You are on page 1of 13

Exerccios de Ecologia Prof.

: Jander

1- Em uma floresta ocorrem trs espcies de rvores, igualmente bem sucedidas e numerosas. Essas rvores constituem: a) Trs populaes. b) Uma populao. c) Um ecossistema. d) Trs comunidades. e) Duas comunidades.

2- O diagrama a seguir contm caixas numeradas que representam conceitos de ecologia interligados por setas com legendas que indicam a relao entre eles. Assinale a alternativa que apresenta a associao correta da caixa numerada com o respectivo conceito.

a) (1) ecossistema; (2) comunidades; (3) populao biolgica; (4) bitopo; (5) biosfera. b) (1) ecossistema; (2) bitopos; (3) populao biolgica; (4) comunidade; (5) biosfera. c) (1) biosfera; (2) populaes biolgicas; (3) comunidade; (4) bitopo; (5) ecossistema. d) (1) biosfera; (2) bitopos; (3) populao biolgica; (4) comunidade; (5) ecossistema. e) (1) ecossistema; (2) populaes biolgicas; (3) bitopo; (4) comunidade; (5) biosfera.

3- Em um lago, esto presentes diversas espcies de animais, plantas, algas, protozorios, fungos e bactrias.

O conjunto desses seres vivos constitui a) uma cadeia alimentar. b) uma comunidade biolgica. c) um ecossistema. d) uma populao. e) uma sucesso ecolgica.

4- Em um ecossistema natural, cada espcie animal sobrevive nos espaos aos quais se adaptou para nascer, crescer e se movimentar. Assim, em uma floresta de Mata Atlntica, os tucanos preferem as copas das rvores e as capivaras a beira d'gua para sobreviver. Essa descrio refere-se a: a) habitat. b) nicho ecolgico. c) bitopo. d) bioma. e) ecossistema.

5- Considere o texto adiante.

"A cutia um roedor de hbitos noturnos muito comum nas matas brasileiras onde vive em tocas. Ao cair da noite, ela sai de sua toca procura de alimento que consiste em frutos e razes. Seus inimigos naturais so carnvoros de mdio porte."

A descrio como um todo refere-se a: a) habitat. b) nicho ecolgico. c) ecossistema. d) comunidade. e) populao.

6- H espcies de insetos cujos machos e fmeas vivem no mesmo esconderijo, porm, na hora de alimentar-se, a fmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta da seiva das plantas. Nessas circunstncias, podemos afirmar que: a) ambos ocupam nichos ecolgicos diferentes, porm tm o mesmo habitat. b) ambos ocupam o mesmo nicho ecolgico, porm com habitats diferentes. c) ambos ocupam o mesmo nicho ecolgico e o mesmo habitat. d) o macho consumidor de segunda ordem ou de qualquer outra ordem superior. e) a fmea sempre consumidora de primeira ordem.

7- As bactrias diferem quanto fonte primria de energia para seus processos metablicos. Por exemplo:

I. 'Chlorobium sp'. utiliza energia luminosa. II. 'Beggiatoa sp'. utiliza energia gerada pela oxidao de compostos inorgnicos. III. 'Mycobacterium sp'. utiliza energia gerada pela degradao de compostos orgnicos componentes do organismo hospedeiro.

Com base nessas informaes, indique a alternativa que relaciona corretamente essas bactrias com seu papel nas cadeias alimentares de que participam.

8- Numa determinada regio, vivia uma comunidade composta por uma populao de produtores, uma de consumidores primrios e por outra de consumidores secundrios que, dizimada por uma infeco, deixou de existir no local, a partir do tempo X. Observou-se que as outras populaes foram afetadas da maneira esperada. Assinale a alternativa que corresponde ao grfico que representa corretamente o efeito da extino dos consumidores secundrios sobre a dinmica das outras populaes.

9- Uma lagarta de mariposa absorve apenas metade das substncias orgnicas que ingere, sendo a outra metade eliminada na forma de fezes. Cerca de 2/3 do material absorvido utilizado como combustvel na respirao celular, enquanto o 1/3 restante convertido em matria orgnica da lagarta. Considerando que uma lagarta tenha ingerido uma quantidade de folhas com matria orgnica equivalente a 600 calorias, quanto dessa energia estar disponvel para um predador da lagarta? a) 100 calorias. b) 200 calorias. c) 300 calorias. d) 400 calorias. e) 600 calorias.

10- O esquema mostra as relaes trficas entre as espcies A, B, C e D de um ecossistema aqutico.

a) Identifique as espcies de decompositores, de herbvoros, de carnvoros e de produtores. b) Se a espcie representada pela letra C for totalmente dizimada, quais sero as conseqncias imediatas para as populaes A e D, respectivamente?

11- (Unicamp) No esquema a seguir, esto representados os nveis trficos (A - D) de uma cadeia alimentar.

a) Explique o que acontece com a energia transferida a partir do produtor em cada nvel trfico e o que representa o calor indicado no esquema. b) Explique o que "E" representa e qual a sua funo.

12- (Unifesp - 2009) Quando nos referimos a uma cadeia alimentar, correto afirmar que: a) A armazenagem de energia utiliza trifosfato de adenosina apenas nos consumidores e nos decompositores.

b) Na armazenagem de energia, utilizado o trifosfato de adenosina, tanto nos produtores quanto nos consumidores. c) As organelas celulares responsveis pela quebra da energia acumulada so diferentes entre produtores e consumidores. d) No nvel celular, um consumidor primrio utiliza energia de forma diferente de um consumidor secundrio. e) No interior da clula, a fonte de energia para decompositores de plantas diferente da fonte de energia para decompositores de animais.

13- Considere trs espcies de animais que vivem em uma comunidade, indicadas por 1, 2 e 3:

I. a espcie 1 presa de 3; II. a espcie 2 predadora de 1; III. a espcie 3 presa de 2.

Um pesquisa,dor constatou que a espcie 1 herbvora, o que permite concluir que, na cadeia alimentar em questo, a) 1 produtora. b) 2 consumidora secundria e terciria. c) 3 consumidora secundria e terciria. d) 1 e 2 so consumidoras primrias. e) 2 e 3 so consumidoras primrias.

14- (UFMG 2008) Analise este grfico, em que esto representados dados obtidos em um estudo sobre a cadeia alimentar presente em determinada rea:

Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que as curvas I, II e III representam, respectivamente, populaes de a) capim, gafanhotos e sapos. b) capim, sapos e gafanhotos. c) sapos, capim e gafanhotos. d) sapos, gafanhotos e capim.

15- Considere algumas relaes esquemticas entre populaes vivendo em uma mesma comunidade. Indique a alternativa que apresenta a seguinte situao: quanto maior for a densidade da populao indicada na origem da seta, maior ser a densidade da populao indicada no outro extremo.

a) I, II e III. b) I, II e V. c) II, III e IV.

d) II, III e V. e) III, IV e V.

16- A fim de estudar o funcionamento de uma comunidade bitica, um bilogo "construiu" uma comunidade simplificada composta por um representante de cada nvel trfico em um ambiente controlado, onde era permitida apenas a entrada de raios solares e de ar esterilizado. O grfico abaixo apresenta a biomassa de equilbrio atingida pelas populaes de trs espcies, uma planta (embaba) e dois animais (preguia e gato-do-mato), aps um longo perodo de observao neste ambiente controlado.

Com base no conhecimento sobre o fluxo de energia ao longo da cadeia alimentar, correto afirmar que as espcies 1, 2 e 3 representam, respectivamente, as populaes de a) embabas, preguias e gatos-do-mato. b) gatos-do-mato, embabas e preguias. c) gatos-do-mato, preguias e embabas. d) preguias, gatos-do-mato e embabas. e) preguias, embabas e gatos-do-mato.

17- Considere o diagrama a seguir que representa as relaes de produtores (P), consumidores de primeira ordem (C1,C2,C3), consumidores de segunda ordem (SC1,SC2) e consumidores de terceira ordem (TC) em uma comunidade biolgica.

Suponha que, em determinada poca do ano, muitos consumidores de terceira ordem (TC) imigram para a regio. Qual das alternativas representa o que ocorre com os elementos da comunidade, logo aps a imigrao? a) C1, C2 e C3 aumentam, SC1 e SC2 diminuem. b) C1, C3, SC1 e SC2 aumentam e C2 diminui. c) C1 e C3 aumentam e C2, SC1 e SC2 diminuem. d) C1, C2, C3 diminuem e SC1 e SC2 aumentam. e) C1, C3 e SC2 aumentam e C2 e SC1 diminuem.

18- (UFU) As Teias Alimentares representam a complexa rede de transferncia de matria e energia em um ecossistema.

Sobre a Teia Alimentar representada na figura, responda as seguintes questes.

a) Quantas Cadeias Alimentares esto representadas? Selecione uma cadeia alimentar que apresenta quatro nveis trficos e a esquematize. b) Um mesmo organismo pode ocupar diferentes nveis trficos? Justifique sua resposta. c) Qual o componente bitico que necessariamente deve estar presente em um ecossistema e, no entanto, no foi representado na Teia Alimentar ilustrada acima? Qual o papel desse componente bitico no ecossistema?

19- As figuras apresentam pirmides ecolgicas que expressam, graficamente, a estrutura dos nveis trficos de uma cadeia alimentar em termos de energia, biomassa ou nmero de indivduos. A base das pirmides representa os produtores, no primeiro nvel trfico.

Das quatro figuras apresentadas, pode-se dizer corretamente que a) as figuras 1 e 4 podem representar pirmides de energia. b) a figura 1 a nica que pode representar uma pirmide de biomassa. c) a figura 2 pode representar uma pirmide de biomassa na cadeia alimentar fitoplncton zooplncton. d) a figura 3 caracterstica de uma pirmide de nmeros na situao em que o produtor de grande porte, como na cadeia alimentar rvores macacos piolhos. e) a figura 4 pode representar uma pirmide de energia na cadeia alimentar capim ratos cobras.

20- Observe, inicialmente, as duas cadeias alimentares:

1. rvore preguias pulgas protozorios. 2. milho roedores cobras gavies.

Observe os modelos de pirmides a seguir:

correto afirmar, com relao s cadeias 1 e 2 e aos modelos de pirmides I e II, que a) a pirmide I pode representar tanto o nmero de indivduos como a quantidade de energia disponvel, em cada nvel trfico da cadeia 2. b) a pirmide II pode representar tanto o nmero de indivduos como a quantidade de energia disponvel, em cada nvel trfico da cadeia 1. c) a pirmide II pode representar a quantidade de energia disponvel em cada nvel trfico da cadeia 2. d) a pirmide I pode representar o nmero de indivduos em cada nvel trfico da cadeia 1. e) a pirmide I pode representar o nmero de indivduos da cadeia 2, e a pirmide II, a quantidade de energia disponvel em cada nvel trfico da cadeia 1.

21- O esquema a seguir representa uma cadeia, onde os indivduos esto relacionados pela transferncia de alimentos em perfeito equilbrio no ecossistema.

Assinale a opo que apresenta a seqncia que poderia representar essa cadeia. a) Vegetais - grilos - louva-a-deus - rs. b) rvore - pulges - joaninhas - aranhas. c) Capinzal - pres - pulgas - bactrias. d) Algas - crustceos - peixes menores - peixes maiores. e) Capim - boi - carrapatos - anus.

Gabarito:
1- A 2- C 3- B 4- A 5- B 6- A 7- E 8- A 9- A 10- a) No esquema apresentado, temos: decompositores - B; produtores - D; herbvoros - C e carnvoros - A.

b) Diminuio populacional de A e aumento de D.

11- a) A energia diminui nas passagens dos nveis trficos. O calor uma das formas de energia perdida no metabolismo.

b) So os decompositores (fungos e bactrias) que realizam a decomposio e, conseqentemente, a reciclagem da matria. 12- B

13- B 14- D 15- B 16- E 17- C 18- a) 9. Plantas Camundongos Cobra Gavio

b) Sim, dependendo da alimentao que o organismo ingere. Ex.: A cobra pode ser C ou C.

c) Decompositores, representados por fungos e bactrias. Eles realizam a decomposio e a reciclagem da matria.

19- C 20- A 21- C

You might also like