You are on page 1of 11

ano VI, n.

1, maio/ 2 0 06

ARTIGOS

Latin-American Journal of Fundamental Psychopathology on Line, VI, 1, 105-115

Melancolia: de Freud a Lacan, a dor de existir*


Ilka Franco Ferrari

105
O trabalho aborda a melancolia como uma psicose, estudada por Freud e Lacan, com as diferenas implicadas no ensino desses dois autores. Para a trajetria de estudo utilizou-se o que a autora denominou como pontos cruciais, presentes nessa psicose e mencionados pelos autores de referncia: o supereu feroz, a culpabilidade e o sentimento de perda, constatado nos desencadeamentos. A importncia do objeto a e do gozo implicado considerada, j que a formalizao dos mesmos favoreceu o estudo da melancolia. A diferenciao entre melancolia e mania, como forma de precisar as contribuies lacanianas, j que Lacan no considera a mania como o reverso da melancolia, encerra o artigo. Palavras-chave: Melancolia, supereu, culpabilidade, perda de objeto, mania

* Artigo estruturado a partir do texto Melancolia: objeto a fora do jogo, a dor de existir, elaborado para uma conferncia apresentada na I Jornada do Lbio, realizada de 16 a 18 de Novembro de 2005, no Campus da UNIFOR.

L A T I N - A M E R I C A N J O U R N A L O F F U N D A M E N T A L PSYCHOPATHOLOGY O N L I N E

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

106

Diferente do que em geral se costuma ouvir, Freud foi um estudioso das psicoses, preocupado em descobrir o mecanismo e as causas das mesmas.1 Sua orientao de estudo centrava-se nos destinos da libido, cujo caminho passava pelo auto-erotismo, narcisismo e a escolha de objeto. Como bom exemplo desse interesse de Freud, pode-se citar sua preocupao em averiguar os motivos pelos quais a linguagem dos esquizofrnicos diferente. No sem razo ele fez detalhada construo sobre representao de coisa e de palavra, em seus artigos metapsicolgicos. A aproximao de Bleuler e Jung, interessados nos transtornos das associaes nas esquizofrenias, ou seja, nas alteraes da linguagem, favoreceu a diferenciao entre parania e demncia precoce, depois chamada esquizofrenia, por Bleuler. O que se observa, no entanto, que a causalidade da psicose no fica bem resolvida em Freud, at mesmo porque estudou mais a parania que a esquizofrenia e a melancolia. Manteve, contudo, a idia de uma evoluo de libido e a importncia da mesma nos mecanismos neurticos e psicticos. No que respeita melancolia, o Rascunho G (Freud, 1895) j um ensino sobre o destino da libido. Nele se pode observar que, desde o princpio, Freud entendia a melancolia no como um distrbio ou do transtorno humor. Ele a definia como o luto pela perda da libido, o que significa que no se trata de qualquer luto.

1. Sobre a psicose no tempo de Freud e a descoberta de muitos casos tratados por psicanalistas, recomenda-se o trabalho realizado por Vicente Palomera, espanhol, em seu DEA, intitulado Freud et la schizophrenie, Universite Paris VIII, Diretor J. A. Millar, 1993.

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

ARTIGOS

Como se sabe, as caractersticas diferenciais, entre a melancolia e o que Freud chamava de luto, enquanto afeto normal, so encontradas em Luto e melancolia (1917 [1915]). Nessa poca, se estabelece um luto como afeto normal, distinto do luto pela perda da libido, forma de caracterizar a melancolia, no Rascunho G. So dois lutos, estudados de maneira formalizada, em momentos distintos, mas j marcando a importncia do afeto neles implicado. Freud organizou, assim, uma nova forma de diagnstico onde o afeto, ainda que ocupe papel importantssimo, enganador. Se o nico afeto que no engana a angstia, todos os outros o fazem, diz o prprio Freud. Evidenciavam-se os rumos da melancolia como uma psicose. Freud conhecia algumas caractersticas fenomnicas, existentes na poca, que tipificavam a melancolia: perda de interesse pelo mundo, perda da capacidade de amar, surgimento de inibio da produtividade, auto-acusao, autodenegrimento, expectativa delirante de castigo, insnia, anorexia, capacidade de reverter-se em mania e perda objetal retirada da conscincia. Foi alm da aparncia e formalizou que essas caractersticas se sustentavam nas premissas de perda do objeto, ambivalncia e regresso da libido ao eu. Perda de objeto, subtrada da conscincia, o que no ocorre no considerado luto normal, j que nele falta a perturbao do sentimento de si ainda que o paciente apresente algumas das caractersticas descritas para a melancolia , to tpica da melancolia. A presena de forte movimento para a morte, dado fenomnico muito presente nos melanclicos, no foi desconsiderada pela curiosidade do estudioso Freud. Ao contrrio, em 1910 ela j no deixava calar uma pergunta que ele se fazia, sobre o qu levava o melanclico a superar a pulso de viver, pulso intensa, na busca do auto-extermnio. O texto Contribuies para uma discusso sobre o suicdio (Freud, 1910) a referncia para a localizao desta preocupao. A resposta vem em 1917, quando trabalha a diferena entre luto e melancolia. Sem hesitar, neste momento afirma que isso s pode acontecer quando o eu se trata como objeto. Alguns anos depois, em O ego e o id (Freud,1923), surge uma afirmao que surpreende, quando se conhece a formalizao freudiana sobre o supereu. 2 Nesse texto, Freud escreve que para o eu viver tem o mesmo sentido de ser amado pelo supereu. Na melancolia, segundo ele, o eu se resigna a ser odiado e perseguido pelo supereu, ao invs de sentir-se amado. O supereu feroz e equivalente conscincia moral o trao mais chamativo desta enfermidade,
2. Boa indicao para o estudo do supereu e para que se comprrenda a afirmao feita, o livro Las voces del superyo En la clnica psicoanaltica y en el malestar en la cultura, escrito por Marta Gerez Ambertin, 1993. Como afirma Marta, vozes do parricdio, vozes do pecado, vozes do destino...vozes indeterminadas do sculo e que revelam o desvario do gozo (p. 11).

107

L A T I N - A M E R I C A N J O U R N A L O F F U N D A M E N T A L PSYCHOPATHOLOGY O N L I N E

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

constata Freud nas Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise (1933 [1932]). Pode-se dizer, com certa segurana, que Freud formalizou uma clnica da melancolia a partir de pontos cruciais, tais como a ferocidade do supereu, a vivncia de perda observada nos desencadeamentos e o avassalador sentimento de culpabilidade. Ainda hoje, os praticantes desta clnica atestam a veracidade desses achados e as contribuies de Lacan histrico por dizer que no devemos recuar diante da psicose se tornaram fundamentais.

Supereu e sua ferocidade O conceito freudiano de supereu um dos que mais deu lugar a mal entendido, j que no h em Freud uma teoria sistematizada sobre o mesmo. De forma sinttica, observa-se que na obra de Freud o supereu est intimamente associado funo do pai, a ponto de ser situado como herdeiro do pai. Totem e tabu (1913[1912-13]) um texto onde se nota a articulao da causalidade do pai no resultado do supereu, bem como fenmenos do supereu contemplando a culpabilidade e a angstia, nos filhos, submetidos lei. Angstia e culpabilidade em um contexto onde Freud chegou, at mesmo, a fazer o supereu se equivaler conscincia moral. Para ele, at os melhores sujeitos sempre comparecem como acusados, culpados que no tm perdo, diante do supereu. Por mais bondosos que sejam, este os acusa de no valeram nada; por mais trabalhadores que sejam, este os acusa de preguia e exige um esforo a mais. A rica fenomenologia, que expressa a ferocidade do supereu e est presente na clnica da melancolia e da neurose obsessiva, levou Freud a buscar a diferenciao das mesmas. O melanclico, em sua compulso para o suicdio, aquele que demonstra o triunfo do sadismo do supereu. No obsessivo, o sadismo do supereu est dividido: uma parte atua sobre o prprio supereu e a outra sobre as relaes objetais (parcerias) estabelecidas. evidente, ento, que o melanclico, em suas dificuldades nas parcerias estabelecidas por estar fora do lao social, como afirma Lacan , sofre toda a ferocidade do supereu que recai sobre o prprio sujeito. O obsessivo, por outro lado, conta com a possibilidade de colocar parte desta ferocidade em seus parceiros, ou seja, naquilo que usualmente se denomina heteroagressividade. Lacan, autor que tambm teve suas dificuldades em relao a uma teoria do supereu, acabou, no entanto, circunscrevendo um conceito onde o mesmo aparece como imperativo impossvel de gozo. Conceito bastante til no exerccio clnico

108

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

ARTIGOS

e antinmico formulao freudiana. Em Freud o supereu probe o gozo; em Lacan ele ordena o gozo. Lacan deu-lhe o estatuto de objeto a como voz e, muito importante, desvinculou sua origem da influncia do pai. O que se escreveu em Subverso do sujeito e dialtica do desejo no inconsciente freudiano (1960), bem como no Seminrio A tica da psicanlise (1959-1960), permite a constatao deste desvinculamento. Parece ser suficiente, no entanto, abordar o que ele escreve no texto Televiso, para que se compreenda tal desvinculamento: A gulodice pela qual Freud denotou o supereu estrutural no um efeito da civilizao, mas um mal-estar (sintoma) na civilizao (Lacan, 1973, p. 530). Se a estrutura a da linguagem, ento, a matriz do supereu est presente a partir da existncia da voz do Outro primordial. Os psicticos, que no entram no mito paterno, eram e continuam sendo a prova cabal disso e a melancolia, especialmente naquilo que ela supe de auto-acusaes e espera de punio. Por rechaarem trocar o gozo pela significao posio tica que Lacan chamou de insondvel deciso do ser ou eleio de liberdade os psicticos falam com a voz do Outro na alucinao verbal ou, simplesmente falam, em uma transmisso do que dizem os outros, no rigor psictico pelas normas sociais. Vale dizer que Lacan chegou psicanlise pela via que enlaa supereu e psicose. No caso Aime (Tese de doutorado apresentada em 1932), buscava respostas sobre um crime em uma parania que ele chamou de autopunitiva, tambm mencionada como parania do supereu.

109

Nos desencadeamentos, a vivncia de perda H reconhecimento, de psiquiatras e psicanalistas, sobre o fato de sempre existir um sentimento de uma perda, uma vivncia sofrida de uma perda, nos melanclicos. Freud se detm, nesta particularidade da melancolia, em seu texto Luto e melancolia. Ali ele afirma que nela pode haver uma perda de objeto, claramente constatada, como no caso da perda de algum querido, mas, tambm pode ocorrer uma perda de objeto, s ao nvel do ideal; h, ainda, diz Freud, a perda de objeto que nem o sujeito sabe dizer qual . Conclui: isso sugeriria que a melancolia est, de alguma forma, relacionada a uma perda objetal retirada da conscincia (Freud, (1917 [1915], p. 278). Relacionar melancolia perda uma importante orientao para a clnica do desencadeamento.

L A T I N - A M E R I C A N J O U R N A L O F F U N D A M E N T A L PSYCHOPATHOLOGY O N L I N E

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

110

De acordo com o trabalho desenvolvido pela Seo Clnica de Aix-Marseille y Antena Clnica de Niza, 3 por ocasio da Conveno de Antibes , h formas atpicas de desencadeamento, quando se considera como forma tpica, aquela proposta por Lacan em De uma questo preliminar, texto escrito em 1958. Entre elas est a melancolia. Os pr-melanclicos possuem uma srie de traos, uma coleo de sentenas superegicas que lhes do coeso imaginria, prosseguem os autores, em Antibes. Trata-se de uma superidentificao com os papis sociais, com tudo que supe o rigor psictico, j que uma identificao literal, ao p da letra, com o ser do trao significante e no com a funo de representao. Essa superidentificao traduz uma vontade de apagamento, de tamponamento do buraco da forcluso e produz coeso suficiente para conter o transbordamento de gozo inerente no inscrio flica. As superidentificaes no tm o carter de exceo do ideal do eu. O sujeito equivalente a cada um desses traos imaginrios e qualquer contradio, entre um desses traos, motivo de desencadeamento. Da o desencadeamento da crise por motivos que podem parecer insignificantes e por motivos imaginrios, deixando que se expresse, no real, a coleo superegica, antes bem encapsulada. A perda da cobertura imaginria volta a desencadear o processo simblico, sempre latente (Castanet & De Georges, 2004, p. 43). A clnica da melancolia ensina que h, ento, um desencadeamento diferente do que Lacan prope com o paradigma schereberiano, o desencadeamento pelo encontro com Um pai. A melancolia desencadeia-se pelo encontro com uma perda, em tudo que ela implica de radicalidade, no importa a que nvel ocorra, j dizia Freud. Muito cedo Rascunho G, 1895 Freud percebeu que havia uma perturbao real da libido na melancolia, uma hemorragia da libido, uma perda real na melancolia. Hemorragia da libido que pode ser compreendida como um ataque ao desejo e que faz com que a sombra da morte caia sobre o sujeito (objeto). Em termos lacanianos, pode-se dizer que o objeto a, enquanto subtrao de gozo e, conseqentemente, como causa de desejo, o que faz o dinamismo da libido. No melanclico, como o objeto a enquanto causa de desejo est fora do jogo, o que fica a pura perda e a sombra da morte que cai sobre o sujeito que passa ao ato suicida, joga-se pela janela, isola-se na indiferena, no desapego, na abulia, no silncio, na catatonia, na vivncia de perda, de culpa, na dor de existir.

3. Trabalho publicado no livro La psicosis ordinria (2004) e apresentado por Herv Castanet e Philippe de Georges. Livro que resultou da Conveno de Antibes (1998) e encerrou uma srie de trs Convenes das sees clnicas do Campo Freudiano. As anteriores foram O concilibulo de Angers (1996) e A conversao de Arcachon (1997).

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

ARTIGOS

A culpabilidade no vem do pai Nas vivncias melanclicas h a presena da culpabilidade, algo considerado, por muitos, como tipicamente neurtico. No sou doente, sou culpado , no entanto, uma frase usualmente pronunciada pelos sujeitos melanclicos. A evidencia da culpabilidade contribuiu para dificultar a formalizao desse quadro clnico como uma psicose, mas no a impediu. A teorizao freudiana sobre o supereu enquanto herdeiro do complexo de dipo e a ao do mesmo, to marcada na melancolia, era um dificultador. Os melanclicos, fora do registro do Nome do Pai, no obstante, esto por a escancarando que a culpabilidade no provm do pai, tal como ensinou Lacan. Perda e culpabilidade, em suas formas delirantes, andam juntas na melancolia e levam o sujeito construo delirante de sua indignidade moral. Freud denominou a essa culpabilidade delirante de dor moral e Lacan, que tambm se deparou com ela, chamou-a de dor de existir em estado puro. O sujeito, que no culpado pela perda (de um negcio, de um acidente, da morte de algum...) se responsabiliza por ela e se sente culpado e indigno. bom ressaltar que a psicose melanclica no supe um desencadeamento irreversvel. Os psicanalistas da Seo Clnica de Aix-Marseille y Antena Clnica de Niza (2004), j mencionados, utilizam a expresso suplncia intercrtica, exatamente para dizer da particularidade que a melancolia apresenta em desencadear-se por pequenos motivos, mas, tambm, por sua capacidade de estabilizaes, de construo de suplncias. Pode-se dizer que h, ento, ruptura da cadeia significante na melancolia. conhecido que Lacan no deixou muito claro esse retorno no real que acontece na melancolia. Em Televiso (1973) ele comentou o retorno do real existente na mania, um retorno do corte mortal da linguagem. Nesse caso, levando a palavra manaca a se constituir como uma srie justaposta e no propriamente encadeada, j que sem ponto de capiton. O que se observa, na melancolia, que a interrupo da cadeia faz com que aparecem as mortificaes da culpabilidade e a dor de existir em estado puro. Dor de existir no algo que s os melanclicos experienciam, mas, s eles a vivem em estado puro, o que parece a nfase lacaniana. Existir no viver, de acordo com Lacan em Observao sobre o relatrio de Daniel Lagache (1958-1960). Existir supe a dor de ser lanado no mundo, supe a linguagem que no d conta de todos os juzos. Se a linguagem d conta do juzo de atribuio, dizendo voc isso ou aquilo, etc., ela no porta, no entanto, o juzo de existncia. A existncia forcluida do Outro4 e viver supe
4. Observar, por exemplo, que no esquema L Lacan diz de estpida e inefvel existncia, para referir-se ao sujeito que ainda no dividido.

111

L A T I N - A M E R I C A N J O U R N A L O F F U N D A M E N T A L PSYCHOPATHOLOGY O N L I N E

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

112

o existir j recoberto pelo Outro. Se a culpabilidade se aplica, ento, primordialmente ao gozo flico, neurose, h, no entanto, o Outro gozo. Fora do simblico, do inconsciente, no sujeito ao corte, esse Outro gozo leva diretamente culpabilidade melanclica, a uma culpa que vem do real, j que a pulso no se inscreve no seu circuito. O motivo da dor de existir em estado puro, prpria da melancolia, advm do fato de que estes sujeitos, diferente dos sujeitos neurticos, no contam com o recurso de identificar, dar sentido a sua vida no desejo do Outro. O que tudo indica que nessa carncia de ser no Outro, ser sob o significante flico, o melanclico diz de uma culpabilidade que no relativa insuficincia do gozo, mas ao injustificado da vida, do gozo da vida. Se Lacan no desenvolveu tanto esta estrutura, deixou duas passagens clebres sobre ela, tal como comenta Alvarez (Alvarez, Esteban e Sauvagnat, 2004, p. 204). A primeira, no Seminrio A tica (1959-1960), onde o melanclico apresentado como o morto vivo que busca uma segunda morte. Morto vivo que quer ser ningum, na falta de ser ningum, caracterstica da funo flica simblica (Castanet & De Georges, 2004, p. 40). interessante observar que enquanto esses sujeitos esto sob o efeito da injria, do insulto (significante no limite de toda significao), eles no passam ao ato. Posicionam-se aguardando um castigo que deve vir de um Outro consistente, ao mesmo tempo aguardado com ansiedade e terror, ou seja, ainda mantm uma conexo com o Outro da linguagem. Nos delrios de culpa, o melanclico, diferente do paranico que imputa o kakon ao Outro, se cr o prprio kakon, em sua identificao objetal. No sem sentido, ento, que algumas histricas, vestidas em demasia de objeto, possam ser confundidas com melanclicas. De acordo com Alvarez (Alvarez, Esteban e Sauvagnat, 2004), a segunda importante meno que Lacan faz, melancolia facilmente comprovada , encontra-se no Seminrio A angstia, ao final da Lio XXV. Ali Lacan frisa que o processo de reverso do que Freud chamava de libido objetal, sobre o eu (moi), resulta no triunfo do objeto sob a forma desidealizada. Dessa forma, faz sentido que o melanclico tenha propenso para realizar-se como objeto cado, em suas formas de suicdio.

Para concluir Nesse ponto do percurso escolhido para abordar a melancolia, com a ajuda de Freud e Lacan, parece sensato falar algo sobre o que se estabeleceu sobre a mania, a partir de Lacan. Costuma-se dizer que a mania uma das vicissitudes

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

ARTIGOS

da estrutura melanclica. Vale a pena desenvolver um pouco mais a questo, ainda que de forma breve. Em A angstia, Seminrio X, lio XXV, Lacan escreve que em relao ao objeto a onde se distingue tudo que do ciclo mania-melancolia, daquilo que da ordem do Ideal do eu, I (A). Essa relao s pode ser apreendida, no entanto, destacando a diferena entre a funo do a, de i(a), conforme enfatiza Lacan. Referncia direta, tudo indica, aos traos normativos que do conformidade a estes psicticos e que, sendo assim, no atendem ao carter de exceo do ideal do eu. O ideal que conta o da norma social. Na mania, o que est em jogo a no funo do objeto a. No simplesmente seu desconhecimento, afirma Lacan. porque o sujeito no mais apreendido por nenhum a, que algumas vezes permanece sem nenhuma possibilidade de liberdade, na metonmia infinita e puramente ldica da cadeia significante, bem exemplificada pelos fenmenos de fuga de idias. Lacan insiste em dizer que o manaco aquele que mostra como o objeto de desejo no desempenhou seu papel de limitao. Diferente de Freud, ele no considera a mania, ento, simplesmente o reverso da melancolia. De forma simplificada, parece ser razovel pensar que o melanclico aquele que trata o gozo pela via do castigo e da culpabilidade, na ausncia da pulso, j que existe o triunfo do objeto que o movimenta em um querer ser ningum. O manaco, por sua vez, o que acredita haver triunfado sobre o objeto, fazendose mestre do significante. Crendo no triunfo, ele aposta na possibilidade de ser, em meio profuso do ter, na busca do objeto que Freud nomeou como perdido e Lacan preferiu chamar de subtrado. reconhecido que Lacan tinha acentos spinozianos quando falava, em Televiso (1974), na depresso em geral como uma covardia, uma falta moral que se situa a nvel do pensamento, no dever de bem dizer ou de reconhecer-se no inconsciente. Antes do Seminrio A tica (1959-1960), ele quase nada havia escrito sobre melancolia e mania. No restam dvidas, no entanto, que desde seu tempo de jovem psiquiatra ele foi um profissional atento e cuidadoso naquilo que respeita s psicoses. Lacan, diferente de Freud, comeou sua atividade clnica com as psicoses, com os considerados casos graves, casos de grande loucura, na Enfermaria Especial de Paris, rgo que pertencia Prefeitura de polcia, sob as ordens de Clerambault e, tambm, no Hospital de Sainte Anne. Para ele, o sujeito psictico no era portador de um dficit, ainda que seu primeiro ensino se desenvolva na forma de presena ou ausncia do significante Nome do Pai, naquilo que respeita s estruturas clnicas. Ao final de seu ensino a distncia da noo de dficit ainda maior. Nele a abordagem do sintoma e dos modos de funcionamento do sujeito permite dizer

113

L A T I N - A M E R I C A N J O U R N A L O F F U N D A M E N T A L PSYCHOPATHOLOGY O N L I N E

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

h ou no h o significante Nome do Pai, mas, tambm, pode-se ser levado a dizer que h um mais ou menos, conforme afirma Miller (1997, p. 109). A existncia de casos onde se encontra esse h um mais ou menos o que passou a constituir, dentro do Campo Freudiano, o campo das psicoses ordinrias, cujo paradigma Joyce. Ordinrias, forma de dizer que so distintas das chamadas psicoses extraordinrias, cujo paradigma Schreber. Freud, tal como Lacan, jamais ignorou as psicoses e os dois, cada qual a seu tempo e a seu estilo, encontraram, ento, um estatuto para o sujeito psictico, diferente daquele que os clssicos da psiquiatra no desvestidos de valor estabeleceram para seus pacientes. Isso no foi sem conseqncias para a clnica e, por isso, at hoje retornamos ao que nos ensinaram.

Referncias
LVAREZ, J. M.; ESTEBAN, R.; SAUVAGNAT, F. (2004). La psicosis manaco depresiva y su especificidad respecto a otras formas depresivas. In: Fundamentos de psicopatologa psicoanaltica. Madrid: Editorial Sntesis S.A, p. 202-5. FREUD, S. (1895). Rascunho G: Melancolia. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud). Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 1. ____ (1910). Contribuies para uma discusso acerca do suicdio. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 11. ____ (1912-1913). Totem e tabu. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 14. ____ (1915). Luto e melancolia. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 14. ____ (1923). O ego e o id. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 19. ____ (1933[1932]). 31a Conferncia: a disseco da personalidade psquica. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. 22. LACAN, J. (1998).Observao sobre o relatrio de Daniel Lagache. In: Escritos. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 653-91. ____ (2003). Televiso. In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 508-43. ____ (2004). O seminrio. Livro 10. Langoisse. Paris: Seuil.

114

ano VI, n. 1, maio/ 2 0 06

ARTIGOS

CASTANET, H; DE Georges, P. (2004). Enganches, desenganches, reenganches. In: MILLER, Jacques-Alain et al. La psicosis ordinria. Buenos Aires: Paids, p. 17-43.

Resumos
El trabajo aborda la melancola como una psicosis, estudiada por Freud y Lacan, con las distinciones implicadas en la enseaza de esos autores. Para la trayectoria del estudio se ha utilizado lo que la autora denomin como puntos cruciales, presentes en esa psicosis y mencionados por los autores de referencia: el superyo feroz, la culpabilidad y el sentimiento de prdida, constatado en los desencadenamientos. Se considera la importancia del objeto a y del goce implicado, ya que la formalizacin de los mismos favoreci el estudio de la melancola. La diferenciacin, entre melancola y mana, como forma de precisar las contribuciones lacanianas, dado que Lacan no considera la mana como el revs de la melancola, cierra el artculo. Palabras claves: Melancola, superyo, culpabilidad, prdida de objeto, mana Ce travail aborde la mlancolie comme une psychose, tudie par Freud et Lacan, en montrant les diffrences qui existent dans lenseignement de ces deux auteurs.Pour le parcours dtude, on a utilis ce que lauteur a nomm points cruciaux, prsents dans cette psychose et cits par les auteurs de rfrence:le surmoi froce, la culpabilit et le sentiment de perte , identifis dans les dclenchements. Limportance de lobjet a et de la jouissance implique est considre, puisque leur formalisation a favoris ltude de la mlancolie. La distinction entre mlancolie et manie, comme une manire de prciser lapport lacanien, puisque Lacan ne considre pas la manie comme le revers de la mlancolie, conclut larticle. Mots cls: Mlancolie, surmoi, culpabilit, perte de lobjet, manie The following work broaches melancholy as a psychosis, the one studied by Freud and Lacan, within the differences stated by these two authors. For the studys course it was used what the author nominated as crucial points which are present in this specific psychosis and mentioned by the sources authors: the ferocious superego, the culpability and the loss feeling, all verified on the triggerings. It is also considered the objects a importance as well as the enjoyment implied, once that the formalization of both has contributed to the melancholy study. The differentiation between melancholy and mania, in a way to point out the lacanian contributions, as far as Lacan does not consider mania as the reverse of melancholy, closes the article. Key words: Melancholy, superego, culpability, loss of the object, mania

115

You might also like