You are on page 1of 23

JOGO E TRABALHO do Homo Ludens, de Johann Huizinga, ao cio Criativo, de Domenico De Masi

Introduo: Este texto se situa na perspectiva de um estudo mais longo, sobre diversos aspectos do conceito e do fenmeno do trabalho, tal como as realidades atuais nos levam a refletir. A hiptese subjacente a este captulo da pesquisa proposta a de que trabalho e jogo possam ser considerados como dimenses de um mesmo movimento, onde, se h oposio, tambm surge associao e complementaridade, at mesmo identificao e superposio. medida em que a automao torna o mundo do trabalho problemtico, s vezes, quase suprfluo, os psiclogos se ocupam de uma mania que toma conta de alguns viciados em trabalho, talvez porque neste se introduza uma nova perspectiva que o aproxima do fenmeno do jogo. Ao mesmo tempo, tambm parece verdadeiro para a realidade chamada jogo uma transformao que a aproxima do plano da profisso e da obrigao, comeando a ocorrer, por exemplo, no caso do esporte, formas novas de atividade que, sendo jogo, anteriormente do universo do lazer e do amadorismo, hoje podem ser identificadas como trabalho. De modo que para compreender bem um desses fenmenos preciso enfocar o outro, ou seja: onde se estudar o trabalho, procede iniciar pela compreenso do jogo, e onde se tem a inteno de compreender todo o significado do fenmeno humano chamado jogo, pode-se terminar pela necessidade de reviso do conceito e considerao do mundo concreto do trabalho. Nestas pginas, pois, como a buscar transpor o primeiro degrau de uma travessia que seria desejvel tivesse a orientao de escalada na compreenso das coisas gerais humanas, iniciaremos por um percurso da concepo de jogo tal como contida no clssico estudo antropolgico, de dimenso filosfica, Homo Ludens(1), de Johann Huizinga, para depois, operando um salto que esperamos razovel, abordar novos conceitos sobre o trabalho prprios da reflexo da atualidade, que propem ao mesmo tempo a valorizao do tempo livre e a do trabalho pela criatividade, tais como insinuam as anlises em torno do cio Criativo(2), de Domenico De Masi, e assim propor para a reflexo novas associaes de idias e produzir sugestes para as seguintes prximas etapas de um debate sem fim previsto.

DO HOMO LUDENS

A tese central da obra Homo Ludens a de que o jogo uma realidade originria, corresponde a uma das noes mais primitivas e profundamente enraizadas em toda a realidade humana, sendo do jogo que nasce a cultura, sob a forma de ritual e de sagrado, de linguagem e poesia, permanecendo subjacente em todas as artes de expresso e competio, inclusive nas artes do pensamento e do discurso, bem como na do tribunal judicial, na acusao e na defesa polmica, portanto, tambm na do combate e na da guerra em geral. O jogo e sua noo, segundo a contribuio de Huizinga no livro acima indicado, mais primitivo do que a cultura, pois faz parte daquelas coisas em comum que o homem partilha com os animais.
O jogo fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definies mais rigorosas, pressupe sempre a sociedade humana; mas, os animais no esperaram que os homens os iniciassem na atividade ldica. (Op.cit., p.3)

Na conscincia posta no estado atual das discusses, talvez seja mais facilmente reconhecido que o jogo exista como um fato relacionado com a cultura, interno a ela ou existente diante dela, sendo menos corrente afirmar o que nos proposto pelo captulo introdutrio de Homo Ludens, ou seja, que o jogo pode dar-se fora da cultura, pois existe j antes da cultura humana, visto encontrar-se tambm entre os animais. Como nos lembra o autor: quem j no observou a brincadeira movimentada de um grupo de cachorrinhos sobre a relva de um jardim?
Convidam-se uns aos outros para brincar mediante um certo ritual de atitudes e gestos. Respeitam a regra que os probe morderem, ou pelo menos com violncia, a orelha do prximo. Fingem ficar zangados e, o que mais importante, eles, em tudo isto, experimentam evidentemente imenso prazer e divertimento. ( Op.cit., p.3)

Todavia, no jogo h algo em jogo que transcende a finalidade biolgica, o seu sentido, que determina sua carga intensa e mltipla de significados. Em primeiro lugar, aparece o seu sentido como divertimento. A palavra alem Spitz, cujo significado se situa na linha do gracejo, prximo de Spatz, que tem a ver com o achar graa em algo, relaciona-se com o primeiro sentido de jogo. A rigor, o jogo pode ser srio, no exatamente o riso, mas mantm muita afinidade com o sentido do humor e do gracejo. Spitz repercute no diapaso do humor, enquanto Spatz evolui seu significado mais pela direo do divertimento, do que d prazer, e ambos estes sentidos se associam intimamente na noo de jogo. como se estivesse subentendido que o prazer d humor ao jogo, sendo que o prazer prprio do jogo acrescenta-lhe afinidade com o humor. 2

Mas reconhecer o jogo , forosamente, reconhecer o esprito, pois o jogo, seja qual for sua essncia, no material. Ultrapassa, mesmo no mundo animal, os limites da realidade fsica. (Op.cit.p.6)

O autor nos leva a questionar se o jogo srio; embora nos leve a rir, o jogo, contudo, pode possuir um aspecto de seriedade e no corresponde exatamente ao riso. De certo modo, pode ser visto como um tipo moderado de loucura. O cmico tambm pode ser entendido como uma espcie de loucura, porque nele se corta o nexo do comum, do tempo do cotidiano. Mas tanto o cmico como o jogo e o ldico no so apenas loucura, e podem estar muito bem situados entre as atividades regradas e corretas que participam da sensatez. Na lngua alem, como na grega, as palavras podem associar mltiplos significados. Spatz divertimento, com prazer. No um divertimento qualquer. Spatz deve conter satisfao autntica. Spitz mais do humor, do nvel do entendimento que faz rir, que provoca o humor. A noo de jogo, pois, num primeiro nvel, ope-se de seriedade, pelo que se pode entender porque muitas vezes compreendida como oposta noo mesma de trabalho. A seriedade procura excluir o jogo; porm, este pode muito bem incluir a seriedade. Por outro lado, jogo e competio aparecem, para a antropologia, como fenmenos correlatos e funes culturais. A cultura surge em forma de jogo. A cultura jogada. Em seu momento mais originrio, emerge como um jogo do ser natural, e nesse plano da origem, o elemento ldico vai dar lugar esfera do sagrado. O jogo como que se oculta por detrs dos fenmenos culturais.
As grandes atividades arquetpicas da sociedade humana so, desde incio, inteiramente marcadas pelo jogo. Como, por exemplo, no caso da linguagem, esse primeiro e supremo instrumento que o homem forjou a fim de poder comunicar, ensinar e comandar. ( Op. cit., p. 7 )

Esta idia aparece mais de uma vez no texto de Huizinga:


Regra geral, o elemento ldico vai gradualmente passando para segundo plano, sendo sua maior parte absorvida pela esfera do sagrado. O restante cristaliza-se sob a forma de saber: folclore, poesia, filosofia, e as diversas formas da vida jurdica e poltica. Fica assim completamente oculto por detrs dos fenmenos culturais o elemento ldico original. (Op.cit., p. 54)

A anlise em vista d nfase relao entre o jogo e o sagrado. As liturgias religiosas, inclusive as atualmente existentes e, especificamente, as cerimnias religiosas do cristianismo, mas

tambm em outros povos e tradies, so exemplos significativos da ligao entre jogo e sagrado. O sagrado cultivado dentro de um jogo, os cultos so estabelecidos como num jogo, isto sendo que todo ritual apresenta um aspecto de espetculo, ou seja, tambm um jogo que tem algo em comum com espetculo.
A matria desta ao um drama, isto , uma vez mais, um ato, uma ao representada num palco. Esta ao pode revestir a forma de um espetculo ou de uma competio. (Op.cit., p.18)

Portanto, o jogo abre uma brecha, um intervalo no cotidiano, no srio do cotidiano; abre um leque de possibilidades, alm das responsabilidades do cotidiano e, por isso, pode introduzir um espao ldico no meio do srio, como no espao do sagrado. O autor mostra as diferenas, as semelhanas e as relaes do jogo com o sagrado:
A identificao platnica entre o jogo e o sagrado no desqualifica este ltimo, reduzindo-o ao jogo, mas, pelo contrrio, equivale a exaltar o primeiro, elevando-o s mais altas regies do esprito. Dissemos no incio que o jogo anterior cultura; e, em certo sentido, tambm superior, ou pelo menos autnomo em relao a ela. (Op.cit., p.23)

O estudo que consideramos acentua tambm a ligao entre o jogo e a guerra. Falta pouco para afirmar que o jogo, e o impulso humano para jogar, esto na origem de toda experincia humana, pois aparentemente tudo o que os homens fazem, empreendem e constrem est marcado pelo jogo, por um certo regramento consentido socialmente, pelo impulso de competio e, quem sabe, pelo prazer do embate e da concorrncia. A imensa amplitude da dimenso do jogo o que se demonstra pelo exame cuidadoso da linguagem, das diferentes lnguas e diversas linguagens; e tambm isto que se pode aprofundar pela anlise dos mitos nas mltiplas culturas tanto dos mitos como das prticas dos cultos religiosos. A questo do sagrado, repetimos, fundamental para determinar a presena e os limites da noo de jogo na cultura humana, e isto tambm visto assim por outros autores. Desenvolvendo a reflexo sobre o jogo no plano da cultura humana, muito embora aquele fenmeno no se circunscreva a esta, as dimenses do sagrado como a da linguagem so privilegiadas pela anlise de Huizinga.

Entendido o homem como obra aberta, ser incompleto ou inconcluso assim como o diz a expresso de Ernst Bloch: um ser que nasce sempre prematuro e tambm morre prematuro, ou seja, sempre antes de estar inteiramente realizado em suas possibilidades, logo, a cultura humana e a conscincia coletiva lidam com a prpria incompletude e imperfeio, e no s isto, mas tambm com o seu desequilbrio. Portanto, o jogo, lidando com a incompletude, apesar do extremo regramento, manifesta-se imprevisvel. Mesmo quando de alto nvel, o jogo cheio de imprevisibilidade; est feito de imprevisibilidade, e esta introduzida e acentuada pelas tticas, estratgias, em domnios variveis. Num jogo preciso organizar-se e reorganizar-se, mental e fisicamente, taticamente, com rapidez, e isto depende tambm de condies exteriores, variveis. Por exemplo: um surfista tem que equilibrarse sobre a onda em perene movimento, a rigor imprevisvel, tornando o seu jogo, por isso mesmo, tambm imprevisvel. Contudo, dentro de outros jogos onde a imprevisibilidade no aparece como to bvia, por exemplo, as relaes entre os jogadores de esportes coletivos, em equipe, evoluem quase como em ondas, como se o seu jogo fosse tambm sobre uma perene superfcie fluida e em perptuo movimento, como as ondas do mar, pois ningum capaz de prever o movimento exato do outro, as reaes repentinas, tanto as reaes psicolgicas inesperadas como as reaes involuntrias do corpo do outro. Pareceria, pois, haver na anlise uma contradio: o jogo regrado, aparentemente uma realidade regrada, que se desenrola dentro de regras convencionais, convencionadas e racionais, provavelmente razoveis e aceitas por todos os jogadores, mas tambm gera emoo, est instalado no plano da emoo, e portanto, por isto e com isto, possui alta dose de imprevisibilidade. Contida no movimento, a imprevisibilidade do ir e vir uma das caractersticas fundamentais do jogo, algo que pode lembrar analogicamente o vai e vem da onda, tanto que, neste sentido metafrico, todos os jogos participam de algo prprio do surf, uma vez que todos, de um modo ou outro, se equilibram sobre ondas de um movimento imprevisvel. Outra caracterstica natural do jogo a excitao e fascinao. O seu poder de fascinao pode ser analisado por suas manifestaes mesmo fisiolgicas: de um lado, a fascinao tem capacidade de excitar e invadir a intensidade psicolgica do homem; por outro lado, h razes biolgicas para este sentimento.

So, portanto, explcitos os dois planos em que se pe a experincia do jogo para os homens: o plano subjetivo, do sentimento individual ou coletivo, com razes biolgicas, na natureza, mas que se efetivam no plano da alma humana, e o que podemos chamar de plano objetivo, da cultura. Seguindo uma percepo na trilha aberta pela filosofia dialtica, deveramos talvez tentar alcanar o plano superior, onde se elevam e superam os dois anteriores, juntando-se o lado subjetivo com o objetivo, isto que pode ser realizado especialmente, segundo a mesma filosofia dialtica, no plano da arte, da filosofia e da religio. No entanto, parece estar incluido no jogo algo de irracional; os que dele entendem julgam que h momentos em que o jogo adquire um aspecto irracional, que tem a ver com o biolgico. Nota-se que em alguns momentos o jogo foge do controle e no consegue ser aprisionado na racionalidade; quando provoca o desligamento do cotidiano para introduzir um mundo de faz de conta, de fico. Algumas dvidas podem ser levantadas: Se o jogo nem sempre contido na esfera da racionalidade, por outro lado, pode toda competio ser entendida como jogo? O critrio da gratuidade, do desinteresse, decisivo para definir o que jogo? No jogo de azar, por exemplo, existe o interesse pelo ganho material, contudo, ali tambm est incluida uma paixo, uma fascinao, que faz com que se mantenham as caractersticas principais de jogo, tratando-se, no entanto, de jogo interessado. No jogo de azar, no certo que o jogador v ganhar; tudo possvel acontecer, impera o risco; e o risco caracteriza o jogo. Ser correto usar o conceito de jogo para abranger todas as espcies de competio? Com certeza, s se pode afirmar que h uma categoria de jogo cuja essncia a competio, ou seja, o agn grego. Porm, a pessoa que arrisca num jogo de azar est com outra disposio de esprito que no a mesma de uma corrida em velocidade. Agn e a paidia so apresentados por Huizinga como diversas dimenses do jogo:
os gregos estabeleciam uma distino entre agn e paidi. Alis, tal fato poderia ser explicado em termos etimolgicos, pois a palavra paidi evocava o aspecto infantil de maneira to intensa que dificilmente poderia ter sido aplicada s competies srias que constituiam o ncleo central da vida social helnica.(Op.cit.p.55-56)

Esta distino sugere-nos pensar que a incompatibilidade tradicional da atividade tida como trabalho, com o fenmeno indicado por jogo, seja passvel de acontecer antes no mbito da paidi do que na do agn:
A palavra agn definia a competio de um ponto de vista inteiramente diferente. Seu sentido original parece ter sido o de reunio(compare-se com gor , a praa do mercado, palavra relacionada com agn). (Op.cit. p.56)

assim que, pelo caminho da erudita anlise das peripcias do termo, ou melhor, dos termos que se referem ao jogo; e logo aps a reflexo introdutria sobre a natureza e o significado geral do jogo, o autor se demora sobre a noo de jogo vista em sua expresso na linguagem, nas muitas lnguas conhecidas. A palavra jogo adquire diversos significados conforme as tradues, conforme as nuances contidas em torno da noo tal como se manifesta nas diferentes lnguas.
Nas lnguas europias modernas a palavra jogo abrange um terreno extremamente vasto. (...) Tudo parece indicar que o conceito de jogo abrange um terreno muito mais amplo do que paidein ou mesmo ludere. Terreno este onde a idia especfica de jogo se dissolve inteiramente na de atividade e movimento ligeiro (Op.cit.p.42).

Por outro lado, abstraindo a diversidade e as variaes, chega-se a uma noo mais geral, una, talvez universal, ou seja, a de que jogo
uma atividade ou ocupao voluntria, exercida num certo nvel de tempo e espao, segundo regras livremente consentidas e absolutamente obrigatrias, dotado de um fim em si mesmo, atividade acompanhada de um sentimento de tenso e alegria, e de uma conscincia de ser que diferente daquela da vida cotidiana. (Op.cit., p.33)

Este conceito aponta claramente para o exemplo do jogo dos esportistas. um conceito de jogo mais adequado ao jogo regrado das olimpadas do que brincadeira das crianas. O jogo de competio est diretamente ligado prtica desportiva, o que no impede que nesta haja prazer, do mesmo modo que no jogo desinteressado da criana. No jogo esportivo se trata de regras consentidas, por que, se algum quer jogar, participar de um campeonato de ginstica olmpica, em primeiro lugar, deve consentir nas regras. Estas no foram feitas por cada um dos jogadores,

no as criaram, mas no momento em que algum se dispe a praticar aquele jogo, consente nas regras criadas por outros. A reflexo leva a ver que a noo de ldico no se identifica totalmente com a de jogo. O jogo contm o ldico, mas nem sempre cobre totalmente o seu sentido; pode extrapol-lo. Ldico e jogo so conceitos prximos, tm tendncia a completar-se, mas h um certo jogo de ajuste e sobreposio de significados. Os significados de um e do outro como que buscam encontrar-se e mantm um movimento de tendncia identificao e manuteno da autonomia, sendo difcil decidir qual o mais amplo, qual o mais restrito. possvel pensar que o ldico tem a maior dimenso, que tem uma extenso de significado mais ampla; por outro lado, tambm possvel encarar ambos significados de modo contrrio, concluindo que mais coisas estariam indicadas e envolvidas no conceito de jogo que no de ldico. Na verdade, precisamos reconhecer, pois, que ambos os termos comportam um modo mais amplo e outro mais restrito de significado, e preciso explorar com cuidado e vagar os conceitos envolvidos, para esclarecer algumas dvidas. Por outro lado, o jogo aparece como combate, o jogo guerra; ou seja, o jogo apresentaria em si sempre o aspecto de competio e combate. Faltaria investigar em que medida a inverso dos termos desta afirmao poderia ser sustentada: que a guerra jogo, todo combate um jogo, e nele encontra o seu mais central contedo. Convm lembrar que num jogo altamente exigente do ponto de vista fsico, onde sem dvida se inclui muito esforo e, quem sabe, a dimenso da dor, o autocontrole, a necessidade de uma verdadeira ascese, pode estar, e costuma estar presente a dimenso do prazer e da emoo. Emoo e prazer fazem parte da experincia do esportista na luta de competio, embora ali tambm possa estar presente a dimenso da dor. As dimenses da dor e do prazer esto presentes no jogo de competio e convivem lado a lado, relacionados de modo complexo. O jogo de competio pode ocorrer tambm no plano de trabalhos de reflexo e pela palavra. Fcil demais seria deduzir que tudo na vida pode ser considerado como um jogo, que tudo jogo, tudo apresenta o aspecto da competio, portanto, de certo modo, um combate. Todavia, melhor considerar isto devagar, aos poucos, para no criar mal-entendidos e confuses.

O jogo a que vimos aludido no primeiro captulo do livro citado de Johann Huizinga, aquele que vivenciado mesmo pelos outros animais e no , pois, exclusividade humana, aos poucos, na experincia da humanidade, foi dando lugar aos jogos culturais, propriamente humanos. Deixou marcas nas lnguas; mostra-se na linguagem a gestao do conceito, da noo que no terminou de ser formada; que ainda no est definitivamente determinada, pois ainda se tem, como neste trabalho, motivao para discutir e fazer inmeros jogos de linguagem e reflexo sobre o que seja jogo e o que seja ldico; que no estar nunca inteiramente fechada. Assim, com esta lembrana da abertura da questo, recordemos que h diferentes espcies de jogos pela sua prpria natureza: os de fora, destreza, os de sorte, de destino, de adivinhao, etc. Nas diferentes lnguas, surgem diferentes palavras, que talvez signifiquem diferentes conceitos. Algumas lnguas conseguem sintetizar melhor o conceito e este pode justamente variar conforme a lngua. Por exemplo, na lngua grega, o sufixo inda - sempre onde for colocado, vai fazer significar o que jogado: Em si mesmas estas slabas nada significam, limitando-se a dar a qualquer palavra a conotao de jogar alguma coisa. (Op.cit. p.35) Em nossa poca, o esporte comea a passar por trabalho e atravs da realidade esportiva profissional se alarga a conjuno de trabalho com jogo. Esta metamorfose lana no ar novas dvidas e questes. Todavia, na histria clssica do jogo, este at pode ser feito com seriedade; mas neste caso, onde for feito com seriedade, existem talvez outras palavras para design-lo. Para a continuao do desenvolvimento de nossa reflexo, que aqui acompanha a exaustiva abordagem do livro citado, importa considerarmos um pouco mais de perto o conceito de agn, do jogo da competio, isto , o impulso de onde vm as atividades agonsticas.
Todo este domnio(das competies e concursos), de to grande importncia para a vida dos gregos, designado pela palavra agn. Pode-se bem dizer que no terreno do agn est ausente uma parte essencial do conceito de jogo.(...) certo que regra geral o elemento de no-seriedade, o fator ldico propriamente dito, no claramente expresso pela palavra agn. (Op.cit. p.35)

Grande parte da cultura grega foi agonstica; quase tudo ali era feito para competir, e competir, se preciso, at a morte. A cultura grega era construida sobre formas de luta, de competio. Ligado a este conceito sobrou-nos em portugus o termo agonia. O jogo de agn, agonstico, era praticado at a agonia. Tratava-se de competir at a morte, depois de observar um srie de 9

atividades agonsticas. A vida dos gregos era dominada pelo impulso competitivo. Mas parece evidente que tambm em nosso tempo e em nossa cultura predominante na sociedade global psindustrial, o impulso agonstico permanece central e fortssimo. E se nem todos os jogos so de competio, todas as competies so jogos, a menos que queiramos chegar a afirmar tese ainda mais ampla, de que tudo jogo, de que se trata em tudo do jogo da vida, de um grande jogo coletivo em movimento complexo, imprevisvel, e que sempre volta a desregrar-se e recomporse. Esta proposio parece-me contudo mais interessante do que a oposta, que afirma que tudo na vida trabalho. E possibilita, evidentemente, que tambm o trabalho seja visto e analisado como um jogo. Todavia, no h diferenas essenciais insuperveis entre trabalho e jogo? Poderamos considerar o jogo como uma espcie de universal que ultrapassa os outros conceitos, podendo falar em o jogo do trabalho, o jogo da competio, o jogo da organizao social, assim como o jogo do futebol e o jogo poltico? Existe tambm jogo na provocao do pensamento, do desafio conceitual; e neste plano de conceitualizao mais ampla do jogo, o ser humano s humano enquanto joga. As lnguas nos do pistas para vermos estas origens e sadas do conceito de jogo. Nelas se encontra uma espcie de competio, entre a proposta de um conceito amplo de jogo e, de outro lado, a de um conceito mais simples e restrito. Por exemplo, como informa Huizinga, em chins h um sentido de jogo que Wan, quer dizer, jogo leve, brincalho, prximo atividade infantil; e tambm h o Tim, que est mais perto de agn, que o jogo de competio. Este conceito de jogo pode se aplicar a quase tudo: vida econmica, poltica, vida da sade. Quando uma pessoa luta contra uma doena, ela se deixa levar pelo esprito do jogo - de agn. Encontramos esta experincia em todos os nveis de existencialidade. A riqueza do conceito de jogo existe nas mais variadas posies lingsticas e grupos de lnguas. Nas lnguas semticas haveria como uma reduo no sentido de jogo, que nelas mais fluido e vago. Tanto em hebreu quanto em rabe, o agonstico e o ldico podem andar juntos, enquanto nas formas lingusticas germnicas ambas noes apresentam mais diferena. Talvez o conceito to presente na atualidade, da Jihad islmica, que se presta a certa ambivalncia e multiplicidade 10

de tradues, constitua uma dessas aglutinaes de sentido e inclua formas do jogo de combate que apela ao impulso profundo de luta e superao agonstica contido no ser humano. Em ingls, play tem uma variedade muito grande de aplicaes. As diferenas aparecem para corrigir a tendncia idia de que o jogo tudo e tudo jogo. A lngua inglesa apresenta a palavra game- que so os jogos, a partida de jogo, quer dizer, a partida particular, alm de play, que alude a uma extenso mais ampla. Nas lnguas europias modernas o terreno do jogo se torna mais vasto que no latim. Neste, assim como no grego, os significados variados do jogo se haviam unido numa nica palavra: ludus, luderes, que foi suplantado pela palavra tambm latina jogo. Em portugus, h o adjetivo ldico, que usado tambm como substantivo: o ldico. A substantivao ocorre especialmente quando se busca destacar, chamar a ateno. Em geral, contudo, parece ocorrer a afirmao de uma tendncia a um uso mais fraco do conceito de jogo, ligado ao jogo propriamente dito. Na evoluo da noo de jogo, parece haver uma reduo de amplitude, ou seja, afirma-se um sentido mais simples de jogo: a noo comea como que abrangendo tudo, depois comea a se distinguir. Esta tendncia para a especificao, para a reduo da noo do jogo, Huizinga volta a explorar no mbito do ingls arcaico, do anglo-saxo, chegando a um certo som que parece originar ao mesmo tempo a palavra game e play. Play tem um uso muito amplo, desde movimentos rpidos, aperto de mos, bater palmas e exerccios fsicos. O sentido de jogar como tocar um instrumento tambm se encontra em outras lnguas, como no rabe; neste se usa a mesma palavra para tocar instrumentos e para quando o artista faz malabarismo, o que por essncia o homem que brinca, o homem que joga. O autor especula sobre porque se chamaria de play tocar instrumentos; supe que a origem ampla de play esteja ligada ao movimento, ao gesto rpido, como o movimento rpido dos dedos. Para tocar, por exemplo, a harpa, mexe-se com os dedos de modo gil; isto tambm exerccio fsico; por isso, em vrias lnguas se diz jogar para tocar harpa, tocar piano. Assim no ingls, to play piano mas tambm no francs, jouer le piano... O ldico teria a ver com o movimento rpido, como o do malabarista. Mas... o ldico no precisa necessariamente estar no jogo? O ldico est ou no no jogo? No tem que estar necessariamente presente? Para superar esta dvida, se o ldico pode ou no estar 11

presente no jogo, preciso antes definir o que ldico. Vejamos: em primeiro lugar, tomamos conscincia de haver um sentimento do ldico; por isto, dependemos da ordem do sujeito para ver onde h ou no o ldico. Para um jogador que est preocupado, sofrendo muito, em tenso, talvez o jogo, no tendo mais prazer, no retenha mais o elemento de ludicidade; mas para outro que est ganhando, para quem h o prazer de estar perto da vitria, possivelmente o ldico possvel. Assim, a noo de ldico nos aparece ligada de prazer. Em outro sentido, porm, pode-se dizer que por vencer o outro que se instala o aspecto ldico. O nosso erudito autor tem a pacincia de transitar longamente pelas muitas lnguas consideradas, para encontrar o conceito de jogo em suas mais variadas gamas e, por este mtodo escolhido, antes que certezas fceis, instalam-se muitas dvidas, que impossibilitam concluses definitivas. assim que continuamos a fazer o jogo das associaes e inconcluses, para prosseguir no jogo da descoberta do real significado da palavra jogo, em todas as suas conotaes. Huizinga se refere, embora brevemente, ao sentido do jogo no que se fala como jogo do amor, jogos de conquista, ou jogos preparatrios para o acasalamentoou para o ato sexual. No lhe parece que se deva atribuir a este a categoria de um jogo, por no ser exclusivamente ldico, e sobretudo, por nele estar includa a seriedade biolgica da reproduo, com tantas consequncias existenciais e morais. O autor analisa o aspecto de jogo do encontro sexual, mas submete-se evidncia do que no lhe parece ser e no lhe parece poder ser considerado apenas como um jogo.
Contrastando acentuadamente com a profundamente arraigada afinidade entre o jogo e a luta, vemonos obrigados a considerar o uso ertico do termo ldico, por mais universalmente aceite e mais evidente que possa ser, como uma metfora perfeitamente tpica e consciente. (Op.cit. p.50)

O esprito agonstico est associado violncia, e a violncia se civiliza no jogo de competio. O jogo pode ser o modo de conhecermos as coisas, mas tem que ser regrado. Os jogos de combate, os jogos propriamente ditos, so o caminho para superar a violncia sem regras, desta tendncia agonstica da cultura humana, to irracional. Lembremos rapidamente a relao das mulheres com o jogo de competio e com o que ele possa ter de agn e de contedo de violncia. Embora isto seja convite polmica, ouso repetir que as

12

mulheres tm tido uma associao maior com a no-violncia, e peo licena para recapitular associaes feitas em trabalho anterior(3). Julgo que o feminismo traz, em seu bojo, uma nova tica, uma utopia de contedo tico, que se identifica com a afirmao de uma tica de negao da violncia; e ao possibilitar uma ampliao do universo de ao das mulheres, constituiu a maior transformao antropolgica ocorrida em nosso tempo. Pensar este fenmeno pode fazer caminhar a tica, atravs de uma abertura utpica, para a evoluo humana. Talvez seja relacionado com este caminho das mulheres o fato de que em nosso tempo as utopias contenham acentuadamente em si o sonho de superao da violncia tanto o feminismo, como o pacifismo, a ecologia, e o movimento pelos direitos humanos sonham com a superao da violncia. Este um dos sonhos do presente, em confronto contra a multiplicada e imensa violncia potencial e efetiva existente. o sonho de que a humanidade possa ser convertida a modos de existir pacficos, mais amveis, mais civilizados, de modo que assim a humanidade possa, pois, aperfeioar-se. O pacifismo busca a superao da violncia nos jogos internacionais, de competio e acertos de interesses entre os Estados. A ecologia busca a superao das tcnicas e usos destrutivos e desrespeitosos com relao natureza, do que depende tambm a sobrevivncia da humanidade nas geraes futuras. E pacifismo e ecologia esto no mesmo caminho do imaginrio do movimento feminista, que o de superar os traos violentos nas relaes interpessoais. Poderamos olhar a violncia que ocorre no mundo atual dos adultos sob o seu aspecto de jogo de combate agonstico, do que so pequenas imitaes ou realizaes simblicas os padronizados jogos de guerra video-eletrnicos, de multiplicao ad infinitum. E quando se v que a maioria dos mortos em combate so jovens, na guerra como na paz cheia de luta das grandes cidades atuais, colhemos o desafio de levantar a hiptese, com base sociolgica, de que o elemento de jogo a est posto. Trata-se de jogos agonsticos, de vida ou morte, entre adolescentes, que se tornam realmente as maiores vtimas da violncia social e poltica, nas guerras como na paz armada da metrpole do nosso tempo. O oposto tambm ajuda a definir uma noo. E na pesquisa que acompanhamos, somos informados de que nas palavras das diversas lnguas, na maioria das vezes, o jogo aparece como oposto de seriedade, portanto, de trabalho. O jogo inclui combate, mas o oposto do jogo tambm inclui combate. 13

Em latim, o oposto de jogo serius, que o que tem sentido de gravidade. Todavia, este sentido oscila, o sentido das palavras nas lnguas ainda no est bem fechado, provavelmente nunca estar inteiramente fechado; por isto, apenas podemos dizer que seriedade tem um sentido mais negativo e jogo, mais positivo, mas o jogo pode muito bem incluir a seriedade. O conceito de jogo enquanto tal de forma mais elevada do que seriedade - mais elevado no no sentido de nobreza, mas no de amplitude, porque a seriedade procura excluir o jogo, enquanto que este pode incluir a seriedade, e evidente que existem jogos srios. No plano do pensamento utpico, pode-se pensar que o combate possa ser superado, todavia, na viso antropolgica de Huizinga, o combate tem uma base biolgica, sendo, neste caso, claro que a cultura reflete a biologia; logo, a cultura em grande parte tambm um jogo de competio. Por outro lado, o elemento ldico d gradualmente lugar esfera do sagrado, e esta seria a raiz de toda produo cultural: A cultura surgiria do ldico; o ldico d aos poucos lugar ao sagrado, primeira grande produo, poesia, filosofia, ao folclore, ao direito, enfim, todos os fenmenos culturais centrais do humano possuiriam um originrio carter de jogo e de ldico. O jogo estaria, pois, por trs de todos os fenmenos culturais, j na sua origem, por onde se apresenta o seu carter de competio.
Portanto, desde o incio que se encontram no jogo os elementos antitticos e agonsticos que constituem os fundamentos da civilizao, porque o jogo mais antigo e muito mais original do que a civilizao. (Op.cit. p.85)

Parece sem dvida que o jogo se oculta especialmente por trs dos rituais do Direito, e isto enquanto no tribunal se joga um jogo com carter quase sagrado:
Quem diz competio, diz jogo. Conforme j vimos, no h razo alguma para recusar a qualquer tipo de competio o carter de um jogo. O ldico e o competitivo, elevados quele plano de seriedade sagrada que toda sociedade exige para sua justia, continuam ainda hoje sendo perceptveis em todas as formas da vida jurdica. (Op.cit. p.88)

O jogo jurdico carrega em si mesmo a competio, entre os dois lados da balana da justia, entre os dois interesses em conflito, entre as duas razes, entre os arrazoados discordantes; e esta, que foi uma tradio na Grcia e em Roma, mantm-se na modernidade:
O estilo e o contedo das intervenes nos tribunais revelam o ardor esportivo com que nossos advogados se atacam uns aos outros por meio de argumentos e contra-argumentos(alguns dos quais so razoavelmente sofisticados.( 4 )

14

Tambm so bastante evidentes as ligaes do jogo com a guerra, confirmando a tese de que, o jogo sendo um combate, este tambm pode ser visto como um jogo:
Chamar jogo guerra um hbito to antigo como a prpria existncia dessas duas palavras. J colocamos o problema de saber se isso deve ser considerado apenas uma metfora, e chegamos a uma concluso negativa.( Op.cit. p.101)

Huizinga pe em questo as interpretaes mais comuns entre os observadores das guerras nas cincias humanas, que tendem a compreender o seu nexo pelos interesses econmicos ligados ao impulso de poder:
A histria e a sociologia tm tendncia a exagerar o papel desempenhado pelos interesses materiais imediatos e a nsia do poder na origem das guerras, sejam antigas ou modernas. Mesmo que os estadistas que preparam a guerra considerem esta uma questo de poder poltico, na grande maioria dos casos, os verdadeiros motivos podem ser encontrados menos nas necessidades da expanso econmica etc., do que no orgulho e no desejo de glria, de prestgio e de todas as pompas da superioridade. (Op.cit. p.103)

Este ponto de vista parece interessante ressaltar para o aprofundamento da compreenso da atualidade imediata, do momento histrico da guerra ao terrorismo, declarada pelos Estados Unidos da Amrica do Norte aps os acontecimentos traumticos de 11 de setembro. A crtica de Huizinga ao excessivo economicismo, encontrado nas anlises das guerras feitas pelos estudiosos das cincias humanas, convida a repensar as convices mais arraigadas da cincia da Histria, que continua a fazer-se sob forte impacto das principais correntes de pensamento modernas, e em especial, da sociologia crtica desenvolvida a partir do paradigma marxista. Sero talvez menos evidentes, porm, so inegavelmente tambm claras as ligaes entre jogo e conhecimento.
As maneiras segundo as quais os homens so capazes de competir pela superioridade so to variadas quanto os prmios que so possveis de se ganhar. (...)... talvez tenha seu exemplo mais impressionante no domnio do prprio esprito humano, quer dizer, no do conhecimento e da sabedoria. (Op.cit.p.119)

No jogo de enigmas, entre os sbios da Grcia muito antiga, assim como na India arcaica, Huizinga v explcito o carter de jogo e de ldico associado ao conhecimento, e este com carter sagrado:
Podemos concluir que originariamente o enigma era um jogo sagrado, e por isso se encontrava para alm de toda distino possvel entre o jogo e a seriedade. Era ambas as coisas ao mesmo tempo: um elemento ritualstico da mais alta importncia, sem deixar de ser essencialmente um jogo. (Op.cit. p.125)

Na interpretao do autor, a separao dos modos do jogo e da atividade sria que teria paulatinamente dado lugar ao que se chama civilizao:
... originariamente o enigma era um jogo sagrado, e por isso se encontrava para alm de toda distino possvel entre o jogo e a seriedade. Era ambas as coisas ao mesmo tempo: um elemento ritualstico da mais alta importncia, sem deixar de ser essencialmente um jogo. medida que a civilizao vai evoluindo, o enigma bifurca-se em dois sentidos diferentes: de um lado a filosofia mstica e de outro, o simples divertimento. (Op.cit. p.125)

15

A poesia tambm tem apresentado, por toda a sua histria j longa, um carter de jogo e competio. Isto era explcito no concurso trgico na Grcia, onde tanto a tragdia como a comdia se apresentavam sob o signo da competio. Os dramaturgos gregos preparavam suas obras dentro de um esprito de competio, a qual sempre pode ser considerada jogo.(Op.cit.p.160) A festa de Dionsio era a moldura sagrada para ocorrerem os grandes jogos artsticos competitivos. Os concursos literrios, prtica ainda viva na atualidade, conservam algo da combatividade agonstica do concurso trgico. Na histria da filosofia tambm parece patente a permanncia de formas ldicas muito alm do enigma originrio e das formas enigmticas da sabedoria. A figura do sofista grego se ergue ao centro do que Huizinga considera como o jogo filosfico. As proezas dos sofistas, como virtuoses do argumento, tinham um carter de exibio, prxima ao espetculo. O prprio Protgoras chamou sofstica de uma velha arte, ou seja, os mesmos sofistas tinham conscincia do carter ldico de sua arte. Considerada do ponto de vista tcnico, a arte dos sofistas apresentava grande semelhana com o jogo primitivo, e o sofisma esteve intimamente relacionado com o enigma. Nos dilogos de Plato, as perguntas e respostas da dialtica socrtica apresentam um claro carter de jogo, mesmo porque o dilogo uma forma de fico, de criao artstica, portanto, e parece evidente que uma conversao real, por mais requintada que pudesse ser entre os gregos e discpulos da Escola de Atenas, muito improvavelmente corresponderia forma do dilogo literrio tal como ele aparece no texto platnico. Huizinga aponta as caractersticas ldicas da arte da discusso e declamao que se seguiu poca helnica, em Roma, tendo longa continuao na evoluo cultural do mundo ocidental; e com isto levanta a hiptese de interpretao de que o ldico perpasse as competies escolsticas, que tanto aconteceram entre os pensadores cristos como entre os telogos muulmanos.
A competio pode ser considerada um dos traos mais marcantes de toda a evoluo da escolstica e das universidades. Durante muito tempo a moda dominante nas discusses filosficas foi o problema dos universais, que era sempre seu tema central e conduziu a uma profunda diviso entre realistas e nominalistas.(Op. cit. p.174)

Na histria da filosofia, pois, o jogo esteve presente na atividade dos sofistas, bem como, mais tarde, nos jogos intelectuais escolsticos, mas tambm no se deve excluir um aspecto ldico e de competio nos jogos sofisticados dos filsofos modernos, haja vista os exerccios de exemplificao dos filsofos analticos da atualidade. O autor conclui que toda forma de conhecimento, a filosofia apenas inclusive, profundamente polmica por natureza, sendo impossvel compreender, justamente, uma polmica, seja no plano cientfico, seja no plano filosfico, sem levar em conta o seu trao de agn, a sua dimenso agonstica, isto , de disputa e oposio. As pocas em que a humanidade faz as descobertas mais importantes foram as das controvrsias mais violentas. Huizinga exemplifica com o sculo XVII da era moderna, quando
era preciso ser cartesiano ou anticartesiano, contra Newton ou a favor dele, tomar partido pour les modernes ou pour les anciens, contra ou a favor do achatamento da Terra nos plos, da vacinao, etc...(Op.cit.p.175).

16

Portanto, a filosofia, descendente direta do jogo de enigmas das pocas arcaicas, e que surgiu mesmo do jogo de adivinhao da sabedoria grega, muitas vezes lanou mo de novas espcies do jogo de competio, e de competio por meio de enigmas. O elemento ldico se mantm forte e vivo na cultura contempornea e se expressa no s nas formas em desenvolvimento dos esportes, bem como na crescente transformao em jogo e espetculo de muitas formas da vida social, e mesmo, da vida poltica. Os novos jogos da vida poltica, acrescidos deste aspecto evidente de espetculo, atingem as estratgias das relaes internacionais e, de novo, as relaes de guerra.
...at h bem pouco tempo a guerra era considerada um nobre jogo(o esporte dos reis), e que o carter absolutamente obrigatrio de suas regras assentava em algum dos elementos ldicos formais que tiveram, conforme vimos, seu pleno apogeu na guerra dos tempos arcaicos. (Op.cit. p.231)

A verdadeira civilizao no pode existir, o que se afirma e o que se v, sem um certo elemento ldico, porque a civilizao implica a limitao e o domnio de si prprio, a capacidade de no tomar suas prprias tendncias pelo fim ltimo da humanidade, compreendendo que se est encerrado dentro de certos limites livremente aceitos: as regras do jogo. O avano da civilizao em termos de obteno de paz dentro de um contexto de direito internacional depende de certos princpios exteriores ao direito propriamente dito, que possibilitam o respeito lei, ou seja, regra do jogo do direito consentido nos acordos internacionais, princpios como honra, honestidade, bom-tom. (Op.cit.p.231) A rigor, pois, a civilizao pode ser vista como um jogo, governado por certas regras, e a verdadeira civilizao exige tambm o esprito esportivo, ou seja, a capacidade de jogar conforme as regras combinadas.
...a verdadeira civilizao no pode existir sem um certo elemento ldico, porque a civilizao implica a limitao e o domnio de si prprio, a capacidade de no tomar suas prprias tendncias pelo fim ltimo da humanidade, compreendendo que se est encerrado dentro de certos limites livremente aceites. (Op. cit. p.234)

No entanto, num domnio se nota especialmente a estrutura do jogo, sobretudo no domnio da arte, que pode tambm aparecer-nos como modelo do trabalho produtivo. Assim encontramos uma ligao direta do jogo com o trabalho, uma mediao significativa que deveremos explorar sob outros ngulos na segunda parte deste trabalho.(5) E quando se encontra a intimidade da ligao entre arte e trabalho, sendo aquela o prottipo da produtividade prpria do homem, e, do outro lado, percebe-se tambm a intimidade da arte com o jogo e o ldico, ento, pode-se bem esperar ter encontrado o elo, a ponte segura entre os conceitos de jogo e trabalho, bem como os fenmenos existentes considerados como jogo e como trabalho.

DO CIO CRIATIVO

17

Deslumbrado ante as novas mudanas tecnolgicas, com suas consequncias para a produo social e os modos de vida cotidianos dos bilhes de habitantes de um planeta mais ou menos interligado globalmente pela rede de relaes criadas pela informtica e as telecomunicaes, o pensador da questo do trabalho Domenico De Masi desenvolve uma reflexo que me parece interessante alinhar na sequncia da teoria do jogo, quando ali se afirma que no perodo da economia ps-industrial, que corresponde transformao cultural da ps-modernidade, esta fase histrica que atualmente atravessamos, pois, sem visibilidade cientfica muito clara, o trabalho emigra do centro da existncia humana e, por isto, preciso desenvolver um novo olhar para descobrir a dimenso de ludicidade e de criao que nos ampliada no tempo livre e mesmo na atividade profissional coletiva, o que ele pensa resumir pela expresso cio criativo. As idias de De Masi, na descendncia daquelas de Daniel Bell e Alvin Toffler, que ele considera inovadores de viso proftica, vo alm das anlises da economia e da sociologia, avanando pelo terreno do que podemos chamar de antropologia filosfica ou, simplesmente, uma nova antropologia, tendo a perspectiva histrica da evoluo do mundo do trabalho como cho que alimenta e d sentido reflexo. De modo que revisar, embora brevemente, os contedos principais de algumas das manifestaes de seu pensamento, na perspectiva e memria da recm visitada antropologia do jogo, podem operar, espero, um avano na conscincia. Associar suas teses com as percorridas na primeira parte deste trabalho, sobre o Homo Ludens de Johann Huizinga, ser instigante e, suponho, provocador de novo patamar para a reflexo. Em A Emoo e a regra, os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950(6), Domenico De Masi desenvolvera seu estudo em torno da hiptese central de que, enquanto os Estados Unidos da Amrica faziam o enorme esforo terico-prtico para elevar ao mximo a sociedade industrial e a lgica do maquinismo e da produo em srie, a velha Europa, no incio do sculo XX, mostrava-se criativa de um modo original, como que antecipando a era ps-industrial, que viria no pouco influenciada pelas decises e crises atravessadas pelo velho continente, por ocasio das duas trgicas grandes guerras do sculo ocorridas principalmente sobre o solo europeu, ou a partir dele.
Estes esforos levaram a admirveis casos concretos que, alm de representar a sntese de uma longa experincia histrica acumulada construindo templos, catedrais e palcios, abrindo oficinas de arte, fundando mosteiros e academias, antecipavam tambm formas futuras de organizao psindustrial, funcionais para a criatividade. (Op. cit. p.18)

Estas formas criativas de atuao, de grupos criativos que depois ficaram famosos, num primeiro momento, pareceram perder para a sociedade hiperpadronizada, da produo industrial, mas voltam a aparecer como exemplos inspiradores hoje,
que a organizao da fbrica tradicional exauriu seu ciclo histrico, que a linha de montagem comea a ser uma pea arqueolgica, que preciso organizar o tempo livre, a atividade artstica e cientfica...(Idem)

Trabalho e cio criativo so postos na reflexo de De Masi como fazendo parte de uma unidade, e por isto que a sua contribuio para o pensamento da questo leva-nos de volta nossa hiptese inicial, de que estejamos entrando em uma poca da histria da atividade humana em que no ser mais to ntida a separao entre trabalho e lazer, entre produo e consumo, entre

18

emprego e tempo livre. Suas respostas s novas questes em torno desses fenmenos podem ser esclarecedoras para as inquietaes e perguntas desta pesquisa e, assim, nas prximas pginas acompanharemos as afirmaes do polmico socilogo italiano em seu livro cio criativo, que na realidade uma entrevista, concedida a Maria Serena Palieri, publicada pela primeira vez em 1995. De Masi considera o fenmeno da indstria e do desenvolvimento de formas de vida relativa que permitiram falar de sociedade industrial, como um acontecimento passageiro, bem situado no tempo e lugar. Este acontecimento possui uns duzentos anos de existncia, sendo compreendido de um modo antropolgico e histrico ao mesmo tempo, ou seja, projetado sobre um fundo de longa durao, visto como resultado de uma existncia do homem estimada em setenta milhes de anos, mas que se aproxima da realidade humana atual a partir de cinco mil anos atrs, na Mesopotmia (7). A sociedade industrial, que nos ltimos trs sculos se tornaria para os ocidentais um habitat natural, na realidade deu-se como um fenmeno artificial, inusitado, com o qual o homem em geral a princpio no se identificava. O mundo do artifcio e da produo em srie, motivada pelo desejo de proveito mximo e calcada sob uma forma de explorao acentuada da fora e do tempo do trabalhador, realizou a proeza de impor-se como natural, transformou-se em segunda natureza humana, a ponto de os homens passarem a compreender-se, a partir das cincias humanas criadas justamente durante esta fase do desenvolvimento da humanidade sob a gide da indstria, como seres definidos pelo trabalho e a tcnica. E assim, os tempos modernos, cujos nexos centrais se tornariam a estandardizao, a especializao e a sincronizao, passaram a ser percebidos como naturais, como a mxima expresso de um ser que se define pela atividade produtiva e pela performance no plano do trabalho e da tcnica. (8) A razo afirmada pelo Iluminismo do sculo XVIII encontra sua mxima concretizao na empresa industrial estandardizada, especializada e sincronizada, e isto especialmente na indstria americana da passagem do sculo XIX ao XX, tal como o expressaram as realizaes e as idias de Ford e Taylor. Contudo, j na Europa do incio do sculo XX podem ser identificadas as primeiras fissuras na filosofia industrial, ou seja, um primeiro distanciamento crtico e reviso da ideologia do desenvolvimento industrial. (9)
No mesmo ano de 1903 em que Taylor anuncia em Saratoga, numa reunio de engenheiros, a publicao do seu livro mais importante e Ford inaugura a sua fbrica de Detroit inaugura-se em Viena a Wiener Werksttte. Trata-se da cooperativa, que mencionei antes, fundada por Klimt, Schiele, Hoffmann e outros gnios da esttica. Ali se produz de tudo, de cartes-postais a papel de parede, de talheres a mveis, de um completo edifcio a bairros urbanos inteiros. E sua produo obedece a critrios completamente diferentes daqueles de Taylor: escassa diviso do trabalho, pouca padronizao, pouca especializao, pouca sincronizao, pouca centralizao, pouca maximizao. Com resultados criativos realmente extraordinrios. (Op. cit. p.64)

Ou seja, dentro mesmo da sociedade industrial, e no centro de sua origem, comeam a surgir os sinais e os elementos de sua superao criativa; comeam a crescer os germes da sociedade psindustrial. A partir destes germes de futuro, prprios da produo muito especial dos grupos criativos do incio do sculo XX, e aps a abertura das imensas novas possibilidades oferecidas pela terceira onda da revoluo industrial, ou seja, a alta automao efetivada com a criao do computador e, hoje em dia, com a criao da rede dos micro-computadores individuais, abre-se um mundo novo com forte influncia sobre o modo de vida das pessoas, com uma transformao radical nos modos de produo e consumo, mas tambm com influncia sobre as formas de 19

relacionamento entre os grupos sociais, as classes, os indivduos, e correspondentes a mudanas importantes no uso do tempo e do espao. O que em geral se descreve, com temor e tremor, como mundo do desemprego e, portanto, do desamparo e do risco social, De Masi consegue ver como mundo de novas possibilidades humanas e da libertao do trabalho como dado centralizador da existncia humana. Este mundo novo chamado de ps-industrial, e sua cultura interna dita ps-moderna, espera de uma melhor denominao mais precisa, mais de acordo com a essncia mesma deste tempo, que ainda percebemos com incerteza e dificuldade. Alguns pioneiros, em meados do sculo XX, perceberam a transformao, a transio do perodo industrial para o ps-industrial, e foram vozes pioneiras, nem sempre bem aceitas pela comunidade cientfica. Daniel Bell, com O advento da sociedade ps-industrial (10), adverte para os fatores que indicam a passagem da sociedade industrial para a ps-industrial, para o que ele chama decinco princpios axiais da nova sociedade:
Em primeiro lugar, a passagem da produo de bens produo de servios. Em segundo, a crescente importncia da classe de profissionais liberais e tcnicos, em relao classe operria. Em terceiro, o papel central do saber terico ou, como dir Dahrendorf mais tarde, o primado das idias. Em quarto lugar, o problema relativo gesto do desenvolvimento tcnico: a tecnologia tornou-se to poderosa e importante, que no pode mais ser administrada por indivduos isolados e, em alguns casos-limite, nem mesmo por um s Estado. Em quinto, a criao de uma nova tecnologia intelectual, ou seja, o advento das mquinas inteligentes, que so capazes de substituir o homem no s nas funes que requerem esforo fsico, mas tambm nas que exigem um esforo intelectual. (Op. cit. p.105)

Alvin Toffler foi outro dos autores controvertidos, antecipadores da compreenso da nova poca iniciante como ps-industrial. A obra A terceira onda centralizou as atenes da opinio pblica leitora e criou muita discusso durante os anos 80 do sculo XX. Toffler, assim como Fernand Braudel e a Nova Histria francesa, na qual a categoria da longa durao foi to marcante, v a histria mover-se atravs de grandes ondas, identificando os princpios da sociedade industrial como os da sincronizao, estandardizao e especializao, que Alain Touraine unificava no paradigma da racionalizao.(11) Da tima utilizao de matrias primas passou-se produo de materiais artificiais mais conformes s novas necessidades. A estandardizao aos poucos d lugar aspirao originalidade, pessoalidade. A busca da objetividade extrema abre lugar inquietao da subjetividade. Dos meios de comunicao de massa tende-se a passar desmassificao dos meios de comunicao. So transformaes que Alain Touraine resume, assumindo como partes os princpios axiais apontados por Daniel Bell, e definindo a nova sociedade como a que sente a necessidade e possui a capacidade de projetar e programar o seu futuro. Concordando com o esprito das anlises de Bell, Toffler e Touraine, contudo, De Masi, se tivesse que definir a sociedade psindustrial, a definiria como sociedade criativa. Pois
nenhuma outra poca teve um nmero to grande de pessoas com cargos criativos: em laboratrios cientficos e artsticos, nas redaes dos jornais, equipes televisivas e cinematogrficas, etc. (Op. cit. p.118)

Tambm a sociloga hngara Zsuzsa Hegedus, que foi assistente de Touraine em Paris, prope uma teoria sistematizadora da nova sociedade em surgimento atravs das transformaes

20

tecnolgicas do trabalho, na ltima parte do sculo XX, teoria considerada por De Masi como fascinante. Hegedus identifica quatro fases da atual distribuio internacional do trabalho: a da ideao, a da deciso, a da produo e a do consumo. (12)
Touraine afirma: O corao desta sociedade a programao. Hegedus, por sua vez, afirma: O corao desta sociedade a inveno. De Masi e sua escola afirmam: O corao desta sociedade a informao, o tempo livre e a criatividade, no s cientfica, mas tambm esttica.(Op. cit. p.121)

As classes sociais se transformam, crescem ou diminuem em tamanho e proporo no todo da sociedade, por isso mudam o seu sentido social e poltico. A sociedade ps-industrial no apresenta as mesmas oposies de classe da sociedade industrial do sculo XIX analisada por Karl Marx. Assim como Touraine fala de uma dupla dialtica de classes, de modo que, ante o critrio de projetar o futuro, podem existir patres reacionrios e patres esclarecidos, operrios reacionrios e operrios esclarecidos.
... h uma classe hegemnica dirigente, que olha para a frente e projeta o futuro. H uma classe hegemnica dominante que se preocupa s em conservar os privilgios adquiridos. Do mesmo modo, h uma classe subalterna propositiva capaz de contrapropor os prprios planos aos da classe hegemnica. E h uma classe subalterna defensiva, que se limita a proteger os prprios direitos adquiridos, que recusa a priori os planos da classe hegemnica, mas no capaz de formular planos alternativos. (Op. cit. p.127)

Os tempos ps-modernos so globalizados, criativos e andrginos. A globalizao, que reduz e de certo modo desfaz, achata a diversidade, representa, segundo De Masi, o xito de uma tendncia perene no homem, que a de explorar e colonizar todo o territrio que conhece. So vrios os impulsos que levam globalizao; contudo, hoje h algumas novidades, e alm da enorme influncia dos Estados Unidos, De Masi elenca:
Pela primeira vez estas vrias formas de globalizao esto todas co-presentes e potencializam seus efeitos reciprocamente. E pela primeira vez a estrada da unificao poltica e material aplanada pelos meios de comunicao de massa e pelas redes telemticas.(...) O conjunto destes fatores produz uma oitava forma de globalizao: a psicolgica. (Op. cit. p.137)

Mas no s a globalizao caracteriza a nova realidade do trabalho: criatividade e androginia so igualmente transformaes importantes. Relacionada com a diviso de tarefas entre os gneros, que se transforma mas no tanto, encontra-se a questo do trabalho fora de expediente e as horas-extra, muitas vezes sem pagamento. Este trabalho invasor do tempo livre, segundo De Masi, configura uma espcie de doena, um fenmeno extemporneo e injustificado, que necessrio curar pela reduo drstica dos expedientes, que viria ao encontro dos interesses femininos, pois
restitui os maridos s suas mulheres e vice-versa. Os homens perdem o libi que hoje usam para ficarem fora de casa o dia todo e desinteressarem-se assim da vida fora do trabalho, delegando s mulheres todas as responsabilidades familiares e privando a si mesmos das alegrias relacionadas com o tempo livre, a organizao do lar, os afetos, a paternidade. (Op. cit. p.177)

O autor salienta e insiste em que a sociedade ps-industrial possibilita o encurtamento do horrio de trabalho e a ampliao do tempo livre, e isto que se apresenta hoje como tendncia, pode ser generalizado, de modo que comea a instalar-se uma associao entre o que antes esteve claramente separado, o trabalho e o lazer, aproximando e mesmo identificando - e isto, de novo, 21

porque assim tambm o era antes do perodo industrial - o tempo e o lugar da atividade profissional, o tempo e o lugar da atividade recreativa e de repouso.
Os trabalhos que permanecem como monoplio dos seres humanos, isto , aqueles de natureza intelectual e criativa, no admitem ser circunscritos a um lugar ou intervalo de tempo especficos. Portanto, invadem o tempo livre e de estudo, confundindo-se e misturando-se com o jogo e com o aprendizado. Trabalho, estudo e diverso confundem-se cada vez mais. (Idem)

O teletrabalho, prprio deste novo tempo e novo modo de vida e cultura, assim chamado, embora precariamente, de ps-moderno, conserva um pouco do sculo XIX e um pouco da Idade Mdia, e ainda no bem compreendido. Em primeiro lugar, pensa-se em algo que tem a ver com informtica, com o computador. O teletrabalho teria a possibilidade de operar a sntese virtuosa entre o artesanato e a indstria:
De alguma maneira, recupera e valoriza a parte melhor do artesanato e a parte melhor da indstria. Permite o retorno a pequenas unidades produtivas ou at mesmo ao trabalho em casa, como no artesanato. Porm, enquanto na era artesanal uma oficina era separada das outras, agora cada unidade produtiva ligada s outras por via telemtica. Isto possvel porque as matrias-primas no so mais materiais, mas sim imateriais: so informaes. (Op. cit. p.182)

O que est em jogo uma batalha entre a inovao e a conservao, no sendo o caminho impedir o progresso, mas sim geri-lo de modo que favorea a difuso das condies da felicidade.(13) As inovaes tecnolgicas, criando o teletrabalho, favorecem o progresso e a felicidade humana. Apesar das resistncias s mudanas, as transformaes se do em ritmo acelerado, com rapidez nunca vista. E aqueles que assimilam rapidamente as novas categorias projetam o futuro inclusive para os demais. (p.186) A lentido, prpria do homem, caracterstica das evolues humanas em longa durao, est associada sabedoria e prudncia. E se, aparentemente, a rapidez uma categoria prpria da indstria, correspondendo lgica da produo em srie e ao mximo de proveito, a rapidez parece persistir como caracterstica deste mundo e momento que se substituem aos industriais. A diferena essencial que a produo hoje posta para o homem a produo intelectual, de certo modo resolvida pelas mquinas a produo material.
Com respeito sociedade industrial, a ps-industrial privilegia a produo de idias, o que por sua vez exige um corpo quieto e uma mente irrequieta. Exige aquilo que chamo de cio criativo. As mquinas trabalharo num ritmo sempre mais acelerado, mas os seres humanos tero sempre mais tempo para refletir e para bolar, idear.(Op.cit.p.188)

Contudo, o teletrabalho no apenas evoluo positiva, da produo material, da qual nos libertamos, para a produo intelectual criativa. possvel que aumente o desemprego e que, assim fazendo, tornem-se ainda mais complexas a orientao e a gesto das carncias sociais e da poltica. O emprego em tempo parcial, a diminuio do horrio de trabalho de um indivduo aparece como soluo possvel para abrir lugar para o trabalho em tempo parcial do seu concidado. Sem dvida, para chegar a esta redistribuio do trabalho que possibilite a muitos o emprego em tempo parcial, precisamos desacelerar, reduzir o ritmo que nos impusemos no mundo das grandes possibilidades tecnolgicas. Por trs da pressa esconde-se talvez algo mais profundo, como o medo da morte, mas preciso encontrar a sabedoria para saber usufruir o luxo da pausa.

22

E se no possuimos tal sabedoria, preciso busc-la, porque a felicidade consiste em busc-la, e quem quer que a busque j est de alguma forma no caminho da sabedoria. (Op.cit. p.189) De Masi define o que entende por teletrabalho:
um trabalho realizado longe dos escritrios empresariais e dos colegas de trabalho, com comunicao independente com a sede central do trabalho e com outras sedes, atravs de um uso intensivo das tecnologias da comunicao e da informao, mas que no so, necessariamente, sempre de natureza informtica. (Op.cit. p.204)

O teletrabalho oferece vantagens e desvantagens, como riscos novos. Podem acontecer dificuldades para aes coletivas, para a organizao sindical, at que se atine faz-las pela internet. Talvez seja diminuido o poder contratual do trabalhador: se mais substituvel, o trabalho talvez se torne mais precrio; e como o espao de concorrncia se estende ao planeta, h risco de m distribuio. (14) A reflexo de Domenico De Masi continua nesta direo, at encontrar-se com a nossa hiptese de que cada vez mais o trabalho se aproxima de um jogo, enquanto se faz como atividade criativa, predominantemente intelectual. Estas so apenas sugestes que nos convidam a continuar a construir a teia das hipteses e a reviso de conceitos e valores. Sem cair na armadilha, claro, de tomar tais sugestes e hipteses ou tendncias de interpretao como questo fechada, como assunto decidido ou argumento irrefutvel. A discusso em vista da compreenso dos novos tempos apenas comea. No entanto, parece-me promessa de um caminho frtil, para compreenso das novas situaes que se criam no atual momento da humanidade, esse em que se mostra o mundo do trabalho como afim e prximo ao do jogo, quando antes, ao contrrio, essa aproximao se fazia na direo inversa, como a do mundo do jogo que se abria para os nexos da profissionalizao e da regra do trabalho.
NOTAS

1. Huizinga, Johann: Homo Ludens. Perspectiva: So Paulo, 1999. 2. De Masi, Domenico: cio Criativo. Sextante: Rio de Janeiro, 2000.
3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.
10. 11.

12. 13. 14.

Ver Violncia ou no-violncia um estudo em torno de Ernst Bloch ( Edunisc, 2000). Observao de um juiz, apud. J.Huizinga. Op.cit. p.89. Cap. Trabalho e Felicidade. De Masi, Domenico: A emoo e a regra, os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. Jos Olympio Editora: Rio de Janeiro, 1999. cio Criativo, p.31. Ver op. cit., p.54 et seq. o que De Masi mostrou em A emoo e a regra. The coming of postindustrial society, USA, 1973. La societ post-industrielle, Frana, 1969. De Masi, op.cit., p.120. Op.cit., p.185. Op.cit., p.207.

23

You might also like