You are on page 1of 2

A sociedade do culto ao corpo perfeito

Intensificao do culto esttica ao longo dos sculos pode ter colaborado para a transformao do indivduo em objeto, dizem especialistas Produtos de beleza cada vez mais sofisticados, revistas que do dicas para manter a boa forma, clnicas de esttica e de cirurgia plstica, sales de cabeleireiros e academias de ginstica. Hoje o mundo est cercado por servios disposio de quem deseja cuidar da aparncia ou mold-la. A preocupao do homem com o corpo, no entanto, no recente. A origem do culto ao corpo remonta Antiguidade. Os gregos acreditavam, h cerca de 2.500 anos a.C., que a esttica e o fsico eram to importantes quanto o intelecto na busca pela perfeio pensamento traduzido na frase mens sana in corpore sano (mente saudvel em corpo so) e na prpria histria das Olimpadas. Aps a Era Clssica, na Idade Mdia, as questes estticas e o fsico ficaram relegados ao segundo plano. Durante essa poca, o corpo foi tratado pela sociedade de forma discreta, com todo o decoro exigido pelas crenas religiosas, e de acordo com as leis divinas. Apenas no sculo 18, nos anos que se seguiram s Revolues Francesa e Industrial, o corpo voltou a ter destaque no cotidiano do homem ocidental. De acordo com o psiclogo Fernando de Almeida Silveira, doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de So Paulo, com a queda da aristocracia europia, a burguesia foi se auto afirmando por meio de uma nova relao corpo-essncia. "Se os nobres tinham suas origens genealgicas como diferencial, a burguesia passou a desenvolver a noo de um corpo disciplinado, saudvel e longevo para se destacar tanto da aristocracia decadente quanto do proletariado promscuo e desregrado". Alm disso, a partir desse perodo, o corpo que tinha condies de fornecer uma maior produtividade passou a ser mais valorizado devido ascenso do Capitalismo Industrial. "Pouco tempo depois da primeira Revoluo Industrial, no fim do sculo 19, o mundo j assistiu ao chamado 'movimento ginstico europeu', que buscava 'construir' homens ideais para esse novo modelo de sistema, mais fortes e saudveis, por meio da difuso de mtodos de ginstica", ressalta o professor de Educao Fsica da Universidade Metodista de So Paulo, Wilson Alviano.

SCULO 21
Com a presso dos ideais de beleza impostos pela indstria da moda e alimentados pela mdia, a valorizao do corpo perfeito tornou-se uma obsesso global. Hoje cada vez mais pessoas buscam formas de transformar o fsico, em busca da perfeio de acordo com os

padres. Segundo Alviano, essa intensificao do culto esttica j traz danos notrios para a sociedade. "Doenas como anorexia, bulimia e vigorexia [transtorno caracterizado pela prtica de exerccios fsicos em excesso] tomaram um vulto assustador. Muitos colocam suas vidas em risco, consumindo remdios para emagrecer e anabolizantes ou at mesmo fazendo cirurgias desnecessrias." Para o psiclogo Fernando de Almeida Silveira, o maior prejuzo da valorizao exagerada da boa aparncia o fortalecimento da concepo de corpo-objeto. "As pessoas passaram a enxergar o corpo hoje como uma coisa moldvel, conforme certos padres estticos, fomentados por uma presso social de classe. Nesse sentido, o fsico, os sentidos e a alma so massificados por conta dessa ditadura de idealizao da beleza". Alviano completa: "Com essa transformao do corpo em coisa, o prprio indivduo se reduziu a um objeto, que s possui valor como ostentao dentro dos padres preestabelecidos".

You might also like