You are on page 1of 7

Projeto de Iniciao Cientfica Ttulo do projeto de pesquisa

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovao para a participar do Programa de Iniciao Cientfica.

Titulao e Nome do Professor Orientador

Cidade Ano

Resumo do Projeto
Breve relato do projeto introduzindo o assunto, seus objetivos, materiais e mtodos e os resultados esperados. Palavras-chave - at cinco palavras que indicam a rea de pesquisa do projeto.

Introduo
Texto adequado e claro, contendo as informaes preliminares para o

entendimento do problema e da motivao para o desenvolvimento da pesquisa. No deve ser muito extensa, mas principalmente no deve ser muito curta (um pargrafo, por exemplo). A introduo usada para situar o leitor no contexto da pesquisa, indicar sua contribuio cientfica e sua relevncia. A formatao adotada assim como a distribuio de tpicos e pginas do projeto de pesquisa deve seguir a regulamentao da Associao Brasileira de Norma e Tcnicas (ABNT). Outra caracterstica importante a ser observada, o fato de que uma pesquisa cientfica deve sempre ser descrita de forma impessoal, ou seja, o texto deve ser dissertativo e escrito na 3. pessoa do singular.

Objetivos
Aps o relato sobre a rea da pesquisa a ser realizada, deve-se mostrar Para os objetivos gerais deve-se usar verbos abrangentes como: analisar,

claramente quais so os objetivos gerais e especficos da pesquisa.

investigar, estudar. E, deve-se ter cuidado ao usar verbos como: demonstrar, provar, comprovar, pois so aes muito fortes e que s devem ser indicadas se houver certeza de conseguir alcanar tais aes. Deve-se observar que os objetivos especficos so aquelas aes menores que possibilitaro alcanar os objetivos gerais da pesquisa, logo os verbos mais adequados so os que tm carter operacional: medir, verificar, identificar, entre outros. Os objetivos precisam ser claros e contextualizados para justificar a relevncia da pesquisa (utilizem a reviso de literatura para isso).

Justificativa
Neste item ser descrita a importncia da pesquisa, justificando-a com a

reviso de literatura, pois indicar que h outros pesquisadores que se interessam pela rea. Informe tambm porque relevante desenvolv-la, qual a contribuio que trar. So duas possibilidades: ainda h questes a serem exploradas ou j foi extensivamente pesquisada. Caso existam poucos trabalhos correlatos: ou o tema muito novo e h necessidade de pesquisa ou no vivel. Indicar qual a razo que justifica a pesquisa.

Viabilidade
Nesta seo deve-se indicar porque a proposta de pesquisa vivel, tanto em

termos de materiais quanto na realizao da pesquisa propriamente dita. Isto , devem-se deixar claro quais so as possibilidades existentes em realizar a pesquisa. importante Indicar as formas de apoio asseguradas por sua

Faculdade/Unidade para o desenvolvimento da pesquisa proposta neste projeto. Relatar os recursos materiais necessrios para o desenvolvimento do projeto e a concordncia da instituio em que a pesquisa ser realizada - quando ocorrer em outro lugar. Neste contexto, entende-se que h a necessidade de explicar porque vivel alcanar os objetivos propostos ( importante fazer uma ligao dos objetivos com o cronograma indicado), se h material, apoio, recursos humanos entre outros, para o seu desenvolvimento. Caso existam situaes que possam impedir a realizao da pesquisa, deve-se colocar quais as alternativas possveis para continuar seu desenvolvimento e porque ela continuar relevante.

Metodologia para o desenvolvimento

do projeto

Esta seo dever conter, em primeiro lugar, todas as condies necessrias para a realizao do trabalho e uma descrio detalhada de como ser realizado. Uma metodologia adequada indica com a maior preciso possvel quais sero os passos necessrios para a realizao da pesquisa. Quais as tcnicas, mtodos, dados, materiais, entre outros, sero utilizados para seu desenvolvimento, indicando o porqu das escolhas sempre que possvel. Na descrio do mtodo e do material utilizados e necessrios ao desenvolvimento da pesquisa, deve-se argumentar com intuito de mostrar que a metodologia proposta a adequada ao projeto proposto.

Critrios de Incluso e Excluso - Se houver envolvimento de seres humanos os Critrios de Incluso e Excluso dos indivduos na pesquisa proposta, devero ser apresentados: quem poder participar ou no da pesquisa, populao alvo. Considerar aspectos como sexo, idade, nvel scio-econmico-cultural e outros.

Aspectos ticos do Projeto - Breve descrio dos itens indicados. Anlise crtica dos riscos e benefcios aos sujeitos da pesquisa - relatar se existe algum risco para os usurios que sero envolvidos na pesquisa e quais os benefcios de sua participao. Responsabilidade do pesquisador, da instituio e do patrocinador descrever que cabe ao pesquisador, instituio e ao patrocinador (se houver) para que a pesquisa seja desenvolvida. Critrios para suspender ou encerrar o projeto - indicar se existe ou no algum fator de risco aos usurios que determine a suspenso ou encerramento da pesquisa, ou outros fatores que possam determinar que levem a esta situao. Local onde sero realizadas as diversas etapas da pesquisa - descrever cada fase da pesquisa e onde ocorrer.

Cronograma
O cronograma do projeto de pesquisa deve listar as principais etapas para a

sua realizao, distribuindo-as ao longo do perodo que durar a pesquisa.

Lembre-se que o projeto PIC tem durao de fevereiro a dezembro. No esquea de inserir no cronograma as datas de entrega do artigo parcial e do artigo final, assim como as datas dos eventos cientficos pretendidos. de extrema importncia dimensionar corretamente as fases da pesquisa para ter certeza de sua concluso. Segue um modelo de cronograma. 1. Etapa Reviso de Literatura 2. Etapa 3. Etapa 4. Etapa Outras Etapas A tabela a seguir resume as atividades programadas para serem realizadas durante o programa de pesquisa apresentado. FEV MAR ABR 1. Etapa 2. Etapa 3. Etapa 4. Etapa MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Legenda:

Entrega do artigo parcial

Preparao para participao no Conic

Entrega do artigo final - concurso interno

Oramento Detalhado e Remunerao


O oramento deve indicar quais os gastos existentes com a pesquisa, seja com

do Pesquisador
recursos humanos, seja com os materiais necessrios para desenvolv-la. Essas informaes so necessrias para verificar a viabilidade oramentria da pesquisa. Descrever ainda se os recursos necessrios ao desenvolvimento viro da instituio, como: materiais ou bolsas de apoio. Se no houver tais recursos, declarar a voluntariedade do pesquisador.

Resultados Esperados
Nesta seo, espera-se que o autor indique o que espera alcanar com a

pesquisa proposta. Qual ser a finalidade da pesquisa, suas possveis aplicaes, sua contribuio e relevncia. Descrever o que retornar o desenvolvimento da pesquisa proposta seja em produto, prottipo, conhecimentos novos, consolidao da formao do aluno pesquisador ou outros. Deixar clara a aplicabilidade da pesquisa. APENAS PARA PROJETOS EM EXTENSO COMUNITRIA - Indicar quais sero os resultados sociais esperados com a pesquisa a ser desenvolvida, para a comunidade na qual o Programa de Extenso Comunitria aplicado. - Indicar quais sero mtodos usados para medir os resultados da ao comunitria desenvolvida pela pesquisa e como os impactos sociais sero medidos.Descrever como e quando ser possvel realizar essas medidas.

Referncias
Todas as referncias precisam ser indicadas segundo as normas da ABNT. Devem ser atuais. No usar referncias ultrapassadas

DHIEL, Antonio e TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas: mtodos e tcnicas. So Paulo: Prentice Hall, 2004.

EXEMPLOS DE COMO CONSTRUIR REFERNCIAS

Deve-se lembrar que uma referncia listada deve ser citada no texto e que toda citao de referncia no texto deve ser listada neste item. No momento de organizar a seo sobre as referncias, elas devem ser colocadas em ordem alfabtica e no separadas por tipo de obra, como foi realizado nos exemplos que seguem. Essa estratgia foi utilizada para facilitar ao leitor o acesso direto ao exemplo desejado.

Peridicos: OSMAN, I. H. Heuristics for the Generalized Assignment Problem: Simulated Annealing and Tabu Search Approaches. OR Spektrum, v. 17, p. 211-225, 1995. Livros parcialmente utilizado (observe que na seo referncia bibliogfica o livro de Dhiel e Tatim (2004) foi referenciado no todo no indica as pginas consultadas como no caso a seguir): MICHALEVICZ, Z. Genetic Algorithms + Data Structures = Evolution Programs. EUA: Springer-Verlag, 1992, pp.13-53.

Artigo obtido via internet: ANTUNES, Joo Francisco Gonalves; OLIVEIRA, Stanley Robson de Medeiros. Ainfo: a experincia da Embrapa na disponibilizao e recuperao de informao. EMPRAPA. So Paulo (Campinas) v. 27, n.1, p.0-0, 2002. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S010019651998000100011&lng=es&nrm=iso >. Acesso em: 18 de abril de 2006. Artigo obtido via meio eletrnico CD-ROM:

CANAZAS, Sandro et al., modelo de sistema de reconocimiento de huellas digitales usando redes neuronales. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INICIACIN CIENTFICA EM COMPUTACIN, 2006, Arequipa Peru. CDROM.

You might also like