You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR

FACULDADE DE ARTES VISUAIS

ARTIGO

FACULDADE DE ARTES VISUAIS DISCIPLINA: Histria Da Arte III PROFESSOR: Ubiralcio Malheiros ALUNO: Delandro e Silva Melo MATRCULA: 10352001701

Belm-PA 2011

O SURGIMENTO DO CONCEITUALISMO NA ARTE CONCEITUAL


Delandro e Silva Melo

RESUMO: No presente artigo que ser discorrido, abrir-se- uma discusso histrica acerca do surgimento do conceitualismo e da chamada arte conceitual. Contudo no tendo a pretenso de enquadrar esse movimento de forma historicamente delimitantemente, mas sim buscando as primeiras formas concretas do conceitualismo nessa arte, de Duchamp a Morris, falando desse incio histrico do movimento. Com isso atentando para questes chave da arte conceitual. Palavras Chave: conceitualismo. arte conceitual, dadasmo, grupo fluxus,

ABSTRACT: In this article I will speak of, it will open a discussion about the historical emergence of conceptualism and so-called conceptual art. But not having the intention to frame this movement so historically outlining, but seeking the first concrete forms of conceptualism in the art, Duchamp's Morris, speaking of this early "history" of the movement. Thus paying attention to key issues of conceptual art. Keywords: conceptual art, Dada, Fluxus Group, conceptualism.

H um consenso sobre arte que at hoje perdura em muitas cadeias artsticas sobre o que? Como? Porque arte? Todos os cnones armados para uma produo X e uma fruio Y caram por terra. Ento por que produzir uma arte que destri as duas principais caractersticas da arte tal como ela chegou at ns, ou seja, a produo de objetos que pudessem ser vistos e o olhar contemplativo? A Arte Conceitual surge e com ela tambm uma discusso, ou seno, uma reflexo sobre o que realmente a arte. H poucos artistas e historiadores que, tanto na poca quanto hoje, no se arriscam a enquadrar esse movimento num momento histrico fechado. No inteno deste artigo abranger tudo entre DAD e Arte Conceitual. Fazendo um link entre os dois movimentos na busca de compreender a estrutura essencial do que foi essa arte conceito.

A arte conceitual to complexa que seus desdobramentos e discusses so percebidos ainda hoje na contemporaneidade. Esta arte de conceito acabou por discutir o que, pouca ou nenhuma, arte anterior discutiu: a prpria arte em si. No a arte pela arte, mas as discusses que atravessaram a as cadeias sociais, polticas e culturais na busca no s de engajamento nas mesmas, e assim tendo uma conscincia do valor que tem o posicionamento de si no mundo. A autonomia da arte que comea com as vanguardas artsticas europias ultrapassa uma etapa importante. Se no modernismo a Arte conquistou uma autonomia de prtica (feitura), com a arte conceitual ela liberta-se ainda mais de suas correntes, j que as questes de prtica, valorao, produo de uma obra de arte tomam conformaes lingusticas e de ideal. A pesquisa e a feitura deste artigo surgiram de um desdobramento estudo feito sobre do tema arte conceitual para um seminrio feito no final da disciplina Histria da Arte III ministrada pelo professor/doutor Ubiralcio Malheiros. Esse estudo foi feito atravs do estudo de bibliografias de alguns autores como: Ktia Canton, Cristina Freire, Lcio Agra, Paul Wood, Roberta Smith, Cacilda Teixeira da Costa entre outros autores. O artigo constitui-se de dois tpicos principais sobre o surgimento do conceitualismo e na arte conceitual e seus desdobramentos, fechado em seu surgimento no dadasmo at seu momento inicial com o movimento do Grupo Fluxus.

DAD - Surge o Conceito As origens histricas e desenvolvimentistas da arte conceitual so confusas e controversas, no que diz respeito ao movimento histrico que foi, mas no estou aqui para afirmar nada. bem provvel que o conceitualismo desse movimento tenha surgido antes da arte conceitual histrica propriamente dita e, portanto, sua gnese deve coincidir mais precisamente com surgimento do revolucionrio DAD que teve muitas de suas questes, as mais importantes sobre a prpria arte, reativadas na arte conceitual. A arte modernista rompera com todo o tradicionalismo, adotando novos meios e tecnologias de produo artstica. Mas com o fim da primeira grande guerra muitos artistas da ento vanguarda futurista se encontravam chocados com toda carnificina ps-guerra. Agora temerosos, os artistas perceberam que

continuar a apoiar a guerra ou qualquer veculo governamentista seria, terminantemente, um tiro no p, j que a guerra atingiu artistas e pblico e, consequentemente, a arte tambm. Muitos artistas fugiram da guerra refugiando-se em Zurique, na Sua, que consequentemente se tornou reduto de muitos intelectuais. O Cabar Voltaire, criado por Hugo Ball aps um amigo, dono do espao, t-lo cedido para apresentaes artsticas. O espao foi aproveitado para todo tipo de evento artstico: msica, recital, danas, galeria e muitas outras mais. Nomes como Tzara e Janco fizeram com que o Cabar Voltaire funcionou por anos a fio, com muitas convergncias artsticas dialogando entre si. So nomes como Marcel Duchamp que vo dar a arte um novo sentido. Os ready-mades de Duchamp so prova de que a arte conceitual j havia nascido. E no apenas isso Duchamp foi um marco no despertar da arte para questes voltadas para a prpria arte, a valorao, a feitura e todo o processo de criao e fruio. Duchamp fazia anonimamente, sem sentido algum s vezes, performances e happenings; vestia-se de mulher (Rose Selavy); e assumia pseudnimos em suas obras, tudo isso buscando uma experincia em arte completamente unusual. Duchamp propunha, apesar de afirmar muitas vezes que tenha produzido arte de forma arbitrria, forar uma discusso do valor da arte enquanto objeto, at onde terminava o domnio esttico e comeava o utilitrio. Alm de Duchamp, h outros nomes que tambm deixaram seu legado para a arte conceitual. New York era um bero efervescente de modernidade, l estavam Man Ray e Gertrude Stein, nomes que marcaram o movimento DAD. H um dos ltimos momentos do DAD que importante comentar que o da arte Merz. A arte Merz se desenvolveu no pice deste movimento e suas caractersticas elevaram o dadasmo a um patamar mais radicalista, conceitual. Criado por Schwitters o movimento Merz tem conformaes mais pessoas desse artista, abrangendo questes que acabaram transcendendo o prprio DAD, j evidenciando os fundamentos do Construtivismo, da Art Pop, influenciando tambm o Grupo Fluxus, de que falarei em seguida, alm de atravessar as mais variadas formas de linguagem visual e artstica. resumo a arte Merz segundo Schwitters Em

transcendeu as linguagens, passando pela escultura, arquitetura, poesia, msica, pintura, fotografia e artes grficas, marcando seu autor como mais um dos artistas do sculo que militarizaram em muitas frentes, em atividade interdisciplinar. (AGRA, Lucio. Arte Do Sculo XX idias e movimentos. In: AGRA, Lucio. Futurismo e DAD comeam as vanguardas. So Paulo. 2003. p. 68)

Essas tendncias surgidas com o DAD de Tzara, Hugo Ball, Duchamp, Man Ray, Schwitters entre outros que sero marca dos movimentos que constituem a arte conceitual de Hlio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles, Artur Barrio entre outros artistas conceituais brasileiros.

a maior prova de que o DAD sobreviveria a tudo, viria a ser suas repercusses posteriores [...] DAD continua a ser a contraparte necessria a todo movimento de renovao artstica que almeje a transformao. (AGRA, Lucio. Arte Do Sculo XX idias e movimentos. In: AGRA, Lucio. Futurismo e DAD comeam as vanguardas. So Paulo. 2003. p.70)

importante dizer que a atitude dadasta tem reflexo na arte conceitual no s pelo questionamento poltico social, mas pela filosofia poltico-reflexiva da obra e do fazer artstico. claro que falamos de perodos distintos a dcada do DAD 20/30, so outros acontecimentos e pensamentos, mas os mesmos questionamentos de valorao artstica se fazem presente na arte conceitual de 60/70. sabido, e se no, que o conceitualismo atravessou, portanto, muitos dos movimentos ps 50. Viram-se as vanguardas serem recuperadas e encaminharem-se para o abstracionismo, o expressionismo abstrato, o minimalismo de Frank Stella, que nada mais de que uma arte conceitual reduzida, sem forma, podendo ser tudo e ao mesmo tempo nada. Alm de artistas como Kandinsky e Sol de LeWitt que direta ou indiretamente proporam e discutiram em suas obras uma arte com vis conceitual. Todos esses movimento e artistas alavancaram de certa forma no s a o conceitualismo, mas a prtica conceitual como um todo. E ento a obra de arte desmaterializou-se como disse Lucy Lippard. Ento por que a arte conceitual no surgiu antes? A resposta quem d Paul Wood no seu livro Arte Conceitual:
a arte no simplesmente um sistema independente de significao. Ela , na verdade, uma prtica social, e a gama de possveis

significas a sua disposio em qualquer tempo e perodo circunscrita por um contexto histrico. (WOOD, Paul. Arte Conceitual. Traduo de Betina Bischof. So Paulo, 2002. p. 15)

FLUXUS - Prtica Conceitual

O Grupo Fluxus surge com suas prticas de 1960 at quase toda a dcada seguinte. O nome Fluxus, criado por George Maciumas inicialmente para designar uma revista com vrios textos sobre arte conceito. Porm foi posteriormente o nome que designou performances pelo artista e seus amigos na Europa. O grupo foi uma confluncia de grupo de vrios artistas dos EUA, Europa e sia, com proposies e aes conceitualistas de vrias linguagens artsticas voltadas a sua poca. Artistas como Nam June Paik, Joseph Beuys, George Bretch, Ben Vautier, John Cage, Dick Higgins entre outros. Como vimos antes a arte conceitual j havia surgido h muito, mas seu carter histrico s teria incio posteriormente. Foi com Henry Flynt, que j em 1961, atuando na vertente do Grupo Fluxus em New York, que surgira o termo arte conceito. O conceitualismo no Grupo Fluxus assume uma postura global, diferente da arte conceitual analtica vista em pases da Amrica Latina como o Brasil, que atravs do engajamento dos artistas sobre questes amplamente polticas e sociais faz uma anlise mais complexa do valor artstico, tanto no que diz respeito produo quanto na valorao dessa produo, alm de criticar o papel da instituio. No estou aqui para julgar o pragmatismo ou a falta, se que existe, de engajamento social e poltico do Fluxus. Pelo contrrio, houve sim, a sua maneira, muitas discusses sobre a conformao social. Yoko Ono atuou no fluxus com muitas performances, happenings e outras propostas artsticas discutindo nelas o machismo da sociedade psindustrial e burguesa daquela poca. A linguagem e idia at ento um tanto desprezadas no modernismo aparecem como elementos chaves da arte conceitual. O papel do modernismo na arte conceitual tanto tem l seus prs e contras. Sim porque o quebrou a barreira da prtica, porm utilizou de meios e materiais especficos de propriedades dessa modernidade que, com o tempo percebeu-se que ainda alimentavam uma institucionalizao da arte. A linguagem surge para quebrar

com a materializao da obra. aqui que o diferencial filosfico, apresentado por Joseph Kosuth, se mostra evidente, o que difere a arte conceitual histrica dos eixos centrais (EUA, Europa e sia) e a arte conceitual analtica, do eixo dos pases latinos o tipo de linguagem a ser desenvolvida, como foi dito no pargrafo anterior. As idias so outro ponto chave, a precariedade de material e do meio fizeram muitos artistas abraarem uma arte mais textual, planejada. O artista, msico e compositor John Cage, atuante do grupo fluxus nos EUA, desenvolveu muitos de seus trabalhos de uma maneira completamente conceitual. Fazia constantemente documentaes, projetos e catlogos sobre o que seria exposto. Levantando a questo artista-expectador Cage props um novo modo de produo, inserir o expectador entre no meio termo entre idia e realizao. Assim, utilizando novos e no usuais meios para produzir arte. Por isso a importncia de manifestos, textos, partituras entre outras parafernlias lingusticas utilizadas pelo Fluxus. Dick Higgins tambm prope seus projetos dentro desta esttica de idia e linguagem, a chamada intermdia. Posteriormente essa forma de expresso artstica foi muito utilizada, sugerindo uma forte relao entre produo artstica e o cotidiano, homem e obra, arte e vida. No podemos nos restringir to somente a linguagem, pois caso o contrrio podemos restringir uma gama de oportunidades dada pelo Fluxus. Podemos atentar para outro elo crucial no que diz respeito Duchamp, ao Fluxus e a Arte Conceitual, Robert Morris. Morris foi um artista que com seus trabalhos sobre ready mades levou uma crtica mais profunda a obsesso esttica do modernismo. Na nova arte o valor esttico ficava sob todas as discusses. Segundo Morris quem d o valor esttico a uma obra o artista e, portanto o mesmo pode dizer tambm quando uma obra no o , quando fez Litanisa, um dos seus trabalhos polmicos. Uma das maiores contribuies desse grupo, alm de que acabou por introduzir o globo a uma arte conceitualista foi, segundo a crtica Kristine Stiles, que o mesmo fez a articulao entre a esfera da poiesis (o fazer e a produo das coisas) e a prxis (a ao na esfera social) que vm sendo integradas, respectivamente, como linguagem como prtica institucional Por fim, apesar de no ter reconhecimento de muitos historiadores, o Grupo Fluxus nos deixa um legado:

O esprito das aes do Fluxus reside na demonstrao de como um corpo o agente construtor de significados de conhecimento sensveis. Essa seria a fonte para a manipulao de objetos, sistemas sociais e instituies, assim como inveno, reinveno e indagao da linguagem. (FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. So Paulo, 2006. p. 16)

Consideraes Finais Surgido no DAD o conceitualismo gerou um rebolio no meio artstico. Se o prprio modernismo foi um marco quando rompeu com o academicismo, imagine largar mais conceitos e meios artsticos em prol de uma arte completamente desprendida de meio e material. Essa arte recm surgida discute esse e outros valores que batem de frente com a institucionalizao. O Fluxus foi antes de tudo um movimento de artistas engajados, que visavam atuar na arte de maneira a revolucionar ela prpria. Artistas e outros como Robert Morris, Henry Flynt, John Cage aturam nas mais variadas formas de linguagem da arte conhecida como conceitualista. Exploso pragmtica de sentidos e significados de uma arte

desconsiderada por muitos. A linguagem e a idia revolucionaram essa arte a tal ponto da discusso de tudo ou nada ser arte, bastando apenas o conceito e o valor esttico serem dado obra. Discusses como estas, que at hoje perduram no meio artstico atual, que deram fora e impulso a novos caminhos nos movimentos seguintes. Pode-se agora refletir, e no afirmar, que hoje em dia que a arte conceitual tem um carter mais do que apenas um movimento artstico-poltico, mas um carter transitrio entre arte moderna e arte contempornea. No que diz respeito a sua proposta central, a arte conceitual levou a arte a um patamar mais filosfico. Pensar a funo da arte agora no s preciso, mas necessrio para o andamento da prpria arte, da cultura em geral, da poltica e da sociedade.

REFERNCIAS

WOOD, Paul. Arte Conceitual. Traduo de Betina Bischof. So Paulo: Cosac & Maify, 2002.

AGRA, Lucio. Arte Do Sculo XX idias e movimentos. In: AGRA, Lucio. Futurismo e DAD comeam as vanguardas. So Paulo: Anhembi Morumbi. 2003. pp. 51 70.

FREIRE, Cristina. Arte conceitual. So Paulo: Jorge Zahar, 2006.

CANTON, Ktia. Do Moderno ao Contemporneo. So Paulo: Martins Fontes, 2009.

Delandro e Silva Melo Graduando de Artes Visuais/ Universidade Federal do Par Email: delandro_sm@hotmail.com

You might also like