You are on page 1of 4

TRABALHO INTEGRADO 2 SEM/2012 CC/SI

I. TEMA: AS TCNICAS CRIPTOGRFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAES

II. PROPOSTA DO TRABALHO O Trabalho Integrado ser constitudo pelos seguintes tpicos: 1) O grupo de alunos dever, atravs de fontes formais de informao, pesquisar sobre o conceito de criptografia, seus usos e aplicaes, assim como as tcnicas criptogrficas mais conhecidas / utilizadas atualmente.

2) O grupo dever escolher uma tcnica de criptografia e expor em sala de aula as questes relativas ao uso da mesma nos seguintes aspectos:

a. Qual a abordagem utilizada em sua concepo (estruturao, conceitos e fundamentao) c. Principais aplicaes e sistemas que a utilizam ou utilizaram-na e a motivao para tal escolha. d. Discusso comparativa entre esta tcnica e outras conhecidas / utilizadas, expondo de forma analtica as especificidades de cada uma e sua utilizao mais adequada. e. Eventuais vulnerabilidades e falhas detectadas neste tipo de tcnica.

3) O grupo dever fazer uma dissertao sobre todos os elementos citados acima,

4) O grupo dever elaborar um programa em C# que baseado nos conceitos descritos nos itens de 1 a 3, possa efetuar a criptografia / descriptografia de qualquer mensagem, cifrada ou no, baseada na tcnica escolhida.

5) O nvel de refinamento, funcionalidade, tratamento de erros e funes extras implementadas neste sistema, assim como o nvel de complexidade da tcnica criptogrfica escolhida, ter impacto direto na nota final deste trabalho.

6) A nota atribuda ao trabalho entregue configura a nota do Trabalho Integrado TI referente s Atividades Prticas Supervisionadas.

III. APRESENTAO DO TRABALHO 1. O grupo dever ser composto de 5 alunos. A formao de um grupo com um nmero diferente de 5 depender de aprovao do(a) Coordenador(a) Auxiliar do curso no campus.

2. Todas as etapas do trabalho devero ser escritas em fonte ARIAL 12, espaamento 1,5, margem direita 2,5 cm e margem esquerda 2,5 cm. O trabalho dever ter formato A4, encardenado (espiral) com capa transparente.

3. Limites de pginas Objetivo do trabalho: 1 pgina e no mximo 2 pginas Introduo: 2 pginas e no mximo 4 pginas Criptografia (conceitos gerais): 3 pginas e no mximo 5 pginas. Tcnicas criptogrficas mais utilizadas: mnimo de 4 pginas e mximo de 8 pginas. Dissertao: mnimo de 5 pginas e mximo de 15 pginas. Projeto (estrutura) do programa: mnimo de 3 pginas e mximo de 8 pginas. Relatrio com as linhas de cdigo: mximo de 10 pginas.

4. O trabalho dever ser entregue junto com a ficha padro de Atividades Prticas Supervisionadas ilustrando cronologicamente cada um dos itens, segundo a orientao do professor supervisor desta atividade.

5. Estrutura do trabalho: 5.1. Capa: identificando o curso, o tema, a relao de alunos do grupo (nome/RA) 5.2. ndice 5.3. Objetivo do trabalho 5.4. Introduo 5.5. Criptografia (conceitos gerais)

5.6. Tcnicas criptogrficas mais utilizadas e conhecidas 5.7. Dissertao (*** Sua tcnica criptogrfica escolhida***) 5.7.1. Estruturao, conceitos e fundamentao 5.7.3. Aplicaes que fazem/fizeram uso da tcnica. 5.7.4. Discusso comparativa entre esta tcnica e outras conhecidas / utilizadas 5.7.5. Vulnerabilidades e falhas. 5.9. Relatrio com as linhas de cdigo do programa em C# 5.10. Apresentao do programa em funcionamento em um computador, apresentando todas as funcionalidades pedidas e extras. 5.11. Bibliografia 5.12. Ficha de Atividades Prticas Supervisionadas

You might also like