You are on page 1of 5

A IMPORTNCIA DAS REAS DE PRESERVAO PERMANETE (APPs)

Richard Antonio Souza Mesquita Acadmico do curso de Tecnologia em Gesto Ambiental da Faculdade Catlica do Tocantins - FACTO Murilo Ribeiro Brito Acadmico do curso de Tecnologia em Gesto Ambiental da Faculdade Catlica do Tocantins FACTO Adelzon Aires Marinho Acadmico do curso de Tecnologia em Gesto Ambiental da Faculdade Catlica do Tocantins FACTO Prof: Dr. Cid Tacaoca Muraishi Professor orientador

RESUMO As reas de Preservao Permanente (APPs) foram institudas por lei, como forma de mitigar os impactos ocasionados pela ao natural e antrpica ao meio ambiente, sendo assim, vital para manuteno e preservao da fauna, flora, margens de rios, lagos e nascentes, atuando na diminuio e filtragem do escoamento superficial e do carregamento de sedimento para os cursos dgua. O presente trabalho foi elaborado atravs de um levantamento bibliogrfico sobre o tema e assuntos correlatos, procurando sempre destacar e notar a importncia das reas de Preservao Permanente. Percebeu-se com o estudo que a preservao dessas reas importante, porque elas garantem a sobrevivncia dos ecossistemas, dos rios, das nascentes.

Palavras chaves: reas de Preservao Permanente, Antrpica, Meio Ambiente ABSTRACT The Permanent Preservation Areas (PPA's) were established by law as a way to mitigate the impacts caused by the natural action of the human and the environment, so vital for the maintenance and preservation of fauna, flora, banks of rivers, lakes and springs, working in reducing and filtering runoff and sediment loading to the aquatic system. This work was developed through a literature on the subject and related subjects, always

trying to highlight and note the importance of Permanent Preservation Areas. Realized with the study that preservation of such areas is important because they ensure the survival of ecosystems, rivers, springs.

Keywords: Permanent Preservation Areas, Anthropogenic, Environmental

1. INTRODUO

Com o aumento da populao e uma crescente necessidade de- se produzir alimentos em quantidades cada vez maiores, a sociedade promoveu grandes mudanas no meio ambiente. H muito comeou a ser utilizada a expresso rea de preservao permanente. E o uso tem sua razo, pois um espao territorial em que a floresta ou a vegetao devem estar presentes. A idia da permanncia no est vinculada s floresta, mas tambm ao solo, no qual ela est ou deve estar inserida e a (micro e macro fauna). Se a floresta perecer ou for retirada, nem por isso a rea perder sua normal vocao florestal, dever ser mantida em sua integridade sendo vedada qualquer explorao econmica, cobertas ou no por vegetao nativa. A vegetao nativa ou no, e a prpria rea so objeto de preservao no s por si mesmas, mas pelas suas funes protetoras das guas, do solo. (MACHADO 2009, p.737). As APPs (reas de Preservao Permanente), nas quais a vegetao nativa, seja pela sua funo protetora, seja por sua relevncia ecolgica, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade e o fluxo gnico de flora e fauna; proteger o solo; e assegurar o bem-estar das populaes humanas. (CDIGO FLORESTAL, Lei 4.771/65). H tempos, acreditava-se que os recursos ambientais eram abundantes e que nunca iriam se acabar. Assim, no se via necessidade de preserv-los. O valor atribudo ao meio ambiente era zero, ou seja, era considerado como bens gratuitos que no entravam na contabilidade econmica, apesar de ser usado na produo de bens e servios (MATTOS, 2007 apud BENAKOUCHE e CRUZ, 1994). Diante desse contexto, a fim de evitar o risco do uso excessivo e sua completa degradao, ficou clara a necessidade de se atribuir valor positivo aos recursos ambientais. Por fim, a valorao econmica ambiental se tornou imprescindvel ao

desenvolvimento das bases econmicas para o estabelecimento de polticas ambientais (MAIA, 2002). O presente trabalho teve como objetivo identificar a importncia da conservao das APPs, procurando destacar sua relevncia, na preservao dos recursos ambientais presentes nessas reas, como fauna, flora, nascentes, cursos dgua.

2. REFERENCIAL TERICO

2.1 reas de Preservao Permanente As reas de Preservao Permanente, amparada nos artigos 2 e 3 do Cdigo Florestal Brasileiro, sendo considera como rea coberta ou no por vegetao nativa, que possui a funo de proteger os recursos naturais ambientais, os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a fauna e flora e tambm assegurar o bem estar da sociedade.

2.2 Meio Ambiente Conforme (MACHADO, 2009) nota-se a ausncia de definio legal e/ou regular de meio ambiente at o advento da Lei de Poltica Nacional de Meio Ambiente. Conceitua-se meio ambiente como o conjunto de condies, leis, influencias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (art. 3, I).

2.3 Fauna Conjunto de espcies animais que vivem num determinado pas ou regio, entendendo-se que fauna silvestre no significa exclusivamente a fauna encontrada na selva, pois o marco referencial legal para diferenciar fauna domstica da no domesticada, foi a vida natural em liberdade ou fora do cativeiro, segundo estabelecido na lei que caracterizou a fauna a ser protegida como os animais que vivem naturalmente fora do cativeiro (Art. 1 da Lei 5.197/67).

4. METODOLOGIA

O presente artigo foi conduzindo atravs de levantamento bibliogrfico, pesquisas em sites e artigos cientficos relacionados. 5. CONSIDERAES FINAIS Pretendeu-se neste trabalho proporcionar, de forma sinttica e objetiva uma familiarizao sobre a importncia das reas de preservao permanente, uma vez que essas so muito importantes para um equilbrio e manuteno de ecossistemas. Uma vez institudas existe a competncia do poder publico em monitor-las, o problema se d pelo fato dos rgos pblicos no estarem colocando a legislao em pratica na sua essncia, sendo assim o que vemos ao andar prximo a reas que deveriam ser protegidas a evidencia de que as mesmas esto sendo exploradas aleatoriamente e em sua maioria pela pecuria e agricultura. A presso que as APPs vm sofrendo muito grande e isso tem feito com que muitas dessas reas sofram com a degradao antrpica e fica apenas o prejuzo ao meio ambiente como, cursos dgua perenes se tornando intermitentes, corredores ecolgicos interrompidos, eroso s margens de rios e crregos, supresso fauna causando extino de espcies, prejuzo no processo de seqestro de carbono que um dos maiores indicadores ecolgico ao tratar de aquecimento global. Com tudo, consideramos ento primordial que essas reas sejam protegidas, monitoradas e que as legislaes vigentes sejam aplicadas uma vez que dispomos de um conjunto de leis ambientais que preconizam sobre o tema.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

JACOVINE, L. A. G. et al. Quantificao das reas de preservao permanente e de reserva legal em propriedades da bacia do Rio Pomba-MG. Rev. rvore. 2008, vol.32, n.2, pp. 269-278.

MATTOS, A. D. M. Valorao ambiental de reas de preservao permanente da micro-bacia do ribeiro So Bartolomeu no Municpio de Viosa, MG. Rev. rvore. 2007, vol.31 n.2, 2010-06-16, pp. 347-353. MACHADO, P. A. L. 2008, Direito Ambiental Brasileiro - 16 edio p.737.

MACHADO, P. A. L. 2008, Direito Ambiental Brasileiro - 16 edio p.55.

ROCHA & KURTZ. Importncia ambiental das reas de preservao permanente e sua quantificao na microbacia hidrogrfica da Sanga Mineira do municpio de Mercedes PR. Rev. Bras. Agroecologia. 2001, pp. 1408-1411.

You might also like