You are on page 1of 5

1.

A fsica quntica Incio do sculo XIX, As Leis de Newton permitiam o clculo exato dos movimentos dos planetas, e as Leis de Maxwell fundamentavam a teoria eletromagntica, porm os corpos microscpicos no se encaixavam nas teorias clssicas. A mecnica quntica a cincia que estuda o movimento de corpos microscpicos em alta velocidade. Concluses: Em estados ligados a energia no se troca em estado contnuo e sim descontnuo; impossvel atribuir ao mesmo tempo uma posio e velocidade exata, funo de onda;

2. A radiao do corpo negro Um corpo em qualquer temperatura emite energia que denominada radiao trmica. As caractersticas dessa radiao dependem da temperatura e das propriedades do corpo. Na temperatura ambiente os comprimentos de onda desta radiao encontram-se na regio do infravermelho (por isso no so enxergados). Ela consiste em uma distribuio contnua de comprimentos de onda a partir de todas as partes do espectro. Teoria clssica: A radiao trmica se originava de partculas carregadas aceleradas que esto prximas superfcie do corpo. Corpo Negro: sistema ideal que absorve toda a radiao incidente sobre ele, a natureza da radiao emitida por ele depende apenas de sua temperatura. A distribuio da energia irradiada varia com o comprimento de onda e com a temperatura (lembrando que quanto maior o comprimento de onda, menor a frequncia). O corpo no realmente negro, o negro refere-se sua propriedade de absorver toda a radiao incidente sobre ele, contudo, a aparncia negra devida ao fato de que nossos olhos so sensveis apenas luz visvel. 3. Catstrofe do ultravioleta Lei de Stefan: A potncia da radiao emitida aumenta conforme a temperatura aumenta.

Onde,

Lei de Wien: O pico da distribuio desloca-se em direo aos comprimentos de onda mais curtos medida que a temperatura aumenta.

Onde, Nos comprimentos de onda grandes a teoria clssica apresenta boa concordncia, porm no ultravioleta existe uma discordncia, pois o grfico tende a infinito quando o comprimento de onda tende a zero.
O valor da constante de Planck ser dado em prova?

4. Teoria de Planck

Em 1900 Max Planck desenvolveu um modelo estrutural para a radiao do corpo negro. Considerou que existem osciladores na superfcie do corpo negro, relacionados s cargas dentro das molculas. Fez-se duas suposies tericas: i. A energia do oscilador quantizada, ou seja, pode ter apenas certos valores inteiros de energia.

Onde,

ii.

Os osciladores emitem ou absorvem energia em unidades discretas realizando uma transio de um estado quntico para outro, assim a diferena de energia sempre quantificada pela diferena de um quantum para o outro, assim se a radiao de um para seu adjacente, temos ( ):

Obs: A energia de um oscilador harmnico = fA , a frequncia = a amplitude e o momento ,

, onde k a fora e A

5. Nmero de ftons

6. Efeito Fotoeltrico

O a emissividade? Como encontrar o ? Como poder cair?

Independe da quantidade de luz que se joga no material, a luz incidente sobre certas superfcies metlicas fazia que eltrons fossem emitidos das superfcies.

Onde,

Essa equao nos permite mensurar experimentalmente a energia cintica mxima, medindo-se a voltagem na qual a corrente cai a zero. Resultados observados: A energia cintica mxima dos foteltrons independe da intensidade da luz; Os eltrons so emitidos da superfcie quase instantaneamente mesmo intensidades luminosas muito baixas; No h eltrons emitidos se a frequncia da luz est abaixo de uma certa frequncia de corte, que caracterstica do material; A energia cintica mxima dos foteltrons aumenta com o aumento da frequncia da luz.

A frequncia e a energia cintica so proporcionais. 7. Modelo de Einstein Einstein (luz partcula e no onda) generalizou o conceito de quantizao de Planck para as ondas eletromagnticas. Sups que a luz (ou qualquer onda eletromagntica) de frequncia considerada como um feixe de quanta. Logo, a ordem da energia dos ftons ser a mesma que a ordem da frequncia. pode ser

De acordo com Einstein, os eltrons emitidos pela superfcie de metal possuem energia cintica mxima dada por:

Onde, Se o eltron colidir com outros eltrons ou com ons do metal quando est sendo ejetado, parte da energia incidente ser transferida para o metal e o eltron ser emitido com uma energia cintica menor do que .

8. As propriedades ondulatrias das partculas Qual o modelo correto para se descrever a luz? Corpuscular ou ondulatrio? Resposta: depende do que se quer observar. Broglie, em 1923 afirma que se os foteltrons apresentam natureza dual (onda e partcula) toda a matria tambm teria. Assim, a matria possui comprimento de onda de:

E as partculas seguem a Lei de Einstein que:

9. Princpio da Incerteza No se pode medir a posio e o momento de um tomo ao mesmo tempo.

A probabilidade de encontrar um fton em um volume proporcional ao nmero de ftons por volume, que proporcional sua intensidade e esta proporcional ao campo eltrico ao quadrado.

Quando se pega uma partcula representada por uma onda, no se pode encontrar a amplitude desta, assim podemos chamar esta de funo de onda ( ). A funo de onda contm dentro de si toda a informao que se pode ser conhecida sobre a partcula. ( ) ( )

( )

A probabilidade relativa por unidade de volume de que a partcula ser encontrada em qualquer ponto no volume chamada de densidade de probabilidade e representada por | | . Esta teoria baseia-se na probabilidade de algo acontecer independente de quo fantstico seja o evento. O universo j foi um eltron, portanto podem existir universos paralelos.

10. Equao de Schrodinger As ondas de matria obedecem equao de Schrodinger, proposta em 1926 pelo fsico austraco Erwin Schrondinger.

O ato de observar destri a funo de onda, o eltron cai num estado definido, e o objeto agora assume uma realidade definida.

You might also like