You are on page 1of 15

Quadro

I Diretrizes e aes da Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares para Plantas Medicinais e Fitoterapia no SUS. Ministrio da Sade, Braslia, 2011.

Diretriz PMF 01 - Elaborao da Relao Nacional de Plantas Medicinais e da Relao Nacional de Fitoterpicos.
Aes previstas na PNPIC PMF 01.1. Realizar diagnstico situacional das plantas medicinais e fitoterpicos utilizadas em programas estaduais, municipais e outros relacionados ao tema; PMF 01.2. Estabelecer critrios para incluso e excluso de plantas medicinais e fitoterpicos nas Relaes Nacionais, baseado nos conceitos de eficcia e segurana; PMF 01.3. Identificar as necessidades da maioria da populao, a partir de dados epidemiolgicos das doenas passveis de serem tratadas com plantas medicinais e fitoterpicos; PMF 01.4. Elaborar monografias padronizadas das plantas medicinais e fitoterpicos constantes nas Relaes. Aes realizadas PMF 01.1. Diagnstico situacional das plantas medicinais e fitoterpicos utilizadas em programas estaduais e municipais. Estado da arte PMF 01.1. Concludo em maio de 2005.

PMF 01.2/1.3. Instituio da Comisso Tcnica e Multidisciplinar de elaborao e atualizao da Relao Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos COMAFITO Portaria MS/GM 1.102 de 12/03/2010.

PMF 01.2/1.3. Em atividade. Prazo estipulado para consolidao da Relao Nacional de Fitoterpicos: maro de 2011.

PMF 01.4a. Instituio do Comit Tcnico Temtico (CTT) de Apoio Poltica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos, junto Farmacopia Brasileira, para elaborao/reviso de monografias de plantas medicinais, Formulrio Nacional Fitoterpico e do Memento Teraputico.

PMF 01.4a. Formulrio brasileiro fitoterpico publicao em maro de 2011. Monografias de plantas medicinais em PMF 01.4b. Aprovao de convnio com o Banco Mundial fase de reviso. (PROBIO II) para realizao de monografias de plantas PMF 01.4b. Contratao de tcnicos para medicinais de interesse ao SUS elaborao de monografias.

Diretriz PMF 02 - Provimento do acesso a plantas medicinais e fitoterpicos aos usurios do SUS.
Aes previstas na PNPIC Para tanto, devero ser adotadas medidas que possibilitem: PMF.02. tornar disponveis plantas medicinais e/ou fitoterpicos nas unidades de sade, de forma complementar, seja na estratgia de sade da famlia, seja no modelo tradicional ou nas unidades de mdia e alta complexidade, utilizando um ou mais dos seguintes produtos: planta medicinal in natura, planta medicinal seca (droga vegetal), fitoterpico manipulado e fitoterpico industrializado. PMF.02.1. Quando a opo for pelo fornecimento da planta medicinal in natura, devero ser observados os seguintes critrios: - fornecimento das espcies constantes na Relao Nacional de Plantas Medicinais; - fornecimento do memento referente s espcies utilizadas; - utilizao das espcies identificadas botanicamente, cuja produo tenha a garantia das boas prticas de cultivo orgnico, preservando a qualidade do ar, solo e gua; - implantao e manuteno de hortos oficiais de espcies medicinais e/ou estimulando hortas e hortos comunitrios reconhecidos junto a rgos pblicos, para o fornecimento das plantas. PMF.02.2. Quando a opo for pelo fornecimento da Aes realizadas PMF.02.a. Elaborao da Poltica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos (PNPMF), por Grupo de Trabalho Interministerial, a qual contempla diretrizes que vo alm das esferas do setor sade e engloba toda a cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterpicos. b. Elaborao do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos (PNPMF), por Grupo de Trabalho Interministerial, com o objetivo de implementar as diretrizes da Polticas Nacional c. Instituio no SUS da Farmcia Viva, a qual dever realizar todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulao e a dispensao de preparaes magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterpicos. Portaria GM/MS n 886, em 20/04/10 d. Criao dos Ncleos de Apoio Sade da Famlia NASF, com objetivo de ampliar as aes da ateno bsica, o qual contempla categorias profissionais de grande importncia para desenvolvimento das aes com fitoterapia. Institudos pela Portaria GM N 154 em 24/01/08, republicada em 04/03/08. PMF 02.1.a. Instituio da Comisso Tcnica e Multidisciplinar de elaborao e atualizao da Relao Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos Estado da arte PMF.02.a. Aprovada pelo Decreto Presidencial N. 5.813, em 22/06/06. Em fase de implantao. b. Aprovado pela Portaria Interministerial N 2960, de 09/12/2008. Em fase de implantao. c. Regulamento Tcnico para Boas Prticas de Processamento e Manipulao de Plantas Medicinais e Fitoterpicos em Farmcias Vivas, elaborado pela ANVISA e submetido Consulta Pblica sob o N 85/2010. Em fase de sistematizao das sugestes, avaliao e posterior publicao. d. Em implantao nos municpios brasileiros. PMF.02.1.a. Em andamento.Prazo estipulado

planta seca (droga vegetal), devero ser observados os seguintes critrios: - fornecimento das espcies constantes na Relao Nacional de Plantas Medicinais; - fornecimento do memento referente s espcies utilizadas; - utilizao das espcies identificadas botanicamente, cuja produo tenha a garantia das boas prticas de cultivo orgnico, preservando a qualidade do ar, solo e gua; - obteno da matria-prima vegetal, processada de acordo com as boas prticas, oriunda de hortos oficiais de espcies medicinais, cooperativas, associaes de produtores, extrativismo sustentvel ou outros, com alvar ou licena dos rgos competentes para tal; - oferta de local adequado para o armazenamento das drogas vegetais. PMF.02.3. Quando a opo for pelo fornecimento do fitoterpico manipulado, devero ser observados os seguintes critrios: - fornecimento do fitoterpico manipulado conforme memento associado Relao Nacional de Plantas Medicinais e legislao pertinente para atender as necessidades do SUS nesta rea; - utilizao de matria-prima vegetal, processada de acordo com as boas prticas, oriunda de hortos oficiais de espcies medicinais, cooperativas, associaes de produtores, extrativismo sustentvel ou outros, com alvar ou licena de rgos

COMAFITO - Portaria MS/GM 1.102 de 12/03/2010

para consolidao da Relao Nacional de Fitoterpicos: maro de b. Instituio do Comit Tcnico Temtico 2011. (CTT) de Apoio Poltica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos, junto Farmacopia Brasileira, para b. Formulrio elaborao/reviso de monografias de plantas medicinais, brasileiro fitoterpico Formulrio Nacional Fitoterpico e do Memento publicao em maro de Teraputico. 2011. Monografias de plantas medicinais em fase PMF 02.2.a. Instituio da Comisso Tcnica e de reviso. Multidisciplinar de elaborao e atualizao da Relao Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos PMF 02.2.a. Em COMAFITO - Portaria MS/GM 1.102 de 12/03/2010 andamento. Prazo estipulado para consolidao da Relao b. Instituio do Comit Tcnico Temtico (CTT) Nacional de Fitoterpicos: de Apoio Poltica Nacional de Plantas Medicinais e maro de 2011. Fitoterpicos, junto Farmacopia Brasileira, para b. Formulrio elaborao/reviso de monografias de plantas medicinais, brasileiro fitoterpico Formulrio Nacional Fitoterpico e do Memento publicao prevista para 13 Teraputico. e 14 de dezembro de 2010. Monografias de plantas c. Publicao da RDC 10/10 que possibilita a medicinais em fase de notificao de drogas vegetais e consequentemente sua reviso. disponibilizao populao; c. Publicada PMF.02.3.a Instituio da Comisso Tcnica e Multidisciplinar de elaborao e atualizao da Relao Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos PMF.02.3.a Em andamento. COMAFITO - Portaria MS/GM 1.102 de 12/03/2010 Prazo estipulado para consolidao da Relao

competente para tal; - utilizao dos derivados de matria-prima vegetal, processados de acordo com as boas praticas de fabricao, oriundos de fornecedores com alvar ou licena dos rgos competentes para tal. - ampliao da oferta de fitoterpicos, por intermdio de farmcias pblicas com manipulao de fitoterpicos, que atenda a demanda e as necessidades locais, respeitando a legislao pertinente s necessidades do SUS na rea . - Elaborao de monografias sobre produtos oficinais (fitoterpicos) que podero ser includos na farmacopia brasileira. - Contemplar na legislao sanitria, Boas Prticas de Manipulao para farmcias com manipulao de fitoterpicos que atendam as necessidades do SUS nesta rea. PMF.02.4. Quando a opo for pelo fornecimento do fitoterpico industrializado, devero ser observados os seguintes critrios: - fornecimento do produto conforme a Relao Nacional de Fitoterpicos; - estmulo produo de fitoterpicos, utilizando, prioritariamente, os laboratrios oficiais; - fornecimento de fitoterpicos que atendam a legislao vigente; - aquisio, armazenamento, distribuio e dispensao dos medicamentos aos usurios do SUS, conforme a organizao dos servios municipais de assistncia farmacutica.

PMF 02.3.b Instituio do Comit Tcnico Temtico (CTT) de Apoio Poltica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos, junto Farmacopia Brasileira, para elaborao/reviso de monografias de plantas medicinais, Formulrio Nacional Fitoterpico e do Memento Teraputico.

Nacional de Fitoterpicos: maro de 2011. PMF.02.3.b Formulrio brasileiro fitoterpico publicao em maro de 2011. Monografias de plantas medicinais em fase PMF.02.3.c Elaborao da Proposta de Regulamento de reviso. Tcnico para Boas Prticas de Processamento e Manipulao de Plantas Medicinais e Fitoterpicos em Farmcias Vivas PMF.02.3.c Consulta (ANVISA). pblica ANVISA n 85/2010 finalizada e fase de PMF.02.4.a. Instituio da Comisso Tcnica e consolidao das propostas. Multidisciplinar de elaborao e atualizao da Relao Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos PMF 02.4.a. Em COMAFITO - Portaria MS/GM 1.102 de 12/03/2010 andamento. Prazo estipulado para PMF.02.4.b1. Fitoterpicos inseridos no Elenco de consolidao da Relao Referncia Nacional de Medicamentos e Insumos Nacional de Fitoterpicos: Complementares para a Assistncia Farmacutica na maro de 2011. Ateno Bsica (Portaria GM n 2982 de 26 de novembro de 2009) PMF.02.4.b. 08 PMF.02.4.b2. Atualizao da legislao para registro de medicamentos fitoterpicos medicamentos fitoterpicos que veio facilitar o registro por foram includos no elenco e introduzir novas possibilidades de registro de diferentes so passveis de matrias-primas e propor alternativas ao controle de financiamento com recursos qualidade tripartite para dispensao no SUS. 16 UF pactuaram fitoterpicos at 30/09/10, sendo que somente 12 UF pactuaram os oito fitoterpicos: AC, PA, BA,

PE, RN, ES, RJ, SP, RS, SC, GO, MT; TO: pactuou Mikania glomerata e Maytenus; PR, MS e MA: pactuaram s MiKania glomerata; PMF.02.4.b. publicada. Norma

Diretriz PMF 03 - Formao e educao permanente dos profissionais de sade em plantas medicinais e fitoterapia.
Aes previstas na PNPIC PMF.03.1 definir localmente, em consonncia com os princpios e diretrizes estabelecidos para a Educao Permanente em Sade no SUS, a formao e educao permanente em plantas medicinais e fitoterapia para os profissionais que atuam nos servios de sade. A educao permanente de pessoas e equipes para o trabalho com plantas medicinais e fitoterpicos, dar-se- nos nveis: - bsico interdisciplinar comum a toda equipe: contextualizando a PNPIC, contemplando os cuidados gerais com as plantas medicinais e fitoterpicos; - especfico para profissionais de sade de nvel universitrio: detalhando os aspectos relacionados manipulao, uso e prescrio das plantas medicinais e fitoterpicos; - especifico para profissionais da rea agronmica: Aes realizadas Estado da arte PMF.03.1.a. Curso multidisciplinar de capacitao em plantas PMF.03.1.a. Proposta de medicinais e fitoterapia para profissionais da Sade da Famlia contedo formulada e e NASF, por meio da estratgia adotada pelo NASF. discutida na Oficina de Atualizao do NASF PMF.03.1.b. Cursos de especializao financiados pelo MS (setembro/2010). Em incluem mdulos sobre fitoterapia e outras prticas integrativas fase de avaliao da e complementares. metodologia, elaborao de cronograma dos PMF.03.1.c. Curso sobre prescrio de fitoterpicos para cursos nos estados e mdicos (EAD) submisso aos gestores. PMF.03.1.d. Participao do Ministrio da Sade nas PMF.03.1.b. capacitaes promovidas pelos estados/municpios. 1) Includa Disciplina de Fitoterapia e Homeopatia PMF.03.1.e. Realizao de Workshop sobre regulao de no curso presencial de fitoterpicos com participao de 200 pessoas. Ps-graduao Lato sensu de Gesto de Assistncia Farmacutica

detalhando os aspectos relacionados cadeia produtiva de plantas medicinais. PMF.03.2. estimular a elaborao de material didtico e PMF.03.2 Proposta de contedo para capacitao informativo visando apoiar os gestores do SUS no profissionais de sade em plantas medicinais e fitoterapia.
desenvolvimento de projetos locais de formao e educao permanente;

PMF.03.3. estimular estgios nos servios de fitoterapia aos profissionais das equipes de sade e estudantes dos cursos tcnicos e graduao; PMF.03.4 estimular as universidades a inserir nos cursos de graduao e ps-graduao, envolvidos na rea, disciplinas com contedo voltado s plantas medicinais e fitoterapia.

para 440 farmacuticos em 13 IES/ESP. de 2) Elaborados contedos para Fitoterapia e Homeopatia no curso EAD de Ps-graduao Lato sensu de Gesto de Assistncia Farmacutica para 2000 farmacuticos, a ser iniciado em novembro/2010. PMF.03.1.c. Curso sobre Fitoterapia Mdicos do SUS, iniciado novembro/2010, vagas. EAD para a ser em 300

PMF.03.1.d. A exemplo, tcnicos do MS ministraram mdulo Fitoterapia no SUS no curso para profissionais de sade promovido pela Prefeitura Municipal de So Paulo. PMF.03.2. Proposta de contedo elaborada e em avaliao.

Diretriz PMF 04 - Acompanhamento e avaliao da insero e implementao das plantas medicinais e fitoterapia no SUS.
Aes previstas na PNPIC PMF.04.1. desenvolver instrumentos acompanhamento e avaliao; de Aes realizadas PMF.04.1. Realizao de diagnstico situacional de aes e/ou programas ligados a prticas integrativas e complementares no SUS (MS/SAS/DAB 2008) PMF.04.2 e 04/04. Insero na Tabela de Servios/classificaes do Sistema de Cadastro de Estabelecimentos de Sade SCNES de informaes do SUS, do servio de cdigo 068 - Prticas Integrativas e Complementares - Fitoterapia, assim como diferencial para farmcias de manipulao, por meio da Portaria SAS N 853 de Nov./2006, atualizada pela Portaria SAS N 154, de mar/2008. Estado da arte PMF.04.1. Dados sistematizados e publicados. PMF.04.2. e 04.04. Em vigor.

PMF.04.2. monitorar as aes de implantao e implementao por meio dos dados gerados; PMF.04.3. propor medidas de adequao das aes, subsidiando as decises dos gestores a partir dos dados coletados; PMF.04.4. Identificar o estabelecimento Farmcia de Manipulao de Fitoterpicos no cadastro de estabelecimentos de sade.

Diretriz PMF 05 - Fortalecimento e ampliao da participao popular e controle social.


Aes previstas na PNPIC PMF.05.1. resgatar e valorizar o conhecimento tradicional e promover a troca de informaes entre grupos de usurios, detentores de conhecimento tradicional, pesquisadores, tcnicos, trabalhadores em sade e representantes da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterpicos; PMF.05.2. estimular a participao de movimentos 7 Aes realizadas PMF.05.1.O uso tradicional foi aperfeioado na norma de registro de medicamentos fitoterpicos, RDC 14/10, como tambm foi base para a elaborao da RDC 10/10 que traz a permisso de notificao de drogas vegetais com base na sua tradicionalidade de uso. Todas as normas publicadas em vigilncia sanitria passaram por consulta pblica em que foi possvel ouvir as consideraes da populao. PMF.05.2/5.3/5.4.a. O Ministrio da Sade integra a Comisso Estado da arte PMF.05.1. Normas publicadas PMF.05.2/5.3/5.4.a. Em atividade. b. Em atividade. 5 reunies realizadas e 1 a

sociais com conhecimento do uso tradicional de Intersetorial de Prticas Integrativas do Controle Social no SUS CIPICSUS, instituda pelo Conselho Nacional de Sade, plantas medicinais nos Conselhos de Sade; em 2007, com representao de rgos governamentais e no governamentais das reas do conhecimento envolvidas com as PMF.05.3. incluir os atores sociais na implantao e Prticas Integrativas e Complementares. implementao desta Poltica Nacional no SUS; b. Instituio do Comit Nacional de Plantas PMF.05.4. ampliar a discusso sobre a importncia Medicinais e Fitoterpicos, com representantes de rgos da preservao ambiental na cadeia produtiva; governamentais e no governamentais, estes com PMF.05.5. estimular a participao popular na representantes de todos os biomas brasileiros, por meio da criao de hortos de espcies medicinais como apoio Portaria Interministerial N 2.960, de 09/12/08. ao trabalho com a populao, com vistas gerao c. Participao de representantes dos de emprego e renda. Conselhos de Sade (municipal, estadual e nacional) nos eventos.

ser realizada em 09 e 10 de novembro; criao de planejamento para priorizar aes do PNPMF a serem implementadas pelos Ministrios e entidades vinculadas responsveis; execuo e monitoramento das aes por meio de Grupo Tcnico Interministerial (GTI); criados 2 grupos de trabalho (GT) - Uso Tradicional e Critrios para Listas. c. Permanente

Diretriz PMF 06 - Estabelecimento de poltica de financiamento para o desenvolvimento de aes voltadas implantao das plantas medicinais e da fitoterapia no SUS.
Aes previstas na PNPIC Para tanto, devero ser adotadas medidas que possibilitem: PMF.06.1. para a obteno de plantas in natura planejar a partir da articulao entre as esferas de competncia a implantao e manuteno de hortos oficiais de espcies medicinais ou hortas e hortos comunitrios reconhecidos junto a rgos pblicos, Aes realizadas Estado da arte PMF.06.1./6.2/6.3/6.4 a. Apoio a estruturao do Centro de Prticas Integrativas e PMF.06.1./6.2/6.3/6.4 Complementares no municpio de Pindamonhangaba SP, via a. projeto aprovado em Departamento de Ateno Bsica. 2010. b. seleo de 14 projetos b. Financiamento de projetos de fitoterapia via Departamento para apoio s atividades de Assistncia Farmacutica. de implantao da fitoterapia no SUS

para o fornecimento das plantas; PMF.06.2. para a obteno de plantas secas planejar a partir da articulao entre as esferas de competncia a obteno matria-prima vegetal, processada de acordo com as boas prticas, oriunda de hortos oficiais de espcies medicinais, cooperativas, associaes de produtores, extrativismo sustentvel ou outros, com alvar ou licena dos rgos competentes para tal; PMF.06.3. para a obteno de fitoterpico manipulado criar incentivo voltado implantao ou melhoria das farmcias pblicas de manipulao de fitoterpicos, com possibilidade de ampliao para homeopticos, com contrapartida do municpio e/ou estado para a sua manuteno e segundo critrios pr-estabelecidos e legislao pertinente para atender as necessidades do SUS nesta rea. PMF.06.4. para obteno de fitoterpico industrializado incentivar a produo de fitoterpicos, utilizando, prioritariamente, os laboratrios oficiais, assim como criar incentivo para aquisio, armazenamento, distribuio e dispensao dos medicamentos aos usurios do SUS, conforme a organizao dos servios de assistncia farmacutica. PMF.06.5. para divulgao e informao dos conhecimentos bsicos da Fitoterapia para profissionais de sade, gestores e usurios do SUS, considerando as metodologias participativas e o saber popular e tradicional - garantir financiamento especfico.

c. Apoio a capacitao de profissionais de sade em plantas c. proposta em medicinais e fitoterapia via estratgia de oficinas adotadas pelo elaborao NASF. d. Apoio a cursos de especializao que incluem mdulos d. em andamento sobre fitoterapia e outras prticas integrativas e complementares. e. previsto para e. Curso sobre prescrio de fitoterpicos para mdicos (EAD) novembro de 2010. f. Proposta para incluso do PNPMF no PPA 2008-2011. f. Governo no realizou alterao qualitativa do PPA 2008-2011. Em elaborao, proposta para o PPA 2012-2015.

PMF.06.4. Fitoterpicos inseridos no Elenco de Referncia Nacional de Medicamentos e Insumos Complementares para a Assistncia Farmacutica na Ateno Bsica (Portaria GM n 2982 de 26 de novembro de 2009).

PMF.06.4. 08 medicamentos fitoterpicos foram includos no elenco e so passveis de financiamento com recursos tripartite para dispensao no SUS.

Diretriz PMF 07 - Incentivo pesquisa e desenvolvimento de plantas medicinais e fitoterpicos, priorizando a biodiversidade do pas.
Aes previstas na PNPIC PMF.07.1. garantir linhas de financiamento nos Ministrios da Sade, da Agricultura, do Meio Ambiente, da Cincia e Tecnologia, nas Fundaes de Amparo Pesquisa, na OMS/Opas, para pesquisas sobre os itens da Relao de Plantas Medicinais com Potencial de Utilizao no SUS e para estmulo produo nacional, visando assegurar o fornecimento regular ao mercado interno; PMF.07.2. incorporar Relao de Plantas Medicinais com Potencial de Utilizao para o SUS na Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e Sade; PMF.07.3. estimular linhas de pesquisa em fitoterapia nos cursos de ps-graduao strictu sensu junto s universidades e institutos de pesquisa; PMF.07.4. incentivar a realizao e a aplicao de protocolos para o desenvolvimento de pesquisa em fitoterapia, relacionada aos aspectos epidemiolgicos, clnicos e da assistncia farmacutica; PMF.07.5. promover pesquisa e desenvolvimento tecnolgico, com base no uso tradicional das plantas medicinais, priorizando as necessidades epidemiolgicas da populao, com nfase nas espcies nativas e naquelas que esto sendo utilizadas no setor pblico e nas organizaes dos 10 Aes realizadas PMF.07.1./07.5. O Ministrio da Sade, por meio do Departamento de Cincia e Tecnologia, em parceria com o CNPq, FINEP e UNESCO apia projetos de pesquisas, de acordo com a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Sade, assim como dissemina o fomento descentralizado pesquisa nos Estados, por meio do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). PMF.07.2. Elaborao da Relao Nacional de Plantas Medicinais de Interesse para o SUS RENISUS. Publicada pelo Departamento de Assistncia Farmacutica em janeiro de 2009. PMF.07.3./07.4/07.6./07.8 Criao da Rede de Pesquisa em Ateno Primria Sade, pelo MS/DAB, instituda com o objetivo de proporcionar canal de comunicao e articulao entre pesquisadores, profissionais, usurios e gestores da APS no Brasil, por meio da divulgao de estudos e pesquisas realizadas na rea e promover a melhoria da utilizao dos resultados visando a qualificao da gesto da APS. As Prticas Integrativas e Complementares, onde se inclui a Fitoterapia, esto contempladas nas aes da APS a serem apoiadas. PMF.07.5. A ANVISA e MS participaram de convnio com o banco mundial (PROBIO) com o objetivo de elaborar monografias de espcies vegetais a partir de modelo padronizado. A monografia ser elaborada pro pesquisadores contratados em edital recentemente publicado. Essas Estado da arte PMF.07.1. Entre 2003 e 2008, foram apoiados com essa parceria, 79 projetos de pesquisa priorizando produtos da biodiversidade brasileira, incluindo plantas medicinais e fitoterpicos, num total de 10,56 milhes de reais. PMF.07.2. Lista orientativa para a Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e Sade no SUS PMF.07.3./07.4/07.6. A Rede de Pesquisa em Ateno Primria Sade foi instituda em maro de 2010. O endereo da rede: www.rededepesquisaaps. org.br

movimentos sociais; PMF.07.6. garantir recursos para apoio e desenvolvimento de centros de pesquisas clnicas na rea da fitoterapia; PMF.07.7. incentivar o desenvolvimento de estudos de farmacovigilncia e farmacoepidemiologia; PMF.07.8. implantar bancos de dados dos programas de fitoterapia, das instituies de pesquisas, dos pesquisadores e dos resultados de pesquisas com plantas medicinais e fitoterpicos.

monografias avaliaro toda a literatura cientfica existente sobre as espcies vegetais pesquisadas e apontaro que pesquisas PMF.07.5. Em fase de devem ser ainda priorizadas para as mesmas contratao de pessoal PMF.07.8. a. Diagnstico situacional de aes programas ligados a prticas integrativas e complementares no SUS. b. Constituio de base de dados dos programas municipais de fitoterapia, profissionais envolvidos com a cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterpicos, instituies de pesquisas e associaes de classe. c. Levantamento das pesquisas e elaborao de base de dados com as espcies de plantas medicinais constantes na RENISUS. d. Levantamento e sistematizao das pesquisas com plantas medicinais e fitoterapia na Ateno Bsica e insero na base de dados da Rede de Pesquisa em Ateno Primria Sade. PMF.07.8.a. Diagnstico situacional realizado em 2008 e atualmente fonte de informaes sobre as aes/servios de fitoterapia no SUS. b. Informaes levantadas e sistematizadas em fase de definio da estrutura (programa) da base de dados. c. Levantamento realizado e em fase de atualizao. d. Levantamento e sistematizao realizados e insero na base de dados da Rede de Pesquisa em Ateno Primria Sade.

11

Diretriz PMF 08 Promoo do uso racional de plantas medicinais e dos fitoterpicos no SUS.
Aes previstas na PNPIC Aes realizadas PMF.08.1. divulgar as Relaes Nacionais de PMF.08.1. Instituio da Comisso Tcnica e Multidisciplinar de elaborao e atualizao da Relao Nacional de Plantas Plantas Medicinais e de Fitoterpicos; Medicinais e Fitoterpicos COMAFITO - Portaria MS/GM 1.102 de 12/03/2010 PMF.08.2. garantir o suporte tcnico em todas as etapas de implantao e implementao da PMF.08.2. Elaborao do orientativo para implantao de fitoterapia; aes/servios de Prticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC PMF.08.3. envolver os gestores do SUS no desenvolvimento das aes de comunicao e PMF.08.5. divulgao, oferecendo os meios necessrios a. Participao em eventos (contedos, financiamento e metodologias, entre outros); b. Promoo de eventos PMF.08.4. desenvolver campanhas educativas c. Publicaes do Ministrio da Sade: buscando a participao dos profissionais de sade - Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares com vistas ao uso racional; no SUS http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pnpic_publicacao. PMF.08.5. desenvolver aes de informao e pdf divulgao aos usurios do SUS, por meio de - Poltica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos cartazes, cartilhas, folhetos, vdeos, entre outros, http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_fito respeitando as especificidades regionais e culturais terapicos.pdf do Pas; - A Fitoterapia no SUS e o Programa de Plantas Medicinais da Central de Medicamentos PMF.08.6. incluir a fitoterapia na agenda de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/fitoterapia_no_sus.pd f atividades da comunicao social do SUS; - Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos Estado da arte PMF.08.1. Em fase de elaborao. PMF.08.2. Disponvel no site www.saude.gov.br/dab, desde julho de 2009. PMF.08.5. a. Participao de tcnicos do MS em cerca de 90 eventos nacionais e 10 internacionais ligados ao tema PICs. Participao do DAF em 40 eventos nacionais na rea de plantas medicinais e fitoterpicos. b. Promoo do 1 Seminrio Internacional de Prticas Integrativas e Complementares em Sade c. Todas as publicaes

12

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/matriz_versao_pub PMF.08.7. desenvolver aes de licada.pdf - Revista Brasileira Sade da Famlia. Especial Prticas farmacoepidemiologia e farmacovigilncia; Integrativas e Complementares em Sade: uma realidade no SUS. PMF.08.8. identificar, articular e apoiar experincias - Relatrio do 1 Seminrio Internacional de Prticas de educao popular, informao e comunicao em Integrativas e Complementares em Sade, ocorrido em Braslia, fitoterapia. de 13 a 15 de maio de 2008. - Nota sobre Plantas Medicinais e Fitoterapia na Ateno Bsica
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm? idtxt=35352

esto disponveis, exceto o Manual sobre Fitoterapia na Sade da Famlia e a Cartilha de uso racional de plantas medicinais e fitoterpicos, que esto em fase elaborao. 2010.

- Manual sobre Fitoterapia na Sade da Famlia. 2010 - Cartilha de uso racional de plantas medicinais e fitoterpicos. 2010. - Insero de contedos sobre PICs/Fitoterapia nas publicaes do Departamento de Ateno Bsica. - Cartilha do Projeto Educanvisa com incluso do uso racional de plantas medicinais e fitoterpicos (2008). Consolidado de normas da Coordenao de medicamentos d. Disponveis no site do fitoterpicos, dinamizados e notificados (COFID) Verso III MS. http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/medica mentos d. Criao de pginas sobre fitoterapia no site do Ministrio da Sade. www.saude.gov.br/dab link Prticas Integrativas e f. Disponveis no site da Complementares Globo. www.saude.gov.br/medicamentos link Fitoterapia BITS DISQUE SADE 0800611997 g. Em andamento. f. Reportagens Globo Reprter g. Apoio a estados e municpios na formulao, aprovao e

13

implementao de polticas e projetos na rea de fitoterapia. h. Spots de rdio

h. Disponveis no site do MS.

Diretriz PMF 09 - Garantia do monitoramento da qualidade dos fitoterpicos pelo Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria.
Aes previstas na PNPIC PMF.09.1. financiamento aos laboratrios oficiais de controle de qualidade; PMF.09.2. implantao/insero de sistema de informao sobre o uso, os efeitos e a qualidade destes medicamentos; PMF.09.3. formao dos profissionais de VISA para o monitoramento da qualidade destes medicamentos; PMF.09.4. apoio aos servios de vigilncia sanitria para o desempenho neste campo. Aes realizadas PMF.09. Elaborao e atualizao de normas tcnicas pela ANVISA para garantia da qualidade dos fitoterpicos e auxlio no monitoramento pelo Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria. a. RDC n 67, de 08 de outubro de 2007. Dispe sobre o Regulamento Tcnico sobre Boas Prticas de Manipulao de Preparaes Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmcias e seus Anexos. Alterada pela RDC N 87, de 21 de novembro de 2008. b. Instruo Normativa N 05, de 11 de dezembro de 2008. Determina a publicao da "Lista de medicamentos fitoterpicos de registro simplificado". c. RDC N 47/2009. Regula o texto de bula de medicamentos fitoterpicos. Estado da arte a. Norma em vigor. b. Norma em vigor. c. Norma em vigor. d. Norma em vigor. e. Norma em vigor. f. Norma em vigor.

g. Norma em vigor. d. RDC N 14, de 31 de maro de 2010. Dispe sobre o registro de medicamentos fitoterpicos. e. Instruo Normativa N 05, de 31 de maro de 2010. h. Em fase de Estabelece a lista de referncias bibliogrficas para avaliao de sistematizao das segurana e eficcia de medicamentos fitoterpicos. sugestes, avaliao e posterior publicao f. RDC 10, de 09 de maro de 2010. Dispe sobre a notificao de drogas vegetais junto ANVISA. i esperando publicao 14

g. RDC 17, 16 de abril de 2010. Dispe sobre as Boas Prticas de Fabricao de Drogas Vegetais sujeitas a notificao. j esperando publicao h. Regulamento Tcnico para Boas Prticas de Processamento e Manipulao de Plantas Medicinais e Fitoterpicos em Farmcias Vivas, elaborado pela ANVISA e submetido Consulta Pblica sob o N 85/2010. i. regulamento tcnico para matrias-primas de origem vegetal, submetido a consulta pblica 63/2009. j. Regulamento para boas prticas de fabricao em indstrias produtoras de drogas vegetais, sumetidoa consulta pblica no 36/2009

15

You might also like