You are on page 1of 4

UFMG FaE Disciplina: Leitura e produo de textos acadmicos Prof.

. Gilcinei Teodoro Carvalho e Clia Abicalil Belmiro Assunto: Estratgias de argumentao. Elementos para a construo da justificativa

Todo texto tem, por trs de si, um produtor que procura persuadir o seu leitor, usando para tanto vrios recursos de natureza lgica e lingustica. Chamamos procedimentos argumentativos a todos os recursos acionados pelo produtor do texto com vistas a levar o leitor a crer naquilo que o texto diz e a fazer aquilo que ele prope. Quais recursos uma boa argumentao deve possuir?
(...) O sermo h de ser duma s cor, h de ter um s objeto, um s assunto, uma s matria. H de tomar o pregador uma s matria, h de defini-la para que se conhea, h de dividi-la para que se distinga, h de prov-la com a Escritura, h de declar-la com a razo, h de confirm-la com o exemplo, h de amplific-la com as causas, com os efeitos, com as circunstncias, com as convenincias que se ho de seguir, com as inconvenientes que se devem evitar, h de se responder s dvidas, h de se satisfazer s dificuldades, h de impugnar e refutar com toda a fora da eloqncia os argumentos contrrios, e depois disto h de colher, h de apartar, h de concluir, h de persuadir, h de acabar. Isto sermo, isto pregar, e o que no isto, falar de mais alto. No quero dizer que o sermo no haja de ter variedade de discursos, mas esses ho de nascer todos da mesma matria, e continuar e acabar nela.
Pe. Antnio Vieira. Sermo da Sexagsima

Defeitos de argumentao . Confrontos entre oralidade e escrita Na escrita, o interlocutor est ausente e no pode fazer interrupes para obter esclarecimentos; o texto escrito deve ser o mais autnomo possvel no s no que diz respeito clareza e quantidade de informaes necessrias como, principalmente, no que toca aos procedimentos argumentativos. 1) emprego de noes confusas uso de palavras com uma extenso de significado muito grande. Essas palavras, para no prejudicar o esquema de argumentao, devem vir previamente definidas porque, se no o forem, podem servir de argumento para um ponto de vista e o seu contrrio. Ex. a palavra liberdade. Muitas vezes, os textos lanam mo dessas palavras para apoiar afirmaes com argumentos de fundo moralizante, repetindo, sem elaborao prpria e sem critrio, expresses do senso comum destitudas de qualquer consistncia. Ex. o problema dos posseiros e a luta pela terra no tm sentido, pois perturbam a ordem estabelecida; Deve-se respeitar o professor porque, afinal de contas, na escola ele uma autoridade. 2) emprego de noes de totalidade indeterminada uso de palavras de abrangncia to vasta que comprometem o esquema argumentativo exatamente por causa do inconveniente de envolverem, em um conjunto indeterminado e impreciso, dados de realidade que tm em comum apenas alguns poucos aspectos. Ex. todos os polticos so iguais: s querem o poder para encher os prprios bolsos; o comunismo e o capitalismo, no fundo, so a mesma coisa; os pases latinoamericanos so diferentes em tudo: nos hbito, nos costumes, na concepo de vida, nos valores.

Exerccios 1) Os jornalistas convocaram o governador para debater publicamente alguns atos de seu governo. O governador recusou-se ao debate por uma questo de honra. Os jornalistas retrucaram que exatamente por uma questo de honra que ele deveria comparecer. Como se nota, os jornalistas e o governador usaram o mesmo argumento para justificar duas atitudes opostas. Por que possvel essa contradio? 2) Podemos ter esperana de um glorioso futuro para a nossa ptria. O Brasil pode considerar-se privilegiado em relao aos outros pases do mundo: aqui no existe preconceito racial, no temos problemas de catstrofes, no temos diferenas de idioma, o povo ordeiro e pacfico. Qual o inconveniente de um tipo de argumentao como essa? 3) Quando se fala em liberdade de expresso, preciso tomar cuidado, porque liberdade uma coisa e libertinagem outra. Se no houver nenhum tipo de censura, estabelecese a anarquia e a baderna. Sem levar em conta a opinio de quem argumenta, voc acha o esquema argumentativo bem montado? 4) A educao pode ser considerada de muitos pontos de vista: o do Estado, o da Igreja, o do mestre, o dos pais, ou mesmo (embora seja geralmente esquecido) o da prpria criana. Cada qual desses pontos de vista parcial: cada um concorre com alguma coisa para o ideal da educao, porm tambm aduz elementos maus. Examinemo-los sucessivamente e vejamos o que dizer contra e a favor deles. Qual a vantagem do procedimento utilizado para criar um efeito de argumentao?
Ref. FIORIN, J.L.; SAVIOLI, F.P. Para entender o texto. SP: tica, 1995 p. 173; 201-6

Defeitos de argumentao (continuao) 1. Emprego de noes semiformalizadas Nas suas redaes, os alunos, s vezes para exibir erudio, empregam termos em significado largo, afrouxado, conjugando, inclusive, termos de correntes cientficas opostas entre si. As duas frases, a seguir, podem ilustrar o mau emprego de termos, produzindo efeitos de sentido indesejveis:
a) Professores e alunos pertencem a classes sociais distintas: os primeiros, burguesia; os ltimos, ao proletariado. b) No se deve negar ao cidado o direito de protestar: isso j comunismo .

2. Defeitos de argumentao pelo exemplo, pela ilustrao ou pelo modelo Usar inadequadamente os exemplos concretos e as ilustraes como recursos de argumentao. Exemplos:
a) No Brasil, a maioria da populao ativa ganha acima de dez salrios mnimos. b) Venho acompanhando pelo jornal um debate acalorado entre professores universitrios a respeito de um tema da especialidade deles: literatura moderna. O debate, que se iniciou com dois professores e acabou envolvendo outros mais, terminou sem que se chegasse a uma

concluso uniforme. Isso nos leva a concluir que o homem no mesmo capaz de entrar em entendimento e, por isso, o mundo est repleto de guerras. c) Eram oito horas da noite: horrio de vero. O sol, aos poucos caindo, parecia mergulhar nas profundezas do mar, deixando atrs de si um rastro de cores indefinveis e uma atmosfera de mistrio e compenetrao. Contagiado por aquele momento de grandioso espetculo da natureza, acabei por concluir que a vida cheia de altos e baixos e que precisamos enfrentar com coragem as dificuldades e exultar com vibrao diante do sucesso. d) Na festa no havia nenhum conhecido. As pessoas que me convidaram tiveram de sair s pressas e eu fiquei completamente s. Nunca experimentei uma solido to grande no meio de tanta gente. Ia at o banheiro, olhava no espelho e minha imagem refletida era a nica cara conhecida. Tentei alguns contatos mas... que nada! O pessoal era fechado demais. No fim, desanimado, sentei-me num sof e fiquei plantado at quase o final da festa. Mas valeu. Afinal de contas voltei para casa e no me arrependi de ter ido festa, pois novos relacionamentos sempre acabam enriquecendo a gente. e) Uma festa. Inesperadamente, recebi um convite naquela tarde. A festa seria tarde e eu no estava decidida se compareceria ou no. A festa, pelo que continha o convite, era de pessoas que vagamente conhecia, na verdade, as desconhecia. Um amigo, porm, que me convidava. As relaes entre amigos devem ser mantidas com o tempo, o mximo possvel assim pensei. Resolvi, ento, ir. Muitas surpresas ao encarar pessoas diversas e desconhecidas. Chegando, s e temerosa, procurei me acomodar e relaxar, pois estava tensa. Muitos encontros e surpresas. Pensamentos corriam na minha mente e, s vezes, me perguntava o que fazia naquele instante ali, sentada. Apenas algumas trocas de palavras com pessoas que me rodeavam. Meu amigo, ah!, esse no foi. Desculpou-se num tempo posterior. Tudo isso resultou e trouxe muitas anlises e impresses. Pensava o que significava estar eu, naquela hora, presente na festa, sem poder trocar idias com as pessoas. Tentei, ento, me aproximar delas. Foi intil. Esperava, pelo menos, rever meu amigo, essa talvez, a nica razo de minha presena na festa. Contudo, isso mostrou-me o quo importante as relaes amigas que devemos manter com pessoas ou poder, ao menos, conhec-las.

Leia os textos: Texto 1 Brasileiro nos EUA perde casa e trabalho O estouro da bolha imobiliria e a paralisao do mercado de construo de novas residncias nos EUA atingiu em cheio uma das maiores comunidades de brasileiros nos EUA, na cidade de Newark, no estado de Nova Jersey. Nos ltimos meses, dezenas de famlias deixaram Newark, muitas para voltar ao Brasil. Entre os brasileiros, a maioria dos homens trabalha ou trabalhava na construo. Eles no s perderam os empregos. Agora, perdem, em massa, as suas casas.
Folha Online, 02/11/2008

Texto 2 A casa dos sonhos


Moacyr Scliar

Como muitos brasileiros, Josimar acreditou no sonho americano. E, como muitos brasileiros, foi atrs desse sonho. Deixou no Brasil a mulher e os dois filhos, um de dez e outro de oito, empregou suas ltimas economias numa passagem para os Estados Unidos e foi com a cara e a coragem, como se costuma dizer, porque nem mesmo

ingls ele falava direito. Mas confiava na sua capacidade de trabalho, confiava na sua determinao e, claro, confiava na sorte que, tinha certeza, no o abandonaria. E no estava errado ele. Radicado em Newark, como tantos outros brasileiros, Josimar no tardou a encontrar um emprego na indstria da construo. Ele era eletricista, bom eletricista, e naquele momento milhares de casas estavam sendo levantadas e essas casas precisavam de rede eltrica, coisa que ele sabia providenciar como ningum. E assim trabalhou na edificao de vrias residncias, em geral padro classe-mdia. Pareciam-lhe todas iguais, mas uma delas mexeu com ele. Era uma casa relativamente pequena, mas muito bonita, situada junto a um bosque e a um pitoresco riacho: a casa dos seus sonhos. Esta casa vai ser nossa, escreveu mulher. Procurou o construtor. O preo no era barato, mas ele podia conseguir, facilmente, um emprstimo. Assinou os papis e de repente viu-s proprietrio de uma residncia na costa leste dos Estados Unidos. A partir da, passou a mandar, via internet, fotos da casa. Mais que isso, j discutiam como iriam decor-la, o que fariam no pequeno jardim. Josimar anotava tudo em uma caderneta, como ele dizia, o dirio da casa. E ento, exatamente quando a construo chegava ao fim, a bolha imobiliria estourou. Josimar ficou sem emprego, e j no podia pagar a elevada prestao da casa, que foi tomada pelo banco. Mal conseguiu arranjar dinheiro para voltar ao Brasil. No avio chorou muito, pensando em como daria a notcia famlia. E foi ento que lembrou do dirio da casa, a caderneta em que anotara as idias sobre o que fazer na residncia e que, na falta de um lugar melhor, ele guardava no oco de uma rvore do jardim. A rigor, no precisava mais daquilo e era pouco provvel que algum descobrisse a caderneta. A no ser o esquilo. O esquilo que ele muitas vezes via correndo pelo ptio ou subindo na rvore e a quem dava castanhas. O esquilo talvez encontrasse o dirio oculto. Talvez at o comesse, agora que j no tinha castanhas. O que, para Josimar, era uma espcie de consolo. De alguma forma seus sonhos permaneceriam vivos. Ainda que num pequeno e modesto roedor.
Folha de S.Paulo, 10/11/2008, p.C2

Questo: Faa um estudo comparativo entre os textos, apresentando e comentando as principais semelhanas e diferenas que aproximam ou distanciam as duas produes. Na comparao, d especial ateno anlise da seleo das informaes que resultam na construo de um efeito argumentativo.

You might also like