You are on page 1of 14

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MARIA ISABEL MONTANDON Universidade de Braslia UnB

misabel@unb.br

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia


Public politics for teacher's preparation in Brasil: the Pibid and Prodocncia projetc's.

resumo
As polticas pblicas para qualificao do ensino bsico tem aumentado significantemente nos ltimos anos, incluindo projetos voltados para a formao, valorizao e qualificao de professores. Nesse contexto foram criados o Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID e o Programa de Consolidao das Licenciaturas PRODOCNCIA. Esse texto apresenta o histrico dos programas, seus objetivos e suas relaes com os cursos de Licenciatura em geral. Discute as caractersticas e as diferenas entre eles e levanta alguns questionamentos a respeito de sua aplicao. PALAVRAS-CHAVE: Polticas pblicas, formao de professores, Pibid e Prodocncia.

abstract
Public politics in Brazil have been strengthened and increased considerably in the last years, including the elaboration of projects that aim at the qualification of teachers and the recognition of the profession. Two of these projects include the scholarship program for motivating teachers to have pedagogical experiences at public schools (PIBID), and the program for consolidating teachers courses at the universities (PRODOCNCIA). The latter text presents the context where these projects emerged, the bases from which they have developed, and the function of teachers courses in the process of qualifying teachers. It also discusses the project's characteristics and differences and raise possible problems that can emerge in the process of their application. KEYWORDS: Public politics, teacher's education, Pibid e Prodocncia.

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

47

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MONTANDON, Maria Isabel

INTRODUO

s polticas de formao de professores no Brasil tem conquistado vulto nos ltimos anos, como uma das aes para a melhoria da qualidade da educao bsica. Em abril de 2007, o Ministrio da Educao-MEC lanou o Plano de Desenvolvimento da Educao-PDE e o Plano de Metas

e Compromisso Todos pela Educao (Decreto n 6.094, de 24 de abril de 2007), propondo diversas aes e programas em continuidade s metas estabelecidas no Plano Nacional de Educao (Brasil, 2001). Como parte das alteraes poltico-administrativas, indicou a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior-CAPES como agncia responsvel pelas aes referentes formao de professores da educao bsica. A nova Capes, ou Capes B, criada pela Lei 11.502 de julho de 2007, tinha como objetivo articular de forma permanente a educao bsica e o ensino superior, ampliando as aes de formulao de polticas pblicas de formao de professores (Brasil, 2007a). Tal atribuio foi consolidada pelo Decreto n 6755, de 29 de janeiro de 2009, que instituiu a Poltica Nacional de Formao de Profissionais do Magistrio da Educao Bsica e disciplinou a atuao da CAPES no fomento a programas para qualificao e valorizao da docncia na formao inicial e continuada, nas modalidades presencial e a distncia. Duas premissas acompanham as bases para as aes decorrentes das polticas pblicas para a educao. A primeira, que elas sejam conduzidas de forma sistmica entre Unio, Estados, Distrito Federal e municpios. Segundo, que ocorram de maneira articulada entre o Ministrio da Educao MEC, as instituies formadoras e os sistemas e redes de ensino bsico, o que indica compromissos e responsabilidades compartilhadas entre todos. Os documentos oficiais sugerem que as aes decorrentes dessas polticas garantam a qualidade dos cursos presenciais e a distncia, promovendo a articulao entre teoria e prtica e entre conhecimentos cientficos e didticos, reconhecendo a escola como um espao de formao. Alm disso, incentivam a formao continuada e sua articulao com a inicial, a atualizao terico-metodolgica e o estabelecimento de programas que reflitam a especificidade da formao docente. Indicam tambm que projetos propostos pelas instituies devem almejar a valorizao da profisso docente por meio de aes que estimulem o ingresso, a permanncia e a progresso na carreira e a ampliao de docentes na educao bsica, priorizando os egressos de instituies pblicas de ensino superior (Brasil, 2007b, 2007c, 2009c). Com base nessas premissas foram lanados o Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID e o Programa de Consolidao das Licenciaturas PRODOCNCIA voltados especificamente para a valorizao e incentivo docncia, qualificao do ensino bsico e fortalecimento dos cursos de formao de professores. Apesar de questionamentos sobre as bases e caractersticas das propostas lanadas pelo governo (Freitas, 2007; Saviani, 2007), e a observao de que elas acontecem mais no mbito da formao do que da atuao e do trabalho docente (Arroyo, 2007), a percepo geral de que esse um momento profcuo para se discutir e participar das vrias frentes abertas, uma vez ser aparente a expanso quantitativa e mesmo qualitativa de aes voltadas formao docente, nos seus vrios nveis, contextos e formatos.

48

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

A formao de professores no Brasil: o papel das Licenciaturas:

De forma geral, os problemas com projetos e currculos de formao de professores anteriores s propostas das diretrizes continuam, em diferentes nveis e contextos. Em estudo realizado pela Fundao Carlos Chagas (Gatti e Nunes, 2008) que analisou currculos de cursos de licenciatura do Brasil, constatouse que as Licenciaturas no tem oferecido os conhecimentos e habilidades consideradas necessrias ao enfrentamento das complexas tarefas exigidas pelo contexto escolar:
Apesar das inmeras reformas curriculares e da publicao das Diretrizes Curriculares Nacionais [...], evidencia-se a caracterstica fragmentria dos currculos, a predominncia dos estudos tericos e a falta de articulao entre as disciplinas de formao especfica e de formao pedaggica, alm da quase ausncia do estudo da escola, ou seja, do contexto profissional onde o professor vai atuar (p.35).

A qualidade da formao de professores


foi tambm objeto de discusso por ocasio das reformas curriculares dos cursos de Licenciatura1, com bases e premissas semelhantes s apresentadas pelos programas governamentais. Por exemplo, a nfase nas prticas docentes como eixo estruturante do curso, a importncia da insero do licenciando em seu contexto real de trabalho reforando a relao equilibrada e interligada entre teoria e prtica e ensino superior e bsico, e a articulao entre disciplinas especficas e pedaggicas. As das diretrizes reforam de a especificidade plena, licenciaturas graduao

reconhecendo-a como curso com estrutura e identidade prpria, o que concederia status e valor dentro da universidade. Por que, ento, criar polticas de formao e qualificao paralelas, com objetivos e princpios semelhantes? O que se tem constatado que, embora aparentemente as diretrizes curriculares oferecessem indicaes de grandes mudanas nos cursos e conseqentemente na maneira como professores da educao bsica estavam sendo formados, na prtica isso no ocorreu (Souza, 2007; Gatti e Barreto, 2009, Montandon, 2011). Conforme Gatti e Barreto (2009), as Licenciaturas, em geral, no se adequaram aos princpios bsicos da reforma, estando ainda muito distantes de serem satisfatrias, e evidencia que a preparao de docentes para os anos iniciais da escolaridade em nvel superior est sendo feita de forma um tanto precria (p.258).

Um dos pontos de destaque proposto pelas diretrizes foi o expressivo aumento das prticas docentes, entendidas como um dos eixos estruturantes do currculo, reforando a relao teoria-prtica, a articulao entre o ensino superior e as redes de ensino bsico, e a insero do licenciando na vivncia docente do mundo real. No entanto, o conceito e papel das prticas nos currculos continuam sendo mal compreendidos e suas aes negligenciadas, aparecendo, muitas vezes, apenas como crditos acoplados s disciplinas tericas (Gatti e Barreto, 2009; Montandon, 2011). Muitos cursos continuam com o modelo denominado trs mais um2, com a insero do aluno na prtica docente apenas nos ltimos semestres do curso. No caso dos estgios supervisionados, observa-se ainda a prioridade da teoria em

1. LDB 9.394/96 e Resolues do Conselho Nacional de Educao CNE/CP no. 1, de 18 de fevereiro de 2002 e CNE/CP no. 2 de 19 de fevereiro de 2002 que instituram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores da Educao Bsica, licenciatura plena, em nvel superior. 2. Formato de Licenciatura onde o estudante cursa os trs primeiros anos no Bacharelado e, somente no ltimo ano, realiza complementao pedaggica.

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

49

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MONTANDON, Maria Isabel

detrimento da prtica, ou seu entendimento apenas como momento de observao, com pouca ou nenhuma insero do aluno na regncia e nos ambientes para os quais esto sendo formados. Em muitos casos no h acompanhamento sistemtico do professor, ou aquele que orienta desconhece a realidade para a qual est preparando seus alunos. Conforme constatou Gatti e Barreto (2009), os estgios obrigatrios constam nas propostas curriculares sem planejamento e sem vinculao clara com os sistemas escolares, e sem explicitar as formas de sua superviso (p.258), faltando tambm material didtico atualizado e atendimento sistematizado e personalizado de alunos, e de desenvolvimento de sistemas consistentes de avaliao do processo formativo (p.260). O distanciamento do contexto de trabalho para o qual se est formando tem sido um dos principais problemas na formao de professores (Diniz-Pereira, 2000). Relatos de professores em exerccio indicam que a Licenciatura no os tem preparado para as demandas e desafios da docncia. Para eles, o foco do curso ainda est nos saberes especficos e nos fundamentos tericos, com ausncia ou escassez de experincia nos espaos para os quais esto sendo formados (Gatti e Barreto, 2009. Montandon, 2011). Isso demonstra que a situao encontrada por DinizPereira (2006) continua, ou seja, que a estrutura dos cursos de formao docente privilegia a teoria em detrimento da formao em um contexto prtico e articulado com a realidade profissional, reforando tambm a concluso de Gatti e Barreto (2009), em estudo sobre a formao e carreira de professores:
Constata-se nas instituies de ensino superior que oferecem licenciaturas a ausncia de um perfil profissional claro de professor. Os

currculos no se voltam para as questes ligadas ao campo da prtica profissional, seus fundamentos metodolgicos e formas de trabalhar em sala de aula. Continuam a privilegiar preponderantemente os conhecimentos da rea disciplinar em detrimento dos conhecimentos pedaggicos propriamente ditos (p.258).

So vrias as razes para tal situao. Uma delas o nmero insuficiente de professores com formao e experincia para atuar especificamente nos cursos de Licenciatura. A realidade encontrada na Universidade de Braslia-UnB, por exemplo, pode ser a mesma de outras universidades3, onde, mesmo com a abertura de novas vagas para professores, em decorrncia da proposta de novos cursos para o REUNI e EaD, a composio dos colegiados das unidades, em sua maioria voltados para o bacharelado e a ps-graduao, impedem o direcionamento da vaga para profissionais com perfil para atuarem na Licenciatura. O resultado o acmulo de disciplinas e atividades especficas em um reduzido nmero de professores que atuam com as disciplinas pedaggicas, mostrando que polticas de valorizao, investimento e qualificao do professor devem incluir a prpria universidade. Por sua vez, essa situao decorrente do do descaso histrico das das universidades didticoatividades com os cursos de formao de professores, desprestgio em atividades s pedaggicas relao

de pesquisa, e do lugar secundrio das Licenciaturas nas unidades e colegiados (Ldke, 1994; Catani, 1986; Diniz-Pereira, 2000; Souza, 2007). De acordo com Ldke (1994), no modelo de universidade brasileira as prioridades esto na pesquisa e elaborao de conhecimento cientfico, consideradas exclusivas dos programas de ps-graduao.

3. Ver Montandon, 2011.

50

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

Tudo o que no se enquadra dentro dessas atividades passa, em geral, para um quadro inferior, como so as atividades de ensino e formao de professores [...] tanto que as avaliaes das universidades e mesmo progresso docente so baseadas quase exclusivamente nas produes de pesquisa (p. 6).

Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia-PIBID:

Essa situao, juntamente com os baixos salrios e condies desfavorveis de trabalho tem provocado a baixa procura e a alta evaso dos cursos de Licenciatura no Brasil. Mateiro (2009) encontrou resultados mais satisfatrios para os cursos de Licenciatura em Msica no Brasil, a partir da anlise de projetos pedaggicos, indicando que as propostas de formao esto, em maior ou menor grau, alinhadas com as diretrizes curriculares. No entanto, seu estudo no incluiu avaliao da efetividade dos currculos em relao s demandas docentes do mundo do trabalho atual. Pesquisa de Cereser (2003) sobre o estgio supervisionado em cursos de Licenciatura em Msica mostrou tambm limites e possibilidades da prtica pedaggica nos cursos, indicando a necessidade de mais estudos qualitativos sobre o funcionamento e o papel das prticas nos cursos de formao de professores de msica no Brasil. A proposio de programas como o Pibid e o Prodocncia pode ser entendido, assim, como uma forma de compensar a ainda precria qualidade de formao em muitos cursos de Licenciatura nas diferentes reas no pas, especialmente em seu componente prtico.

Pibid um programa de concesso

de bolsas de iniciao docncia, envolvendo trs grupos de participantes: licenciandos, professores universitrios (coordenadores dos subprojetos) e professores de escola pblica (supervisores)4, alm do coordenador geral ou coordenador institucional. A participao no Edital por meio da apresentao de projeto institucional, combinados com projetos das unidades, denominados de subprojetos. O coordenador institucional responsvel pelo projeto como um todo, com a colaborao dos coordenadores de cada subprojeto, que sero tambm os orientadores dos licenciandos e responsveis pela conduo de sua proposta, incluindo as relaes com os supervisores das escolas participantes. O objetivo do Pibid inserir estudantes de cursos de licenciatura plena em atividades pedaggicas em escolas pblicas do ensino bsico, aprimorando sua formao e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nessas escolas, por meio de metodologias inovadoras. Nesse sentido, a ideia tratar de forma criativa e integrada os problemas da educao em seus diferentes nveis escola bsica e formao de professores em uma relao direta da prtica e teoria e com o envolvimento de todos os atores relacionados ao processo.

4. Os valores das bolsas atualmente so: R$400,00 para o licenciando, R$765,00 para o professor supervisor; R$ 1.400,00 para o coordenador e R$1.500,00 para o coordenador institucional.

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

51

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MONTANDON, Maria Isabel

De acordo com a Portaria n 260, de 30 de dezembro de 2010 do EDITAL N001/2011/ CAPES, os objetivos do Pibid incluem:
1. Valorizar o magistrio, incentivando os estudantes a optarem pela carreira docente; 2. Promover a melhoria da qualidade da educao bsica. 3. Articular e integrar a educao superior e a educao bsica do sistema pblico de ensino. 4. Elevar a qualidade das aes acadmicas voltadas formao inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituies federais de educao superior. 5. Incentivar a realizao de experincias metodolgicas e prticas docentes de carter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informao e da comunicao, e que se orientem para a superao de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem. 6. Valorizar a escola pblica como campo de experincia para a construo do conhecimento na formao de professores para a educao bsica. 7. Proporcionar aos futuros professores participao metodolgicas em e aes, prticas experincias docentes

Alm das bolsas, previsto tambm uma verba de custeio para despesas que faam parte do projeto. O Programa foi institudo no mbito do Ministrio da Educao, da Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE. Ele foi criado em 2007 atravs da Portaria Normativa da Capes n 38, de 12 de dezembro de 2007, mas implementado a partir de 2008. Na Capes, o programa faz parte da Coordenao de Valorizao da Formao Docente-CVD, vinculado Coordenao Geral de Programas de Valorizao do Magistrio-CGV5, que, por sua vez, est ligado Diretoria de Formao de Professores da Educao Bsica-DEB.6 O primeiro edital Pibid, lanado em 2008, era destinado s Universidades Federais e priorizava os cursos de Matemtica, Qumica, Fsica e Biologia, por serem consideradas reas de maior carncia no ensino mdio. As edies seguintes (2009, 2010, 2011) incluam todas as universidades pblicas. Dois editais especiais foram lanadas em 2010, direcionados s Universidades Comunitrias e o segundo, denominado Diversidades, educao no campo e educao indgena. O nmero de participantes nos editais Pibid tem crescido vertiginosamente. Em 2007, eram 3.077 bolsistas, chegando a 29.666 em 2011.7 O investimento no programa pelo

inovadoras, articuladas com a realidade local da escola. (disponvel em: <http:// www.capes.gov.br/educacao-basica/ capespibid>, acesso em 15 de fevereiro de 2012).

governo federal visvel tambm nos valores investidos. Em 2010, foram destinados R$ 68.693.201,04 para bolsas e R$ 11.705.740,18 para verba de custeio, totalizando o valor de R$ 80.398.941,22. Em 2011, esse valor subiu para R$ 122.129.596,73 e o da verba de custeio, R$

5. Antiga Coordenao de Desenvolvimento de Contedo Curricular e Modelos Experimentais. 6. Antiga Diretoria de Educao Bsica. 7. Informaes prestadas pela equipe da Diretoria de Formao de Professores da Educao Bsica da CAPES, especialmente a Claudete Cardoso e Fernanda Livtin, a quem agradeo pela gentileza.

52

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

16.468.332,19, totalizando um investimento de R$ 138.597.928,90.


8

cursos de licenciaturas. A professora ressaltou, tambm, a caracterstica do Pibid de agregar ensino, pesquisa e extenso. Foram relatados os impactos na escola pblica, como a confeco de material pedaggico, abertura de laboratrios, presena de alunos em olimpadas cientficas, formao continuada dos professores. (disponvel em http://www.capes. gov.br/educacao-basica/capespibid/ii-encontrode-coordenadores-institucionais-do-pibid, acesso em 05 de janeiro de 2012). Isso indica o sucesso que o programa pode ter, desde que desenvolvido conforme os princpios e objetivos do Edital. A visibilidade do Pibid clara ao se buscar informaes sobre o tema. possvel encontrar stios, blogs, eventos, relatos, publicaes de alunos, coordenadores e supervisores, com pesquisas e experincias realizadas no Pibid das vrias universidades que participam do programa. Isso tem sido possvel tambm pelo incentivo e apoio da Capes ao programa, realizao dos Seminrios na Capes, dentro dos projetos e entre projetos, ao apoio da equipe Capes tanto no pronto esclarecimento de dvidas quanto na participao de encontros, sejam eles locais, regionais ou nacionais9, e tambm agilidade do processo para participao, atualmente. Relatos dos alunos envolvidos so enfticos ao reconhecerem o papel fundamental da vivncia nas escolas para sua formao, principalmente pelo acompanhamento regular dos orientadores e supervisores10. O nmero de projetos de msica

De acordo com o ento ministro da Educao Fernando Haddad, o Pibid um dos programas mais relevantes educao bsica atualmente. Ao aproximar a universidade da escola pblica, as duas se transformam: o jovem docente adquire experincia e a escola incitada a repensar seu projeto pedaggico". (disponvel em: <http://www.capes.gov.br/servicos/salade-imprensa/36-noticias/4749-pibid-e-umdos-programas-mais-relevantes-a-educacaobasica-atualmente-diz-ministro>, acesso em 10 de fevereiro de 2012). Em 2010, por meio do Decreto no. 7.219, o Pibid consolidou-se como poltica de Estado. A Capes realizou dois seminrios

Pibid (2010 e 2011) com os coordenadores institucionais para relato, troca de experincias, anlises e avaliaes do programa. Em sua apresentao, a profa. Carmen Moreira de Castro Neves, atual Diretora da Educao Bsica Presencial da Capes, apontou como impactos do programa: a diminuio da evaso e aumento da procura pelos cursos, um novo status das licenciaturas na academia e a elevao da autoestima dos licenciandos, tanto pela bolsa quanto pela presena crescente em eventos cientficos. Na rea curricular, indicou tambm a efetiva articulao entre universidade e escolas, a integrao entre teoria e prtica e o reconhecimento da escola bsica como um campo de produo/construo e apropriao de conhecimento, o que pode servir para se repensar os currculos e metodologias dos

participantes do Pibid tem acompanhado o

8. Informaes prestadas pela Capes. 9. O Prof. Helder Eterno da Silveira, Coordenador da Coordenao Geral dos Programas de Valorizao do Magistrio-CGV da CAPES (antiga Coordenao de Desenvolvimento de Contedo Curricular e Modelos Experimentais), esteve presente no XX Encontro Nacional da ABEM, em Vitria, ES. 10. Relatos dos alunos participantes dos dois Seminrios Pibid e Prodocncia realizados na UnB, em 2009 e 2010. Concluses semelhantes podem ser encontradas nas inmeras publicaes de alunos bolsistas.

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

53

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MONTANDON, Maria Isabel

seu crescimento ao longo dos anos. Na primeira edio (2008), a rea de msica foi representada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. A partir do segundo edital (2009), as universidades que participam da rea de msica11 so:
TABELA 1 PIBID ANO
2009 2009 2009 2009 2009 2009 2009 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2011

Formao de professor de msica IES


UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO UDESC - FUNDAO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL REI UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA UNB - UNIVERSIDADE DE BRASLIA UNIMONTES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TOTAL 21

Projetos em Educao Artstica e projetos em Artes, que podem ou no envolver msica:


TABELA 2 rea Arte-Educao (Educao Artstica e Musical Sigla IES UNICENTRO FEEVALE FURB FURG Artes UFMA UFMG UFT UNIVALI Artes (Dana, Msica e Teatro) Educao Artstica e Musical TOTAL UFAL UFPR 10 Nome IES Universidade Estadual do CentroOeste do Paran Universidade Feevale Universidade Regional de Blumenau Fundao Universidade Federal de Rio Grande Universidade Federal do Maranho Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal do Tocatins Universidade do Vale do Itaja Universidade Federal de Alagoas Universidade Federal do Paran Edital 2009 2010 2010 2009 2009 2009 2009 2010 2009 2009

11. Informao prestada pela Capes.

54

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

O Pibid apresenta propostas de superao para os pontos frgeis dos cursos de Licenciatura como, por exemplo, colocar o licenciando no contexto para o qual est se formando, especialmente nos semestres iniciais, fomentar a formao na prtica, em estreita relao teoria-prtica, mas sem perder a perspectiva de desenvolvimento em metodologias, materiais, contedos de ensino. Conforme observam Gatti e Barreto (2009) e Souza (2006), esses tem sido pontos omissos nos currculos dos cursos de Licenciatura no pas. Alm disso, o projeto abre possibilidades de realizao de trabalhos colaborativos entre professores da universidade, professores em exerccio e licenciandos, em vrias dimenses: coparticipao do professor em exerccio na formao do licenciando, formao continuada dos professores em exerccio, e estmulo para que o professor universitrio, formador de futuros professores, conhea o mundo de trabalho real. A ideia estar com alunos na escola bsica, formando grupos de trabalho e desenvolvendo aes, em constante processo de dilogo, reflexes, troca de conhecimentos e experincias compartilhadas nos e para os diversos momentos e situaes da escola.

com insero da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes; c) proponham a cooperao entre unidades acadmicas que visem melhorar a qualidade da formao docente; d) integrem a educao superior com a educao bsica, e efetivem a relao teoria-prtica; e) implementem novas propostas curriculares para a formao de professores, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem seja no presencial ou distncia; f) incorporem resultados para a superao de problemas identificados nas avaliaes feitas em cursos de Licenciatura em projetos e sistemas de avaliao realizados pela Capes ou MEC (disponvel em: http:// www.capes.gov.br/educacao-a basica/ prodocencia, acesso em 26 de fevereiro de 2012).

foco

do

Prodocncia

est

no

desenvolvimento e consolidao de novas propostas curriculares comprometidas com a reformulao de contedos e metodologias de ensino, acompanhamento e avaliao dos cursos de Licenciatura (disponvel em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/ prodocencia> acesso em 08 de janeiro de 2012).

Prodocncia Programa de Consolidao das Licenciaturas

Espera-se, portanto, que os projetos invistam na anlise de seus cursos de Licenciatura para analisar problemas, fragilidades e desenvolver propostas de superao dos mesmos.

O objetivo do Prodocncia elevar a


qualidade dos cursos de Licenciatura, apoiando projetos que:
a) contemplem novas formas de gesto institucional e proponham a renovao da estrutura acadmica e curricular dos cursos; b) desenvolvam experincias metodolgicas e prticas docentes de carter inovador,

Diferente do Pibid, onde o foco est no aluno dos cursos de Licenciatura, no Prodocncia o foco no curso em si. Portanto, no necessariamente envolve a insero pedaggica de alunos em escolas. Um dos projetos considerados de sucesso pela Capes o da Universidade Estadual de Ponta GrossaUFPG, que, por meio do Prodocncia, investiu no fortalecimento interno dos cursos de Licenciatura, criando Laboratrios de Ensino

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

55

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MONTANDON, Maria Isabel

e Aprendizagem em vrios de seus cursos de Licenciatura, alm de fomentar a criao do Frum das Licenciaturas na referida instituio (disponvel em: <http://uepg.vwi.com.br/ conteudo/16/Prodocencia>, acesso em 13 de maro de 2012). O Prodocncia foi criado no mbito da Secretaria de Educao Superior SESU do MEC, em 2006. A primeira edio desse programa foi lanada em 2007 (Edital MEC/ SESU N 05/2007), mas passou a ser gerido pela Capes a partir de 2008, (Edital MEC/CAPES/ DEB N 02/2008). Depois disso, teve mais uma edio em 2010 (Edital MEC/CAPES/DEB N 028/2010), incluindo no apenas instituies federais e estaduais, mas todas as Instituies Pblicas de Ensino Superior. Ele no oferece bolsas, apenas verba de custeio12. Em 2008, o nmero de instituies participantes era 47, com 365 licenciaturas envolvidas e, em 2010, havia 74 projetos envolvendo 455 licenciaturas. O valor do investimento para o Prodocncia em 2010 foi de R$ 6.729.426,08.13 Os cursos de Licenciatura em Msica participantes, segundo informaes da Capes, so: 2008: UFSCar, UFRN, UDESC, UEPG, UFAL, UFG, UFMT e UFPB14. Edital de 2010: UEL, UEM, UFC, UFMT, UFPel, UFRN, UFS, UFSJ e UnB. Os dados acima mostram que a UnB, a UFRN e UFMT continuaram no Edital de 2010, e que o nmero de participantes da rea de msica o mesmo (nove), em ambos os Editais, diferentemente do Pibid, onde se nota um crescimento vertiginoso de participantes na rea de msica. Embora o Pibid possa ser mais atrativo pela disponibilidade de bolsas, o

Prodocncia constitui-se como possibilidade de pesquisas, anlises e revises dos cursos de licenciatura. Para a rea de msica, uma oportunidade de verificar qual o impacto das mudanas curriculares, qual a relao das propostas de formao docente com as realidades e demandas dos mercados de trabalho na rea, dentre outras temticas. A Capes promoveu o I Seminrio Nacional do Prodocncia em outubro de 2011 com o objetivo de compartilhar as experincias vividas pela equipe de cada projeto e os resultados alcanados pelas instituies participantes, buscando o aprimorando do programa.

Pibid e Prodocncia: a experincia da UnB

experincia com os programas na

UnB, em sua primeira verso (2008), foi a de entender o Pibid e o Prodocncia como projetos similares. Assim, ambos foram conduzidos de acordo com o formato e propsito do Pibid, ou seja, com a insero de Licenciandos em projetos desenvolvidos por professores de diferentes departamentos nas escolas pblicas. Os alunos de ambos os projetos tinham bolsa, ou pela Capes (Pibid), ou pelo Reuni (Prodocncia). As experincias do Prodocncia em sua primeira edio (2008) foram registradas no livro Trajetrias das Licenciaturas da UnB: A experincia do Prodocncia em Foco (Fernandes, 2011). No entanto, com a criao da Coordenao de Licenciaturas-CIL, vinculada ao Decanato de Graduao-DEG, entendeu-se que o perfil e as

12. Na UnB, o Decanato de Graduao-DEG concedeu bolsas REUNI para alunos participantes do Prodocncia, nos Editais de 2008 e 2010. 13. Dados fornecidos pela Capes. 14. A rea de msica da UnB tambm participou da primeira edio, acoplada ao projeto de Artes, juntamente com a rea de Artes visuais e Teatro.

56

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

finalidades dos dois Editais eram diferenciadas, e os objetivos, especficos de cada programa. A partir das experincias com ambos os programas anteriores, o a CIL-DEG decidiu partir de quatro princpios: 1) diferenciar e caracterizar os projetos de cada programa, visando maior fidelidade aos objetivos dos editais, 2) evitar o carter personalista dos projetos, principalmente do Pibid, tornando-o um projeto das unidades acadmicas. Para isso, os projetos deveriam ser aprovados em departamento, permitindo tambm a participao de mais de um professor na coordenao; 3) caracterizar o Pibid e Prodocncia como projetos construdos coletivamente entre e a Coordenao de dos Licenciaturas-CIL representantes

Questes conclusivas

As polticas de valorizao e qualificao


da docncia atualmente no Brasil so diversas e vrias, tornando-se difcil no reconhecer os mritos dos programas e aes com objetivos de melhorar a profisso e a docncia no Brasil. Os projetos Pibid e Prodocncia somam-se a outras polticas, onde cursos de Licenciatura, professores de escolas pblicas e alunos podem participar. Os resultados das experincias nos programas so vastos, freqentes, e encorajadores, o que, em si, suficiente para motivar a participao. No entanto, analisando os objetivos e desenvolvimento dos programas em relao aos cursos de Licenciatura, algumas questes permanecem. Porque investir de forma robusta em programas como o Pibid, para que aes j previstas nas diretrizes curriculares para os cursos de Licenciaturas realmente aconteam? Qual a funo, efetividade e alcance dos mecanismos de avaliaes do MEC para os cursos de formao de professores nas universidades? Por que cursos no adaptados s reformas curriculares continuam sendo aprovados pelo MEC?16 Quais os mecanismos do MEC e das universidades para, que de fato, os cursos cumpram o que est previsto nas Diretrizes e em seus Projetos Polticos Pedaggicos? Sobre a caracterstica dos projetos, uma primeira questo se refere ao fato de que so concebidos, coordenados e conduzidos pela universidade, enfatizando a relao hierarquizada entre ensino superior e bsico. Isso pode se tornar um problema se os projetos

departamentos interessados, com objetivos e metodologias comuns perpassando todos as propostas; 4) fomentar o compromisso dos participantes de migrar os resultados positivos dos projetos para a melhoria dos cursos de Licenciatura. Esse processo teve como desdobramento a maior participao das unidades nos projetos Pibid (dez) e Prodocncia (seis)15, maior compreenso de seus objetivos, maior divulgao das aes da Licenciatura nos departamentos e maior intercmbio entre as unidades.

15. A Licenciatura em Msica da UnB participou dos Editais PRODOCNCIA 2008 e 2010, e PIBID 2010. 16. o caso, por exemplo, da UnB, onde cursos de Licenciatura sem reformas curriculares efetivas foram aprovados pelo MEC em 2010.

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

57

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MONTANDON, Maria Isabel

tiverem carter de via nica, ou seja, entendidos como um projeto concebido na universidade para ser aplicado na escola pelos bolsistas, e no um projeto construdo e desenvolvido coletivamente. Sobre a consolidao dos projetos e seu acompanhamento pela Capes, como avaliar, por exemplo, se as aes dos coordenadores no so, na verdade, o que j deveria ser feito nos Estgios e Prticas docentes? Ou seja, at que ponto professores recebem bolsas para fazerem o que j fazem, ou o que deveriam fazer: orientar alunos no estgio supervisionado docente? Alm disso, como avaliar se um projeto no obrigatrio e no curricular est sendo entendido como substituio realizao dos estgios docentes obrigatrios? At que ponto as experincias com os projetos vo estimular o uso de prticas no currculo ou esvaziar os esforos, pela existncia de projeto paralelo? Uma outra questo a limitao do programa aos centros universitrios, geralmente localizados nas capitais e grandes cidades. Como expandir a oferta do Pibid para o interior e para os cursos distncia? Apesar dessas questes, o sucesso dos programas inegvel. No caso do Pibid, pela oportunidade de formar alunos que saiam do prottipo de docente idealizado e contemple as formas cotidianas de viver a docncia, as instabilidades vivenciadas nas situaes de trabalho, os saberes, os impasses, as certezas e incertezas do trabalho com os quais a docncia se defronta diariamente na diversidade dos contextos escolares (Arroyo, 2007, p.194). No Prodocncia, pela oportunidade de avaliar e repensar os cursos de Licenciatura e de fortalec-los dentro das unidades. H um nmero expressivo de cursos de msica participantes no Prodocncia e, principalmente, no Pibid. importante

abrir espao para eles nos encontros de educao musical, para divulgao, troca de experincias, avaliao e proposta de aes futuras. A participao das Licenciaturas nesses programas, alm dos benefcios gerais anteriormente citados, poder contribuir para o apoio e valorizao a professores de msica j atuantes e tambm para a implementao da Lei 11.769, relativizando a viso de que a mobilizao que conduziu obrigatoriedade do ensino de msica pode estar servindo mais a interesses ligados ampliao de postos de trabalho do que propriamente s necessidades de formao dos estudantes (Gatti e Barreto, 2009, p.82). O que se espera que as experincias nos projetos e seus resultados positivos possam, de fato, ser integradas de forma permanente aos currculos dos cursos de licenciaturas, atingindo o objetivo maior dos programas que a oferta de uma formao de qualidade aos futuros professores da educao bsica.

58

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

Polticas pblicas para a formao de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocncia

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

Referncias
ARROYO, M. G. Condio docente, trabalho e formao. In: SOUZA, J. V. A. (org.) Formao de Professores para a Educao Bsica. So Paulo: Autntica, 2007. BRASIL. Lei n 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competncias e a estrutura organizacional da fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES, de que trata a Lei n 8.405, de 09 de janeiro de 1992, e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concesso de bolsas de estudo e pesquisa a participantes de programas de formao inicial e continuada de professores para a educao bsica. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 12 julho. 2007a. Disponvel em: <http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm>. Acesso em: 10 de janeiro de 2012. BRASIL. Ministrio da Educao. PDE- Plano de Desenvolvimento da Educao, Razes, Princpios e Programas. Braslia: MEC, 2007b. BRASIL. Ministrio da Educao. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao. Decreto n 6.094, de 24 de abril de 2007, Braslia, 2007c. Disponvel em:http://planipolis.iiep.unesco.org/upload/Brazil/ BrazilGuiadosProgramasdoMEC.pdf. acesso em: 22 de janeiro de 2012. BRASIL. Ministrio da Educao. Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES. Diretoria de Educao Bsica Presencial DEB. Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia: Edital CAPES/DEB n. 02/2009. Braslia, 2009a. BRASIL. Plano Nacional de Educao. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educao e d outras providencias. Dirio Oficial da Unio. Braslia, 2001 BRASIL. Poltica Nacional de Formao de Profissionais do Magistrio da Educao Bsica. Decreto n 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Poltica Nacional de Formao de Profissionais do Magistrio da Educao Bsica, disciplina a atuao da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES no fomento a programas de formao inicial e continuada, e d outras providncias. Braslia: Casa Civil da Presidncia da Repblica Federativa

do Brasil/Subsecretaria para Assuntos Jurdicos, 2009c. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6755.htm>. Acesso em: 15 de janeiro de 2012. BRASIL. Ministrio da Educao. Poltica Nacional de Formao de Profissionais do Magistrio da Educao Bsica. Braslia, 2009b. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2009/Decreto/D6755.htm CATANI, D. B. et al Universidade, escola e formao de professores. Brasiliense. So Paulo. 1986. CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia - Pibid Disponvel em: <http://www.capes. gov.br/educacao-basica/capespibid>, acesso em 10 de janeiro de 2012. CAPES. Assessoria de Imprensa da CAPES. Informativo eletrnico: Pibid um dos programas mais relevantes educao bsica atualmente, diz o ministro. Publicado em 15 de Julho de 2011. Disponvel em: <http://www.capes.gov.br/servicos/ sala-de-imprensa/36-noticias/4749-pibid-e-um-dosprogramas-mais-relevantes-a-educacao-basicaatualmente-diz-ministro>, acesso em 02 de fevereiro de 2012. CAPES. Programa de Consolidao das Licenciaturas PRODOCNCIA. Disponvel em: <http://www.capes. gov.br/educacao-basica/prodocencia>, acesso em: 02 de fevereiro de 2012. CERESER, C. A formao de professores de msica sob a tica dos alunos de licenciatura. Dissertao (Mestrado em Msica) Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. DINIZ-PEREIRA, J. E. Formao de Professores: pesquisas, representaes e poder. Belo Horizonte: Autntica, 2000. FERNANDES, M.L.B. (Org.). Trajetrias das licenciaturas da UnB: a experincia do PRODOCNCIA em foco. Ed. Braslia, DF: , 2011, v. 1, p. 1-202. FREITAS, H.C.L de. A (nova) poltica de formao de professores: a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007 1203. Disponvel em: http://www.cedes. unicamp.br. Acesso em: 22 de janeiro de 2012.

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

59

NMERO ESPECIAL

20

ANOS

MONTANDON, Maria Isabel

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Braslia: UNESCO, 2009. GATTI, B. A. & NUNES, M. M. (org.). Formao de professores para o Ensino Fundamental: instituies formadoras e seus currculos. Relatrio de Pesquisa. Fundao Carlos Chagas/Fundao Victor Civita, 2008, 2 v. LDKE, Menga. Avaliao institucional: formao de docentes para o ensino fundamental e mdio (as licenciaturas). Srie: Cadernos CRUB, v.1, n.4, Braslia, 1994. MATEIRO, T. Uma anlise de projetos pedaggicos de licenciatura em msica. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, 57-66, set. 2009 MONTANDON, M. I. Desafios e perspectivas para a formao de professores na UnB a experincia da Coordenao de Integrao das Licenciaturas-CIL. In: Fernandes (Org.). Trajetria das Licenciaturas da UnB: A experincia do Prodocncia em foco. Universidade de Braslia, 2011. p. 45-54

SAVIANI, D. O Plano de desenvolvimento da Educao anlise do projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1231-1255, out. 2007 Disponvel em http://www.cedes.unicamp.br, acesso em: 22 de janeiro de 2012. SOUZA, J. V. A. (Org). Formao de professores para a Educao Bsica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autntica, 2007. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA [Homepage]. Prodocncia. Atualizado em 29 de Outubro de 2011. Disponvel em: <http://uepg.vwi. com.br/conteudo/16/Prodocencia>, acesso em: 02 de fevereiro de 2012.

Nota
Maria Isabel Montandon, PhD Educao Musical/Pedagogia do Piano. Atua na graduao presencial e a distncia e no programa de ps-graduao na Universidade de Braslia-UnB, nas reas de prticas docentes, pedagogia do instrumento e iniciao pesquisa. Foi Coordenadadora das Licenciaturas da UnB e coordenadora institucional dos programas Pibid e Prodocncia nesta mesma instituio.

60

REVISTA DA ABEM

| Londrina | v.20 | n.28 | 47-60 | 2012

You might also like