You are on page 1of 9

Nas obras de Shakespeare, existe todo um contexto histrico que espelha a passagem da Idade Mdia para a Modernidade, isto

se que o dramaturgo realmente existiu.

Segundo alguns especialistas, afirmam que Shakespeare um pseudnimo que representa um conjunto de autores que produziam peas em conjunto. Enquanto outros admitem a existncia de Shakespeare, mas defendem a idia de que no foi ele que escreveu todos os textos atribudos a sua pessoa. Hipteses que transitam entre os eruditos desde o sculo XVIII. De qualquer forma, a obra O mercador de Veneza teria sido escrita entre 1594 e 1597, retratando o contexto do comercio de especiarias, o qual seria fundamental para alavancar o mercantilismo e o nascente sistema capitalista.

A obra. Em sua Comdia O mercador de Veneza, escrita entre 1596 e 1601, o ingls William Shakespeare termina por refletir todo um perodo de transio que compreende a passagem da Idade Mdia para a Moderna.

Shakespeare narra a estria de Bassncio, que apaixonado por Prcia, sem possuir recursos suficientes para cortej-la, pede um emprstimo ao seu amigo Antnio. Este possua todo seu capital investido nas navegaes, contraindo um emprstimo junto a um rico judeu a fim de financiar o romance do amigo. O judeu v no emprstimo uma maneira de vingar-se de Antnio que o havia injuriado, exige ento como forma de garantia uma libra de carne de Antnio caso este no salde a divida em trs meses. Chega a noticia do naufrgio dos navios de Antnio e o judeu exige que salde sua divida com a libra de carne prometida. No final Antnio acaba se safando e Bassncio se casa com sua amada, o judeu perde metade de seus bens para Antnio. Tudo se passa na Itlia do sculo XVI, sobretudo nas cidades de Gnova e Belmonte.

A transio para a Idade Moderna. Embora cronologicamente tenha se convencionado que a Idade Moderna se inicia em 1456, cujo marco para alguns seria a queda de Constantinopla e para outros a descoberta da Amrica por Colombo, sabemos que a coisa no to simples assim.

Na verdade, creio que deveramos considerar todo o sculo XV e XVI, como um perodo de transio onde conviveram os antigos elementos feudais juntamente com as novas tendncias mercantilistas.

Shakespeare que foi contemporneo deste perodo de transio soube retrata-lo bem. Atravs de seus personagens Antnio e Bassncio, conseguiu descrever com maestria dois estilos de vida em oposio, cada qual representando uma tendncia em especifico. No caso Antnio seria o tpico representante da nova tendncia mercantilista, o prprio representante de uma pr-burguesia detentora do capital ligado as navegaes europias. Enquanto por sua vez Bassncio seria o tpico representante da nobreza, j ento em decadncia e dependente, de certo modo, desta pr-burguesia. No caso de Antnio, o autor declaradamente narra que ele proprietrio de um galeo destinado a Trpoli, outro a caminho das ndias (...), um terceiro no Mxico, e um quarto rumo Inglaterra, possuindo ainda outros espalhados em longnquas regies. Shakespeare refere-se a Antnio como um rico negociante de especiarias e sedas. O que totalmente verossmil, uma vez que sendo este personagem veneziano, sua nacionalidade o torna um natural financiador das viagens martimas, sobretudo portuguesas.

Portugal e os genoveses.

Sendo Portugal um pas pobre e militarmente fraco, a nica alternativa possvel visando superar esta questo foi a expanso ultramarina.

Devido falta de recursos econmicos da Coroa portuguesa, o Estado foi obrigado a contrair emprstimos internos junto aos judeus portugueses. Os emprstimos externos, por sua vez, foram obtidos com comerciantes florentinos e genoveses. Estes ltimos, muitas vezes, terminavam funcionando como verdadeiros armadores e, portanto, como os reais proprietrios de muitas das embarcaes portuguesas. Neste tocante, necessrio lembrar que os italianos participaram da expanso martima europia, principalmente atravs de seu capital. O apoio italiano as navegaes portuguesas veio somente depois que uma galera genovesa que partiu em 1291 em busca de uma rota martima para a ndia nunca mais foi vista. Por disporem os portugueses de embarcaes e tcnicas martimas mais apropriadas os genevoses termiram financiando suas viagens.

A burguesia e a nobreza no contexto das navegaes. Pelo prprio contexto histrico, o personagem Antnio representa o pr-burgus ligado ao financiamento das navegaes portuguesas e espanholas.

Atravs deste personagem, Shakespeare consegue transmitir toda a incerteza do investimento neste tipo de empreendimento. Era uma poca em que toda e qualquer embarcao estava sujeita a encalhar ou naufragar, levando seu proprietrio ou financiador de opulento a reduzido a nada num instante.

interessante salientar que entre 1497 e 1653 o ndice de naufrgios das navegaes portuguesas foi da ordem de 19,08%. J no caso do personagem Bassnio, apesar de no ser expresso claramente pelo autor, tudo leva a crer que seja um tpico representante da decadente nobreza europia. Pelo seu prprio estilo de vida repleto de fausto excessivo, atravs do qual dissipou sua fortuna, e mesmo por sua preocupao em saudar suas dividas com honra, somos levados a pensar que seja um nobre empobrecido e dependente dos emprstimos de seu amigo, o mercador Antnio. Alm disto, sua pretenso em conquistar o amor de Prcia, rica herdeira de uma nobre famlia, cujos outros pretendentes so descritos como pertencentes nobreza, conduz a concluir que Bassncio esta enquadrado na mesma condio. Isto tambm, a medida os que casamentos dentro da nobreza eram sempre realizados entre iguais.

Atravs dos outros pretendentes de Prcia, Shakespeare termina descrevendo os principais caracteres da nobreza da poca. Segundo o autor a decadente nobreza deste perodo constituda por homens que s sabiam falar de cavalos ou de filosofia lacrimosa, estando sempre metidos em brigas entre si.

Shakespeare descreve ainda um jovem pretendente alemo de Prcia, sobrinho do Duque da Saxnia, como repugnante pela manh, quando est sbrio, e mais repugnante ainda, quando est embriagado pelas horas da tarde. Ao mesmo tempo em que Shakespeare retrata com maestria a nobreza decadente, quase to bem como fez Cervantes em seu D. Quixote. Porm, devemos notar que Cervantes possua em seu texto idias cruzadisticas que no existem no texto de Shakespeare.

Os judeus e o anti-semitismo europeu. Em O mercador de Veneza, outro componente essencial a questo do papel dos judeus dentro da sociedade da poca. Atravs do personagem Shylock, Shakespeare retrata um rico judeu que vive da usura, ou seja, emprstimo a juros.

Papel realmente desempenhado, sobretudo no sculo XV e XVI, em sua maior parte, pelos judeus, uma vez que a usura era condenada pela Igreja Crist. Shylock descrito como um infiel co assassino e at mesmo como o prprio diabo encarnado, por diversas vezes a caracterstica peculiar a religio judaica de no consumir carne de porco ridulalizada. Por fim o personagem termina se dando mal, perdendo, alm do dinheiro emprestado a Antnio, metade de seus bens e sua prpria filha.

Deste modo, Shakespeare termina retratando a questo da hostilidade europia ao judasmo de forma extremamente realista.

O que de modo algum, dentro do contexto da poca, caracteriza preconceito racial, mas sim um anti-semitismo vinculado a esfera religiosa. O nico momento em que Shylock descrito como um amvel judeu, quando se afirma que de to amvel h de acabar por virar cristo, pois est se tornando bom. exatamente o momento em que o judeu acaba concordando em fazer um emprstimo a Antnio, mostrando de forma realista que o papel do judeu usurrio foi imprensendivel ao desenvolvimento do mercantilismo.

No tocante ao dio nutrido pelos cristos contra os judeus, interessante lembrar que antes do sculo XV, o preconceito no estava relacionado, especificamente, ao antagonismo de raas. A averso entre os grupos estava presa s divergncias religiosas entre cristos e infiis. As grandes descobertas e a colonizao de novas terras, graas aos interesses das grandes potncias colonizadoras, encobriu o antagonismo religioso, substitudo por justificativas raciais.

Mulheres e miscigenao. As judias, representadas no caso pela personagem Jessica, filha do judeu Shylock, so descritas como encantadoras pags e deliciosas judias.

Uma afirmao em concordncia de acordo com a real atrao exercida pela beleza extica das judias e mouras. O que faria com que, principalmente em Portugal, houvesse uma certa miscigenao neste sentido. Esta atrao e miscigenao esta comprovada pelo conto popular portugus da Moura Encantada. Uma mulher de origem muulmana que seduzia os cristos atravs de sua beleza sem igual.

Concluindo. Segundo alguns comentadores, O mercador de Veneza de Shakespeare, seria inspirado em um conto de Ser Giovanni Fiorentino, publicado em 1558.

Segundo outros seria apenas uma mera cpia do mesmo. Cpia ou obra original, de fato devemos reconhecer que somente Shakespeare seria capaz de transpor a realidade histrica da poca retratada para uma de suas comdias. Tenha ele existido ou no, o mrito principal do texto, do ponto de vista de um historiador, consiste justamente em retratar o contexto da entrada da Europa na Idade Moderna

You might also like