You are on page 1of 8

PROCESSO SELE T IVO

2009
>> DIA

03/05

- DURAO:

3 HORAS

<<

INSTRUES
1 S abra o caderno de prova quando autorizado. Ao fazlo, verifique se contm 10 questes de Lngua Portuguesa, 08 questes de Matemtica e 12 questes de Conhecimentos Gerais (Histria e Geografia). Se houver alguma falha, chame o fiscal para providenciar a troca da prova;

6 No

amasse nem dobre seu carto-resposta original. Tome bastante cuidado na marcao e manuseio, pois no haver substituio do carto-resposta.

7 Ao marcar o carto resposta, preencha completamente cada


quadrcula correspondente opo escolhida, utilizando caneta esferogrfica de cor azul ou preta. No use marcas como X, trao e etc. A coordenao no se responsabiliza por problemas de leitura decorrente de marcao indevida. Observe o exemplo abaixo, onde foram marcadas as opes A, B, E e C, respectivamente, nas questes 01, 02, 03 e 04.

2 A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitido perguntas aos fiscais; as folhas de prova.

3 Use os espaos em branco para rascunho. No destaque 4 O


uso de qualquer recurso no permitido acarretar a imediata anulao da prova e a eliminao do candidato seleo. de inscrio corresponde ao seu (impresso no carto de confirmao de inscrio) e assine-o. Caso o numero impresso no carto no seja o seu, chame um fiscal para que ele tome a providncia adequada.

8 Terminada a prova, chame um fiscal e entregue-lhe o carto-resposta. A no devoluo do carto-resposta implicar na sua desclassificao.

5 Ao receber o carto-resposta, verifique se o nmero

9 O candidato s poder levar seu caderno de prova aps


decorrido o intervalo de tempo de 1h e 30 min, contado a partir do incio da prova.

MATRIAS
 Matemtica

QUESTES
01 a 10 11 a 18 19 a 30

EXEMPLO (GABARITO PREENCHIDO)


1 2 3 4 A A A A B B B B C C C C D D D D E E E E

 Lngua Portuguesa  Conhecimentos Gerais

realizao

Processo Seletivo PUPT 2009

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA


Texto 1, para as questes 1 a 3
Tudo no mundo comeou com um sim. Uma molcula disse sim a outra molcula e nasceu a vida. Mas antes da pr-histria havia a pr-histria da pr-histria e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. No sei o que, mas sei que o universo jamais comeou. Que ningum se engane, s consigo a simplicidade atravs de muito trabalho. Enquanto eu tiver perguntas e no houver resposta continuarei a escrever. Como comear pelo incio, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pr-pr-histria j havia os monstros apocalpticos? Se esta histria no existe, passar a existir. Pensar um ato. Sentir um fato. Os dois juntos sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus o mundo. A verdade sempre um contato interior e inexplicvel.
(Clarice Lispector. A Hora da Estrela)

QUESTO 01 O trecho acima constri-se, tambm, por meio de contrastes de idias ou palavras (respectivamente, paradoxos e antteses). No se pode tomar, no entanto, como exemplo disso o seguinte par: a) No sei o que e mas sei que b) Sempre houve e jamais comeou c) simplicidade e muito trabalho d) nada e sim e) incio e antes de acontecer QUESTO 02 Chama-se metalinguagem o recurso que, em uma de suas acepes, consiste em a linguagem falar da linguagem. Do texto 1, retira-se como exemplo de metalinguagem a frase: a) Tudo no mundo comeou com um sim. b) (...) antes da pr-histria havia a pr-histria da pr-histria (...). c) Enquanto eu tiver perguntas e no houver resposta continuarei a escrever. d) Pensar um ato. e) Os dois juntos sou eu que escrevo o que estou escrevendo. QUESTO 03 Pode-se considerar como sujeito de uma orao o termo que conjuga o verbo que a forma. Sendo assim, no h sujeito para o verbo destacado em: a) (...) e nasceu a vida. b) (...) mas sei que o universo jamais comeou. c) Se antes da pr-pr-histria j havia os monstros apocalpticos? d) Se esta histria no existe, passar a existir. e) Sentir um fato.

curiosa. Todo mundo convive com isso. Se ainda no chegou l, certamente tem um irmo ou um primo no meio do trajeto. Ou ento, cansa de ouvir um adulto sabicho repetindo mas aquele menino. Que idade difcil, meu Deus!. , meu amigo, a coisa no nada fcil. H algum tempo era super bacana sair mais cedo do colgio (sem uma dispensa oficial), e juntar a galera toda pra comer pizza na casa de um ou outro. Ou andar em bando no shopping center, sem pais ou irmo mais velho, provando da to sonhada tal liberdade. Ento, bastam dois, no mximo trs anos mais tarde, pra voc descobrir que a vida no era to supimpa assim. s ter a responsabilidade de bancar a conta telefnica pra descobrir que muito mais lucrativo atravessar a rua e bater aquele papo pessoalmente do que passar horas falando ao telefone. Tem tambm aquela cala ou aquele tnis da grife no sei das quantas. Pensando bem, nem so to legais assim. Sei, tem muita me lendo isso aqui e no se cabendo em si com o fatdico Eu no disse!. T bom, engraado. Mas vocs, mes, devem entender que isso tudo uma questo de fase. E, como bem de conhecimento de todas, as fases passam e ficam as experincias. Sim, sim, e as experincias se vivenciam. No tem como pegar emprestado, sacaram? Se voc a est num momento complicado com a sua menina ou o seu moleque, d tempo ao tempo porque as pessoas crescem e amadurecem (costuma acontecer com a maioria, pode acreditar). Nada como um futuro prspero.
Juliana Marciano. Disponvel em: <http://proseando.blogspot.com/2004/06/fases-analisar-asfases-do-crescimento.html> Acesso em 21 mar 2009.

QUESTO 04 O texto Fases foi retirado de um blog na Internet. Os blogs so uma espcie moderna de dirio, que podem ter um ou mais autores, e que no tm a mesma intimidade e particularidade dos velhos dirios em forma de cadernos. No entanto, em ambos os meios (tanto no papel como na tela do computador), esses textos preservam, sobretudo, a possibilidade de uma linguagem informal, que se representa nos seguintes trechos, exceto: a) , meu amigo, a coisa no nada fcil. b) (...) d tempo ao tempo porque as pessoas crescem e amadurecem (...). c) (...) No tem como pegar emprestado (...). d) (...) muito mais lucrativo atravessar a rua e bater aquele papo pessoalmente (...). e) Tem tambm aquela cala ou aquele tnis da grife no sei das quantas. QUESTO 05 Sobre o texto 2, so feitas as seguintes proposies:

I. possvel no observar o crescimento de algum. II. H comportamentos que so prazerosos enquanto as pessoas so mais novas e que se tornam ruins quando se envelhece. III. s mes, cabe evitar que os filhos passem por certas experincias, para cresam sem alguns sofrimentos. IV. Em geral, envelhecer traz maturidade. Atribuindo V, para as afirmaes verdadeiras, e F, s falsas, temos a seguinte seqncia:
a) F V F V b) F V V F c) V F F V d) V V F F e) F F V V QUESTO 06

Texto 2, para as questes de 4 a 6.

Fases
Analisar as fases do crescimento humano uma tarefa bastante 2

Processo Seletivo PUPT 2009

A variao de grau de um adjetivo serve para realar uma caracterstica de um ser ou coisa. Mas, nessa flexo, tambm se podem agregar valores pejorativos ou apreciativos. Houve flexo de grau acrescida de algum juzo de valor no adjetivo: a) super bacana b) adulto sabicho c) que idade difcil d) to sonhada e) to legais

a) desvario por loucura b) pendeu por inclinou c) ruflaram por agitaram d) subiu por elevou-se e) queria por desejava QUESTO 09 Das palavras a seguir, a que no forma uma locuo adverbial de lugar : a) torre (verso 2) b) mar (verso 4) c) sonho (verso 5) d) luar (verso 6) e) cu (verso 20) QUESTO 10 Em cada opo abaixo, feito um comentrio sobre a pontuao usada no poema. O nico comentrio que se considerado correto : a) Quando Ismlia enlouqueceu,/ Ps-se na torre a sonhar...: a vrgula separa o sujeito do verbo. b) Viu uma lua no cu,/ Viu outra lua no mar.: o ponto indica a interrupo de uma idia. c) Queria subir ao cu,/ Queria descer ao mar...: usou-se vrgula para separar oraes que no so complementares. d) E como um anjo pendeu /As asas para voar...: as reticncias sugerem hesitao da personagem. e) As asas que Deus lhe deu/ Ruflaram de par em par...: a falta de vrgula entre os dois versos justifica-se pelo fato de a vrgula no poder separar o sujeito de seu verbo.

Texto para as questes 7 a 10.

Ismlia
5 Quando Ismlia enlouqueceu, Ps-se na torre a sonhar... Viu uma lua no cu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao cu, Queria descer ao mar...

10 E, no desvario seu, Na torre ps-se a cantar... Estava perto do cu, Estava longe do mar... E como um anjo pendeu 15 As asas para voar... Queria a lua do cu, Queria a lua do mar... As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par... 20 Sua alma subiu ao cu, Seu corpo desceu ao mar...
GUIMARAENS, Alphonsus de. Ismlia. In: ___. Os cem melhores poemas brasileiros do sculo.

matemtica
questo 11 Se x = 3 200 000 e y = 0,00002 , ento xy vale: a)0,6 b)6,4 c)64 d)640 e)6400 questo 12 Apenas uma das sentenas abaixo est correta sobre um certo nmero real. Assinale-a: a) O nmero natural b) O nmero inteiro c) O nmero racional d) O nmero par e) O nmero primo

QUESTO 07 Diante da leitura do poema, podem-se combinar conceitos a imagens. Essa combinao indevida em: a) Conceito: instabilidade do ser humano. Imagem: Quando Ismlia enlouqueceu. b) Conceito: confuso entre o real e a fantasia. Imagem: No sonho em que se perdeu. c) Conceito: sentimento de estar mais alto que os outros. Imagem: Na torre ps-se a cantar.... d) Conceito: indeciso resultante da confuso. Imagem: Queria a lua do cu/ Queria a lua do mar. e) Conceito: triunfo de uma vida. Imagem: Sua alma subiu ao cu. QUESTO 08 A substituio da palavra destaca por outra no possvel em:

Processo Seletivo PUPT 2009

questo 13 Sendo , o valor f(2) + 1 igual a :

a) 2/3 b) 3/2 c) 2 d) 3 e) 4 questo 14 de um nmero somados a igual a desse nmero. Indi-

tiva da Terra. b) um fenmeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente. c) traz para a atmosfera materiais nos estados lquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra. d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a presso interna, permitindo a ascenso de novos materiais e mudanas em seus estados fsicos. e) o processo responsvel pelo movimento das placas tectnicas, causando seu rompimento e o lanamento de materiais fluidos. questo 20 O processo de urbanizao no Brasil, extremamente rpido e desigual, trouxe grandes comprometimentos, por vezes at calamitosos, qualidade ambiental das cidades brasileiras. Sobre a problemtica ambiental urbana, correto afirmar que: a) a escassez qualitativa da gua, decorrente do aumento da populao de baixa renda, o principal problema relacionado ao processo de abastecimento das cidades. b) a precria gesto dos resduos slidos implica na acumulao de lixo nas ruas, praas e jardins dos bairros habitados pelas populaes de alta renda das grandes cidades. c) a construo de obras de infra-estrutura que vm sendo implantadas nas cidades brasileiras, como o aterro da Praia de Iracema em Fortaleza, objetiva a melhoria da qualidade ambiental. d) as emisses provenientes dos meios de transportes so as principais causadoras da poluio do ar, portanto, nas cidades mdias brasileiras que este tipo de poluio mais e) a falta de tratamento dos esgotos sanitrios, nas cidades, em parte lanados in natura no solo, vem causando danos irreparveis s reservas de guapotvel, comprometendo usos mltiplos da gua. acentuado. questo 21 A adoo de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em funo da anunciada crise energtica. Entre as implicaes mais graves que este modelo de gerao de energia cria, est a) o aumento do poder militar do Brasil, que ganhar um posto no Conselho de Segurana da ONU. b) o lixo atmico, cuja atividade prolonga-se por geraes. c) a ameaa de exploso por ambientalistas radicais. d) a obrigao do pas de no produzir armas nucleares, que mantm o status quo nuclear mundial. e) o risco de acidentes fatais, dado o vazamento freqente de material radioativo. questo 22
A crise econmica que se abateu sobre o mundo est levando muitos brasileiros que foram morar e trabalhar no estrangeiro a voltarem ao pas. Em um cenrio externo que j vinha sendo pouco receptivo migrao com a tendncia anti-migratria na Europa , juntase agora a desacelarao econmica, alm do fato de que a moeda estrangeira no estar mais to favorvel quanto foi no passado, o que significa que o ganho l fora e a poupana que o emigrante consegue fazer j no so mais to significativos.
Correio Brasiliense, 14/12/2008, p. 29

que a opo que apresenta esse nmero. a) 0 b) 1 c) d) e) questo 15 O valor mximo da funo y = - x2 + 5x 6 : a) b) c) d) e) questo 16 O logaritmo de 625 na base a) 4 b) - 2 c) 0 d) 2 e) 4 :

conhecimentos gerais
questo 19 O vulcanismo um dos processos da dinmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros histricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcnicas trazem novos materiais para locais prximos superfcie terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo a) um dos poucos processos de liberao de energia interna que continuar ocorrendo indefinidamente na histria evolu4

Considerando o texto acima apenas como referncia ini-

Processo Seletivo PUPT 2009

cial, assinale a opo incorreta a respeito da atual crise econmica mundial. a) H consenso entre economistas e especialistas de que a crise financeira global tem impacto de mesma proporo nas economias dos pases desenvolvidos e nos pases emergentes. b) Iniciada no campo financeiro, a crise alastrou-se para a chamada economia real. c) A desregulamentao excessiva do capital foi uma das causas relevantes para a crise econmica mundial. d) O crescimento modesto e(ou) mesmo a recesso so fatos que j se notam nas economias desenvolvidas. e) A crise mundial vem elevando as taxas de desemprego mesmo em pases desenvolvidos. questo 23 As figuras A e B apresentam formas de produo em espaos e tempos distintos no territrio brasileiro.

do trabalho. Figura B: pequena propriedade monocultura desmatamento em grandes propores da Mata Atlntica. d) Figura A: grande propriedade adoo do conhecimento tcnico-cientfico no sistema produtivo emprego de mode-obra pouco numerosa e qualificada. Figura B: grande propriedade trabalho escravo produtividade ligada superexplorao da mo-de-obra e expanso da rea de produo. e) Figura A: pequena propriedade monocultura contaminao dos rios e lenis freticos. Figura B: grande propriedade predomnio de relaes escravocratas desaparecimento da floresta de araucria. questo 24 A esperana de vida ao nascer, o Produto Interno Bruto e o nvel de instruo da populao so trs indicadores socio-econmicos utilizados para o clculo: a) do Produto Nacional Bruto. b) do ndice de Desenvolvimento Humano. c) da Renda per Capita. d) do ndice de Globalizao. e) do Crescimento Vegetativo Populacional. questo 25 (PUPT 2009) A Idade Moderna foi a transio do sistema feudal moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo poltico, pela expanso do comrcio e da explorao colonial, alm da intolerncia religiosa e poltica. Sobre esse perodo, a intolerncia religiosa e suas conseqncias , podemos afirmar: a igreja aceitou de forma pacfica a expanso do protestantismo pela Europa. b) Na Idade Moderna, o regime absolutista primou pelo respeito diferena e pela liberdade de culto e de pensamento. c) A Expanso Martima e Comercial desse contexto foi importante para a Igreja Catlica buscar novos fiis pelo Novo Mundo. d) A Reforma Protestante no teve o xito esperado nas palavras e teses de Lutero. e) A Idade Moderna manteve as mesmas estruturas medievais de produo. questo 26 (PUPT 2009) At o advento da Revoluo de 1930, o pas pouco se modernizara e a excluso poltica, social e econmica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente comea a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indstria de base, a vida urbana comea a expandir-se e conquistas sociais como a legislao trabalhista so obtidas. Sobre a Era Vargas , podemos afirmar: a) A Revoluo de 1930 ps fim Repblica Velha e iniciou tal processo. b) foi considerada marco decisivo para o processo de militarizao do pas. c) A Revoluo de 1930 no Brasil marcou a participao popular na histria do pas. d) Implantou em todo contexto um regime autoritrio e opressivo.
5

A opo que descreve corretamente a estrutura socioespacial relacionada s figuras : a) Figura A: pequena propriedade elevada produtividade em decorrncia da expanso da fronteira agrcola policultura. Figura B: grande propriedade monocultura trabalho escravo. b) Figura A: grande propriedade relaes de trabalho servis produtividade elevada devido aplicao do conhecimento tcnico-cientfico na produo. Figura B: grande propriedade monocultura trabalho escravo. c) Figura A: grande propriedade monocultura produtividade relacionada incorporao de terras e superexplorao

Processo Seletivo PUPT 2009

e) Manteve as mesmas bases desde a proclamao da Repblica Oligrquica. questo 27 (PUPT 2009) A partir de 1945, o Brasil viveu uma experincia democrtica, ainda que limitada. As crises polticas se sucediam e o regime entrou em colapso em 1964, quando um golpe de estado derrubou o presidente Joo Goulart. Foram cerca de duas dcadas de regime militar, cujo autoritarismo teve no Ato Institucional n. 5 (AI 5) sua expresso mxima. Esgotado, o regime sai de cena em 1985, com o retorno do poder civil, simbolizado na eleio indireta de Tancredo Neves. Comeava nova experincia democrtica, agora bem mais ampliada e assentada nos princpios do respeito amplo cidadania e participao poltica mais incisiva da sociedade, realidade que a Constituio de 1988 sintetiza e traduz. Sobre esse contexto e tambm em relao ao Brasil atual, marque a alternativa INCORRETA: a) Alvo de impeachment, Collor foi o primeiro presidente eleito de forma direta depois do Regime Militar, sendo afastado da presidncia da Repblica e substitudo pelo vice Itamar Franco. b) A Constituio de 1988 o marco jurdico-poltico da nova fase democrtica vivida pelo Brasil aps o regime autoritrio institudo pelo golpe militar de 1964. c) O suicdio do presidente Vargas, a renncia de Jnio Quadros e a deposio de Goulart integram o quadro de crise vivido pelo Brasil entre 1945 e 1964. d) A edio do AI 5 foi a tentativa dos militares de assegurar a abertura democrtica ao regime poltico que eles comandavam. e) O Real foi um plano de estabilizao econmica que o Brasil conheceu nos ltimos anos. questo 28 (PUPT- 2009) A Revoluo Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regies do planeta. Sobre a Revoluo Industrial e suas conseqncias ,marque a alternativa INCORRETA: a) As atividades comerciais tornaram se mais dinmicas e moldaram o sistema capitalista vigente. b) A economia contempornea faz uso intensivo do conhecimento cientfico e o aplica em inovaes tecnolgicas. c) Sob o ponto de vista econmico, a Revoluo Industrial inaugura a histria contempornea. d) A marcha da globalizao foi tambm uma das conseqncias desse momento histrico. e) A Revoluo Industrial teve como destaques em sua primeira fase o setor automobilstico e o naval. questo 29 (PUPT 2009) A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, s disputas entre potncias imperialistas. A crise econmica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depresso dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes polticos totalitrios e foi decisiva para a Segunda Guerra. Tendo essas informaes como referncia inicial e conside6

rando aspectos marcantes da histria mundial, julgue os itens seguintes e marque o que se pede.

I - Disputas por mercados e por colnias foram importantes fatores para a ecloso da Grande Guerra de 1914. II - O fascismo e o nazismo foram exemplos de regimes abertos e democrticos que o sculo XX conheceu. III - A crise atual que o mundo est vivendo fez com que muitos relembrassem a Grande Depresso dos anos 1930. IV - A Segunda Guerra consolidou o poder mundial da Europa sobre o mundo. V Na Primeira Grande Guerra foi importante a atuao das foras da Aliana e tambm da Entente nos conflitos das trincheiras. A quantidade de itens corretos:
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

Processo Seletivo PUPT 2009

O pblico faz a diferena!

REALIZAO

PARCEIRO

You might also like