You are on page 1of 4

Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)

A. Dados do Projeto
Ttulo Autor:

Implantao de um curso de mestrado Cliente profissionalizante


Data

Uniube Universidade de Uberaba

Lista de Contatos
Papel Patrocinador (Sponsor) Gerente do Programa Gerente doProjeto Cargo / Nome / Organizao Telefone e-mail

Reitor da Uniube Coordenador do curso de mestrado Carlos Magno Gestores de curso

uniube@uniube.br Dogmar.souza@uniube.br Carlos.queiroz@uniube.br

Representantes do Cliente Outro

B. Propsito do Projeto 1. Necessidade do Negcio A Universidade de Uberaba uma instituio renomada com mais de 50 anos de tradio, promovendo a educao atravs da responsabilidade social. Atualmente, existem dois campus na cidade de Uberlndia: Campus Rondon, concentrando a rea de cursos de gesto, e o campus Fundinho, concentrando cursos na rea de tecnologia, onde h 5 cursos de graduao na rea de engenharia, a saber: Engenharia de Computao, Engenharia Eltrica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produo e Engenharia Civil. Na medida em que novas turmas se formam, o profissional graduado v a necessidade de se especializar e se preparar melhor para o mercado de trabalho, visando obter uma qualificao mais especfica. A partir dessa idia, surge a necessidade de criao de um curso de mestrado profissionalizante, possibilitando no apenas aos profissionais recm-graduados, como tambm aos que j se encontram inseridos no mercado de trabalho, a melhor capacitao e maior desenvolvimento de conhecimento, atravs do emprego de tcnicas mais elaboradas. O mestrado profissional enquadra-se praticamente no mesmo segmento em que alguns cursos de especializao (MBAs) esto, isto , buscam oferecer a profissionais j atuantes um aprofundamento na sua formao. No entanto, h diferenas importantes entre uns e outros que no podem ser ignoradas. 2. Misso e Objetivos do Projeto 1

O projeto visa implantar um curso de mestrado profissionalizante na rea de Engenharia, com a criao de um ncleo comum, e quatro reas especficas de especializao, onde sero aplicados conceitos acadmicos em projetos prticos voltados atuao profissional do estudante, ou seja, voltado formao de profissionais. O objetivo do projeto de criao do curso de mestrado profissionalizante desenvolver um curso de aperfeioamento, voltado pessoas j inseridas no mercado de trabalho que querem se atualizar ou adquirir conhecimentos em uma rea especfica, para aplicao imediata em sua atividade profissional. Como forma de avaliao da formao profissional o curso, exigir a apresentao de um trabalho final que demonstre domnio do objeto de estudo, (sob a forma de dissertao, projeto, anlise de casos, performance, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, prottipos, entre outras, de acordo com a natureza da rea e os fins do curso) e capacidade de expressar-se lucidamente sobre ele. Dessa forma, o mestrado profissional visa motivar os alunos a pesquisar solues inovadoras e criativas para os problemas que enfrentam na vida profissional, ao mesmo tempo em que fornece aos mesmos amplo domnio de conhecimento terico aplicado em sua rea de interesse especfico.

D. Premissas (Assumptions) 1. Assume-se que exista uma quantidade suficiente de docentes com grau de instruo doutorado; 2. Assume-se que o espao fsico do campus em questo onde ser implantado o projeto de mestrado profissionalizante, supra as necessidades do curso; 3. Assume-se laboratrios e materiais necessrios para a realizao da pesquisa.

E. Restries (Constraints) 1. O corpo docente deve ser composto por professores com titulao mnima de doutorado. 2. O corpo docente deve ser composto por doutores que tenham conhecimento e experincia na rea especfica em que atuaro na orientao de alunos.

F. Descrio do Projeto, Escopo e Estimativas 1. Descrio do Projeto O projeto possui previso de implantao em 5 anos, e o incio do mesmo se dar atravs da formao de linhas pesquisa, atravs de projetos de iniciao cientfica, incentivados pela Uniube e/ou por rgos de incentivo e apoio pesquisa como CAPES, FAPEMIG e CNPQ. Aps compostas as linhas de pesquisa, se iniciar a prxima etapa do projeto, que ser a abertura do curso de mestrado profissionalizante, onde primeiramente sero oferecidas disciplinas comuns, de carga horria obrigatria, e ao cumprimento dessas, o aluno estar apto a escolher as disciplinas especficas, conforme a preferncia na rea de atuao bem como linha de pesquisa. A equipe ser composta de professores da prpria instituio, de reas afins, as quais formaro os ncleos bsico e especfico, e a comunicao entre a equipe se dar em forma de reunies peridicas, bem como por correspondncia eletrnica, sempre que necessrio. 2

A proposta do programa integra as reas de concentrao, linhas e projetos de pesquisa, produo intelectual e estrutura curricular, de tal modo que: As reas de concentrao delimitam de maneira clara o objetivo de especialidade da produo de conhecimento discente. Os projetos de pesquisa e a estrutura curricular refletem e concretizam as linhas de pesquisa e reas de concentrao A produo intelectual docente e discente, artigos cientficos e dissertaes refletem e concretizam as linhas de pesquisa e reas de concentrao como seu produto. O aluno poder selecionar disciplinas de reas e cursos diferentes, objetivando capacitao para o desenvolvimento de uma dissertao, bem como publicao de artigos em congressos especficos. A dissertao de Mestrado consistir em um trabalho supervisionado, no qual o aluno deve demonstrar capacidade de sistematizao da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de aplicao dos mtodos e tcnicas de investigao cientfica e tecnolgica no ambiente profissional. 2. Escopo As principais caractersticas do curso de mestrado profissionalizante so: aulas quinzenais presenciais divididas em mdulos, com quatro reas especficas escolhidas pelo aluno, de acordo com sua preferncia. O aluno necessita cursar as disciplinas obrigatrias (quantidade pr-determinada para cumprir a carga horria), bem como as disciplinas eletivas (que o auxiliaro na fase de desenvolvimento do projeto de pesquisa). O diferencial do curso est na abordagem prtica do mesmo. O aluno treinado para desenvolver habilidades, permanecendo a maior parte do tempo de curso trabalhando na prtica, capacitando o aluno a exercer funes em empresas nacionais e internacionais, bem como prestar servios de consultoria. O aluno deve, necessariamente, se engajar em um dos projetos de pesquisa liderados por docentes do ncleo de referncia docente, pois a produo intelectual do programa ocorre no mbito dos referidos projetos. Caso haja interesse por parte do aluno, ele poder tambm se envolver em atividades de docncia e monitoria junto aos cursos de graduao da universidade, assim como na publicao de trabalhos em co-autoria com seu orientador. 3. Marcos Gerenciais e Entregas
Entrega Definio das linhas de pesquisa Definio de projetos de pesquisa Busca de apoio em rgos de incentivo pesquisa Definio do corpo docente Definio da estrutura curricular Implantao do mestrado profissionalizante Data Estimada

4. Estimativas de Custo
Produto / Subproduto Custo Estimado

$ $ $ $ 3

TOTAL

$ $ $ $ $

G. Justificativa do Projeto 1. Retorno sobre o Investimento


Justificativa do investimento no projeto. Como o projeto ir retribuir o investimento? Apresenta dados como VPL (Valor Presente Lquido), Perodo de Payback, fontes de receita, etc.

H. Recursos
Identifica os recursos humanos e materiais impressindveis conduo do projeto e suas fontes, ou seja, quem e como sero providos ao projeto.

Recurso

Quem fornece

Como ser fornecido

I. Assinaturas
As assinaturas abaixo devem formalizer a aprovao do Termo de Abertura do Projeto. As pessoas abaixo assinadas concordam e se comprometem com o projeto, alm de dar a autoridade ao Gerente do Projeto para consuz-lo.

Posio / Ttulo / Nome

Assinatura

Data

You might also like