You are on page 1of 12

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

A contribuio do conceito de transferncia para as medidas socioeducativas

The contribution to the concept of transfer to the socio-educational measures

Carolina Nassau Ribeiro


Psicanalista. Psicloga pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou como supervisora clnica das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestao de Servio Comunidade, executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, no perodo de 2009 at 2012. Professora Assistente da Faculdade Pitgoras de Betim. E-mail: carolnassau@gmail.com

Resumo: O artigo tem como objetivo rastrear o conceito de transferncia nas obras de Freud e Lacan para pens-lo no trabalho de acompanhamento dos adolescentes autores de ato infracional em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Ao realizar essa proposta, a autora prope o transporte do termo de um campo para outro, a saber, da clnica psicanaltica para a execuo das medidas socioeducativas em meio aberto. Palavras-chave: Psicanlise; Transferncia; Transporte; Medida socioeducativa; Ato infracional.

Abstract: The article aims to trace the concept of transference in the works of Freud and Lacan to think of it the work-up of adolescents authors of infraction in fulfillment of educational measures in an open environment. This proposal to accomplish this, the author proposes the term transport from one field to another, namely, the psychoanalytic clinic for the implementation of educational measures in an open environment. Keywords: Psychoanalysis; Transfer; Transportation; Socio-educational Measure; Breaking Act.

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

A contribuio do conceito de transferncia para as medidas socioeducativas1 Introduo

De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, o adolescente que cometer atos infracionais deve receber medidas socioeducativas, j que essa lei considera o ato infracional uma contraveno penal. Embora seja considerado inimputvel, o adolescente responsabilizado por seus atos por meio de tais determinaes. Portanto, ter oportunidade de responder por esse ato em um processo judicial que, para determinar a medida a ser aplicada, levar em conta o momento peculiar de desenvolvimento em que ele se encontra, bem como a gravidade do ato cometido e a sua capacidade para cumprir a medida socioeducativa. Levando em considerao esses critrios, o ECA determina seis medidas socioeducativas, a saber: advertncia, reparo ao dano, prestao de servios comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internao. A experincia de trabalho como psicloga clnica e, posteriormente, como supervisora da equipe no mbito da Secretaria Municipal de Assistncia Social da Prefeitura de Belo Horizonte, acompanhando a execuo das medidas de liberdade assistida e a prestao de servios comunidade de jovens que cometeram algum tipo de ato infracional, foi conduzida levando em conta a seguinte questo: Como a psicanlise pode contribuir no acompanhamento desses jovens para que possam se responsabilizar tanto pelo ato quanto pelos aspectos subjetivos de sua trajetria?

...a escuta e alguns conceitos extrados da psicanlise dialogam com essa prtica, evitando-se contundentemente encarnar o lugar sancionatrio da lei. Isso tambm ajuda a distinguir a cada vez o campo jurdico daquele da psicanlise e, no entanto, sustentar a interface possvel entre eles (RIBEIRO, 2010, p. 168).

Entre os conceitos fundamentais da psicanlise, foi possvel apurar que o conceito de transferncia contribua seja com a prtica daqueles que, por formao
O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), Lei Federal n 8069/90, reconhece a criana e o adolescente como sujeitos de direitos. O ECA prev determinao de medidas socioeducativas para adolescentes autores de ato infracional. O texto foi desenvolvido a partir do trabalho com as medidas de Liberdade Assistida e Prestao de Servio Comunidade.
1

62

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

pessoal trabalhavam com a psicanlise, seja para psiclogos e assistentes sociais que ainda no haviam tido contato com a psicanlise, mas que levavam para a superviso questes s poderiam ser bem manejadas se levssemos em conta tal conceito. Esse foi o ensejo que nos levou a sustentar as hipteses e as articulaes tecidas ao longo deste artigo.

O conceito de transferncia em Freud e Lacan

O presente artigo tem como objetivo rastrear o conceito de transferncia para pens-lo no mbito das medidas socioeducativas em meio aberto. uma tarefa rdua, que exigir tambm o transporte do termo de um campo para outro, a saber, da clnica psicanaltica para a execuo das medidas socioeducativas em meio aberto. O termo transferncia (bertragung) foi utilizado por Freud desde os Estudos sobre a histeria (1895) e na Interpretao dos sonhos (1900), com o significado de transporte e/ou transferncia de sentido, sem a concepo e a relevncia capital que passou a ter no manejo do tratamento depois do caso Dora. No obstante, desde os primrdios da psicanlise, o fenmeno transferencial se manifestou.2 Anna O. foi a primeira a traduzi-lo por meio de uma pseudociese que, em decorrncia dos sentimentos carregados de libido, desenvolveu pelo Dr. Breuer, mdico que a tratava duas vezes ao dia. Vale destacar aqui o efeito de horror que tal afeto gerou no mdico, ocasionando inclusive a interrupo do tratamento. No caso Dora, a transferncia tambm surpreende Freud e, consequentemente, atrapalha a conduo do tratamento: Mas fiquei surdo [...]. Assim, fui surpreendido pela transferncia e, por causa desse x3 que me fazia lembrarlhe o Sr. K., ela se vingou de mim como se acreditara enganada e abandonada por ele (FREUD, 1905/1989, p. 113). De acordo com o Dicionrio comentado do alemo de Freud, de Luiz Hanns, genericamente o termo refere-se ideia de aplicar (transpor) de um contexto para outro uma estrutura, um modo de ser ou de se relacionar (HANNS, 1996, p. 412) e tem uma conotao que na lngua portuguesa poderia ser descrita como carregar-de-l-para-c2

De acordo com Hanns, Freud j usa o termo bertragung em 1895 para se referir a uma falsa ligao que se d entre mdico e paciente quando escreve sobre a psicoterapia da histeria (HANNS, 1996, p. 416). 3 Pensamos se no seria interessante associar esse x do qual Freud nos fala com Sq do matema do analista proposta por Lacan.

63

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

e-depositar-aqui, destacando, nesse caso, a ideia de um arco de ligao4 que mantm os dois pontos interligados (HANNS, 1996, p. 413). Os sentimentos de amor e dio que um paciente passa a desenvolver por seu analista ficam cada vez mais evidentes para Freud, tanto que ele escreve dois artigos s sobre o tema e reala tanto a sua importncia para a cura quanto a inconvenincia do amor transferencial como forma de resistncia ao tratamento (FREUD, 1912 e 1915). De acordo com ele, uma anlise acontece por causa da transferncia e apesar da transferncia. Afirma ainda que o fenmeno se caracteriza por meio de clichs que se repetem no decorrer da vida de uma pessoa e que sero reimpressos com aquele que se coloca na posio de escutar. Vale destacar que a transferncia no um fenmeno restrito ao setting analtico, mas pode acontecer, por exemplo, na relao entre mdico e paciente, professor e aluno, para citar os mais evidentes. A transferncia pode ser caracterizada por trs fenmenos: repetio, resistncia e sugesto. Surge como uma surpresa e como um problema na clnica de Freud quando ele percebe que o analisando imputa na figura do analista seu arcabouo real, simblico e imaginrio repetindo na situao analtica a posio que tem frente ao Outro. Tratase, portanto, da repetio em ato da realidade psquica de cada sujeito em questo. So reedies, reprodues [...] toda uma srie de experincias psquicas prvia revivida, no como algo do passado, mas como um vnculo atual com a pessoa do mdico (FREUD, 1905/1989, p. 110). A resistncia amplamente abordada por Freud como um dos ns do manejo transferencial: na medida em que ama e odeia o analista, o sujeito resiste ao saber que poder ser construdo durante o processo analtico. Por outro lado, a prpria transferncia que far uma mostrao no pela via da palavra, mas pela via da atualizao do que est sendo reimpresso para cada sujeito.5 Esse um dos motivos pelos quais tanto o diagnstico quanto as intervenes em psicanlise s devem ser produzidas a partir da instalao da transferncia. J a sugesto aparece como um corolrio do efeito da transferncia, e o prprio Freud (1912) admite que existe alguma dose de sugesto na transferncia. Ele traduz
4

Hanns (1996, p. 415) afirma: Ao traduzir-se o termo bertragung por transferncia, perde-se a conotao de trnsito reversvel e malevel por um arco que interliga o ponto de origem e o ponto de destino, arco este ao longo do qual possvel transitar carregando um material. 5 Evidencia-se que a repetio e a resistncia se manifestam de maneira intricada no fenmeno transferencial.

64

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

essa poro como a influenciao (sic) de uma pessoa por meio dos fenmenos transferenciais possveis em seu caso (FREUD, 1912/1989, p. 140). Considero que esses efeitos no devem ser ignorados e penso que manej-los com cuidado e respeito dever tico. Aprendemos com Freud os riscos da sugesto quando ele nos aponta que nas instituies em que doentes dos nervos so tratados de modo no analtico, podemos observar que a transferncia ocorre com a maior intensidade e sob as formas mais indignas, chegando a nada menos que servido mental e, ademais, apresentando o mais claro colorido ertico (FREUD, 1912/1989, p. 136). Sobre o amor como efeito da transferncia, Lacan (1964-1965/1998) o ironiza afirmando que se trata de uma tapeao, pois o que intervm nesse caso o amor em sua faceta de resistncia. E, como todo amor, o que est em jogo a demanda de querer ser amado e, muitas vezes, com esse intuito se apresenta como amvel para o seu analista. No seminrio sobre a Transferncia (1960-1961/1992), Lacan faz aluso ao Banquete, de Plato, para mencionar o que est em jogo na dinmica da transferncia. O Banquete retrata o dilogo de um grupo de homens, em sua maioria filsofos, confabulando acerca do amor. Lacan pincela um dos ltimos momentos do texto platnico, no qual Alcebades faz uma declarao de amor para Scrates e desfia os enlaces da trama transferencial em jogo. Alcebades chega bbado casa de Agato, depois que todos os presentes j haviam feito o seu elogio ao amor e comea a louvar no o amor, mas Scrates. Exalta qualidades de Scrates como orador, filsofo e sbio, alm de descrever todas as suas prprias tentativas frustradas de conquist-lo. J no final da dissertao, Agato, um belo jovem que estava sentado ao lado de Scrates, adverte Alcebades de que deveria ter cuidado, pois, segundo ele mesmo, Scrates s suportava a posio de bem amado, nunca a de amante (LACAN, 1960-1961/1992). Scrates, ento, percebe que o encanto que causara em Alcebades e toda a exposio do discurso amoroso se tratavam de um acessrio utilizado para esconder algo do seu desejo. Assim, o pensador escuta as palavras de Alcebades e, ainda que no fosse analista, o interpreta mostrando que o seu amor estava dirigido no a ele, mas a Agato, a quem aludira no final de sua alocuo. Lacan faz notar nessa passagem a funo do saber de Scrates no amor que Alcebades lhe dedica: ...o fato de Scrates recusar-se a entrar, ele prprio, no jogo do amor, est estreitamente relacionado com o seguinte, situado na origem como o ponto 65

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

de partida, que ele sabe. [...] E diremos que porque Scrates sabe que ele no ama (LACAN, 1960-1961/1992, p. 156, grifos nossos). Observa-se, assim, como Lacan vai ressaltar a questo do saber em decrscimo do amor em jogo na transferncia. Obviamente, o que Scrates sabe que nada sabe, e isso possibilita o desvelamento dos ensejos de Alcebades, na medida em que se recusa a lhe responder essa demanda de amor.6 No por acaso que alguns anos mais tarde Lacan (1964-1965/1998), com o intuito de revisitar o conceito de transferncia, inova-o a partir da noo de sujeito suposto saber. Com essa visada, Lacan situa a transferncia na vertente de amor, menos ao analista e mais ao saber. O analista seria o sujeito suposto a saber da verdade do sujeito e, a partir dessa suposio, o analisando acaba construindo um saber sobre o que lhe concerne e que sobre o qual se queixa. Ultrapassa-se, assim, a ideia de transferncia como fenmeno imaginrio, rgido e fixo em um entorpecimento amoroso e avana-se com o problema do saber em jogo numa anlise. Evidencia ainda que a prpria regra fundamental da psicanlise, na qual o sujeito convidado a falar livremente o que lhe vier cabea, coloca o analista nessa funo de suposto saber e, ao mesmo tempo, na posio de intrprete, qual seja, aquele que outorga um sentido ao que dito pelo paciente. Para Lacan (1967/2003, p. 253), o sujeito suposto saber [...] o eixo a partir do qual se articula tudo o que acontece com a transferncia e sobre o qual gravitam as suas outras manifestaes fenomnicas citadas, quais sejam, repetio, resistncia e sugesto. A transferncia inaugurada a partir de um significante qualquer que fisga o sujeito e permite que ele localize um analista a quem enderear a demanda de saber sobre o que lhe parece enigmtico e lhe causa sofrimento. Urge enfatizar que, para ser colocado na posio de sujeito suposto saber, no necessrio que se saiba demais.7 Trata-se, como nos assevera Lacan, de uma funo f(x) , que pode ser ocupada por qualquer um: De cada vez que essa funo pode ser, para o sujeito, encarnada em quem quer que seja, analista ou no, resulta da definio que venho lhes dar que a transferncia j est ento fundada (LACAN, 1964/1998, p. 220, grifo nosso). No obstante, queles que esto avisados de que podero ocupar esse

Lacan (1960-1961, p. 161) esclarece a posio de Scrates quando afirma: ...esse algo que ele (Alcebades) viu em Scrates e do qual Scrates o devia, porque Scrates sabe que no tem. 7 Lacan adverte: claro que, do saber suposto, ele nada sabe (LACAN, 2003[1967], p. 254).

66

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

lugar cabe no se identificar com o sujeito suposto saber, tampouco acreditar que servem de modelo ou so educadores de algum tipo de conduta, mas tambm no devem esquecer que naquele espao h um saber: trata-se de um ponto de tenso a ser sustentado.

Apontamento sobre o manejo da transferncia

Freud e Lacan puderam nos fornecer algumas pistas extremamente valiosas no que concerne ao manejo da transferncia. Antes de nos debruarmos sobre elas, lanaremos luz sobre um fragmento de uma superviso no qual uma tcnica da medida socioeducativa de liberdade assistida, com a formao de assistente social, indagava sobre como lidar com um adolescente que insistia em trocar o nome dela e cham-la pelo nome no de uma pessoa qualquer, mas da garota com quem estava iniciando um enlace amoroso. Esse pequeno exemplo evidencia a incidncia da transferncia no acompanhamento de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e a importncia de no estarmos desavisados sobre o fenmeno. Em relao manifestao do amor de transferncia, Freud prope uma espcie de abstinncia como princpio tico e tcnico para a conduo do tratamento. O tratamento deve ser levado a cabo na abstinncia (FREUD, 1915/1989, p. 214). As demandas e os anseios do paciente no devem ser mitigados por meio de sucedneos.8 Assim sendo, cabe no corresponder ao endereamento amoroso, mas ter uma conduo que leve em conta a lgica topolgica da banda de Mebius: o analista sabe que o endereamento de amor e no para ele. Explico-me melhor: o amor de transferncia por um lado, para ele, na medida em que h uma demanda real e atual que lhe dirigida; por outro lado, no para ele, j que no so os seus dotes que motivam esse amor, e sim o transporte que se reatualiza pela prpria suposio de saber que est em jogo na situao. Percebe-se, assim, que o objetivo principal de Freud advertir os analistas para que no se deixem levar pelos encantamentos dessa afeio, que, bem conduzida, contribui para o bom andamento da cura. Para tanto, conta a piada do pastor e do

De acordo com o dicionrio Aurlio, o sentido da palavra sucedneo relaciona-se ao medicamento que pode substituir outro, por ter mais ou menos as mesmas propriedades ou qualquer coisa capaz de substituir outra.

67

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

vendedor de seguros para se referir ao mau clculo daqueles que acreditam que corresponder ao amor de transferncia garantiria o sucesso do tratamento e a melhora do paciente:

A paciente alcanaria o objetivo dela, mas ele nunca alcanaria o seu. O que aconteceria ao mdico e paciente seria apenas o que aconteceu, segundo a divertida anedota, ao pastor e ao corretor de seguros. O corretor de seguros, livre pensador, estava morte e seus parentes insistiram em trazer um homem de Deus para convert-lo antes de morrer. A entrevista durou tanto tempo que aqueles que esperavam do lado de fora comearam a ter esperanas. Por fim, a porta do quarto do doente se abriu. O livre pensador no havia sido convertido, mas o pastor foi embora com um seguro (FREUD, 1915/1989, p. 215).

No artigo A direo do tratamento e os princpios de seu poder (1958/1998, p. 591), Lacan denuncia o desvio da prtica psicanaltica que se transformava em uma reeducao emocional do paciente, na qual o analista, j sem pudores, moldava o paciente sua imagem e semelhana. O autor considera tal fato como uma impostura e um exerccio de poder. Prope, ento, trs significantes poltica, estratgia e ttica utilizados na guerra para nortear o lugar do analista em sua conduta e enxugar os excessos do imaginrio. A poltica refere-se falta-a-ser; termo forjado por Lacan para designar o lugar que o analista deve ocupar e suportar na conduo de uma anlise. Ao criar esse termo, ele critica uma corrente de psicanalistas que davam consistncia ao ser do analista um dos exemplos citados faz aluso a uma doutrina francesa que afirmava que o ser do analista inato (1958/1998, p. 597). Para Lacan, a falta-a-ser implica que o analista se isente de seus juzos de valor e de seus interesses pessoais para dirigir o tratamento. Importa mais ao analista se fiar na abnegao de seu ser, do que no momento e no nmero de suas intervenes. A estratgia refere-se ao manejo da transferncia que pode ser considerada o segredo da anlise, pois atravs da transferncia se desfiam as singularidades de cada anlise. Lacan critica veementemente aqueles que se utilizam do conceito de contratransferncia para mascarar o que a transferncia revela. A ttica a interveno do analista pontuao, interpretao e ato analtico , que s deve ser efetuada aps a instalao da transferncia. A ttica, segundo Lacan, o mais varivel em uma anlise, pois importa menos a especificidade da interveno feita pelo analista do que o lugar que ele sustenta.

68

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

Ora, sem dvida, falta-a-ser tem estreita relao com o manejo da transferncia, e ouso at mesmo relacion-lo com o que Freud nomeia de privao ou neutralidade do analista. Sobre essa discusso, Clio Garcia assinala que, sempre que os gregos se referiam a Eros (Amor), eles no deixavam de lado o Anteros,9 que caracteriza a no reciprocidade e assimetria da relao amorosa. Ele explicita como essa concepo contribui para pensarmos o que Freud nomeia de neutralidade ou manejo da contratransferncia, j que no existe uma correspondncia imediata entre analista e analisando: Para os que preferem guardar neutralidade de acordo com o modelo de Freud, contratransferncia ser sempre uma perturbao. Em vez de apelar para perturbao, os gregos disseram no reciprocidade com muito mais elegncia (GARCIA, 2008).

Da transferncia selvagem ao sujeito suposto saber

Em 1962, no seminrio A angstia, Lacan prope a diferena entre passagem ao ato e acting-out. O acting-out algo que essencialmente se mostra para o Outro, uma mostrao velada, no velada em si, mas velada para o sujeito. Ao contrrio do sintoma, no acting-out, o sujeito no formula uma queixa, no se pergunta sobre o sentido de seu ato, no faz subjetivao. O sujeito no sai da cena; ele faz uma interpelao ao Outro. um ato que pede interpretao, contudo a interpretao nesse momento no produz muito efeito. O acting-out o incio da transferncia. Lacan nos diz que no preciso anlise para que haja transferncia. E acrescenta: ...a transferncia sem anlise o acting-out (LACAN, 1962-1963/2005, p. 140). Trata-se, segundo ele, de uma transferncia selvagem e da questo de como possvel manejar e dar lugar a essa transferncia selvagem. Os adolescentes chegam s medidas socioeducativas a partir de um ato qualificado como infracional e sobre o qual geralmente tm muito pouco a dizer. Relatam que comparecem para pagar o que devem ao juiz e apresentam um discurso quase estereotipado sobre os motivos que os levaram a atuar: Fui na pilha dos

De acordo com Garcia: J foram propostas as seguintes tradues para Anteros: contra-amor, antiamor, amor correspondido, amor recproco; em ingls, back-love, love for love, reciprocation of love, to match love.

69

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

colegas, Precisava de dinheiro para comprar minhas coisas, ou at mesmo Me ocorreu, e eu fiz. Nesse momento inicial, o tcnico aquele a quem o adolescente supe que no deve se expor muito, j que ser ele quem dar as notcias sobre o jovem ao juiz. No poderemos supor que h uma transferncia na prtica de ato infracional ou indisciplinar. O jovem chega medida socioeducativa por uma determinao cujo carter coercitivo no se pode ignorar. No raro que o jovem questione o tcnico sobre as informaes que so repassadas para o juiz e se existe alguma possibilidade de o tcnico contribuir para uma atenuao ou, at mesmo, extino da medida que lhe foi determinada. Observa-se nessas demandas iniciais o que Clio Garcia (2008), fazendo aluso ao conceito lacaniano de sujeito suposto saber, denominou de sujeito suposto poder, qual seja, o adolescente supe que o tcnico tem um poder sobre a sua situao judicial, j que a letra da lei sanciona uma medida que o convoca a alguns deveres e restries. Muitas vezes, o jovem que inicia o cumprimento da medida socioeducativa, antes que o seu processo de responsabilizao seja construdo, demanda que o tcnico o ajude a sair dessa situao o mais depressa possvel. Muitos, inclusive, so os que se esquivam ao convite que lhes feito para falar um pouco mais de si, temendo esse suposto poder do tcnico. Sendo assim, inicialmente o tcnico colocado na posio de sujeito suposto poder sobre a situao do adolescente em conflito com a lei, sobre os trmites e as atitudes que ele deve ter para cumprir de forma satisfatria a medida. Muitos adolescentes acreditam, inclusive, que a folha assinada por eles para prestar contas dos vales sociais que recebem seria, na verdade, uma folha de presena aos atendimentos a ser entregue para o juiz. Ora, sabemos que, de fato, o relatrio tcnico tem algum poder sobre a determinao judicial do adolescente e que o acompanhamento tcnico pode ter caractersticas regulatrias na medida, pois delibera que o jovem se matricule na escola, frequente as aulas, no fique nas ruas durante a noite, v semanalmente aos atendimentos tcnicos e que, no caso da medida de prestao de servios comunidade (PSC), execute a atividade ou tarefa em um local prximo sua casa. No obstante, valioso para trabalho que o tcnico no se identifique com esse lugar de poder, o que acarretaria uma grande dificuldade no acompanhamento, j que no permitiria que o jovem deixasse aflorar o que lhe mais singular.

70

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

Cabe ao tcnico abrir uma brecha no discurso estereotipado de alguns jovens e escutar um pouco do que eles tm a dizer, permitindo, assim, que o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa desloque essa suposio de poder para uma suposio de saber sobre o que ele trouxer. O tcnico deve estar atento para no ser surpreendido pelos efeitos transferenciais citados ao longo deste texto. Tal como Scrates com Alcebades, o tcnico deve reconhecer o que est em jogo na transferncia e possibilitar um espao de construo de algum saber a partir do prprio adolescente, sem jamais ocupar o lugar de mestre ou at mesmo de juiz. Ainda que a medida no vise o trabalho analtico do jovem, muitas vezes, saberfazer com a transferncia contribui para o processo de responsabilizao, uma responsabilizao que tambm passa pelo campo da palavra. O cumprimento da medida tambm pode facilitar o trnsito jovem pela cidade, na medida em que a transferncia permite o transporte de um espao para o outro, um carregar-de-l-para-c. Muitas vezes, assim que o adolescente consente em retomar os estudos, em se tratar na sade mental, fazer um curso profissionalizante e, at mesmo, executar a tarefa para a prestao de servio comunidade. No se trata apenas de encaminhar, pois sabemos que o simples encaminhar no veicula novas possibilidades. O enfoque nesses casos seria mais o da transferncia como transporte para outros espaos e outras oportunidades, para alm da prtica de atos infracionais. Observa-se, sobretudo nos adolescentes em cumprimento de medida de prestao de servio comunidade, uma demanda para que tcnico escolha para ele a atividade que deve realizar, e cabe ao tcnico desconfiar das implicaes transferenciais em jogo nessas demandas. Finalmente, pode-se supor uma ampliao das ocorrncias transferenciais no campo das medidas socioeducativas em meio aberto, tanto de um adolescente com o tcnico que o atende, como tambm da rede em relao ao tcnico, que busca nele um saber sobre como lidar com determinado tipo de adolescente. Em superviso ntido que, em alguns casos, o lao transferencial acontece dentro da prpria instituio onde o jovem executa a atividade, geralmente com o educador de referncia. Auxiliar e manejar as transferncias em jogo em cada caso funo do tcnico, que dever estar avisado dos efeitos transferenciais.

71

CliniCAPS, Vol 5, n 15 (2011) Artigos

Referncias Bibliogrficas BARRETO, C. (2008) A medida e um encontro: o caso Edson. In: BARRETO, Cristiane; BRANDO, Mnica (Orgs.). Liberdade assistida: uma medida. Belo Horizonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria Municipal Adjunta de Assistncia Social. FREUD, S. (1905[1901]/1989). Fragmento da anlise de um caso de histeria, in Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, v. VII. Rio de Janeiro: Imago, pp. 208221. FREUD, S. (1912/1989). A dinmica da transferncia, in Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, pp. 133-143. FREUD, S. (1915/1989). Observaes sobre o amor de transferncia, in Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, v. XII. Rio de Janeiro: Imago, pp. 175-195. GARCIA, Clio (2008). Transferncia e reciprocidade. Indito. HANNS, Luiz Alberto. (1996) Dicionrio comentado do alemo de Freud. Rio de Janeiro: Imago, pp. 412-420. LACAN, J. (1951/1998) Interveno sobre a transferncia, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, pp. 214-225. LACAN, J. (1958/1998) A direo do tratamento e os princpios de seu poder, in Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, pp. 585-652. LACAN, J. (1964/1998) O seminrio, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanlise. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. LACAN, J. (1967/2003) Proposio de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola, in Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, pp. 248-264. LACAN, J. (1992) Entre Scrates e Alcibades, in O seminrio, livro 8: A transferncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, pp. 152-165. LACAN, J. (2005) O seminrio, livro 10: A angstia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. LACAN, J. (1962-1963/2005) Passagem ao ato e acting-out, in O seminrio, livro 10: A angstia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, pp. 128-145. MILLER, Jacques-Alain (1987). Percurso de Lacan - uma introduo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. PLATO. (1979) O banquete, in Dilogos. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, pp. 1-53. (Coleo Os pensadores). RIBEIRO, C. N. (2010) Os laos entre a psicanlise e a determinao de uma medida, in FERREIRA, G. C. S., LAVARINI, J., CARDOSO, R. F. (Orgs.). Transfinitos: a diferena que faz o pai. Belo Horizonte: Aleph - Escola de Psicanlise. SILVESTRE, Michel. (1987) Amanh, a psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Recebido em Outubro de 2012 Aceito em Novembro de 2012

72

You might also like