You are on page 1of 177

ACUPUNCTURA

Proposta completa

1 de Abril de 2008

NDICE

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO ..1 1. Caracterizao Geral ..11 2. Actividades Tipo 13

II. PERFIL PROFISSIONAL . 21 1. Competncias e Capacidades (saber fazer) ..21 2. Competncias ticas e Formativas (saber aprender/saber ser) 36 3. Conhecimentos tericos (saber) ...40

III. CDIGO DEONTOLGICO ..60

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA . 85

V. FORMAO 101

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL .. 103

VII. REGIME FISCAL .. 151

VIII. REGIME DE SEGUROS .. 153

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE 157

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO Prembulo

O presente documento ao descrever o perfil profissional do Acupunctor pretende caracterizar, por um lado, a profisso de acordo com a descrio feita pela Organizao Mundial de Sade (OMS) referindo a base filosfica em que assenta e os processos de diagnstico e meios teraputicos especficos que utiliza e, por outro lado, situar os conhecimentos, aptides e atitudes profissionais nucleares ao exerccio da prtica clnica relativamente aos do exerccio do ensino e da investigao que todos os profissionais de Acupunctura em Portugal deveriam ser capazes de demonstrar quando iniciam a sua actividade. De acordo com a OMS (1999) a Acupunctura um importante elemento da Medicina Tradicional Chinesa. Comeou a ser exercida h mais de 2500 anos, e nesse tempo remoto a sua teoria era j bem desenvolvida, como demonstrado em muitos dos clssicos Chineses. Foi introduzida nos Pases vizinhos da sia no sculo VI, sendo rapidamente aceite, e chegada Europa no incio do sculo XVI. Nas ltimas duas dcadas a Acupunctura estendeu-se a todo o mundo, o que encorajou o desenvolvimento futuro desta teraputica, particularmente atravs de estudos com uma perspectiva mdica moderna e metodologias de investigao.

Muitos elementos da medicina tradicional so benficos, e a OMS encoraja e apoia os Pases para identificar remdios e prticas seguras e eficazes a serem utilizadas em servios pblicos e privados. Prestou particular ateno ao apoio investigao sobre a acupunctura e sua aplicao adequada e, em 1991, a 44 Assembleia Mundial de Sade pressionou os Estados Membros sobre a urgncia da introduo de medidas para a sua regulamentao e controlo. (Resoluo WHA44.34)

Com a utilizao crescente da Acupunctura a necessidade de uma linguagem comum para facilitar a comunicao no ensino, na prtica clnica, na investigao e troca de informao tornou-se determinante e, em 1999, a OMS nomeou um Grupo Cientfico que

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

aprovou uma Nomenclatura Internacional Padro para a Acupunctura que est a ser largamente disseminada e aplicada.

O Grupo Cientfico tambm recomendou que a Organizao desenvolvesse uma srie de princpios e linhas directoras para a acupunctura relacionadas com o treino bsico, segurana na prtica clnica, indicaes e contra-indicaes, e investigao clnica. in Guidelines on basic training and safety in acupuncture OMS (1999).

2. Introduo caracterizao da profisso e perfil profissional do Acupunctor De acordo com os dados mais recentes da Organizao Mundial de Sade verifica-se, na ltima dcada, um ressurgimento global da utilizao das medicinas tradicionais (MT) e das Medicinas Alternativas ou Complementares (MAC) quer nos Pases em

desenvolvimento quer nos Pases desenvolvidos. Hoje este grupo de Medicinas desempenha um papel cada vez mais importante nos Sistemas Nacionais de Sade pelo que a segurana, a eficcia, bem como o controlo da qualidade do seu exerccio uma prioridade para a sade pblica e para os cidados.

Como refere, ainda esta organizao (WHO, 2005) o desenvolvimento das MT e MAC foi influenciado pelas diferentes condies histricas e culturais em que se iniciaram. A sua base comum uma abordagem holstica da vida; uma relao entre a mente, corpo e envolvimento, e uma nfase na sade em vez em vez de na doena. Na maior parte das vezes o tratamento centra-se na condio geral da pessoa em vez de na perturbao ou doena. Esta abordagem complexa torna a sua avaliao extremamente difcil pela ateno que tem de ser dada ao contributo de diferentes factores.

Os desafios que se colocam regulamentao das MT e MAC ou como entendeu designar-se no mbito da Unio Europeia s Medicinas no Convencionais, nomeadamente Acupunctura, Homeopatia, Osteopatia, Naturopatia, Fitoterapia e Quiroprxia tm de

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

atender, forosamente, a esta complexidade, sob pena de as descontextualizar e desvirtuar na sua essncia e utilidade curativa.

tambm este o sentido expresso na Lei 45/2003 de 22 de Agosto ao definir teraputicas no convencionais como as entende a OMS e na sua sequncia considerar teraputicas no convencionais aquelas que partem duma base filosfica diferente da medicina convencional e aplicam processos especficos de diagnstico e teraputicas prprias.

O desafio da regulamentao das Teraputicas no Convencionais, em Portugal, exigiu um conhecimento profundo do exerccio das mesmas, uma comunicao e interligao entre os Ministrios da Educao, da Cincia e Ensino Superior e da Sade e uma grande dedicao por parte dos seus representantes. O presente documento constitui um sinal claro do empenho destes profissionais na concluso deste processo e do apoio de milhares de cidados que querem ver regulamentado o seu direito livre escolha destas teraputicas. As transformaes Europeias e Mundiais e a mobilidade crescente dos seus trabalhadores veio enfatizar a Medicina no seu papel natural de profisso do Mundo. A partilha dos seus conhecimentos tradicionais e dos resultantes da investigao cientfica mais moderna tm desde sempre atravessado fronteiras. Do mesmo modo diferentes mdicos e especialistas das Medicinas no Convencionais tm providenciado servios de sade em diferentes Pases do Mundo.

As alteraes profundas que as restries econmicas tm colocado ao financiamento dos sistemas de sade e prtica mdica com implicaes na sua acessibilidade a toda a populao; os avanos rpidos que tm ocorrido nas cincias biomdicas, tecnologia da informao e biotecnologia, colocam novos desafios ticos, sociais e legais profisso mdica e apelam conservao de um equilbrio entre a cincia e a arte mdica (IIME, 2000) e entre a Medicina no Convencional e a Medicina Convencional.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

Uma tarefa importante da educao nesta rea a preparao dos futuros profissionais para a adaptao ao exerccio da medicina num ambiente em rpida e constante mudana e o aproveitamento deste movimento Europeu e Mundial para melhorar a qualidade da prtica mdica (IIME, 2000)

Ora, como refere a prpria OMS, a Acupunctura caracteriza-se pela sua concepo holstica, no sentido em que o homem indivisvel e indissocivel do seu meio e por um modelo de abordagem integrador de toda a actividade humana. A aprendizagem e interiorizao adequada dos saberes tericos e prticos que a fundamentam devem permitir ao profissional desta Teraputica dispor das ferramentas intrnsecas indispensveis sua autoformao e ao pensamento crtico e de investigao necessrios resoluo de problemas de sade em diferentes contextos de prtica.

As caractersticas inerentes a este tipo de cuidados de sade e a diversidade dos seus meios de interveno tm permitido a valorizao, ao longo dos tempos, da sua interveno na resoluo de problemas de sade e na estimulao de uma vida saudvel. O seu desenvolvimento tem sabido, tambm, acompanhar e integrar os progressos cientficos, econmicos e tecnolgicos, ainda que sem qualquer necessidade de dependncia exclusiva dos mesmos.

Contudo, a proliferao do ensino da Acupunctura sem assegurar a sua qualidade nem o seu contexto particular em muitos Pases; as necessidades sentidas pela OMS de garantir a sua segurana e eficcia, bem como o controlo da qualidade do seu exerccio tornaram urgente, tal como exigido para o acto mdico convencional, que se definam as competncias essenciais ao exerccio da Acupunctura.

A definio destas competncias mnimas deve ser feita no contexto das caractersticas sociais e culturais de cada regio do mundo e no enquadramento filosfico e

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

teraputico prprio a cada uma das Teraputicas no Convencionais sob pena de a descaracterizar e de reduzir drasticamente os seus nveis de eficcia. O conceito de competncias essenciais no implica uma uniformidade total do currculo ou dos processos educativos, podendo cada Escola ou outros agentes de ensino complementar o ncleo bsico, a seguir representado, com outros vectores de ensino/aprendizagem que enriqueam esta formao desde que no atentem contra a actividade desta rea de actividade e saber.

parte intrnseca da Acupunctura que o especialista exera com autonomia, tal como refere o Artigo 5 da Lei 45/2003 de 22 de Agosto, o seu acto profissional. Neste mbito inclui-se o diagnstico e teraputicas prprias (diferentes da medicina convencional) tal como refere o Artigo 3 da mesma Lei.

Para desenvolver com eficcia e responsabilidade aquelas actividades, o Acupunctor tem de adquirir formao geral e especfica sobre um conjunto de matrias tericas e prticas, comportamentos e atitudes.

Contudo as competncias ao contrrio das qualidades profissionais constituem uma agregao de saberes de diferentes registos em evoluo e portanto no estveis (Cart e Toutin citado por Ftima Suleman, 1999).

Segundo Ftima Suleman (1995) a qualificao remete para uma valorizao dos saberes acadmicos. Em contra partida, a competncia acentua a operacionalizao e actualizao da qualificao no posto de trabalho. Inscreve-se num julgamento da adequao do indivduo ao posto de trabalho, funo ou actividade profissional.

Enquanto a qualificao do domnio do colectivo e do institucional, a competncia situa-se do lado da aco do indivduo ou da aco do colectivo numa dada situao e reconhecida e afirmada por terceiros. A competncia produz-se e desenvolve-se no campo

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

de interseco dos percursos de socializao, formao e experincia profissional (Lopes, H, 2002).

Apesar de se verificar uma diversidade de interpretaes do conceito de competncias, contudo possvel detectar algumas convergncias (Lopes, H., op.cit.): a competncia no existe por si, mas manifesta-se em aces; a competncia apresentada como uma constatao de performance, de cumprimento de resultados ou de resoluo de problemas; o seu resultado, pode ser demonstrado, observado, validado, reconhecido, avaliado e deve permitir demonstrar quais os conhecimentos mobilizados; a competncia situacional, o que significa que se estrutura e se desenvolve em funo de situaes similares, pressupondo a transferibilidade das competncias: contextualizada, especfica e contingente; um sistema estruturado e dinmico, ou seja, um saber em uso designando uma totalidade complexa e mutvel mas estruturada, operatria, portanto ajustada aco e s suas diferentes ocorrncias.

Descrever uma competncia em termos de conhecimentos, identificar e objectivar o que necessrio saber para se tornar competente num domnio de actividades. Mais do que o saber-fazer, a questo dos saberes para fazer. Entendendo o conceito de Competncia Profissional como sendo o conjunto de saberes, saber fazer, saber ser, saber aprender, que so usados no contexto particular de uma situao de trabalho, (M. T. Castro e A. P. Feio, 1997), esta ser a classificao que ir servir de base para elaborar o perfil profissional de competncias do Acupunctor.

Iro distinguir-se, no perfil de competncias traado para os especialistas da Acupunctura os seguintes tipos de conhecimentos e capacidades (Lopes H., 1999):

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

Saber, conhecimentos tericos que integram os conceitos, os conhecimentos curriculares, organizacionais e racionais e ainda conhecimentos tcnicos sobre o contexto e sobre os processos, mtodos e modos operatrios; Saber fazer, relativo capacidade de executar, de realizar operaes e de utilizar instrumentos e aplicar mtodos e procedimentos. Este saber-fazer tem um carcter operacional, de aplicao prtica ou de operacionalizao dos conhecimentos tericos; Saberes fazer sociais e relacionais, relativos a atitudes e qualidades pessoais e disposio de agir e interagir com os outros, ou seja, a capacidade de cooperar e de se relacionar com os outros; Saber aprender/Saber ser, capacidades cognitivas e existenciais que dizem respeito ao desenvolvimento de capacidades que estruturam a aco, que permitem aprender, raciocinar e tratar informao, que no so observveis directamente, mas atravs dos comportamentos.

A competncia clnica de um indivduo resulta pois de um movimento dinmico entre a sua qualificao e a resoluo de problemas que tem de enfrentar, tendo em conta que os problemas que enfrenta no seu trabalho por retorno modificam a sua competncia.

A definio e a explicitao clara do que o Acupunctor deve saber, saber fazer e como comportar-se perante o utente e a comunidade (saber ser), constitui um passo essencial para a estruturao de um programa curricular por objectivos e resultados a atingir no final da sua preparao para a prtica clnica.

Um programa de formao superior em Acupunctura deve dotar os indivduos no s com slidos saberes tericos e prticos, mas tambm com um conjunto de aptides e atitudes que os tornem capazes de exercer ao mais alto nvel a profisso com uma grande longevidade na eficcia profissional.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

exactamente a definio do conjunto de actividades, competncias e saberes necessrios ao exerccio de uma profisso que constituiu o Perfil Profissional. A descrio do perfil do Acupunctor divide-se, assim em duas partes fundamentais:

1 Parte versando:

1. As actividades profissionais ou seja a natureza e o mbito do trabalho efectuado pelo Acupunctor abrangendo as actividades profissionais tpicas do mesmo reflectindo genericamente, de acordo com os critrios da Classificao Nacional de Profisses Portuguesa, est directamente relacionada com o conjunto de tarefas normalmente executadas pelo titular da profisso e respectivas exigncias, que neste caso devem estar de acordo com a autonomia tcnico-deontolgica consignadas na Lei Quadro n 45/2003 de 22 de Agosto.

2. As competncias, saber fazer, saberes fazer social, saber ser e saber aprender - saberes j definidos e que dizem respeito a capacidades para o desempenho das tarefas inerentes a uma profisso determinada.

2 Parte versando:

1. Uma descrio exaustiva das tarefas e dos saberes desenvolvidas pelo Acupunctor no mbito da Prtica Clnica, justificada pela necessidade de uma caracterizao completa e sem ambiguidades desta profisso em Portugal onde existe uma significativa diversidade da prtica e da formao dos Acupunctores profissionais existentes.

A descrio exaustiva do perfil efectuada assentou no s no conhecimento da classe profissional e na consulta aos profissionais e s associaes profissionais nacionais, mas tambm na anlise ocupacional desenvolvida pelo Estado da Califrnia na altura da nova

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

regulamentao da Acupunctura, em 2001, considerado como a melhor e mais equilibrada referncia padro encontrada a nvel mundial.

As actividades, tarefas e saberes necessrios prtica clnica do Acupunctor apresentadas na Anlise Ocupacional do Estado da Califrnia (2001 op.cit.) resultaram de uma consulta representativa de 232 licenciados em Acupunctura do Estado da Califrnia, incluindo 50% a corrente Caucasiana, 25% a Japonesa e 25% a Coreana serviu de base presente definio do perfil e sua adaptao realidade Nacional.

A riqueza e a heterogeneidade sociolgica desta amostra fizeram com que os resultados obtidos sejam verdadeiramente representativos de um denominador comum da profisso a nvel mundial o que se comprova ainda pela sua semelhana com as competncias e saberes dos Acupunctores nos pases, de todos os continentes, onde esta profisso tem tido as melhores condies de desenvolvimento e regulao.

Foi ainda possvel aplicar o mesmo Questionrio, aps a sua validao para a populao portuguesa, a 42 Acupunctores Profissionais nacionais, considerados

representativos pela qualidade da sua formao e pela dedicao exclusiva profisso. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de um modo geral, as duas populaes profissionais realizam e valorizam de modo equivalente as mesmas actividades e saberes fazer no mbito da sua prtica clnica (Faro, J., 2006) e espelham fielmente a situao da
Acupunctura nos Estados mais avanados nesta rea.

. O presente documento pretende, assim, ser um contributo para a resoluo da regulamentao da Acupunctura em Portugal tal como aconselhado por esta Organizao, no seguimento da lei-quadro n 45/2003. Especificam-se seguidamente as principais actividades do Acupunctor e a descrio das competncias clnicas, sociais, relacionais e pessoais correspondentes de acordo com o Quadro 1.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO
Perfil de Competncias do Profissional de Acupunctura Actividades Tipo 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Competncias e Capacidades (saber fazer) 1. 2. 3. Efectuar estudos e pesquisas sobre conceitos, teorias e mtodos Promover a sade Pr em prtica os conhecimentos obtidos no domnio das cincias da vida Prestar servios sociais Elaborar comunicaes cientficas e relatrios Ensinar a vrios graus de ensino a teoria e a prtica de disciplinas Supervisionar estudantes, estagirios e outros trabalhadores Capacidade de realizar estudos e projectos de investigao Capacidade de aplicar meios e mtodos de preveno e reabilitao Capacidade de Exercer a Prtica Clnica da Acupunctura

10

3.1 Capacidade de Avaliao do Utente Capacidade de realizar a Histria clnica e avaliar a Condio Energtico, Emocional e Mental. Capacidade de realizar o Exame Fsico

3.2 Capacidade de realizar o Diagnstico 3.3 Capacidade de estabelecer os Princpios e Estratgias Teraputicas e de Realizar e Gerir o Plano de Tratamento 3.4 Capacidade de realizar o Tratamento 3.5 Capacidade de Aplicar o Enquadramento Normativo 4. Capacidade de interveno social e comunitria relativa preveno e potenciao da sade dos cidados 5. 6. 7. Competncias Sociais e Relacionais (saber ser social) Competncias ticas e Formativas (saber aprender/ saber ser) 1. 2. 3. 4. 1. 2. Capacidade elaborar comunicaes cientficas e relatrios Capacidade de aplicar mtodos e tcnicas de ensino Capacidade de orientar e avaliar estudantes e outros profissionais Capacidade de estabelecer e manter relaes Profissionais Capacidade de estabelecer e manter relaes com a Sociedade e sistemas de prestao de cuidados de sade. Capacidade de desenvolver um comportamento profissional e tico Capacidade de desenvolver um pensamento crtico e de investigao Capacidade de manter uma competncia ao longo da vida Capacidade de conceber um plano de desenvolvimento profissional contnuo

Conhecimentos tericos (saber)

1. 2. 3. 4.

Conhecimento das Cincias Tradicionais da Acupunctura Conhecimento das Cincias Bsicas Conhecimento das Cincias Clnicas Conhecimento da tica e Deontologia Profissional (Cdigo Deontolgico e de Pratica Segura do Acupunctor)

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO

11

1. Caracterizao Geral 1.1. Conceito especfico

A acupunctura uma teraputica mdica tradicional chinesa Estratgia de la OMS sobre medicina tradicional 2002-2005 A Acupunctura refere-se arte de deteco e caracterizao das perturbaes do equilbrio energtico do ser humano, utilizando a energia e a rede de meridianos e pontos de acupunctura com o fim de prevenir e tratar as desarmonias energticas, fsicas e psquicas, cuidando da sade segundo a arte mdica chinesa, utilizando para isso diferentes tcnicas de regulao, de manipulao e de estimulao dos rgos, vsceras e de meridianos e pontos de acupunctura existentes no organismo humano. 1.2. Base filosfica em que assenta o exerccio da Acupunctura A Acupunctura assenta nos princpios filosficos da Medicina Tradicional Chinesa, com nfase numa concepo energtica e dialctica do ser humano, da natureza e da relao entre ambos. 1.3. Bases tericas especficas que fundamentam o Diagnstico da Acupunctura Os mtodos de diagnstico e teraputica utilizados so fundamentados pelas teorias: Yin/Yang

Cinco movimentos Qi, Xue e Jin Ye Os 8 princpios de diagnstico O sistema dos meridianos e ramificaes - Jing-Luo Sndromes gerais e sndromes dos Zang-Fu Patologia e Etiopatogenia energticas Os seis nveis energticos As quatro camadas Os trs aquecedores

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 1.4. Processos especficos de Diagnstico: Realizao, de acordo com a filosofia e bases tericas especficas da MTC, dos seguintes momentos de diagnstico.

12

Interrogatrio de acordo com as teorias da Medicina Tradicional Chinesa Observao Exame audio-olfactivo Palpao Diferenciao de sndromes

1.5.

Teraputicas especficas da Acupunctura

Seleco de princpios teraputicos de acordo com o diagnstico e as teorias especficas da Medicina Tradicional Chinesa

Manipulao e insero de agulhas slidas, moxabusto, martelo de sete pontas, ventosas e outros meios nos meridianos e pontos de acupunctura.

Manipulao e insero de agulhas em zonas reflexolgicas.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo 2.1. Efectuar Estudos e Pesquisas sobre Conceitos, Teorias e Mtodos

13

Efectuar estudos e pesquisas sobre conceitos, teorias e mtodos que fundamentam a prtica da Acupunctura, aperfeio-los, desenvolv-los e aplicar estes conhecimentos no domnio da actividade profissional:

Estudar as teorias e os mtodos que fundamentam a prtica da Acupunctura e a sua aplicao compreenso e resoluo das desarmonias fsicas, energticas e patologias que afectam os seres humanos.

Desenvolver estudos com o objectivo de promoo da qualidade de vida por meios naturais e bioenergticos tendo em vista o desenvolvimento holstico da pessoa humana.

Estabelecer laos de intercmbio cientfico e cultural com outros profissionais de sade.

Manter e valorizar a ligao histrica entre Portugal e o Oriente.

2.2.

Promover a Sade Aperfeioar, desenvolver e aplicar os conhecimentos da Acupunctura, luz das teorias

especficas em que se fundamenta, na preveno, tratamento e cuidados de sade humana:

Dar parecer e aplicar mtodos e medidas de preveno na promoo da qualidade de vida.

Participar na elaborao e aplicao de leis e regulamentos de sade pblica tendo em vista a salvaguarda e promoo da sade da comunidade.

Favorecer o normal desenvolvimento das populaes levando-as a preservar a sade.

2.3.

Pr em Prtica os Conhecimentos Obtidos no Domnio das Cincias da Vida 2.3.1. Avaliar o Utente O Acupunctor recolhe a histria do utente; realiza um exame fsico, faz uma

avaliao do estado energtico, emocional e mental para determinar a queixa presente e a

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo

14

inter-relao entre os sintomas. Identifica a medicao e os suplementos dietticos que o utente est a tomar e considera o seu efeito na condio energtica do utente. 2.3.1.1. Realizar a Histria do Utente e Avaliar a Condio Energtica,

Emocional e Mental

Recolher a histria do utente, atravs de uma colheita de dados sistemtica, relativa a sintomas a fim de determinar de uma forma precisa, estruturada e completa o objectivo do exame.

Avaliar a condio geral do utente atravs do interrogatrio sobre a sua histria de sade e da sua famlia, dos factores emocionais, dos hbitos de vida e meioambiente a fim de determinar o impacto dos mesmos na queixa presente.

Detectar estados psquicos e/ou emocionais alterados e avaliar o impacto destes na condio fsica/energtica do utente.

Recolher informao sobre os aspectos essenciais espirituais, culturais, sociais, econmicos e ocupacionais do utente.

Dirigir o interrogatrio de forma a elaborar uma hiptese especfica sobre a condio energtica do utente.

2.3.1.2.

Realizar o Exame Fsico

Proceder a um exame fsico e energtico completo do utente, de modo sistemtico, a fim de registar os sinais fsicos ou clnicos que permitam a elaborao do diagnstico.

2.3.1.3.

Avaliar a Farmacologia e os Suplementos Dietticos e Fitoterpicos

Ocidentais

Identificar genericamente os tipos de medicao farmacolgica e de suplementos dietticos e fitoterpicos ocidentais que o utente est a tomar para determinar o impacto na sua condio fsica e psquica luz das teorias fundamentais da Acupunctura.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo 2.3.1.4.

15

Ponderar os Resultados de Testes de Diagnstico

Usar, se necessrio, os resultados de testes de diagnstico a fim de identificar desarmonias patolgicas, fsicas e energticas.

2.3.2. Realizar o Diagnstico em Acupunctura O Acupunctor avalia as manifestaes clnicas para determinar a fora relativa e progresso da patologia. Avalia os padres de desarmonia de acordo com as teorias fundamentais da Acupunctura para chegar a um diagnstico final. 2.3.2.1.

Formar uma Impresso de Diagnstico

Analisar, luz das teorias especficas da Acupunctura, a informao obtida a partir da histria clnica, do exame fsico e da avaliao do estado energtico, emocional e mental do utente.

Avaliar, interpretar e integrar criticamente a informao obtida a partir da histria clnica, do exame fsico e da avaliao do estado energtico, emocional e mental, tendo em considerao as caractersticas individuais, sociais e culturais do utente.

Identificar a severidade da condio avaliando o nvel de desequilbrio e/ou de penetrao do factor patognico e integrar os sintomas dos sistemas fisiolgicos a fim de identificar os sistemas e meridianos implicados e as suas inter-relaes.

2.3.2.2.

Diferenciar Sndromes Gerais e de rgos

Determinar os factores causais, diferenciar entre a raiz e a manifestao da desarmonia e diferenciar as condies primrias das secundrias pela avaliao e hierarquizao dos sintomas, a fim de determinar a focalizao e estratgia de tratamento.

Identificar as interelaes dos rgos ou sistemas afectados, segundo a especificidade das teorias da Acupunctura, avaliando a fraqueza constitucional ou alteraes resultantes da influncia patognica.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo

16

Integrar a informao recolhida para identificar a origem externa, interna ou combinada do desequilbrio energtico e identificar a origem das sndromes.

2.3.2.3. Compatibilizar e Articular as Teorias da Acupunctura e da Medicina Convencional

Transmitir e explicar ao utente e outros profissionais os conceitos prprios das teorias da Acupunctura e a sua compatibilizao e articulao com os da Medicina Convencional.

2.3.2.4. Distinguir entre Sintomas de Situaes Comuns e Sintomas de Gravidade, Urgncia e Emergncia

Avaliar e identificar situaes de gravidade, urgncia, e emergncia e agir em conformidade.

Reconhecer os seus limites e perante a gravidade do diagnstico realizado pedir a colaborao de outro profissional da rea da sade, caso seja necessrio intervir num domnio que no lhe especfico.

Identificar condies de risco de vida pela avaliao de sinais e sintomas que exijam tratamento mdico urgente.

Responder a situaes de emergncia administrando os primeiros socorros no tratamento de utentes em risco.

Reconhecer as condies no utente individual (independentemente da idade) que representem um risco para a sade da populao.

2.3.3. Traar Princpios e Estratgias Teraputicas e Realizar e Gerir o Plano de Tratamento O Acupunctor determina as estratgias de tratamento adequadas a cada utente decorrentes do diagnstico efectuado, elabora, realiza e gere um plano de tratamento adequado ao contexto envolvente e s capacidades pessoais do mesmo.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo

17

Definir claramente objectivos teraputicos e o seu seguimento pela determinao dos princpios de tratamento resultantes da avaliao das sndromes de desarmonia fsica e energtica.

Conhecer os aspectos prticos da prescrio teraputica (nomeadamente os requisitos legais).

Determinar as estratgias de tratamento adequadas a cada utente decorrentes do diagnstico efectuado, do contexto individual, econmico, social e cultural.

Promover a qualidade de vida por meios naturais, bioenergticos e culturais tendo em vista o desenvolvimento holstico da pessoa humana.

Considerar as opinies e crenas dos prprios utentes no momento de apresentar as opes teraputicas.

Elucidar o utente relativamente estratgia de tratamento escolhida e obter o seu empenhamento e consentimento a fim de garantir condies de eficcia do tratamento.

Assumir um papel educativo frente ao utente fornecendo-lhe conselhos pertinentes sobre higiene de vida, estratgias de auto-cuidados e sobre os factores que contribuem para o sofrimento.

Referenciar adequadamente o utente para outros profissionais sempre que o considere necessrio.

Organizar informao de modo a permitir a elaborao de planos de investigao.

2.3.4. Realizar o Tratamento em Acupunctura O Acupunctor utiliza o conhecimento dos efeitos teraputicos dos pontos e a combinao dos pontos para melhorar a dor, regular a funo e tratar as desarmonias. Usa pontos de referncia anatmicos e medidas corporais para localizar os pontos nas superfcies corporais. Identifica as indicaes clnicas que sugerem a utilizao de modalidades de tratamento alternativas. O acupunctor prescreve frmulas fitoteraputicas tradicionais manufacturadas e patenteadas correspondentes aos pontos e princpios

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo

18

teraputicos do plano de tratamento. Combina as frmulas de acordo com a condio do utente. 2.3.4.1.

Realizar o Tratamento

Identificar claramente os fins teraputicos do tratamento. Seleccionar os produtos, meios e mtodos teraputicos a utilizar e identificar contra-indicaes tendo em considerao a avaliao e constituio do utente, idade, sexo, factores ambientais, comorbilidades, interaces, efeitos colaterais e perigos de medicalizao.

Seleccionar o modo de administrao, dosagem, frequncia das sesses ou da toma, e durao do tratamento.

Estabelecer um plano de seguimento. Reavaliar a preciso do diagnstico e, se necessrio, ajustar o plano global de tratamento.

Avaliar, de modo sistemtico, os resultados dos procedimentos diagnsticos habitualmente utilizados e conseguir diferenciar os resultados normais dos anormais (incluindo os resultantes do exame fsico, energtico, emocional e mental).

Avaliar a efectividade do tratamento e dos auto-cuidados. Identificar contra-indicaes para impedir efeitos nocivos de tratamento. Identificar efeitos no desejados do tratamento a fim de determinar estratgias de tratamento alternativas.

Conhecer os aspectos especficos da prescrio em patologias recorrentes ou crnicas.

2.3.5. Aplicar o Enquadramento Normativo no Quadro do Diagnstico e do Tratamento O acupunctor compreende e cumpre as leis e as normas que governam a higiene e o controlo dos agentes patognicos. Aplica as linhas directoras manuteno dos registos dos

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo

19

utentes. Adere aos requisitos legais para relatar abuso conhecido ou suspeito de crianas, idosos ou dependentes relativas prtica clnica segura e s directivas ticas e deontolgicas constantes nos Cdigos de Prtica Segura e Deontolgico. 2.4. Prestar Servios Sociais Promover uma melhor adaptao dos indivduos, famlias e outros grupos ao meio social em que vivem, auxiliando-os na preveno e resoluo dos seus problemas de sade atravs:

do conhecimento sobre a melhor forma de utilizarem os seus recursos pessoais, naturais e sociais para o seu bem-estar fsico, emocional, social e espiritual;

da promoo de inter-relaes, facilitando o desenvolvimento das relaes interpessoais e grupais, capacitando os indivduos para assumirem novos papis e estimulando novas formas de comunicao e expresso;

da organizao, promovendo a interaco entre cidados e organizaes, accionando apoios com objectivos sociais e desenvolvendo a participao e a capacidade organizativa dos indivduos e grupos.

2.5.

Elaborar Comunicaes Cientficas e Relatrios Dinamizar, organizar, participar em reunies, congressos cientficos e profissionais

Apresentar comunicaes cientficas e elaborar relatrios no mbito do exerccio profissional da Acupunctura. 2.6. Ensinar a Vrios Graus de Ensino a Teoria e a Prtica de Disciplinas Ensinar, programar, definir mtodos e tcnicas pedaggicos, avaliar programas e progressos dos alunos no curriculum do Acupunctor: 2.7. Supervisionar Estagirios e Outros Trabalhadores

Supervisionar e coordenar estagirios no mbito da transmisso do ensino da arte de curar e promover a sade.

I. CARACTERIZAO DA PROFISSO 2. Actividades Tipo

20

Supervisionar outros trabalhadores.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades do Acupunctor (saber fazer)

21

1.1.

Capacidade de Realizar Estudos e Projectos de Investigao

Planear e realizar projectos de investigao sobre a aplicao das teorias tradicionais da Acupunctura prtica clnica.

Planear e realizar projectos de investigao com base em anlise de casos clnicos.

Desenvolver projectos e metodologias inovadoras de investigao sobre o aproveitamento de recursos naturais de Portugal tendo por base as teorias tradicionais da Acupunctura

Construir, validar e aplicar questionrios no estudo dos efeitos da Acupunctura para a sade da populao.

Colaborar em estudos, pesquisas e projectos de investigao que promovam a relao entre Portugal e o Oriente.

1.2.

Capacidade de Aplicar Meios e Mtodos de Preveno e Reabilitao

Saber aplicar e transmitir os mtodos de preveno da doena e reabilitao da sade prprios da Acupunctura Tradicional.

Saber meios e mtodos que promovam a modificao de atitudes e hbitos de vida nocivos preservao da sade.

1.3. Capacidade de Exercer a Prtica Clnica da Acupunctura 1.3.1. Avaliar o Utente 1.3.1.1. Realizar a Histria do Utente e Avaliar a Condio Energtica, Emocional e Mental.
1. Avaliar

as queixas presentes do utente atravs da recolha de informao relativa aos

sintomas a fim de determinar a focalizao do exame.


2. Avaliar

a condio geral do utente atravs do interrogatrio sobre a sua histria de

sade a fim de determinar os seus efeitos na queixa presente.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


3. Identificar

22

o impacto dos factores emocionais, dos estados psquicos, dos aspectos

espirituais e culturais significativos na vida do utente no desenvolvimento dos sintomas.


4. Identificar

os padres de sono para determinar a sua causa e o seu efeito no

desenvolvimento das sndromes.


5. Recolher

informao relativa influncia dos factores do meio-ambiente fsico

colocando questes relativas exposio aos mesmos a fim de determinar o seu impacto no desenvolvimento das sndromes.
6. Recolher

informao relativamente dieta avaliando os hbitos nutricionais a fim de

determinar o seu contributo para o desenvolvimento das sndromes.


7. Recolher

informao acerca dos hbitos de vida, histria e relaes familiares e

sobre os aspectos sociais, econmicos e ocupacionais do utente para determinar o seu contributo para o desenvolvimento das sndromes.
8. Avaliar

a digesto pela identificao das respostas gastrointestinais a fim de

determinar a funo do Aquecedor Mdio.


9. Avaliar

o tipo de apetite atravs das preferncias alimentares do utente para

determinar a natureza da condio.


10.

Identificar os padres alimentares para determinar o impacto da funo digestiva no

estado geral.
11.

Identificar gostos predominantes presentes na boca para determinar os rgos mais

afectados.
12.

Avaliar as preferncias ou averses aos sabores ou temperaturas para determinar a

natureza do desequilbrio.
13.

Avaliar a sede registando a qualidade e quantidade de ingesto de lquidos a fim de

determinar a natureza da condio.


14. 15. 16. 17. 18.

Avaliar a histria ginecolgica para determinar os desequilbrios. Avaliar a histria urogenital para determinar os desequilbrios. Avaliar as caractersticas da urina para determinar a natureza do desequilbrio. Avaliar a funo dos intestinos para determinar a natureza do desequilbrio. Avaliar a presena de febre ou arrepios para determinar a natureza da desarmonia.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


19. 20.

23

Avaliar os padres de transpirao para avaliar a natureza da desarmonia. Avaliar a funo do olho colocando questes sobre as alteraes visuais para

determinar a natureza da desarmonia.


21.

Avaliar a funo auditiva colocando questes sobre as alteraes auditivas para

determinar a natureza da desarmonia.


22.

Avaliar a natureza da dor para reconhecer situaes de urgncia e implicaes na

avaliao da desarmonia energtica do utente. 1.3.1.2. Realizar o Exame Fsico.


23.

Avaliar o nvel de energia, pela observao do comportamento do utente, a fim de determinar a qualidade do Qi.

24. 25.

Observar a face e os olhos para determinar a manifestao exterior do Shen. Observar a face para distinguir caractersticas que ajudem diferenciao das sndromes.

26.

Avaliar a constituio pela observao das caractersticas fsicas a fim de estabelecer associaes com os cinco movimentos.

27.

Avaliar a voz escutando as qualidades do tom e a fora para determinar a natureza da desarmonia.

28.

Avaliar as caractersticas da mucosidade com o objectivo de identificar a natureza da influncia patognica.

29.

Avaliar a respirao com o objectivo de avaliar a eficincia pulmonar e fazer a diferenciao entre as sndromes.

30.

Identificar a condio da regio cutnea pelo exame da pele a fim de determinar sinais de obstruo ou leso.

31.

Identificar as perturbaes dermatolgicas pelo exame da pele para determinar tipo de obstruo ou leso provocadas pelas mesmas.

32.

Avaliar a amplitude do movimento para identificar reas de restrio de movimento.

33.

Palpar as articulaes para avaliar a sua integridade funcional.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


34.

24

Executar as tcnicas de avaliao do sistema neuromuscular para identificar a patologia.

35.

Avaliar a capa da lngua pelo exame das suas qualidades com o objectivo de identificar anomalias funcionais.

36.

Analisar as variaes no corpo e movimento da lngua para determinar as desarmonias sistmicas.

37. 38.

Avaliar as qualidades do pulso radial por palpao para determinar a desarmonia. Palpar as reas de tenso somtica para determinar a qualidade e a natureza da dor e das desarmonias energticas do utente.

39.

Examinar o microsistema auricular avaliando as alteraes na reactividade a fim de determinar os sistemas correspondentes envolvidos.

40.

Examinar o microsistema da mo avaliando as alteraes na reactividade a fim de determinar os sistemas correspondentes envolvidos.

41.

Examinar o microsistema do p avaliando as alteraes na reactividade a fim de determinar os sistemas correspondentes envolvidos.

1.3.1.3. Avaliar a Farmacologia e os Suplementos Dietticos e Fitoterpicos Ocidentais


42.

Identificar e determinar o impacto da medicao farmacolgica e dos suplementos dietticos e dos fitoterpicos ocidentais, prescritos por outros profissionais de sade luz das teorias fundamentais da Acupunctura.

43.

Determinar os sistemas envolvidos pela aco energtica dos agentes farmacolgicos dos suplementos dietticos e dos fitoterpicos ocidentais.

44.

Ponderar os efeitos e efeitos secundrios dos produtos farmacuticos ocidentais e determinar as necessidades que advm dos mesmos para a reavaliao do utente.

1.3.1.4.Ponderar os resultados dos Testes de Diagnstico

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao) 1.3.2. Realizar o Diagnstico em Acupunctura 1.3.2.1. Formar uma Impresso de Diagnstico em Acupunctura
45.

25

Identificar as inter-relaes dos rgos afectados avaliando a fraqueza constitucional ou alteraes resultantes da influncia patognica.

46.

Identificar as causas das sndromes pela avaliao dos sintomas a fim de determinar o equilbrio Yin e Yang.

47.

Determinar os factores causais integrando a informao do diagnstico para identificar a origem subjacente das sndromes das patologias.

48.

Integrar os sintomas da fisiologia energtica para determinar a fase de progresso da doena.

49.

Identificar a severidade da condio pela avaliao do nvel e movimento da penetrao patognica.

50.

Identificar o meridiano afectado e a sua desarmonia pela avaliao da informao no diagnstico.

51.

Diferenciar entre raiz e a manifestao da doena, pela avaliao dos sintomas, a fim de determinar a focalizao do tratamento.

52.

Diferenciar entre condies primrias e secundrias pela hierarquizao dos sintomas a fim de desenvolver a estratgia de tratamento.

53.

Determinar os factores patognicos agudos avaliando os sintomas de desequilbrio a fim de determinar a estratgia de tratamento

54.

Integrar os resultados do diagnstico a fim de formar uma impresso clnica que descreva a condio de sade presente do utente.

1.3.2.2. Diferenciar Sndromes Gerais e dos rgos


55.

Determinar os desequilbrios dos Cinco Movimentos pela avaliao dos sistemas de correspondncias a fim de determinar o impacto na condio do utente.

56.

Determinar o diagnstico dos Zang Fu pela avaliao da sintomatologia das sndromes correspondentes a fim de identificar os rgos afectados.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


57.

26

Determinar os Oito Princpios de diagnstico e a natureza e fora das desarmonias energticas e/ou da patologia pela avaliao dos sinais e sintomas.

58.

Determinar o estado e a fora relativa do Qi e do Sangue e a natureza da condio pela avaliao dos dados do diagnstico.

59.

Determinar a profundidade de penetrao do factor patognico e desenvolver uma estratgia de tratamento pela utilizao da diferenciao de acordo com a Teoria das Quatro Camadas.

60.

Determinar a profundidade de penetrao do factor patognico e desenvolver uma estratgia de tratamento utilizando a diferenciao de acordo com a Teoria dos Seis Nveis.

61.

Determinar a localizao do factor patognico e desenvolver uma estratgia de tratamento utilizando a diferenciao de acordo com a Teoria dos Trs Aquecedores.

62.

Determinar o diagnstico dos Jin Ye pela integrao dos dados do diagnstico.

1.3.2.3. Compatibilizar e Articular as teorias da Acupunctura e da Medicina Convencional


63.

Providenciar ao utente a informao relativa aos sistemas fisiolgicos a fim de explicar a actividade corporal.

64. 65.

Informar o utente sobre o diagnstico referindo os conceitos Orientais Avaliar os sintomas para determinar quais as indicaes das condies ocidentais que devem ser consideradas no tratamento.

66.

Preparar os relatrios relativos condio do utente traduzindo o diagnstico especfico da Acupunctura para uma terminologia comum a outros profissionais de sade.

67.

Interagir com os outros profissionais de sade para integrar o tratamento.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)

27

1.3.2.4. Distinguir entre Sintomas de Situaes Comuns e Sintomas de Gravidade, Urgncia e Emergncia de forma a Socorrer o Utente ou a Encaminhar para os Cuidados Mdicos eventualmente Necessrios
68.

Identificar condies de risco de vida pela avaliao de sinais e sintomas que exijam tratamento mdico urgente, remetendo o utente para os cuidados necessrios.

69.

Responder a situaes de urgncia administrando os primeiros socorros a utentes em risco.

70.

Executar a ressuscitao cardiopulmonar administrando respiraes e compresses torcicas para tratar utentes no responsivos.

71.

Diferenciar sinais e sintomas potencialmente srios (gravidade, urgncia ou emergncia) nomeadamente referentes a: o Alteraes gerais Dor, nomeadamente: o cefaleia; dor torcica, abdominal, lombar e dos membros e das articulaes. Alteraes ponderais emagrecimento e obesidade. Febre por causas infecciosas ou outras causas. Alteraes do estado de conscincia, nomeadamente: agitao psicomotora, confuso mental, sonolncia e coma. Hemorragias no traumticas, nomeadamente: hemoptises, hemorragia digestiva, hematria, meno e metrorragias, epistxis. Edemas, nomeadamente: Localizao, consistncia e sinais inflamatrios. Traumatismos, nomeadamente: Feridas, queimaduras, contuses, fracturas. Intoxicaes, nomeadamente por:

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao) Psicotrpicos, opicios, herbicidas, corrosivos e outros. o Alteraes de Sistemas Alteraes da pele e das mucosas, nomeadamente: Colorao, temperatura e humidade, erupes cutneas. Alteraes cardio-respiratrias, nomeadamente:

28

Tosse, rouquido, dispneia, palpitaes, hipertenso arterial, hipotenso-choque, paragem cardio-respiratria. Alteraes gastroenterolgicas, nomeadamente: Nuseas e vmitos, alteraes do trnsito intestinal, hrnias. Alteraes genito-urinrias, nomeadamente: Alteraes urinrias e genitais. Alteraes msculo-esquelticas no traumticas, nomeadamente: Reumatismo, atrofias musculares, deformaes esquelticas e processos inflamatrios. Alteraes neurolgicas, nomeadamente: Ataques, paralisias, perturbaes do equilbrio, da sensibilidade, dos rgos dos sentidos. Alteraes endocrinolgicas, nomeadamente: Do pncreas, da hipfise, da tiride, das supra-renais e das gnadas. Doenas infecto-contagiosas, nomeadamente: Infeces agudas e crnicas.

1.3.3. Traar Estratgias Teraputicas e Realizar e Gerir um Plano de Tratamento 1.3.3.1. Plano de Tratamento

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


72.

29

Determinar os princpios de tratamento, segundo o diagnstico em Acupunctura, avaliando as sndromes de desarmonia a fim de desenvolver objectivos de tratamento.

73.

Seleccionar os princpios de tratamento especficos da Acupunctura de modo a administr-los de um modo sistemtico e seguro.

74.

Elaborar um plano teraputico de acordo com os princpios e estratgias teraputicas prevendo a interligao dos diferentes tratamentos, auto-cuidados e seguimento.

75.

Elaborar um plano teraputico de acordo com os princpios e estratgias teraputicas prevendo a interligao dos diferentes sistemas ou dos profissionais de sade implicados na gesto da sade do utente

76.

Identificar e aconselhar o utente sobre estratgias de auto-cuidados e sobre os mltiplos factores que contribuem para a doena e desenvolver estratgias especficas para a sua melhoria.

77.

Prever, na elaborao e gesto do plano teraputico, estratgias que motivem a participao efectiva do utente no seu processo de cura.

78.

Preparar os registos da informao de modo a permitir a anlise de casos clnicos e trabalhos epidemiolgicos sobre as diferentes condies clnicas observadas.

1.3.4. Realizar o Tratamento de Acupunctura 1.3.4.1. Princpios de Seleco de Pontos


79.

Desenvolver um plano de tratamento formulando um plano de aco que corresponda s necessidades teraputicas do utente.

80.

Desenvolver uma prescrio de pontos para corrigir os desequilbrios baseada nos princpios de tratamento.

81.

Seleccionar pontos distais/proximais direccionados para os meridianos afectados.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


82.

30

Seleccionar pontos locais para tratar a condio energtica pela avaliao das indicaes clnicas.

83.

Seleccionar pontos adjacentes perto da rea afectada para potenciar a aco do protocolo de tratamento.

84.

Seleccionar pontos de diferentes meridianos para combinar o tratamento da raiz com o da manifestao.

85. 86.

Seleccionar pontos contra laterais para equilibrar a prescrio. Seleccionar pontos na parte superior e inferior da cintura para equilibrar a prescrio.

87. 88. 89. 90.

Seleccionar pontos frontais e dorsais para potenciar a aco da prescrio. Seleccionar pontos no centro para tratar condies que ocorrem nas extremidades. Seleccionar pontos nas extremidades para tratar condies que ocorrem no centro. Seleccionar pontos ao longo dos meridianos Tendino-Musculares de acordo com as teorias dos meridianos Tendino-Musculares.

1.3.4.2. Categoria de Pontos no Tratamento de Acupunctura


91.

Seleccionar pontos ao longo dos meridianos regulares com influncia nas zonas cutneas.

92.

Seleccionar Pontos de Alarme (pontos Mu), nomeadamente para controlar desequilbrios sistmicos de natureza aguda.

93.

Seleccionar pontos de assentimento (Shu-posteriores), nomeadamente para controlar desequilbrios sistmicos de natureza crnica.

94.

Seleccionar pontos acoplados, combinando pontos Shu-Mu para equilibrar Yin e Yang

95.

Seleccionar pontos He-Mar inferior para ligar os meridianos com as Vsceras (Fu) respectivas.

96.

Combinar pontos de diferentes categorias para providenciar um tratamento equilibrado.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


97.

31

Seleccionar os Cinco pontos Shu Antigos para tratar desequilbrios dos Cinco Movimentos.

98.

Seleccionar pontos de abertura dos Oito Meridianos Extraordinrios para tratar condies que envolvem os meridianos extraordinrios pela avaliao dos sintomas.

99.

Seleccionar os Pontos Extra para tratar as condies correspondentes. pontos de interseco/cruzamento para tratar doenas que se

100. Seleccionar

manifestam em mltiplos meridianos.


101. Seleccionar

pontos que comunicam com os meridianos Distintos para fortalecer os

meridianos interna-externamente relacionados.


102. Seleccionar

os pontos Luo para tratar condies associadas aos meridianos

acoplados Yin e Yang.


103. Seleccionar 104. Seleccionar

os pontos Fonte (Yuan) para aceder ao Qi primordial do meridiano. os pontos de Acmulo-urgncia (Xi-Cleft) para tratar as condies

agudas dos respectivos meridianos e rgos correspondentes.


105. Seleccionar

os Oito Pontos de Abertura para influenciar as reas anatmicas

correspondentes.
106. Seleccionar

pontos Janelas do Cu ou pontos Fantasma para tratar perturbaes do

Shen.
107. Seleccionar

os Quatro pontos Mar para influenciar o Qi, Sangue, Jing, e Medula

correspondentes.
108. Seleccionar

os pontos Me/Filho identificando os pontos Shu-Antigos para

resolver os desequilbrios energticos. 1.3.4.3. Localizao de Pontos e Tcnicas Manipulativas


109. Localizar

os pontos atravs de referncias anatmicas e medidas proporcionais

para identificao da rea de insero da agulha.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


110. Identificar

32

o tempo de permanncia da agulha pela avaliao da constituio e da

condio do utente a fim de determinar a durao necessria para a eficcia do resultado.


111. Posicionar

o utente movendo-o para a posio recomendada a fim de executar a

insero correcta da agulha.


112. Seleccionar

as tcnicas manipulativas de acordo com os princpios teraputicos e

condio fsica e energtica do utente.


113. Seleccionar

tcnicas manipulativas simples ou complexas de acordo com: os

princpios teraputicos, a resposta do utente e a experincia do praticante.


114. Inserir

a agulha de acordo com uma profundidade padro ou a reaco do utente

para estimular adequadamente o ponto.


115. Aplicar

a tcnica teraputica pela manipulao da agulha a fim de produzir o efeito

desejado. 1.3.4.4. Executar um Tratamento Auxiliar


116. Aplicar

moxabusto para produzir ou aumentar o efeito do tratamento. a electroacupunctura pela estimulao elctrica dos pontos seleccionados. a tcnica de ventosas aplicando-as sobre a rea a tratar. terapias auxiliares que o utente pode implementar para acompanhar o

117. Executar 118. Executar

119. Recomendar

tratamento.
120. Recomendar

alteraes no estilo de vida que o utente pode implementar para

restabelecer ou manter a sade.

1.3.4.5. Implementar os Microsistemas no Tratamento


121. Seleccionar

pontos do crnio para tratar a condio do utente de acordo com as

indicaes clnicas.
122. Seleccionar 123. Seleccionar

pontos auriculares para tratar a condio do utente, caso necessrio. pontos reflexolgicos da mo nos casos em que for adequado.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


124. Seleccionar 125. Executar

33

pontos reflexolgicos do p nos casos em que for adequado

uma das tcnicas de punctura abdominal escolhendo pontos extras

baseados na reflexologia abdominal. 1.3.4.6. Observao e Modificao do Tratamento


126. Monitorizar

as reaces do utente ao tratamento ou sua ausncia, pela avaliao

das alteraes dos sintomas e sinais vitais a fim de reconhecer indicaes de risco ou de inadequao de estratgia teraputica.
127. Reavaliar

a condio do utente com a periodicidade adequada ao caso, examinando

alteraes na sintomatologia para determinar ajustamentos ao plano de tratamento. 1.3.4.7. Contra-Indicaes do Tratamento de Acupunctura
128. Identificar

contra-indicaes da punctura, pela avaliao da condio e

constituio do utente, a fim de evitar leses.


129. Identificar

contra-indicaes da electroacupunctura a fim de determinar estratgias

de tratamento alternativas.
130. Identificar

contra-indicaes da ventosoterapia a fim de impedir efeitos nocivos de

tratamento.
131. Identificar

contra-indicaes da moxabusto, pela avaliao da condio e

constituio do utente, a fim evitar leses.


132. Identificar

as contra-indicaes das terapias auxiliares a fim de determinar outras

estratgias de tratamentos alternativos.

1.3.4.8.

Prescrever

Frmulas

Fitoteraputicas

Tradicionais

Manufacturadas

Correspondentes aos Pontos e Princpios Teraputicos do Plano de Tratamento. 1.3.4.8.1. Identificao da Matria Mdica e Frmulas Tradicionais Manufacturadas
133.

Identificar caractersticas das matrias mdicas e frmulas, avaliando os seus atributos, para determinar o seu efeito teraputico.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao)


134.

34

Distinguir entre matrias mdicas e frmulas da mesma classe pela identificao de caractersticas especficas a fim de diferenciar a sua eficcia em relao condio do utente.

135. Interpretar

a composio das frmulas pela identificao das matrias mdicas

imperadoras, ministros, assistentes e mensageira a fim de estabelecer a hierarquia dos ingredientes e as suas funes principais.
136. Identificar

a equivalncia e a complementaridade das qualidades das frmulas e

das funes dos pontos para proporcionar um tratamento integrado.


137. Identificar

as semelhanas entre as prescries medicinais tradicionais e a

medicao Ocidental pela avaliao das propriedades teraputicas a fim de potenciar o tratamento do utente.
138. Identificar

as contra-indicaes das matrias mdicas e das frmulas pela avaliao

da constituio do utente, da sua condio energtica. 1.3.4.8.2.Prescrio e Administrao de Matria Mdica e Frmulas Tradicionais Manufacturadas
139. Prescrever

frmulas ajustando as indicaes clnicas condio energtica do

utente a fim de tratar a desarmonia e a patologia.


140. Identificar

a dosagem da prescrio de frmulas pela avaliao da condio

energtica e da constituio.
141. Avaliar

atempadamente a resposta do utente pela avaliao das alteraes que

apresenta a fim de determinar eventuais modificaes na prescrio.


142. Monitorizar

os efeitos das frmulas manufacturadas quando combinados com a

medicao ocidental para determinar as interaces potenciais.


143. Combinar

frmulas de matria mdica em propores que estejam de acordo com a

estratgia do tratamento e diagnstico efectuado.


144. Combinar

frmulas para resolver sndromes complexas.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 1. Competncias e Capacidades (Saber-Fazer) (continuao) 1.3.5. Respeitar o Enquadramento Normativo
145. Aplicar

35

as directivas ticas e deontolgicas constantes no respectivo Cdigo

Deontolgico.
146. Aplicar 147. Aplicar

as precaues previstas no Cdigo de Prtica Segura do Acupunctor. as normas constantes das leis e regulamentaes relativas aos exerccio do

Acupunctor. 1.4. Capacidade de Interveno Social e Comunitria Relativa Preveno e Potencializao da Sade dos Cidados

Capacidade de desenvolver aces de interveno social no mbito do abrangido pela sua prtica clnica (ver saber-fazer social).

1.5.

Capacidade de Elaborar Comunicaes Cientficas e Relatrios

Elaborar comunicaes cientficas e relatrios no mbito das teorias subjacentes prtica e ensino da Acupunctura.

Elaborar comunicaes e relatrios clnicos no mbito da prtica profissional. Organizar e participar em reunies cientficas.

1.6.

Capacidade de Aplicar Mtodos e Tcnicas de Ensino


Preparar programas de reas temticas relativas profisso de acupunctor. Definir os mtodos e tcnicas pedaggicos a utilizar de acordo com os objectivos, os contedos programticos e os destinatrios.

Desenvolver as reas temticas a ministrar. Avaliar programas e os progressos dos alunos ou formandos. Coordenar os estudantes e estagirios.

1.7.

Capacidade de Orientar e Avaliar Estudantes e Outros Profissionais

Dominar e aplicar os mtodos tcnicos pedaggicos de orientao e avaliao de estudantes e outros profissionais.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 2. Competncias ticas e Formativas (saber aprender/saber ser) 2.1. Relaes Profissionais (Saber-fazer Social)

36

O Acupunctor deve ser capaz de:

Contribuir para manter um bom ambiente de trabalho que promova os valores individuais e encoraje as interaces significativas.

Demonstrar respeito pelos indivduos e reconhecer os seus direitos para tomarem as suas prprias decises nos contextos das suas vidas.

Respeitar especialmente os Artigos 34 e 35 do Cdigo Deontolgico do Acupunctor na relao profissional com os colegas e outros profissionais de sade.

Mostrar disponibilidade e abertura relativamente aos colegas de trabalho para:


cooperar; aceitar a percia dos outros; articular a sua participao pessoal com a dos outros nas respectivas aces.

Demonstrar a sua capacidade para trabalhar eficazmente em equipa seja com os colegas de profisso seja com outros profissionais.

Colaborar interdisciplinarmente com base no conhecimento e respeito pelos papis dos outros profissionais de sade.

Respeitar especialmente os Artigos 24, 27 e 30 do Cdigo Deontolgico do Acupunctor na sua relao com os utentes.

Envolver as famlias dos utentes bem como os outros prestadores de cuidados de sade no planeamento global das aces teraputicas.

Comunicar eficazmente, tanto oralmente como por escrito, com os utentes e suas famlias, com os profissionais de sade e com o pblico em geral, tanto individualmente como em grupo.

Demonstrar compreender a importncia da comunicao verbal e no verbal para obter ou transmitir informao.

Utilizar a linguagem como instrumento que potencia o processo de cura do utente.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 2. Competncias ticas e Formativas (saber aprender/saber ser)

37

Aconselhar os utentes com sensibilidade e de modo eficaz, prestar informao de modo a garantir que os utentes e famlias estejam devidamente elucidados no momento de autorizar qualquer procedimento.

Adaptar a comunicao para com os utentes de acordo com as caractersticas pessoais, sociais, culturais ou tnicas para alm das respectivas incapacidades.

Lidar adequadamente com as queixas dos utentes.

2.2.

Relao com a Sociedade e Sistema de Prestao de Cuidados de Sade

O Acupunctor deve ser capaz de:

Interagir com os diferentes sectores do Servio Social e do Sistema de Cuidados de Sade.

Respeitar o Artigo 36 do Cdigo Deontolgico do Acupunctor na sua relao com os estabelecimentos de cuidados de sade.

Respeitar o Artigo 32 do Cdigo Deontolgico do Acupunctor na sua relao com a Associao Profissional a que pertence.

Respeitar o Artigo 31 do Cdigo Deontolgico do Acupunctor relativamente aos aspectos financeiros.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 2. Competncias ticas e Formativas (saber aprender/saber ser)

38

O Acupunctor deve ser capaz de:

Respeitar todo o ser humano independentemente do sexo, da raa, da doena, da idade, da orientao sexual, da religio, da cultura ou da classe socioeconmica do utente.

Respeitar os valores da comunidade, incluindo a valorizao da diversidade das caractersticas humanas e valores culturais.

Prestar cuidados de sade da mais alta qualidade com pacincia, bondade, generosidade, humildade, delicadeza, entrega, tolerncia, sinceridade,

integridade, honestidade, empatia e compaixo independentemente da doena, prognstico, idade, gnero, orientao sexual, etnia, religio, cultura ou classe socioeconmica do utente.

Responsabilizar-se pessoalmente pelo tratamento do utente. Manifestar assiduidade e pontualidade. Manter a estabilidade emocional necessria para o exerccio profissional. Empenhar-se no alvio da dor e sofrimento Demonstrar a capacidade de auto-reflexo particularmente no que respeita aos atributos profissionais bem como no controlo das ideias, sentimentos e reaces pessoais perante o sofrimento e a doena.

Demonstrar competncia no que respeita ao raciocnio clnico mediante capacidade para:


reconhecer, definir e estabelecer prioridades relativamente aos problemas; analisar, interpretar, avaliar objectivamente e estabelecer prioridade no que se refere informao, reconhecendo os seus limites;

reconhecer os limites do conhecimento e a importncia da hierarquizao dos problemas no exerccio profissional

Adaptar, adequar e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situaes. Compreender a influncia de factores como a complexidade, incerteza e probabilidade nas decises da prtica clnica.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 2. Competncias ticas e Formativas (saber aprender/saber ser)

39

Reconhecer os riscos do exerccio da profisso, a importncia da prpria sade e o efeito desta na capacidade para exercer uma prtica segura e eficiente

Empenhar-se em defender os valores profissionais. Demonstrar uma boa compreenso dos aspectos relacionados com a gesto do tempo e dos recursos.

Lidar com a incerteza e saber trabalhar num contexto permanentemente em mudana.

Envolver-se com sucesso na auto-aprendizagem, identificar e demonstrar estratgias para atingir os objectivos da aprendizagem ao longo da vida.

Identificar as prprias necessidades de aprendizagem, assumir a responsabilidade pela formao contnua e demonstrar iniciativa. Para tal devendo ser receptivo ao feedback e crticas bem como demonstrar compreender os seus pontos fortes, vulnerabilidades pessoais e reas que necessitam ser aperfeioadas.

Demonstrar uma atitude pr-activa no que respeita procura de informao relevante do ponto de vista profissional, a partir da literatura, de contactos ou de outras fontes, e avaliao dessa mesma informao e sua transmisso a terceiros.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)

40

Este grupo refere-se a um corpo de saberes tericos que se traduzem essencialmente nas Teorias Tradicionais da Acupunctura, das Cincias Bsicas, das Cincias Clnicas e dos saberes constantes do Cdigo Deontolgico e da Prtica Segura da Acupunctura. 3.1. Saberes Tradicionais da Acupunctura

Ser capaz de:

Conhecer e compreender a base filosfica em que assenta o exerccio da Acupunctura.

Conhecer as bases tericas especficas que fundamentam o diagnstico e o tratamento da Acupunctura.

Conhecer os processos especficos de diagnstico em Acupunctura. Conhecer as teorias relativas aos princpios e mtodos de tratamento em Acupunctura.

Conhecer os processos especficos de tratamento em Acupunctura necessrios preveno e tratamento das doenas e sndromes energticas.

Conhecer a diferenciao e o tratamento das doenas comuns. Conhecer as matrias mdicas e frmulas tradicionais manufacturadas patenteadas de uso corrente na Acupunctura e respectivos critrios de prescrio.

Conhecer as teorias e os mtodos de aplicao dos principais microsistemas de terapia reflexa da Acupunctura

Conhecer os mtodos de prescrio e as estratgias de combinao das diferentes teraputicas auxiliares prprias da Acupunctura.

Conhecer as teorias, mtodos e prticas de preveno e reabilitao em Acupunctura.

3.2.

Saberes das Cincias Bsicas Cincias Mdicas e Auxiliares

Ser capaz de:

Conhecer, compreender e descrever a estrutura normal e as funes dos diferentes sistemas do corpo humano.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)

41

Conhecer, compreender e descrever os mecanismos moleculares, celulares, bioqumicos e fisiolgicos que mantm a homeostase do corpo humano.

Conhecer, compreender e discutir as determinantes e os factores de risco mais importantes para o equilbrio energtico do ser humano com o ambiente.

Conhecer, compreender e discutir as fases normais do desenvolvimento e os efeitos do crescimento e envelhecimento no indivduo, na famlia e na comunidade.

Conhecer, compreender e interpretar o desenvolvimento psicolgico normal e os principais riscos da sua perturbao ao longo da vida

Conhecer e explicar os princpios, meios e mtodos de preveno e cuidados de sade ao longo da vida.

Conhecer e compreender as tcnicas de investigao incluindo: planos experimentais para avaliar e analisar relaes causais e relacionais entre variveis e os mtodos estatsticos apropriados para avaliar a significncia dos resultados encontrados.

Conhecer e saber como se interpretam os resultados dos processos de investigao.

3.3.

Saberes das Cincias Clnicas Convencionais

Ser capaz de:

Descrever as tcnicas de diagnstico comuns e as suas aplicaes clnicas na prtica mdica convencional e perceber o seu significado clnico na prtica da Acupunctura.

Discutir a distribuio das doenas na comunidade e a abordagem preveno do ponto de vista holstico e ortodoxo.

Explicar o modo como a estrutura e a funo dos tecidos pode mudar e produzir alteraes genticas, irregularidades no crescimento celular, leso dos tecidos, inflamao e reconstituio.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)

42

Descrever as respostas nervosas, endcrinas e metablicas gerais ao envelhecimento, ao stress e leso dos tecidos.

Descrever os princpios da infeco e o modo como as alteraes das defesas naturais e adquiridas (imunidade) podem levar doena.

Discutir as consequncias das alteraes na circulao resultantes do estreitamento e obstruo dos vasos, do excesso e da perda de fluidos e de falhas orgnicas.

Descrever as doenas orientando o seu conhecimento e compreenso para o diagnstico diferencial dos sinais e sintomas tpicos que afectam os sistemas de proteco e de suporte do corpo (pele, articulaes e ossos); os sistemas de controlo (sistema nervoso e endcrino) e os sistemas de manuteno (cardiovascular, respiratrio, gastrointestinal e urinrio).

Conhecer e explicar a etiopatogenia das principais doenas agudas e crnicas. Conhecer a metodologia para a elaborao de histrias clnicas. Saber como realizar o exame clnico dos sistemas corporais mais importantes Conhecer o modo como se interpretam os dados laboratoriais patolgicos bsicos.

Conhecer as aces mais importantes e os efeitos secundrios das classes mais importantes de medicamentos convencionais e onde encontrar informao sobre os mesmos (Simpsio Teraputico etc.).

Reconhecer sinais e sintomas potencialmente srios (situaes de gravidade, urgncia e emergncia) e saber quando enviar os utentes para os praticantes da medicina convencional.

Explicar os objectivos, a organizao e o funcionamento do Sistema Nacional de Sade e os principais projectos em desenvolvimento.

Compreender as principais questes ticas e deontolgicas que se colocam prtica clnica do profissional de Acupunctura

Compreender as questes psicodinmicas e energticas da relao teraputica e o seu modo de gesto.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)

43

Compreender as determinantes importantes da sade e os factores que influenciam a doena e a prestao de cuidados clnicos, nomeadamente de ordem pessoal, biolgica, psicolgica, espiritual, ambiental, social, econmica e cultural.

Explicar a distribuio das doenas na comunidade, sobretudo em Portugal e a abordagem sua preveno do ponto de vista convencional e holstico.

Analisar a prevalncia e a incidncia das doenas durante os ciclos anuais e de vida e as abordagens sistemticas que possam ser usadas para as prevenir ou modificar.

Compreender sinais e sintomas de padres disfuncionais ao nvel das relaes familiares e sociais (abuso, violncia, adio etc).

3.3.1. Capacidade de Exercer a Prtica Clnica Especfica da Acupunctura 3.3.1.1. Avaliar o Utente no Quadro Semiolgico Especfico da Acupunctura 3.3.1.1.1.
1. 2. 3.

Saberes Relativos Realizao da Histria do Utente

Conhecimento das categorias das queixas principais comuns. Conhecimento do efeito da histria mdica clnica no estado de sade actual. Conhecimento do impacto da hereditariedade e da gentica no

desenvolvimento dos sintomas.


4.

Conhecimento das caractersticas clnicas da patologia resultantes das emoes.

5. 6. 7.

Conhecimento dos padres de sono associados desarmonia ou patologia. Conhecimento dos factores exgenos que levam desarmonia ou patologia. Conhecimento do impacto da dieta imprpria no desenvolvimento da desarmonia ou patologia.

8. 9.

Conhecimento dos mtodos de avaliao da dieta. Conhecimento dos efeitos do excesso de actividade e de stress no desenvolvimento das desarmonias ou condies patolgicas.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


10.

44

Conhecimento dos mtodos de avaliao das reas do epigastro e do abdmen.

11.

Conhecimento das caractersticas clnicas da desarmonia ou da patologia no Aquecedor Mdio

12.

Conhecimento das caractersticas do apetite associado desarmonia ou com a patologia.

13.

Conhecimento das relaes entre os padres de alimentao e a desarmonia digestiva.

14.

Conhecimento da associao entre os sabores na boca e a desarmonia ou patologia.

15. 16.

Conhecimento da associao entre sabores, temperaturas e desequilbrios. Conhecimento da associao entre as caractersticas da sede e as sndromes de desarmonia.

17.

Conhecimento das manifestaes clnicas das desarmonias ou patologias associadas com as caractersticas do perodo menstrual.

18.

Conhecimento da associao entre as caractersticas da gravidez e gestao e o desenvolvimento de sintomas.

19. 20. 21. 22.

Conhecimento da sintomatologia pr e ps-menopausica. Conhecimento da anatomia, fisiologia e funo do sistema urinrio. Conhecimento dos sintomas da desarmonia ou patologia urogenital. Conhecimento das caractersticas da urina indicadoras de desarmonia ou patologia.

23. 24.

Conhecimento das caractersticas das fezes associadas com desequilbrio. Conhecimento das patologias ou desarmonias associadas com os padres de eliminao intestinal.

25.

Conhecimento da associao entre a febre e/ou arrepios e a influncia patognica.

26.

Conhecimento dos padres de transpirao associados s sndromes externas e internas.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


27. 28. 29. 30. 31.

45

Conhecimento da anatomia e da fisiologia oculares. Conhecimento da sintomatologia e patologia ocular. Conhecimento das estruturas anatmicas do ouvido externo, mdio e interno. Conhecimento da sintomatologia e patologia auricular. Conhecimento das manifestaes clnicas da dor resultante de influncias patolgicas e das diferentes situaes de urgncia.

3.3.1.1.2. Saberes Relativos Execuo de um Exame Fsico no Quadro Semiolgico Especfico da Acupunctura
32.

Conhecimento dos vrios tipos, funes, formao e circulao do Qi e o seu papel na vitalidade.

33. 34. 35.

Conhecimento das origens do Shen. Conhecimento das manifestaes clnicas da perturbao do Shen. Conhecimento da associao entre a aparncia da face e os desequilbrios energticos.

36. 37. 38. 39.

Conhecimento das propriedades associadas aos Cinco Movimentos Conhecimento das leis do movimento que governam os Cinco Movimentos Conhecimento das inter-relaes entre os rgos e os Cinco Movimentos. Conhecimento da natureza das relaes entre os Cinco Movimentos que levam ao desequilbrio energtico e patologia.

40.

Conhecimento da associao entre os odores corporais e a natureza da doena.

41.

Conhecimento da associao entre a manifestao clnica da mucosidade e a rea do corpo afectada.

42.

Conhecimento dos indicadores clnicos da deficincia da funo do sistema pulmonar.

43.

Conhecimento da sintomatologia cutnea que indica perturbao energtica ou patologia dos meridianos.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


44.

46

Conhecimento da associao entre as caractersticas da pele e as perturbaes energticas ou condies patolgicas.

45. 46.

Conhecimento da anatomia e da fisiologia do sistema msculo-esqueltico. Conhecimento dos mtodos de avaliao, da integridade e da funo msculo-esqueltica.

47.

Conhecimento dos mecanismos da doena associados ao sistema msculoesqueltico.

48.

Conhecimento dos mtodos de avaliao da linha de base e da integridade dos movimentos articulares.

49.

Conhecimento dos factores patognicos que afectam a membrana sinovial e a cartilagem articular.

50.

Conhecimento do efeito da inflamao, da degenerao ou de ruptura articular na amplitude de movimento da articulao.

51.

Conhecimento do papel do sistema nervoso central na regulao dos movimentos voluntrios.

52.

Conhecimento neuromuscular.

dos

indicadores

clnicos

da

disfuno

do

sistema

53.

Conhecimento das condies congnitas ou adquiridas que impedem o alinhamento corporal ou a mobilidade.

54.

Conhecimento das relaes entre as alteraes da capa da lngua e as alteraes patolgicas no corpo.

55.

Conhecimento da correspondncia entre a topografia da lngua e os rgos internos.

56.

Conhecimento dos mtodos de detectar as condies patolgicas associadas com as variaes do corpo da lngua.

57. 58.

Conhecimento das reas e nveis para obter informao atravs do pulso. Conhecimento da associao entre as caractersticas do pulso e o desequilbrio energtico ou a patologia.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


59.

47

Conhecimento dos mtodos de integrao das caractersticas da lngua e do pulso para discernir a informao para o diagnstico.

60.

Conhecimento dos mtodos para discernir as sndromes com base na natureza e na qualidade da dor.

61. 62.

Conhecimento das inter-coneces entre os rgos e os tecidos. Conhecimento dos mtodos para determinar o desequilbrio de acordo com a observao do abdmen.

63.

Conhecimento da relao entre as reas da orelha e estruturas e os sistemas corporais.

64.

Conhecimento da associao entre a aparncia da orelha e as indicaes da patologia ou das perturbaes energticas somticas.

65.

Conhecimento das correspondncias anatmicas entre as reas da palma da mo e os rgos internos.

66.

Conhecimento das correspondncias anatmicas entre as reas do p e os rgos internos.

3.3.1.1.3. Saberes Relativos Avaliao da Farmacologia e dos Suplementos Dietticos e Fitoteraputicos Ocidentais
67. 68.

Conhecimento da nomenclatura da medicao ocidental. Conhecimento regularmente. da classificao da medicao ocidental utilizada

69.

Conhecimento do efeito farmacolgico dos medicamentos ocidentais prescritos com maior regularidade.

70.

Conhecimento do mecanismo de aco dos medicamentos ocidentais prescritos com maior regularidade.

71.

Conhecimento da potencialidade de reaces idiossincrticas ou alrgicas aos medicamentos.

72.

Conhecimento dos efeitos secundrios comuns medicao prescrita com maior regularidade.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber) 3.3.1.1.4. Saberes Relativos Ponderao dos Testes de Diagnstico Convencionais
73. 74.

48

Conhecimento das anlises laboratoriais utilizadas para diagnstico. Conhecimento do significado clnico dos resultados dos testes laboratoriais na deteco de patologias.

75.

Conhecimento das situaes clnicas que requerem testes da medicina nuclear para obter uma informao de diagnstico.

76.

Conhecimento do significado clnico dos resultados do raio-X, do ultra-som, ou da tomografia axial computorizada (TAC) na deteco da patologia do rgo ou do tecido.

77.

Conhecimento

das

situaes

clnicas

que

requerem

testes

de

electroencefalograma (EEG) ou electrocardiograma (ECG).


78.

Conhecimento do significado clnico dos resultados do electroencefalograma (EEG) e do electrocardiograma (ECG) na deteco da patologia.

79.

Conhecimento do valor dos sinais vitais consistente com a identificao das amplitudes normais e no normais.

80.

Conhecimento das manifestaes clnicas dos valores dos sinais vitais que indicam condies de risco de vida.

81.

Conhecimento da localizao anatmica e da funo do sistema cardiopulmonar.

82. 83.

Conhecimento dos indicadores clnicos da disfuno cardiopulmonar Conhecimento da localizao anatmica e da funo dos rgos na regio abdominal.

84. 85.

Conhecimento dos indicadores clnicos das perturbaes gastrointestinais. Conhecimento dos indicadores clnicos das patologias associadas com tenso, presso, ou dor abdominais fisiolgicas no normais.

86.

Conhecimento da relao entre a funo cerebral e a actividade muscular.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


87.

49

Conhecimento das respostas sensoriais aos testes de estimulao que indicam disfuno neurolgica.

88.

Conhecimento do efeito da leso do sistema nervoso central no alinhamento e mobilidade do corpo.

89.

Conhecimento dos mtodos de avaliao das aces reflexas que indicam a integridade das vias sensrio-motoras.

90.

Conhecimento das vias fisiolgicas e da funcionalidade do sistema nervoso craniano.

91.

Conhecimento dos indicadores clnicos da disfuno dos nervos cranianos. Saberes Relativos Realizao do Diagnstico em Acupunctura Saberes relativos formao de uma Impresso de Diagnstico em Acupunctura

3.3.2.

3.3.2.1.

92.

Conhecimento do impacto da relao entre os rgos e os meridianos na progresso e transformao da doena.

93.

Conhecimento dos princpios, das sndromes e das alteraes dos aspectos Yin e Yang.

94.

Conhecimento das relaes entre os rgos Yin e Yang e as substncias vitais.

95. 96.

Conhecimento das causas internas e externas da doena. Conhecimento dos factores antipatognicos e patognicos associados com as condies energticas

97.

Conhecimento das etiologias e das manifestaes associadas com as condies energticas.

98.

Conhecimento dos processos fisiolgicos associados com a progresso da doena.

99.

Conhecimento do modo como a doena progride desde os nveis de penetrao superficiais aos profundos.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


100. Conhecimento

50

das manifestaes clnicas associadas s doenas dos

meridianos.
101. Conhecimento

da distribuio anatmica dos msculos, tendes, e

ligamentos relativamente aos ossos, articulaes, e rgos internos


102. Conhecimento 103. Conhecimento

da distribuio, funes e significado clnico dos meridianos da ligao entre a etiologia das doenas e as manifestaes

clnicas.
104. Conhecimento

dos princpios para tratar os sintomas da raiz versus da

manifestao (ramos).
105. Conhecimento

dos mtodos de hierarquizao dos sintomas de acordo com a

urgncia ou a gravidade.
106. Conhecimento 107. Conhecimento

dos tipos de influncias agudas perniciosas. dos mtodos de integrao da informao da avaliao no

desenvolvimento do diagnstico diferencial.

3.3.2.2.

Saberes Relativos Diferenciao de Sndromes Gerais e dos rgos das manifestaes clnicas do desequilbrio dos Cinco

108. Conhecimento

Movimentos.
109. Conhecimento

das relaes fisiolgicas entre os rgos e Vsceras (Zang-

Fu) e os meridianos.
110. Conhecimento

das funes fsiolgicas associadas com os rgos na

Medicina Tradicional Chinesa.


111. Conhecimento 112. Conhecimento

dos sinais e sintomas associados com a patologia dos rgos. dos mtodos de identificao de desarmonia simultnea dos

rgos.
113. Conhecimento

dos sinais e sintomas associados com as sndromes internas e

externas.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


114. Conhecimento

51

dos mtodos de diferenciao das sndromes das condies

Quentes e Frias.
115. Conhecimento

dos mtodos de diferenciao das sndromes das condies de

Plenitude e de Vazio.
116. Conhecimento

dos mtodos de diferenciao das sndromes de desarmonia

Yin e Yang.
117. Conhecimento 118. Conhecimento 119. Conhecimento 120. Conhecimento

das funes associadas com as formas de Qi. das caractersticas e funes associadas com o Sangue. das desarmonias associadas com o Qi e o Sangue. das sndromes de desarmonia associados aos seis nveis

energticos.
121. Conhecimento 122. Conhecimento 123. Conhecimento

das manifestaes clnicas das doenas das Quatro Camadas. das manifestaes clnicas dos Trs Aquecedores. dos factores patognicos que resultam da desarmonia dos Jin

Ye.
124. Conhecimento

dos indicadores clnicos associados com as desarmonias do

Jin Ye. 3.3.2.3. Saberes Relativos Compatibilizao e Articulao entre as Teorias da Acupunctura e da Medicina Convencional
125. Conhecimento

da fisiologia, funo, e localizao anatmica dos rgos e

tecidos.
126. Conhecimento 127. Conhecimento

das funes dos sistemas fisiolgicos. da bioqumica bsica dos elementos e compostos do corpo

humano
128. Conhecimento 129. Conhecimento

da composio e dos elementos constituintes do sangue. da interelao entre os processos da doena Ocidental e das

sndromes da medicina Tradicional Chinesa.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


130. Conhecimento

52

dos mtodos para relacionar e diferenciar os processos da

doena na medicina Ocidental e Oriental.


131. Conhecimento

das leis que regem e regulam a prtica das tcnicas na

medicina Tradicional Chinesa.


132. Conhecimento 133. Conhecimento 134. Conhecimento 135. Conhecimento 136. Conhecimento

das indicaes clnicas da patologia Ocidental da terminologia mdica Ocidental. dos requisitos para a escrita de relatrios mdicos dos cdigos de diagnstico mdicos Ocidentais. dos protocolos mdicos na consulta dos doentes.

3.3.2.4.

Saberes Relativos Distino de Sintomas de Situaes Comuns e Sintomas de Gravidade, de Urgncia e de Emergncia.

137. Conhecimento

da sintomatologia e indicaes clnicas das situaes de

gravidade, de urgncia e de emergncia.


138. Conhecimento 139. Conhecimento

dos sintomas que indicam choque anafilctico. dos mtodos para administrao da ressuscitao

cardiopulmonar.
140. Conhecimento

dos mtodos para providenciar os primeiros socorros.

3.3.3.

Saberes Relativos ao Traado de Estratgias Teraputicas e Realizao e Gesto de um Plano de Tratamento

3.3.3.1.

Saberes Relativos Elaborao de um Plano de Tratamento dos mtodos para determinar os princpios de tratamento

141. Conhecimento

baseados nas sndromes de desarmonia.


142. Conhecimento

da efectividade da combinao de estratgias de tratamento

no desenvolvimento de um plano de tratamento 3.3.4. Saberes Relativos Realizao de um Tratamento em Acupunctura

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber) 3.3.4.1. Saberes Relativos aos Princpios de Seleco de Pontos das funes e indicaes clnicas dos pontos. da classificao e nomenclatura dos pontos de acupunctura.

53

143. Conhecimento 144. Conhecimento 145. Conhecimento

da associao entre os pontos, os rgos internos e os

meridianos.
146. Conhecimento

dos efeitos sinrgicos da punctura dos pontos de acordo com

os princpios dos opostos.


147. Conhecimento

dos mtodos de combinao dos pontos distais e proximais no

tratamento dos desequilbrios.


148. Conhecimento

dos efeitos teraputicos dos pontos locais no tratamento de

acupunctura.
149. Conhecimento

do efeito teraputico dos pontos adjacentes no tratamento de

acupunctura.
150. Conhecimento

dos princpios de combinao de pontos de diferentes

meridianos.
151. Conhecimento

dos efeitos teraputicos da punctura dos pontos contra

laterais.
152. Conhecimento

dos mtodos para combinar os pontos da parte superior e

inferior da cintura para tratar as desarmonias e as patologias.


153. Conhecimento

dos mtodos para equilibrar os pontos da parte superior do

corpo com os da inferior.


154. Conhecimento

do efeito dos mtodos de prescries no equilibrados para

obter resultados teraputicos.


155. Conhecimento

do efeito da utilizao de pontos frontais e dorsais na

regulao dos rgos internos.


156. Conhecimento

das estratgias de tratamento que utilizam pontos de

localizao central que se relacionam com as extremidades.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


157. Conhecimento

54

de estratgias de tratamento que usam pontos nas

extremidades que se relacionam com o centro.


158. Conhecimento

das relaes entre os pontos reactivos Ashi e a seleco de

pontos no tratamento dos Meridianos Tendino-Musculares.


159. Conhecimento

da interaco entre as regies cutneas e os doze meridianos

regulares. 3.3.4.2. Saberes Relativos Categoria de Pontos no Tratamento de Acupunctura do efeito de utilizao dos Pontos de Alarme (Mu) no

160. Conhecimento

tratamento.
161. Conhecimento

do efeito de utilizao dos Pontos de Assentimento (Shu) no

tratamento.
162. Conhecimento

dos mtodos de combinao dos pontos Mu frontais e Shu

dorsais no equilbrio do tratamento.


163. Conhecimento

dos princpios de tratamento indicadores da utilizao dos

pontos Mar-Inferior.
164. Conhecimento

das tcnicas de combinao de pontos de acordo com a

dinmica dos meridianos.


165. Conhecimento

da eficcia da utilizao de pontos particulares durante as

fases progressivas de tratamento.


166. Conhecimento 167. Conhecimento

dos Cinco Ponto Shu Antigos na dinmica dos meridianos. do efeito dos pontos de Abertura dos Oito Meridianos

Extraordinrios no tratamento.
168. Conhecimento 169. Conhecimento

do efeito dos pontos Extra no tratamento. das estratgias de utilizao dos pontos de

Interseco/Cruzamento dos meridianos no tratamento.


170. Conhecimento

do efeito dos pontos de ligao com os meridianos Distintos

no tratamento.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


171. Conhecimento

55

das relaes entre os pontos Luo e os Doze meridianos

Regulares.
172. Conhecimento

do modo como o Qi dirigido para os rgos Zang-Fu via os

pontos fonte Yuan.


173. Conhecimento 174. Conhecimento

do efeito dos pontos Yuan na administrao do tratamento. das estratgias de utilizao dos pontos de Urgncia Xi no

tratamento
175. Conhecimento 176. Conhecimento

do efeito dos pontos de Influncia no tratamento. da eficcia de pontos Janela do Cu e pontos Fantasma no

tratamento da desarmonia ou patologia.


177. Conhecimento

das estratgias de utilizao dos Quatro Pontos Mar no

tratamento.
178. Conhecimento

dos efeitos dos pontos Me/Filho no tratamento.

3.3.4.3.

Saberes Relativos Localizao de Pontos e Tcnicas Manipulativas das referncias fsicas e das unidades proporcionais principais

179. Conhecimento

utilizadas na localizao.
180. Conhecimento 181. Conhecimento 182. Conhecimento

da localizao anatmica dos pontos. das tcnicas simples e complexas de manipulao das agulhas dos mtodos de reteno das agulhas para condies de

desarmonia ou patolgicas.
183. Conhecimento

do impacto da constituio e condio do utente no tempo de

reteno das agulhas.


184. Conhecimento

da posio do paciente para localizao dos pontos de

acupunctura.
185. Conhecimento

das profundidades de punctura recomendadas para tratar as

desarmonias ou as patologias.
186. Conhecimento

das precaues para a punctura sobre os rgos vitais e os

vasos sanguneos.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


187. Conhecimento

56

da associao entre tcnicas de estimulao e os princpios

teraputicos. 3.3.4.4. Saberes Relativos Execuo de um Tratamento Auxiliar das indicaes clnicas para a utilizao da moxabusto. das tcnicas de utilizao do moxabusto no tratamento das

188. Conhecimento 189. Conhecimento

desarmonias.
190. Conhecimento

das

indicaes

clnicas

para

utilizao

da

electroacupunctura.
191. Conhecimento

dos princpios de ajustamento da intensidade do estmulo

elctrico de acordo com a perturbao na electroacupunctura.


192. Conhecimento 193. Conhecimento 194. Conhecimento

das indicaes clnicas para a utilizao das ventosas. dos mtodos de manipulao das ventosas. da tcnica de execuo das puncturas abdominais (Tartaruga,

por exemplo)
195. Conhecimento 196. Conhecimento

das funes teraputicas das terapias auxiliares. do impacto dos estilos de vida e da reduo do stress na

sade.
197. Conhecimento 198. Conhecimento 199. Conhecimento

das qualidades da alimentao e das fontes de nutrio. da funo dos fluidos e do equilbrio electroltico no corpo. das interelaes entre a composio corporal e as

necessidades nutricionais
200. Conhecimento

do efeito da doena na aceitao e utilizao do alimento.

3.3.4.5.

Saberes Relativos Implementao de Microsistemas no Tratamento das linhas de medida na regio craniana. da localizao das zonas cranianas de estimulao,

201. Conhecimento 202. Conhecimento

correspondentes s reas do crtex cerebral para tratar a doena.


203. Conhecimento

das funes e indicaes clnicas dos pontos cranianos.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


204. Conhecimento 205. Conhecimento

57

das funes e indicaes dos pontos auriculares. dos mtodos de seleco dos pontos auriculares de acordo

com o diagnstico e a localizao anatmica da doena.


206. Conhecimento

da correspondncia entre as reas reflexolgicas da mo e os

rgos internos.
207. Conhecimento

das funes e indicaes para os pontos reflexolgicos da

mo.
208. Conhecimento

da correspondncia entre as reas reflexolgicas do p e os

rgos internos.
209. Conhecimento

das funes e indicaes para os pontos reflexolgicos do p.

3.3.4.6.

Saberes Relativos Observao e Modificao do Tratamento das manifestaes fsicas de risco do paciente de tcnicas para controlar as situaes de risco no paciente de prescries alternativas de pontos e de mtodos rotativos

210. Conhecimento 211. Conhecimento 212. Conhecimento

de tratamento. 3.3.4.7. Saberes Relativos s Contra-Indicaes do Tratamento de Acupunctura da associao entre as condies fisiolgicas e energticas do

213. Conhecimento

utente e os pontos de punctura contra-indicada.


214. Conhecimento

da localizao anatmica das reas de punctura contra-

indicadas.
215. Conhecimento

dos pontos e condies em que se deve ter cuidado na

punctura.
216. Conhecimento

das condies e contra-indicaes da utilizao da

electroacupunctura.
217. Conhecimento 218. Conhecimento

das condies e contra-indicaes da utilizao das ventosas. das condies e contra-indicaes da utilizao da

moxabusto.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


219. Conhecimento

58

das localizaes anatmicas ou reas contra-indicadas na

utilizao da moxabusto. 3.3.4.8. Saberes Relativos Prescrio de Frmulas Fitoteraputicas Tradicionais Manufacturadas Correspondentes aos Pontos e Princpios Teraputicos do Plano de Tratamento. 3.3.4.8.1. Saberes Relativos Identificao da Matria Mdica e Frmulas Tradicionais Manufacturadas e Patenteadas
220. Conhecimento

das qualidades e propriedades da matria mdica e

frmulas.
221. Conhecimento

da classificao das matrias mdicas e frmulas de acordo

com as propriedades teraputicas.


222. Conhecimento

do tropismo (da direco) relativamente aos meridianos das

matrias mdicas e frmulas.


223. Conhecimento

da funo das matrias mdicas constituintes da frmula no

direccionamento da mesma para meridianos ou rgos.


224. Conhecimento

da associao entre as frmulas principais e as suas

associadas ou variantes.
225. Conhecimento

das relaes sinrgicas e antagonistas dos ingredientes nas

frmulas.
226. Conhecimento

dos princpios hierrquicos que governam os ingredientes

das frmulas.
227. Conhecimento

da associao entre as aces teraputicas dos pontos e as

substncias medicinais (frmulas).


228. Conhecimento

dos efeitos para o utente das interaces potenciais das

frmulas clssicas da Acupunctura e da medicao ocidental


229. Conhecimento

da associao entre as aces dos produtos farmacuticos

Ocidentais e as frmulas clssicas da MTC.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)


230. Conhecimento

59

das precaues e contra-indicaes associadas prescrio

de matria mdica e frmulas tradicionais manipuladas. 3.3.4.8.2. Saberes Relativos Prescrio e Administrao de Matria Mdica e Frmulas Tradicionais Manufacturadas e Patenteadas
231. Conhecimento 232. Conhecimento

das indicaes clnicas para a prescrio das frmulas. do efeito da dosagem na eficincia teraputica da matria

mdica e das frmulas.


233. Conhecimento

das posologias padro e suas adaptaes para determinao

da dosagem das frmulas.


234. Conhecimento

das

qualidades

dos

ingredientes

das

prescries

fitoteraputicas.
235. Conhecimento 236. Conhecimento

das relaes entre as frmulas e os princpios teraputicos. dos mtodos para modificar ou combinar as prescries para

tratar alteraes na condio do utente.


237. Conhecimento

das aces das plantas imperatrizes, ministros, assistentes e

mensageiras nas frmulas.


238. Conhecimento

dos efeitos da modificao da dosagem das frmulas numa

prescrio fitoteraputica. 3.4. Saberes relativos ao enquadramento normativo


239. Conhecer

as directivas ticas e deontolgicas constantes no Cdigo

Deontolgico do Acupunctor.
240. Conhecer

as precaues previstas no Cdigo de Prtica Segura do

Acupunctor.
241. Conhecer

as Normas constantes das Leis e Regulamentaes relativas ao

exerccio da Acupunctura.

II. PERFIL PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR 3. Conhecimentos Tericos (saber)

60

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Deontologia Profissional do Acupunctor

60

Introduo

Em Portugal existe um corpo de profissionais na rea da sade com formao terica, tcnica e prtica no domnio da Acupunctura, sendo importante o nmero daqueles que se preparam para o ingresso nesta rea de actividade. Aqueles profissionais utilizam, segundo critrios prprios, mtodos de sade no convencionais, que se inserem num paradigma e partem de bases filosficas diferentes dos da medicina convencional, aplicando, assim, processos especficos de diagnstico e teraputica.

Fazendo uso de direitos garantidos pela Constituio, um nmero importante e crescente de cidads e cidados portugueses recorrem regularmente a este tipo de cuidados de sade, como foi demonstrado pelos estudos sociomtricos realizados. A legalidade do exerccio dos seus profissionais ficou institucionalmente consagrada com a aprovao unnime, pela Assembleia da Repblica, da Lei 45/2003 de 22 de Agosto, que estabelece o enquadramento base da sua actividade.

Ao consagrar a sua autonomia tcnica e deontolgica, a Lei 45/2003 faz ainda recair sobre estes profissionais a responsabilidade pela auto-regulao da sua prpria prtica, em ambos os domnios, sob tutela do Ministrio da Sade.

Dando forma vertente deontolgica desta regulao, este Cdigo Deontolgico inclui o conjunto das normas de comportamento que devem servir de orientao para uma relao tcnica, social e humanamente responsvel no mbito da prtica do Acupunctor.

O seu normativo segue a generalidade das orientaes deontolgicas fundamentais aceites pelas profisses da rea da sade, cujo modelo civilizacional de referncia se norteia pelo respeito dos bons costumes, dos Direitos Humanos e Constitucionais, da Lei nacional e do posicionamento da Organizao Mundial de Sade, com as necessrias adaptaes s caractersticas especficas desta rea.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR I. Princpios Gerais

61

Artigo 1 Deontologia da Acupunctura A Deontologia da Acupunctura o conjunto de normas de natureza tica que deve ser observado pelos Acupunctores.

Artigo 2 Normas Complementares O Jri de Conduta Profissional para a Acupunctura, sob a tutela do Ministrio da Sade, adiante designado por JCPA, tendo em conta os usos e costumes da profisso, depois de ouvidas as respectivas Associaes de classe e em acordo com elas, pode complementar/alterar, sempre que disso houver necessidade fundamentada, as normas deste Cdigo.

Artigo 3 mbito O normativo da Deontologia do Acupunctor aplicvel a todos os profissionais que a exeram, que sejam detentores das habilitaes legalmente exigidas e que estejam devidamente credenciados para o seu exerccio, independentemente do regime poltico existente e das Leis Gerais em vigor.

Artigo 4 Independncia dos Especialistas 1. O Acupunctor , no exerccio da sua profisso, tcnica e deontologicamente independente e responsvel pelos seus actos, no podendo ser subordinado orientao tcnica e deontolgica de estranhos profisso, ou de qualquer modo coagido prtica de actos ou declaraes contrrios sua vontade, competncia e deveres. 2. aceite a existncia de hierarquia tcnica entre os profissionais da rea da Acupunctura, nos termos em que vier a ser legal ou contratualmente estabelecida.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Artigo 5 Competncia exclusiva do JCPA

62

1. da competncia exclusiva do JCPA o exerccio da aco disciplinar decorrente das infraces Deontologia do Acupunctor associado na sua respectiva Associao de classe, devendo quela serem comunicadas as respectivas infraces. 2. da competncia do JCPA o exerccio da aco disciplinar decorrente das infraces Deontologia do Acupunctor no associado em Associaes de classe e no abrangido por nenhum outro Cdigo de Conduta Profissional. 3. A responsabilidade disciplinar independente da responsabilidade criminal ou civil. 4. Se, relativamente aos mesmos factos, tiver sido instaurado processo criminal contra um Acupunctor, poder ser ordenada a suspenso do processo disciplinar at sentena transitada em julgado no processo-crime.

II - Sobre a Atitude Profissional em geral

Artigo 6 Geral 1. Ao Acupunctor exigido reconhecer que a sua actividade tem como objectivo a preveno da doena, a promoo e recuperao da sade, individual e colectiva, do meio social em que se insere, bem como agir sempre com o mximo zelo e qualidade profissional, aceitando como definio de sade a que adoptada pela Organizao Mundial de Sade. 2. O Acupunctor est impedido da prtica de quaisquer aces desnecessrias cujo intento se dirija obteno de maiores lucros, em prejuzo dos que a ele recorrem.

Artigo 7 Proibio de discriminao Ao Acupunctor proibida a aceitao de qualquer pressuposto discriminatrio seja de que espcie for.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Artigo 8 Situao de Urgncia

63

O Acupunctor deve, em qualquer lugar ou circunstncia, prestar assistncia e socorro de urgncia a quem se encontre em perigo imediato, ou que evidncia necessite de pronta interveno, sempre que a assistncia esteja no mbito da sua qualificao e disponha dos meios adequados para a prestar.

Artigo 9 Calamidade Pblica ou Epidemia Em caso de calamidade pblica ou de epidemia, o Acupunctor, sem abandonar os seus utentes, deve pr-se disposio das autoridades competentes para prestar servios profissionais que nessas circunstncias sejam necessrios e possveis.

Artigo 10 Actualizao e preparao cientfica O Acupunctor deve zelar pela sua permanente actualizao e preparao tcnica.

Artigo 11 Condies de Exerccio O Acupunctor deve procurar exercer a sua actividade por forma a que nenhuma interferncia externa condicione a sua melhor actuao.

Artigo 12 Objeco de conscincia reconhecido o direito do Acupunctor recusar prticas que conflituem com a sua conscincia tica.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Artigo 13 Direito de recusa de assistncia

64

1. Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, o Acupunctor no se pode recusar a prestar assistncia, ou omiti-la a quem dela necessite. 2. Cessa o dever consignado no nmero anterior sempre que, perante uma situao concreta, o Acupunctor se reconhea tecnicamente inabilitado ou emocionalmente condicionado nas suas capacidades de interveno, prejudicando-as.

Artigo 14 Prticas vedadas ou condicionadas O Acupunctor deve abster-se de quaisquer prticas no fundamentadas ou para as quais no tem habilitao profissional.

Artigo 15 Liberdade do Acupunctor O Acupunctor tem o direito liberdade de diagnstico e de teraputica dentro da sua rea de especialidade, mas deve abster-se de prticas desnecessariamente onerosas ou suprfluas.

Artigo 16 Respeito pela vida humana O Acupunctor deve guardar respeito pela vida humana, devendo reger-se pela legislao geral em vigor, nomeadamente nas situaes de aborto, eutansia e outras que se relacionem com esse respeito.

Artigo 17 Sigilo profissional O sigilo profissional impe-se a todos os profissionais de Acupunctura e constitui matria de interesse moral e social.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Artigo 18 mbito do sigilo profissional

65

1. O sigilo profissional abrange todos os dados de natureza clnica, ou privada relativos aos seus utentes, que por qualquer meio tenham chegado ao conhecimento do Acupunctor no exerccio da sua actividade ou por causa dela. 2. A obrigao de sigilo existe, quer o servio solicitado tenha ou no sido prestado, sendo ou no remunerado. 3. O sigilo extensivo a todas as categorias de utentes, incluindo os assistidos por instituies prestadoras de cuidados de sade. 4. O sigilo profissional abrange ainda documentos ou outros materiais que se relacionem, directa ou indirectamente, com os factos sujeitos a sigilo.

Artigo 19 Excluso do sigilo Excluem o dever de sigilo profissional: 1. O consentimento do utente, ou seu representante legal, quando a revelao no prejudique terceiras pessoas com interesse na manuteno do sigilo. 2. O que for absolutamente necessrio defesa da dignidade, direitos e interesses legtimos do utente ou do seu representante legal ou do Acupunctor, no podendo em qualquer destes casos o profissional revelar mais do que o necessrio e com prvia consulta do JCPA. 3. O que matria do Artigo 29 1.deste Cdigo. 4. O que constituir perigo para a sade pblica

Artigo 20 Manuteno do sigilo em cobrana de honorrios Na cobrana judicial ou extrajudicial de honorrios, o Acupunctor no pode quebrar o sigilo profissional a que est vinculado, sem prejuzo do disposto no artigo anterior.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

66

Artigo 21 Precaues que no violam o sigilo A obrigao do sigilo profissional no impede que o Acupunctor tome as precaues necessrias, promova ou participe em medidas de defesa sanitria, indispensveis salvaguarda da vida e sade da comunidade, principalmente dos familiares e outros que residam ou se encontrem no local onde estiver o utente.

Artigo 22 Intimao judicial e sigilo profissional 1. O Acupunctor que nessa qualidade seja devidamente intimado como testemunha ou perito, dever comparecer no Tribunal, mas no poder prestar declaraes ou produzir depoimento sobre matria de sigilo profissional. 2. Quando um Acupunctor alegue sigilo profissional para no prestar os esclarecimentos pedidos por Entidade Pblica deve, logo que possvel, solicitar ao JCPA declarao que ateste a natureza inviolvel do sigilo em causa e informar aquela Entidade Pblica deste procedimento.

Artigo 23 Auxiliares teraputicos e sigilo profissional O Acupunctor deve zelar para que os seus auxiliares cumpram as normas de sigilo profissional.

III - Sobre a Relao com o Utente Artigo 24 Deveres para com o utente O Acupunctor tem o dever de: 1. manter um nvel elevado de cuidado, competncia e boa conduta para com os seus utentes; 2. no abusar da confiana que o utente deposita nele;

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR 3. ouvir e respeitar a sua confidencialidade; 4. esclarecer os seus utentes, ou quem legalmente os represente, acerca dos mtodos

67

teraputicos que pretende aplicar e obter o seu consentimento, ainda que tcito, para a respectiva aplicao; 5. respeitar a autonomia do utente e encorajar a sua liberdade de escolha; 6. disponibilizar os seus contactos de forma a assegurar que o utente saiba como e onde o contactar; 7. aplicar-se com toda a seriedade e profundidade na avaliao de qualquer situao de sade que lhe seja presente; 8. revelar o prognstico e o diagnstico ao utente, salvo se, excepcionalmente e em conscincia, entender no o dever fazer; 9. perceber os limites da sua competncia, no os ultrapassando; 10. rever o diagnstico e a teraputica do utente em intervalos regulares, de sesso a sesso, de modo a aperceber-se dos resultados obtidos, da necessidade da sua alterao, adaptao ou concluso; 11. providenciar acesso, quando apropriado e com o consentimento do utente, de informao relevante para outros profissionais de sade que tambm o sigam; 12. pedir, sem delongas, a colaborao de outro profissional mais qualificado sempre que, em tempo razovel, se verificar que a teraputica aplicada no demonstra ser a mais adequada resoluo do problema apresentado pelo utente. Poder ainda, com a mesma celeridade, aconselhar e encorajar o utente a procurar os servios de quem julgar mais habilitado, ou cuja especialidade seja a mais apropriada no mbito de todos os profissionais de sade; 13. quando se ausentar por algum tempo do exerccio profissional, avisar deste facto os seus utentes e sugerir outro profissional a quem possam recorrer; 14. quando se fizer substituir, assegurar que o Acupunctor substituto um profissional qualificado e credenciado para o exerccio da profisso; 15. actuar prontamente e apropriadamente, caso tome conscincia de alguma inconformidade que tenha cometido, comunicando prontamente os factos Comisso de tica da sua Associao ou, se no estiver associado, ao CRPA.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Artigo 25 Direito e Dever de Registo de Dados

68

O Acupunctor tem o direito e o dever de registar cuidadosamente os resultados que considere relevantes das observaes clnicas dos utentes a seu cargo, conservando-as ao abrigo de qualquer indiscrio, de acordo com as normas do sigilo profissional.

Artigo 26 Registo de Dados Clnicos O Acupunctor: 1. deve manter um registo individualizado dos dados clnicos de cada utente; 2. deve manter o registo dos casos organizado de forma a respeitar, nos termos da lei, as normas relativas proteco dos dados pessoais; 3. deve saber que as notas e os registos tomados sobre os seus utentes so sua pertena, permitindo no entanto a sua consulta aos utentes que a solicitem, sempre que da mesma no resultem prejuzos nem para o Acupunctor, nem para o utente, nem para terceiros. 4. no deve usar para benefcio pessoal ou extra-profissional os conhecimentos obtidos junto dos seus utentes ou atravs dos registos; 5. dever registar as reclamaes dos utentes, caso sucedam, bem como todas as aces de correco tomadas.

Artigo 27 Limites ticos da relao com os utentes O Acupunctor dever: 1. adoptar um comportamento profissional para com o utente que no seja passvel de m interpretao ou compreenso; 2. evitar por todos os meios que condies emocionais e/ou afectivas conduzam a actos de natureza pessoal ou ntima com o utente enquanto tal. Sempre que, perante o utente, o Acupunctor se reconhea emocionalmente condicionado para o exerccio da sua actividade profissional, prejudicando-a, dever cess-la, logo que possvel, encaminhando o utente para outro Acupunctor devidamente habilitado e credenciado para prosseguir a teraputica;

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

69

3. cessar a relao teraputica caso o Acupunctor se sinta condicionado no exerccio da sua actividade profissional, prejudicando-a, e sempre que um utente se mostrar emocional ou afectivamente envolvido consigo. Caso sinta ser necessrio pode, no seu prprio interesse, comunicar esta situao Comisso de tica da sua Associao ou ao CRPA: 4. resguardar o mais possvel a privacidade do utente sempre que haja necessidade da exposio do corpo, ou de partes consideradas pudibundas.

Artigo 28 Recusa de continuidade de assistncia 1. Para alm dos casos previstos nos ns 2. e 3. do artigo anterior, o Acupunctor pode recusar-se a continuar a prestar assistncia a um utente quando no haja prejuzo para este, nomeadamente por lhe ser possvel assegurar assistncia por outros profissionais credenciados e qualificados, independentemente da Teraputica ou da Medicina utilizada, ou quando tenha advertido, com a devida antecedncia, o utente ou quem legalmente o represente, da sua inteno de cessao de assistncia. 2. A pressuposta incurabilidade da doena no justifica o abandono do utente.

Artigo 29 Dever de esclarecimento O Acupunctor: 1. deve procurar esclarecer os seus utentes, ou quem legalmente os represente, acerca dos mtodos teraputicos que pretende aplicar e obter o seu consentimento, ainda que tcito, para a respectiva aplicao; 2. no deve delegar a obteno deste consentimento ao pessoal administrativo ou a assistentes no devidamente qualificados e habilitados para tal; 3. no caso de um menor, o consentimento deve ser prestado pelos pais ou representante legal. Na ausncia deste consentimento no deve aplicar a teraputica; 4. ao exercer as suas funes junto de jovens de idade inferior a 18 anos, deve, sempre que conveniente, garantir a presena de um familiar ou representante legal do utente ao longo do tratamento.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Artigo 30 Respeito pelas opes e condio do utente O Acupunctor deve:

70

1. respeitar escrupulosamente as opes religiosas, filosficas ou ideolgicas e os interesses legtimos do utente; 2. zelar pela mxima solicitude em relao a crianas, idosos ou deficientes; 3. participar s autoridades policiais todos os casos que reconhea de maus tratos a crianas, idosos, deficientes e incapazes. Artigo 31 Honorrios a) O Acupunctor deve: 1. proceder fixao de honorrios com moderao, atendendo ao tempo gasto, gravidade da doena, sua cronicidade ou no, importncia do servio prestado, s posses do utente e aos usos dos locais onde exerce; 2. sem prejuzo do disposto no ponto 1 da alnea a) deste Artigo, nortear a fixao dos seus honorrios pelos critrios fixados pelas respectivas Associaes de classe; 3. receber os honorrios em dinheiro; 4. na medida do possvel, estabelecer previamente com o utente o montante exacto ou mais previsvel dos honorrios. b) O Acupunctor tem direito a: 1. receber honorrios, quando chamado ao domiclio do utente, mesmo que, por motivo alheio sua vontade, no chegue a prestar assistncia; 2. prestar assistncia gratuita, sempre que julgar necessrio e conveniente; 3. receber honorrios pelas reunies de esclarecimento feitas a pedido do utente ou da famlia.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR IV. Obrigaes associativas num contexto simples ou multidisciplinar

71

Artigo 32 Deveres associativos dever do Acupunctor o respeito integral das disposies estatutrias da sua Associao de classe, nomeadamente: a. cumprir os Estatutos da Associao de classe a que pertence e os respectivos regulamentos; b. participar nas actividades da sua Associao de classe e manter-se delas informado, tomando parte nas Assembleias ou Grupos de Trabalho; c. desempenhar com zelo e lealdade as funes para que for eleito ou designado; d. cumprir e fazer cumprir as deliberaes e decises dos rgos da sua Associao de acordo com os Estatutos; e. defender o bom nome e prestgio da sua Associao de classe ; f. agir solidariamente em todas as circunstncias na defesa dos interesses colectivos. g. comunicar sua Associao, no prazo mximo de trinta dias, a mudana de residncia, a reforma e os impedimentos por doena prolongada ou outros; h. pagar as quotas e demais dbitos regulamentares de forma regular e atempada.

Artigo 33 Membro de outras organizaes 1. O Acupunctor, no exerccio desta actividade, deve cumprir escrupulosamente as normas deontolgicas consignadas neste Cdigo, independentemente de poder exercer outras actividades regidas por Cdigos de Conduta prprios. 2. Os que no sendo Acupunctores e apliquem tcnicas de Acupunctura e pertenam a outros corpos profissionais na rea da sade, devem respeitar, no exerccio dessa actividade, o cdigo de conduta do corpo profissional em que esto registados, bem como as normas que para o efeito vierem a ser estabelecidas pelo CRPA.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR V. Relaes com os Colegas Profissionais e outros Profissionais de Sade

72

Artigo 34 Solidariedade entre profissionais A solidariedade entre o Acupunctor e os seus colegas constitui dever fundamental, deve ser exercida no pleno respeito dos interesses dos utentes e implica, nomeadamente, as seguintes obrigaes: 1. no deve persuadir o utente de outro profissional de sade a recorrer aos seus servios; 2. se prestar servios a utente de um colega, por qualquer razo transitria, deve encorajar o utente a retornar ao seu especialista original assim que este se encontrar disponvel; 3. no deve tentar desviar o utente de outro colega sob nenhum pretexto, respeitando as suas opes; 4. se o utente prescindir dos seus servios e recorrer a um colega deve, a pedido deste ltimo e com o consentimento do utente, prestar todas as informaes que considerar necessrias e/ou teis para a boa prtica clnica; 5. deve assistncia moral aos seus colegas, cumprindo-lhe tomar a defesa do colega que dela carea; 6. nas suas relaes, deve proceder com correco e lealdade, abstendo-se de qualquer ataque pessoal ou aluso depreciativa, sem prejuzo do disposto neste Cdigo e nos Regulamentos Internos das Associaes de Classe sobre disciplina; 7. ter sempre presente que uma dissenso profissional no deve dar lugar a polmica pblica.

Artigo 35 Relaes com outros profissionais Na sua relao com outros profissionais o Acupunctor deve respeitar as seguintes obrigaes: 1. perante a crtica da competncia ou profissionalismo de outros praticantes, atravs de utentes ou colegas, deve agir sempre com a maior discrio e profissionalismo e ser cauteloso na emisso de juzos de opinio. Isto aplica-se tambm s crticas do

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

73

prprio acerca do trabalho de outros profissionais, no seu prprio campo de interveno ou em qualquer outro. 2. deve, nas relaes com os seus auxiliares, colaboradores e outros profissionais de sade em geral, proceder com a maior correco e civilidade, respeitando a dignidade de cada um; 3. se tem dados que evidenciem, com segurana, que a conduta, sade, ou competncia profissional de outro Acupunctor ameaa os utentes, tem a responsabilidade de agir de modo a proteger a segurana dos mesmos. Se necessrio, deve relatar a sua preocupao, informando desses factos a comisso de tica da sua Associao de classe ou o CRPA.

Artigo 36 Relaes com estabelecimentos de cuidados de sade A prtica das Acupunctura em Instituio Pblica, cooperativa ou privada, deve ser objecto de contrato escrito, o qual no pode afectar a plena iseno e independncia tcnica do Acupunctor nem violar as suas normas deontolgicas contidos neste Cdigo ou as estabelecidas nos Estatutos e Regulamentos da sua Associao de classe.

Artigo 37 Encobrimento do exerccio ilegal de Acupunctura 1. Incorre em infraco disciplinar grave o Acupunctor que encubra, ainda que indirectamente, qualquer forma de exerccio ilegal de Acupunctura. 2. No quadro das relaes profissionais com os seus colaboradores, deve o profissional abster-se de iniciativa que possa lev-los a exercerem ilegalmente a Acupunctura. 3. Comete falta deontolgica grave o Acupunctor que se apresente, publicamente, com ttulo diferente daquele que reconhecido oficialmente.

Artigo 38 Conferncia Tcnico-Profissional O Acupunctor que assiste o um utente tem os seguintes deveres e obrigaes: 1. pode propor uma conferncia tcnico-profissional quando as circunstncias o exijam, bem como quando for vontade justificada do utente, dos seus familiares ou do seu

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

74

representante legal, indicando os colegas qualificados para o fazer e tomando em considerao os desejos do utente ou seus representantes; 2. no deve recusar reunir-se em conferncia com qualquer colega ou profissional de sade, salvo por ocorrncia de razes justificadas que dar a conhecer sua Associao de classe; 3. no decurso ou em acto seguido conferncia, juntamente com os profissionais implicados, deve evitar causar dvidas ou apreenses injustificadas ao utente e seus familiares, abstendo-se nomeadamente de referncias depreciativas actuao dos colegas.

VI. Obrigaes como Professor e Investigador

Artigo 39 Actividade de Ensino Regular O Acupunctor pode: 1. ser aconselhado a cessar a sua actividade de ensino se esta se efectuar em cursos de medicina no convencional que no so homologados por se situarem abaixo dos nveis padro estipulados para a certificao nessa rea; 2. ter estudantes, assistentes ou estagirios, como observadores da sua prtica, desde que tenha o consentimento do utente; 3. ter estudantes, assistentes ou estagirios a prestar cuidados de sade aos utentes com o consentimento dos mesmos, desde que devidamente seguros/protegidos e supervisionados directamente Artigo 40 Sesses Pblicas O Acupunctor deve propor, sempre que possvel e til, sesses de informao para profissionais de sade de outras reas e paradigmas, bem como para o pblico em geral, com o objectivo de tornar mais compreensvel o seu trabalho e contexto profissional.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Artigo 41 Investigao

75

1. A participao de um utente numa investigao apenas pode admitir-se com autorizao escrita deste ou do seu representante legal e desde que devidamente informado quanto ao grau de risco e aos provveis efeitos sobre a sua sade. 2. Qualquer investigao sobre o diagnstico ou a teraputica deve revestir-se de garantias ticas, apreciadas sempre que tal se justifique pela Comisso de tica da respectiva Associao de classe, assim como de garantias cientficas, controladas se possvel por comisso idnea e independente, devendo ainda usar-se de todo o rigor na escolha dos dados e na redaco dos protocolos. 3. proibida toda e qualquer investigao susceptvel de prejudicar a vida, o estado psquico ou a conscincia moral do indivduo, ou de atentar contra a sua dignidade e integridade.

Artigo 42 Publicaes O Acupunctor pode servir-se das suas observaes clnicas para as suas publicaes, mas deve proceder de modo a que seja impossvel a identificao dos utentes, a menos que previamente autorizado, para tal, por escrito.

Artigo 43 Divulgao de conhecimentos cientficos 1. A descoberta ou aperfeioamento de processos de diagnstico ou teraputica devem ser postos ao servio da Humanidade, no podendo ser objecto de apropriao individual. 2. A descoberta de cuidados de sade susceptveis de explorao comercial ou industrial pode ser objecto de patente pelo profissional responsvel.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR VI. Relaes Comerciais Artigo 44 Publicidade

76

Sem prejuzo das normas especialmente previstas em legislao especial, a publicidade das Acupunctura dever respeitar os usos e costumes dos demais profissionais de sade e o disposto no DL 330/90, de 23 Outubro, na sua redaco actual.

Artigo 45 Relao comercial com os utentes O Acupunctor: 1. deve fazer uma distino clara entre a prtica da sua actividade teraputica e qualquer actividade comercial em que possa estar envolvido. No deve haver qualquer suspeita de que qualquer negcio possa ter influncia sobre a sua atitude para com o paciente e a teraputica; 2. no deve promover a compra de um produto pelos utentes com vista ao seu prprio proveito; 3. antes de recomendar ou vender um dado produto ou servio, sobre o qual tem interesse econmico, deve declarar ao paciente que tem interesse no mesmo. Deve assegurar que os utentes diferenciam entre a aco de prescrever e a de divulgao (marketing) do produto; 4. no deve aceitar dos utentes emprstimos, donativos ou quaisquer favores para seu benefcio ou de terceiros, exceptuando-se as prendas de diminuto valor econmico e oferecidas pelos utentes na ocasio de datas festivas, de forma espontnea e desinteressada.

Artigo 46 Relaes com os comerciantes e entidades comerciais 1. Constitui infraco grave da tica profissional a exigncia ou a aceitao de quaisquer benefcios, sejam de que natureza forem, da parte de comerciantes de produtos ligados Acupunctura, no intuito da prescrio ou utilizao desses produtos. 2. So autorizadas as ofertas de cortesia, sem valor comercial, que uso fazerem-se nas festividades ou noutras ocasies geralmente aceites.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

77

3. Constitui infraco grave da moral profissional a exigncia ou a aceitao de oferta de montante pecunirio significativo ou seu equivalente da parte de comerciantes ligados sade.

VI. Locais de prestao de cuidados de sade, equipamentos, higiene e segurana

Artigo 47 Locais de prestao de cuidados de sade 1. As instalaes ou outros locais onde sejam prestados cuidados na rea da Acupunctura s podem funcionar sob a responsabilidade de profissionais de Acupunctura devidamente certificados. 2. Nestes locais ser afixada a informao onde conste a identificao dos profissionais que neles exercem actividade e os preos praticados. 3. As condies de funcionamento e licenciamento dos locais onde se exerce a Acupunctura regem-se de acordo com as adaptaes previstas na Lei 45/2003 de 22 de Agosto e descritas no Cdigo de Prtica Segura da Acupunctura. 4. As adaptaes referidas devem respeitar o disposto no Cdigo de Prtica Segura referente Acupunctura.

Artigo 48 Equipamentos, Higiene e Segurana 1. O Acupunctor tem obrigao de comunicar Associao da classe a que pertence o local ou locais onde exerce a sua actividade. 2. As qualidades e capacidade do local para o exerccio da actividade devero ser vistoriadas em caso de suscitarem dvidas quanto sua adequao. Caber ao CRPA e Direco das Associaes de classe designar qual a Comisso que ir, caso a caso, encarregar-se das vistorias; 3. As normas relativas ao equipamento, higiene e segurana do exerccio de Acupunctura constam do Cdigo de Prtica Segura da Acupunctura, o qual deve ser respeitado.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

78

VII Responsabilidade disciplinar

Artigo 49 Responsabilidade disciplinar 1. A infraco dos deveres constantes na Legislao Geral, nos Estatutos e Regulamentos das Associaes de classe e das normas do presente Cdigo Deontolgico constitui o infractor em responsabilidade disciplinar, a conhecer pelos rgos competentes das Associaes de classe e do Jri de Conduta Profissional de Acupunctura (JCPA Anexo1), sob tutela do Ministrio da Sade, nos termos dos Estatutos e Regulamentos das Associaes de classe respectiva e deste Conselho. 2. O exerccio da competncia disciplinar das Associaes de classe, as informaes, o procedimento, e as sanes disciplinares, bem como os respectivos efeitos, regem-se pelo disposto no Regulamento Interno Disciplinar das mesmas. 3. O exerccio da competncia disciplinar do Jri, as informaes, o procedimento, e as sanes disciplinares, bem como os respectivos efeitos, regem-se pelo disposto no Regulamento Disciplinar do mesmo (a elaborar pelo respectivo Jri).

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR Anexo 1

79

COMPOSIO, COMPETNCIAS E PROCEDIMENTOS DO JRI DE CONDUTA PROFISSIONAL DOS ACUPUNCTORES

1. Composio

O Jri de Conduta Profissional dos Acupunctores (JCPA) constitudo por trs personalidades escolhidas por eleio feita entre si, por voto secreto, pelo conjunto dos membros que compem o Conselho de Regulao Profissional para a Acupunctura exercendo um mandato de dois anos. Este Jri rege-se no seu funcionamento pelo Cdigo do Procedimento Administrativo.

2. Competncias do JCPA relativas admissibilidade e formao

a) Verificar as condies de elegibilidade de qualquer candidato Certificao de Aptido Profissional, sempre que surjam dvidas relativas ao comportamento ticodeontolgico do mesmo. b) Propor ao Conselho e s Respectivas Associaes Profissionais, para cada ano, contedos programticos de formao no mbito tico-deontolgico.

3. Competncias do JCPA relativas s aces disciplinares

a)

A aco disciplinar da competncia do Presidente do JCPA, compete ao Secretariado do JCPA a instruo do processo. Concluda a instruo, compete, tambm, ao JCPA a emisso de parecer prvio aplicao das respectivas sanes pelo Presidente.

b)

Quando houver condenaes pelos Tribunais, no que se refere a actos profissionais praticados por um profissional certificado, sem que o assunto tenha

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

80

chegado ao conhecimento prvio da Associao Profissional do candidato, este poder, mesmo assim e independentemente, ser investigado pelo JCPA.

c)

Caso a deciso do JCPA implique sano disciplinar a aplicar, esta s deve ser tomada aps parecer da Associao Profissional que representa o profissional, caso o mesmo esteja associado.

4. Competncias do JCPA relativas s denncias

a) Uma denncia considerada vlida desde que existam indcios suficientes da prtica de uma violao ao cdigo deontolgico da Associao Profissional que representa o profissional ou ao cdigo deontolgico do Acupunctor. b) A denncia sempre feita por escrito, assinada, devendo o seu autor ser identificado. Os factos relatados devero ser, tanto quanto possvel, acompanhados dos respectivos meios de prova. c) A reivindicao, sob qualquer forma, da qualidade de Acupunctor, por indivduos que no possuam qualificao profissional para o seu desempenho matria de denncia a ser posteriormente levada ao conhecimento dos rgos Estatais competentes, por uso indevido de ttulo profissional.

5. Procedimentos do JCPA face a uma Denncia

a) Recebida a denncia no Secretariado do JCPA o Presidente promover uma primeira avaliao verificando se: - credvel - existe matria suficiente para procedimento - frvola e/ou inconsequente - envolve ou no assuntos do Cdigo de tica e Deontolgico do Acupunctor. b) Esta avaliao prvia no poder ultrapassar 15 dias, depois de recebida a denncia, aps os quais ter de transitar junto com o processo, para ser submetida a instruo e parecer da JCPA. d) O JCPA dever decidir sobre a denncia num prazo mximo de 30 dias.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

81

e) Tratando-se de caso a que no possa dar-se andamento no Conselho pelo resultado da avaliao efectuada de acordo com a alnea a), dever o Presidente responder ao queixoso apresentando as razes do procedimento. f) Transitada a denncia para o JCPA, este dever promover uma investigao que clarifique, expanda ou corrobore as informaes contidas na denncia. g) Concluda a primeira avaliao, ser de imediato feita, pelo Conselho, uma notificao ao profissional visado, sobre a matria da denncia e a necessidade de investigao. A notificao deve ser feita atravs de carta registada, sem prejuzo de poder ser utilizado simultaneamente outro meio expedito de comunicao. A identidade do autor da denncia dever manter-se confidencial, a menos que este manifeste por escrito que o no deseja, at que, por razes bvias de deciso e/ou de aplicao disciplinar seja necessria a quebra do sigilo. h) A investigao ficar a cargo dos servios do Ministrio da Sade que poder recorrer a especialistas de outros Ministrios para que os resultados da investigao reflictam a mxima verdade. i) Durante a investigao, o autor da denncia, o visado e outras entidades que conheam os factos ou circunstncias relacionadas, podem ser chamados a depor. j) A investigao deve seguir os trmites comuns, ou seja, objectiva, confidencial e sem preconceitos. k) Antes da formulao da culpa no haver autos formais e as partes no podero ser representadas por advogado, embora a JCPA possa recorrer a advogados para consultoria. l) Na concluso do processo de investigao e antes da reunio em que o assunto ser considerado, os investigadores enviaro um relatrio circunstanciado ao JCPA, podendo anexar os elementos escritos recolhidos. Se houver aco judicial paralela ao processo, promover a recolha dos possveis elementos da queixa, para incluir no relatrio. m) A marcao da reunio para apreciao da investigao e deciso pelo JCPA, no dever ultrapassar os 30 dias aps a recepo do relatrio.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

82

6. Procedimentos relativos apreciao e deciso das denncias pelo JCPA

a) Acabada a investigao, o JCPA reunir-se- ou promover formas expeditas de conhecimento, pelos seus elementos, do contedo do relatrio e de possveis explicaes dadas pelo visado na denncia. b) Face apreciao do JCPA podero seguir-se os seguintes eventos: Arquivar a denncia Pedir informaes adicionais Adiar a resoluo at que outras investigaes sobre eventuais quebras disciplinares tenham sido concludas. Elaborar uma actuao ou aco disciplinar prvia. a) No caso de arquivo da denncia deve ser dado conhecimento quer ao queixoso quer ao visado. b) No caso do JCPA tomar uma deciso em que seja proposta sano, o visado ser informado por escrito e solicitada a sua presena para audincia. c) Esta notificao dever ser realizada em carta registada informando a data/hora, local e objectivo da sua presena ou de seu representante, suficientemente atempada para que a sua presena possa ser exequvel. Documentos testemunhais e/ou abonatrias podem ser aceites, bem como a presena pessoal desses testemunhos. Ser da responsabilidade do visado todos os custos relativos a esses testemunhos. d) At 30 dias aps a audincia do visado e de todos os intervenientes por si invocados, o JCPA emanar a sua deciso fazendo-lha conhecer pelo meio habitual de aviso de recepo. O visado ser notificado em simultneo da sua capacidade de recurso. e) A no comparncia do visado na denncia ou de seu representante, bem como a ausncia de interesse participativo na investigao, objectivamente demonstrado, levar deciso disciplinar expedita do JCPA.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR 7. Procedimentos relativos s sanes disciplinares do JCPA

83

As sanes disciplinar propostas pelo JCPA e aplicadas pela Associao Profissional ou caso o profissional no esteja Associado, pelo Presidente da JCPA caso a caso, so as seguintes: a) Admoestao e determinao para alterao da situao denunciada (tratando-se de aspectos de pequena monta relativos a locais de trabalho, apresentao menos cuidada, linguagem, e outros factos semelhantes). Caso haja reincidncia, tornar-se- uma agravante pelo que esta sano no poder ser repetida. b) Determinao de condicionamento do exerccio individual. O sancionado dever ser seguido ou acompanhado por outro profissional da respectiva Associao, nomeado para o efeito, at que os erros que originaram a denncia tenham sido por ele reconhecidos e anulados na sua prtica habitual. Caber ao associado acompanhante informar a Direco da Associao do Profissional e ao CCPA do andamento do assunto. c) Repreenso escrita. A repreenso escrita ainda de teor confidencial mas ficar registada no processo do indivduo. Ficar sujeito condio expressa pela alnea b) deste ponto (4) devendo, no entanto, ser acompanhado, por dois profissionais da respectiva Associao Profissional nomeados para o efeito. d) Repreenso agravada. Esta repreenso publicamente anunciada. e) Suspenso da actividade por um perodo determinado ou indefinidamente, findo o qual o visado ter de sujeitar-se a reiniciar o seu pedido de certificao profissional, o qual poder ser negado. Esta suspenso comunicada s entidades oficiais competentes. f) Caso venha a ser readmitido ou certificado, uma taxa de readmisso e de certificao pela Direco da Associao Profissional ser-lhe- atribuda ou pelo JCPA e comunicado s entidades oficiais competentes.

8. Recursos das sanes disciplinares do JCPA

1. O visado tem 15 dias, aps a recepo da notificao para recorrer ao JCPA.

III. CDIGO DEONTOLGICO DO ACUPUNCTOR

84

2. O recurso escrito via Secretariado da JCPA, e deve conter a consubstanciao do seu fundamento. No haver novas audies e s os registos e os factos sero analisados. 3. Num prazo de 30 dias o JCPA pronunciar-se-, podendo anular ou agravar a sano disciplinar em apreo. 4. No havendo recurso do visado no perodo estabelecido, dado como encerrado definitivamente o processo.

9. Publicao das sanes disciplinares do JCPA

O JCPA dar nota pblica das sanes decididas pelos meios que achar conveniente.

10. Arquivo das sanes disciplinares do JCPA

O processo da denncia ficar arquivado pelo prazo de 5 anos, findos os quais s ficar registada nota dos elementos principais, como anexo ao processo individual do visado.

85

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA Prembulo

O Cdigo de Prtica segura define as normas de higiene e segurana relacionadas com a prtica da Acupunctura. Todos estes aspectos requerem um conhecimento e treino adequados de acordo com os nveis de exigncia delineados neste Cdigo.

O Acupunctor Profissional tem o dever de cuidar dos seus utentes tomando todas as precaues necessrias garantia da sua sade. O respeito por este enquadramento normativo tem um impacto determinante na sade do prprio profissional e dos utentes a seu cargo, bem como determina, tambm, a garantia de um nvel adequado de prestao clnica.

Os profissionais portugueses mostraram um grande conhecimento desse facto ao considerarem, na resposta ao Inqurito sobre a Profisso, todas as competncias e saberes desta rea como muito importantes, necessrios, frequentemente utilizados e crticos para a segurana e sade do doente.

86

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA 1. Condies Gerais 1.1. Os cuidados de acupunctura s devem ser prestados:

a) em instalaes e locais sob responsabilidade de profissionais devidamente certificados; b) em locais em que as condies de funcionamento e licenciamento respeitem o estabelecido pelo Decreto Lei n 13/93 de 15 de Janeiro relativo criao e fiscalizao das unidades privadas de sade. Ou: c) em condies adequadas prtica da acupunctura, quando os estabelecimentos que prestam cuidados de sade no preencham os requisitos requeridos para a denominao de unidades privadas de sade, tal como so definidas no ponto 2 do Artigo 1 do Decreto Lei n13/93 de 15 de Janeiro; d) em condies em que seja possvel a manuteno da higiene e da segurana na assistncia ao utilizador; e) em salas de tratamento utilizadas exclusivamente para esta prtica; f) em casa prpria, em salas que no so utilizadas para outros propsitos domsticos; g) em locais onde existam condies sanitrias suficientes para todos os utilizadores; h) em locais que garantam segurana necessria e suficiente contra o risco de incndio ou estejam de acordo com a regulamentao em vigor sobre Regulamento de Segurana contra Incndios.

1.2. As facilidades de lavagem das mos acessveis ao Acupunctor devem incluir: a) um lavatrio com gua quente e fria, preferencialmente manobrada com o punho, brao ou p para uso exclusivo do Acupunctor e de preferncia ligados ao sistema de drenagem principal, localizado no local ou na vizinhana da sala de tratamento; b) sabo lquido e toalhas de papel descartveis;

87

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA c) um caixote de lixo de tamanho adequado com pedal para abertura, situado perto do lavatrio, para toalhas de papel descartveis; d) um contentor com tampa mvel de fecho automtico de polietileno para tecidos e outros materiais similares usados.

1.3.

As salas de tratamento devem ter:

a) espao suficiente para permitir uma movimentao adequada, uma manipulao segura dos materiais e necessrias; b) espao suficiente para permitir a limpeza e manuseamento dos materiais e equipamentos utilizados; c) um local de armazenamento limpo e adequado para todos os materiais e produtos, a fim de evitar, tanto quanto possvel, o risco de contaminao; d) mobilirio limpo e mantido em boas condies; e) salas adequadas para avaliao diagnstica dos utentes garantindo privacidade quer a nvel visual quer auditivo; f) superfcies de trabalho lisas, facilmente lavveis, como mesas, estantes e outras; g) superfcies lisas e impermeveis no revestimento das marquesas, cadeiras ou outro mobilirio utilizado no tratamento; h) soalho liso, no alcatifado, impermevel, ou carpete pequena facilmente removvel; i) luz artificial, aquecimento e ventilao adequados. uma execuo correcta das aces teraputicas

1.4.

As superfcies de tratamento devem ser:

a) cobertas com folhas de papel renovvel (rolo de papel) que so inutilizadas aps cada tratamento ou b) cobertas com toalhas ou lenis individuais, desde que lavados e mudados aps cada tratamento e fervidos ou lavados em mquinas de lavar a 40-60 antes de serem re-utilizados;

88

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA c) cobertas por toalhas, lenis, ou almofadas por baixo do papel renovvel, desde que lavadas e mudadas aps cada dia de tratamento e fervidas ou lavadas em mquinas de lavar a 40-60 antes de serem re-utilizadas, e removidas aps o tratamento e colocadas em sacos de resduos clnicos prprios, caso haja perdas de sangue ou de fluidos corporais durante o tratamento; d) limpas regularmente, pelo menos no incio e fim de cada dia de trabalho.

1.5.

A higiene da sala de tratamento deve ser mantida por:

a) limpeza de todos os materiais e moblia pelo menos uma vez por semana com produtos de limpeza adequados; b) limpeza diria de todos revestimentos de soalho; c) aspirao diria das carpetes das reas adjacentes s salas de tratamento e limpeza com aspirador profissional das mesmas, uma vez por ano; d) limpeza frequente de todas as toalhas e lenis usados na clnica em mquina de lavar a temperatura de 40-60.

2. Produtos, Equipamentos e Materiais

2.1. Todos os produtos fitoteraputicos (frmulas tradicionais manufacturadas e patenteadas correspondentes aos pontos e princpios teraputicos do plano de tratamento de Acupunctura) prescritos nos locais de prestao de cuidados de sade devem, por questes de segurana e higiene obedecer s directivas da comunidade europeia no que diz respeito ao seu fabrico, controlo, distribuio e armazenamento.

2.2. Todos os materiais e equipamentos utilizados nos locais de prestao de cuidados de sade devem, por questes de segurana e higiene, ter a marca da Comunidade Europeia e respeitar as normas de higiene e segurana em vigor. (Decreto-Lei n 273/95 de 23 Outubro e Decreto-Lei n30/2003 de 14 de Fevereiro que transpe para o ordenamento jurdico interno as Directivas da CE que alteram

89

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA a Directiva da Comunidade Europeia 93/42/CEE, do Conselho de 14 de Junho relativa aos dispositivos mdicos).

2.3. Na prtica da acupunctura, por questes de segurana e higiene, devem ser utilizados: a) agulhas de acupunctura de uso nico, pr-esterilizadas e descartveis (agulhas re-utilizveis no so aceites); b) guias (tubos) pr-esterilizados, empacotados juntamente com cada agulha individual ou conjunto de agulhas; se utilizadas no devem ser guardadas para aplicao posterior fora da sesso de tratamento em que foram abertas; c) cabeas dos martelos de sete pontas pr-esterilizadas e de uso nico, independentemente do material em que so feitas; d) ventosas de vidro ou de madeira lavadas e guardadas adequadamente (ver procedimento no presente cdigo); e) papeis e toalhas de papel de uso nico, rolo de papel para marquesa; f) desinfectantes, tais como lcool etlico a 70 ou tintura de iodo; g) algodo esterilizado e no esterilizado; h) recipientes resistentes para o armazenamento de agulhas contaminadas, com tampa higienizvel, removidos para incinerao com a periodicidade adequada; i) um estojo de primeiros socorros contendo quantidade suficiente de ligaduras, cremes anti-spticos, pensos e adesivos; j) luvas cirrgicas.

3. Procedimentos de limpeza e higiene

3.1. Verificar se a sua prpria sade, incluindo a higiene pessoal no pode, por qualquer meio, lesar a sade do paciente. Pelo que deve: a) cobrir as feridas com um penso prova de gua; b) manter as unhas curtas e limpas; c) usar roupa limpa e, preferencialmente, uma bata branca limpa; d) evitar fumar, beber ou comer durante os tratamentos;

90

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA e) no utilizar jias ou anis compridos, largos ou pendentes, nem roupas ou cabelos soltos que possam contaminar a rea de tratamento ou a pele do paciente; f) no realizar qualquer tratamento quando sabe sofrer de uma condio infecciosa ou contagiosa.

3.2. Tem o dever de cuidar e proteger a sade e segurana do utilizador. Para tal deve: a) assegurar-se de que o tratamento planeado respeita a histrica clnica do utilizador e as suas reaces alrgicas potenciais; b) assegurar-se de que foi obtido um consentimento informado de acordo com os requisitos expressos no cdigo deontolgico do acupunctor; c) assegurar-se de que a parte do corpo a ser tratada est limpa e livre de cortes ou feridas ou que foi pedido ao utente para cobrir os cortes e feridas antes de vir para o tratamento; d) assegurar-se de que qualquer papel, toalha, tecido ou outro material que tenha servido para cobrir uma cadeira, assento, marquesa ou que tenha contactado com a pele do utilizador possam ser removidos imediatamente aps a sua utilizao; e) ter ateno ao utilizador que permanece sozinho com as agulhas, durante o tratamento, para que no faa qualquer movimento que possa les-lo; f) assegurar-se de que o utilizador tem a possibilidade de o chamar, sempre que necessitar, quando permanece com as agulhas ou outro tratamento sem a sua presena; g) permanecer junto do paciente todo o tempo em que aplicada a tcnica de moxabusto ou outra que apresente riscos para o utilizador, a fim de evitar a ocorrncia de queimadura ou outro qualquer dano.

3.3. Na preparao do tratamento deve: a) lavar as mos com sabo lquido e gua quente imediatamente antes de entrar em contacto com o paciente; b) assegurar-se de que criado um campo limpo de trabalho.

91

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA 3.4. De modo a puncturar com higiene e segurana deve: a) assegurar-se de que a pele no local de punctura est limpa; b) assegurar-se de que as reas do corpo em que pode haver depsito de exsudaes como nas virilhas, genitais, ouvidos, ps, por baixo dos braos e das mamas, perto da boca, nariz, crnio e outras reas cobertas pelo cabelo, so limpas com lcool etlico a 60 antes da punctura; c) assegurar-se de que as agulhas no so inseridas atravs das marcas de tinta, caso tenha marcado previamente os pontos, excepto quando so utilizadas canetas de genciana e o paciente for alertado para o risco de marca permanente; d) abrir as agulhas de uso nico, pr-esterilizadas, na presena do utilizador e imediatamente antes da sua utilizao; e) utilizar uma agulha nova para cada ponto a puncturar durante o tratamento, ou re-utilizar a mesma agulha fazendo-o, apenas, nos locais de punctura que foram previamente limpos com lcool e em que as agulhas (e a guia) no tenham sido pousadas, entre as inseres, em qualquer superfcie no esterilizada; f) assegurar-se de que as agulhas e instrumentos pr-esterilizados no entram em contacto com nenhum objecto que no esteja esterilizado antes de puncturar; g) depositar no contentor de agulhas qualquer agulha ou material contaminado acidentalmente; h) depositar no contentor as agulhas e os materiais com os invlucros rasgados; i) assegurar-se que ao inserir a agulha a ponta no toca nos dedos ou materiais no esterilizados; j) usar apenas algodo esterilizado para suportar a ponta da agulha quando esta inserida sem guia. A agulha no deve, sob nenhum pretexto ou por qualquer mtodo de insero, ser inserida atravs do algodo; k) assegurar-se de que qualquer perda de sangue ou fluido corporal so limpos prontamente com uma soluo desinfectante; l) assegurar a utilizao de luvas cirrgicas de tamanho adequado quando: o utente sangra profusamente; o utente tem leses abertas ou doena contagiosa;

92

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA o utente tem feridas ou cortes nas mos ou uma infeco ou leso da pele; o Acupunctor manuseia artigos com sangue, fluidos corporais, excrees, secrees, bem como as superfcies, materiais e objectos exposto aos mesmos; m) assegurar que a escolha de produtos, decoces, cremes ou pastas herbais de aplicao externa esto em bom estado e respeitam as condies de sade do paciente.

3.5. Quando remove as agulhas do utente deve: a) assegurar que as mos so lavadas imediatamente; b) colocar cada agulha no contentor, sem deixar que ela toque outra superfcie da sala de tratamento; c) aplicar uma presso leve a moderada com algodo ou compressa limpa quando derramado sangue, para prevenir o contacto com os fluidos corporais do paciente e colocar imediatamente o algodo ou a compressa num contentor ou saco de resduos apropriado; d) utilizar um algodo limpo ou compressa quando pretende fechar o ponto aps retirar a agulha; e) evitar voltar a palpar o ponto aps a sua punctura, durante a sesso de tratamento, a no ser aps a lavagem das mos com gua quente ou gel de lcool; f) fechar o leo ou remover os materiais necessrios aplicao externa das plantas herbais/matria mdica deitando no local prprio os resduos a eliminar e os materiais a limpar; g) aps limpeza das mos deixar os materiais utilizados (leo e decoco herbal/matria mdica) em condies de higiene e segurana que permitam uma re-utilizao, caso seja necessrio; h) lavar as mos ao fim do tratamento para reduzir o risco de infeco cruzada com o seu prximo utilizador.

93

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA 3.6. Se utilizar moxabusto assegurar que: a) a moxa retirada de um modo seguro; b) o paciente no fica sozinho em nenhuma fase do processo de aplicao desta tcnica.

3.7. Se so utilizadas ventosas deve assegurar que: a) a ventosaterapia executada de acordo com as regras de utilizao.

3.8. Se utiliza martelo de sete pontas deve assegurar que: a) a sua utilizao executada de modo seguro de acordo com as tcnicas adequadas condio energtica do utente.

3.9. Se utiliza electropunctura deve assegurar que: a) a sua utilizao executada de modo seguro de acordo com a estimulao adequada condio energtica do utente.

3.10. Se feita sangria com as agulhas deve assegurar que: a) a tcnica de sangria feita de modo seguro; b) so utilizadas luvas cirrgicas durante todo o procedimento.

3.11. Se so utilizadas agulhas de permanncia auricular deve assegurar que: a) considerou os cuidados e as instrues a dar ao utente na aplicao de agulhas auriculares permanentes.

3.12. Se utiliza qualquer outra teraputica no convencional deve assegurar-se que: a) os mtodos utilizados seguem as normas de higiene e prtica segura necessrias sua utilizao. b) possui formao suficiente para a exercer.

94

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA 3.13. Depois de acabar os tratamentos, de as agulhas terem sido retiradas e depositadas de modo seguro deve: a) substituir os lenis e almofadas que estiveram em contacto com os fluidos corporais; b) lavar as ventosas de vidro depois de cada aplicao, primeiro em gua quente e detergente, depois em gua a escaldar a fim de facilitar a secagem e por ltimo retirar o excesso de gua com toalhas de papel e limpar os bordos com uma compressa embebida em lcool para permitir a evaporao antes da sua reutilizao; c) fazer regularmente uma sabonria de ventosas numa lixvia fraca ao longo da noite, retirar a lixvia com gua quente e detergente e deix-las a secar numa toalha de papel; d) ferver regularmente as ventosas de madeira e por ltimo retirar o excesso de gua com toalhas de papel, assegurando-se de que os bordos no contactam com nenhuma superfcie contaminada; d) lavar os pratos utilizados durante o tratamento para a moxa ou outra tcnica teraputica; e) armazenar todos os instrumentos e equipamento num stio seguro e limpo.

3.14. No caso de se lesionar com uma agulha com potencial risco deve: a) remover a agulha rapidamente e deit-la no contentor e nunca usar a agulha que penetrou na sua pele, na pele de um paciente; b) deixar que o sangramento ocorra, no chupar a ferida; c) lavar profundamente com gua e sabo sem esfregar; d) registar a leso da agulha de forma permanente de modo a poder avali-la mais tarde, por exemplo num livro de acidentes crticos ou algo semelhante. 4. Materiais descartveis e resduos clnicos 4.1. Na utilizao dos materiais deve assegurar-se de que: a) todas as agulhas, agulhas dos martelos de sete pontas, agulhas drmicas utilizadas so imediatamente vertidas em contentores apropriados;

95

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA b) todos os contentores obedecem s normas da lei em vigor (Despacho n 242/96 de 13 de Agosto) acondicionados de modo a permitir uma identificao clara da sua origem e do seu grupo de acordo com a lei (agulhas e materiais usados em recipientes de cor vermelha, com indicao de RH resduos hospitalares do Grupo IV); c) todos os contentores so facilmente manuseveis, resistentes, estanques, sendo hermeticamente fechados aps terem atingido da sua capacidade devendo ser armazenados adequadamente e removidos regularmente aps o seu fecho; d) todos os resduos, que incluem papeis e compressas, algodes etc., bem como os invlucros das agulhas, guias, so separados, armazenados diariamente e removidos como lixo domstico (resduos no perigosos equiparados a urbanos); e) todo o lixo separado como lixo domstico armazenado o mnimo tempo possvel antes da recolha habitual pelos servios locais.

5. Acupunctor itinerante ou de visitas domicilirias 5.1. Se realiza uma prtica em diferentes locais ou faz domiclios deve: a) ter uma rea de base definida com pelo menos uma sala com condies adequadas para a desinfeco dos materiais, armazenamento temporrio de materiais limpos, de materiais slidos, de contentores ou sacos para os diferentes tipos de resduos; b) assegurar que esta sala e todo o seu equipamento e materiais esto de acordo com os padres referidos no presente cdigo; c) proceder de acordo com as normas e lei em vigor relativa aos mesmos.

5.2. Ao transportar os materiais da sua base de trabalho para o local de tratamento deve assegurar-se de que a mala utilizada para este propsito : a) de tamanho e desenho adequado para o transporte e armazenamento de todos os materiais e vestimentas pessoais necessrias;

96

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA b) desenhada para permitir a separao e armazenamento dos materiais slidos e esterilizados; c) fechada de modo conveniente.

5.3. Ao fazer um domiclio deve assegurar-se que: a) em todos os casos deve ser criado um campo limpo para o tratamento.

5.4. Depois do tratamento estar completo deve assegurar-se de que: a) as agulhas utilizadas so removidas imediatamente, depois de armazenadas em contentores transportveis indicando claramente o tipo de resduo (resduo do tipo III ou IV) ou uma sinalizao como perigo agulhas contaminadas para serem incineradas, da casa do paciente; b) outros resduos slidos como os papeis da marquesa, algodo, e invlucros das agulhas so cuidadosamente separados e ensacados para serem removidos como lixo domstico do paciente; c) permanece o tempo necessrio e suficiente em casa do utilizador a fim de se assegurar de que o mesmo no experimenta reaces adversas ao tratamento e que est suficientemente bem para que possa deix-lo. 6. Registo dos pacientes, fichas de registo e cpias da prescrio/receitas1

6.1. Deve fazer o registo dos pacientes com tinta permanente nomeadamente de: a) nomes e moradas de todos os pacientes; b)datas de atendimento bem como os dados relativos ao paciente num suporte adequado;

Recomendaes: (i) no importa em que lngua feito o registo desde que cubra todos estes pontos. (ii) O uso de abreviaes geralmente aceites em registos clnicos aceitvel mas a utilizao de cdigos obscuros deve ser evitada. importante que por exemplo, no caso de uma emergncia, um especialista que no o prprio, por exemplo, possa ser capaz de interpretar o registo do colega e providenciar as aces necessrias para assistir o utilizador (iii) O nvel de detalhe requerido num registo de caso varia de acordo com a natureza da condio presente e deste ser relativo a uma consulta inicial ou de seguimento. Por exemplo, no caso de uma consulta de seguimento relativa mesma condio crnica, a informao geral registada nas outras consultas no precisa ser repetida.

97

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA c) toda a informao requerida sobre o paciente como referido no cdigo deontolgico do Acupunctor; d) toda a informao requerida para a prescrio com segurana de produtos de aco teraputica.

6.2. Requisitos gerais para a prescrio Estas directrizes aplicam-se a prescries que utilizam frmulas fitoteraputicas tradicionais manufacturadas e patenteadas correspondentes aos princpios teraputicos do plano de tratamento de Acupunctura. As prescries devem ser legveis e conter todas as informaes necessrias para permitir a sua venda adequada, independentemente de quem a redige. Informao requerida A informao requerida para a prescrio a seguinte: Nome, morada e contacto telefnico do Acupunctor; Nome do utilizador (pais ou responsvel legal caso seja o caso); Data em que a prescrio feita; Detalhes da prescrio de acordo com o que foi combinado com o utente; Instrues relativas dosagem e administrao; Instrues relativas ao armazenamento e manuseio caso seja necessrio; Precaues. O Acupunctor tem total responsabilidade pela correco e compreenso da informao da sua receita. 6.2.1. Instrues sobre a dosagem e a administrao A dosagem e instrues para a sua administrao devem ser dadas ao utente de forma escrita, por exemplo 6 cpsulas trs vezes por dia, a seguir s refeies. Quando existirem administraes especficas como depois das refeies devem ser escritas e especificadas na prescrio ou folha que a acompanha.

98

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA Dose da Frmula: Perodo ao longo do qual tomada; Frequncia com que tomada; Quantidade que deve ser tomada. Modo de apresentao: Cpsula, comprimido, granulado, lquido, pomada; Outra Mtodo de administrao aplicao tpica; inalao; administrao oral. 6.2.2. Precaues As precaues relativas s prescries devem ser claramente descritas como por exemplo No tomar durante a gravidez ou Manter fora do alcance das crianas.

6.3. Prescrio de frmulas fitoteraputicas tradicionais manufacturadas e patenteadas Na prescrio de frmulas fitoteraputicas tradicionais manufacturadas e patenteadas parte da informao referida anteriormente j deve vir registada na embalagem. Nestes casos esta deve conter a informao suficiente para o utilizador. Contudo, se a informao dispensada no for clara ou suficiente, o Acupunctor deve providenciar sobre forma escrita a informao necessria ao utente.

6.4. Proviso de cpias da prescrio - receita Cpias de cada prescrio fitoterpica devem ser dadas ao utente. Estas cpias devem conter a seguinte informao adicional: O nmero de vezes que a frmula deve ser tomada. O prazo de validade

99

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA A dose e a(s) hora(s) de consumo da frmula, As precaues na sua utilizao

6.5. As instrues ao utilizador para alm da constante na receita

Quando a prescrio dada ao utente e este tem de a levar a uma farmcia, ervanria ou outros fornecedores especficos para que estes a dispensem, devem ser dadas instrues sobre o modo de os localizar e sobre o que devem pedir ao fornecedor/laboratrio para fazer. O mtodo de preparao da diluio (ou outro processamento/tratamento) deve ser explicado verbalmente e por escrito em folha adequada para o efeito. Deve ser dada instruo verbal ou escrita aos utilizadores pais ou responsvel legal acerca de: o que esperar durante a toma da prescrio. Incluindo sabor, e efeitos especficos que podem experimentar; que podem existir efeitos no esperados e o que fazer perante os mesmos; que fazer quando o nmero de doses prescritos forem tomadas e em que condies que necessrio repetir. quando deve parar a prescrio, por exemplo no caso de gravidez, incio de febre etc.

7. Sade e segurana no trabalho

7.1. Deve estar familiarizado com a legislao e cumprir as normas e regulamentos relativos s condies de segurana, higiene e sade no trabalho: a) isto significa que deve conduzir o seu trabalho de modo a assegurar, tanto quanto praticvel, que os utentes, empregados e visitantes no sejam expostos a riscos que ponham em causa a sua sade e segurana.

100

IV. CDIGO DE PRTICA SEGURA DE ACUPUNCTURA 7.2. Assegurar nos locais de que responsvel uma ateno particular a que: a) todos os soalhos, passagens e escadas devem ser de construo slida, devidamente conservada, mantida desobstruda e livre de qualquer substncia que ponha em risco a integridade fsica dos utilizadores; b) todos os equipamentos, instrumentos e aparelhos devem ser adequadamente guardados; c) os equipamentos e os aparelhos devem ser sujeitos, sempre que em uso, a uma inspeco regular; d) todas as instalaes elctricas devem obedecer legislao em vigor nomeadamente ao Regulamento de Segurana de Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica; e) todos os aparelhos e instalaes de gs devem estar de acordo com a Regulamentao de Segurana de Instalao de Gs e sujeitas a exame regular; f) os acidentes devem ser tratados de acordo com o regulamento em vigor (Decreto Lei n441/91 de 14 Novembro). Em caso de ocorrncia de riscos particularmente severos, sem prejuzo de outras notificaes previstas em legislao especial, deve ser comunicada Inspeco-Geral de Trabalho, nas 24 horas seguintes ocorrncia; g) onde cinco ou mais pessoas esto empregadas deve haver uma reviso, to regular quanto possvel, das funes e condies de trabalho das mesmas no que diz respeito sua sade e segurana, e proceder s modificaes e organizao dos servios necessrias correco das situaes encontradas, bem como da educao e responsabilizao dos empregados pela manuteno das mesmas.

V. FORMAO PROFISSIONAL BSICA EM ACUPUNCTURA

101

Este documento indica o ttulo acadmico e o currculo nuclear da formao em Acupunctura Tradicional: Este currculo aplicvel a programas de formao em Acupunctura constituindo um esqueleto que deixa a cada Instituio a possibilidade de encontrar a sua prpria identidade e nfase programtica. Contudo faz parte do processo de creditao assegurar a totalidade dos contedos constantes do Perfil Profissional do Acupunctor, os quais garantem a competncia mnima e a prtica segura da profisso.

Dados Gerais sobre a Formao em Acupunctura

Designao Habilitaes Prvias

Acupunctura 12 ano de escolaridade

Ttulo Acadmico

Licenciado em Acupunctura

Durao do Curso Total horas/ECTS Total horas de prtica clnica Percentagem aulas prticas/total horas

4 anos 37001h 1500h 230 ECTS2

20%

1 A tabela apresentada refere as linhas directoras relativa s horas e ECTS totais do curso respeitando as normas Europeias e a formao superior em Acupunctura ou seja um total de 240 ECTS (60 por ano e 3+1) correspondente a 925 horas por ano (1ECTS=15,7h) calculado tendo por base o currculo mdico 5500 horas e 360 ECTS. Dentro destas horas a relao entre as horas de contacto e de estudo dirigido depende do desenho do curso e da experincia de aprendizagem e estudo do aluno. No caso dos alunos mais jovens o ratio de uma hora de contacto para uma de estudo. No caso de alunos adultos com experincia de estudo o ratio pode ser de 1h de contacto para 2 a 3 de estudo, permitindo ainda que cada Instituio complete at s 1200 horas/ano o seu currculo prprio. No caso do mdulo da prtica clnica esperado que pelo menos metade do tempo seja passado em contacto directo com os doentes e o tempo restante em discusso de casos, superviso clnica, elaborao de diagnsticos, investigao sobre os tratamentos, registo e estudo de casos, e outras actividades clnicas relevantes. Pelo que se deixou uma margem de 150h por ano e de 10 a 15 horas por ECTS para a introduo de disciplinas de suporte s nucleares ou adicionais ou de uma adaptao dos ECTS/horas ao tipo de alunos. 2 European Credit Transfer System - Sistema de crditos que se baseia no todo do trabalho, medido em nmero de horas de actividade, que o estudante deve efectuar para ser aprovado nas vrias unidades curriculares do curso, em oposio ao sistema ainda em vigor em que os crditos esto associados ao nmero de horas de docncia para cada tipo de aulas (tericas, prticas ou tericoprticas). Um ano de trabalho a tempo inteiro corresponde a 60 crditos ECTS.

V. FORMAO PROFISSIONAL BSICA EM ACUPUNCTURA

102

Mdulos do Ncleo do Currculo em Acupunctura Mdulos do Ncleo Curricular Horas Cincias Humanas 242 15,7 Cincias Clnicas 280 17,8 Cincias Tradicionais 472 30 da Acupunctura Cincias Clnicas 633 40,3 Especficas da Acupunctura Desenvolvimento 400 25,5 Profissional e tico Investigao em 180 11,4 Acupunctura Prtica Clnica 1500 95,5 Total 3707 236,2

ECTS

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

103

1. Prembulo O presente documento tem como objectivo definir as condies para o exerccio da profisso, as vias de acesso obteno dos certificados de aptido profissional e ao ttulo profissional de Acupunctor, definir um conjunto de procedimentos relativos apresentao e avaliao dos candidatos a este ttulo de Acupunctor e definir a natureza, composio e as funes do Conselho para a Regulao da Acupunctura. A Acupunctura uma profisso tradicional na rea da Sade que tem crescido em popularidade e aceitao em Portugal e uma das profisses das Teraputicas ou Medicinas no Convencionais mais procurada e de mais baixos custos e mais eficcia em diferentes condies de Sade. A Lei-quadro n 45/2003 refere que as condies de formao e certificao de habilitaes para o exerccio da Acupunctura cabe aos Ministrios da Educao e da Cincia e do Ensino Superior, pelo que a formao inicial em Acupunctura deve ser inserida no sistema educativo. A mesma Lei refere que a tutela e credenciao profissional da prtica da Acupunctura compete ao Ministrio da Sade. De acordo com os factos apontados e com os desenvolvimentos mais recentes da avaliao e acreditao de cursos no Ensino Superior, no mbito do processo de Bolonha, pretende-se traar os padres mnimos ou o currculo nuclear que funcionem como valores do limiar do reconhecimento dos cursos de formao do Acupunctor. Estes padres mnimos associados s competncias referidas no perfil profissional actuam como patamares de referncia ou recomendaes de promoo da qualidade, em busca da excelncia, associados a nveis de boas prticas, a indicadores de desempenho de actividades de ensino, de investigao, de exerccio clnico, de processos de criao e deciso, da vida acadmica e da vida profissional, bem como do seu impacto social, cultural, econmico e na sade da populao. Ambos, o currculo nuclear e o perfil profissional, devem contribuir para a avaliao e acreditao da formao profissional do Acupunctor atravs de indicadores

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

104

seleccionados, de benchmarkings nacionais, europeus e internacionais e facilitar o reconhecimento de diplomas, graus e ttulos bem como dar maior contedo, no caso da Unio Europeia, aos direitos de circulao e de estabelecimento dos cidados. As condies de formao e certificao de habilitaes para o exerccio da Acupunctura pressupem a acreditao e a avaliao de cursos ou currculos em que os dois conceitos se intercruzam como duas faces complementares da garantia de qualidade. Por outro lado a acreditao profissional para o acesso ao exerccio de uma profisso regulada, quer seja mediante deliberao proferida por ordens e outras associaes profissionais s quais o Estado delegou capacidade legal para o efeito quer regulada pelo prprio Estado ou em parceria com o mesmo, pressupe um juzo apriorstico - por ser anterior insero no grupo profissional respectivo - de que os graduados por esse curso satisfazem um conjunto de requisitos, saberes que deixam a expectativa de um satisfatrio exerccio profissional futuro. Do mesmo modo que a acreditao acadmica associada ao processo de avaliao do ensino superior, tambm a acreditao profissional se dever, com vantagens evidentes, articular quer com a avaliao do ensino superior (formao inicial) quer com a avaliao profissional (formao contnua) habitualmente a cargo da entidade reguladora, mediante a construo de pontes e de confiana mtua entre os dois sistemas, de forma a evitar duplicao e desperdcio de esforos. A presente Certificao refere-se Profisso de Acupunctor tal como definida pela Leiquadro n 45/2003 e pelo Perfil Profissional do Acupunctor. Esta definio reflecte-se no campo da prtica deste profissional e na sua certificao pelo que a mesma o autoriza ao exerccio da acupunctura, ao exerccio das tcnicas auxiliares descritas no respectivo perfil bem como prescrio de frmulas fitoteraputicas tradicionais manufacturadas e patenteadas.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

105

A qualificao profissional e os correspondentes mecanismos de certificao constituem, hoje em dia, factores determinantes para a estruturao e desenvolvimento de uma profisso. Por um lado, importante garantir a qualidade e a segurana dos servios prestados por estes profissionais em face do interesse pblico que caracteriza o seu campo de interveno, a sade dos cidados e, por outro, assegurar a adequao e elevar os nveis da prtica dos seus profissionais s necessidades e exigncias requeridas pela integrao da prtica da Acupunctura no Sistema Nacional de Sade. Para se atingirem os objectivos atrs mencionados cria-se o Conselho para a Regulao Profissional da Acupunctura, adiante designado por CRPA, ao qual caber a operacionalizao da articulao entre a avaliao, a credenciao acadmica e a credenciao profissional a fim de certificar e credenciar os cidados que queiram exercer a Acupunctura como principal actividade profissional e usar o ttulo de Acupunctor. A certificao da aptido profissional do Acupunctor com base na comprovao da posse das competncias adequadas ao exerccio da profisso tem como objectivos fundamentais: Dignificar e assegurar a implementao e desenvolvimento da profisso de Acupunctor em diferentes contextos de prtica no Pas. Assegurar a Regulamentao dos profissionais de Acupunctura em Portugal. Responder s exigncias da livre circulao de trabalhadores que actuam na rea da sade no espao da Unio Europeia. Para os candidatos a esta certificao que at data da Regulamentao da Acupunctura exeram esta profisso como actividade principal e, pelo menos h mais de 1 ano, abrese, a ttulo excepcional, e por um perodo limitado (transitrio) a via da certificao por equiparao que dever fechar ao fim de 10 anos aps a sua abertura. Considerando-se neste perodo de dez anos, dois anos o perodo em que os candidatos devero apresentar a

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

106

sua candidatura, e oito anos o prazo para a concluso de algumas das situaes referidas na via da certificao por equiparao. A partir deste prazo, a renovao do certificado de aptido profissional destes Acupunctores obedecer s mesmas regras dos outros profissionais da Classe ou seja ao exerccio profissional e aos nveis de formao profissional contnua estipuladas pelas Associaes Profissionais representativas e/ou CRPA.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

107

2. Exerccio da Profisso e Certificado de Aptido Profissional de Acupunctor 2.1. Exerccio da Profisso O exerccio da profisso de Acupunctor deve exigir a posse de Certificado de Aptido Profissional de Acupunctor, adiante designado por CAPA, o que pressupe a comprovao, pela entidade certificadora, das qualificaes do candidato consideradas essenciais e adequadas, em conformidade com as normas em vigor neste documento, e da sua actividade e respectivas competncias profissionais constantes no Perfil Profissional. 2.2. Vias de acesso ao certificado de aptido profissional e ao ttulo de Acupunctor A certificao profissional de Acupunctor pode ser obtida por uma de trs vias legalmente permitidas, dependendo da situao concreta de cada candidato em termos de formao especfica e/ou de experincia profissional adequada. Assim, o certificado de aptido profissional do Acupunctor (CAPA) pode ser obtido pelas seguintes vias: 2.2.1. Via da formao Quando o candidato possui no mnimo o 12 ano de escolaridade ou equivalente e atravs de formao adequada, adquire as competncias necessrias ao exerccio da profisso. 2.2.2. Via da equivalncia de ttulo emitido por pas estrangeiro Quando o candidato titular do 12 ano de escolaridade ou equivalente e detentor de um ttulo profissional ou de formao emitido em pas estrangeiro, desde que corresponda ao perfil profissional e respectivas qualificaes exigidas nos termos da Legislao para o efeito.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

108

2.2.3. Via da experincia profissional (certificao por equiparao) Quando o candidato adquire as competncias necessrias ao exerccio da profisso, atravs do exerccio efectivo, num contexto profissional adequado, de funes clnicas, pedaggicas e de investigao na rea da Acupunctura. 2.3. Requisitos de Acesso Profisso e ao Certificado de Aptido Profissional de Acupunctor Podem candidatar-se ao CAPA: 2.3.1. Os candidatos que possuam habilitaes acadmicas (12 ano de escolaridade ou equivalente e habilitao acadmica na rea especfica da Acupunctura de acordo com o Perfil Profissional do Acupunctor) e prtica de estgio clnico consideradas suficientes para o exerccio da profisso e disso possam fazer prova. 2.3.2. Os que sejam titulares do 12 ano de escolaridade ou equivalente e de um ttulo profissional ou acadmico emitido em pas estrangeiro, desde que corresponda ao perfil profissional e respectivas qualificaes exigidas nos termos da regulamentao em vigor. 2.3.3. Os candidatos que faam prova de que exercem funes na rea da Acupunctura como actividade profissional principal e que se encontrem numa das seguintes situaes: 2.3.3.1. Sejam titulares do 9 ano de escolaridade, ou equivalente, ou de grau Acadmico Superior, e tenham exercido efectivamente, por um perodo mnimo de 5 anos, funes na rea da Acupunctura, aps a apresentao dos documentos indicados em 2.4.3.2.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

109

2.3.3.2. Sejam titulares da escolaridade obrigatria1 e tenham exercido efectivamente, por um perodo mnimo de 10 anos, aps a apresentao dos documentos indicados em 2.4.3.2; 2.3.3.3. Sejam titulares do 9 ano de escolaridade, ou equivalente, com experincia profissional superior a 1 ano e inferior a 5, aps a apresentao dos documentos indicados em 2.4.3.2 e da realizao de provas de exame tericas e prticas ou de prtica tutelada at perfazer os cinco anos de experincia profissional. 2.4. Apresentao do pedido de CAPA 2.4.1. Prazo de apresentao do pedido Devem os profissionais requerer ao CRPA a certificao profissional no prazo que esta vier a indicar e demonstrar, atravs de prova documental que detm as habilitaes suficientes e/ou a experincia profissional e as competncias exigidas para o exerccio adequado da profisso a cuja certificao se candidatam. 2.4.2. Etapas: 1. Entrega do pedido 2. Processo de Avaliao de Competncias quer seja por via de formao, de equivalncia ou de experincia profissional. 3. Emisso de certificado de equivalncia para o exerccio (via de formao ou de equivalncia) ou de prova de exerccio (via de experincia profissional certificao por equiparao). 4. Emisso de CAPA

NOTA: De acordo com a legislao em vigor, a escolaridade obrigatria determinada em funo do ano de nascimento do titular dessas habilitaes, conforme o quadro 2:
QUADRO 2

Anos de escolariade 4 anos 6 anos 9 anos

Ano de nascimento Para os cidados nascidos antes de 31 de Dezembro de 1966 Para os cidados nascidos depois de 1 de Janeiro de 1967 Para os cidados nascidos depois de 1 de Janeiro de 1981

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

110

2.4.3. Entrega das Candidaturas 2.4.3.1. Local de entrega As candidaturas certificao da aptido profissional de Acupunctor devem ser entregues em local a definir pelo CRPA 2.4.3.2. Documentao necessria Os candidatos devem formalizar a sua candidatura atravs de um requerimento dirigido ao CRPA, acompanhado dos seguintes documentos: Para certificao por via acadmica (formao e equivalncia): Bilhete de Identidade ou passaporte na ausncia do BI; Certificados de habilitaes acadmicas; Descrio da formao especfica obtida na rea da Acupunctura e respectivos certificados; Certificado de registo criminal; Curriculum vitae; Para certificao por via profissional (experincia profissional): Todos os documentos atrs citados e ainda: Curriculum profissional com: o o Descrio das actividades profissionais desenvolvidas; elementos de prova considerados, pelo candidato, como relevantes

para a sustentao do exerccio das actividades profissionais e respectivas competncias consideradas fundamentais para a utilizao de ttulo de Acupunctor; Portfolium, a ser preenchido pelos candidatos de acordo com as indicaes constantes no Anexo 2. Uma ou vrias declaraes idneas para comprovao do tempo de experincia profissional e da natureza das actividades desenvolvidas na rea da Acupunctura.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

111

Todos os documentos referidos podem ser substitudos por fotocpias devidamente comprovadas. 2.5. Emisso de CAPA 2.5.1 Pagamento prvio Quando o candidato obtiver aproveitamento no processo de avaliao a que foi sujeito, o CRPA proceder emisso de CAPA, aps o pagamento, pelo candidato, do montante previsto em termos legais. 2.5.2. Emisso de 2 Via No caso de extravio ou inutilizao da CAPA, dever o seu titular requerer ao CAPA a emisso de uma segunda via do mesmo, mediante pagamento do montante que vier a ser estipulado. 2.6. Emisso da autorizao provisria para o exerccio de funes (no caso de certificao por equiparao) Quando o candidato no obtiver aproveitamento no processo de avaliao a que foi sujeito, o CRPA deve notificar o candidato das competncias consideradas em falta perante os resultados, no sentido de este as poder adquirir atravs da frequncia com aproveitamento de formao complementar especfica. O CRPA deve emitir para estes candidatos uma autorizao provisria para o exerccio de funes com um perodo de validade mximo de 3 anos contado a partir da data de apresentao do resultado da avaliao. A autorizao provisria para o exerccio de funes poder ser prorrogada por mais 3 anos a pedido dos candidatos que, na data da regulamentao, tenham idade igual ou superior a 45 anos.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

112

2.7. Formao complementar especfica eventual (no caso de certificao por equiparao) O candidato, durante o perodo de validade da autorizao provisria, deve frequentar, com aproveitamento, a formao complementar especfica adequada, e/ou realizar estudos dos quais possa prestar provas, sob pena de no poder ter acesso certificao profissional realizada no mbito deste regime especial transitrio, sendo-lhe aplicvel o regime geral de certificao profissional pela via da experincia profissional. Nestes casos, o candidato ser informado pelo CRPA acerca dos domnios de competncia em falta para o exerccio da profisso pretendida, com o objectivo de ser orientado para a aquisio dos contedos de formao necessrios. 2.8. Validade do CAPA O perodo de validade do CAPA de 5 anos, independentemente da via pela qual o candidato obteve o CAPA. Findo o perodo de validade do CAPA dever o profissional requerer ao CRPA a sua renovao, em conformidade com os procedimentos descritos no item relativo renovao do CAPA. 2.9. Renovao do CAPA (ver ANEXO 1 RENOVAO DO CAPA) A renovao do CAPA, decorrido o seu prazo de validade (5 anos), visa a confirmao da manuteno das condies adequadas ao exerccio da profisso. A renovao do CAPA est dependente do cumprimento, por parte do Acupunctor, de determinados requisitos associados ao tempo de exerccio da profisso e actualizao e aperfeioamento das competncias profissionais, factores indispensveis a um bom desempenho profissional. 2.10. Suspenso ou cassao do CAPA

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

113

O CRPA pode promover a suspenso ou cassao do CAPA, durante um perodo mximo de 2 anos, caso conclua pela falsidade de qualquer elemento comprovativo dos requisitos para a respectiva emisso, bem como pela violao grave dos princpios de deontologia profissional. Caso esta situao se verifique, o CRPA deve notificar o infractor no sentido deste proceder, voluntariamente, entrega do referido CAPA, sob pena de o mesmo ser apreendido. Ao processo de suspenso ou cassao do CAPA aplica-se o estabelecido no Cdigo de Procedimento Administrativo.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

114

3. Conselho para a Regulao Profissional da Acupunctura (CRPA) 3.1. Natureza e Finalidade O Conselho para a Regulao Profissional da Acupunctura um rgo legalmente constitudo e mandatado para regular o exerccio da prtica da Acupunctura em Portugal durante o processo de transio para a credenciao, formao e certificao por equiparao e por equivalncia dos actuais candidatos ao ttulo de Acupunctor e ao exerccio da prtica da Acupunctura, continuando assim o trabalho desenvolvido pela Comisso Tcnica Consultiva para a Regulamentao das Teraputicas no Convencionais, nomeadamente do Representante da Acupunctura. . O Conselho regulador um rgo independente responsvel pela aplicao e adaptao do perfil profissional do Acupunctor, pela promoo da investigao e emanao de directivas sobre formao permanente no mbito desta Profisso, que de acordo com a Lei-quadro n 45/2003 se encontra sob a tutela do Ministrio da Sade. O Conselho estabelece, mantm e conduz os padres de entrada, de qualificao e de conduta no mbito da profisso de Acupunctor. So finalidades deste Conselho regulador: Defender o ttulo de Acupunctor. Proteger as pessoas de prticas incompetentes e ou fraudulentas atravs da certificao da aptido profissional dos que exercem pelo menos h mais de um ano esta profisso, como actividade principal, com base na comprovao da posse das competncias adequadas ao exerccio da profisso. Promover uma prtica segura pela dinamizao da melhoria dos nveis de ensinoaprendizagem, da educao contnua e da adequao do perfil profissional s necessidades de sade da populao. Promover o interesse dos utentes e outros membros do pblico em relao execuo das funes especficas do Conselho Regulador e das suas Comisses.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

115

Promover a melhor prtica no exerccio das suas funes. Formular os princpios relacionados com uma boa auto-regulao profissional. Promover a cooperao entre este Conselho Regulador e outros rgos com funes semelhantes no mbito da Sade. 3.2. Estrutura e Composio O CRPA subordinado ao Ministrio da Sade e rege-se administrativamente segundo o Cdigo do Procedimento Administrativo. O CRPA nomeado pelo Ministro da Sade e as suas actividades devem ser exercidas com a autoridade estabelecida na lei. Os membros Acupunctores deste Conselho devem evidenciar no seu curriculum acadmico e profissional: experincia mnima de 7 anos na rea da Acupunctura como profisso principal e, experincia, preferencialmente, do respectivo ensino, ausncia de qualquer tipo de conflitos de interesses, efectivos ou potenciais, em relao aos interesses especficos da profisso de Acupunctor. 3.2.1. O Conselho de Regulao Profissional da Acupunctura constitudo pelos seguintes membros e comisses: Um representante do Ministrio da Sade. Um representante do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior. O representante da Acupunctura na Comisso Tcnica e Consultiva das teraputicas no convencionais (CTCTNC). Um profissional eleito pelas Associaes/Federaes. Um profissional nomeado pelo Ministro da Sade sob proposta de 3 nomes indicados pelo representante da Acupunctura na CTCTNC.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

116

Compete aos membros deste Conselho indicar, entre os seus componentes, o Presidente e o Secretrio os quais devero ser assistidos por um secretariado para exercer as suas funes de coordenao e execuo. 3.2.2. Duas Comisses, uma de natureza Acadmica e outra de natureza Profissional, cuja composio ser: 3.2.2.1. Comisso de Avaliao Acadmica Esta comisso constituda por: Um representante do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Um Acupunctor eleito pelas Associaes Profissionais/Federaes. Um Acupunctor proposto pelo Representante dos Profissionais de Acupunctura e nomeado pelo MS. 3.2.2.2. Comisso de Avaliao Profissional Esta comisso constituda por: Um representante do Ministrio da Sade Um Acupunctor eleito pelas Associaes Profissionais/Federaes Um Acupunctor proposto pelo Representante dos Profissionais de Acupunctura e nomeado pelo MS. Compete aos membros destas Comisses indicarem, entre os seus componentes, o Presidente e o Secretrio.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

117

3.3. Mandato Os membros manter-se-o mandatados at concludo o processo de certificao em curso. Depois de concludo o processo de certificao por equiparao os membros decidiro dos mandatos subsequentes. 3.4. Atribuies e funes do CRPA O CRPA tem funes de natureza coordenadora, executiva e credenciadora: 3.4.1.Fazer a triagem das candidaturas e envi-las para as respectivas comisses 3.4.2. Coordenar as comisses de Avaliao Acadmica e Profissional 3.4.3. Emitir o CAPA a todos os candidatos que tenham concludo o processo de certificao quer por via acadmica quer por via profissional 3.4.4. Regular a actividade de Acupunctura:

Investigar as queixas dos utentes; Superintender a aplicao das leis gerais de cuidados de sade; Ajudar a actualizar e a desenvolver a regulao que melhor define a conduta Aplicar aces disciplinares apropriadas ou reeducao aos especialistas que Estabelecer relaes com as Associaes Profissionais tendo em vista os

apropriada por profissionais e clarificar o que os utentes podem esperar;

quebraram a confiana do pblico, violando os estatutos da regulamentao;

problemas da classe e assuntos relacionados com os nveis de formao, de educao profissional continua e dos estgios clnicos dos profissionais de Acupunctura.

Funcionar na comunidade reguladora global assistindo outras profisses ou

jurisdies no mbito da Acupunctura, sempre que se justifique.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

118

Ao Conselho regulador compete ainda o desempenho de funes gerais de natureza cientfica, tica e disciplinar cujas principais so: Avaliar a formao e qualificao profissional do Acupunctor e emitir o respectivo certificado de habilitao profissional do Acupunctor (Quadro 1). Aplicar a definio do acto profissional do Acupunctor, que pressupe a anlise da caracterizao profissional do Acupunctor e dos critrios dele resultantes avaliao das aptides e atitudes profissionais nucleares ao exerccio da prtica clnica dos profissionais de Acupunctura (aplicao do perfil profissional). Velar pela aplicao das normas de competncia e de conduta que devem servir de orientao formao inicial e contnua, e de referncia para a avaliao da prtica profissional. Velar pela aplicao do cdigo deontolgico e das normas de prtica segura atravs da eleio bianual entre os seus membros e o das comisses do Jri de Conduta Profissional para a Acupunctura (ver Anexo 1 do Cdigo Deontolgico do Acupunctor) Receber e examinar queixas relativas competncia e condutas profissionais. Avaliar cursos e promover a investigao no mbito da Acupunctura. Estabelecer os princpios orientadores da prtica tutelada. Estabelecer anualmente iniciativas e objectivos tendo em vista a melhoria do nvel de prtica clnica e de investigao no mbito da Acupunctura. 3.5. Atribuies e funes da Comisso de Avaliao Acadmica A Comisso de Avaliao Acadmica responsvel pela avaliao da formao acadmica dos candidatos e tem como funes: 3.5.1. Avaliar a formao acadmica dos candidatos Esta Comisso proceder verificao da conformidade das licenciaturas, diplomas profissionais e certificados de habilitao com a formao e/ou perfil profissional exigidos pela proposta aprovada para a Acupunctura pela Comisso

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

119

Tcnica Consultiva para a Regulamentao das Teraputicas no Convencionais para os candidatos mencionados em 2.3.1. e 2.3.2. (ver II. Perfil Profissional do Acupunctor) 3.5.2. Emitir certificados de equivalncia para o exerccio A todos os candidatos que sejam titulares de 12 ano ou equivalente e revelem possuir saberes compatveis com formao e/ou perfil profissional exigidos pela proposta aprovada para a Acupunctura pela Comisso Tcnica Consultiva para a Regulamentao das Teraputicas no Convencionais ser passado um certificado de equivalncia para o exerccio. 3.5.3. Enviar os processos e certificados referidos no ponto anterior dos candidatos para o CRPA a fim de que este possa emitir o respectivo CAPA. 3.5.4. Instituir um sistema de reconhecimento de Cursos 3.5.4.1. Considerar como formao bsica em Acupunctura a compatvel com o currculo nuclear de formao e perfil profissional aprovados pela Comisso Tcnica Consultiva para a Regulamentao das Teraputicas no Convencionais (ver V. Formao Profissional Bsica em Acupunctura) como a formao mnima exigida para o exerccio profissional autnomo da Acupunctura em Portugal, ou seja, para usufruir do ttulo de Acupunctor, de acordo com a Leiquadro n 45/2003. 3.5.4.2. Reconhecer os cursos de formao em Acupunctura de Escolas,

Instituies, Universidades ou outros, com contedo de formao equivalente ao nvel especificado na alnea anterior.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

120

3.5.4.3.

Reconhecer os cursos conferidos por Mestres de Acupunctura, com

quem o candidato tenha feito a sua aprendizagem, com contedo de formao equivalente aos nveis especificados nas alneas anteriores, desde que a idoneidade do formador seja reconhecida pelo CRPA. 3.5.4.4. Reconhecer como cursos de mestrado em Acupunctura os cursos j

existentes com um ncleo curricular de referncia para a Acupunctura, com durao mnima de 4 anos a tempo inteiro, com prtica clnica e exame global de curso; acrescido de um ano curricular a tempo inteiro mais um ano de Tese (orientada por Professores Doutorados na rea) e de Estgio Profissionalizante em Hospitais de Acupunctura Tradicional, perfazendo a totalidade de 5500horas ou 360 ECTS e 6 anos de estudo. 3.6. Atribuies e funes da Comisso de Avaliao Profissional A Comisso de Avaliao Profissional responsvel pela avaliao da experincia profissional dos candidatos e tem como funes: 3.6.1. Avaliar os processos de candidatura profissional dos candidatos (ver Anexo 3 Certificao por Equiparao) Esta Comisso deve seleccionar, verificar e agrupar os processos dos candidatos sem formao suficiente em Acupunctura em trs grupos como vimos em 2.3.3.: 3.6.1.1. Sejam titulares do 9 ano de escolaridade, ou equivalente, ou de grau Acadmico Superior, e tenham exercido efectivamente, por um perodo mnimo de 5 anos, funes na rea da Acupunctura.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

121

3.6.1.2. Sejam titulares da escolaridade obrigatria2 e tenham exercido efectivamente, por um perodo mnimo de 10 anos, funes na rea da Acupunctura 3.6.1.3. Sejam titulares do 9 ano de escolaridade, ou equivalente, com experincia profissional superior a 1 ano e inferior a 5. 3.6.2. Acompanhar todo o processo de certificao (ver Anexo 3

CERTIFICAO POR EQUIPARAO): a. Avaliar as candidaturas e respectivo portfolium ; b. Elaborar, conduzir e avaliar as provas de exame tericas e prticas e de competncia clnica; c. Conduzir e avaliar as eventuais entrevistas de esclarecimento sobre a anlise curricular ou portfolium; d. Acompanhar os candidatos em formao complementar especfica; e. Regular, organizar e dinamizar a prtica tutelada 3.6.3. Emitir certificados de prova de exerccio a todos os candidatos que tenham concludo o processo de certificao nas condies apontadas no Quadro 1. 3.6.4. Desenvolver um sistema de avaliao curricular profissional Estabelecer um sistema de Avaliao Curricular com base no perfil profissional do Acupunctor destinado a ponderar o nvel de formao profissional de candidatos que no tenham frequentado sistemas institucionais de formao, no domnio da Acupunctura, susceptveis de
2

NOTA: De acordo com a legislao em vigor, a escolaridade obrigatria determinada em funo do ano de nascimento do titular dessas habilitaes, conforme o quadro 2:
QUADRO 2

Anos de escolariade 4 anos 6 anos 9 anos

Ano de nascimento Para os cidados nascidos antes de 31 de Dezembro de 1966 Para os cidados nascidos depois de 1 de Janeiro de 1967 Para os cidados nascidos depois de 1 de Janeiro de 1981

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

122

serem caracterizados pela Comisso A, relativamente ao reconhecimento de Cursos de Acupunctura. Fazer incidir a avaliao curricular, os exames tericos e prticos sobre as actividades e saberes relativos ao exerccio da prtica clnica da Acupunctura expressos no Perfil Profissional do Acupunctor e aprovado pela Comisso Tcnica Consultiva para a Regulamentao das Teraputicas no Convencionais. Considerar que a avaliao curricular ser feita caso a caso, de acordo com os processos de avaliao de competncias (Anexo 3). 3.6.5. Acompanhar a evoluo cientfica da Acupunctura a nvel mundial e assegurar a constante actualizao da Acupunctura em Portugal propondo directivas e estimulando a investigao e formao contnua dos Acupunctores.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

123

ANEXO 1 - RENOVAO DO CAPA 2.8. Renovao do CAPA A renovao do CAPA, decorrido o seu prazo de validade (5 anos), visa a confirmao da manuteno das condies adequadas ao exerccio da profisso. A renovao do CAPA est dependente do cumprimento, por parte do Acupunctor, de determinados requisitos associados ao tempo de exerccio da profisso e actualizao e aperfeioamento das competncias profissionais, factores indispensveis a um bom desempenho profissional. 2.8.1. Condies de Renovao 2.8.2. Requisitos Os candidatos que pretendam obter a renovao do CAPA devem demonstrar, atravs de prova documental que preenchem, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) Ter exercido a profisso de Acupunctor, por um perodo mnimo de 2 anos, durante o perodo de validade do CAPA. b) Ter-se actualizado nos domnios cientfico e tcnico, atravs da frequncia, durante o perodo de validade do CAPA, de cursos de formao contnua de actualizao adequados com a durao total mnima de 60 horas, 15 horas das quais relativamente a contedos tico-profissionais. Considera-se formao relevante a obtida atravs da frequncia de cursos de formao de actualizao e da participao em seminrios ou eventos similares que incidam sobre domnios clnicos/pedaggicos/cientficos para alm do ticoprofissional no mbito do sector de actividade em que o candidato exerce funes de Acupunctor.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

124

Neste contexto, o candidato poder actualizar as suas competncias profissionais atravs da frequncia de vrias unidades de formao ministradas em diversos contextos formativos ou por entidades formadoras diferentes devendo, aquando da sua candidatura, fazer prova de que frequentou na totalidade o nmero de horas formativas legalmente exigidas. Os candidatos que pertenam a uma Associao Profissional devidamente legalizada podem decidir se apresentam provas da formao contnua junto da sua Associao Profissional, devendo esta bianualmente apresentar a situao do profissional junto do CRPA e obterem a renovao automtica do CAPA ou o fazem nas condies gerais dos outros candidatos. 2.8.3. Inexistncia de experincia profissional suficiente Os candidatos que no tenham exercido a profisso de Acupunctor durante pelo menos 2 anos, podero obter a renovao do CAPA desde que frequentem, com aproveitamento, cursos de formao contnua, com a durao mnima de 100 horas, previamente reconhecidos pela entidade certificadora, para efeitos de renovao do CAPA. Os cursos de formao contnua sero objecto de anlise pelo CRPA ou Associao Profissional de Acupunctura devidamente legalizada no que respeita aos seus contedos programticos e metodologias de avaliao, os quais devero corresponder aos objectivos de qualidade e perfil profissional aconselhado pelo CRPA. 2.8.4. Entrega de candidaturas 2.8.4.1. Local de entrega As candidaturas renovao do CAPA devem ser entregues em local a designar pelo CRPA

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

125

2.8.4.2. Prazo de entrega Com o intuito de garantir que o Acupunctor no fica transitoriamente impedido de exercer a sua profisso, considera-se conveniente que apresentem a sua candidatura renovao do CAPA, at 60 dias antes do termo de validade do respectivo CAPA. O mesmo deve fazer a Associao Profissional que os representa. 2.8.4.3. Documentao Necessria Os candidatos devem formalizar a sua candidatura renovao do CAPA atravs do preenchimento do formulrio Ficha de Candidatura Renovao da Certificao da Aptido Profissional formulrio disponvel pelo CRPA ou Associao Profissional. A Ficha de Candidatura, devidamente preenchida e assinada, deve ser acompanhada dos seguintes elementos: Bilhete de identidade ou passaporte na ausncia do BI; Certificados de Formao Profissional de acordo com a formao exigida consentneo com os modelos e/ou contextos formativos em questo, nomeadamente nos casos em que os cursos se desenvolvem no mbito do ensino superior (cujos modelos de certificados so regulados por legislao prpria) ou em contextos de seminrios, workshops ou eventos similares (cujos certificados tm por objecto a participao do formando no evento formativo, contendo normalmente elementos relativos identificao da entidade formadora/promotora, do tcnico, domnio da formao, durao e data e local da sua realizao). Declarao da entidade patronal ou responsvel clnico, pedaggico contendo a meno inequvoca da durao e natureza da actividade profissional do candidato. Todos os documentos referidos podem ser substitudos por fotocpias devidamente autenticados.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

126

Caso o candidato no tenha experincia profissional suficiente, dever apresentar justificativo desta situao que dever ser analisada caso a caso. 2.8.5. Anlise de candidaturas A anlise da candidatura renovao deve incidir sobre os requisitos legalmente exigidos para o exerccio da profisso de Acupunctor, com base nos documentos que instruem a candidatura. A candidatura renovao do CAPA deve ser analisada e decidida num prazo de 60 dias teis, findo o qual o candidato deve ser notificado da deciso de deferimento e da necessidade de efectuar o pagamento devido pela emisso do novo CAPA ou da inteno de indeferimento do pedido de renovao da certificao. 2.8.6. Emisso de CAPA Aps a anlise da candidatura e, existindo fundamentos para uma deciso favorvel ao pedido de renovao do certificado, a entidade certificadora emitir o novo CAPA, aps o pagamento do montante previsto, sendo este valor actualizvel anualmente, nos termos legais. 2.8.7. Indeferimento do pedido de renovao 2.8.7.1. Notificao do Indeferimento Aps a anlise da candidatura, e existindo fundamentos para uma deciso desfavorvel ao pedido de renovao, o candidato deve ser notificado da inteno de indeferimento para se pronunciar sobre o assunto. Caso o candidato manifeste interesse, pode, para o efeito, em sede de audincia de interessados, consultar o processo e juntar os documentos que julgue pertinentes.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

127

2.8.7.2. Direitos do candidato Caso, aps a apreciao das alegaes apresentadas pelo candidato, seja proferida deciso final de indeferimento do pedido de renovao, poder ento o interessado: Dirigir uma reclamao ao CRPA e autor da deciso de indeferimento expondo as razes que o levam a considerar que rene os requisitos exigidos, no prazo de 15 dias teis a contar da data da notificao da deciso; Interpor recurso hierrquico junto do Presidente no prazo de 30 dias teis a contar da data de notificao da deciso, fundamentando num requerimento as razes do recurso e, se entender, juntar os documentos que considere convenientes; Interpor recurso contencioso da deciso de indeferimento para o tribunal administrativo, no prazo de 2 meses a contar da data da notificao da deciso. O candidato deve ter em conta que a reclamao ou o recurso hierrquico no suspendem nem interrompem o prazo para a interposio do recurso contencioso.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

128

ANEXO 2- PORTFOLIUM Do portflium no devem constar quaisquer elementos de identificao pessoal, com excepo de certificados, diplomas e outros documentos semelhantes, que sero retirados dos restantes documentos e arquivados separadamente at concluso do processo de avaliao. A apresentao do portfolium necessria para a certificao do Acupunctor por equiparao. Antes de fazer o portfolium, o candidato deve ler e familiarizar-se pessoalmente com as Exigncias Padro da Profisso constantes no Perfil Profissional. O Portfolium divide-se em duas partes: 1 - Na primeira parte deve constar uma informao verificvel sobre a formao, experincia e prtica corrente do candidato. Esta informao deve ser preenchida com correco e o mais detalhadamente possvel. 2 - Na segunda parte o Acupunctor deve: fazer uma reflexo pessoal sobre a sua aprendizagem como Acupunctor onde revela, luz do perfil profissional, os seus pontos fortes e fracos. analisar, discutir e apresentar, uma amostra de utentes (no identificados) pelos quais tenha tomado responsabilidade clnica total, seleccionando aspectos especficos da prtica da Acupunctura. O candidato deve faz-lo descrevendo a histria dos seus casos, incluindo cpias annimas das suas notas de caso, esclarecendo com evidncia a abordagem da Acupunctura para os mesmos. Estes casos devem ser to recentes quanto possvel, e todos os exemplos devem ser de casos tratados nos ltimos cinco anos de actividade (ver Anexo 2). Neste documento o candidato deve identificar as actividades, na rea da Acupunctura, que considere ter j desenvolvido ao longo do seu percurso profissional. Sempre que possvel o candidato dever indicar o ano, a entidade, servio ou clnica onde exerceu essas actividades.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

129

As notas guia devem ser includas em itlico com o fim de ajudar o candidato a completar o portfolium. importante que o candidato se assegure que as suas respostas contm elementos suficientes para demonstrar a sua compreenso e aplicao competente das capacidades contidas nos Padres de Proficincia (Perfil profissional).

Por exemplo, se o candidato est a descrever um caso de um utente com sndrome de Vazio de Yin do Rim e refere apenas a observao da cor da lngua e a ausncia do revestimento no d elementos suficientes que suportem este Diagnstico. O candidato deve referir outros sintomas que o levaram ao diagnstico, explicando o seu significado clnico. Deve ainda indicar os princpios em que baseou a sua observao, o modo como os sintomas e as sndromes se relacionam com a queixa principal e a estratgia de tratamento, de modo a mostrar como combina o conhecimento terico, mtodos de diagnstico e interpretao dos resultados na situao clnica. As respostas consistem em relatos de casos clnicos reais que devem ser acompanhados de fotocpias dos respectivos registos clnicos. Devem ser apagadas quaisquer referncias a nomes de utentes para preservar o anonimato dos mesmos. Se os registos no so escritos em portugus, ou se so escritos mo, esta situao torna difcil a sua interpretao, pelo que deve ser feita uma traduo e/ou um processamento do texto em computador. O candidato deve incluir um glossrio de todas as abreviaes que usa regularmente. Todos os diagramas ou esquemas devem ser legendados. O portfolium deve ser avaliado por um avaliador da Comisso de Avaliao Profissional, cujo Presidente dever verificar a correco formal do processo e do respectivo relatrio. PARTE A 1. Defina a sua formao e experincia como praticante de Acupunctura. a) Por favor indique: elementos da formao que recebeu que levaram sua qualificao como Acupunctor, indicando o campo e extenso da formao terica, prtica e clnica

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

130

qualquer formao e prtica ps-qualificao que tenha feito com relevncia para a prtica da Acupunctura. as qualificaes obtidas (se apropriado) b) Por favor refira elementos: da sua experincia profissional at data, referindo elementos sobre o local onde foi obtida, em que condies (isto , assistente, associado, praticante solitrio, colega num grupo de praticantes, professor/tutor num estabelecimento de ensino etc.) relativos medida em que foi o nico responsvel pelo cuidado dos pacientes em cada uma das fases da sua carreira. sobre o nmero aproximado de horas por semana que dedicou ao exerccio da Acupunctura (como forma distinta de outras disciplinas clnicas que pode exercer) nas vrias fases da sua carreira. c) Por favor indique desde quando exerce Acupunctura e indique quando interrompeu (por mais de dois meses, exceptuando frias). Se no est a exercer presentemente, por favor, indique de forma clara as datas relevantes. 2. Comunicao e colaborao com outros profissionais e com o pblico a) Por favor refira: elementos da sua vida profissional que incluam relaes com outros profissionais da sade (os quais podem incluir outros acupunctores, mdicos convencionais e outros profissionais das teraputicas no convencionais) elementos de qualquer ligao que tenha com profissionais de sade e contactos regulares ou ocasionais, que considere influenciarem e melhorarem a sua competncia como Acupunctor profissional. Refira acontecimentos especficos nos quais falou para audincias sobre Acupunctura.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

131

3. Perfil dos seus utentes e registos de casos Por favor providencie um perfil dos seus utentes (sobre os quais teve alguma responsabilidade) em termos de sexo, idade, estatuto socio-econmico e queixas principais num perodo de trs meses durante o ltimo ano. Se no est correntemente a exercer como Acupunctor por favor seleccione um perodo de trs meses durante o ltimo ano em que exerceu Acupunctura. Se obteve a sua qualificao nos ltimos dois anos pode incluir o tempo dispendido em estgio clnico, bem como os dados nele recolhidos. 4. Outras disciplinas/terapias clnicas exercidas no mbito da Acupunctura Por favor indique elementos de outras terapias ou disciplinas clnicas que pratica no mbito do exerccio da Acupunctura indicando a proporo de tempo de trabalho que ocupam. 5. Outras disciplinas/terapias clnicas exercidas fora do mbito da Acupunctura Por favor indique elementos de outras terapias ou disciplinas clnicas que pratica, indicando a formao que recebeu e a proporo de tempo de trabalho que ocupam. PARTE B 1. Auto-avaliao da sua competncia Discuta e apresente os recursos de promoo da sua competncia de que dispe, por exemplo, as actividades formais de desenvolvimento contnuo, redes de trabalho ou estudo com os colegas ou estudo privado, o modo como sente que manteve ou aumentou a sua competncia como um praticante Acupunctor.

O propsito desta questo ganhar insight sobre o modo como a sua personalidade toma a responsabilidade pela manuteno dos seus saberes clnicos e profissionais. Pode querer identificar reas que sinta necessitarem de um desenvolvimento posterior e quais so os seus planos futuros para o fazer.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

132

2. Apresentao de um caso de Patologia Interna Descreva um caso recente dum utente com Patologia Interna e descreva os passos que realizou para a resoluo do caso.

O caso deve ser um em que o desequilbrio energtico se deve sobretudo a causas internas e diga respeito aos rgos Zang Fu. Por favor descreva: A histria do caso incluindo os dados de caracterizao, queixa principal, histria da queixa principal, dados relevantes da histria pessoal, histria mdica incluindo dados clnicos familiares relevantes. Sinais e Sintomas principais e secundrios. Dados relevantes do exame fsico e dos mtodos de diagnstico, observao, palpao ou outro. As descobertas clnicas: Interpretao da informao clnica que recolheu O raciocnio que aplicou para chegar ao seu diagnstico diferencial e/ou diagnstico final. A sua estratgia de aco, referindo quando decidiu se a Acupunctura era ou no indicada. ou se indicou outro profissional de sade, referindo o raciocnio que esteve na base desta deciso. Como foi referido na introduo do portfolium deve anexar ao mesmo uma cpia do registo clnico deste caso, sem identidade. Nmero de palavras recomendado: 1500-2000. 3. Apresentao de um caso de Patologia externa ou Sndrome Bi ou Patologia TendinoMuscular Apresente um caso recente dum utente com Patologia Externa, ou Sndrome Bi ou Patologia Tendino-Muscular e descreva os passos que realizou para a resoluo do caso.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

133

O caso deve ser um em que o desequilbrio energtico se deve sobretudo a causas externas, mistas ou traumticos. Por favor descreva: A histria do caso incluindo os dados de caracterizao, queixa principal, histria da queixa principal, dados relevantes da histria pessoal, histria mdica incluindo dados clnicos familiares relevantes. Sinais e Sintomas principais e secundrios. Dados relevantes do exame fsico e dos mtodos de diagnstico, observao, palpao ou outro. As descobertas clnicas: Interpretao da informao clnica que recolheu O raciocnio que aplicou para chegar ao seu diagnstico diferencial e/ou diagnstico final. Terapias Auxiliares que utilizou e raciocnio que esteve na base da sua prescrio e combinao.

Como foi referido na introduo do portfolium deve anexar ao mesmo uma cpia do registo clnico deste caso, sem identidade. Nmero de palavras recomendado: 1000-1500. 4. Apresentao de um Caso em que aconselhou o utente a recorrer ao servio de outro Profissional de Sade Descreva um caso recente em que, depois da avaliao clnica, decidiu que o caso devia ser referenciado para outro Profissional de Sade. Providencie na sua resposta detalhes suficientes que justifiquem o seu raciocnio clnico e que sustentem as suas aces clnicas. O propsito desta questo o de determinar a natureza e extenso da relao que tem com outros profissionais de sade e o pblico de forma a cuidar do bem-estar do utente. Um outro profissional de sade pode incluir um Acupunctor, outro profissional de uma Medicina no convencional ou um Mdico Convencional. Para preparar a resposta a esta questo, precisa de analisar a informao obtida na histria do caso, no exame

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

134

fsico e nos dados dos mtodos de diagnstico juntamente com algum pensamento diferencial e concluses de diagnstico a que chegou. Por favor descreva: A histria do caso incluindo os dados de caracterizao, queixa principal, histria da queixa principal, dados relevantes da histria pessoal, histria mdica incluindo dados clnicos familiares relevantes. Sinais e Sintomas principais e secundrios. Dados relevantes do exame fsico e dos mtodos de diagnstico, observao, palpao ou outro. As descobertas clnicas: Interpretao da informao clnica que recolheu O raciocnio que aplicou para chegar ao seu diagnstico diferencial e/ou diagnstico final. Os motivos para fazer transitar o caso para outro profissional.

Como foi referido na introduo do portfolium deve anexar ao mesmo uma cpia do registo clnico deste caso, sem identidade. Nmero de palavras recomendado: 1500-2000. 5. Apresentao de um caso em que o tratamento pela Acupunctura foi considerado noindicado para o utente Descreva um caso recente em que, depois da avaliao clnica, decidiu que a Acupunctura era contra-indicada para o caso Por favor descreva: A histria do caso incluindo os dados de caracterizao, queixa principal, histria da queixa principal, dados relevantes da histria pessoal, histria mdica incluindo dados clnicos familiares relevantes. Sinais e Sintomas principais e secundrios. Dados relevantes do exame fsico e dos mtodos de diagnstico, observao, palpao ou outro. As descobertas clnicas: Interpretao da informao clnica que recolheu

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

135

O raciocnio que aplicou para chegar ao seu diagnstico diferencial e/ou diagnstico final. Os motivos de contra-indicao.

Como foi referido na introduo do portfolium deve anexar ao mesmo uma cpia do registo clnico deste caso, sem identidade. Nmero de palavras recomendado: 1500-2000. 6. Apresentao de um caso em que tenha estado perante um dilema tico Descreva um caso recente em que teve de resolver um problema tico respeitante a um utente. Por favor descreva: Um esboo dos aspectos clnicos mais relevantes. As circunstncias da dificuldade tica. Como geriu ou resolveu a dificuldade. As razes para as suas aces.

Por favor anexe uma cpia no identificada de qualquer documentao relevante (como correspondncia, entradas nos vossos ficheiros clnicos sobre o assunto, etc) Nmero de palavras recomendadas: 1500 - 2000 7. Apresentao de dois casos em que tenha demonstrado a sua capacidade de manipulao das agulhas no tratamento do utente. Descreva dois casos recentes em que demonstrou a sua compreenso e interpretao dos princpios e conceitos da Acupunctura, e como os aplicou no tratamento ou cuidado ao utente. Para cada caso por favor descreva:

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

136

A histria do caso incluindo os dados de caracterizao, queixa principal, histria da queixa principal, dados relevantes da histria pessoal, histria mdica incluindo dados clnicos familiares relevantes. Sinais e Sintomas principais e secundrios. Dados relevantes do exame fsico e dos mtodos de diagnstico, observao, palpao ou outro. As descobertas clnicas: Interpretao da informao clnica que recolheu. Como aplicou os princpios e conceitos da Acupunctura quer no Diagnstico do utente e no planeamento, quer na conduo do curso do tratamento, com especial relevo para as tcnicas de manipulao de agulhas utilizadas. A sua re-avaliao do utente.

Como foi referido na introduo do portfolium deve anexar ao mesmo uma cpia do registo clnico deste caso, sem identidade.. Nmero de palavras recomendado: 1500-2000 para cada caso. 8. Apresente o seu leque de Mtodos e Tcnicas de Acupunctura Crie um quadro onde possa indicar para cada categoria dos mtodos/tcnicas prprias e auxiliares da Acupunctura que conhece os seguintes nveis de familiaridade: Muito familiar Parcialmente familiar Sem familiaridade com a tcnica E a frequncia com que aplica a tcnica no seu exerccio profissional Frequentemente Ocasionalmente Nunca Categorias de tcnicas de: (descrever as principais)

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

137

Tcnicas de Manipulao de agulhas Moxabusto Ventosas Auriculopunctura Crniopunctura Outras Para cada tcnica que utiliza frequentemente ou ocasionalmente por favor refira duas contra-indicaes e d exemplos da sua utilizao nos casos que apresentou. Por favor demonstre a sua compreenso, a aplicao e a justificao da utilizao destas tcnicas nos casos escolhidos. Se as cpias dos seus registos clnicos no demonstrarem a utilizao de uma tcnica particular por favor providencie um exemplo clnico curto (200-400 palavras) da utilizao de cada tcnica para demonstrar a sua compreenso e competncia na aplicao. Para sua orientao, consulte as tcnicas referidas no Perfil Profissional do Acupunctor.

Por favor anexe uma cpia no identificadas dos registos clnicos desses casos. 9. Apresente um caso em que tenha concludo que certas tcnicas so contra-indicadas Descreva um caso recente no qual conclua, depois da avaliao clnica, que apesar do tratamento por Acupunctura ser indicado para a condio do utente, alguma ou algumas outras tcnicas devem ser consideradas contra-indicadas. Por favor descreva: A histria do caso incluindo os dados de caracterizao, queixa principal, histria da queixa principal, dados relevantes da histria pessoal, histria mdica incluindo dados clnicos familiares relevantes. Sinais e Sintomas principais e secundrios. Dados relevantes do exame fsico e dos mtodos de diagnstico, observao, palpao ou outro. As descobertas clnicas: Interpretao da informao clnica que recolheu.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

138

A razo ou razes que o levam a decidir pela contra-indicao de uma dada tcnica ou tcnicas. O raciocnio que esteve na base do prosseguimento do tratamento utilizando outras tcnicas.

Como foi referido na introduo do portfolium deve anexar ao mesmo uma cpia do registo clnico deste caso, sem identidade. Nmero de palavras recomendado: 1500-2000 para cada caso.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

139

ANEXO 3 CERTIFICAO POR EQUIPARAO 1. Prembulo A prtica da Acupunctura, exercida em Portugal h mais de 30 anos por muitos profissionais, no foi at agora objecto de reconhecimento e regulamentao oficiais, pese embora o interesse, a dedicao, as reivindicaes e o reconhecimento pblico dos mesmos ao longo desses anos. prioritrio que, no incio do processo de regulamentao e certificao da Profisso de Acupunctor em Portugal, se atenda situao destes profissionais que, com provas dadas e j exercendo a profisso que implantaram e desenvolveram no pas, s podem candidatar-se sua certificao atravs duma equiparao. 2. Candidatos abrangidos Os candidatos que faam prova de que exercem funes na rea da Acupunctura como actividade profissional principal e que se encontrem numa das seguintes situaes: 2.1. Sejam titulares do 9 ano de escolaridade, ou equivalente, ou de grau Acadmico Superior, e tenham exercido efectivamente, por um perodo mnimo de 5 anos, funes na rea da Acupunctura, aps a apresentao dos documentos indicados em 4.3. deste anexo 2.2. Sejam titulares da escolaridade obrigatria3 e tenham exercido efectivamente, por um perodo mnimo de 10 anos, aps a apresentao dos documentos indicados em 4.3. deste anexo.
3

NOTA: De acordo com a legislao em vigor, a escolaridade obrigatria determinada em funo do ano de nascimento do titular dessas habilitaes, conforme o quadro 2:
QUADRO 2

Anos de escolariade 4 anos 6 anos 9 anos

Ano de nascimento Para os cidados nascidos antes de 31 de Dezembro de 1966 Para os cidados nascidos depois de 1 de Janeiro de 1967 Para os cidados nascidos depois de 1 de Janeiro de 1981

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

140

2.3. Sejam titulares do 9 ano de escolaridade, ou equivalente, com experincia profissional superior a 1 ano e inferior a 5, aps a apresentao dos documentos indicados em 4.3 deste anexo e da realizao de provas de exame tericas e prticas ou de prtica tutelada. 3. Prazo de apresentao do pedido de certificao por equiparao Nestes casos, devem os candidatos requerer ao CRPA a sua certificao profissional, no prazo no superior a dois anos aps a publicao da presente Regulamentao profissional, que esta vier a indicar e demonstrar, atravs de prova documental (portfolium), que detm a prtica profissional e as competncias exigidas para o exerccio adequado da profisso a cuja certificao se candidatam. Etapas da Certificao por equiparao 1. Entrega das Candidaturas 2. Processo de Avaliao de Competncias 3. Emisso de CAP 4. Emisso eventual de Autorizao Provisria para o exerccio de funes 5. Formao Complementar Especfica eventual 4. Entrega das Candidaturas 4.1 Local de entrega e pagamento de custas As candidaturas certificao da aptido profissional de Acupunctor, bem como o pagamento dos montantes legalmente estabelecidos, devem ser entregues em local a definir pela Conselho de Certificao de Aptido Profissional para a Acupunctura.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

141

4.2 Prazo de entrega Os candidatos que j exercem funes de Acupunctor, e que pretendem beneficiar do regime transitrio de certificao profissional por equiparao, devem apresentar a sua candidatura at um prazo a definir pelo CRPA. 4.3 Documentao necessria Os candidatos devem formalizar a sua candidatura atravs de um requerimento dirigido ao CRPA, acompanhado dos seguintes documentos: Bilhete de Identidade ou passaporte na ausncia do BI; Certificado de Habilitaes Acadmicas; Certificado de Registo Criminal; Curriculum profissional com: o o Descrio da formao especfica obtida na rea da Acupunctura; Descrio das actividades profissionais desenvolvidas; demonstrao do exerccio das actividades profissionais e respectivas competncias estabelecidas como necessrias para o acesso profisso de Acupunctor; Portfolium, a ser preenchido pelos candidatos de acordo com as indicaes constantes no Anexo 2. Uma ou vrias declaraes idneas para comprovao do tempo de experincia profissional e da natureza das actividades desenvolvidas na rea da Acupunctura. Todos os documentos referidos podem ser substitudos por fotocpias devidamente comprovadas.

o Elementos de prova considerados pelo candidato como relevantes para a

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

142

5. Processo de avaliao de competncias A certificao profissional das competncias adquiridas pela experincia profissional permite comprovar a posse das competncias dos profissionais que j exercem funes na rea da Acupunctura. A avaliao do portfolium, bem como a conduo e avaliao das eventuais entrevistas e provas de Competncia clnica, o acompanhamento de candidatos em formao complementar especfica e a emisso dos certificados de prova de exerccio so da responsabilidade da Comisso de Avaliao Profissional. A emisso do CAPA feita pelo CRPA. Portfolium (ver ANEXO 2) A comprovao da posse de competncias profissionais envolve um processo de avaliao onde inicialmente solicitado ao candidato o preenchimento de um portfolium A apresentao do portfolium necessria para a certificao do Acupunctor por equiparao. Juntamente com uma eventual avaliao da prtica clnica (ver item 2.3.1. do presente Anexo), o portfolium permite verificar se o candidato preenche os requisitos padro regulares mnimos de proficincia. Para o preenchimento do portfolium, o candidato deve ler e familiarizar-se pessoalmente com as Exigncias Padro da Profisso constantes no Perfil Profissional. O Portfolium divide-se em duas partes: 1 - Na primeira parte deve constar uma informao verificvel sobre a formao, experincia e prtica corrente do candidato. Esta informao deve ser preenchida com correco e o mais detalhadamente possvel. 2 - Na segunda parte o Acupunctor deve: fazer uma reflexo pessoal sobre a sua aprendizagem como Acupunctor onde revela, luz do perfil profissional, os seus pontos fortes e fracos.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

143

analisar, discutir e apresentar, uma amostra de utentes (no identificados) pelos quais tenha tomado responsabilidade clnica total, seleccionando aspectos especficos da prtica da Acupunctura. O candidato deve faz-lo descrevendo a histria dos seus casos, incluindo cpias annimas das suas notas de caso, esclarecendo com evidncia a abordagem da Acupunctura para os mesmos. Estes casos devem ser to recentes quanto possvel, e todos os exemplos devem ser de casos tratados nos ltimos cinco anos de actividade (ver Anexo 2). Neste documento o candidato deve identificar as actividades, na rea da Acupunctura, que considere ter j desenvolvido ao longo do seu percurso profissional. Sempre que possvel o candidato dever indicar o ano, a entidade, servio ou clnica onde exerceu essas actividades. O processo de avaliao de competncias pode compreender ainda trs etapas metodolgicas distintas, as quais podero ser ou no obrigatrias dependendo da situao profissional do candidato, nomeadamente das suas habilitaes acadmicas e da suficincia dos meios de prova. As etapas metodolgicas so as seguintes: Avaliao curricular e do portfolium Entrevista tcnica; Provas de Competncia Clnica. 5.1 Avaliao curricular A avaliao curricular e do portfolium constituem a primeira etapa do processo de avaliao, efectuada pela Comisso de Avaliao Profissional, destinando-se a avaliar a posse pelos candidatos dos requisitos exigidos a nvel das habilitaes acadmicas e da experincia profissional, tendo em vista a sua adequao s competncias referenciadas no perfil profissional do Acupunctor. A avaliao curricular do candidato certificao por equiparao deve ter em conta os seguintes parmetros:

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

144

As competncias profissionais evidenciadas na resposta s questes levantadas no portfolium (Anexo 2); A natureza e a durao da eventual formao profissional frequentada; O grau e a natureza da habilitao acadmica. 5.2 Entrevista pessoal Caso na avaliao curricular e do portfolium surjam dvidas relativamente posse das competncias necessrias ao exerccio da actividade para a qual o candidato requereu a certificao, pode haver lugar a entrevista tcnica, no sentido de complementar os elementos fornecidos aquando do pedido de certificao. 5.3 Prestao de provas de Competncia Clnica 5.3.1 Candidatos abrangidos Os candidatos acerca dos quais no seja possvel, atravs da avaliao curricular e da entrevista pessoal, demonstrar que renem os requisitos mnimos relativos natureza das actividades desempenhadas por referncia s competncias necessrias certificao profissional, podem ainda comprovar as suas competncias profissionais atravs da prestao de provas de Competncia clnica. Assim, as provas de Competncia Clnica destinam-se aos candidatos que: a) apresentem um curriculum profissional relativo a actividades na rea da Acupunctura e um portfolium cuja avaliao, bem como a da entrevista pessoal, tenha sido considerada insuficiente ou inconcludente; b) se incluem no item 2.3. deste anexo se optarem pela realizao de provas de exame e no de prtica tutelada. 5.3.2 Informao sobre a prestao de provas de Competncia Clnica O CRPA deve informar o interessado, por escrito, sobre a data, a hora e o local onde sero prestadas as provas, com uma antecedncia mnima de 90 dias teis,

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

145

justificando a necessidade da realizao da prova de avaliao por referncia s competncias acerca das quais no foi possvel decidir da sua posse pelo candidato para os candidatos da alnea a) de 5.3.1. 5.3.3 Natureza das provas A avaliao deve ser efectuada atravs de uma prova prtica de Competncia Clnica que permita verificar se os candidatos possuem, na rea especfica da Acupunctura, os conhecimentos e as competncias exigidas para o exerccio profissional. O resultado da avaliao dever ser expresso em APTO ou NO APTO. 5.4. Prestao de provas de exame terico 5.4.1 Candidatos abrangidos Os candidatos que se incluem no item 2.3. deste anexo se optarem pela realizao de provas de exame e no de prtica tutelada. 5.4.2 Informao sobre a prestao de provas de exame terico O CRPA deve informar o interessado, por escrito, sobre a data, a hora e o local onde sero prestadas as provas, com uma antecedncia mnima de 90 dias teis. 5.4.3 Natureza das provas A avaliao deve ser efectuada atravs de uma prova de exame terico com referncia aos conhecimentos constantes do Perfil Profissional e que permita verificar se os candidatos possuem, na rea especfica da Acupunctura, os conhecimentos e as competncias exigidas para o exerccio profissional. O resultado da avaliao dever ser expresso em APTO ou NO APTO.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

146

5.5. Emisso da autorizao provisria para o exerccio de funes Se o candidato obtiver aproveitamento a Comisso de Avaliao Profissional emite um certificado de prova de exerccio que ser enviado juntamente com o processo para o CRPA o qual proceder emisso do respectivo CAPA. Se o candidato no obtiver aproveitamento no processo de avaliao a que foi sujeito, o CRPA deve notificar o candidato das competncias consideradas em falta perante os resultados, no sentido de este as poder adquirir atravs da frequncia com aproveitamento de formao complementar especfica. O CRPA deve emitir para estes candidatos uma autorizao provisria para o exerccio de funes com um perodo de validade mximo de 3 anos contado a partir da data de apresentao do resultado da avaliao. Esta autorizao provisria ser tambm passada aos candidatos admitidos prtica tutelada que passam condio de profissionais em perodo de estgio tutelado obrigatrio e iniciam a contagem do perodo de estgio a partir da data prevista no respectivo plano ou da data da sua aprovao, conforme a que ocorrer mais tarde A autorizao provisria para o exerccio de funes poder ser prorrogada por mais 3 anos a pedido dos candidatos que, na data da regulamentao, tenham idade igual ou superior a 45 anos.

5.6. Formao complementar especfica eventual O candidato, durante o perodo de validade da autorizao provisria, deve frequentar, com aproveitamento, a formao complementar especfica adequada, e/ou realizar estudos dos quais possa prestar provas, sob pena de no poder ter acesso certificao profissional realizada no mbito deste regime especial transitrio, sendo-lhe aplicvel o regime geral de certificao profissional pela via da experincia profissional. Nestes casos, o candidato ser informado pelo CRPA acerca dos domnios de competncia em falta para o exerccio da profisso pretendida, com o objectivo de ser orientado para a aquisio dos contedos de formao necessrios.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

147

6. Prtica tutelada 6.1. A prtica tutelada destina-se aos candidatos do item 2.3. e que optem por um perodo destinado obteno de experincia prtica e formao profissional complementar necessria ao exerccio da profisso designado por prtica tutelada. 6.2. A prtica tutelada ter um contedo predominantemente prtico e tutelado por

um orientador/patrono que dever possuir o ttulo de Acupunctor e exercer esta actividade h pelo menos cinco anos. 6.3. Para alm da experincia prtica adquirida sob a orientao do patrono, ser

tambm obrigatria a frequncia de aces de formao complementar de apoio a esta prtica de acordo com directivas emanadas pelo CRPA. O programa temtico e o nmero mnimo de crditos a concretizar com estas aces definido anualmente por este Conselho cabendo Comisso de Avaliao Profissional deste Conselho a sua organizao e dinamizao.

6.4. A formao complementar referida no nmero anterior versar domnios relacionados fundamentalmente com as necessidades de formao em Acupunctura demonstradas pelos candidatos e avaliadas pelo orientador/patrono e com a actividade profissional, designadamente legislao e regulamentao aplicvel, estatuto profissional, tica, deontologia e relaes contratuais.

6.5.

Para instruir o pedido de admisso prtica tutelada o candidato deve ainda

preencher a respectiva ficha de inscrio e apresentar a seguinte documentao: a) plano da prtica tutelada elaborado de acordo com as linhas directoras definidas pela Comisso de Avaliao Profissional e CRPA. c) declarao do orientador/patrono em como concorda com o plano de prtica tutelada e se compromete a orientar e a acompanhar a actividade do candidato de acordo com as normas estabelecidas pelo CRPA;

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

148

6.6.

A aceitao dos planos de prtica tutelada ficar a cargo da Comisso de

Avaliao Profissional, verificando da conformidade dos objectivos expressos com os princpios estabelecidos pelo Conselho e da viabilidade da sua realizao, tendo em ateno o parecer dos orientadores.

6.7.

Os candidatos sero notificados pelo CRPA da recusa ou aceitao dos planos de

prtica tutelada, no prazo de quarenta e cinco dias finda a data fixada para apresentao de candidaturas. No caso de haver lugar a recusa, os respectivos planos sero devolvidos aos candidatos, que disporo de dez dias teis para reformular e apresentar uma nova verso.

6.8.

A no notificao pelo CRPA no prazo estipulado no nmero anterior equivale a

uma aceitao tcita. Os candidatos admitidos prtica tutelada passam condio de profissionais em perodo de estgio tutelado obrigatrio e iniciam a contagem do perodo de estgio a partir da data prevista no respectivo plano ou da data da sua aprovao, conforme a que ocorrer mais tarde.

6.9.

O CRPA afixar anualmente a lista dos candidatos admitidos prtica tutelada, da

qual constar, para alm do nome dos candidatos, o nome dos orientadores/patronos e as datas previstas para o incio e a concluso dos respectivos estgios.

6.10. Finalizada a prtica tutelada, o candidato dever apresentar: a) relatrio das actividades e formaes desenvolvidas ao longo da prtica tutelada de acordo com as linhas directoras da Comisso de Avaliao Profissional e do CRPA e novo portfolium de acordo com as normas descritas no presente documento.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

149

b) parecer do orientador/patrono de acordo com as linhas directoras da Comisso de Avaliao Profissional e do CRPA.

6.11. A aceitao do relatrio de estgio ficar a cargo da Comisso de Avaliao Profissional, que verificar a conformidade com as regras estabelecidas. Nos casos em que se justifique a sua reformulao, os relatrios sero devolvidos aos candidatos, que disporo de cinco dias teis para apresentao de nova verso. A terceira devoluo consecutiva determina a anulao do estgio, obrigando formulao de novo pedido de admisso a estgio.

6. 12. Os relatrios de estgio aceites, sero avaliados pela Comisso de Avaliao Profissional que dispor de quarenta e cinco dias teis para proceder sua avaliao.

6.13. Se para a aprovao do relatrio de estgio e portfolium a Comisso de Avaliao Profissional necessitar de eventuais esclarecimentos os candidatos podero ser convocados para uma entrevista com a Comisso de Avaliao Profissional antes de ser decidida a sua aprovao no estgio.

6.14. Se o candidato obtiver aprovao no estgio de prtica tutelada a Comisso de Avaliao Profissional emite um certificado de prova de exerccio que ser enviado juntamente com o processo para o CRPA o qual proceder emisso do respectivo CAPA.

6.15. Os candidatos cujos relatrios de estgio e portfolium no tenham sido aprovados sero disso notificados pela direco, podendo recandidatar-se de novo ao estgio dentro do perodo de candidaturas anualmente estipulado para o efeito.

VI. CERTIFICAO/CREDENCIAO PROFISSIONAL DO ACUPUNCTOR

150

6.16. Das decises referidas no presente anexo haver lugar a reclamaes, pedidos de informao e recursos, nos termos definidos pelo CRPA.

6.17. Haver pagamento previsto nos termos de tabela a fixar pelo Ministrio da Sade.

VII. REGIME FISCAL

151

Caracterizao Geral a introduzir na Classificao Nacional das Profisses: especialista das profisses intelectuais e cientficas (Grupo 2), Especialistas das Cincias da Vida e Profissionais da Sade (2.2) 1. Titulo Profissional: Acupunctor 2. rea de actuao profissional: Exerccio profissional independente, tcnica e deontologicamente autnomo, na rea da Sade (Lei 45 / 2003 de 22 de Agosto Artigo 5). 3. Formao profissional/acadmica: Acupunctura

Ttulo Profissional IRS do Acupunctor Sugere-se que deve ficar por ordem alfabtica, descrito na tabela de actividades do artigo 151 do CIRS: ... 7 Mdicos, dentistas e outros profissionais de Sade: 70XX Acupunctores; 7010 Dentistas; 70XX Fitoterapeutas; 70XX Homeopatas; 7011 Mdicos analistas; 7012 Mdicos cirurgies; 7013 Mdicos de bordo em navios; ... . ... 7023 Mdicos radiologistas; 7024 Mdicos de outras especialidades; 70XX Naturopatas; 70XX Osteopatas; 70XX Quiroprticos;

Acupunctor Inscrio do Acupunctor em termos especficos, ou seja nica nomenclatura a usar de Acupunctor e no com outra descrio genrica, na Categoria 7 da Tabela de Actividades do Artigo 151 do CIRS

Porque, tal como os outros profissionais da rea da sade inscritos nesta categoria, gozam de autonomia profissional tcnica e deontolgica, sendo como tal os nicos capacitados para receitar/prescrever os cuidados de sade que prestam bem como passar recibos idneos para deduo no IRS dos seus utentes.

VII. REGIME FISCAL


Dedues de despesas de sade no IRS dos utentes

152 Despesas de sade dos utentes sero deduzidas colecta do respectivo IRS, de acordo com a alnea b do nmero 1 do Artigo 78 e com os nmeros 1 e 2 do Artigo 82 do CIRS, mediante prescrio do Acupunctor devidamente credenciado, para todos os efeitos considerada como equivalente receita mdica.

Regime de IVA

A actividade profissional do Acupunctor est isenta de IVA assim haver uma incluso do termo especificamente descrito de Acupunctor no n 1 do Artigo 9 do Captulo II ISENES, Seco I Isenes nas Operaes Internas do Cdigo do Imposto sobre o Valor Acrescentado Tal descrio poder ficar inserida por ordem alfabtica, como exemplo, e, pela lgica na alnea B, assim sugere-se: Seco I - ISENES NAS OPERAES INTERNAS Artigo 9 Esto isentas do imposto: 1 As prestaes de servios efectuadas no exerccio das profisses seguintes: a) (Eliminada pelo DL 290/88, de 24-8) b) Acupunctor, enfermeiro, fitoterapeuta, homeopata, mdico, naturopata, odontologista, osteopata, outras profisses paramdicas, parteiro e quiroprtico; c) (Eliminada pelo artigo..... d) (Revogadas pelo n2......, etc... etc..

VII. REGIME FISCAL

153

VIII: REGIME DE SEGUROS PARA O ACUPUNCTOR

153

PARTE I Prembulo Conforme o Artigo 12 da Lei n 45/2003 de 22 de Agosto do Enquadramento Base das Teraputicas no Convencionais, os profissionais das teraputicas no convencionais por ela abrangidos esto obrigados a dispor de um Seguro de Responsabilidade Civil no mbito da sua actividade profissional, nos termos a regulamentar.

PARTE II 1. Seguro Obrigatrio Qualquer Acupunctor registado de acordo com a Lei 45/2003 e regulamentao dela decorrente, que exera como principal profisso a Acupunctura, deve estar seguro contra reclamaes relativas a qualquer um dos riscos a seguir referidos; e deve obter e manter a cobertura do seguro para valores no inferiores s quantias prescritas. 2. Riscos cobertos pelo Seguro Obrigatrio O Seguro a ser obtido pelo Acupunctor deve cobrir os seguintes riscos: (a) Qualquer responsabilidade legal por acto negligente, erro ou omisso nos

servios profissionais prestados pelo Acupunctor, quando em exerccio da sua profisso, em qualquer local (hospital, consultrio, domiclio, centro de prestao de cuidados de sade, etc), garantindo o pagamento de quaisquer indemnizaes legalmente devidas por danos patrimoniais e no patrimoniais resultantes de leses corporais e/ou materiais. (b) Qualquer responsabilidade decorrente de reclamaes dos seus utentes relativas a efeitos de produtos prescritos ou aconselhados pelo Acupunctor no decurso dos seus servios profissionais, de cuja utilizao resultem leses corporais ou danos materiais,

VIII: REGIME DE SEGUROS PARA O ACUPUNCTOR

154

garantindo o pagamento de quaisquer indemnizaes legalmente devidas por danos patrimoniais e no patrimoniais da resultantes.

(c) Qualquer responsabilidade relativa aos riscos referidos na Clausula 2, alneas a) e b), atribuveis aos seus empregados, colegas, associados, estagirios, co-directores ou agentes, no local e no perodo do exerccio de actividades sob a sua responsabilidade ou superviso profissional e que se relacionem com a sua prestao de servios na rea da Acupunctura, garantindo o pagamento de quaisquer indemnizaes legalmente devidas por danos patrimoniais e no patrimoniais da resultantes.

d) Qualquer responsabilidade legal que possa recair sobre o Acupunctor segurado resultante de exerccio profissional, por terceiros fora da sua responsabilidade ou superviso, em Consultrio que ele possua ou alugue em nome pessoal, relativamente a riscos descritos na Clausula 2 alneas a) e b) e ocorridos nesse local, desde que no se trate de consultrio dentro de da sua prpria casa, garantindo o pagamento de quaisquer indemnizaes por ele legalmente devidas por danos patrimoniais e no patrimoniais da resultantes.

e) Qualquer responsabilidade de pagamento de custos legais, relativos a todos os procedimentos que podem resultar de uma queixa contra o Acupunctor referente aos riscos descritos na Clausula 2, alneas a) a d) deste Regulamento, bem como de todos e quaisquer custos, fianas civis ou penais e despesas em geral que devam ser suportadas por um Acupunctor na sua defesa de qualquer reclamao nas reas acima referidas, garantindo o seu pagamento. f) Qualquer responsabilidade dos tipos referidos na Clusula 2, alneas a) a e) do presente Regulamento relativas a um perodo de trs anos de prtica profissional dos Acupunctores, incluindo os que forem certificados por equiparao, anterior data de

VIII: REGIME DE SEGUROS PARA O ACUPUNCTOR

155

assinatura de aplice do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional do Acupunctor assegurando o seu pagamento. g) Qualquer responsabilidade dos tipos descritos na Clusula 2 alneas a) a f) deste Regulamento, surgida aps a cessao deste contracto de seguro, sem qualquer encargo e por um perodo de 3 anos, por deficincia profissionalmente incapacitante, morte ou reforma, desde que o Acupunctor tenha estado registado na mesma Companhia por um perodo consecutivo de pelo menos 5 anos, garantindo o seu pagamento. 3. Quantias prescritas A quantia limite (mnima) da cobertura do Seguro que pode ser obtida por um Acupunctor relativamente aos riscos e custos prescritos na Clausula 2, alneas a) a g) deste Regulamento, est indicada no Quadro seguinte.
PRMIO ESTIMADO CALCULADO PARA ACUPUNCTORES Limites mnimos da Cobertura Por reclamao Por agregao de reclamaes durante um ano cada 428 000 1282.000

VIII: REGIME DE SEGUROS PARA O ACUPUNCTOR 4. Custos relativos defesa ou inibio temporria do

156

exerccio

a) Qualquer pagamento relativo Clusula 2, alnea e) que exceda o Limite de Responsabilidade do Segurado Acupunctor deve ser garantido pelo presente seguro. b) Ao Acupunctor segurado ser pago, no mbito do presente seguro, um subsdio mensal, durante um eventual perodo de inibio temporria do exerccio da profisso, ditada por sentena judicial em julgado, nos termos da legislao aplicvel, com um valor mensal no superior a 3 000 euros, correspondente remunerao mdia por ms declarada nos 12 meses anteriores data da ocorrncia na origem do processo.

5. Interrupo ou cessao de actividade Qualquer Acupunctor que interrompa ou cesse a sua actividade profissional deve manter a cobertura do Seguro para os riscos e quantias acima prescritas, por um perodo de trs anos, a fim de cobrir qualquer reclamao relacionada com o exerccio da profisso que possa surgir depois da data em que, por qualquer motivo, cessa a sua prtica como Acupunctor, excepto se estiver nalguma das condies descritas em na Clusula 2 alnea g).

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

157

1.Perfil Profissional

CEDEFOPa (1999). As Relaes entre a Educao e o Emprego dos Diplomados do Ensino Superior Breve caracterizao dos Matriculados e Diplomados (II). Sistema de Observao dos Diplomados do Ensino Superior. CE.

CEDEFOPb (1999) Perfis e Competncias Estratgicas: uma perspectiva intersectorial. Evoluo das Qualificaes e Diagnstico das Necessidades de Formao, Edio Instituto para a Inovao da Formao, Maio.

CEDEFOPc (2005) Typology of knowledge, skills and competences:clarification of the concept and prototype.Centre for European Research on Employment and Human Resources Groupe ESC Toulouse. Janeiro.

Instituto do Emprego e Formao Profissional (1994). Classificao Nacional das Profisses. IEFP/MESS. Lisboa.

Lopes, Helena (2002) - Perfil de Competncias dos Licenciados em Engenharia. IST, Gabinete de Estudos e Planeamento(Coord. Marta Pile). Lisboa..

Rodrigues, Maria de Lurdes (1997). Sociologia das Profisses. Edies Celta, Lisboa.

Suleman, Ftima (1995). Perfis Profissionais. Conceitos, Mtodos e Dilemas para Portugal, Tese de Mestrado, ISCTE, Fevereiro.

Suleman, Ftima (1993). Perfis Profissionais. Que Opes TericoMetodolgicas?. Organizao e Trabalho, n9/10, Dezembro. Lisboa.

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

158

Suleman, Ftima (1996). Competncia: eixos de difuso de um conceito. Dirigir n 41, Janeiro-Fevereiro. 3-7. Lisboa.

Suleman, Ftima (1997). Para a relevncia da formao profissional: o estudo da evoluo das qualificaes e diagnstico de necessidades de formao. Sociedade e Trabalho n 1, Outubro. 40-45. Lisboa.

Vicente, E. (1991) As classificaes profissionais mais relevantes para Portugal. IEFP mediateca n3155.Lisboa.

Victorino M., Jolie C., McKimm J. (2005). O licenciado mdico em Portugal. Core Graduates Learning Outcomes Project (MS-DGS, MECT,UL). Editor, Proprietrio e Endereo. Faculdade de Medicina de Lisboa. Lisboa.

1.1. Perfil profissional e regulao das profisses de sade e das teraputicas no convencionais

Astin J.A. (1998) Why patients use alternative medicine: results of a national study. JAMA, 279, 1548-1553.

Bentes M., Dias M. C., Sakellarides C., Bankauskaite V. (2004). The Portuguese observatory on health systems, Health Care Systems in Transition. ONSA. Lisboa.

British Acupuncture Council (2006) The Standards of Practice for Acupuncture, BAC. London.

British Acupuncture Council (2004) Response to the Department of Health Consultation Document on the Regulation of Herbal Medicine and Acupuncture. BAC. London.

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

159

IEFP/MESS (1994) Classificao Nacional das Profisses. IEFP. Lisboa.

David M. Eisenberg, MD; Michael H. Cohen, JD; Andrea Hrbek; Jonathan Grayzel, MD; Maria I. Van Rompay, BA;and Richard A. Cooper, MD (2002) Credentialing Complementary and Alternative Medical Providers in Complementary and alternative medicine sries. Editors: Eisenberg ,D. M. e Kaptchuk T.J., Annals of Internal Medicine,137, 965-973.

Dimond B. (1998) The legal aspects of complementary therapy practice A guide for health care professionals. Churchill Livingston, London.

Eisenberg D.M., Davis R.B. et al.(1998) Trends in Alternative Medicine Use in the United States, 1990-1997 Results of a follow-up National Survey. JAMA, 280, 1569-1575.

Faro J.M. (2006) Occupational analysis for the regulation of Acupuncture profession in Portugal after the carrying of the Parliament Law 45/2003. Tese de doutoramento. Nanjing University of Traditional Chinese Medicine. Nanjing.China.

General Osteopathic Council (1999) Standard 2000, Standards of Proficiency. GOC. London

Hager P.J. (1993) Conceptions of Competence Philosophy of Education. Sydney

Holliday I. (2003) Traditional medicines in modern societies: an exploration of integrationist options through East Asian experience. Journal of Medicine and Philosophy. Vol. 28(3), pp.373-89.

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

160

Ibanco T.L. (1993) Unconventional medicine in United States: prevalence, costs and patterns of use. New England Journal of Medicine, 328, 246-252.

Kelnera M.,Wellmana B., Boonb H., Welsha S.(2004) The role of the state in the social inclusion of complementary and alternative medical occupations Complementary Therapies in Medicine 12, 79-89. Mann D., Gaylord S. e Norton S. (2004) Moving Toward Integrative Care: Rationales, Models, and Steps for Convencional-Care Providers. Complementary Health Practice Review, Vol. 9 N 3, October, 155-172.

Ministrio da Sade. Direco-Geral da Sade (2004) Plano Nacional de Sade 2004-2010: mais sade para todos. DGS. Lisboa.

MacLennan A.H., Wilson D.H., Taylor A.W. (1996) Prevalence and cost of alternative medicine in Australia. Lancet 347, 569-573.

Millar W.J. (1997) Use of alternative health care practitioners by Canadians. Canadian Journal of Public Health 88, 154-158.

Pro-teste (1992) Terapias paralelas porque no? Pr teste 118, Setembro. Lisboa.

Robard, I. (2002) Mdicines non-conventionnelles et droit la necessaire intgration dans les systems de sant en France et en Eutope. Litec: Paris. Robard, I. (1991) La sant hors la loi les hors la loi de la sant. Les Editions de LAncre. Paris

The United Kingdom Parliament. Select Committee about Science and Technology. Session 1999-2000. 6th Report: Complementary and Alternative Medicine. Londres, Stationery Office, 2000 (HI. Paper 123).

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

161

Tavares H. M., Rios dos Santos H., Menezes N.M. & Marques, P.M (1999) Um olhar sobre as medicinas alternativas. ICBAS HGSA.

1.3. Perfil profissional e regulao da Acupunctura e da Fitoterapia

Australian Traditional-Medicine Society and the Australian Natural Therapists Association National Survey of Naturopaths, Herbalists and Acupuncturists (2002).Survey Data, Part of the Uniform National Registration Systems Project for Suitably Qualified Practitioners in Naturopathy, Herbal Medicine and Acupuncture. University of Sydney, Faculty of Health Sciences.

Human Resources Development Canada (2004) National Occupational Classification. Canada.

Little Hoover Commission (2004) Regulation of Acupuncture. A Complementary Therapy Framework. State of Califrnia. California.

National Institutes of Health, (1997) Consensus Panel Proceedings on Acupuncture, November 3-5. Washington D.C. http://consensus.nih.gov/cons/107/107_intro.htm

National Institutes of Health, (1998) "Consensus Statement on Acupuncture," (1998) Journal of the American Medical Association, November 4, 280:15181524. Regulation of herbal medicine and acupuncture Proposals for statutory regulation (2004) Response from the Prince of Waless Foundation for Integrated Health. London

Report from the Herbal Medicine Regulatory Working Group (2003) Recommendations on the Regulation of Herbal Practitioners in the UK. The Department of Health, The European Herbal Practitioners Association, The

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

162

Prince of Waless Foundation for Integrated Health. Published on behalf of the Herbal Medicine Regulatory Working Group by The Prince of Waless Foundation for Integrated Health. London, England. www.fihealth.org.uk

Skills for Health (2005) Draft National Professional Standards Acupuncture Consultation. www.skillsforhealth.org.uk/content/project.php. p49.

The British Acupuncture Accreditation Board (2002) Accreditation Handbook .4 Ed. London

The Acupuncture Regulatory Working Group (2003) The statutory regulation of the Acupuncture profession The report of the Acupuncture regulatory working group. Prince of Wales Foundation for Integrated Health.UK.

The Acupuncturists, Chiropractors and Chiropodists (Qualification) Regulations (1976) and the Acupuncturists, Chiropractors and Chiropodists (Qualification) Regulations, 1976. International digest of health legislation, 1979, 30:532.

1.4. Perfil Profissional, Directrizes da OMS, da Unio Europeia e Legislao Portuguesa

Droit compar des mdicines non-conventionnelles (2003) Edition Jris Classeur pp101-109.

Loi du 29 avril relative aux pratiques non convencionelles dans les domains de lart mdical, de lart pharmaceutique, de la kinsithrapie, de lart infirmier et des professions mdicales. Moniteur Belge, 24 June, 169, Belgium (1999).

OMS (1999) Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture. Geneve WHO

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

163

OMS (1998) Regulatory situation of herbal medicines: a worldwide review . Geneva WHO

OMS (2000). General Guidelines for Methodologies on Research and Evaluation on Research and Evaluation of Traditional Medicine. Geneve:WHO. OMS (2001). WHO traditional medicine strategy 2002-2005 Geneve:WHO.

OMS (2001). Legal status of Traditional Medicine and Complementary/Alternative Medicine: A worldwide review. Geneve:WHO.

European Council. Resolution 1206 (1999). A European approach to nonconventional medicines. (Extract of the European Council Oficial Gazzet November 1999) (referente document 8435). Parliamentar Assembly, 4 November 1999.Ver

Parlamento Europeu (1997) Resoluo sobre o estatuto das medicinas no convencionais Jornal Oficial n C 182 de 16/06/1997 (A4 0075/97).

OMS (2005) National policy on traditional medicine and regulation of herbal medicines (2005) Report of a WHO global survey. WHO. Geneve

Magdalena S.(1999) The legal status of complementary medicines in Europe a comparative analisys. Bern, Stampfli.

Decreto-lei n401/91, de 16 de Outubro Enquadramento de toda a formao profissional, independentemente do sistema educativo ou de emprego em que se integre.

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

164

2. Cdigo Deontolgico

AAVV (1988). thique mdicale et droits de lhomme. Paris: Hubert Nyssen diteur/INSERM.

APAMTC (2004) Cdigo Deontolgico do Profissional de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa. APAMTC. Lisboa.

Danet, Guy (1996) Les professionnels auteurs et gardiens de la dontologie. In AAVV, thique, dontologie et droits de lhomme. Paris. La Documentation Franaise.

Monteiro A.R. (2005) Deontologia das Profisses da Educao. Almedina. Coimbra.

British Acupuncture Council (2004). Code of Health Committee Procedures. The British Acupuncture Council. London.

British Acupuncture Council (2004). Code of Disciplinary Procedures. The British Acupuncture Council. London.

British Register of Complementary Practitioners (2004). Code of Ethics and Practice for Members. The British Acupuncture Council. London.

British Acupuncture Council (2004). Code of Professional Conduct. The British Acupuncture Council. London.

Moreira V. (1997) Auto-regulao Profissional e Admnistrao Pblica. Almedina. Coimbra.

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

165

Pinto J.R.C (1990) Questes actuais da tica Mdica. Editorial A. O. 3ed. Revista e aumentada. Braga

3. Prtica Segura

APAMTC (2004) Cdigo de Prtica Segura do Profissional de Acupunctura eMedicina Tradicional Chinesa. APAMTC. Lisboa.

British Acupuncture Council (2004) Code of Safe Practice. The British Acupuncture Council. London.

Maciocia G. (1999) Safety of Chinese Herbal Medicine. Su Wen Press.Buckinhamshire, UK. Parlamento Europeu (1997) Relatrio sobre o estatuto das medicinas no convencionais. Comisso do Meio Ambiente, da Sade Pblica e da Defesa do Consumidor (A4-0075/97). Legislao

WHO (2004) Guidelines on Developing Consumer Information on Proper Use of Traditional Complementary and Alternative Medicine.. Geneve. WHO.

Legislao

Decreto-Lei n30/2003, 14 de Fevereiro

Lei de Bases da Sade - Lei n 48/90 de 24 de Agosto

Decreto-Lei n 122/97 de 20 de Maio Direco Geral de Sade

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

166

Decreto Lei n 13/93 de 15 de Janeiro relativo criao e fiscalizao das unidades privadas de sade.

Decreto-Lei n 273/95 de 23 Outubro e Decreto-Lei n30/2003 de 14 de Fevereiro que transpe para o ordenamento jurdico interno as Directivas da CE que alteram a Directiva da Comunidade Europeia 93/42/CEE, do Conselho de 14 de Junho relativa aos dispositivos mdicos.

Despacho n 242/96 de 13 de Agosto) acondicionamento dos contentores de resduos de modo a permitir uma identificao clara da sua origem e do seu grupo de acordo com a lei (agulhas e materiais usados em recipientes de cor vermelha, com indicao de RH resduos hospitalares do Grupo IV);

Decreto Lei n441/91 de 14 Novembro - Condies de segurana, higiene e sade no trabalho relativo a acidentes de trabalho

Portaria n987/93 de 6 Outubro - Segurana e sade dos locais de trabalho

Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes DGS

Decreto Regulamentar n63/94 de 2 de Novembro Estabelece os requisitos relativos a instalaes; organizao e funcionamento das unidades privadas de sade.

4. Formao

Lopes A.M.F (2004) Implementao do Processo de Bolonha a nvel nacional Grupos por rea de Conhecimento Tecnologias da sade. Lisboa

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

167

Castelo H. B. (2005) A Licenciatura Mdica em Portugal e o Processo de Bolonha. Dossier Educao Mdica pr-graduada , Ano 6, N 95, 15 Setembro. Ordem dos Mdicos.Lisboa. Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (2003) A estrutura do Ensino Superior e o processo de Bolonha Enquadramento e Compatibilizao. CRUP. Lisboa

Comisso Especializada do CRUP para a Educao e Formao Inicial, PsGraduada e Permanente (2004) O Processo de Bolonha e a Natureza e Estrutura de Formao. CRUP. Lisboa.

Rendas A. (2005) Os Caminhos de Bolonha e a Educao Mdica, Dossier Educao Mdica pr-graduada, Ano 6 - N 95, 15 Setembro. Ordem dos Mdicos. Lisboa. Teixeira M. Z., Chin A. L. , Martins M.A (2004) O Ensino de Prticas No Convencionais em Sade nas Faculdades de Medicina: Panorama Mundial e Perspectivas Brasileiras. Revista Brasileira de Educao Mdica, n1 JaneiroAbril, 51-60. Rio de Janeiro

Formao em Acupunctura

California Acupuncture Board (2004) Acupuncture necessary curriculum requirements. California.

University of Traditional Chinese Medicine of Nanjing (2006) Necessidades de formao para o exerccio da Acupunctura. Nanjing.

The British Acupuncture Council (2000) Guidelines for Acupuncture Education. BAC. London.

Legislao

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

168

Direco Geral do Ensino Superior/ Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior (2005/2006) Normas tcnicas para a apresentao das estruturas curriculares e dos planos de estudos dos cursos superiores e sua publicao. DGES. Lisboa Sistema de Educao portugus - Lei de Bases do Sistema Educativo, publicado na Lei n 46/86, de 14 de Outubro. Formao Profissional em Portugal - Lei de Bases do Sistema Educativo e Decretos-lei n 401/91 e n 405/91, distinguindo-se:

a formao profissional inserida no sistema educativo; a formao profissional inserida no mercado de emprego.

Decreto-Lei n.o 74/2006 de 24 de Maro, Ministrio da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior- O Programa do XVII Governo estabeleceu como um dos objectivos essenciais da poltica para o ensino superior, no perodo de 20052009, garantir a qualificao dos portugueses no espao europeu, concretizando o Processo de Bolonha oportunidade nica para incentivar a frequncia do ensino superior, melhorar a qualidade e a relevncia das formaes oferecidas, fomentar a mobilidade dos estudantes e diplomados e a internacionalizao das suas formaes.

5. Certificao

Comunidade Europeia (1992) Estudo sobre certificao profissional em Portugal. Problemas e Tendncias CapIV, 45-50.

California Acupuncture Board (1999- 2000) Acupuncture regulations. TCMOnline Beijing

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

169

California Acupuncture Board (2004) Acupuncture regulations. California.

Fernandes M.M. (1992) Certificao profissional afinal do que se trata? Emprego e Formao.5-11.IEFP. Lisboa.

Steedman, H. (1994) Avaliao, certificao e reconhecimento de competncias profissionais Revista Europeia Formao Profissional. CEDEFOP.

Soares L.M (1997) Certificao Profissional Instrumento do presente projectado no futuro. Formar 36-43.

IEFP (2000) Manual de Certificao do Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho. IEFP. Ministrio do Trabalho e da Solidariedade. Lisboa.

The General Osteopathic Council (1998) The Statutory Register of Osteopaths Overseas applicants portfolio.GOC

The General Osteopathic Council (1998) Statutory Instrument n1329 (Professional Indemnity) Rules Order of Council.

Certificao e Legislao

Decreto-lei n401/91, de 16 de Outubro Enquadramento de toda a formao profissional, independentemente do sistema educativo ou de emprego em que se integre.

Decreto-Lei n95/92,de 23 de Maio define regime jurdico de certificao profissional relativa formao inserida no mercado de emprego ou em experincia profissional, na sequncia dos princpios consagrados nos DecretosLeis ns 401/91 e 405/91, ambos de 16 de Outubro.

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

170

Decreto Regulamentar n68/94, de 26 de Novembro, previsto no artigo 11 do Decreto-Lei n95/92, veio instituir as normas gerais para a obteno de certificados de aptido profissional, aplicveis s vias de formao, da experincia e da equivalncia de certificados ou outros ttulos emitidos em Estados membros da Unio Europeia ou em pases terceiros.

Decreto Regulamentar n66/94 de 18 de Novembro Regula o exerccio da actividade de formador no mbito da formao profissional inserida no mercado do emprego de acordo com o estabelecido nos Decretos Leis n 401/91 e 405/91 ambos de 16 de Outubro

Decreto-Lei n110/2000 de 30 de Junho processo de certificao e homologao dos tcnicos e tcnicos superiores de segurana e higiene no trabalho (um exemplo).

Proposta de lei de Formao Profissional 2004/05/12

Projecto de Decreto-Lei para consulta pblica (2007) Agncia de Avaliao e Acreditao para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior.

6. Regime Fiscal

IEFP/MESS (1994) Classificao Nacional das Profisses. IEFP. Lisboa.

Legislao

Lei 45/2003 de 22 de Agosto, Artigo 5

Legislao do Direito Fiscal Cdigo do Imposto sobre o Valor Acrescentado Artigo 9 do Captulo II.

IX. BIBLIOGRAFIA SNTESE

171

Legislao do Direito Fiscal Cdigo do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Artigo 78, Artigo 82, Artigo 151 (Tabela de Actividades).

7. Regime de Seguros

MIEC Acupunctur Program (2006) Professional Liability Insurance. A buyers guide for Acupuncturists. MIEC. California

The General Osteopathic Council(1998) Statutory Instrument n1329 Professional Indemnity. Rules Order of Council.

Legislao

Lei 45/2003 de 22 de Agosto Artigo 12

Instituto Portugus de Seguros Normas relativas aos Seguros de Responsabilidade Civil Profissional, Responsabilidade Civil de Explorao e Inibio do exerccio da Profisso.

You might also like