a capacidade de auto-replicao, ou seja, de gerar cpias idnticas de si mesmas.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Clulas Tronco
Clulas-tronco adultas
Encontradas em partes j diferenciadas do organismo formado, como na medula e no fgado. Porm, so mais utilizadas para fins medicinais as clulas de cordo umbilical, da placenta e medula ssea. Pelo fato de serem retiradas do prprio paciente, oferecem baixo risco de rejeio nos tratamentos mdicos. Apresentam uma desvantagem em relao s clulas-tronco embrionrias: a capacidade de transformao bem menor.

Clulas-tronco embrionrias
Encontradas apenas em embries. Como caracterstica principal apresenta uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de clula. Embora apresentem esta importante capacidade, as pesquisas mdicas com estes tipos de clulas ainda encontram-se em fase de testes.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Clulas Tronco

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 86 - exerccio 06)

Uma populao de coelhos selvagens era formada, no passado, por coelhos com orelhas curtas e coelhos com orelhas longas. Atualmente, a grande maioria dos coelhos selvagens apresenta orelhas longas. Alguns pesquisadores desenvolveram hipteses para explicar este fato. Assinale a hiptese mais correta. a) Cada coelho desenvolve suas orelhas ao longo da vida; elas crescem porque so muito utilizadas para fugir de predadores. Estas caractersticas adquiridas so herdadas pelos filhotes. b) Ocorreu, no passado, um grande evento de extino na populao, e somente os coelhos de orelha longa sobreviveram. c) Os coelhos de orelha longa do passado eram mais eficientes para fugir de predadores do que os de orelha curta; por isso deixaram mais descendentes, que hoje so maioria na populao. d) Os coelhos sempre foram assim como os conhecemos. Os coelhos de orelhas curtas eram de outra espcie, que foi extinta. e) Os coelhos de orelhas curtas sofreram uma mutao que os levou extino. Com isso, sobraram apenas os coelhos de orelhas longas.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa C
A questo trata das teorias de evoluo dos seres vivos. A hiptese considerada mais correta pelos cientistas hoje a Teoria da Seleo Natural, desenvolvida por Charles Darwin. Esta teoria est presente na alternativa C, que prope que os coelhos mais eficientes deixam mais descendentes e assim se tornam maioria. Se tivssemos a teoria do uso e desuso e a teoria da herana adquirida, descrita por Lamarck, chegaramos alternativa A.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 85 - exerccio 04)

Para verificar o efeito da vitamina A sobre o crescimento de frangos, realizou-se o seguinte experimento: 30 pintos de um dia, de mesma raa e no mesmo estgio de desenvolvimento, foram separados em dois grupos I e II, e mantidos sob as mesmas condies ambientais; foram preparadas raes com os mesmos componentes e a uma delas acrescentou-se vitamina A; o grupo I foi alimentado durante 20 dias com rao que recebeu vitamina A; o grupo II, ao contrrio, durante os 20 dias recebeu rao sem vitamina A. A cada dois dias, os frangos foram pesados. Decorridos 20 dias, os resultados da pesagem foram registrados no grfico abaixo:
Grfico comparativo da variao de peso mdio dos frangos
150 Peso (em gramas) 100 50 0
2 4 6 8 10 12 14 16 18 20
Grupo A (com vitamina A) Grupo B (com vitamina B)

Dias de pesagem

Considerando que os frangos devem ganhar peso rapidamente, os resultados indicam que: a) adicionar vitamina A na rao no resolve o problema do criador, pois h ganho de peso com ou sem vitamina. b) a vitamina A provocou reduo no peso dos frangos, cujo peso mdio foi sempre menor que o dos frangos que no receberam vitamina A; logo, no deve ser usada. c) os frangos que no receberam a vitamina A cresceram mais que os que a receberam, especialmente depois do 10 dia, um motivo para abandonar a vitamina A. d) enriquecer a rao com vitamina A parece ser uma boa estratgia, uma vez que a diferena de peso entre os dois grupos foi sempre crescente e progressiva. e) a vitamina A fez com que o grupo que teve aumento ganho de peso no tivesse problemas como cegueira noturna e ulceraes na crnea. PRTICO

GUIA

CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias

ENEM

novo

Resoluo
Alternativa D
Ficou comprovado, pela anlise do grfico e pela comparao deste com as alternativas, que a adio de vitamina A faz com que ocorra ganho de peso ao longo dos dias. Interpretao de experimentos e tcnicas para melhoria da produo de alimentos so os assuntos desta competncia.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 87 - exerccio 08)

Cachaa, vinho e cerveja so bebidas muito apreciadas que tm colorao, sabor e aroma caractersticos. Na produo dessas bebidas, sob a ao de microrganismos, os carboidratos da cana-de-acar, da uva e do malte so convertidos em etanol em concentraes que variam de bebida para bebida. O conjunto de transformaes que leva obteno do etanol com liberao de CO2 conhecido como: a) alcoolizao. b) fermentao. c) pasteurizao. d) condensao. e) destilao.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa B
Nesse caso, temos a Fermentao Alcolica, realizada por microorganismos que so capazes de transformar o carboidrato (glicose) em etanol (duas molculas de etanol, duas de gs carbnico e duas ATP - adenosina tri fosfato) Reao da fermentao alcolica: C6H12O6 2 C2H5OH + 2 CO2 + 2 ATP Essa questo, como pede a competncia 8, aborda os processos utilizados pelos seres vivos na obteno de energia para sua sobrevivncia.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

Biodiversidade
Ser cobrado o conhecimento dos ecossistemas nacionais e o comportamento dos seres vivos de cada um. Biomas so as grandes regies geogrficas que tem condies ambientais especficas, determinantes da fauna e da flora. - Amaznia - Cerrado - Caatinga - Mata Atlntica - Pantanal - Pampa

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 84 - exerccio 03)

Na escolha de vegetais para cultivo, preciso pensar no apenas nas vantagens econmicas. Culturas adequadas ao tipo de solo e outros fatores do ambiente so propcios sua conservao e, portanto, representam a manuteno do patrimnio dos agricultores. Considere o cultivo de: I. eucalipto, rvore que exige gua abundante; II. leguminosas, que ajudam a fertilidade do solo; III. palma e milheto, resistentes seca, a primeira, para alimentao do gado, e a segunda, para extrao de leo. Um pequeno agricultor, em rea de caatinga, deveria plantar, de preferncia: a) palma e milheto, apenas. b) leguminosas, palma e milheto. c) eucalipto e leguminosas. d) eucalipto, apenas. e) todos os tipos de vegetais citados.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa B
A regio de caatinga possui solo seco e pobre em nutrientes, por isso h a necessidade de se plantar leguminosas, que ajudaro a tornar o solo mais frtil. Para sustento econmico, o agricultor poder plantar palmas para o gado, e milheto para a extrao de leo. J os eucaliptos so inviveis pois necessitam de muita gua e nutrientes, que so escassos neste solo. A questo est relacionada a essa competncia por avaliar tcnicas para a preservao do meio ambiente, e formas de adequao da populao ao meio, utilizando racionalmente os recursos disponveis no local.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 84 - exerccio 02)

Voorocas so grandes buracos cravados no solo pela ao erosiva das guas das chuvas. H 10 mil anos, formaram-se muitas voorocas no Sudeste brasileiro devido mudana do clima seco e frio para o clima quente e mido. Como a vegetao, naquela poca, ainda era rara, as chuvas fortes provocaram essas eroses. Atualmente, embora o Sudeste esteja sob clima quente e mido e domnio de florestas, formam-se muitas voorocas, principalmente no vale do Rio Paraba do Sul. Pode-se atribuir esse fenmeno atual, principalmente: a) ao aumento das queimadas para utilizao de reas de pastoreio. b) ao desmatamento acelerado provocado pelo uso humano nos sucessivos ciclos econmicos do Brasil. c) s grandes mudanas climticas globais causadas pelas atividades humanas no planeta. d) ao aumento natural da intensidade e magnitude das chuvas fortes de vero que atingem essa rea. e) aumento da poluio devido ao grande nmero de indstrias na regio e que favorecem a formao da chuva cida.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa B
No vale do Rio Paraba do Sul, tivemos uma srie de interferncias humanas no meio ambiente, o que trouxe um desmatamento acelerado. Dessa forma o solo fica desprotegido e, portanto, vulnervel eroso provocada pela chuva. A ltima competncia da matriz de cincias da natureza avalia a compreenso do aluno dos fenmenos biolgicos; a vooroca um exemplo de fenmeno biolgico, e que tambm pode ser um resultado negativo da ao do homem na natureza. Assim, a competncia exige que o estudante tenha uma postura condizente com os princpios de sustentabilidade e preservao ambiental.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 86 - exerccio 05)

O cerrado brasileiro apresenta uma cobertura vegetal de arbustos com razes superficiais e rvores dispersas com razes profundas. No perodo de seca, os arbustos secam e muitas vezes pegam fogo, enquanto as rvores no secam e at produzem flores e frutos. Uma explicao para esse fato que: a) as rvores consomem toda a gua disponvel nesse perodo, no deixando nada para os arbustos. b) a superfcie do solo fica seca e as razes profundas das rvores buscam gua nos rios subterrneos. c) as rvores do cerrado no precisam de gua para produzir flores e frutos. d) o fogo atinge a parte rasteira da vegetao, mas no queima as rvores. e) as razes profundas das arvores faz com que elas resistam ao fogo.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa B
As razes profundas absorvem gua e sais minerais de lenis freticos e lugares mais profundos no solo, obtendo o mesmo nvel de absoro de seiva bruta, o que manter a rvore com suas atividades normais, mesmo em situaes adversas. Essa questo pretende que o aluno consiga associar o modo de vida da planta ao ambiente onde ela vive.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

Diferenciao entre grupos de plantas


- Brifitas - Pteridfitas - Gimnospermas - Angiospermas

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Diferenciao entre grupos de plantas


Brifitas
- Plantas simples de pequeno porte, pois no apresentam raiz, caule e folha. - Criptgamas (ausncia de flores e sementes). - Avasculares Exemplo: musgos

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Diferenciao entre grupos de plantas


Pteridfitas
- Plantas vasculares (que possuem vasos condutores de seiva) e de mdio porte. - Presena de raiz, caule e folhas. - Criptgamas. Exemplo: samambaias

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Diferenciao entre grupos de plantas


Gimnospermas
- Plantas vasculares e de grande porte. - Fanergamas (presena de flores, a pinha, e sementes, o pinho). - Fase duradoura: Esporfito. Exemplo: Pinheiro do Paran.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Diferenciao entre grupos de plantas


Angiospermas
- Plantas fanergamas com presena de frutos. - Fase duradoura: Esporfito - Esto subdivididas em: . Dicotiledneas leguminosas, magnlias, margaridas e ips . Monocotiledneas lrios, bromlias, palmeiras e orqudea.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Diferenciao entre grupos de plantas


Monocotiledneas Dicotiledneas

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Exerccio

(pg. 88 - exerccio 10)

Caso os cientistas descobrissem alguma substncia que impedisse a reproduo de todos os insetos, certamente nos livraramos de vrias doenas em que esses animais so vetores. Em compensao teramos grandes problemas como a diminuio drstica de plantas que dependem dos insetos para polinizao, que o caso das: a) algas. b) brifitas como os musgos. c) pteridfitas como as samambaias. d) gimnospermas como os pinheiros. e) angiospermas como as rvores frutferas.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

Resoluo
Alternativa E
Os insetos so alguns dos polinizadores das angiospermas, que apresentam como caractersticas principais a formao de frutos, flores com ovrio para a formao desses frutos e flores com atrativos para que os insetos possam vir polimerizar as flores. Se eles deixassem de existir, este tipo de vegetal que depende dos insetos sofreria srios danos. Isso acarretaria efeitos em outros seres que dependem destas rvores, ou seja, efeitos em toda a cadeia alimentar. Dessa forma, importante pensar como aes humanas podem provocar srias consequncias danosas ao meio ambiente.

GUIA
CINCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
novo

PRTICO

ENEM

www.cursoenem.org.br

You might also like