You are on page 1of 8

REPBLICA DE ANGOLA

ASSEMBLEIA NACIONAL

Lei n. 2/13 de 7 de Maro


O Oramento Geral do Estado o principal instrumento da poltica econmica e financeira do Estado Angolano que, expresso em termos de valores, para um perodo de tempo definido, demonstra o programa de operaes a realizar e determina as fontes de financiamento desse programa. O Oramento Geral do Estado para o Exerccio Econmico de 2013, doravante designado por Oramento Geral do Estado/2013, elaborado e aprovado nos termos dos prazos estabelecidos pela Lei n24/12, de 22 de Agosto, Lei de Alterao Lei n15/10, de 14 de Julho, Lei do Oramento Geral do Estado. A Assembleia Nacional aprova, por mandato do povo, nos termos das disposies combinadas da alnea e) do artigo 161. e da alnea d) do n. 2 do artigo 166., ambos da Constituio da Repblica de Angola, a seguinte: LEI QUE APROVA O ORAMENTO GERAL DO ESTADO PARA O EXERCCIO ECONMICO DE 2013 CAPTULO I CONSTITUIO DO ORAMENTO Artigo 1. (Composio do Oramento) 1. A presente lei aprova a estimativa da Receita e a fixao da Despesa do Oramento Geral do Estado para o exerccio econmico de 2013, doravante designado por Oramento Geral do Estado/2013. 2. O Oramento Geral do Estado/2013 comporta receitas estimadas em Kz.6.635.567.190.477,00 (Seis trilies, seiscentos e trinta e cinco bilies, quinhentos e sessenta e sete milhes, cento e noventa mil e quatrocentos e setenta e sete Kwanzas) e despesas fixadas em igual montante para o mesmo perodo. 3. O Oramento Geral do Estado/2013 integra os oramentos dos rgos da Administrao Central e Local do Estado, dos Institutos Pblicos, dos Servios e Fundos Autnomos, da Segurana Social e dos subsdios e transferncias a realizar para as Empresas Pblicas e as Instituies de Utilidade Pblica. 4. O Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo autorizado a cobrar os impostos, as taxas e as contribuies previstos nos Cdigos e demais legislao em vigor, durante o exerccio econmico de 2013.

5. As receitas provenientes de doaes em espcie e em bens e servios, integram obrigatoriamente o Oramento Geral do Estado/2013. Artigo 2. (Peas Integrantes) 1. Integram o Oramento Geral do Estado/2013 os quadros oramentais seguintes: a) Resumo da Receita por Natureza Econmica; b) Resumo da Receita por Fonte de Recursos; c) Resumo da Despesa por Natureza Econmica; d) Resumo da Despesa por Funo; e) Resumo da Despesa por Local f) Resumo da Despesa por Programa; g) Distribuio do Programa de Investimentos Pblicos pelo Territrio Nacional; h) Dotaes Oramentais por rgos. CAPTULO II AJUSTES ORAMENTAIS Artigo 3. (Regras Bsicas) Para a execuo do Oramento Geral do Estado/2013, o Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo autorizado a: a) Fixar o limite anual de cabimentao da despesa com os projectos de Investimentos Pblicos, com base na Programao Financeira; b) Fixar o limite trimestral de cabimentao da despesa, com base na previso de receitas da Programao Financeira; c) Proceder aos ajustes, sempre que necessrio, nos valores inseridos nas peas constantes do artigo 2. da presente lei, com vista plena execuo das regras oramentais, mormente a unicidade e universalidade; d) Ajustar o oramento para suplementar despesas autorizadas quando ocorrer variaes de receitas, por alterao da taxa de cmbio utilizada; e) Ajustar o oramento para suplementar despesas necessrias para a utilizao de desembolsos correspondentes a doaes no previstas; f) Inscrever projectos do Programa de Investimentos Pblicos iniciados em exerccios econmicos anteriores e no concludos.

CAPTULO III OPERAES DE CRDITO Artigo 4. (Financiamentos) 1. O Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo autorizado a contrair emprstimos e a realizar outras operaes de crdito no mercado interno e externo, para fazer face s necessidades de financiamento decorrentes dos investimentos pblicos e da amortizao da dvida pblica, previstos no Oramento Geral do Estado/2013. 2. O Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo autorizado a emitir ttulos do tesouro nacional e a contrair emprstimos internos de instituies financeiras, para socorrer as necessidades de tesouraria, de acordo com os montantes a propor pelo Ministro das Finanas, a reembolsar durante o exerccio econmico. 3. Os encargos a assumir com os emprstimos referidos no nmero anterior, no podem ser mais gravosos do que os praticados no mercado, em matria de prazos, taxas de juro e demais custos. Artigo 5. (Gesto da Dvida Pblica) O Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo deve tomar as medidas adequadas eficiente gesto da dvida pblica, ficando para o efeito autorizado a adoptar medidas conducentes a: a) Conceder garantias do Estado a operadores econmicos nacionais que desenvolvam projectos de significativa importncia para a implementao dos objectivos constantes do Instrumento de Planeamento Nacional e do Oramento Geral do Estado/2013. b) Reforar as dotaes oramentais para amortizao do capital e juros, caso seja necessrio; c) Pagar antecipadamente, total ou parcialmente, a dvida j contrada, sempre que os benefcios o justificarem; d) Contratar novas operaes destinadas ao pagamento antecipado ou transferncia das responsabilidades da dvida, sempre que os benefcios o justificarem; e) Renegociar as condies da dvida com garantias reais, para possibilitar uma reprogramao do servio da dvida com prestaes fixas e a rentabilizao das garantias afectas.

CAPTULO IV CONSIGNAO DE RECEITAS

Artigo 6. (Reserva Financeira Estratgica Petrolfera para Infra-estruturas de Base)


1. Parte da receita resultante dos direitos patrimoniais do Estado nas concesses petrolferas, constitui fonte de financiamento da Reserva Financeira Estratgica Petrolfera para Infra-estruturas de Base. 2. A gesto da Reserva Financeira estratgica para Infra-estruturas de Base, compete ao Presidente da Repblica, enquanto titular do Poder Executivo. 3. Os projectos de infra-estruturas de base que integram o Programa de Investimentos Pblicos inscritos no Oramento Geral do Estado/2013 podem ser pagos pela reserva a que se refere os nmeros anteriores.

Artigo 7. (Afectao de Receitas Fiscais Referentes Explorao Petrolfera)


1. As receitas fiscais referentes explorao Petrolfera realizada na Provncia de Cabinda, no valor de Kz:17.575.756.797,00 (Dezassete bilhes, quinhentos e setenta e cinco milhes, setecentos e cinquenta e seis mil, setecentos e noventa e sete Kwanzas), so afectadas referida Provncia, para financiar o oramento do Governo Provincial e das Administraes Municipais, para o exerccio econmico de 2013. 2. As receitas fiscais referentes explorao Petrolfera realizada na Provncia do Zaire no valor de Kz:10.167.852.889,00 (Dez bilhes, cento e sessenta e sete milhes, oitocentos e cinquenta e dois mil, oitocentos e oitenta e nove Kwanzas), so afectadas a referida Provncia, para financiar o oramento do Governo Provincial e das Administraes Municipais, para o exerccio econmico de 2013. 3. As Quotas Financeiras das receitas fiscais referidas nos nmeros 1 e 2 do presente artigo so disponibilizadas de forma duodecimal e assim inscritas nos respectivos Planos de Caixa pelo Ministrio das Finanas. 4. fixada em 7 %, a reteno da Concessionria Nacional Sonangol EP, prevista no n. 2 do artigo 54 da Lei N. 13/04, de 24 de Dezembro - Lei sobre a Tributao das Actividades Petrolferas, para fazer face s despesas com a superviso e controlo das suas associadas e das operaes petroliferas, para o ano 2013. 5. A reteno prevista no nmero anterior do presente artigo, calculada com base no preo de referncia fiscal do Oramento Geral do Estado/2013, fixado no n. 1 do artigo 10. da presente lei.

CAPTULO V DISCIPLINA ORAMENTAL Artigo 8. (Execuo Oramental) 1. Os rgos da Administrao Central e Local do Estado, incluindo os rgos de soberania dependentes do Oramento Geral do Estado, devem observar rigorosamente os critrios de gesto em vigor, por forma a que seja assegurada cada vez mais a racional aplicao dos recursos pblicos disponveis. 2. Nenhuma despesa pode ser autorizada ou paga sem que cumulativamente: a) O factor gerador da obrigao de despesa respeite as normas legais aplicveis; b) A despesa disponha de inscrio oramental, tenha cabimento na programao financeira, esteja adequadamente classificada e satisfaa os princpios da economia, eficincia e eficcia. 3. vedada a realizao de despesas, o incio de obras, a celebrao de contratos administrativos ou a requisio de bens sem prvia cabimentao, observando o limite para cabimentao estabelecido na programao financeira ou em montante que exceda o limite dos crditos oramentais autorizados. 4. No permitida a aprovao de quaisquer regimes remuneratrios indexados moeda externa. 5. No permitida a realizao de despesas variveis com valores indexados moeda externa. 6. Qualquer encargo em moeda externa apenas pode ser assumido desde que o mesmo tenha como base contrato resultante de concurso pblico internacional ou deciso do Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo, celebrado com entidade no residente cambial. 7. Os fornecedores de bens ou prestadores de servios devem exigir dos respectivos ordenadores da despesa a competente via da nota de cabimentao da despesa. 8. O incumprimento do disposto nos n.os 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do presente artigo, no vincula o Estado a obrigao de pagamento. 9. A eventual necessidade de actualizao do valor da despesa realizada feita por aplicao da Unidade de Correco Fiscal (U.C.F.) que vigore no perodo em que se efectue o pagamento. 10. A admisso de novos funcionrios para a Administrao Central e Local do Estado, deve ser feita nos termos dos Decretos Presidenciais n. 102/11, (Princpios Gerais sobre o Recrutamento e Seleo de Candidatos na Administrao Pblica) e n. 104/11,

(Condies e Procedimentos de Elaborao, Gesto e Controlo dos Quadros de Pessoal da Administrao Pblica), ambos de 23 de Maio. 11. O processo de admisso de novos funcionrios para a Administrao Central e Local do Estado, deve ocorrer apenas no Primeiro Semestre de 2013, excepto a admisso de funcionrios para o regime especial do pessoal docente universitrio e no universitrio e mdico, cujo processo pode tambm ocorrer no Segundo Semestre, desde que assegurado o respectivo fundo salarial no Oramento Geral do Estado para o exerccio economico de 2014. 12. As doaes que sejam recebidas no decorrer do exerccio econmico, no previstas no Oramento Geral do Estado/13, devem ser informadas ao Ministro das Finanas de modo a que sejam incorporadas no oramento, com vista a garantir o princpio oramental da universalidade. 13. A emisso de garantias a favor de terceiros, pelos Institutos Pblicos, Servios e Fundos Autnomos carece de prvia autorizao do Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo, mediante parecer favorvel dos Ministros das Finanas e de tutela. 14. As despesas especiais de segurana interna e externa de proteco do Estado, constantes do Oramento Geral do Estado, esto sujeitas a um regime especial de execuo e controle oramental, de acordo com o que vinha a ser estabelecido pelo Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo. 15. Os rgos da Administrao Central e Local do Estado devem enviar aos Ministrios das Finanas e do Planeamento os elementos necessrios avaliao da execuo das despesas includas no Programa de Investimentos Pblicos. 16. A inobservncia do disposto nos nmeros anteriores faz incorrer os seus autores em responsabilidade disciplinar, civil e criminal, nos termos da lei.

Artigo 9. (Fiscalizao Preventiva)


1. A fiscalizao preventiva exercida atravs do visto, da sua recusa ou da declarao de conformidade. 2. O Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo deve submeter ao Tribunal de Contas, para efeitos de fiscalizao preventiva, os contratos de qualquer natureza, de valor igual ou superior a Kz: 482.000.000,00 (Quatrocentos e oitenta e dois milhes de Kwanzas). 3. As Unidades Oramentais dos rgos da Administrao Central do Estado devem submeter ao Tribunal de Contas, para efeitos de fiscalizao preventiva, os contratos de qualquer natureza, de valor igual ou superior a Kz: 144.600.000,00 (Cento e quarenta e quatro milhes e seiscentos mil Kwanzas). 4. As Unidades Oramentais dos rgos da Administrao Local do Estado devem submeter ao Tribunal de Contas, para efeitos de fiscalizao preventiva, os contratos de qualquer natureza, de valor igual ou superior a Kz: 91.000.000,00 (Noventa e um milhes de Kwanzas).

Artigo 10. (Receitas Petrolferas)


1. A receita tributria petrolfera que venha a ser arrecadada em excesso sobre o preo mdio de exportao do barril de petrleo bruto de USD 96,02 (Noventa e seis Dlares dos Estados Unidos da America e dois cntimos) em decorrncia de um preo efectivo superior aquele contabilizada em conta de Reserva do Tesouro Nacional. 2. O recurso aos fundos da Reserva do Tesouro Nacional, constitudos nos termos do n. 1 do presente artigo, para cobertura de despesas constantes do Oramento Geral do Estado/2013, fica condicionado, por razes justificadas, autorizao expressa do Presidente da Repblica, enquanto titular do Poder Executivo;

Artigo 11. (Despesas e Fundos Especiais)


1. Ficam sujeitos a um regime especial e de cobertura, execuo e prestao de contas, as despesas especiais, afectas aos rgos de soberania e servios pblicos que realizam as funes de segurana interna e externa do Estado, integrados no Sistema Nacional de Segurana, em termos que assegure o carcter reservado ou secreto destas funes e o interesse pblico, com eficcia, prontido e eficincia. 2. So inscritos no Oramento Geral do Estado/2013, crditos oramentais que permitam a criao de fundos financeiros especiais, a funcionarem como reserva estratgica do Estado, para a execuo das despesas referidas no n. 1 do presente artigo. 3. A forma de utilizao e prestao de contas dos fundos financeiros especiais regulamentada pelo Presidente da Repblica, enquanto titular do Poder Executivo. Artigo 12. (Publicidade Oramental) 1. O Ministrio das Finanas deve dar publicidade, trimestralmente, do resultado da execuo do Oramento Geral do Estado/2013, devendo para o efeito, regulamentar os respectivos modelos demonstrativos e a forma de divulgao dos dados referentes aos rgos da Administrao Central e Local do Estado, Institutos Pblicos, Servios e Fundos Autnomos e Empresas Pblicas. 2. As informaes relativas a cada trimestre do exerccio econmico devem ser publicadas no prazo mximo de 60 dias aps o encerramento do trimestre. 3. Para atender ao disposto no n.o 1 do presente artigo, os Institutos Pblicos, os Servios e Fundos Autnomos e as Empresas Pblicas devem remeter, trimestralmente, ao Ministrio das Finanas os elementos de avaliao peridica, luz das instrues para a execuo do Oramento Geral do Estado a aprovar pelo Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo.

Artigo 13. (Prestao de Contas) O Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo deve submeter Assembleia Nacional o Balano da Execuo do Oramento Geral do Estado/2013, nos termos do disposto no artigo 58 da Lei n. 15/10, de 14 de Julho - Lei do Oramento Geral do Estado. CAPTULO VI DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Artigo 14. (Reviso Oramental) Sob proposta fundamentada do Presidente da Repblica, enquanto Titular do Poder Executivo, o Oramento Geral do Estado/2013, pode ser objecto de reviso e aprovao pela Assembleia Nacional. Artigo 15. (Dvidas e Omisses) As dvidas e omisses que se suscitarem da interpretao e da aplicao da presente lei so resolvidas pela Assembleia Nacional. Artigo 16. (Entrada em vigor) A presente lei entra em vigor data da sua publicao, com efeitos retroactivos a partir de 1 de Janeiro de 2013. Vista e aprovada pela Assembleia Nacional, em Luanda, aos 14 de Fevereiro de 2013. O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Promulgada aos 28 de Fevereiro de 2013. Publique-se. O Presidente da Repblica, Jos Eduardo Dos Santos.

You might also like